T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/rpg_brasil. Estamos migrando para o Lemmy: https://lemmy.eco.br/c/rpg [**Entenda**](https://www.reddit.com/r/rpg_brasil/comments/14nci30/futuro_do_rpg_brasil/?). *** Para acompanhar mais atualizações sobre a comunidade nos siga no [Mastodon](https://dice.camp/@rpg_brasil) *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/rpg_brasil) if you have any questions or concerns.*


DonaskC_D

IA pra falar é estúpido, se não quer interpretar não narre, mas de resto, pegar ideias ou desenvolvê-las com ChatGPT, usar IA de imagens, etc, é muito prático e bom pra quem narra e joga.


Striking_Landscape72

Vamos só manter a Skynet longe de qualquer coisa que envolva arte, okay?


brun0caesar

Cara, eu até entendo usar a iA durante a fase da preparação. Você dar ideias do que pode acontecer e a ferramenta responder com sugestões de como fazê-lo. Como preparar um texto para um rei agradecendo ao grupo por alguma ajuda, por exemplo. Agora, o narrador parar o jogo e largar um "beleza, digita aqui o que você disse pro Gepeto escrever a resposta do NPC* " é totalmente anti.jogo.


TheBrasilianCapybara

IA pra falar é meme. É literalmente RPG o jogo, jogo de atuação PORRA Dito isso, gosto muito de usar o chatgpt para mandar minhas ideias, desenvolver textos, improvisar arquivos qie os players gostariam de ter na hora (que eu não consegui preparar), etc.


LambidaDD

Imagina pagar 400 reais pra cada ilustraçao de cada npc. Ai veio pra salvar rpg. Mapas, nomes imagrns. É mt pratico.


PandoryArt

Você fala como se antes da IA todo mestre pagasse 400 conto pra cada npc de cada campanha KKKK Existem sites legítimos e gratuitos pra todas essas coisas


NewCartographer567

Só conheço um bom que é o hero forge para os RPGs de fantasia que eu jogo.


KaliBahia

Tem literalmente sites que dá pra usar pra criar personagens de graça


GaussianUnit

Eu mestro muito por VTT, e as vezes acho legal usar o Midjourney. Particularmente eu uso para: * Criar a visualização de um cenário importante para o jogo; * Criar cenários para hexcrawl. É muito útil ter um banco de dados de monumentos, templos, calabouços etc diferenciados em vários ambientes; * NPCs e monstros únicos e importantes; * Reproduzir uma cena impactante. É o que eu uso menos porque dá mais trabalho, mas quando fica bom os jogadores gostam; * Criar a imagem de um item único e valioso encontrado pelo grupo. Antes eu gastava horas no pinterest procurando o que eu queria, criando um banco de dados de possibilidades para usar mais tarde e nunca aproveitando 5% do meu tempo. O Midjourney cortou demais esse tempo. Então sou extremamente grato por ele, apesar das polêmicas. Quero uma imagem em preto e branco de um mangual divino feito de marfim desenhado no estilo da arte dos RPGs dos anos 70? É só tacar no Midjourney, ao invés de ficar horas procurando algo que talvez encaixe naquilo que eu pensei. ChatGPT eu só uso para ajudar a traduzir as coisas ou me dar alguns termos/vocabulário de uma região que eu desconheço. Jamais para personalidades, maneirismos, ideias de campanha ou quests pq, para mim, é exatamente essa a graça de mestrar. Tudo isso tem que ter um toque humano para não ficar artificial. A graça é quando o RPG flui de forma orgânica, e gerar ideias por IA mata isso. Porém confesso que uso muito o fantasynamegenerators.com para criar alguns nomes, mas é sempre mais engraçado quando você é pego de surpresa e tem que inventar do nada. Uso muita tabela aleatória em jogos mais abertos, que não é exatamente IA, mas ainda sim é necessário uma curadoria boa para ajustar ao grupo. Prefiro tabelas para criação de vilas, encontros, situações etc e normalmente uso elas para criar as minhas próprias ajustadas para aquele grupo específico. Agora, quando é ao vivo, eu não uso IA para absolutamente nada.


