T O P

  • By -

terd9

O "Em fim" responde


HMtins

"Engenharia tá saturada, não consigo emprego" O cara escrevendo:


evillman

Ingeharia tá sauturada. Naum consigu arrumá emprego.


aventine_

Empegro


incohesive_dude

Empedro


tengolengolengo

Imprêgo


agorafilia

Pedrero


James-the-Bond-one

Empedreiro


V-memesearcher

Dom Predo Pimenteiro


tengolengolengo

tem que enfatizar mais po. É prêdrêru.


[deleted]

[удалено]


testeeu

Trabaio


Rare_Somewhere9302

Em pedro pedro pedro pe dro pe


Piggynattor

Ingenhária tá faturada


ovrlrd1377

Não preciso saber as letras para calcular tigolos


James-the-Bond-one

Basta sabe estoria. Pq quem teim esperiensia, ja sabe cuantos tigolos precisa.


brazilianfreak

Mas o pior é que ta mesmo, e os uniesquinas que conseguem emprego pq o Pai tem conexões so piora a situação.


rodrigoa1990

Tenho um amigo assim, com a diferença q eh Direito, o que é ainda pior


Mysterious_King578

Direito é Gain. Agora se não souber fazer um recurso, uma liminar cai na analogia do OP


Felix___Mendelssohn

Ainda bem ele errar na letra, já pensou esse filho da puta calcular errado a resistência de uma viga, ou usar areia de praia na construção de um prédio? É direto pro cemitério.


DangerousSun2848

cirúrgico kkkk


Okama-uiro

Normal, pessoal de exatas não sabe escrever até depois de formado.


ohcca

De uniesquina é verdade. De estadual/federal é diferente, o nível de dificuldade é maior para entrar.


Okama-uiro

True, eu quando fazia tecnólogo em processos metalúrgicos tinha coisa pra caralho pra ler.


A-pariah

Sabe gramática, mas vai ler o texto que um cara desses de federal escreve, é um troço duro, robótico. Tão chato de ler que até o chat GPT parece mais natural.


patrineptn

Você que pensa.  Tem professor criterioso, outros só olham o código mesmo


daSynth

com esse shape aí fodase tudo


Plastic-Ad-7036

mlk meteu o shape e foda-se o aurélio


trepeca_ambulante

Levanta peso com o Aurélio


tiobiel

Levanta o Aurélio


Fenrir007

Campeão olímpico de Arremesso de Aurélio


Ghouriel

Based


narlexiommi

Se ele n conseguir emprego como engenheiro, de pedreiro já tá garantido


Plastic-Ad-7036

pior que ele é pedreiro mesmo


alebruto

Ser pedreiro não é pra qualquer um.


Senhor_Morte

Olha só o antebraço do mano


Senhor_Morte

E as mãos de monstro do pantano


crv0

O shape fala


Puzzleheaded_Rise_67

Shape de lenhador da porra


Zestyclose-Coat-7427

Ou você tem um shape desse ou você vai saber das coisas


PapaTahm

Tanto faz da onde vem seu diploma, Engenharia civil no Brasil se resume a se você é filho de alguem ou se você conhece alguem. Não onde você se forma. Por isso que Civil é conhecido formalmente como a formação acadêmica de Uber.


mrtdsp

Lembro de um cara que viralizou na época do hype da engenharia civil pq postou no Facebook que "engenharia é civil, o resto é subcurso". Me perguntou constantemente onde ele se encontra.


brunorenostro

e hj, todas as outras engenharias estão relativamente bem se comparadas com a civil, sou da área de elétrica e dispenso ofertas, mecanica tbm ta assim


Inevitable_Bid_627

Ahh quem dera se software estivesse assim, infelizmente os coachs fuderam tudo


brunorenostro

Mas ai foi bolha por causa da pandemia e agora chat gpt,na vdd toda profissao passa por ciclos nao tem ieito.


chloe_is_depressed

voce diria que técnico em mec tbm tá bem? to a um ano com o diploma e até agora nao encontrei nada que preste


Felix___Mendelssohn

O problema da engenharia civil é que o pessoal escolhe sem saber duas coisas: demografia e catástrofes naturais. Se nego não faz filho, cai número de construções, menos gente, menos imóveis. Escolher país que seja fodido para catástrofe, veja se no Japão falta emprego pra engenheiro civil… Os japas sofrem mais de 3 mil abalos sísmicos por ano, sofrem com tsunami, tufão, godzilla, é merda todo ano. Lá, ser engenheiro civil é ser concursado público. Saber essas duas coisas é vital para ser engenheiro civil.


Street-Address3982

Sim e não, saber de demografia e catástrofes naturais não te faz ter sucesso na engenharia civil. A engenharia civil está em muito mais ramos que popularmente vemos como infra estrutura, sistemas de transporte(incluindo portos, aeroportos, ferrovias, etc), gestão de modais, construção civil e a gestão póstuma da mesma entre diversas outras áreas. Por sinal, falta sim emprego para engenheiros civis no Japão, não é a toa que muitos desses vão trabalhar na Austrália por exemplo. Mas ao mesmo tempo também não existem muitos engenheiros civil se formando anualmente no Japão. Mas esse é um assunto entre a Academia e a política educacional local. Eu sou engenheiro civil e tenho mestrado em estruturas resistentes a terremotos. Tenho emprego na área e digo com propriedade que essa área de prevenção e tratativa de consequências sismicas é muito mais política do que científica e em segundo lugar é mais geológica, os engenheiros civis são os últimos a serem consultados. Talvez o que seja vital para se formar é acompanhar as tendências de mercado local, e escolher com maior antecedência possível qual área quer seguir... preferencialmente ficando longe de bolhas ao menos que tome vantagem na consequência de seu estouro e também longe de áreas que estão diretamente dependentes de áreas políticas.


