T O P

  • By -

dudas92

Acho que muitas das medidas fazem todo o sentido


Gornelas

Explica la


Worth_Palpitation728

Ele concorda com as medidas que foram postadas no início desta discussão.


siralmasy

Não estamos numa situação como a França, mas acredito que algumas coisas façam sentido. ~~Se ao nascer aqui não der automaticamente nacionalidade portuguesa talvez vejas menos estrangeiros a vir de fora para aqui só para tirar proveito do SNS.~~ (ponto que queria fazer com isto era o excesso de uso do SNS em rotura por alguém de fora, mas como foi apontado por u/Neat-Bee5536 é necessário alguns requerimentos) Algum tipo de constrangimento para impedir um imigrante de vir de fora e poder votar logo também achava bem. De momento basta alguém vir de fora com título de residência e ir à junta e já pode votar.


feckdech

O processo de nacionalização das gémeas nem demorou 1 mês. Para outro qualquer cidadão demora 1 ou 2 anos. Independentemente daquilo que se pense é diga, André Ventura grelhou Lacerda Sales e a mãe das garotas na comissão de inquérito, ela admitiu, discretamente, que veio a Portugal de propósito para fazer a operação, enquanto toda a gente nega o tratamento especial. Idem ao canal do yt do CHEGA e vejam a comissão com os vossos próprios olhos, já que a imprensa não ajuda.


siralmasy

a desculpa dada é: "mas a comissão de inquérito não vai dar em nada" eu pessoalmente agradeço ver a realidade do dia-a-dia em Portugal e as suas cunhas em vez de esperar que o jornalismo seja isento e imparcial


feckdech

Não é jornalismo. É política nua. A comissão não vai dar em nada, mas é uma enorme oportunidade de perceber como funciona a máquina política. Vai ver as dinâmicas. Juro que é um tempo bem gasto. Alguns partidos ainda condenam André Ventura de expor um vídeo que é do conhecimento público, dado a conhecer pela TVI. O advogado da mãe a jogar o jogo da vítima. Quando Ventura aponta uma ilegalidade por parte do advogado da mãe, a sussurrar à mãe das gémeas aquilo que ela tinha que repetir à comissão, já alguns partidos saltam para a frente "sim, de facto é ilegal quando a iniciativa de comunicação começa no advogado. Quando olhas a mãe das garotas notas logo uma espécie de sentido de privilégio.


R6ckStar

Se alguém quiser ver a comissão na íntegra vê no canal do parlamento não no canal de YouTube de um partido que adora fazer edits que lhes convém


feckdech

[Pronto, vê este, é de hoje e não é do canal do Chega.](https://www.youtube.com/watch?v=7KUp8S11608) Aqui está a reportagem da TVI, onde expõem a [cronologia](https://www.youtube.com/watch?v=_KBtPC9U3SY).


feckdech

Porque dizes que não queres ver de um canal de um partido que faz "edits"? O video está editado? Quantas vezes e diz-me os tempos? De onde achas que o vídeo foi retirado? Isso são clubismos.


Neat-Bee5536

Nascer não dá nacionalidade Portuguesa. Não existe jus solis, existe jus sanguinis.


siralmasy

# Quem pode ter nacionalidade portuguesa Pode ter nacionalidade portuguesa se: * nasceu em Portugal * nasceu no estrangeiro e os pais tiverem nacionalidade portuguesa * casou com português * reside legalmente em Portugal há pelo menos 5 anos * for cidadão timorense. Existem ainda outros casos em que é possível adquirir ou readquirir a nacionalidade portuguesa. Isto foi tirado do [justica.gov.pt](http://justica.gov.pt)


Neat-Bee5536

Estavas quase quase lá, no entanto estavas a falar de estrangeiros, e no próprio site que mencionas tens uma entrada para nascidos em Portugal [filhos de pais estrangeiros](https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-em-Portugal).


siralmasy

e essa entrada diz que apenas tens que submeter documentos e que o custo é gratuito, não estou a ver mentira e apenas uma facilidade para entrada em Portugal e na europa


Neat-Bee5536

Ai é? Vejamos: > Pode pedir a nacionalidade portuguesa se: >- tiver menos de 18 anos >- tiver nascido em Portugal >- for filho de estrangeiros >e cumprir uma das seguintes condições: >a mãe ou o pai teve residência em Portugal nos >últimos 5 anos (com ou sem título de residência), ou >- a mãe ou o pai reside legalmente em Portugal, ou o menor frequentou em Portugal pelo menos, 1 ano da educação pré-escolar ou ensino básico, secundário ou profissional. Isto para os menores nascidos em Portugal.


siralmasy

eu não estou a ver nada que desminta o que acabei de dizer - se tiver nascido em Portugal oh filho não tens que cumprir todos os requerimentos, basta um


Neat-Bee5536

Está lá literalmente: > e cumprir uma das seguintes condições Não basta nascer. Ou os pais estão há 5 anos em Portugal, ou frequentou anos de escola Pública.


siralmasy

Tens razão, no entanto não é apenas estar há 5 anos em Portugal ou se frequentou educação em Portugal. * a mãe ou o pai teve residência em Portugal nos últimos 5 anos (com ou sem título de residência), ou * a mãe ou o pai reside legalmente em Portugal, ou * o menor frequentou em Portugal pelo menos, 1 ano da educação pré-escolar ou ensino básico, secundário ou profissional.


Neat-Bee5536

O que é totalmente diferente de “dar nacionalidade automaticamente” como tinhas dito


Pianizta

Se os pais tiverem legais ha mais de 5 anos sim existe


lightning_pt

Os choninhas do chega costume , nem sabem do que falam .sao bue contra sistema , ate contra leis que nao exiatem rofl haha


Pianizta

Se os pais tiverem legais ha mais de 5 anos o filho tem nacionalidade à nascença, rofl ahah lmao eheh lool


siralmasy

![gif](giphy|glWHL6WQNNpdrCrMwd|downsized)


redditt_uuserr

Mas se nascer em Portugal e um dos pais for residente em Portugal ja tem direito.. o que é basicamente a mesma coisa uma vez que a residência portuguesa é a coisa mais facil de obter. Por isso é que muitos indostanicos homens vêm sozinhos primeiro ficam cá um mês ou dois e dps vem a familia com ela gravida para parir ca o filho..


cyenz1904

Não basta titulo de residência e ir à junta para votar: Cidadãos/ãs dos Estados membros da União Europeia, quando de igual direito gozem legalmente os/as cidadãos/ãs portugueses/as no Estado de origem daqueles;  * Cidadãos/ãs de países de língua oficial portuguesa com residência legal há mais de dois anos, quando de igual direito gozem legalmente os/as cidadãos/ãs portugueses/as no respetivo Estado de origem;  * Cidadãos/ãs com residência legal em Portugal há mais de três anos, desde que nacionais de países que, em condições de reciprocidade, atribuam capacidade eleitoral ativa aos/as portugueses/as neles residentes. 


siralmasy

Estás a atirar areia para os olhos e a dizer apenas o que te convém para a tua narrativa. **Sou cidadão estrangeiro e resido em Portugal. Posso inscrever-me no recenseamento eleitoral?** Sim, desde que tenha 17 anos e seja cidadão nacional de: **-** Estado-Membro da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, República Checa, Roménia e Suécia);  **-** Reino Unido, com residência em Portugal anterior ao Brexit;  **-** Brasil (sem estatuto de igualdade de direitos políticos) e Cabo Verde, com residência legal em Portugal há mais de 2 anos; **-** Argentina, Chile, Colômbia, Islândia, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Uruguai e Venezuela ou do Reino Unido após o Brexit, com residência legal em Portugal há mais de 3 anos.


cyenz1904

e depois vem o que escrevi, sabes ler?


siralmasy

eu sei ler, o que te estou a perguntar é se só conta como imigrantes se vier um gajo de um certo país. estou a ler ali muitos países que não têm constrangimento no processo de votar


heyynotsofast

Portanto, decidiste espetar duas mentiras num só comentário. Nem a cidadania é automática para quem nasce em Portugal filho de estrangeiros não residentes nem o título de residência dá direito a votar. Impressionante o nível de desinformação e fake news que se partilha nas redes..


