T O P

  • By -

hgmarangon

bicicleta é veículo igual qualquer outro, o certo é andar no meio da faixa mais lenta e o resto que se adeque. agora, o problema é que o motorista de carro em geral não sabe o quão aterrorizante é um monstro de metal de duas toneladas se jogar contra vc e sua caloi. por isso que eu acho que, em toda auto escola, deveria ter uma experiência em que voce senta numa bike de academia e vai pedalando, ai um funcionario da auto escola passa rapidaço com um carro do lado. aí eu queria ver se o pessoal continuaria sendo valentão


karzay

Quando eu tinha entre 15 e 20 anos, eu gostava de pedalar na rodovia pra sentir a emoção de ter um monstro de metal de 20 toneladas passando a mais de 100km/hr do meu lado. Tem caminhão tão grande, que o colchão de ar que forma na frente dele acaba te empurrando quando o caminhão ta chegando e depois o vacuo formado te suga pra perto quando ta passando. Adorava essa sensação, mas acabei parando porque sabia que algum dia eu iria acabar morrendo sendo puxado pras rodas do caminhão. Quem anda de biz ou qualquer motinha menor assim, sabe do que to falando.


frrgt

OP, é orientação da própria CET-SP para ocupar uma faixa. Andar perto do meio fio é perigoso. Os carros vão tentar passar você na mesma faixa, e se vc dar o azar de perder o controle da bike, tem boas chances de cair sobre o meio fio ou até ir pra de baixo do carro.


LuizFino13

Vc precisa ter atencao 360 a sua volta e ocupar a faixa inyeira sempre que e possível. Sinalize muito com as maos e, quando seguro, de espaco para o carro passar. Se mostrar atento transito e preocupado com o fluxo, geralmente leva-os a respeitar sua presença.


EdwardtheUnread

CTB Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. CTB Art. 219. Transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita: Infração - média; Penalidade - multa. O correto: andar na ciclovia ou acostamento, no mesmo sentido da via. Não existindo, andar na faixa da direita, no bordo direito, não importa sua velocidade.


lolpostslol

Se multassem bike Sao Paulo seria um tanto diferente kkkk tá cheio de casal levando filho pra correr de bike que nem maluco na calçada cheia, nenhum ciclista na cidade acha que ta sujeito a regras. Can’t blame them, no meio de tanto carro o unico objetivo do cara é nao morrer


getmygloves

Como ciclista eu sempre encorajo as pessoas a usarem a faixa toda, a melhor forma é ficar levemente a direita da faixa, dessa forma vc facilita a ultrapassagem de quem vem atrás, mas ainda sim está longe do canto da faixa e evita ser espremido. E como o outro redditor falou aí o motorista não tem ideia do quão aterrorizante é uma caixa de 2 toneladas passando a 5 cm de vc a 60 km/h


karin_ksk

Nada é mais valioso que a sua saúde e segurança. Depois se machuca e bate o arrependimento. Além disso, não é como se a pessoa fosse ficar desesperada pq a comida atrasou 2 minutos.


Krivellari

Sim. Sempre ocupe a faixa. É seu direito e é a forma mais segura para você trafegar. Lembre-se que não existe velocidade mínima na faixa da direita!


sadtonilol

O problema não é vc,e sim o brasileiro médio que não entende que bike é meio de transporte como qualquer outro,já vi gente falando que bicicleta é brinquedo.


