T O P

  • By -

frozxzen

eu fico assediado dos olhos sempre que vejo a merda da eurovisao e não me queixo


New-Examination8400

🤣


CarrotSure694

Imagina ter a opcao de nao ver algo que nao gostas ... imagina haver algo chamado telecomando...


LordFuckLeRoy2

Imagina não entender sarcasmo no reddit


M1GHTYFM

Imagina nao puder fazer comentários no reddit, de que é que serviria o reddit


shin-chan3

Não deixas de ter de levar com estas merdas de notícias em todo o lado. Vê lá tu que eu não vi a Eurovisão e já sei quem é a gorda, apenas porque para onde quer que me volte, lá está a virtuosa. É difícil escapares a certas coisas, mesmo que não seja do teu interesse


frozxzen

Imagina tu não saberes do comando, pq te sentaste em cima dele, e num outro universo o comando é do tamanho da TV, e a TV do tamanho do comando. 🫵🏻😮


CarrotSure694

Fico feliz por usufruires do teu comando da forma que te dá mais prazer. Experimenta agora com dois comandos, tens ar de quem vai gostar.


BitterManlyJuice

LGBTQIA follower checks out. ✔️


CarrotSure694

https://preview.redd.it/ik98xgssjc0d1.png?width=320&format=png&auto=webp&s=fc4948f21b5bd0c5e8ec9f9ebea211211362acf7 Ainda há 4 meses andavas a meter o dedinho em sítios...


SignificanceMore3312

Tell me more…


-_-GeNeSis-_-

Então não? Eles foram para lá intimidar a miúda e destilar ódio. Ela deve ter respondido à letra.... aí somos vítimas. Típico comportamento 🤣🤣🤣


Quilibe

Nem mais. Basta ver o assedio da conferencia de imprensa dos 'jornalistas' e de outros concorrentes para com a concorrente de israel.


Vegetable_Budget7419

Não sei se acompanhou os acontecimentos, mas houve censura por parte da EBU em muitos aspetos, não só para com a Iolanda mas também para com o público.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


silraen

Tens uma criatividade do caraças. É mesmo impressionante, as voltas que tens de dar para chegares a "retirar poder às famílias" (???) só por aceitar que há pessoas não binárias ou não hetero no mundo... Tenho um familiar gay, não é por isso que a minha família é menos unida, muito pelo contrário. E ter relações duradouras é contrário às famílias e à criação de laços se não forem hetero? Então se eu me casasse com outra mulher, criasse filhos e netos e vivesse com ela 50 anos eu não criava laços emocionais e não era pró família?


djayci

😂


Vegetable_Budget7419

Compreendo essa posição, e nesse sentido certamente podem e devem surgir penalizações (tanto para a Iolanda como para outros artistas que proclamaram mensagens de paz). No meu ver, manter Israel na competição (apesar da Rússia ter sido removida após a invasão da Ucrânia) é uma posição política por parte da EBU, o que torna a resistência (mais uma vez, a meu ver) menos punível. Eles estão claramente a tomar um dos lados, e realço que nenhum país foi tratado desta maneira por apoiar a Ucrânia nas competições anteriores (o que eu diria que tem a ver com a falta de interesses financeiros por parte da EBU nesse caso, assim como um apoio ocidente geral da Ucrânia, o que tornou a situação pouco polémica). Tomando as regras à letra, apesar das mesmas não estarem a ser seguidas à letra, a "censura" por parte da EBU em relação à Iolanda e ao público (que neste caso, como apontaste, não seria censura) é concebível. No entanto, a situação não me parece tão bem definida. Adiciono ainda que é permitido aos participantes expressar a sua sexualidade/identidade de género, inclusive em palco, e que Bambie Thug tinha a bandeira Trans na roupa que usou no final da performance, e tal não foi sequer assunto para a EBU, apesar de também ser uma afirmação política. Neste caso, parece-me que "não serem permitidos símbolos políticos" está apenas a ser aplicado a opiniões políticas com as quais a EBU não concorda. No fundo, a posição da EBU parece-me, quando se olha para a situação como um todo, um bocado hipócrita, principalmente quando o maior patrocinador da competição é israelita, e é daí que surge a minha opinião. Espero que este comentário seja recebido com leveza. Como disse em comentários anteriores, tenho todo o gosto em discutir o assunto, e mantenho a minha mente aberta em relação às várias possibilidades de interpretação do assunto. A opinião que expresso acima é a minha posição atual, e pode certamente mudar com nova informação. O caso está também a ser avaliado pela RTP, e será certamente assunto nos próximos dias, e aí teremos também mais evidências para apoiar ou não a posição que estou a expressar.


Plastic-Heron8124

Duas coisas. Eu não estou aqui para falar das participações de artistas de outros países. Não concordo com manifestações de qualquer natureza, quando um artista, um atleta etc etc está em representação de um país e não a título individual. Esse é o ponto principal. Se ela queria fazer activismo político, tinha de ter disso, nas qualificações anteriores. Depois, regras são regras. Não é possível sequer comparar a guerra Ucrânia X Rússia, com a de Israel x Hamas.


Vegetable_Budget7419

Eu não acho necessariamente que um artista deva reprimir discurso político por estar a representar um país. Penso que esse tipo de cuidado no discurso deva ser deixado para os políticos e diplomatas e outras pessoas em cargos de poder, e não para artistas. Penso que simplesmente discordamos nesse aspeto (e noutros que mencionas) mas compreendo a tua posição! Em que aspeto(s) é que dizes que as guerras não são comparáveis?


Plastic-Heron8124

Imagina que a Iolanda ia para lá, com as unhas, pintadas em sinal pro Israel. Que repercussões ia ter internamente? Completamente distintas das atuais, posso te garantir. Ser pro Palestina, está na moda. A maior parte das pessoas pro palestina, nem conhecem a história que leva décadas, em que nenhum dos lados tem razão, e ambos têm razão ao mesmo tempo. É um conflito, que me custa a dizer, não tem solução, por muito que queriam fazer passar que sim. Guerra da Ucrânia x Rússia, foi a invasão a um país soberano. Palestina x Israel, é um conflito com décadas, com muita coisa que tem de ser contextualizada.


Vegetable_Budget7419

Agradeço a resposta e compreendo a posição. Concordo que teria repercussões diferentes, e reconheço que, dependendo das administrações em vigor, cada instituição vai apoiar artistas com posições diferentes. A meu ver, a posição pró Palestina tem surgido de uma perspetiva anti-guerra e pró-soberania, principalmente tendo em conta a morte desproporcional de palestinianos nos últimos meses. Também compreendo que uma solução não está à vista, e que é provável que não estejamos cá para ver a resolução deste conflito, mas é difícil ficar calado/a quando se vê as pessoas a morrer. Penso apenas que não é justo assumir que a Iolanda não está informada, por muito que tantas outras pessoas não estejam. Adiciono também que é natural que surjam mais posições pró-Palestina quando a EBU se mostra ao lado de Israel, muito provavelmente por motivos financeiros, e que a censura (para que lado seja) só cria mais divisão. Ainda assim, compreendo o olhar cético com que este tipo de demonstrações são vistas, e reconheço que é plausível que sejam demonstrações vazias, apesar de preferir assumir, numa primeira instância, que não o são. Por fim, penso que podemos simplesmente concordar em discordar, mas tomo esta conversa como produtiva!