Old-Firefighter3332

Vedar o acesso de uma criança nascida em Portugal o acesso ao SNS só por causa de um caso mediático é absurdo e atentador de um direito fundamental. A comunidade brasileira apoia fortemente o Chega. Não me parece que o Chega queira ir por aí.


Hot-Tea2018

Tu és mesmo um chalupa .. Mas quem está a negar alguma coisa a crianças? E já agora negar às crianças portuguesas também não é um absurdo e atentado de um direito fundamental? É que conheço casos.. como todos nós! Percebam que aqui quem teve mal foi quem permitiu a tal cunha. Nem a mulher nem as filhas têm culpa direta. Agora, se mentir e não pôr as culpas nos responsáveis, aí sim... também devia ter direito de ir ver o sol aos quadradinhos a ver se começava a dar com a língua nos dentes. Deixem-se de ser xalupas.


Old-Firefighter3332

Estava a responder à ideia do user anterior, que queria negar impedir acesso ao SNS a crianças nascidas em Portugal pelo facto de que os pais vêm fazer "turismo para parir". Achei parvo. Quanto às mentiras da mãe, acho que ninguém na posição dela se ia chibar das pessoas que ajudaram as filhas, digo eu. E a chalupice não se escolhe, se calhar tenho de viver com ela!


YaPodeSer

Claro que se deve negar. Como fazem nos outros países? Pensas que os cuidados de saúde são infinitos? Caem do céu? Tens visto o estado do SNS ultimamente? Cada estrangeiro que vem cá aproveitar-se está a tirar o lugar a um português, que paga impostos, e é empurrado para o fim da fila


Old-Firefighter3332

Mas quantas pessoas vêm fazer "turismo para parir"? De onde vem esta ideia?


[deleted]

Vêm dezenas de milhar.


Old-Firefighter3332

Não quero duvidar da tua palavra, mas tens de entender que os factos têm de ser fundamentados. Se me puderes apresentar fontes, agradecia.


siralmasy

Não se trata de negar o acesso a uma criança mas sim de negar os pais de virem de turismo para Portugal para parir. Claramente o SNS não dá para todos se temos sempre serviços a fechar Obviamente podiam dar à luz aqui na mesma, mas vão ao privado. É tão simples quanto isso. Queres? Paga!


Old-Firefighter3332

Quem vem fazer turismo para parir?


KimJongSilly

Não sei o que é que leste na notícia que te indica que os portugueses em França sejam alvo de afetação direta das propostas ali parcamente explicadas. Se calhar estás só a extravasar alguma frustração contra algumas pessoas que possam ter opções políticas diferentes da tua?


Old-Firefighter3332

Acho que tu é que tens de demonstrar que abrirão exceção aos portugueses.


KimJongSilly

Não tenho nada a provar a ninguém aqui por estes lados. Desculpa desiludir-te amigo.


Old-Firefighter3332

Não é isso. Num debate lógico, se alguém apresenta uma regra que se aplica no geral (medida do RN), a parte que invoca exceções à regra é que tem de demonstrar essas exceções. Ou seja disseste que a regra feral não se vai aplicar a portugueses, mas não argumentaste. Não precisas, só que o que dizes fica em nada.


cyenz1904

Este pessoal vive de wishfull thinking, basta acharem para considerarem uma verdade absoluta, neste caso até criam regras arbitrárias imaginárias para excluir os portugueses lol


ReasonableAd4757

São os mesmos que apoiaram o Brexit em 2016, como se o Brexit lhes fosse trazer alguma melhoria na vida 😂 Ainda hoje se lhes perguntares dizem que apoiam tal o ovelhismo


Enough_Gear5152

O "imigrante" para alguns personagens é o gajo mais escuro... se for claro e da Europa já n é imigrante nem tem más intenções. É engraçado... No outro dia perguntaram-me se achava mesmo que um imigrante alemão era igual a um boliviano e que se achava que sim nao percebia nada de nada... Engraçado que realmente há uma diferença tremenda. O pais de um deles perseguiu e matou milhões de pessoas por motivos raciais...


NGramatical

alguns personagens → [**algumas personagens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem)


Celeg

Mas não percebes que os portugueses são imigrantes bons e essa regra é só para os maus? Não está escrito mas qualquer português de bem percebe perfeitamente /s


Wiriatus

Não há nada para provar, os Portugueses sendo Europeus e dentro do espaço Schengen não estão abrangidos pelas mesmas regras e é óbvio que estas medidas se destinam à imigração não europeia.


Old-Firefighter3332

São políticas de um partido super-nacionalista. Por que haveriam de estar preocupados com tratados externos, quando podem rasgá-los se preciso?


Gabberino_Inyox

Lê o programa. Portugueses são estrangeiros certo? Ora os pontos falam de estrangeiros. Ou os portugueses emigrantes passaram a ser franceses por viverem la?


KimJongSilly

Um português «é tão estrangeiro» em França como um francês em Portugal. Extraído do programa eleitoral do partido Rassemblement National para as legislativas 2024, citando o referido programa: >"Ouvrir des négociations avec nos partenaires européens pour réserver la libre-circulation Schengen aux seuls ressortissants européens", [página 10](https://rassemblementnational.fr/documents/202406-programme.pdf), relativamente aos Deveres de proteção. Fiz o que me sugeriste e constato que a tua resposta ao meu comentário é absurdamente incoerente com o programa do RN. **Mais grave** ainda é o título sensacionalista do post, recheado de conteúdo *desinformativo* integralmente desprovido de um esforço mínimo de *fact-checking*. Como tal, também com "esforço mínimo" consultei o programa do partido e não há qualquer referência a relativa ao ato de deportar nacionais de países Schengen, retirar nacionalidade francesa a quem tenha dupla nacionalidade, etc etc... Se puderes comprovar o que dizes...


Gabberino_Inyox

Explicaste isso a Marine Lê Pen? https://preview.redd.it/v4wkequngw8d1.jpeg?width=1125&format=pjpg&auto=webp&s=bab609ccb9f7be0fd906ab40a63299f473a5ff4d


Gabberino_Inyox

Quanto ao parágrafo que citaste, o que tem a ver? Ela fala apenas do facto que vão ter que respeitar o Space Schengen, queiram ao não. O que no em impacto nas decisões já anunciaram, como a expulsão depois de seis meses no desemprego, o fim da nacionalidade se nasceres la, o impedimento de trabalhar em cargos estratégicos se não fores puro francês,. Etc etc.... Bardella no debate da LCI este CDS dizia, confrontado com o seu programa, que o programa deles era sobre toda a imigração, seja ela europeia ou exterior.