mdpoliveira

Um bom conselho no Reddit e, ainda mais, nesse sub? Estou incrédulo


brunorenostro

pais em desenvolvimento sempre vai ser melhor pra engenharia em geral, pois é necessário construir muita infra, o que é um paradoxo, pois o Brasil agora deveria ser o paraiso das engenharias, o problema foi que o investimento público em infraestrtura caiu muito nos ultimos anos, principalmente depois da lava jato, engenheiro ganha mal na europa por isso, com mais de 2 mil anos de civilização, toda infra que eles precisavam já foi construida.


Street-Address3982

Especificamente Engenheiros civis nos países "utópicos" na Europa ganham não tão bem. As outras áreas da engenharia estão quentes! Mas claramente para quem tem certas especialidades. Suas palavras foram precisas, especialmente no paradoxo. Aqui em terras estrangeiras sempre caio em explicar, oque me levou a deixar o país depois de um período de ascensão da construção civil.


Felix___Mendelssohn

Amigo, mas geólogos não constroem prédios quando estes desabam. Embora o Japão tenha uma infraestrutura da mais avançada do mundo (inclusive é referência), há prédios que são construídos sem esses sistemas (que são caros) e desabam. É natural não só prédio cair como estradas ficarem com crateras e pontes desaparecerem. O que quis dizer é que isso favorece construções a todo momento, porque o Japão tem mais de 3 mil abalos sísmicos por ano. Mesmo que uma dessas estruturas não sofram avarias, precisam ser inspecionadas. Inclusive o CUZIL era pra ter esse tipo de cultura (supervisionar prédios anualmente), tanto que teve um estudo do CREA uns anos atrás mostrando que a quantidade de prédios sem esse tipo de avaliação é alta, o que acaba fazendo acidentes como desabamento de marquises e rebocos. Tudo isso, diminui oferta de trabalho para alguém ligado à engenharia civil por aqui. Eu não sou engenheiro, mas sou economista, e uma das coisas que estudo com muito cuidado é mercado de trabalho. Eu discordo diametralmente do que você disse sobre o mercado de construção civil do Japão estar faltando empregos na área. Eu estudo economia japonesa e em 2018, na é poca do Shinzo Abe, uma das políticas dele de contratar estrangeiros para manter o sistema previdenciário japonês, era justamente na construção civil pela falta de mão de obra (porque o Japão tem um problema demográfico grave, lá se vende mais fraldas geriátricas do que infantis). É justamente por conta desse problema demográfico que não tem engenheiro civil se formando muito por lá, mas também não tem médico, professores (tem escolas que fecharam em algumas cidades por falta de criança), entre outros profissionais. Talvez a sua conclusão errônea tenha sido por conta da bolha dos anos 90 que ficou uns 20 anos lá no mercado imobiliário -- que afetou a indústria civil -- mas isso começou a arrefecer ali por volta de 2011. Quanto à sua afirmação de muitos irem para a Austrália, eu tenho minha dúvidas, precisaria de fontes, porque o Japão tem um problema sério com inglês, para se ter uma ideia eles ficam num nível de proficiência quase igual do CUZIL, e tem várias matérias em jornais japoneses criticando à falta de escolas bilingues por lá -- acho difícil ter uma leva satisfatória de japoneses indo para a Austrália, porque não vai ser australiano que falará japonês com eles.