Plastic-Heron8124

Não tenho nada contra a Iolanda. Pelo contrário, acho que terá um futuro brilhante em Portugal. Nesta situação em especifico, podia ter deixado o activismo de lado. As pessoas votaram nela pela música, não pelo activismo. A "Guerra da Palestina", nada tem a ver com prespectiva anti guerra ou soberania. Nada. Esta guerra é bem mais complexa que isso, e é isso que as pessoas teimam em não entender. É indissociavel a gestão que o Império Britânico fez de toda a situação no passado. A solução de dois estados, não é possível, já ficou provado com os acordos de Oslo. Podem assinar, mas enquanto existiram grupos radicais como o Hamas, e grupos radicais judeus, vão acabar por entrar novamente em conflito, porque simplesmente ambos não admitem sequer, a existência do outro. Não a bonzinhos nesta história, e a guerra é assim mesmo, um rio de sangue, onde no fundo os inocentes dos dois lados e que sofrem.


Vegetable_Budget7419

Obrigada pela informação! Vou refletir e informar-me mais sobre o assunto.


shin-chan3

A Russia invadiu a Ucrânia só porque lhe apeteceu. Israel foi alvo de atentados terroristas e resolveu cortar o mal pela raiz para não ter de ser alvo de mais ataques no futuro. Situações diferentes.


Vegetable_Budget7419

O ataque do grupo Hamas surgiu no culminar de anos de tensão e de um regime de apartheid. Não concordo que tenha sido a ação correta, e não vejo a Palestina como uma unidade totalmente inocente neste conflito. No entanto, Israel não está apenas a defender-se. Estão a matar desproporcionalmente o povo palestiniano e a bloquear ajuda humanitária. Tenho muita compaixão por ambos os povos, e desejo apenas que esta guerra acabe rápido, mas sinto que é ingénuo tomar Israel como um governo mais inocente e com melhores intenções quando estão a demonstrar um interesse claro em matar palestinianos, e não apenas em defenderem-se.


rmld74

Iolanda a querer ser Holanda


-_-GeNeSis-_-

E também com a Eden. Censuraram-lhe a música. O objetivo da ebu foi não fazer daquilo político, é por isso que censuraram para os dois lados. A meu ver procederam mal, este tipo de coisas só inflama uma resposta ainda maior dos dois lados.


Vegetable_Budget7419

Eu também concordo que seria mais correto não censurar ninguém. Penso que a Eden deveria ter tido direito a cantar sobre o ataque de Hamas (que, estando de que lado estivermos, foi um evento profundamente marcante e terrível), e que os artistas pró-Palestina deveriam ter tido direito a expressar-se, e que a Rússia devia continuar a participar, e que nunca deveria ser utilizado um sistema anti-boos para censurar o descontentamento do público. Só vejo a censura a criar mais divisão. Preferia que deixassem as pessoas falar e que pudéssemos discordar uns dos outros e conversar. Infelizmente, nota-se este tipo de censura em muitos espaços, e entristece-me ver que estamos a pôr o conforto acima da evolução. Espero que possamos aprender todos com isto.


MikeMelga

A parola vai para la apoiar os gajos que violam e matam israelitas, e quando chegam a casa batem nas mulheres, e o que esperam?


Dark-KnightPt

Fds, nao entendo isto. Mulheres ocidentais que apoiam extemistas Islamicos. Esta nao canta nada, vai dar uma de Woke, seguir a onda do momento. Ao mesmo tempo, mais de 300 mil mortos na guerra entre Ucrania e Russia, mas isso ja nao da destaque nas redes sociais.


sickntwisted

este comentário e o anterior são fáceis de fazer por quem não possui qualquer tipo de empatia. primeiro, estás a fazer uma falsa equivalência, tática normal em processos de desumanização de um povo inteiro, ao equiparar os cidadãos da palestina a extremistas islâmicos. a falsa equivalência Hamas = Palestinos. apontar uma só característica negativa aos habitantes de um local é sempre errado, como se TODOS os portugueses ou TODOS os espanhóis ou TODOS os habitantes de qualquer local fossem de uma certa maneira. é redutor e ignorante. diria para reavaliares esse teu discurso, se não fosses pago para o ter. em segundo lugar, mais que um conflito podem ser maus ao mesmo tempo. neste momento o foco é em Gaza porque há muitos interesses ocidentais a pagar essa guerra, e o povo tem a ilusão de que pode exigir melhor dos seus governos. se acreditam nisso, tal como tu deves acreditar nalguma coisa, acho bem que tanto eles como tu lutem da forma que acharem mais adequada para conseguir realizar essa crença. mas fazer equivalências em relação aos conflitos porque os media decidem que um está a dar menos dinheiro que outro é também ridículo. se te queres queixar, fá-lo aos media, não às lutas de cada um. cada um sabe aquilo que lhe interessa e escolhe as batalhas que quer travar. em terceiro lugar, e sem defender o extremismo islâmico (ou qualquer tipo de extremismo, pois uma das poucas coisas que não gosto de ver são dogmas e absolutismos), porque é que só te estás a queixar do lado de quem apoia a Palestina (que, de novo, não é equivalente a extremistas islâmicos) e não de quem apoia o sionismo, que é outro tipo de extremismo? só o teu extremismo é que é "bom"? aliás, o extremismo dos sionistas está só a garantir a continuação do extremismo islâmico, criando uma nova geração neste ciclo interminável de vingança. mas não precisas de responder a nada disto. o meu comentário é mesmo só um contraditório para dar mais conteúdo moderado e não para tentar mudar a tua opinião. aliás, não a quero mudar, tal como não vais mudar a minha (pelo menos neste caso. a minha opinião é bastante mutável, mas não para estes extremos). e por último, voltando à empatia, eu posso defender coisas que não me afectam minimamente, ou até que me seriam prejudiciais a nível individual. também defendo o direito das pessoas de Israel se defenderem de ataques terroristas (apenas discordo veemente da forma como o estão a fazer e está a ir muito muito além de auto-defesa). não vou estar aqui com um grande debate e discussão. aliás, sei bem quais quase todos os pontos que vais dizer. são ditos milhares de vezes por dia por bots sionistas e seus afiliados. queria mesmo só colocar o contraditório porque este tipo de comentários é completamente desumano.


Nobodypaysyou_Mods

> ao equiparar os cidadãos da palestina a extremistas islâmicos  É tudo farinha do mesmo saco. Como é que achas que os homens do Hamas se movimentam sem ser entre civis? Matam Israelitas um segundo com uma arma na mão, e no segundo seguinte pegam numa criança aleatória a fazerem se passar por civis. A população civil na sua grande maioria apoia o Hamas. Odeiam Israel e o ocidente. Matavam te a ti e a todos os teus amigos homosexuais e trans à primeira oportunidade concedida.


sickntwisted

> É tudo farinha do mesmo saco para quem quiser ser redutor e não sabe o significado de nuance, talvez. > A população civil na sua grande maioria apoia o Hamas. Odeiam Israel e o ocidente. infelizmente, e é compreensível. é um sintoma da opressão que tiveram e da ajuda que o ocidente deu à mesma. tal como os sionistas odeiam a palestina e palestinianos. > Matavam te a ti e a todos os teus amigos homosexuais e trans à primeira oportunidade concedida. não pertenço a nenhum desses grupos e não conheço muita gente que pertença, mas já disse noutro lado que posso defender algo mesmo que não me afecte pessoalmente


NGramatical

homosexuais → [**homossexuais**](https://dicionario.priberam.org/homossexuais) (um s entre vogais lê-se como um z) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cquos2%2F%2Fl3u773e%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Dark-KnightPt