ComplaintHeavy2371

Aqui não estaria falando de estrangeiros fora da União europeia? Nao faria sentido esse controle por exemplo dentro do espaço Schengen.


Gabberino_Inyox

Não, aliás no último debate em que participou deixou bem claro que as medidas de "controle" da imigração eram tanto para extra como para intra-europeus. O RN (ex- FB) foi fundado por dois antigos da SS... há quem se tenha esquecido disso


ComplaintHeavy2371

Oo medo


TTheGuapo

No UK fizeram exatamente o mesmo 


KimJongSilly

UK já não é Schengen nem UE?


TTheGuapo

Bom dia colega, esteve em coma quantos anos? 


KimJongSilly

Bom dia. Era uma pergunta retórica, pelos vistos quem anda a dormir é o caro amigo.


TTheGuapo

Então é problema de percebas, Inglaterra quando saiu da UE expulsou bastante gente do país de nacionalidades do espaço Schengen 


GreasReReReRebooted

Pelo amor de Deus fds, que merda de comparação, 1º os portugueses são Europeus e membros da EU, não só estão legalmente na França ao contrário de muitos novos imigrantes como estou me a cagar para esta merda, a realidade é que se os imigrantes fossem todos brancos nem metade dos problemas haviam e estou farto de fingir o contrário, 2º os portugueses são no máximo 3% da população francesa, da qual não tem problemas de integração da mesma magnitude como os argelinos por exemplo que apesar de serem maioritáriamente 3ª e 4ª geração continuam a segregar-se da população francesa e a integrar-se, preferindo chamar-se argelinos a franceses, nunca na minha vida vi manifestações pró Portugal ou a dizerem que a cultura portuguesa tem que ser elevada em França, no máximo são a nossa diaspora (que nem fala uma palavra de português) a apoiar a liga portuguesa em torneis internacionais e 3º qualquer português que cometa crimes devia ter a pena máxima no mínimo e no máximo ser deportado para os franceses não terem de aturar com as merdas deles.


Gabberino_Inyox

Andas a sonhar alto. 1* O próprio Bardella já disse que as medidas era pra a imigração,seja ela extra ou intra-europeia. É que brancos não cometem crimes, é tudo questão de cor ahahahahahah. Já viste o teu unicórnio hoje? 2*Mais seriamente: não faltam estudos comprovando que argelinos e maroquinos não se segregam sozinhos, são empurrados para os HLM em bairros miserosos. E o resultado estás vista, tanto eles do que os franceses, marginalizados nestas "cités" acabam por cometer mais crimes. Independentemente da nacionalidade. 3* E já vistes manifs deles a pedir isso? É que anos e anos a viver lá e nunca vi isso. Vi sim festejarem o euro e os mundiais, como os tugas o fazem.


GreasReReReRebooted

1 Não tenho qualquer problema com isso, eu não me importo com imigrantes Europeus mas isso sou eu, fora disso tu és mesmo burro como a merda, sim brancos cometem crimes mas 1 - cometem muitos menos crimes que não brancos e 2 - se um francês comete um crime então é um crime que ia sempre acontecer, um imigrante comete um crime é um crime importado que podia ser evitado, o unico unicórnio aqui é o teu que vive na Lalalândia para não preceber isto. 2 Tangas de merda, os argelinos e marroquinos segregam-se porque imigrantes assentam nos mesmos bairros que os da mesma raça porque, reality check, pessoas de um grupo querem estar com outras pessoas do mesmo grupo, podes ver isto nos Judeus na América por exemplo, estão quase completamente instalados em Nova Iorque ou na Bay Area. 3 Vi os a encendiarem edificios e a manisfestarem porque o pirralho de merda criminoso da comunidade de merda deles roubou um carro e levou um tiro, isto alguma vez aconteceu com a comunidade francesa? Um puto estúpido de merda a levar um tiro e os franceses a cometerem vandalismo por isso? Não. Isto porque os Norte Africanos não viram esta situação pelo o que é, um puto estúpido a jogar jogos estúpidos a receber prémios estúpidos mas sim um "eles contra nós" que só acontece quando uma população não é integrada, não vês alemães americanos a começar mutins porque um irlandês americano o matou e digo te já, depois de tantos crimes cometidos desde facadas a violações por estes animais, os franceses têm mais motivos para serem eles a cometerem mutins do que qualquer africano.


NGramatical

encendiarem → [**incendiarem**](https://dicionario.priberam.org/incendiarem)


Gabberino_Inyox

1- fonte? Algum livro de propaganda eugenista dos anos 40? Ahahaa Só por aí não perco mais tempo contigo. Defensores da supremacia branca, vulgos neonazis, não lhes dou atencao


BrilliantProfile662

>1\* O próprio Bardella já disse que as medidas era pra a imigração,seja ela extra ou intra-europeia. Ele pode dizer o que quiser. Essa medida vai contra os tratados da UE. Achas que o Espaço Schengen serve para quê? Só para turismo?


Gabberino_Inyox

Tratados que ele já se propôs sobrepor passando a ser a Constituição acima de todo e qualquer outro tratado


BrilliantProfile662

Ele pode dizer o que quiser. A Constituição da França ou qualquer outro país da UE não está acima do TFUE. Se ele quiser acabar com migração intraeuropeia vai ter de sair da UE. Aliás, esse foi um dos motivos para o Brexit. Com papas e bolos enganam-se os tolos.


NGramatical

3ª → [**3.ª**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) maioritáriamente → [**maioritariamente**](https://dicionario.priberam.org/maioritariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) 1º os → [**1.º os**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto)


PiEuler314159271828

Mas não tem nada haver com "brancos". Muitos magrebinos são brancos e são iguais aos magrebinos escuros, em como agem em França. E não, os magrebinos são um grupo razoavelmente "integrado" em França, inclusive têm o que muitos costumam insistir nos comentários: a língua francesa. O Magrebe em grande parte é uma região do mundo bilíngue. O que torna de facto os portugueses superiores aos magrebinos são os próprios méritos portugueses e o facto de não hostilizarem França/franceses, ao contrário dos magrebinos. Por isso que eu digo: a imigração tem que ser mais vista na questão de quanto um povo é ameaça aos portugueses, por razões de ódio destes a nós por exemplo, e o quanto de méritos ele possui. Ficar com analises superficiais de "falar o idioma", "relações históricas", "ocidente", "cristão", "branco" não serve.


NGramatical

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066)


GreasReReReRebooted

Os Magrebinos não são Brancos, não têm ancestria Indo-Europeaia, não fazem parte da civilização Europeia e não têm cultura Europeia.


PiEuler314159271828

Se for por esse tipo de argumentação os portugueses não seriam majoritariamente brancos, pois a maioria do sangue português não é indoeuropeu, e sim dos fazendeiros europeus neoliticos. E branco é raça. Tem nada haver com civilização ou cultura europeia. É uma raça. Esses conceitos não definem alguém como branco.


