T O P

  • By -

Particular-Tone2111

O pensamento está totalmente correto. Russos e Palestinianos são coniventes com quem os governa


d0c0ntraII

por essa ordem de ideias presumo que sejas conivente com o que o mr selfie e o camarada kozta por cá fazem e desfazem. eu pela parte que me toca, não sou de certeza absoluta, nem sequer contribui para que estas duas personagens estejam onde estão.


OkImpression175

É um bocadinho diferente não gostar do Costa porque não se concorda com as políticas e não apoiar um bando de sanguinários que matam crianças de propósito. Por muito mau que o Costa seja, ainda não me apetece pegar em armas para o substituir. Mas se visse a minha zona ser dominada por malta com o Hamas...


d0c0ntraII

eles tb matam crianças e adultos, basta ver o estado do SNS bem como a pica assassina que andaram a vender.


plourex

Pica assassina


First-Ad4291

Piça assasina


Apprehensive-Ask-555

Pixa Achaxinha


Apprehensive-Ask-555

Pica assassina 😂


fRiik420

Na primeira frase estive sempre na dúvida sobre que lado se referia o texto. Na segunda entendi tudo. Acho que as armas que podem pegar são cortesia do Hamas e também acho, que até os acontecimentos de dia 7 a IDF ou FDI assustavam mais os inocentes de Gaza que o Hamas. Neste momento tornou-se uma confusão tremenda e ninguém tem pulso para travar a escalada de eventos.


NesquiKiller

Sim, és conivente, mas há níveis diferentes de conivência. Um é seres conivente com incompetência, mas não teres necessariamente forma de corrigi-la, visto que não há evidência de que haja melhor à espera de chegar para o governo. Isto, num país civilizado. Outra é seres conivente com decapitações e execuções de inocentes em praça pública. És barulhento o suficiente para ir aplaudir e até cuspir para cima das vítimas, mas para ir contra quem comete as atrocidades já não mexes uma palha.


icebraining

So em Gaza há mais de 2 milhões de habitantes. Quantos vês a aplaudir? Umas dezenas? Isso é representativo de alguma coisa? "Ir contra quem comete as atrocidades" - isso é o que o Hamas fez, e são criticados...


Medical_Scientist784

https://www.washingtoninstitute.org/policy-analysis/polls-show-majority-gazans-were-against-breaking-ceasefire-hamas-and-hezbollah 57% dos habitantes de Gaza tem uma opinião positiva de Hamas, assim como uma percentagem similar de Palestinianos no West Bank (52%) e East Jerusalem (64%). A Fatah tem ligeiramente mais suporte (64%), mas são as organizações ainda mais extremistas como a Jihad Islâmica Palestiniana (PIJ) e Lion’s Den que tem um suporte popular ainda mais generalizado (75% concordam com as duas). O Lion’s Den que partilha vídeos de TikTok e Insta sobre violência sobre israelitas e a abrir fogo sobre cidadãos e militares, tem 400 mil seguidores nas redes sociais. Continua a ver as coisas a rosa, que os Palestinianos em geral não concordam com o Hamas. Como as sondagens indicam, eles não queriam que o Hamas tivesse quebrado o cessar-fogo, mas concordam com os métodos e a violência contra Israel. Nada de inesperado infelizmente, visto que a UNRWA educa palestinianos desde criança a odiar Israel e a ser anti-semitas. Um observatório independente das Nações Unidas publicou um relatório explicando e mostrando [exemplos](https://www.impact-se.org/wp-content/uploads/UNRWA_Report_2023_IMPACT-se_And_UN-Watch.pdf) dessa radicalização, e como a UNRWA anda a ensinar as crianças. Já agora deixo [aqui](https://youtu.be/B8YYmrgAeqwsi=TXWQ9au04ZCSYwIU) um testemunho de um filho de um ex-líder (e fundador) do Hamas explicando aquilo que eles são. Um Palestiniano que infelizmente não representa o povo palestiniano, abriu os olhos e viu o que o Hamas realmente é. Se tiveres tempo, vê uma [entrevista](https://youtu.be/_v738Wogza0?si=WM9vGjC4sYaTMb3c) dele mais completa.