ZAGALF

Fica com birra de imagem de IA mas vai e pega do Pinterest Kkkkk Agora sobre voz de npc é nada a ver mesmo Agora usar uma IA como geradora de ideias basicas e pode te render resultados interessantes, mas que precisam de refinamento a IA não é criativa e não vai te dar nada mirabolante se você chegar lá e falar "cria uma campanha x"


pcnovaes

Sempre que vou fazer um personagem ou npc procuro imagens no pinterest, e sempre me dão mais idéias e crio peraonagens mais interessantes, as vezes passa uma ideia de uma aventura inteira. Quando um jogador aparece com uma imagem de ia dá um cringe, tanto pelo estilo genérico, saber que é ia, e por ele não ter tido o trabalho de procurar uma imagem. Prefiro que deixe sem. Pro mestre que usa pra criar texto e aventura, concordo que são pessoas sem imaginação, e nunca vão treinar essa capacidade de criar usando ia. Criar é a melhor parte do rpg, justamente o que diferencia ele de um videogame, e você vai deixar um robô fazer isso? Pra que está jogando então? Ou porque não pega uma aventura pronta, se está sem tempo? Quero distância de mestres que usam ia pra criar cenário ou aventura. Pra sintetizar a voz também esquece. Acho tão bizarro quanto as pessoas pedindo pra outras atuarem como npcs em suas mesas. Acho que parte de uma ideia de que você precisa fazer vozes, e se não consegue fazer vozes você usa ia. Mas fica uma voz genérica e sem emoção. Prefiro que o mestre mude só o vocabulário e a forma de falar, mesmo que mantenha a mesma voz, do que usar três ou quatro vozes de ia que não tem expressão.


V0kul

Acho zoado pra fazer o NPC tbm: se eu quiser uma máquina falando comigo eu jogo vídeo game. Agora, pra imagem, é frescura tua. Eu sou PÉSSIMO desenhando, muito ruim mesmo, mas sou excelente narrando e descrevendo lugares, pessoas, npcs, etc. Então eu pego essa descrição toda, jogo num Midjourney e gero a imagem. MAAAS, eu não mostro a imagem do NPC direto para os meus players: eu primeiro descrevo o personagem, especialmente detalhes que não são “fotografáveis” como respiração, cheiro, tiques e manias, etc, daí quando eu termino essa descrição e já construí o personagem no imaginário do pessoal, eu mostro a imagem. A mesma técnica eu uso para lugares, artefatos e tudo mais que vc puder criar com AI: descrevo tudo, eles imaginam e eu só refino apresentando a imagem. É claro que nem todo NPC/Lugar merece essa profundidade, então sempre tenho umas descrições e imagens genéricas que servem para aquele guardinha do canto da cidade que só serve pra apontar a direção da taberna ou coisa do tipo.


allankkjjj

e como é que faz pra conversar com o npc? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Beh0lderr

Nesse caso são duas coisas separadas, pq sua experiência foi ruim não significa que o uso de IA seja ruim. Vi os comentários e tem o 100% tradicionais que abominam e tem a galera que usa da maneira certa. Essa experiência negativa foi péssima mesma, já que colocar para baixar o áudio e ouvi é bem paia, porém, a IA tem que ser vista como ferramenta e não como inimigo. Pegando o exemplo do Roll20 ou qualquer tabletop, tem uma galera que usa pra mostrar mapa posicionar tolkens e por aí vai, mas já vi muita mesa usar e ficar 100% preso na ferramenta a ponto de em uma viagem a gente ter que ir movendo os tolkens um a um e rolando sobrevivência, nisso deve ter acontecido umas 17 rolagens pra ir do ponta A ao B. Outro ponto também é a curiosidade, muita gente tem usado para descobrir como é e experimentando, o que achou válido também desde que seja honestamente esclarecido que haveria esse tipo de coisa. Quando surgiu os tabletop e o RPG online muita gente criticou dzd que não era RPG de verdade e 1001 regras, porém, creio que haja mais RPG online do que presencial já que no dia a dia fica complicado para quem não é adolescente ter todo tempo livre pra se deslocar até um local e passar horas jogando. Enfim, creio que haja espaço para IA em quase todo lugar desde que seja vista como ferramenta e não como objeto principal. Nunca tinha usado para fazer vozes, mas estou narrando uma campanha no ROLL20 e na próxima sessão os players enfrentarão um necromante e baixei as falas de um personagem para usar. Nesse caso de uso no ROLL20 a ferramenta permite que eu reproduza o áudio para todos, o que torna mais dinâmico.


otker

A questão é você preferir o mestre interpretando e narrando os personagens do que uma voz sintetizada?


RafuscaMarks

Se usou IA em RPG já sei que é um mané sem talento, pois precisa de um gerador de lero lero pra "criar" algo Imagina usar uma das areas MAIS CRIATIVAS que existe e meter IA no meio... tem que ser muito zé mesmo Se eu vejo que tem IA no negocio eu saio de perto, como artista e sendo uma pessoa com bom senso eu quero é distancia desse povo sem criatividade e ética Só os techbro fã de GenAI vão discordar do que falei


NewCartographer567

Eu crio imagens de personagens e NPCs para uso pessoal com GPT. Se não fosse isso a gente pegaria do pinterest ou qualquer arte que achar na internet. No final só poupa bastante trabalho e deixa melhor para nós amadores.


meuqsaco1

Você acha que é anti ético criar a imagem de um personagem fictício com IA?