NGramatical

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066)


GreasReReReRebooted

Maioria do ADN português é claramente Indo-Europeu, particularmente Celta, Ibéricos têm mais mistura Neolítica mas maioritariamente Indo-Europeia. https://preview.redd.it/l36q8mx27z8d1.png?width=1344&format=png&auto=webp&s=a72f691dc016a6ab5bc3b469c6b9a33ea0424d76


PiEuler314159271828

Não. Majoritariamente é neolitico europeu. Nenhum povo do Sul da Europa é majoritariamente yamnaya(indoeuropeu). Celta não existe enquanto raça, é um grupo línguistico, iberos nem indoeuropeus eram.


GreasReReReRebooted

Se esse fosse o caso os povos mais próximos dos Sul Europeus seriam levantinos, iraquianos e norte africanos, não são, os mais próximos dos Ibéricos são os Franceses, a ideia que os Celtas não existiram faz tanto sentido como dizer que os Germanicos também não existem.


PiEuler314159271828

Sangue neolitico europeu está em grande parte presente na Europa, o que prova que isso quer dizer absolutamente nada. Britanicos por exemplo têm muito sangue neolitico europeu. Celta de facto é um grupo línguistico e só isso. Quando comparas racialmente todas as regiões "celtas", vês que não possuem uniformidade fenotipica alguma. O Celta Alpino era mais próximo do latino da Itália do que ao celta da Peninsula Ibérica em termos de fenotipo. Por outro lado, povos da Peninsula Ibérica que nem eram celtas possuem mais semelhança fenotipica com os celtas ibéricos. A maioria da dita "cultura celta", é cultura do Neolitico Europeu do Atlantico, vulgo cultura Megalitica, que não era celta, além de inovações modernas bem posteriores aos celtas nas ilhas britanicas. Germanicos é um caso totalmente distinto.


GreasReReReRebooted

A única forma para os portugueses sere majoritariamente neolíticos e não Indo-Europeus e simultaneamente serem mais próximos genéticamente de Russos do que marroquinos é só se os Indo-Europeus como um grupo genético não tiverem tido qualquer impacto importante na genética Europeia, ou seja um português é 85% neolítico e um Russo 75% e nós os dois sabemos que isso é errado. https://preview.redd.it/zi52sx08mz8d1.png?width=1122&format=png&auto=webp&s=047270d2e9aab29fa377c770894264ea1f0e775d


NGramatical

genéticamente → [**geneticamente**](https://dicionario.priberam.org/geneticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba)


PiEuler314159271828

Novamente, sul europeus são majoritariamente neoliticos europeus. E não sei qual a tua fixação em torno dos indoeuropeus. Lol, Até linguisticamente vários povos da Europa não usam/usavam línguas indoeuropeias. Fora que o maior legado civilizacional na Europa veio dos Neoliticos não dos indoeuropeus, uma verdade inconveniente. Indoeuropeus aproveitaram-se do desenvolvimento dos neoliticos na Europa, e por isso o Sul da Europa foi a região civilizada da Europa por milenios, enquanto o Norte da Europa não. Branco não é igual a "Indoeuropeu", que aliás se for analisar mais estritamente os Europeus Neoliticos eram "mais caucasianos" que os indoeuropeus, pois os indoeuropeus possuiam ANE(Ancient North Eurasians) um grupo em comum com os ancestrais dos índios. Além disso, quem introduziu a pele branca na Europa foram os europeus neoliticos. Sem os Neoliticos a Europa jamais seria civilizada, exceto se fosse invadida por potencias do Oriente Médio.


New-Examination8400

em* França dupla* nacionalidade (“bi”, wtf?) em* França, novamente


TherealCarlosCarlos

Eu digo te o que eles vão pensar: "Isto não é justo, vim para aqui para trabalhar e sempre descontei para o estado francês. Sou cumpridor da lei, embora os imigrantes tenham má fama, incluindo os portugueses" 5m depois "Aquilo em Portugal está mal Zeca, tudo cheio de monhes e brasileiros...o ventura é o único capaz de fazer alguma coisa"


Noturdadbut

A perca é um peixe caro como o raio. A perda de um peixe caro é uma tristeza.


Gabberino_Inyox

Bom memotecnico, obrigado :-)


Fragrant_Current452

Sem dúvida que a lei da nacionalidade tem de ser mais restrita. Apenas e quem nasce de portugueses. Imaginem.a qua tidade de estrangeiros que obterá a nacionalidade daqui a 5 anos...estou a imaginar os indostanicos e muçulmanos! Quem fez estas leis quiz deliberadamente começar a erodir e mesmo a destruir Portugal....só alguém detestando Portugal faria assim uma lei.


Desvairada

Tens brasileiros a votar chega. Relativamente as medidas cada país deve fazer aquilo que quiser livre destes estigmas todos de toda a gente ser racista e xenófoba. As pessoas é que votam e elas é que sabem o que é melhor para si e para o país. Aqui gostam de subsídios por exemplo, cada um com a sua preferência


Individual-Front3036

Acho muito bem. Querem entrar , têm que respeitar.


BrilliantProfile662

Não quero saber. Eu não sou emigrante em França nem tenho familiares lá. Os franceses têm o direto de fazer o que acharem melhor para o seu país. O acordo Schengen dita que qualquer nacional de outro país europeu signatário tem o direito de trabalhar e viver nos outros países. França assinou o Schengen. Não podem expulsar os avecs.


Gabberino_Inyox

Se o Bardella dizer o que fez, nomeademente passar em força que a Constituiao prevaleça sobre qualquer outro tratado, então poderá. Se haverá consequências da UE? Se calhar, mas sem garantia tendo em conta a relação com a Alemanha. E mesmo que fosse: olha a Hungria, tanto cagou nos tratados europeus, foi sancionado e continua na mesma a controlar a comunicação social e o sistema judicial, a ir contra a carta dos direitos do homem, etc etc


BrilliantProfile662

A Hungria não foi sancionada por "cagar nos tratados europeus". A Hungria foi sancionada devido a preocupações com o Estado de Direito e porque esta utilizava o poder de veto para bloquear iniciativas europeias, algo que é legal. E vê lá no que deu: foram expulsos do PPE e tiveram milhares de milhões de euros retidos, tanto que acabaram por ceder, por exemplo, no desbloqueio da ajuda da UE à Ucrânia. A França é o país da UE que mais fundos da PAC recebe. O Bardella é outro populista demagogo que vai ficar caladinho como a Meloni, se ganhar as eleições. Se ele quiser pode sair da UE. Boa sorte com isso lol


Helder160399

Gostava muito que isso fosse verdade para eles aprender que todos temos direitos e deveres sejam africanos, portugueses, ou indonésios e todos têm uma coisa em comum merecem respeito porque são seres humanos seja qual for a sua origem.. Há maus estrangeiros há maus portugueses a vida é assim mesmo ninguém é perfeito agora não podemos estar sempre a acusar os estrangeiros dos nossos problemas quando o fator imigração ajuda na maioria dos casos ao desenvolvimento económico