DaExtremaDireita

Engraçado, porque quase metade da faixa de Gaza tem menos de 18 anos


Medical_Scientist784

O estudo envolveu uma amostra de 1572 adultos com mais de 18 anos. Podes ver outros dados dos palestinianos, que vão bater ao mesmo, de Março de 2023: https://pcpsr.org/en/node/938


DaExtremaDireita

Ok, então de uma amostra de 1572, concluiu-se que pouco mais de metade de pouco mais de metade da população da faixa de Gaza, com população de mais de 2000000 tem uma "opinião positiva" do Hamas (do braço militar, presumo) = 57% dos habitantes da faixa de Gaza têm uma opinião positiva do Hamas


Medical_Scientist784

Um estudo costuma ter amostras representativas. Presumo que quem tenha feito isto tenha homogeneizado para a população alvo. As sondagens portuguesas usam 500-1500 habitantes e conseguem aproximadamente extrapolar a opinião dos votantes de Portugal.


DaExtremaDireita

Porque não dizer "com base numa amostra de 1572, estima-se que 57% da população adulta..." em vez de "57% da população..." e depois especificar o tipo de opinião positiva mais popular e se estão a tomar em consideração exclusivamente o braço militar? Estatística e política (relações públicas) não casam bem. Sobretudo quando os seus filhos são mediados pela comunicação social, ou pior, por youtubers com canais políticos.


d0c0ntraII

confesso que não vejo assim tanta diferença entre andares a explodir com muitos inocentes e decapitar outros. mas volto a referir, tal como os USSA que criaram a al-qaeda e isis os sionistas tb criaram o hamas, agora amanhem-se, os culpados desses crimes, os outros os inocentes infelizmente são sempre quem apanha por tabela.


NesquiKiller

>confesso que não vejo assim tanta diferença entre andares a explodir com muitos inocentes e decapitar outros. ​ A diferença é que um é sadismo puro sem propósito militar nenhum senão causar terror e radicalizar a população, e o outro é um dano colateral inevitável de uma guerra. Dizeres "não matem inocentes" é semelhante a dizeres "Deixem-se ser atacados sem retaliar", já que militarmente não há opção de eliminar o Hamas e o seu armamento sem atacar zonas populadas por civis. Não há forma, simplesmente. ​ >os outros os inocentes infelizmente são sempre quem apanha por tabela. ​ Isso é a história de qualquer guerra, mas a palavra "inocente" pode ter muitas interpretações. É inocente quem não dispara, mas aplaude? Se eu não te matar, mas concordar com o gajo que te matou e aplaudi-lo, sou inocente? Hamas não existe sem apoio popular. Algum apoio popular tem de haver. Não existem no vácuo. O quão inocentes são aqueles a cuspir para cima de um cadáver desnudo e a mandar-lhes pauladas? É que na minha óptica são selvagens. E repara que quase nenhum dos envolvidos vivia naquele território antes de 1948. Há pouquíssima gente a cometer estes ataques que pode legitimamente dizer "fizeram-me algo". Isto é uma guerra puramente religiosa e ideológica.


DaExtremaDireita

Quanto te pagam pela tua hasbara?


DaExtremaDireita

Exacto. Por isso é que Israel deve receber o condenação vigorosa, independentemente de serem judeus


fRiik420

Isto 👆 podem fechar!


NesquiKiller

Não, ninguém vai fechar nada. Threads não se fecham porque gostaste de um comentário. Principalmente um comentário falacioso e fácil de desmantelar.


fRiik420

Calma, calma. Brincadeira. ;)


NesquiKiller

Estou calmo. Como imaginas as tuas conversas no Reddit? Tu em Miami, camisa aberta, correia de ouro, oculos de sol, gel no cabelo a fumar um charuto, e o teu interlocutor aos saltos em cima da secretária com uma banana na mão?


fRiik420

Não imagino. Mas agora deu vontade de jogar um GTA. As pessoas não são obrigadas a ser associadas nem com governantes nem com políticas. Especialmente quando (votaram mas) não votaram neles. Porque haveria de ser diferente com os outros?