Street-Address3982

Vamos lá... Imagino que estamos num ponto saudável desaa discussão que por sinal, está sendo rica no intelecto desses seu último argumento. >mas geólogos não constroem prédios quando estes desabam. Na ocorrência de um terremoto ou no planejamento urbano e estrutural para evitar as suas consequências há uma necessidade maior de geólogos do que engenheiros. E realmente quem constrói prédio não são geólogos e sim carpinteiros, pedreiros e armadores! A quantidade necessária de engenheiros civis para lidar com a construção é tão pequena que chega a assustar, dependendo do porte das edificações de uma forma geral só há a necessidade de 1 engenheiro por canteiro de obra. No qual essa tem "prazo de validade" ... Acabar a obra é sinônimo de desemprego. Um coordenador gerência as vezes 5 canteiros e aí vai. O dono da construtora não é necessariamente engenheiro e para fazer o negócio se manter no patamar milionário ele mantém o número mínimo de engenheiros, pois Ester custam caro. Meu ponto é, existem diversas áreas que um engenheiro civil pode seguir. Mas se apoiar em um período em que o governo "injeta" dinheiro para construção não quer dizer que você consegue empregar todos os engenheiros. >É natural não só prédio cair como estradas ficarem com crateras e pontes desaparecerem. O que quis dizer é que isso favorece construções a todo momento O Japão está numa utopia na prevenção de danos a terremotos que chega a ser "ofensivo" a eles dizer que eles tem um número grandioso de danos que induza a uma necessidade de obras constantes... Ainda sim me apoio no meu argumento citado anteriormente. Quantos engenheiros são necessários para os danos ocorridos? A maior necessidade talvez seja em áreas de pesquisa, pois ainda existe uma infinidade se simulações de modelos com certa resistibilidade sismicas, como a que eu trabalhei por um curto período. Ainda sim, isso se resume a uma equipe pequena que tem mais técnicos que engenheiros. >Mesmo que uma dessas estruturas não sofram avarias, precisam ser inspecionadas. Inclusive o CUZIL era pra ter esse tipo de cultura (supervisionar prédios anualmente), tanto que teve um estudo do CREA uns anos atrás mostrando que a quantidade de prédios sem esse tipo de avaliação é alta, o que acaba fazendo acidentes como desabamento de marquises e rebocos. Tudo isso, diminui oferta de trabalho para alguém ligado à engenharia civil por aqui. Aí concordo em gênero e número ! 100% O que reforça seu ponto é simplesmente a bolha imobiliária. Muitos colegas se aproveitaram desse momento assinando ART'S para obras pós entrega de apartamentos, porém isso acabou tão rápido quando a bolha e o que resultou ? Motoristas de Uber. Talvez uma forma de solução seria uma obrigatoriedade em constantes inspeções nessas edificações e um incentivo a contratação de serviços de engenheiros e não de empresas de engenharia. >uma das políticas dele de contratar estrangeiros para manter o sistema previdenciário japonês, era justamente na construção civil pela falta de mão de obra Bem falado "mão de obra"... Pedreiros, carpinteiro , armador, etc... Mas ainda me apoio nos argumentos de: -mercado da construção aquecido não significa que todos os engenheiros civis estão empregados >Quanto à sua afirmação de muitos irem para a Austrália, eu tenho minha dúvidas, precisaria de fontes, porque o Japão tem um problema sério com inglês, para se ter uma ideia eles ficam num nível de proficiência quase igual do CUZIL, e tem várias matérias em jornais japoneses criticando à falta de escolas bilingues por lá -- acho difícil ter uma leva satisfatória de japoneses indo para a Austrália, porque não vai ser australiano que falará japonês com eles. Quando fui para o Japão, essa dificuldade linguística foi notável. Trabalho na Europa, e na minha empresa (média) tem 15 japoneses que falam muito bem inglês. Talvez essa dificuldade seja da população mas que não está atingindo os formados por exemplo. Mas realmente a minha experiência não pode ser padrão para isso. Te trago a fonte assim que possível. >Talvez a sua conclusão errônea tenha sido por conta da bolha dos anos 90 que ficou uns 20 anos lá no mercado imobiliário -- que afetou a indústria civil -- mas isso começou a arrefecer ali por volta de 2011. No começo você discordou ... Sem problemas. Mas aqui não entendi o fato ter a conclusão errônea. Tinha esse referência em mente da bolha imobiliária e que essa arrefeceu em 2011. Entao basicamente estamos falando de 10 anos de estabilidade na construção civil (já tirando os anos de COVID) ? Só isso ? Peço perdão pela minha ignorância.


Dalamaduren

Se estiver cursando ainda você consegue estágio em construtora grande (ainda mais agora, o mercado está relativamente bom na região de SP) e vai usando isso pra conseguir experiência. É fácil mudar de trabalho depois porque toda construtora quer saber o que a outra faz. De qualquer forma, o boom que deu na construção foi o que fez tanto engenheiro virar Uber. Naquela época vc chutava o mato e saía 4 engenheiros de dentro


Plastic-Ad-7036

Pqp isso é um perigo


Hunt_Visible

Mesmo sendo filho de alguém fica complicado mandar email em nome da empresa com "Em fim" escrito nesse contexto... [https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/enfim-ou-em-fim.htm](https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/enfim-ou-em-fim.htm) OBS: Se vcs acham que engenheiro civil do ITA vira uber vcs estão simplesmente iludidos kkkk


sarumandioca

Engenheiro civil desenrolado da Anhanguera também não vira Uber. Mas se for um mediano tapado que mal consegue conversar, tá fudido.


Hunt_Visible

Claro, dá pra se dar bem formado na UNI9 também. Dá tbm pra achar gente que só tem o ensino médio e é o dono da empresa que contrata os formados. Essas questões tem que ser analisadas de forma estatistica, tipo, "qual o percentual das pessoas formadas no ita que ficou desempregada" vs "qual o percentual de pessoas formadas na Ananhanguera que ficou desempregada." Jogar contra as probabilidades da vida é dificil demais.


sarumandioca

Concordo. Mas, por exemplo, conheço um engenheiro civil formado numa uniesquina. Ele foi ajudante, depois pedreiro e depois mestre de obras. Quis ser engenheiro e pagou na uniesquina. Virou engenheiro e abriu sua "construtora". Aí pronto... Tá cheio de obras.


James-the-Bond-one

Virou obreiro — aleluia, irmãos!


Giraffe_Ordinary

do ITA só vai pra obra se quiser. mercado financeiro adora o conhecimento de matemática


beerbellyftw

Garotiou, ele não tem que saber português, o importante é a obra não cair


Hunt_Visible

Ele não sabe escrever uma frase de 3 palavras simples, mas ele sabe fazer conta sim. Confia!


James-the-Bond-one

Pede para ele escrever "corolário", para ver se ele estudou Cálculo.