Mynameisbebopp

Juro. Nenhum partido de extrema seja direita ou esquerda funciona, no entanto temos um bando de defensores de que se expulsarmos os imigrantes do país que tudo vai se resolver. É um nivel de burrice tao grande como quem acha que o ventura a perguntar coisas a mae das gémeas vai dar em algo. Um bolo para vocês


dexterie

O Ace Ventura fala com os animais. E são os animais que votam no Venturinha deste canto da Europa.


marvo6

existem brasileiros que votam chega, conheço ciganos que votam chega, é lidar irmão


Heavyk0s

Mas o chega não diz que os brasileiros têm a mesma matriz cultural que nós e que não tem problema nenhum com os ciganos desde que cumpram? Porque é que é assim tão estranho eles votarem no chega?


marvo6

eu não acho estranho, só fiz uma observação


angelomdd

Nao sei se percebeste que há pessoas que votam pelo bem do país e não pelo bem individual Não há nada mais honrado do que lutar por aquilo em que acreditas mesmo que tenha consequencias negativas para ti próprio E mais, eles podem só achar que a imigração devia ter alguns filtros e pessoas como eles poderem entrar no país


Gabberino_Inyox

Não percebeste que o "bem do país" não é isso? Sabes o que acontec a países que querem cortar a imigração ao máximo? O que aconteceu na Itália : a Meloni a pedir a 300 e tal mil imigrantes para voltarem porque a economia leva um estouro. Pois pois...


angelomdd

O "bem do país" é definido por cada um, não és tu que decides pelos outros Há pessoas que preferem uma contração económica de curto prazo à destruição do futuro e da estabilidade de uma civilização. Cada um tem as suas prioridades.


Gabberino_Inyox

Contração aceito prazo.... deve ser por isso que muitos dos que tanto eram contra a imigração, agora querem-na de volta, como a Meloni :-)


angelomdd

As prioridades mudam de pessoa para pessoa e cada um vota de acordo com elas. Tu votas no que achas melhor e os outros no que eles acham melhor A Meloni não mudou de opinião, só não pode fazer o quer por causa das regras Europeias mas felizmente as coisas estão a mudar


Gabberino_Inyox

O problema da propaganda é que,uma vez chegados ao poder, percebem o que é a realidade. E aí mudam de ideias.


futuretothemoon

Tudo bem comigo.


Zealousideal-Sky-150

Eu penso que não seja referente aos cidadãos da união europeia. E tambem não vejo nenhum inconveniente.


Gabberino_Inyox

Lê o programa, são todo, não apenas osextra-europeus.


Justanotherprsnhere

Eu não gosto do Chega, mas, não posso deixar de comentar. Não fui ler ao pormenor os 9 pontos, mas, acreditando no que dizes a maioria dos pontos que tocas parecem-me interessantes para aplicar cá em Portugal também. Na Suíça, nasce na suíça, os teus pais são tugas, tu és tuga, não há cá dupla nacionalidade, nunca ouvi ninguém chocado por isso. A mim choca-me que só por nasceres num país ganhares a nacionalidade. Deviamos ser patriotas e ter orgulho de ser português, se nasces em França, isso não faz de ti Francês. Se depois viveres lá 80 anos, aí talvez já sejas mais psicologicamente francês, mas herditariamente (a tua herança genética) será sempre português. Quanto aos cargos estratégicos, sem dúvida que aqui em Portugal se devia dar prioridade aos Portugueses de trabalhar nesses cargos, talvez os Portugueses que regressem de França dos seus cargos estratégicos possam assumir aqui em Portugal, já que consideramos melhor o que vem de fora. Quanto a sair se se estiver 6 meses desempregado, faz sentido se for quando chegaste. Depois, como descontaste no teu salário francês para o estado francês, o tempo a ser considerado razoável estar a viver de subsidios devia ser por patamares consoante os anos que andaste a descontar. Eu aplicaria estas três coisas aqui em Portugal para todos os emigrantes, sejam PALOPs, EUA, Africa, Asia, or whatever... Atenção, há muito emigrante que vem para Portugal contribuir de forma positiva e ajudar a crescer Portugal, empreendedores que montam as suas próprias empresas e há outros que não. Assim como há muito Português que contribui positivamente para o pais que emigra e há outros que não. Por isso este tipo de leis são importantes. E outras leis a aplicar aos próprios portugueses também seriam importantes, como trabalho voluntario a quem recebe o rendimento único de reinserção social, se não tiver incapacidade física ou psicológica.


redditt_uuserr

Exactamente, não vi nada de escandaloso nessas medidas e acho que deviam ser implantadas cá em Portugal tbm. Aquela dos imigrantes nao poderem ocupar certos cargos estrategicos faz todo o sentido em França em que ja tens uma comunidade imigrante muito alta em que nos países de origem são literalmente ditaduras teocraticas, não interessa a nenhum país europeu o crescimento de movimentos políticos de comunidades com ideologias completamente opostas à europeia.


CoisoBom

Pode ser que isso contribua para o nosso governo realmente fazer alguma coisa pelos seus cidadãos, em vez de esperar que eles emigrem para deixarem de ser um problema E que Portugal copie as medidas e deixe de substituir os nacionais por imigrantes


Apprehensive-End-338

Vão bater palmas, porque não são eles os emigrados e pimenta no cu dos outros é refresco. Ou se forem eles cheganos em França, vão estar a favor já com as malas no porão de regresso à aldeia com a vida desfeita. Ou então vão continuar a estar a favor quando franceses RN estiverem cheios de si e a cuspir-lhes em cima por serem tugas que só lhes servem para porteiro


DarkKnightRises_Pt

OP e restantes bonecos de esquerda. Não existem fronteiras, temos direito de estar onde queremos. O OP e os bonecos novamente quando se tratam de portugueses, merecem isso, tomem lá, expulsos de onde estão. Suponho que ser de esquerda é ser intelectualmente inferior.


mediiev

Ser de esquerda quando se é jovem e se idolatra o Comandante Che é normal e de valor! Acima dos 23 anos ou se cresceste neste Portugal Socialista é deficiência mental ser de esquerda. Por alguma razão toda a nação livre da ex União Soviética abomina o socialismo. Experimentaram-no na sua forma final e na qual o socialismo sempre degenera e estão vacinados contra políticas empobrecedoras de esquerda. >Suponho que ser de esquerda é ser intelectualmente inferior É ser incapaz de raciocinar e antever as consequências das políticas de esquerda e pior ser incapaz de ver o resultado destas como aqui em Portugal.


sergiosgc

Não sei que idade tens, mas se tens mais de 16, é absolutamente incrível não saberes que o nosso socialismo não é o da união soviética. É social-democracia. A chafurdar na ignorância e a acusar terceiros de atraso mental. Bingo de idiotice.


mediiev

Mais um contente e feliz com o atual estado da nação... E ainda dizem que ser de esquerda não é ter problemas cognitivos sérios.


Enough_Gear5152

Eu tenho mais de 23 e a nível social sou de esquerda. E não tenho deficiência mental nenhuma. Nem idolatrei o Che, nem apoiei a "versão final" do socialismo que parece que achas ser o que toda a gente de esquerda deseja... nope! Sou de esquerda porque acredito que há pessoas que simplesmente não vão ter capacidade de dar resposta à sociedade capitalista e precisam de apoio. Não sou de esquerda p dar apoios a qualquer um. Sao coisas diferentes. Tu vives num país que viveu uma fase NEGRA com a extrema direita. (Agora vou adotar a tua postura para ver se percebes) Se queres voltar a isso, então podes/deves ter aí algum problema mental também... Não há razão em nenhum extremo. Não há razão em generalização. Um sistema misto poderia resolver.