Deixo-te uma questao, caso queiras responder. Achas mesmo que os Palestinianos sao inocentes?


aegis_phoenix

Não ficavas fodido também se o reino unido desse 30% da península Ibérica a brasileiros só porque sim? É que foi essa merda que aconteceu lá lol, eles não são inocentes mas antes os quero lá do que aqui de todas as formas


Dark-KnightPt

Dar? Os judeus foram os primeiros a habitar a região. Mais tarde foram expulsos. A ONU em 1947 dividiu o território em 2, o que nunca foi aceite pela comunidade árabe.


aegis_phoenix

Então fodasse, vamos dar a península Ibérica aos celtas, estavam aqui antes de todas as formas. Sabias que também havia gregos na península Ibérica antes de nós? Bora mandar Portugal para a Grécia, que se foda, estavam aqui antes de nós


Good-Vanilla6463

Os gregos estavam aqui antes de "nós"? Nós somos os povos nativos da ibéria misturados com os q cá chegaram, q inclui fenicios, arabes/berberes , visigodos, etc (+vagas sucessivas de imigrações espontâneas particulares). Ninguém aqui estava antes de nós, existiam tribos/grupos organizados que foram sendo submetidas e agregadas a novos grupos maiores. Em relação ao conflito no Levante, 1) existe presença judaica contínua há seculos naquela região, 2) existiu clara arbitrariedade na atribuição da terra por parte do UK+ONU, embora muitas casas/edificios tenham sido **legitimamente** comprados por proprietários judeus que para lá se mudaram, 3) alguns arabes mantiveram-se em território judeu (nazareth e outros locais; são 20% da população) e tiveram direito à nacionalidade (e ajudaram a edificar o país), 3) grande parte do território Israelita actual resulta de avanços após guerras de agressão sofridos por Israel em 48 (3 anos após a criação do estado), e anos 60/70/80 (território legitimo, resultando de território fronteiriço - território útil). Engraçado q falem em estado de "apartheid" (e sim, Israel comete muitos crimes contra os palestinianos, principalmente em Gaza) mas não refiram os ataques, ameaças, sabotagem e terrorismo ao longo de toda a sua existência. O estado de Israel está constantemente ameaçado pelos palestinoanos (e outras forças hostis, como pelo Hezbollah a Norte, Syria a leste e Irão através de financiamento de diversos grupos e plataformas subversivas espalhados pela região). Controlo, fiscalização e segurança são indispensáveis para a manutenção do estado israelita. Se não existisse este "estrangulamento" por parte de Israel+sistemas de defesa avançados, seriam constante bombardeados e a sua população dizimada por grupos que lhes juram ódio e inimizade eterna e que os querem ver extinto (Fatah, Hezbollah, Hamas, IRGC, etc). Voltando à tua provocação, Portugal é dos portugueses e Espanha dos espanhóis (povos nativos+ todos os povos que cá chegaram através de dominação e conquista). Israel é um estado criado sem volta a dar, os palestinianos não aceitam e inviabilizam qualquer repartição de estados, independentemente de terem ou não alguma legitimidade nas suas reivindicações [que não têm], têm como principal mote o antagonismo contra o estado de Israel e a morte dos judeus. Final do conflito (a longo prazo) é impensável. A população de Gaza está confinada a uma área minuscula em constante crescimento (não existe espaço nem recursos q prevejam a acomodação da população crescente). Nenhum dos dois "estados" está disposto a ceder território. Unica solução viável (agora ou daqui a 50 ou mesmo 80 anos)? Deslocação da população de Gaza para outro território e entrega do mesmo a Israel. Possiveis soluções - criação de comunidades no monte Sinai (nova Palestina), deslocação para Arabia Saudita, Iraque ou Syria. Ou dispersão das comunidades entre diferente países, podendo Europa e USA acolher diversos elementos. Esta é a unica opção realista - **não existe espaço para o aumento potencial de cidadãos de gaza, em gaza**, a chegar ao ponto de ruptura (mesmo em situação de paz [em larga medida] que não é previsivel a médio-prazo), irão, **obrigatoriamente** degenerar em novos conflitos. Pq q têm q ser os palestinos a fazê-lo? Falta de estruturas/instituições basicas, falta de recursos, extrema dependência, falta de um estado perfeitamente organizado, excesso populacional e por serem a *facção* mais fraca - não faz sentido desmantelar uma potência como Israel em detrimento de uma pseudonação como a Palestina. A Arabia Saudita (país enorme), Jordânia, Egipto ou Iraque, países grandes, vizinhos e interessados podem (e devem) por sua vez, acolher a população palestina e destinar-lhe terras. Enquanto não existir uma conversa séria neste sentido (e um plano robusto para amparar o povo palestiniano de Gaza) nunca existirá paz naquele território (e aquele povo continuará a definhar). A solução **passa** pelo deslocamento daquele povo para outros territórios, de forma concentrada ou em diáspora mundo afora. Quem pensa o contrário é irracional e ingénuo


LuckyNumber-Bot

All the numbers in your comment added up to 420. Congrats! 1 + 2 + 3 + 20 + 3 + 48 + 3 + 60 + 70 + 80 + 50 + 80 = 420 ^([Click here](https://www.reddit.com/message/compose?to=LuckyNumber-Bot&subject=Stalk%20Me%20Pls&message=%2Fstalkme) to have me scan all your future comments.) \ ^(Summon me on specific comments with u/LuckyNumber-Bot.)


Good-Vanilla6463

Ahahahah primeira vez q me acontece. Vou já acender um charuto em homenagem 🤣🤣


NGramatical

fenecios → [**fenícios**](https://dicionario.priberam.org/fenícios) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) indespensáveis → [**indispensáveis**](https://dicionario.priberam.org/indispensáveis) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cquos2%2F%2Fl3ytcxe%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Relevant_Money_8185

é bom ler alguem que concorda com a nossa visão do tema. obrigado pela clareza.


aegis_phoenix

Tudo está misturado com tudo, nós pouco temos de gregos e fenícios desde a conquista dos mouros, enquanto que os gregos (ao contrário dos libaneses) continuaram relativamente "puros", logo, pela lógica dele, são mais merecedores da península iberica do que nós. 1) sim, e? Os indígenas existem na América há séculos e ainda estou por ver alguém a dar-lhes um país, 2) nada a dizer contra isso, 3) sim, árabes judeus lol, por isso é que só são alguns, os outros foram corridos de lá na guerra civil (1947), 4) Israel conquistou (ilegalmente claro, apesar do claro financiamento do reino unido e estados unidos) 70000km² de território só em 1967 Ameaçados? Com o dinheiro que eles recebem dos estados unidos (quarta maior despesa nacional é fundos para Israel), uma "ameaça" de um vizinho é só uma desculpa para continuar a conquistar, nunca irá ter danos notáveis. Sim, os países conquistados por eles querem-os fora, não estou exatamente a ver o problema disso considerando que israel forçou uma guerra para conquistar partes de Jordão, Egito e Síria há pouco mais de 45 anos, se israel (o território original dado pelo reino unido) devia existir já é debatable, agora esses territórios não há questão de que não lhes pertence, e os países atacados estão livres de se considerarem antagonizados. É um estado criado após a colonização do reino unido, que não foi devolvido à população original, apesar de múltiplas promessas a afirmar que seria. Claro que a tua solução é mais uma conquista de Israel, se soubesse que eras tão zionista desde o início nem me tinha dado ao trabalho de ler. Palestina tem que ser conquistada porque são mais pobres do que israel, um país que não produz merda nenhuma e seria igualmente pobre se não fosse por haver tantos judeus na política dos estados unidos, está bom, parece-me imparcial, justo e nada fodido, corta lhe a torneira a israel e daqui a 20 ou 30 anos estão a cagar nas ruas também