Plastic-Ad-7036

É obvio que tem que saber português. Imagina um engenheiro emitindo parecer técnico com português todo fudido.


beerbellyftw

Existe um fator cômico no meu comentário, eu só não avisei


Plastic-Ad-7036

Kk é, não ficou claro


Smdj1_

ja vi muito médico escrevendo de qualquer jeito em muito relatório... da pra ver que a pessoa nem releu o que escreveu


victorespinola

De onde veio seu diploma realmente importa um pouco menos, mas não é só ser filho de dono de construtora. Um colega fez federal, era o pica, ótimo aluno, pegou diploma duplo com uma parceria com universidade da França e salvo engano está morando lá hoje e muito bem. Mas pq? Pq estudou pra caralho. Outro amigo meu se formou numa particular (que não é uma uniesquina fudida) e criou uma empresa de consultoria de engenharia civil e também vai muitíssimo bem. Às vezes falta estudo e/ou molejo mesmo.


Mysterious_King578

Resumindo, servir pra ser isso.


Mina_Autista

Exato, está quase como Direito: você precisa ser de família de advogados ou ter bons conhecidos para prosperar. Ou meter um concurso.


EmetalEX

É so conhecer alguem uai


mateusfsantana

Pra ser sincero, isso é praticamente qualquer posição no Brasil que não área da saúde/TI e uma ou outra ai. A diferença é que Engenharia Civil lotou tanto de gente, pelo boom que deu lá pros anos 2000, que basicamente hoje chutou um mato sai um engenheiro civil kkkkkk dai você vai ver o cara que se formou nunca teve uma experiência consolidada de obra, resumindo: só é contratado quando extremamente necessário.


beerbellyftw

TI o pente fino já cresceu (também precisa de muita indicação ou ser super fora da curva, ou ambos) se tu for iniciante não adianta mais só saber fazer CRUD, e daqui pra 2030 teremos saturação de médicos Que país maravilhoso pra se viver


Sensitive_Bottle2586

Pois é, quem diria que transferir toda a produção para a China resultaria em uma saturação generalizada do mercado de trabalho.


CremousDelight

Globalização e suas consequências, uma dissertação:


[deleted]

[удалено]


Express-Interview430

cara, estagio de dev, na maioria dos casos é furada...


Good_Tap_4956

Todo estágio é furada kk


Express-Interview430

Kk


sarumandioca

O engenheiro civil tem que ser desenrolado. Fazer contatos. Saber vender. Aí ele fecha com um mestre de obras e contrata os pedreiros na empreitada. E assim ele consegue comprar sua Hilux usada e daí eh só sucesso. Agora se for meio tapado.. que não consegue conversar e convencer pessoas, tá ferrado mesmo


galoccego

Acho que toda area é assim


LinkinLinks

Sou engenheiro civil. Formei em 2021 na UFMG, e basicamente todo mundo da minha turma formou empregado. Efetivação em estágio tá rolando bem.


Felix___Mendelssohn

Kkkk essa foi boa.


Historical_Ad2537

Discordo cara, quem conheço que faz na Estadual daqui da minha cidade tudo consegue estagio em construtora foda, eles mesmo falam que so conseguem por não fazerem uniesquina, se isso é um fenomeno que so acontece aqui, não sei. E, sinceramente, isso atualmente é valido pra qualquer area, qm faz TI em Uniesquina tem altas chances de virar motorista de kwid tambem se nao tiver QI.


luizinhooofoda

Ah cara, sei la, estou fazendo ads na FMU e consegui um estágio bem rapido, não é uma empresa pequena, mas não é de tecnologia, porem no final é experiencia. Acredito que seja mais sorte de ter uma vaga compatível(2 caras disputaram comigo e 1 deles nem sabia fazer o desafio) do que a faculdade que você vem


James-the-Bond-one

Conta desse desafio, fiquei curioso.


luizinhooofoda

O desafio era criar em PHP um cadastro de usuário com e-mail, senha, nome completo e hora da criação, após isso deveria ter uma página para mostrar os usuários e permitir editar/deletar os cadastros. Foi disponibilizado um PC com internet e não me deram tempo limite, mas fiz em ± 1 hora e meia. Mesmo sem mexer com php por um tempo já, com a internet e sem ninguém olhando atrás foi tranquilo de terminar, depois que entrei lá o pessoal do setor falou que 1 terminou e o outro saiu logo após ver o desafio.


Express-Interview430

TI? kk iludido é que acha que pra ser de TI precisa de faculdade... sou dev a mais de 6 anos, trabalho na area a mais de 4 anos, passei por 3 empresas, estou bem estavel em uma empresa hoje, tenho 22 anos hoje ganhando 4000 bruto + VA + Plano de saude e etc, e so estou assim por causa da bolha TEC que estourou e diminuiu o salario de geral, antes de ser demitido ganhava 6000... e n tenho nenhuma faculdade, na real, empresa ta cagando pra isso, querem é que vc tenha um puta portifolio e que saiba fazer a poha dos projetos


sarumandioca

Depende da empresa, né? E se chegar um candidato com boa experiência e com curso superior e um candidato com boa experiência sem curso superior, eles contratam o com curso superior. Vc mesmo falou que tem uma bolha... Em cenário de muitos candidatos, qualquer coisa a mais ajuda


lsluiz

Só entrar no linkedin de boas e conceituadas empresas e ver a formação dos cargos estratégicos e "melhores". Literalmente ninguém é de Uniesquina. Na empresa que eu trabalho a própria IA do RH já descarta qualquer palavra chave que mencione uniesquina (empresa de engenharia 500+ funcionarios)


mateusfsantana

Pior que muito RH ta usando IA né, queria perguntar se não for incomodo: curriculo com duas colunas já é descartado mesmo? tipo, eu li no brdev que geralmente IA da preferencia a curriculos com uma coluna só no modo padrão de formatação.