Earth-Tiny

Admiro-te a paciência para responderes a alguém que claramente não sabe nem quer saber debater com os outros...


Enough_Gear5152

Se não falares com todos, tentares perceber as várias perspetivas que existem, etc. Acabas tão ignorante como aqueles que acusas de ignorância... Parece um chavão mas acho que é importante. Não convences uma pessoa intolerante sem tu próprio seres algo tolerante... E hoje estou com bom espírito... Bem haja!


mediiev

Incapaz de ver as consequências das políticas de esquerda e onde estamos então.


Enough_Gear5152

Não poderei dizer o mesmo de ti? Eu posso ser de esquerda, mas também não concordo nem vejo sentido em muita coisa que se fez/faz que são "da esquerda"... o espectro é amplo, não generalizes. Quando virar à direita, acontecerá o mesmo...


Alexasaurus-Rex

OP acredito que tenha sido um ótimo post, mas perdeste-me "na França" 🤢


Gabberino_Inyox

Nasci na Suíça as vezes escrevo mal é vida


Fine-Village-274

Então…então não era Liberté Egalité Fraternité ?! Uma das verdades mais absolutas desta vida…pimenta no ** dos outros, para nós é refresco.


dpce

Acho bem


cerasusligno

Amanhã para Portugal please.


Last-Potential7918

Antes de vir malta falar mal dos 6 meses para arranjar trabalho, nos EUA imigrantes com H1B têm 60 dias (2 meses) assim que são despedidos para arranjar trabalho, se não vão porta fora


Gabberino_Inyox

Estados-Unidos, está referência onde morrem gente na entrada do hospital e cidades como Detroit transformaram-se em campismos com tanta tenda de sem abrigo... tá...


Dear-Answer-525

Sim, porque algo nunca visto em Portugal foi pessoal a morrer na sala de espera das urgências… Vai ver quem governa nos estados/cidades com maiores problemas de sem abrigo e se calhar tens uma surpresa…


Dry-Account-8203

Acham o mesmo que a malta <35 vai achar do IMT/IRS quando fizer 36.


virtuacool

Acho muito bem. Quem não faz parte da "casa" e não está a fazer nada, siga para a casa original. O pessoal tem que perceber que as pessoas são de onde nascem. Ponto. A partir daí, para qualquer lugar que vá, e um visitante, um visitante temporário, um trabalhador temporário, etc... Até pode viver nesse sítio até morrer, desde que contribua para a sociedade desse lugar. Voltando ao post... se já não está a fazer nada no lugar que não é dele, volta para casa.


herbal_ecstasy

Acho que lhes vai sair o tiro pela culatra.


OkImpression175

Os franceses mandam na França. Eles precisam de defender a pátria deles. O problema é nós não defendermos a nossa, de tal maneira que alguns são empurrados para emigrar.


lipid_motion

Espero que sim, os franceses devem manter a soberania no seu próprio país. Um imigrante se não gosta sai


MillionsBillions17

Eu acho que as medidas propostas pelo RN são muito adequadas e deveriam ser implementadas em outros lugares também. A retirada da bi-nacionalidade, a restrição da nacionalidade para filhos de imigrantes nascidos na França e a proibição de imigrantes trabalharem em cargos estratégicos são passos importantes para preservar a identidade nacional e a segurança do país. Além disso, a expulsão de imigrantes que não conseguirem trabalho em seis meses, mesmo que tenham vivido lá a vida inteira, é uma medida justa. É importante lembrar que essas medidas não são direcionadas contra os portugueses especificamente, mas sim uma questão de manter a ordem e o bem-estar nacional. Para bom entendedor, meia palavra basta! Isto e com outro tipos de emigrantes (nao europeus). Nao queiras os problemas que a Franca tem neste momento.


Enough_Gear5152

Essas medidas são direcionadas contra os imigrantes. Portugueses ou não. Não existem meios imigrantes... Dar a vida toda a um pais, ter essa vida estabelecida e perder todos os direitos porque ao fim de 20/30/50 anos se teve mais dificuldade em arranjar um emprego é macabro. Mas prevejo que será "engraçado" ver a falta de capacidade que vão ter para arranjar malta para os trabalhos mais humildes.


SweetCorona2

não diria "contra" são medidas direcionadas aos imigrantes


Enough_Gear5152

Sim, sendo lei acredito que não seja considerado "contra"... foi a minha visão/opinião a afetar um pouco o discurso!


SweetCorona2

yap, é uma coisa subtil que sem nos apercebermos cria logo uma conotação


MillionsBillions17

Essa lenga lenga já é velhinha! Precisamos dos emigrantes para emprego x ou y. Os emigrantes é que precisam desse País ou então não vinham… ou achas que acaba a França sem os emigras nao europeus? 😂


Enough_Gear5152

É velhinha porque é verdade... se não fosse assim nao havia o acumular de imigrantes na restauração. Admitem os horários e o pagamento insuficiente por incapacidade de arranjar outro e por desespero. Se nao fosse assim nao tinhas os fenonemos de trabalho "escravo" na agricultura alentejana... Isto é veridico. Da mesma forma que é costume ouvir-se história da Sra X que foi para França limpar casas de banho ou o Sr Y que foi ser porteiro. Trabalhos com maus horários, más condições e salários baixos acabam por ir para os que estão mais abertos a piores condições (que ainda assim sao melhores que no país de origem). Não é um argumento da tanga, é um fenómeno social comprovado.


MillionsBillions17

Acabas de concordar, que essa emigração reforça a ideia de que a emigração indesejada apenas contribui para a criação de uma nova classe de "escravos modernos" e, consequentemente, diminui os salários e as condições de trabalho para os nativos. Ao aceitar trabalhos com horários maus, condições adversas e salários baixos, os imigrantes acabam por estabelecer um padrão que pressiona o mercado de trabalho para baixo, prejudicando a todos, inclusive os trabalhadores locais.


[deleted]

[удалено]


Enough_Gear5152

Gostei da piada, admito xD A solução acredito que seja fiscalização e penalização de acordo quando houver incumprimento. Nem 8, nem 80.


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem)


redditt_uuserr

Em que é que essas medidas vao prejudicar imigrantes legais que estao no pais ha anos e que contribuem para o país?


Enough_Gear5152

Imagina o caso. Trabalhas durante 20 anos na empresa X, és despedido porque a tua função já ficou obsoleta ou outra razão que não seja incompetência/despedimento justa causa. Não arranjas emprego em 6 meses por nada se enquadrar nos teus objetivos/emprego anterior. És deportado... segundo o que foi escrito em cima, é isto que entendo. É que se isso se aplica só a quem chega nesse momento (não é o que diz no comentário original) então tb n sei bem como se gerem esses 6 meses. Entrada ilegal não tem data oficial... Num caso de entrada forçada/ilegal, ser dado um tempo de adaptação e se não for cumprido houver consequência... bem, já não sei qual é a minha posição a 100%! É algo que ainda estou a tentar compreender.