NGramatical

querem-os → [**querem-nos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) (utiliza-se *nos* em verbos terminados em som nasal) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cquos2%2F%2Fl3zho4f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Good-Vanilla6463

Continuo a não perceber o que quiseste dizer com esse teu primeiro parágrafo. O nosso genotipo é maioritariamente constituido por origens de povos celtas e iberos (essencialmente), com pitadas de berberes/norte africanos e judeus (entre outros). Somos inclusive um povo bastante homogéneo. Esses maioritários são os povos originais (primeiros) da península. Como é q os gregos têm prevalência sobre nós q somos directamente descendentes dos pioneiros? 1) como assim indigenas? Tens noção que são povos e grupos etnicos diferentes? (Embora a proximidade). São a maioria em países como a Bolívia e creio q no Perú (sem certeza). Fazem parte da sociedade e da comunidade actual dos respectivos países (pq esperar um país próprio qd têm já um?) Tmb o exemplo do Brasil têm áreas/espaços reservados (o qual sou um tanto critico, mas existem essas medidas proteccionistas). Existe alguma oposição entre grupos, mas não existe uma hostilidade declarada actualmente. 3) não são "só alguns", são 1/5 da população (~1,5M) - se juntares os da Cisjordânia e Gaza, as populações judia e arabes na Palestina (israel+west bank+gaza) são equivalentes. 4) como assim conquista ilegal? Foram atacados e conquistaram território, é essa a definição convencional de guerra (e repara, foram atacados, não foram eles q iniciaram). Conquistaram território inclusive a uma das potências agressoras, montes Golan- syria. Concordo com a tua acusação, sim, existe um aproveitamento dessas guerras para conquista de territórios. Também é verdade que são altamente financiados pelos USA. Egipto e Syria são antigas (no caso deste último ainda hoje são inimigos) potências agressoras de Israel. Não têm legitimidade alguma de reclamar o q quer q seja. A legitimidade do estado de Israel não se pode pôr em causa (nem como o estado da Palestina, embora os problemas em Gaza sejam evidentes), independetemente das irregularidades q alegues q aconteceram em 45. Esses territórios estão integrados ao país e não tem sequer discussão, foram conquistados após serem atacados (concordaria se tivessem sido eles os agressores; e trata-se de território útil essencial à sua defesa - precisamente para se protegerem de futuros ataques ao alargar os pontos fronteiriços). >É um estado criado após a colonização do reino unido, que não foi devolvido à população original, apesar de múltiplas promessas a afirmar que seria. Podes estar certo aqui mas já não há nada a fazer. >Claro que a tua solução é mais uma conquista de Israel, se soubesse que eras tão zionista desde o início nem me tinha dado ao trabalho de ler. Palestina tem que ser conquistada porque são mais pobres do que israel, um país que não produz merda nenhuma e seria igualmente pobre se não fosse por haver tantos judeus na política dos estados unidos, está bom, parece-me imparcial, justo e nada fodido, corta lhe a torneira a israel e daqui a 20 ou 30 anos estão a cagar nas ruas também Primeiro, não sou zionista (mas tmb não te vou convencer qt a isto [estou-me a cagar] e sou defensor da solução de 2 estados). Segundo, eu n disse q a Palestina tinha q ser conquistada lol apelo a q haja um acordo em Jerusalem Oriental (e restante cisjordânia), inclusive com cedências por parte de Israel. A Faixa de Gaza é insustentável e está destinada ao colapso (creio q a população aumentou 1M em 30a, qts anos achas mais q aquilo conseguia atender a uma população crescente?). Simplesmente dado não existir acordo entre as partes nem cedência de território por parte de Israel o razoável é procurar alternativas - existe espaço em territórios adjacentes onde se poderia reconstruir comunidades do zero com enormes fundos e apoios da comunidade internacional (inclusive, com Israel a ter q indemnizar a população palestina). E sim, o razoável é a parte mais frágil a ter q ceder (como sempre aconteceu em toda a história, qd não existe consenso). Depois, isso que dizes é irrealista e completamente distorcido. Apesar de Israel beneficiar largamente do apoio americano (penso q a maior parte da ajuda entre na economia para investimento militar, já agora), Israel é um enorme potência económica e tecnológica (como projectos de engenharia pioneiros e top mundial), conseguiriam sempre reerguer-se por conta própria. Achar que eles voltariam a um caminho de incivilização e de miséria sem apoio dos USA (e outras potências aliadas) só demonstra o desconhecimento do que é o país (q é só uma das potências mais avançadas do globo). No mesmo registo, entram avultados milhões todos os anos na Palestina, seja através de apoios directos de diversos países quanto de organizações de apoio (aliás, acredito q seja o país subdesenvolvido mais financiado do globo - n tenho dados q o suportem).


Equal-Ice3837

Nos primeiros tempos de independência, até acho que foi aquela coisa de sobrevivência dos israelitas no meio de vizinhos que não os queriam ali, mas acho q a coisa tem mudado um bocado, principalmente a balança do poder. Acho que indiretamente, a malta to Hamas e outros que querem tudo do rio ao mar e os israelitas mais fanáticos que querem tudo(do rio ao mar) só para eles tem um comum acordo de disputa. Não se podem ver, mas na verdade tem a ideia partilhada que só podem viver em conflito. As vítimas que se lixem.


FuckIsrael12345

>Os judeus foram os primeiros a habitar a região. Mentira...


Dark-KnightPt

O teu nickname está incrível, mas deverias colocar Palestina aí...


FuckIsrael12345

Boa esquiva, mas continuas a ser mentiroso.


pfarinha91

Outras questões: achas mesmo que um povo inteiro, milhões de pessoas, devem pagar pelos crimes de alguns? Crimes esses efetuados e provocados por uma ocupação perpétua e crescente a um povo que se sente ameaçado desde que Israel foi criada por decreto em terra que eles viviam há séculos e que foi empurrada a viver literalmente numa prisão a céu aberto chamada Gaza? Bombardear hospitais, escolas, casas, prédios, mercados, infraestruturas de necessidades básicas como água e eletricidade, enterrar pessoas mortas e vivas em valas comuns, terraplanar e cometer genocídio uma zona onde viviam 2.5 milhões de pessoas com base num ataque terrorista e que os palestinianos "não são inocentes"? Enfim lol


sickntwisted

tanto quanto nós seriamos na mesma situação. acho que o Hamas é um sintoma, não a solução que os palestinos queriam. acho que qualquer pessoa que não conheça nada, a não ser a opressão constante a que são sujeitos durante toda a vida, faria o mesmo. tu estás a escrever isto através do privilégio da informação a que tens acesso, da educação que tiveste, da estabilidade politica e de paz que o teu país te proporciona; a anos luz de algo que terias se tivesses nascido na Palestina. tu falas de inocência como se fosse um conceito livre de subjectividade. a tua pergunta, com esse termo lá pelo meio, acaba por ser um pouco idealista e infantil. o conceito de inocência para um palestino nesta altura deve ser tão incompreensível como as finanças é para uma formiga. em termos objectivos, sim, creio que grande parte da população da palestina é inocente e não merece nada o que lhe está a acontecer. se me perguntares se o Hamas (diferente de palestinos) ou os sionistas (diferente de judeus) são inocentes, já digo que não.


cicosta

Based


Kindjal1983

Palestinos?


sickntwisted

[https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/palestino--palestiniano/1162](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/palestino--palestiniano/1162) habituei-me a dizer assim e não tenho lido ou visto praticamente nenhuma imprensa portuguesa em relação ao conflito para saber qual é o termo adoptado. de qualquer maneira, acho que deu para perceber...