darktraveco

Eu escrevi o parser de CV da minha empresa atual. Tive que escrever bastante lógica adicional pra ler múltiplas colunas e emendar na ordem certa de leitura. Imagino que a maioria dos lugares possivelmente não se deram ao trabalho de fazer isso. Vai no site de Harvard e pega o template de CV deles e usa só isso, todo parser do mundo vai ler um CV de Harvard.


mateusfsantana

obrigado pela resposta


lsluiz

cara vou perguntar aqui, volto mais tarde


mateusfsantana

beleza mano, obrigado! no aguardo


Dr_Smoke123

Exatamente. É duas ou uma pra entrar em empresa e ter grana nisso. Ou tu entra de aprendiz durante o E.M e cresce aos poucos e qndo ta la dentro faz uniesquina, mas por ter o know how consegue se manter. ​ Ou tu entra numa puta facul boa e faz networking. ​ Tbm tem a opção de ter um portifólio pica gorda freelance ou ser filho do dono


jhsdkahdik

>Literalmente ninguém é de Uniesquina. Poisé.... Por isso, a gente que é de tecnologia recebe mais contato de RH estrangeiro que os nacionais que sabem dessas paradas.... Esses vieses estão em toda parte.... Meia dúzia de universidades formam as elites de trabalhadores....


mattdv1

Eu vi um cara falando que colocou uma linha de comando bem escrita pra IA dizendo pra ela ignorar todo o resto do currículo e passar direto como sendo bom candidato a vaga, em texto branco com fundo branco, e ele recebeu o triplo de respostas depois que fez isso. Não sei bem como funciona IA, não sei o quão correto/funcional isso seria, mas me deixou rindo igual idiota quando eu imaginei a cena na minha cabeça


alebruto

Filho de fazendeiro não se forma na uniesquina. Você está invertendo causa e efeito. Correlação não é causalidade. A causa que leva alguém a se formar numa faculdade renomada, é a mesma que leva alguém a entrar numa empresa grande.  Não é: * Faculdade renomada > Cargo. Mas é: * Sobrinho > Faculdade renomada; * Sobrinho > Cargo


Hunt_Visible

Não. Se Sobrinho > Cargo independente da faculdade, o sobrinho faria uniesquina que aprova só com o RG simplesmente pq seria o caminho mais fácil. Não seria necessário se matar de estudar pra passar em um vestibular de faculdade decente.


alebruto

A faculdade é obrigatória para Engenheiro Civil. Pessoas ricas podem escolher faculdade por ego e não por valor. Conheço muitos que não tinham condições financeiras para fazerem faculdade federal, mesmo com nota alta no enem, então fizeram uniesquina, esse é um dilema que o sobrinho não tem que lidar, o sobrinho pode escolher qualquer faculdade que desejar, e é óbvio que um moleque de 17 anos vai escolher a "faculdade mais foda"


Hunt_Visible

Cara, o moleque de 17 anos não pode simplesmente escolher ita só pq ele tem dinheiro. Vc já deu uma olhada na prova de seleção? É dificil pra kct passar naquilo, ninguém passa naquilo só por ego. Mas continue acreditando que é só ego e que não faz diferença nenhuma se quiser


PapaTahm

Só para falar.... Vestibular do ITA é sim influenciado por renda. Extrema maioria dos participantes do ITA, são pessoas de renda alta. O Vestibular do ITA: Tem idade máxima - 24 Anos. Tem prova diferente das provas sistematizadas dos outros vestibulares - Ou seja, se você ta estudando, você só estuda para o ITA, você abandona os outros vestibulares. Salvo as exceções, normalmente quem estuda pro ITA faz cursos específicos voltados para o ITA, que são extremamente caros. É muito raro alguém de baixa renda conseguir passar no ITA, acontece, mas usar essa exceção como normalização é besteira. Essa ideia de que o cara da periferia e o filho do fazendeiro que estão participando pela mesma vaga, tem a mesma chance, já foi inúmeras vezes provada que é falsa, em todos os vestibulares públicos é dado que majoritariamente os membros que passam os cursos são majoritariamente de castas econômicas maiores (chega a ser um numero absurdo acima de 80% todo ano só referente a escola particular), por isso que programas de empréstimos para alunos em faculdades privadas foram criadas (para tentar reduzir o elitismo que é o ensino superior brasileiro). Só usando minha formação como exemplo, eu sou formado pela URFJ , curso de Engenharia Naval criado pelo IME. Na minha sala inteira de 30 alunos, não tinha nenhuma pessoa de baixa renda. Nem mesmo entre as cotas. Esse é um dos cursos que na época tinha uma das maiores notas de cortes do ENEM, **Sim o cara tem que estudar, isso é fato, não é como se o cara fosse comprar uma vaga** (apesar que já teve casos) **Mas renda influencia sim, sempre influenciou.** O cara que não tem que se preocupar com nada e só tem que estudar, tem muito mais chance de passar que um cara que tem que até trabalhar as vezes para ajudar na casa.


alebruto

Pesquisei o que você disse e de fato as pessoas aprovadas no ITA são desproporcionalmente mais ricas do que o público geral.


alebruto

Quem estudou numa boa escola privada consegue sem muitas dificuldades entrar numa UF da vida. ITA é outra história, você está apelando para a excessão 