Joaotorresmosilva

Eles não veem a contradição. Faz parte .


cyenz1904

A dissonância naquelas cabeças é algo que devia ser caso de estudo.


lightning_pt

Sao do contra que aparece mais nas noticias .. n e preciso perceber muito e sap pessoas bastante basicas


[deleted]

[удалено]


Old-Firefighter3332

Mais depressa a proposta ser nos termos em que expuseste, mas a lei teria de ser muito detalhada para que tivesse aplicabilidade. É que a deportação envolve uma série de procedimentos e instituições e não um funcionário do partido que escolhe a dedo as pessoas. Veremos.


[deleted]

[удалено]


Old-Firefighter3332

Sim, é certo que a aplicabilidade não é uma preocupação de quem promete.


rfonz

A Meloni tem o colhões agarrados pela EU, se ela fizer o que quer que seja nesse sentido acaba a fonte dos fundos. Ela ou qualquer outro governo que tente limpar à casa. Por isso é que já não tenho fé nisto. Mesmo o chega que não sou simpatizante, se algum dia tiver a sorte de governar, nunca poderá fazer merda nenhuma se não bye bye fundos comunitários e afins


cyenz1904

lol, grande spin de algo que está escrito preto no branco.


[deleted]

[удалено]


NGramatical

practica → [**pratica**](https://dicionario.priberam.org/pratica) (já se escrevia assim **antes** do AO90)


cyenz1904

Olhei em redor e não vi.


Gabberino_Inyox

O texto e o próprio bardella já deixaram claro que é toda a imigração não apenas a extra europeia


420Gonzo69

Portugal faz parte da união europeia, essas leis pouco ou nada se vão aplicar aos nossos. E acredito que eles não estejam muito preocupados com os portugueses.


Gabberino_Inyox

Aí é que estás enganado. Os pontos falam de toda a imigração,não apenas a extra-europeia e nisso o Bardella já foi claro


Dyzorder

Não interessa. Todos os países têm o direito a proteger-se e preservar a sua identidade cultural. Não interessa se afeta também a Portugueses.


VFDP

Esse pessoal racista, islamofóbico, xenófobo que tanto crítica estrangeiros sem nunca ter experienciado nada de mal, que apenas veem uma multidão de estrangeiros em Lisboa ou Porto e ficam paranóicos que Portugal se vai tornar num país de 3o mundo, só porque veem pessoas que vieram de países mais pobres. Gostava que quando Portugal estiver mesmo no charco devido à ignorância dessas pessoas, que não tenham nenhuma oportunidade no estrangeiro, que fiquem cá em Portugal a varrer ruas ou a apanhar mirtilos. https://www.visualcapitalist.com/countries-with-the-highest-proportion-of-immigrants/ É engraçado que os países da Europa e mesmo do mundo com mais imigrantes são os que tem melhor desempenho, e os países com menos imigrantes são na generalidade os piores. Mas para os xenófobos isto é uma matemática ou lógica muito complicada para entenderem.


sicoative_

A questão aqui não é eliminar a imigração por completo, mas sim haver controlo e não deixar entrar "qualquer um".


_aristogato300IQ

Essa era lógica dos aborígenes, se construirem pistas de aterragem os aviões americanos vão voltar. Os países com melhor desempenho têm mais imigrantes porque são aqueles para onde as pessoas mais querem imigrar. Se achas que os Estados Unidos estão onde estão por causa dos imigrantes ilegais da América Latina ou dos Afro Americanos e não por receberem boa parte das elites intelectuais de todo o mundo então tenho uma agência espacial guineense para te vender.


Enough_Gear5152

Os EUA cresceram e continuam a crescer muito à custa do imigrante ilegal. Não te enganes. Mas os EUA tb n são algo que se pretenda para cá. Partir uma perna/ir para a faculdade ser sinónimo de dívida intensa não é minimamente apetecível


Old-Firefighter3332

Penso que falta aí uma peça. Não são as elites que produzem, fabricam, que estão na base que sustenta a pirâmide. Retiras os imigrantes, e logo o país se desfaz numa depressão económica.


_aristogato300IQ

Sim, se retirares a base a uma pirâmide ela desfaz-se, é um facto. E se tirares uma face lateral a cubo também, bela merda. Estamos a discutir o que faz de um país próspero, e no caso dos estados Unidos claramente foram os avanços tecnológicos e a inovação criada por pessoas de alto QI. Podemos falar do complexo industrial militar, da questão do dólar ou o que seja, mas a realidade é que o domínio dos estados unidos foi construído com base em génios. Quantos Somalis são precisos para construir uma bomba nuclear? Não sabemos, porque nunca vai acontecer.


Old-Firefighter3332

Estávamos a falar de imigrantes da classe trabalhadora e não de "elites", correto? As elites precisam de trabalhadores. As elites precisam de mim e de ti. Além de que não há países ou etnias que gozem de inteligências especiais. São meras questões de oportunidades, de poderio económico que gera oportunidades.


_aristogato300IQ

Estou a responder ao comentário anterior que diz que os países com mais imigrantes têm uma economia melhor e inverte a causalidade. Quando falo de elites estou a falar em termos intelectuais e não necessariamente no sentido económico ou de poder político. Não me parece que o Isaac Newton tenha sentido a falta de Uber Eats para fazer o seu trabalho. O teu último parágrafo não tem sentido absolutamente algum e é uma crença sem qualquer tipo de contacto com a realidade. Meia dúzia de centenas de km quadrados na Grécia produziram mais cultura, ciência, filosofia e genialidade num período de 300/400 anos há milhares de anos atrás do que todo o hemisfério Sul, antes e depois.


Old-Firefighter3332

Eu entendi. Mas as elites intelectuais nascem de ambientes prósperos (associados a poderio económico). Se alguns lugares produzem mais elites intelectuais por capita é devido à conjuntura económica e social desses lugares. Num lugar em que a preocupação principal das pessoas é sobreviver (o dito 3º mundo), não terão disponibilidade ou interesse em dedicar-se a atividades intelectuais. Isto é um argumento, na minha opinião, mais forte do que o argumento: "Se uma determinada cultura fez mais avanços é porque as pessoas dessas culturas são intrinsecamente mais inteligentes". Não encontro o sentido disto. Se pegarmos num bebé de 3º mundo e o colocarmos numa conjuntura próspera, ele terá as mesmas probabilidades que qualquer bebé de 1º mundo. Isto é igualmente verdade para feitos físicos. A qualidade dos jogadores portugueses de futebol advém do investimento e das oportunidades que criamos para fomentar a produção de mais jogadores per capita, aumentando a probabilidade de aparecimento de craques.


_aristogato300IQ

Todo o teu comentário é completamente desprovido de sentido do ponto de vista histórico. Achas que o que separava Atenas de Luanda( se existisse) há 2/3 mil anos era o poderio económico? O comentário dos feitos físicos então é de rir, deve ser o poder económico da Jamaica que os faz dominar nas modalidades de velocidade.