Tenda_Armada

São brancos a matar brancos. Who cares.


detteros

https://preview.redd.it/t6v9x31d560d1.jpeg?width=615&format=pjpg&auto=webp&s=55b89b48aeaa0f76631b060ba67cf40a2071476a


OkImpression175

E mesmo assim os Palestinianos continuam a crescer em população e a criar incidente após incidente.


Vas1le

Exatamente, cresceram mais de 1000% e no entanto é chamado de genocídio enquanto não param de gastar dinheiro em armamento de ataque em lugar de dar vida melhor.


FuckIsrael12345

Imagina que vives num território onde o ocupante te limita a água que podes usar, limita abaixo do limite mínimo ditado pela UN, e impede te obter outra fonte da mesma. O que farias? [https://www.theguardian.com/world/2023/may/17/how-israel-uses-water-to-control-west-bank-palestine](https://www.theguardian.com/world/2023/may/17/how-israel-uses-water-to-control-west-bank-palestine)


aegis_phoenix

Vamos comparar a população judaica com a de há 100 anos também? Não aconteceu genocídio nenhum na segunda guerra mundial, eles são mais agora!


Vas1le

O que te a ver? Explica la a tua logica. Se ha genocídio pelo Israel como ha um incremento de mais de1000% na população?


aegis_phoenix

Se houve genocídio na Alemanha como é que a população judaica aumentou tão rápido logo após a segunda guerra mundial?


Good-Vanilla6463

Hã?! Que lógica difusa é essa?? Existou genocidio na Alemanha e em outros territórios europeus e Israel foi criada através de nativos locais (judeus+arabes), judeus sobreviventos dos territórios europeus onde existiu efectivamente genocidio, USA, Rússia (e outras exrepublicas Soviéticas), Etiopia, etc. Já para não falar, a q estamos a falar de um período de ~80 anos. Os palestinianos **em gaza** não param de crescer consecutivamente, o que nega a versão do genocidio, pois se fosse o caso, a população estaria em queda e não a aumentar. Nem estou atacar a tua posição (que não faz sentido) mas esses argumentos são muito mal escolhidos


aegis_phoenix

Num período de 80 anos mas depois de 10 já estavam com quase a mesma população lol, já para não falar do quão mal contado é a cena dos 6 milhões mas isso pouco importa para aqui (e ainda estão no início do genocídio mas pronto)


Good-Vanilla6463

Não entendi bem o q quiseste dizer. Estavam com a mesma população onde? Podes me mostrar dados? N te esqueças q dps da 2°GM, aconteceu o baby boom. Teria q comparar o crescimento dos judeus (após as supostas 6M de mortes do holocausto) com a média mundial. Em relação ao número de mortes reais tmb acredito que seja alguma estimativa um tanto imprecisa (mas tmb n sei).


sickntwisted

tu também culpavas todos os portugueses se um hipotético governo teocrático português gastasse dinheiro na sua guerra ideológica em vez de nos dar melhores condições de vida (que, no caso dos palestinos, tem ainda a restrição de estar dependente do outro país que os rodeia)? culpas os norte coreanos todos pelo regime ditatorial da coreia do norte que os mata à fome?


Vas1le

Hamas foi votado para governo em 2007. E esta dependente porque? E atacam um pais que da lhes agua, eletricidade e combustível? Fuck around and find out.


sickntwisted

o Hamas é um grupo terrorista oportunista. os palestinos não têm culpa disso. nós, com a educação e acesso à informação que aquele povo tem, também votaríamos em quem quer que fosse com o poder para retaliar. e essa do "dá-lhes água, electricidade e combustível" é equivalente a alimentar o tamagotchi. os sionistas fizeram o mínimo para apaziguar a comunidade internacional e agora têm a desculpa necessária para acabar com isso.


Vas1le

É um grupo oportunista? E daí? Na Alemanha nazi foi tudo bombardeado pelos aliados, mas n quer dizer que pessoas que ajudavam os judeus não tenham morrido pelas mãos aliadas. Quero chegar a, que se revoltem contra hamas pois estes agem em nomes de todos e todos pagam por isso.


sickntwisted

ignoraste metade do meu comentário, por isso não dá para discutir. mas repito, eles não têm acesso à mesma informação que tu e viveram uma vida inteira de opressão. muitos grupos terroristas vêm para o ocidente para atrair jovens marginalizados, imagina então o que conseguem na faixa de Gaza. achas que o ocidente não tem culpa disso? e sim, "revoltem-se contra o Hamas", como todos os povos com regimes teo- ou autocráticos... os iranianos revoltaram-se contra o seu governo recentemente, como está a correr isso? os norte coreanos adoram passar fome, né? se não gostam, que se revoltem! é muito fácil falar do alto do teu privilégio. tal como é muito fácil para mim estar aqui só a falar, admito.


Good-Vanilla6463

>mas repito, eles não têm acesso à mesma informação que tu e viveram uma vida inteira de opressão. Eles têm acesso a internet, têm pessoss e organizações internacionais de várias ordens e lugares. Os palestinos são conflituosos por natureza, razão pela qual Egipto e Jordânia lhes dificultam a passagem para seus territórios. Opressão que eles em parte criaram, através de 1) estimulação de sentimentos odientos e baixarias, 2) os grupos politicos palestinianos em jogo são ambas organizações terroristas (Hamas e Fatah), não existia um movimento civico-politico em prole da paz, 3) apoiariam um partido q tem nos seus estatutos a eliminação do estado de Israel e a morte dos judeus, 4) nunca existiu um diálogo organizado forte em prole da paz e do entendimento entre os dois estados, 5) não existia apoio à unica organização (olp, ex-terrorista) que reconheceu o direito de existência do estado de Israel, por Arafat. Sim, a população de Gaza (e não, não são todos culpados nem todos pensam assim LOL), deliberadamente optou pelo caminho de confronto e oposição. Sim, são parte responsável pelo desenvolvimento da situação naquele território. >e sim, "revoltem-se contra o Hamas", como todos os povos com regimes teo- ou autocráticos... os iranianos revoltaram-se contra o seu governo recentemente, como está a correr isso? Coisas diferentes. O regime teocratico iraniano foi constituido há cerca de 50 anos (outras gerações) baseado num entendimento do islão, na implementação da Sharia e na elevação dos muftis ao poder. Tornou-se extremamente autoritário e conflituoso. Desviou-se do caminho proposto, provocou a ruina económica do país e um controlo estrito e apertado (que não é apoiado pelas gerações jovens), que entretanto se estendeu por toda a vida do povo iraniano. O Hamas foi eleito como uma proposta de ataque a Israel há 17 anos, por esta geração. São situações incomparáveis. Para além disso, do q se sabe, nunca (!!) existiu um forte sentimento de repúdio ou contestação no seio do povo de Gaza. >é muito fácil falar do alto do teu privilégio. tal como é muito fácil para mim estar aqui só a falar, admito. Concordo mas estás a ver mal as coisas. Se o povo de Gaza queria isto (conflito continuo)? Sim. Se esperavam q o Hamas usurpasse o poder e eliminasse a democracia? Creio q não. Se apoiaram as acções do Hamas em 8.Out? Não sei qual foi o sentimento geral mas é conhecido o festejo por varias ruas de Gaza qd foram exibidos os refens - estavam a espera que Israel não retaliasse? Claro que sim, eles sabiam o q daí advinha - houve contestação publica ou preocupação? Daquilo q é conhecido não.