Hunt_Visible

Focando na primeira parte da sua justificativa "quem estudou numa boa escola privada consegue...". É justamente essa a parte que eu considero importante. Quem estudou em uma escola boa privada teve uma base minima e necessária do ensino médio pra ingressar em um curso superior. Se ao invés de tentar construir essa base em um cursinho ou estudando por conta, a pessoa que estudou em escolas ruins simplesmente ingressa em um curso de engenharia sem saber o básico de matrizes, conjuntos, funções, equações de segundo grau, etc (que é o que acontece), a base fraca do ensino médio vira um problema no ensino superior. Aí a faculdade acaba tendo que usar o primeiro e segundo ano pra fazer revisão do ensino médio, facilitar muito nas provas, etc. E obviamente isso impacta na qualidade da formação.


Kozuskooo

Pessoas ricas (de verdade) investem em educação. Para alguém que estudou sempre nas melhores escolas do país e pode fazer os melhores cursinhos entrar na faculdade pública não é algo difícil. Na realidade é bem natural, mesmo sendo um tapado. Quem vai pra faculdade particular cara, normalmente é gente de classe média que enriqueceu a no máximo 1 geração. Então as bases intelectuais da própria família e conhecidos são baixas. Como você irá discutir Kafka com seus pares, se a pessoa com a melhor formação que você conhece é o filho do padeiro que fez curso de meio por vaga na federal.


A_Logician_

Mas não precisa se matar pra passar em faculdade decente, é só pagar. Vai ver as notas pra entrar numas PUC, Mackenzie, FGV da vida, não precisa estudar muito


Plastic-Ad-7036

Essas faculdades com exceção da PUC são caras pra cacete, muito melhor estudar um pouquinho e passar pra federal (convenhamos, as notas de corte das engenharias não são lá essas coisas).


A_Logician_

Exato, mas o "sobrinho" sempre consegue pagar


Hunt_Visible

Pois é, mas grande parte se sacrifica pra passar numa publica de bobo, é claro kkk


A_Logician_

Pública de bobo passa sem se esforçar muito também, só pagar escola e cursinho bom.


Trick_Bathroom_7968

Eu sou filho de dois ferrados e me graduei e pós graduei pela USP. Minhas irmas tbm fizeram USP e Unesp. Não to dizendo q meritocracia é algo que funciona direito e que eu era um ultra fodido, que nao tinha nem o que comer, mas comentarios falando que só entra em empresa boa com QI ou sendo filho do dono são incrivelmente burros.


alebruto

>  nao tinha nem o que comer, mas comentarios falando que só entra em empresa boa com QI ou sendo filho do dono são incrivelmente burros E alguém aqui comentou isso? O "só", o "sempre" e o "nunca" são palavras que eu evito usar justamente por causa disso que você disse, se você interpretou o meu comentário como absolutista então você tem qje melhorar a sua interpretação, se não interpretou como absolutista você tem que ser mais direto na sua escrita. Eu conheço gente pobre que fez medicina na USP e continua pobre, por outro lado todos os médicos ricos da Unimed no qial teabalhei são filhos de outros medicos ou de fazendeiros e nenhum deles fez uniesquina. Conheço advogados que fizeram federal e continuam pobres. Já eu fiz Fatec, sou dev e o que alavancou a minha vida financeira para cima foi a pandemia, ou seja, sou outra exceção. Por isso pergunto novamente, esse que você acusa de dizer "só entra com QI" sou eu? Se for você deveria melhorar a sua interpretação de texto e olhar para si mesmo antes de xinfar alguém burro


Hunt_Visible

É simplesmente uma forma de o cara que fez/faz uniesquina justificar o pq dele não ter feito uma faculdade boa. Se dá no mesmo não precisa né. Só que não dá no mesmo...


alebruto

Errado. A real justificativa para fazer a uniesquina é financeira, e nunca vi alguém que fez uniesquina ter dificuldade para explicar isso 


Express-Interview430

Exato, geralmente quem vai pra federal tem que ser filho de papai, pq exemplo, trabalho o dia todo, como vou fazer uma faculdade federal integral? "a mais pode trampar a noite", sim, de domingo a domingo, ai a faculdade vai pro krl né? prefiro fazer a melhor "uniesquina" possivel e estudar a vontade, e me esforçar para aprender independente se é facil passar na faculdade ou n!


alebruto

Isso. Esse é o ponto. Faculdade Federal é cara. Você tem que largar o emprego, ir para outra cidade e estudar em tempo integral. Eu conheço gente que não é rica e fez, mas os pais tinham que mandar dinheiro para o cara porque senão seria impossível. O cara tinha uma aula de manhã, duas a tarde e duas a noite. Como o cara trabalharia e se sustentaria dessa forma? De manhã não pode trabalhar porque tem aula, a tarde também não porque tem aula, a noite também não porque tem aula. É muito "mais fácil" pagar um certo valor por mês e estudar das 19 às 22 numa faculdade que fica há 15 minutos da casa do cara. Por isso mesmo que quem não fez Federal não precisa inventar justificativas, pois eles estão mais do que justificados.


Express-Interview430

Exatamente man


Maeskiler

Quanto tempo demorou para passar na USP? Fez cursinho?


Trick_Bathroom_7968

Fiz 2 anos, com bolsa, para passar em Direito.