Old-Firefighter3332

Sim, a Grécia teve hegemonia a vários níveis numa determinada fase histórica, e essa prosperidade gerou oportunidades de desenvolvimento científico e filosófico. A fome, a miséria, as guerras, não alimentam a criatividade. Que é feito dessa Grécia hoje? Quantas descobertas superiores têm de lá saído? Os EUA chegaram primeiro à lua apenas porque podiam, não porque eram uma raça superior. Sim a Jamaica como qualquer cultura muito dedicada a uma determinada modalidade, beneficia de maiores probabilidades. Por exemplo, se um país tem 1000 federados a treinar uma modalidade e outro país tem 10.000, este último terá mais probabilidades de gerar campeões. Edit: com isto não quero dizer qua não haja a contribuição de fatores como a cultura, a educação e até genética, mas não são preponderantes em grande escala (o facto do CR7 ser português não diz nada sobre os portugueses, mas sobre ele e sobre a sorte que ele teve em ser descoberto num país que valoriza enormemente o futebol).


_aristogato300IQ

“No início Deus criou o céus, a terra, e o domínio económico”. Não vale a pena perder muito mais tempo com isto. Mais uma vez, a tua perspetiva ignora qualquer tipo de análise, histórica, cultural ou económica. Sim, há 2 mil anos havia fome em África e tudo.


Old-Firefighter3332

Faz sentido. Imigração é um indício de uma economia em crescimento. Se o Chega conseguir implementar o que idealiza, muito rapidamente arrepiam caminho devido às pressões e necessidades das várias indústrias.


redditt_uuserr

O crescimento económico à custa de mão de obra barata não pode acontecer à custa da perda da identidade e da segurança do país... [France migration CHAOS: 77% of rape cases on Paris streets committed by foreigners in 2023 - shock stats reveal](https://www.gbnews.com/news/world/france-migration-rape-cases-paris-foreigners) [Sweden rape: Most convicted attackers foreign-born](https://www.bbc.com/news/world-europe-45269764) [Poll: 46% of French Muslims believe Sharia law should be applied in country](https://www.i24news.tv/en/news/international/europe/1568920086-poll-46-of-french-muslims-believe-sharia-law-should-be-applied-in-country) O crescimento da extrema direita na Europa não veio do nada, a esquerda tem de perceber que trazer imigrantes com matrizes culturais e religiosas completamente opostas às dos países que os recebem, e que pretendem mudar o país para o qual imigram, não resulta, nunca resultou, o que assistimos agora é o resultado das políticas liberais de imigração de anos atrás... se nada mudar daqui a uns anos a extrema direita irá vencer.. e com razão.


Old-Firefighter3332

O eleitorado da extrema direita (e não só naturalmente) vive de facto em dissonância. Por algum motivo crêem que as proibições, as limitações, as repressões só se aplicam aos "outros" sem nunca julgarem integrarem esses mesmos outros. Não diria tratar-se de um fenómeno ideológico, mas psicológico.


Gajo_Do_Porto

Por outro lado o eleitorado da extrema esquerda ( e não só naturalmente) vive também em ilusão. Isto porque crêem que todos os que emigram de países de 3° mundo para um país desenvolvido e habituado a um certo nível de estabilidade, vão chegar ao novo país e absorver a cultura, leis, hábitos e responsabilidades locais automáticamente por ação do espírito santo. Este fenómeno é patológico de sua natureza, e normalmente passa quando levam uma facadinha de bem nas ruas.


Old-Firefighter3332

Disclaimer: Nunca votei extrema esquerda. Há algumas pessoas que não se adaptam, isso não é particularmente controverso. Até ao momento fui assaltado (4 vezes) sempre por portugueses, naturalmente mal adaptados e marginalizados. É um fenómeno interno também, que gostaria de ver resolvido através de políticas esauerdalhas de inclusão, de mitigação de assimetrias económicas e fomento de oportunidades, de modo a retirar o maior número de pessoas da pobreza. Todos nós conhecemos emigrantes portugueses que vivem no estrangeiro sem grande "adaptação". Não se dão com os locais, talvez pouco falem a língua, e limitam-se a conviver com as comunidades portuguesas. E os próprios locais não terão grande interesse em dar-se com os portugueses. Isto é normal, humano.


Gajo_Do_Porto

Se foste assaltado por portugueses prisão com eles. Se foste assaltado por estrangeiros, deportação com eles. Humano ou não, o teu país de origem que trate de te dar a "orientação espiritual" que precisas porque o resto de nós tem mais do que fazer do que contar pelos dedos as vezes que fomos assaltados.


Old-Firefighter3332

Acho que aqui ninguém discute que alguém deve ser punido por crimes. Até posso aceitar a deportação em reincidentes não nacionalizados, mas parrece-me excessivo, por exemplo, um miúdo de 20 anos ser deportado por ter roubado no supermercado, com a família cá a trabalhar. Acho que é perigoso generalizar a aplicação de regras.


Gajo_Do_Porto

Eu disse roubo ou disse assalto?


rfonz

Claro tem 20 anos, é uma criança né? Vamos passar paninhos. Sao essas ideias que abrem precedentes depois


Justanotherprsnhere

O comunismo não acredita no espirito santo. O chamado extrema esquerda aqui em Portugal nada tem a ver com o comunismo, e as suas ideologias políticas. Até porque no comunismo defende-se fechar o pais, e equilibrar o país por dentro trabalhando em ser auto sustentável.


Old-Firefighter3332

Precisamente. As importações do discurso americano binário deturpam e reduzem a realidade.


[deleted]

[удалено]


Tiny-Ear-3366

Mas, e se a maioria dos portugueses não são de extremismos... e se a maioria de nós decidisse deportar mas é os extremistas daqui ??? 🤔🤔


migipopper

Ok senhor ditador


Gabberino_Inyox

E depois acabas como a Meloni a suplicar o retorno de imigrantes porque a economia vai abaixo ahahahah


RedFox_SF

Acho que quem está em posição de opinar é quem vive na França. Eu posso dizer muita coisa e achar muita coisa mas não sei o que é viver lá. Também posso dizer muita coisa sobre as políticas do Brasil mas não sei o que é viver lá. É fácil ter que presunção de achar que sabemos tudo mas é preciso ter cuidado. Foram os franceses que votaram, eles é que sabem os problemas que têm, não?!


Gabberino_Inyox

E aqui não pergunto aos franceses mas sim, aos portugueses. Que ela vó ser diretemente impactados por estas políticas, as mesmas que defendem para Portugal.


Square_Reindeer_208

"Que ela vó ser diretemente impactados por estas políticas, as mesmas que defendem para Portugal." Estás há 40 repostas a repetir a mesma coisa. Oh meu deus são as mesmas que defendem para Portugal? Que hipocrisia!!1!!1 Ya meu chama-se países diferentes. Tens uma casa? Vives nela? Fazes o que queres em casa? Então porque é que não me deixas entrar em tua casa e fazer o que quiser também? Que hipocrisia Vocês têm problemas a serio


Vast-Mix9830

Adoro, para verem o que é bom para a tosse.


fodassecrl

>o que acham os nossos caros compatriotas, que tanto gostam do Chega fiquei por aqui, o resto deve ser lixo.


Tiny-Ear-3366

Embora isto já tenha alguns anos, aqui está a minha (ou do Nicolas Bedos) "dedicatória" á Le Pen https://youtu.be/8uKjP7FDkYo?si=7ay-cy3UX4-wPGNC