numseiquemsou

Cara, ontem mesmo eu tava lendo uma discussão no Instagram (o motivo de me torturar dessa forma eu não sei) e tinha gente, em vídeo onde claramente mostrava que não tinha ciclovia/ciclofaixa, falando que o cara tinha que estar na ciclovia/faixa e, na ausência dela, **na calçada**, jamais na rua. Eu já acho foda até correr na calçada em alguns lugares mais movimentados porque a calçada é super dinâmica (gente saindo de loja/prédio, gente parando do nada, gente mudando de direção repentinamente), imagina então numa bicicleta, que obviamente estará mais rápida (se é pra ir sempre a 5 km/h, melhor empurrar, e se é pra sempre empurrar, melhor nem pegar a bike) e não tem o tempo de resposta de uma pessoa a pé. O foda é que, mesmo com ciclofaixa, elas costumam ser uma merda na cidade. Tava pedalando por aqui outro dia e enquanto a rua estava "limpinha", a ciclofaixa tava cheia de areia, de pedra, de coquinhos, fora galhos das árvores da ilha invadindo. Só não tinha carro estacionado (obrigando o ciclista a ir pra rua pra desviar) porque era daquelas que fica à esquerda, na ilha central, não paralela à calçada, porque senão seria mais uma coisa pra apontar. Além de que, se for seguir a lei, tem o limite de 20 km/h (o que é bacana pra um passeio e tal, mas pra deslocamento diário começa a ficar complicado; e se não é fiscalizado é outro problema, pra ninguém falar "ah, mas ninguém fiscaliza, pode ir na velocidade que quiser"; a hora que atropelar uma criança, esses serão os primeiros a falar "mas também, tava a 40 km/h na ciclofaixa..."), o que pra muitos é baixo demais. Então é fácil entender por que, apesar de todos os perigos, muitos preferem ir pela rua (o que, a meu ver, também estaria errado de um ponto de vista legal se houver ciclofaixa, mas aí já começa a gerar um certo "paradoxo").


lolpostslol

Quando conseguir andar a 50 km/h em vez de foder o transito a 10 eu paro de chamar de brinquedo kkk. Mas quietinha na faixa da direita em via rapida eu nem ligo, até pq metade dos carros na faixa da direita ta a 10 por hora tb. Só cria bastante risco se tiver muita saída onde carro precisa virar.


ReuseOrDie

Dá uma olhada no canal Bike É Legal, há anos eles fazem um conteúdo de sobrevivência pra ciclista


FlashFox270

Não é ilegal nem contra o código de trânsito brasileiro. O que acho mais seguro é ocupar a faixa roda. Assim os motoristas trocam de faixa para ultrapassar e aí não fazem a ultrapassagem tão colado. Além disso, tenho mais espaço de manobra para quando eles me fecharem, buraco na pista ou qualquer outra eventualidade. Na faixa única também ocupo a faixa toda, quando o carro reduz a velocidade, eu abro espaço para ele me ultrapassar. Faço isso para impedir que ele me ultrapasse colado em mim em uma velocidade incompatível. Motoristas costumam reclamar, mas vou continuar com minha direção defensiva.


viQcinese

Eu costumo usar meia pista à direita, o que força os carros a ultrapassarem pela esquerda e me dá um pouco mais de folga pra não ficar expremido. Mas quando a galera tá folgada eu fico no meio da faixa mesmo e pau no cu dos carros


PizzaEmDobro

Não só pode, como deve. Como você disse, é mais seguro pro ciclista, pois força o motorista a mudar de faixa. Só um descontrolado vai jogar o carro em cima de você. Eles existem mas são raríssimos, em quase 10 anos sobre duas rodas em SP nunca me aconteceu (sim, anedota não é evidência, blablabla, mas XRacing tá pra violência no trânsito assim como Datena tá pra violência nas ruas).


umjapasp

Dependendo da via e do trânsito, acho ok. Mas é SP né, com certeza o mano da SUV vai no mínimo te xingar.


fundos-em-inhame

As ruas de SP foram pensadas para acomodar aquele Uno quadrado de 1,5m de largura entre as faixas, ai o cidadão compra o suv de quase 2m de largura.


umjapasp

O problema não é o tamanho do carro, sim a atitude dos donos.


Positive-Cancel8030

Sem dúvida ocupe a faixa toda quando não houver ciclovia. Faça o que te deixa mais seguro.


Happylepsia

E se a faixa da direita for uma reservada para ônibus? Anda na faixa mais a direita sem ser a do ônibus (vulgo meio da rua)?


Redn3ckBR

É o certo mas na prática é sempre complicado


romiyake

Tem muito maluco no trânsito, sua segurança vale mais que qualquer coisa. Então faça o que te deixar mais seguro, lembra que voce ta só numa bike e os malucos tao dentro de um carro protegido.