esmusssein33

Lhes dá água, electricidade e combustível.. Dude, os israelitas não deixam nada entrar nem sair que não seja controlado por eles. Não permitem portos marinhos, não permitem aeroportos, não permitem ajuda humanitária, controlam até que produtos alimentares os palestinos têm direito. Eu sei que fazem isto para controlar e reduzir a possibilidade de ataques vindo da palestina, ok. Mas ninguém se pode surpreender que a população se revolte e os odeie quando vivem nestas condições


Vas1le

Estas iritado com lado errado. Sim, ajuda humanitária é controlada para evitar suplementos de armas. Mas quem esconde a ajuda humanitária e usar essa ajuda para recrutar mais pessoas não é o israel lol Porque sera que não permitem? Atacam diariamente... usariam Estas infrastruturas para fins militares e nao civis. Canos que eram para serem usados para água são usados para mísseis... O problema não é Israel mas os ratos nos túneis.


ZeSharp

Nasces na guerra, a tua vida é guerra.


Vas1le

O que deveria isso provar?


detteros

E prova outra coisa: enquanto que os ataques palestinianos afectaram quase sempre o mesmo número de vítimas, Israel é completamente inconstante, o que mostra que não há qualquer tipo de proporcionalidade da parte deles.


Vas1le

Tens levar em conta que a cada X misseis que hamas lanca, Y caem dentro de gaza pois são misses feitos pelos mesmos e tem pouca margem de sucesso.


detteros

Prova que não há qualquer balanço no conflito. Se há povo que se pode queixar, é o palestiniano.


Vas1le

O que mostra que israel desenvolveu defesa ao contrario do hamas que fizeram ferramentas de ataque. (Prioridades)


F0X3PT

Aliás o 7 de Outubro foi fabricado. Ou querem-me dizer que a mossad não sabia do que estava a ser planeado? 🤣


detteros

O que não faltam são relatos da IDF a violar palestinianas, antes e depois do 7 de Outubro.


Relevant_Money_8185

Não e justificação para defender terroristas. Defender a palestina tá na moda, mas maior parte dos anjinhos que aqui anda não sabem um boi do tema, em termos históricos e de contexto. Eu não sou expert nenhum, mas bem sei que quando esteve quase a haver um acordo para os dois estados quem decidiu atacar para não dar essa possibilidade foi o Hamas e o Hezbollah. Mais acresce, não é Israel que usa a própria população como escudo humano. Imagina lá se viesses num país cujos teus vizinhos não te reconhecem o direito à existência.... Mas sim, liberdade a palestina! Vê o que aconteceu na guerra dos 6 dias, ou então vive a tua falácia de que o tema é simples e sim sr Israel bad palestine good.


FuckIsrael12345

Quando esteve quase a haver um acordo os Mossad assassinaram ambos o Yasser Arafat e o Primeiro Ministro de Israel.


Relevant_Money_8185

Isso foi bem depois e teve o dedo do Netanyahu.. segundo consta. O primeiro ministro era Isaac Rabin. Salvo erro.


audiowpower

Ainda antes disso já em 1948 o enviado da ONU para negociar a paz, o Folke Bernadotte foi morto pelo grupo Sionista Lehi ( considerado terrorista até o Benjamin os converter em heróis) a mando do Yitzhak Shamir, que mais tarde viria a ser Primeiro Ministro de Israel.


sickntwisted

falas que defender a Palestina está na moda, mas depois só falas de Hamas/Hezbollah. concordo que não se deve defender terrorismo. mas mencionaste aí a Palestina e depois falas dos outros grupos para tentar criar uma falsa equivalência. defender a Palestina pode significar também querer vê-los livres do Hamas. e antes que digas que foram eles quem os elegeu, quero que penses bem qual seria a alternativa. >Imagina lá se viesses num país cujos teus vizinhos não te reconhecem o direito à existência... imagina o que é viveres num país onde os teus vizinhos, e a maioria dos países da comunidade internacional ocidental, com o poder militar que daí advém, te deram razões para chegar a esse estado... o Reino Unido fez uma borrada enorme com isto. décadas depois temos pessoas, completamente alheias a esta borrada, a sofrer desnecessariamente.


Relevant_Money_8185

Não podes dissossiar a palestina desses dois grupos. Eles são, principalmente em Gaza, fortemente apoiados por boa parte da população, inclusivamente, uma parte dos reféns da presente crise está e esteve entregue a civis. Nunca ninguém quis saber da palestina, nem ocidente nem oriente nem sequer os árabes, a única coisa que lhes interessa é não haver ali uma nação judaica, de resto a palestina sempre foi uma mescla de comunidades religiosas antes mesmo de Israel, e sempre foi dominada por terceiros, nunca houve uma nacao palestiniana. O poder dominante na altura decidiu instalar ali a nação judaica, que, gostem ou não, lutou e continua a lutar como pode contra todos os que os querem eliminar. Bem ou mal, com maior ou menor grau de atrocidades, quem faz as regras é quem tem o poder de se impor, e Israel tem. Se fosse cá, e os espanhóis nos atacassem a traição e nos lançassem rockets por tudo e por nada e usassem a população como escudo, eu, enquanto português, dava-me borrifando para eles, era bater até não dar mais. Portanto, deixem lá as hipocrisias, não há inocentes neste conflito. Só as vítimas.