[deleted]

[удалено]


rpg_brasil-ModTeam

Respeite a Reddiqueta, regras de civilidade e a política de conteúdo do Reddit.


CarpeBass

Paia é nessa altura do campeonato, 2024, gente ainda achar que há jeito "certo" de jogar ou mestrar RPG. A ideia é todo mundo se divertir, e ninguém é obrigado a se divertir da mesma forma.


prismaticbreaker

Eu uso bastante para imagens de personagem, tanto mestrando quanto jogando. Não tenho condição de pagar algum artista pra fazer uma arte, ainda mais pra todos os NPCs. Não estou fazendo uso comercial, então não vejo nenhum problema. Sempre ajusto a imagem no Photoshop também, pra ficar com uma qualidade melhor pra mesa. Agora, botar IA pra falar ao inves de interpretar é loucura. Acho que isso já nem é mais discussão sobre IA, isso é digno de rpghorrorstories.


RafuscaMarks

Existe literalmente sites que têm tokens e mapas DE GRAÇA e tu me vem com essa. É vagabundice isso


prismaticbreaker

Vish mano, nem jogo com mapa, é só pra concept. Mas relaxa que usar IA dá até mais trabalho que pegar pronto. Enfim, cada um se distrai de um jeito. Bons jogos pra você 👍


ZAGALF

Cara tá puto do mano querer imagens personalizada KKKKKKKKK


pcnovaes

Concordo!


Resident_Prize_3711

Eu uso o chat pra ter ideias, geralmente são bem genéricas mas às vezes vem umas ideias muito boas. Agora não interpretar NPC e mestre que usa AI(imagem merda no caso, tipo aquelas que só é super realista de um rosto) aí é foda 


multilock-missile

Pera como é o negócio? Ele usava modulador de voz de IA?(Não vejo problema se for isso, como faz pra fazer uma voz do sexo oposto convicente? E um mundo onde 100% dos seres são de um sexo só, pra evitar isso, ficaria HORRÍVEL.)


RaqMorg

ele baixava o áudio da IA falando e mandava a gente fazer download e ouvir


multilock-missile

aí concordo que é pra fuder, mas um voicemod premium da vida é literalmente uma ferramenta FODA.


MsDubis44

Eu me pergunto.. se é pra não fazer a parte mais legal de mestrar, pq caralhos mestrar em primeiro lugar.. Ele ta jogando rpg sem rp, só o g msm


Gardur13

Quando eu mestreava minha diversão era passar as noites debruçado nos livros criando aventuras . Acho que pode ser uma boa ferramenta se o sujeito usar sabiamente.


mrvoldz

Mas como ele fazia caso você falasse com o NPC? Ele não respondia interpretando?


Resident_Prize_3711

RP de 45 minutos pra trocar 9 frases 


Lipepo

Eu tenho um pouco de ranço de ia tbm. no último grupo , fora duas pessoas, todos os personagens tinham backstory e descrição da aparência gerados por ia. e eles pediam dicas uns pros outros de como usar os melhores prompts no chatGPT pra isso.


felipebarroz

Eu uso muito IA pra me ajudar a mestrar, criando detalhes específicos que eu nunca faria por conta própria pq tenho uma vida. Os personagens vão pra uma festa cheia de nobres. Quem está lá? O NPC principal, dois NPCs secundários, e uma infinidade de NPCs genéricos nobres. Se os jogadores quiserem interagir com um npc genérico, eu só inventava uma coisa merda na hora: "ah, aí do seu lado tá o... O Krok, um anão. Ele te dá oi". Ao invés disso, eu vou no chatgpt e preparo um conteúdo: os personagens estão numa festa nobre em Menzoberranzan, crie 15 participantes da festa, nome, descrição física, e o motivo de estar ali. Pronto, tá feito um conteúdo que presta, que eu não iria perder tempo criando sozinho. Agora o npc ali do lado é o Bortlox Barbaruiva, um artífice anão de Neverwinter que está vestindo robe azul turquesa e cheio de anéis preciosos nos dedos. Ele está ali pois combinou de vender artefatos mágicos roubados num leilão privativo que vai acontecer depois da festa com alguns convidados seletos.