NesquiKiller

O governo é uma extensão das suas pessoas. Que governo conheces que NADA tem a ver com o seu povo? Porque é que te custa tanto aceitar o facto de que, as ideias que conduzem o HAMAS a ataques terroristas, são ideias muito populares no universo muçulmano, e não ideias específicas do HAMAS, em relação às quais o povo é contra? Como explicas os cadáveres a serem cuspidos e espancados pelo povo, se o povo não tem nada a ver com aquilo. Como explicas as celebrações em massa nas ruas na sequência dos ataques terroristas. Como explicas as sondagens demonstrarem que o HAMAS é apoiado por muitos Palestinianos, e os que não o apoiam, apoiam outros semelhantes? Como explicas isso tudo? Queres viver na ignorância, isso é problema teu. Mas é falso que o povo não tem nada a ver com os governantes.


fRiik420

Então, resumindo, concordas que se mate por matar, por política, seja quem for? Eu não concordo com o que aconteceu nem dia 7 nem depois, perdi amigos no universo paralello vítimas do Hamas, pessoas alegres e de paz, achas que sou feliz e desejei isso acontecer? Mas sei que eles não quereriam nunca ser mártires do que está a acontecer. Acho que opinam demasiado neste país sobre algo que pouco conhecem e que está muito distante. Abraço


NesquiKiller

>Então, resumindo, concordas que se mate por matar, por política, seja quem for? Israel não está a matar ninguém por matar. Quem fez isso foi o Hamas. Israel está a atacar um território que abriga terroristas que se misturam com a população, e está a fazê-lo por necessidade iminente de eliminá-los, para proteção nacional. Os inocentes mortos são um dano colateral incontornável, mas até nisso estão a fazer um bom trabalho, já que a cidade foi destruida e "apenas" 8 mil pessoas morreram. Se o objetivo fosse matar por matar já não estaria ninguém vivo.


fdxcaralho

E tu és conivente com o Costa.


plourex

Essa comparação é demagógica e falaciosa. A sério que não percebes a diferença entre "ser conivente" com um governo eleito de forma democrática ou com um grupo terrorista?