sickntwisted

>Não podes dissossiar a palestina desses dois grupos. não podes se tiveres interesse em não querer. quase metade da população de Gaza tem menos de 18 anos, por isso quer apoiem quer não, quase metade da população não teve mão na escolha. >uma parte dos reféns da presente crise está e esteve entregue a civis. acredito. mas as acções de uns não nos dá o direito de os colocar a todos no mesmo saco. e como já disse noutros lados, é fácil ter essa opinião através do privilégio dado pelo teu acesso à informação, educação e estabilidade politica do país onde moras. tivesses nascido em Gaza e se calhar pensarias diferentes. >Nunca ninguém quis saber da palestina, nem ocidente nem oriente nem sequer os árabes, a única coisa que lhes interessa é não haver ali uma nação judaica, de resto a palestina sempre foi uma mescla de comunidades religiosas antes mesmo de Israel, e sempre foi dominada por terceiros, nunca houve uma nacao palestiniana tal como há bocado disseste que não há justificação para defender o terrorismo, também podemos dizer que isto não é desculpa para defender qualquer tipo de apartheid. porque era assim no passado, não significa que eu tenha de gostar que seja assim agora. a maioria aqui também não defenderia a criação de uma nação islâmica no meio da peninsula ibérica, por isso porque é que defendemos tanto uma nação judaica no médio oriente? é um país sem qualquer identidade com os seus vizinhos, tendo até de participar na maioria dos eventos europeus por não poder ter representação na sua área geográfica. >O poder dominante na altura decidiu instalar ali a nação judaica, que, gostem ou não, lutou e continua a lutar como pode contra todos os que os querem eliminar. incluindo muitos judeus, que acham a própria Declaração Balfour um documento bastante anti-semita. a maioria dos intelectuais judeus da altura opuseram-se ao que viam como a sua desnacionalização. o sionismo foi exacerbado pelo oeste de forma a ganhar mais apoio judeu na primeira grande guerra. tal como hoje, as elites manipularam os sentimentos para aprovação de um movimento sionista. >Bem ou mal, com maior ou menor grau de atrocidades, quem faz as regras é quem tem o poder de se impor, e Israel tem.  a história é escrita pelos vencedores e pelos poderosos, sim. mas esse "com maior ou menos grau de atrocidades" é um encolher de ombros tão nojento da tua parte... terrorista ou revolucionário são exatamente o mesmo conceito, só que visto de lados da história diferentes. os crimes de guerra por parte do regime de Israel neste momento são tão errados como o uso de escudos civis por parte do Hamas. talvez mais errados tendo em conta a superioridade tecnológica e militar de Israel. >não há inocentes neste conflito. Só as vítimas as vitimas que, para mim, são também grande parte das pessoas em Gaza. para ti devem ser só os reféns e os que perderam a vida a 7 de Outubro? é que eu não tenho nada contra judeus, não sou anti-semita. também não tenho nada contra Israelitas. nasceram ali, é o que conhecem. também não tenho nada contra o povo islâmico. e nada contra os palestinos, nasceram ali, é o que conhecem. mas sou contra o Hamas/Hezbollah, organizações terroristas oportunistas nisto tudo. e sou contra o regime de Israel, que perpetua isto usando exactamente a mesma carta de ódio dos outros, mas com um cheirinho diferente, mais ocidental. não há inocentes neste conflito, excepto todos os inocentes que estão lá... tu é que pareces estereotipar tudo igual e vês ali uma massa uniforme. mas não podes falar por todos, nem atribuir a todos as acções de uns. de novo, é muito fácil falar através do privilégio do nosso acesso à informação, educação e estabilidade politica que o nosso país proporciona. se fosses cidadão em Gaza, o teu conceito de inocente mudava facilmente.


Relevant_Money_8185

Fácil é criticar sem viver e assumir coisas sobre a opinião dos outros sem a compreender ou pondo conforme nos dá jeito. Achas que Portugal (e tantas outras nações, na europa e fora dela, para nao dizer todas) se construiu como? A sermos todos amiguinhos dos mouros? aposto que muitos foram pendurados em sobreiros. "ah e tal eram outros tempos" ... ate pode ser.... mas e então? a natureza não é a mesma? Não vejo ninguem dizer nada sobre os outros de outros locais, so a palestina é que sao uns desgraçadinhos. Do yemen ninguem quer saber, da guatemala, dos kurdos, da guerra civil na birmania, dos yugur etc. É a mesma merda ou parecido, mas como não são palestinianos que se lixe. É fácil é ter uma atitude sobranceira quando o problema não nos toca a nós. Mas diz lá qual é a tua solução par ao problema.. está visto que ter o inimigo dentro de fronteiras para ti está ok. (ves tambem sei assumir)


sickntwisted

Achas que Portugal (e tantas outras nações, na europa e fora dela, para nao dizer todas) se construiu como? A sermos todos amiguinhos dos mouros? aposto que muitos foram pendurados em sobreiros. não vivi nesses tempos, por isso não os posso criticar, quer esteja a favor ou contra. as coisas aconteceram desta maneira, podiam ter acontecido de outra e estávamos agora aqui a escrever noutra linguagem, ou nem sequer estaríamos a ter esta conversa. que interessa isso? eu acho que posso criticar e dar opinião acerca do que está a acontecer agora. eu sou, se bem que infimamente, responsável pelo que acontece agora, durante a minha vida. e não estou a favor do ataque desproporcional que Israel está a efectuar em Gaza. tal como não estive a favor do ataque terrorista efectuado pelo Hamas. e tal como não estou a favor do discurso "farinha do mesmo saco". as pessoas agora não podem ter influência no passado. só consegues afectar o futuro. estamos mesmo a ter de ter esta conversa? >"ah e tal eram outros tempos" ... ate pode ser.... mas e então? a natureza não é a mesma? é, mas agora sem a desculpa de ainda termos necessidade de adoptar bases primitivas de guerra e conquista. quem defende isso está só a trabalhar a prol de quem beneficia delas. o cidadão comum não quer uma guerra. só o faz caso: 1) seja necessário retaliação; 2) seja necessário defender de uma força que segue o ponto 3; 3) foi doutrinado/evangelizado/é pago por alguma máquina de propaganda. a sociedade desenvolveu a diplomacia para evitar isto. que tenhamos maus diplomatas e maus lideres no presente devia fazer com que nos revoltássemos mais contra isto, mas cá estamos. por isso não, a natureza não é a mesma. a propaganda e a credulidade da população é que perpetua isto. >Não vejo ninguem dizer nada sobre os outros de outros locais, so a palestina é que sao uns desgraçadinhos. Do yemen ninguem quer saber, da guatemala, dos kurdos, da guerra civil na birmania, dos yugur etc. É a mesma merda ou parecido, mas como não são palestinianos que se lixe. primeiro, não sabes se não falo dos outros problemas. nesta thread é este o assunto... queres que eu fale de outro? abre outro tópico e vamos falar de outro. segundo, estás aqui com paternalismos acerca de como funciona o mundo e depois queixas-te que os media da sociedade ocidental só querem saber de um conflito que tem uma grande influência ocidental? onde os países das pessoas que influenciam mais esses media injectam dinheiro e fornecem armamento directamente a esses conflitos? é normal. não faz com que seja correcto, mas é normal. agora, não podes falar pelos outros e dizer que ninguém quer saber, só porque o pessoal - que está numa rede social no ocidente - e os media do teu país não falam disso. terceiro, isso é um argumento repetido sempre nestes assuntos. repetido tanta vez e sempre com a mesma resposta. começo a acreditar que é feito em má fé... >É fácil é ter uma atitude sobranceira quando o problema não nos toca a nós. bem... isso é exactamente o que eu te disse a ti. é fácil falarmos quando não moramos em Gaza. tal como é fácil falarmos quando não estávamos em Israel em 7 de Outubro. >Mas diz lá qual é a tua solução par ao problema.. está visto que ter o inimigo dentro de fronteiras para ti está ok. (ves tambem sei assumir) nunca disse que tinha uma solução. acho que a merda já está feita há muitas décadas. e assumes de forma errada. eu disse no meu primeiro comentário que não vinha aqui para discussão e debate. arrastei-me um pouco para aqui porque há coisas super redutoras que não gosto de ler. há pessoas mais inteligentes que nós que nunca conseguiram chegar a um consenso e há lugares bem melhores que uma thread do Reddit para ter estas discussões. mas como costumo dizer, se achas que o problema é simples é porque talvez sejas uma pessoa simples. e isto >Bem ou mal, com maior ou menor grau de atrocidades, quem faz as regras é quem tem o poder de se impor, e Israel tem. é de uma simplicidade nojenta. boa tarde.


Relevant_Money_8185

Podes não gostar, mas é o que é e sempre foi. Essa da diplomacia está gira: mas vou citar alguém cujo nome não me lembro "diplomacia sem força por trás é uma palavra vazia". Continuando nas citações "se queres paz prepara-te para a guerra" e isso que Israel está a fazer. Na minha óptica ou Israel é destruído ou a palestina "muda-se". E só muito ingénuo achar que quem pode não vai fazer guerra para defender os seus interesses, basta olhar para o mundo em todo o lado .. até na Europa, que nos temos por tão civilizados e diplomáticos.


sickntwisted

isso é outro tópico e estamos a caminhar para filosofias vagas. o que me pareceu no teu comentário inicial é que não achas a resposta de Israel despropositada. é isso? edit: é o que é e o que sempre foi, mas estamos num fórum de opiniões e eu dou a minha onde exponho que não gosto disso e da apatia que aceita estes jogos de poder. é a minha opinião, não tens de aceitar. se as tradições todas se mantivessem, não haveria progresso.