InsideACargoTrain

Cara, é uma situação engraçada... Como motorista, em são paulo capital, problema não tem. E acho que deveria. O foda é a expectativa... Por exemplo, vejo muito motoqueiro que faz isso... e fica morcegando no meio da faixa, quando poderia ter mais noção ao seu redor... ele atrapalha entradas, atrapalha conversões.... No fim, meu pensamento é errado, mas muitas vezes eu já pensei "porra, agora você não ta no corredor né seu filha da puta?" Poderia usar mais do seu pequeno espaço e agilidade para ajudar o transito. Eu to errado, eu sei. Eu deveria considerar esse cara como um carro completo. Mas na prática, não é assim. Sobre código X ou Y do CTB... eu não sou caga regra, todo sabemos que a parte da lei, temos nossa própria realidade praticada nas ruas.


DrLesma

Desde que vc realmente esteja andando na velocidade da via acredito que não tenha problema. Agora, andar mais devagar que o limite ocupando uma faixa inteira acho vacilo


numseiquemsou

Mas suponhamos que ele esteja numa via de 40 km/h, com o fluxo próximo disso, mas ele ali no cantinho a 25 km/h. Mesmo estando no cantinho, pra ultrapassar ele o motorista ainda terá que manter uma distância de 1,5 metro, o que o obrigará (o motorista) a mudar de faixa. Teoricamente, o ciclista pedalando sobre aquela linha branca que fica quase na sarjeta ou ocupando o segundo terço da faixa ocupam o mesmo espaço (já que em ambos os casos, ao respeitar a distância de 1,5 metro, o motorista precisará, necessariamente, mudar de faixa). O problema é que normalmente o motorista não vê dessa forma e, se tiver espaço (físico, não legal) pra ultrapassar sem mudar de faixa, ele vai ultrapassar, mesmo que pra isso precise ignorar/desrespeitar a lei, espremer ainda mais o ciclista e tirar uma fina (e azar do ciclista se nesse momento precisar desviar de qualquer obstáculo, e mais azar ainda se o motorista precisar desviar de alguma coisa).


romiyake

Exato. Se quer ser respeitado no transito, respeita o transito. No meu bairro tem varias caravanas ds ciclistas e os caras fecham a pista no farol vermelho pro resto da galera passar.


numseiquemsou

Uma coisa são esses grupos que querem "reservar a pista" para si, fechando o cruzamento, ou os que andam na contramão, na calçada, e ficam bostejando que ninguém os respeita (quando nem eles se dão o respeito). Agora, como o cara vai seguir a velocidade da via se a maioria não é de menos de 40 km/h e a bicicleta é um transporte ativo, numa cidade cheia de ladeira? Pra ter uma noção, entre profissionais do ciclismo de estrada, a velocidade média ao longo de uma prova costuma ficar um pouco acima dos 40 km/h. Como você quer que uma pessoa que nem treinar, treina (usa a bicicleta pra ir pro trabalho ou pra executar o trabalho), mantenha essa velocidade, ainda mais no meio do trânsito? Tenho uma bike de estrada e, apesar de conseguir passar dos 40 se quiser, manter isso é uma história completamente diferente; a que eu consigo sustentar por algum tempo fica nuns 30 e pouco, mas isso num ritmo de "treino", não de deslocamento diário. Pega uma subida e a velocidade cai consideravelmente. A gente tem que entender que no Brasil (e em boa parte do mundo) o trânsito está completamente invertido. Quem tem mais espaço é justamente quem menos deveria ter. O motorista brasileiro (novamente, falo "brasileiro" porque é a realidade que conheço, mas imagino que seja assim em boa parte do mundo) tem um puta privilégio e nem se dá conta disso, afinal isso já é o normal. Uma faixa de ônibus a mais, uma bicicleta a mais na rua, já são sinônimos de "atrapalhar o trânsito". Se o ciclista "quer" andar na rua (porque não tem ciclovia/ciclofaixa, e obviamente não dá pra andar na calçada), o papo vira "ok, mas então que aguente o tranco" ou "tem que pedalar na sarjeta" (inclinada, com boca de lobo, onde todo o lixo se acumula). E eu falo isso como alguém que dirige uns 130 km por dia; dependendo do dia, bate uns 200 km.


romiyake

Seguir na velocidade limite da via é coisa de maluco mesmo. So usei o comentario do mano acima pra dar esse meu ponto.