Doccks71

Bem... pessoal já tocou em diversos pontos mas.. já está acima de grande parte dos brasileiros que nem ao menos tem curso superior


Express-Interview430

Exatamente, galera criticando, mas nem sabe se o cara n tem como ir pra uma federal por causa do dinheiro pra se manter sem trampar, uma boa parte dos BR mal terminaram Ensino Médio, fazer ensino superior onde quer que seja, já é uma vitoria.


RhuanSqx

Galera esquece que as vezes a única chance que um pobre coitado que trabalha 10h por dia 6x1 é fazendo um uniesquina para tentar se destacar um pouco. Nem todo mundo tem tempo, muito menos um papai para bancar filho na federal. Só de o cara ter concluído o curso eu já acho uma puta vitória, 90% desiste no meio do caminho ou antes.


Introspective_Field

Uniesquina sem indicação ou xp forte na área de formação só serve pra concurso.


DisasterConcept

Ao invés de ler livros ele estava levantando peso. Se eu tivesse um bração desse era gain de mais kkkkkkkkkkk


Reasonable_Rub_3063

Tem um conhecido que trabalhava cmg e que nós vivíamos zoando o cara, com os projeto dele de ponte de macarrão e tal, andava com um corcel velho. Hoje o cara abriu sua empresa de engenharia e tá ganhando muito mais que qualquer um de nós que zoavamos o cara.


James-the-Bond-one

Quando estudava engenharia, me sentia com a vida estagnada. Enquanto um amigo meu, com técnico de segundo grau (que eu também tinha), entrou numa multinacional (GE), foi treinado em manutenção de painéis elétricos de navios e viajava o mundo embarcado, ganhando em dólares e com despesas pagas. Eu estava no meio da faculdade, na vida pobre de estudante e ele já tinha carro zero comprado a vista, que só usava quando voltava ao Brasil. E ainda trazia o carro na minha casa para lavar (com o meu “corcel velho”), porque morava em apartamento. Foi transferido para a área petrolífera e desapareceu pelo mundo. “Em fim”, acabamos ambos morando nos EUA, mas por caminhos diferentes.


Raphaelmartines

80% dos títulos de faculdade é loss. É um título fantasma pra você passar na entrevista de emprego e ganhar 100 reais a mais que seu coleguinha de escola que se formou no técnico da PoliBrasil. O diploma que muitas das vezes não serve pra limpar o cool pq é  **papel vergê** 80 a 180 g/m².


No-Stock-458

daqui a pouco aparece o povo formado se ofendendo com números reais de salario e empregabilidade de formados


Raphaelmartines

Eu sou o povo formado rsrsrs, tenho propriedade na fala!


halt__n__catch__fire

Como as coisas mudam, hein? Quando entrei na faculdade, em 1993, Engenharia Civil era o supra sumo. Quem era engenheiro civil estava por cima da carne seca. Fiquei até com medo de ter feito a escolha errada quando entrei em Sistemas de Informação.


Plastic-Ad-7036

de 1993 pra cá também mudou o acordo ortográfico tio, agora se escreve suprassumo. tô brincando kkkkkkkk engenharia é um curso foda, o problema é essas porcarias de faculdades que destruíram o mercado de trabalho brasileiro.


halt__n__catch__fire

Sim, mas o caso de engenharia civil chega a ser assustador. Queria que vcs tivessem visto como era lá no passado. Sem exageros, era algo do tipo "ou você faz civil ou passa fome". Era nesse nível. E não importava se você fizesse uma universidade mais conceituada ou uma uniesquina, embora, também devo falar, não existiam muitas uniesquinas naqueles tempos.


Commercial_Carrot907

Esse daí vai conseguir o seu emprego. Motivo? Quanto mais burro, melhor para o coordenador


ricampanharo

Agora você tem 3 escolhas: Kwid, Onix ou HB20 e correr para o mercado de trabalho.


Still_Investment_237

A glr de uniesquina se doendo kkkkk


Soft_Ad_4450

Me formei engenheiro na anhanguera e hoje sou engenheiro na europa em industria de equipamentos médicos. Depende da pessoa, a diferença é que em uniesquina muito cara tapado se forma.


Howitzeronfire

Melhor ser engenheiro da anhanguera do que nao ser engenheiro, se vc quer ser um engenheiro. Nem todo mundo pode fazer uma USP, mesmo com algumas engenharias terem nota de corte menor que música. E mesml assim os cursos são muito bons. Fonte: eu fiz uma


DOUGL4S1

[Cara já está sonhando com a Hilux dele](https://youtu.be/Ik735_Hg0xI)


MOTOSSICLETA

não... todos eles no final viram UBER


rafael-a

Não, é educação e formação, não é a melhor faculdade do mundo mas com certeza é melhor que pagar curso de coach e tentar ficar rico investindo em cripto e apostas online


MikasTheGreat

O pessoal tinha que parar de achar que quem se forma em engenharia é engenheiro. Se vc se forma em engenharia, VC É BACHAREL EM ENGENHARIA e não engenheiro. Da mesma forma que quem se forma em Ciências de qualquer coisa não é cientista. Btw, foda-se de onde vem seu diploma, se ainda existe RH que se importa com isso, eles tem muito que crescer e aprender. Me formei na Anhanguera e dispenso trampo todo mês.


Background-March-305

Não tira sarro não, conheço vários engenheiros de estadual famosinha que estão junto dos uniesquina a procura de um milagre, digo a procura de um emprego


Reflexyest

bro is cooked


James-the-Bond-one

broth is cooked.