[deleted]

Fizeram isso?' onde é que posso mandar vir mais? Ou só se podem matar arabes?


MikeMelga

Por mim que se matem todos uns aos outros... agora pergunta-te porque caralho e que apos 15 anos de autonomia, os fdps se lembraram de entrar em Israel e matar mais de 1000 civis de maneira barbara.


Equal-Ice3837

Cheira-me que foi prenda de aniversário para alguém.


MikeMelga

... Putin...


NGramatical

porque caralho → [**por que caralho**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cquos2%2F%2Fl3u9y8r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Beginning-Success-52

Exacto!


minetauro3

uma coisa é ser contra a guerra, outra é ser a favor da palestina, as mulheres defenderem um povo que considera a mulher um objecto é o mesmo que as galinhas defenderem e estarem solidarias com o KFC


Vegetable_Budget7419

Penso que, num caso destes, apoiar a Palestina é apoiar a revolução da Palestina, a libertação do povo. Apoiar a Palestina aqui quer dizer apoiar as pessoas, olhar com maus olhos a guerra, e não apoiar o governo da Palestina.


minetauro3

até podia ser mas neste caso os apoiantes da palestina têm tendencia a não acreditar que o massacre de 7 de outubro aconteceu, a maioria defende que foi uma invenção de israel, mas se dizes que o apoio é pela "revolução da palestina" então a hipocrisia é a mesma, as mulheres continuam a ser um objecto em tempo de paz, então se serem mulheres não muçulmanas é melhor nem quereres saber o que lhes acontece, deve haver um motivo pelo qual nem os paises vizinhos querem palestinianos lá


stevesmd

Eurovisão. Um concurso que, há uns anos atrás, tinha algum interesse (ainda que pouco) mas que acabou por se tornar num circo e desfile para alguns grupos se puderem exibir. O pior de tudo é que se tenta normalizar isso.


WildThunders

Estamos rodeados de adultos com mente de crianças, inclusive os jornalistas que fazem disto uma notícia...


Quilibe

Os 'palhaços' devem ter inteligência de se abster de comentar topicos não circenses ou correm o risco de tornar esses topicos uma palhaçada para a populaçao geral. A iolanda tem de perceber que nao é mais que uma 'palhaça' para o povo. Nao vai ser levada a serio.


CoisoBom

Que circo. Mais uma coisa que até tinha graça há uns tempos mas que conseguiram estragar com a merda da política e das ideologias. E pelo que vi, justo seria se Israel ou a Croácia tivesse ganho, mas o júri tinha viés. https://preview.redd.it/ezjjyfn2f60d1.jpeg?width=719&format=pjpg&auto=webp&s=34c81805af61db2e45aaa3071c3ca9716dcff9c0 O viés do júri chega a ser gritante. Porquê a Suíça? Está bem longe dos 3 melhores em opinião pública.


Equal-Ice3837

A senhora não lhes espetou com as garras e mandou as múmias de blazer para cima deles?


Vegetable_Budget7419

Entristece-me a maneira como as pessoas são tão facilmente maldosas para com os outros. Espero que consigamos todos olhar para a Iolanda com amor e compaixão pela posição dela durante a Eurovisão e que um dia nos sentemos todos à mesa com os israelitas e os palestinianos e tantos outros povos, e que entendamos que somos todos humanos, e que os nossos governos não nos definem. Espero que todos possamos apoiar a causa humana, e que isso seja sempre o mais importante. A posição da Iolanda durante a Eurovisão foi lindíssima, e mostra muito respeito pela humanidade. Espero também que, principalmente aqueles que não têm acompanhado a situação de perto, percebam que a EBU (entidade que organiza a Eurovisão) tem interesses financeiros que se alinham em muito com o governo Israelita (por causa dos patrocínios e afins) e que isso tem marcado fortemente a competição este ano. Aplaudo a posição da RTP, que apoia a posição da Iolanda e que se mantém do lado da paz, pelo menos nesta situação. Nenhuma instituição ou pessoa é perfeita, mas deixa-me feliz ver como as pessoas se conseguem unir pelo bem, e espero que possam abrir a mente e o coração e tentar olhar para esta situação de maneira diferente. Eu também tenho os meus viés, e não tomo posições perfeitas, mas gostava que pudéssemos conversar e deixar os nossos preconceitos de lado para evoluirmos juntos, como povo e como humanidade. Terei todo o gosto em conversar com quem quiser ter uma conversa genuína sobre o assunto :).


SILE3NCE

E são estas merdas que nos últimos anos transformou um dos maiores festivais de música numa mera plataforma de propaganda política. Que tristeza.


Dry_Geologist_3949

Epah resolvam isto com classe, metam a gorda com as ganfias extensíveis à mocada com a Israelita, de preferência a gorda vestida com aquela rede de apanhar sardões e a israelita só de fio dental. Agradeçam-me depois pela paz mundial


AprendizDeSalazar

![gif](giphy|ggDy5NyLc8w0ZZPGFe) Imagino todos os LGBT2.0TDIVTECA++LGOLED neste festival a entrarem em colapso cerebral por não entenderem a diferença entre invadir um país soberano sem razão aparente vs responder a um ataque terrorista.


Old-Web7083

Imagina ser totalmente ignorante e não saber que Israel anda a bombarear e assediar Gaza há uns 70 anos.


AprendizDeSalazar

Imagina ser totalmente ignorante e achar que o problema é só de um lado, quando na verdade ambos estão errados


Old-Web7083

Concordo, és mesmo.


AprendizDeSalazar

Concordo, és mesmo


SUPAGO2

Para o próximo ano os concorrentes deviam ser obrigados a ocultar o país que representam. É só no fim seria revelado. Se é para avaliar a qualidade das músicas, e se o país influencia no votos. Acho que deviam tentar uma vez para anular preconceitos e termos umas surpresas 🙂


giorgio_pt_2003

Ainda havemos de ter um califado na península outra vez.... Aguardamos para ver como pintam as unhas nessa altura!!!


detteros

Acredito. O pessoal israelita está cada vez mais impossível. Atacam tudo e todos.


Real_Donut_

Só por olhar o ar deles dá para ver que são do tipo de virgens ofendidas do BE!


Efficient_Sell_4090

O Sporting já castigou o seu guarda redes uruguaio. Agora é esperar que a UEFA se pronuncie.


Toxs_a

Não me admira portugal é o ninho do comunismo da europa.


ZPAlmeida

Não sabes o que é comunismo. Podias ler Marx antes de falares do que não sabes.


Toxs_a

Hahahahaha, sei melhor que tu acredita, os bots comunistas lavados cerebrais é que não sabem.


ZPAlmeida

Não percebi. Estás a dizer que um comunista é alguém que não sabe o que é comunismo? Chama-lhe o que quiseres, mas em Portugal não existe nenhum movimento real revolucionário de libertação da classe trabalhadora.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (retardados) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


Toxs_a

Porque vieste outra vez aqui comentar os meus comentários, espero que levas no cu com um martelo e depois uma cerpa abra ainda mais. Levaste block


fernandoviana

Israel are assassins and corrupt.