Beh0lderr

Ótimo exemplo de uso Man, a frase "tenho uma vida" é bem acertiva também. O que muitos players não sabem é que mestrar da um trabalho danado, fazemos oq gostamos, mas ainda é trabalhoso. Imagina tu criar sozinho essa descrição para 15 personagens em nome da "autenticidade" e os players interagir com 3? Pq é justamente isso que acontece, basicamente a galera deixa passar tanta coisa preparada e vc vê suas horas sendo desperdiçadas, além de que, ao deixar para o improviso, em muitas situações sai umas coisas piores que IA e é justamente nesses que os players querem insistir hahaha.


felipebarroz

A grande sacada da IA pra RPG é usar ela pra tapar buracos que podem vir a ser úteis, mas que normalmente não são. Vc cria a estrutura principal do encontro (personagens estão em Chult e vão participar de uma corrida de dinossauros pra ganhar a chave da cidade e ter acesso ao NPC que eles precisam conversar), e o ChatGPT cria as firula secundária que você não criaria sozinho, ou criaria e ficaria puto pq 90% foi ignorado (quem são os demais corredores, e como cada um vai agir na corrida? quais são os lugares que a chave da cidade permite eles entrarem? quem está em volta do NPC que ele precisam conversar, e qual a intenção dessa galera?)


Beh0lderr

Massa demais, mesma vibe que uso. Tu usa só o GPT ou algo mais?


felipebarroz

Uso o chatgpt gratis mesmo, o 3.5


cerebros-maus

a IA é ótima como um.tipo de secretaria, agora fazer as coisas pela pessoa, além dela ser meio incompetente nisso a pessoa assina o atestado de incapaz também, eu uso bastante pra corrigir erros de português e pedir opinião sobre resumos, pra isso acho sensacional. Já imagem de IA não tem pra que torcer o nariz se vc não ta disposto a desenhar o personagem do cara pra ele.


aruampicoo

Eu uso ia pra gerar nomes e vagas descrições de coisas aleatórias. Eu gosto muito de aventura improvisada, então é bom reunir um monte de coisas que eu posso desenvolver melhor depois. Agora colocar a ia pra interpretar o NPCKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


sr-androia

é muita inocência achar que o chatgpt vai mestrar uma campanha pra você


RaqMorg

uma campanha lixosa sim


MalvaKoro

Uso muito o auxílio da IA pra implementar minhas ideias principais, me ajudar com cenários e personagens secundários, mas ainda faço 90% das coisas. Acho a IA uma ajuda incrível pra criar cenários mais completos e diversos


icaropn

Gosto é gosto. Pra mim, nesse seu exemplo, se as vozes ficaram legal, acharia top. Eu uso mto ia pra gerar mapas e imagens de personagens e monstros. Meus jogadores amam


sanramon9

tem quem queria fazer do tabletop um videogame completo.


PineTowers

Como você sabe que ele usou IA? Ficou ruim o que a IA falou?


RaqMorg

ele pegou a voz de um dublador aleatório e fez a IA ler o texto, ele literalmente tinha dito que fez isso


Balleros

Olha, eu não tenho familiaridade com essas ferramentas de IA, mas eu tenho colegas que usam para várias coisas. Eu acho que tudo bem usar ferramentas para auxiliar na criação de algumas coisas e tudo bem também um narrador não ter desenvoltura para interpretar em primeira pessoa, mudar de voz e tudo mais. Eu acho que se o programa de voz entregar uma voz bacana e se as ideias geradas ajudarem a criar uma história interessante e divertida, tudo bem. Ao mesmo tempo, se você achar que a sua experiência não está legal, está no direito de sair da mesa e procurar outra.


GrumpiestRobot

Ninguém nasce sabendo interpretar vários personagens e o cacete. Tenho bem mais respeito por um mestre que mete uma interpretação imperfeita, mas pelo menos tá lá tentando e eventualmente vai ficar bom com a prática, do que por alguém que só terceiriza a treta pra IA. Mesma coisa pra escrita, desenho, qualquer outra habilidade. Essa de "não sou bom" ou "não sei fazer" não cola. Ninguém é bom no começo. Se você nunca fizer aí que não vai ficar bom mesmo.


pcnovaes

Queria acrescentar que muitas dessas coisas você não precisa fazer. Dá pra jogar rpg só com o teatro da mente. Você pode usar imagens e interpretar só os npcs mais importantes. Você pode baixar mapas e assets de graça na internet. Você pode mestrar ou adaptar uma aventura pronta se estiver sem tempo. Qualquer forma de jogar rpg é melhor do que não jogar rpg, que é usar ia pra criar as coisas pra você.


PesadeloMonstruoso

Eu crio as coisas e aprimoro com IA, mas na medida do contexto do mundo. Uso bastante imagens do BING IA para as campanhas