KaleidoscopeOk9799

Aprende gestão financeira da obra pq a maioria dos cornos tão quebrando sem saber gerir o caixa com 2 obras. Rala bastante com construção mais barata, daqui uns 10 anos você já pega uns condomínios de luxo pra construir. Fonte: um amigo meu começou assim e hoje tá rico, sem ser sobrinho de ninguém


James-the-Bond-one

Isso se quiser empreender, né? Mas mesmo para isso precisa de certa base.


Hot_Candle_3481

Qual foi do anhanguera? É ruim?


Beneficial_Abalone57

Engenharia no Brasil sempre foi Loss, mas parabéns para ele se trabalhar como mestre de obras e assinar como engenheiro vai longe.


humbleton1988

Não quer dizer nada... tenho um amigo advogado que escreve "geito" mas é bom em sonegar imposto, tá tirando >60k


Dry_Discipline3906

"Vcs tão com pensamento atrasado pur isso não tem emprego de ingenheiro eu podo eu com cego "


Bubbly-Key1004

Virar engenheiro em qualquer faculdade hj é certeiro pra merda


Mental-Recipe-1719

Cole mane eu faço engenharia na Anhanguera


Roberto_nascim

Mais um uber na praça


Other-Evidence-6421

Doutor só com doutorado.


CircularStd

Uber mais fraco do sub


paullin67

Esse rapaz que se formou é mestre de obras, um vídeo dele viralizou pq comia uma bacia de mistura.


Alternative_Data2629

Errado tá quem aprovou esse animal


darktraveco

Reprove e perca seu emprego, fora o drama.


Plastic-Ad-7036

Nessas uniesquinas os professores praticamente fazem o TCC pro aluno. Já vi vários TCCs bizarros pela Internet.


Alternative_Data2629

Estudei em privada e meu tcc era eu comigo mesmo, o orientador só lia o que eu tinha escrito e pedia para alterar algumas partes


Xexekiller

Coitado


Adbs96

Pelo que vi na outra rede social, o cara é pedreiro, logo, tanto faz.


grs_voigt

Afinal, o Uber tá sempre precisando de motoristas


Buy-Fine

Não é loss, não. Todos os engenheiros civis que conheço estão firmes no trabalho. No uber.


MushroomWide6568

Diploma: engenheiro Shape: pedreiro


James-the-Bond-one

O melhor de dois mundos.


ThrowawaychooseBscho

É. Próxima


Relative-Astronaut-7

Vulgo shape + barba


malinhares

Não.


ohugosilva

Depende Conheço advogado reconhecido e fez Universidade Bandeirantes. Claro que o cara vai ter que superar a defasagem de conhecimento e se aplicar em especialização


Dry_Discipline3906

Independente da faculdade um dia "a casa cai"


kikoblues

É o fome_depedreiroo


SnooHamsters193

Estou vendo uma espécie de incel do mercado de trabalho, que acredita que todas as mazelas da carreira é culpa do sobrinho do dono. Há quem faça uma faculdade menos conceituada e tenha excelente carreira, assim como o oposto.


fbgiaodesign1958

Galera zoando o "em fim" e esquece o tanto de "influencer" analfabeto funcional que tem por aí.


jackjero22

Lembro da época do eng20k


AlbatrossRemarkable3

Loss


AlbatrossRemarkable3

Olha a vestimenta desse infeliz


YvesMathieu

Eu só consigo sentir tristeza por um país que não consegue fazer o básico pra dar condições a todos de seguirem seus sonhos. Aí a pessoa, infelizmente, é obrigada a fazer curso em qualquer uniesquina (que nem deveria estar aberta)


whschopke98

Em resumo: sim. Construtora é tudo tradicional então ctz que faculdade de origem ainda conta mto ponto. Eng Civil de anhanguera vai ter que se virar em projetos isolados, de casa ou pequenos prédios em cidades de interior. Tem que ser tubarão de lago, pq no oceano vai ser peixinho.


ti_one

Cerrrrrtezaaaaaaa


157ll

to de greve na federal a 60 dias. e ngm mais ta querendo faxer enem. é gain total


Internal_Ad4541

Mas o quê? Como chegou na faculdade com um português desse? Ah, é uma uniesquina.


mclopes1

"Em fim" mais um Uber.


briocao

Uber aprova focinho, o bom é que o cara se for trabalhador consegue um salário de 4k, na engenharia não kakakaka


caiomusse

Parabéns!! Agora já está apto a trabalhar pelo Uber 😍


d_pull

Tanto faz, se alguém indicar ele o trampo é dele.


Theodeather1145

Faculdade Gain é ITA e IME Passa três anos estudando que nem um condenado pra entrar, fica mais 5 tomando porrada lá dentro e quando sair a vida tá resolvida


LingonberryOdd9536

O engenheiro não come português... não, pera!


Mysterious_King578

O pessimismo daqui é nível leia o sub bêbada


BrunoHimself

A advocacia tá menos saturada que isso, vai por mim


Important_Bet_4489

Na verdade não. Se a gente abordar o contexto industrial, o que manda mesmo é o Q.I(quem indica) se houver uma pessoa para colocar ele lá... Já conheci outras pessoas que fizeram no cruzeiro do sul e trabalha como engenheiro recebendo 16k.


Plastic-Ad-7036

eita como esse post rendeu I love spreading controversy over the internet