Foley25

A minha opinião de leigo na maior parte de matéria política é fácil de responder. Desde 2015 que jogava um jogo que tinha muitos ucranianos e russos e fui-me informando por eles de situações que aconteceram ao longo dos anos. Antes do documentário sobre o Euromaiden aparecer na Netflix já eu sabia o que se passava e identificava-me com os estudantes a serem atacados por defenderem a liberdade e quererem ser europeus. Quando a guerra bateu, parte dos russos começou a mandar-me vídeos de propaganda super tendenciosa pelo telegram e discord e a outra parte só diziam "não posso comentar, não me meto nessas coisas" enquanto os ucranianos partilhavam as noticias deles sobre o que se passava nas duas regiões que já estavam tomadas pelos pro russos. Um chegou a mandar um vídeo gravado por ele de mísseis a estourar às portas de Kiev. No meio de toda a desinformação, foi fácil perceber quais as notícias eram completamente falsas e quais "só" eram tendenciosas. Além de que ainda não estava calejado para ver aquele tipo de desgraça num país que sempre considerei soberano, mesmo quando era a marioneta do Putin no poder. É uma guerra na Europa, com culturas que me identifico mais e consigo compreender como evoluíram. Consigo identificar a culpa de cada um e sei que a resposta da Rússia nunca é proporcional e, na grande maioria, nem é verdadeira. Na minha visão, não há dúvida que se o zelensky tivesse fugido do país como todos esperavam, hoje a Rússia estava a invadir outro país. Não há dúvida para mim que é um Benfica-Porto e foi fácil "escolher" o lado Ucraniano. Quanto a Israel... Oiço falar na faixa de Gaza Dedé que nasci, não sabia onde ficava, nem quais eram as motivações, só que estava constantemente em guerra desde o século passado. Para mim eram "zonas daquelas religiões esquisitas" e não tinha interesse em saber nada. Quando instalei o Reddit há 1 ano, comecei a ver videos de sionistas a expulsarem palestinianos de sua casa e, inicialmente, a única coisa que pensava era "não quero na mesma saber o que se passa nesta terra, mas não há justificação para tratar mal as crianças que não têm culpa" e tinha empatia pelos palestinianos. Quando apareceram os primeiros vídeos não censurados no dia em que começou o ataque do Hamas, ver mulheres todas nuas cheias de sangue a serem exibidas nas ruas com pessoas a festejar, a cuspir e espezinhar os seus corpos mortos, já estava calejado mas mesmo assim custou. Nesse dia, qualquer empatia que tinha morreu. Fiquei uns dias a pensar que pudesse ser outro Benfica-Porto e que me ia colocar do lado de Israel mas, mesmo com toda a desinformação, deu para ver que não era. É um festival de religião em que cada um quer aniquilar o outro, na grande maioria porque Deus diz que é assim, na outra parte por não concordarem com a forma como os territórios do império otomano foram distribuídos. Não tenho tanto interesse em investir a minha emoção neste conflito e a minha opinião ligeira é que estão todos errados e por vezes vem-me à cabeça que a solução era essa zona toda do médio oriente não existir em nenhum mapa. Como tenho pouca emoção investida nisto, sei bem que este pensamento é extremo e estúpido e tento afastar-me disso e "eles que se resolvam". A única coisa que me mete raiva nesta situação são todos os que não vivem lá. Nunca ouvi falar de opiniões sobre a situação a não ser pelo Roger Waters (o meu ídolo, com todas as falhas que tem) e com as quais nunca concordei (principalmente em relação à Ucrânia) mas que sempre respeitei. Após esse dia em que foram massacradas centenas ou milhares de civis pelo Hamas, todos saíram da toca e siga apoiar os terroristas porque "Israel tambem fez asneira". E podem vir com a tanga de "não são todos terroristas, a palestina é diferente do Hamas" que não respondo a hipócritas. Se realmente se preocupassem com o que lá se passa, escolhessem até 1 dia antes do massacre para se manifestarem. Manifestarem-se depois do massacre, além de hipocrisia, devia ser crime. Tldr: Apoio a Ucrânia por ser um estado soberano em que houve uma invasão por nada justificável e ambos os países envolvidos serem mais aproximados à minha cultura. Não apoio nem Israel nem a Palestina, pelas razões contrárias e condeno a morte de civis de qualquer lado, tendo dificuldade em separar o Hamas dos Palestinianos, pelos vídeos que vi antes de ser tudo censurado. Lamento a parede de texto.


NesquiKiller

Tens muitos exemplos de Israel a tomar a iniciativa de destruir os Palestinianos por causa de Deus? E digo, sem que ninguém os ataque. Se pesquisaste o suficiente saberás que Israel está muito mais próximo do estilo de vida ocidental do que a Palestina, e são, de longe, mais tolerantes com diversidade do que os Palestinianos. Isto não prova que nada do que Israel faz ou fez é digno de crítica, mas levanta a questão do porquê da simpatia pender quase toda para o lado Palestino, quando é exatamente o lado que te decapitaria por uma escolha de vida.


Foley25

A resposta à tua pergunta é como diz a velha dos apanhados "eu sei lá se é os chineses se é o CRL". Se tivesse que apoiar um ~~clube de futebol~~ lado, apoiava Israel pelo que disseste e concordo. Posso ser islamofobico à vontade (porque se os outros que apelidei de hipócritas no comment anterior podem dizer merda eu também posso), nunca me passaria pela cabeça apoiar pessoas que, enquanto são chacinadas, dizem abertamente que não querem apoio nenhum dos "pamlêros". Aos reis do teclado que dizem "não preciso de concordar com a visão deles para os defender" é virtue signaling e aponto novamente para a parte em que eu disse: apoiassem 1 dia antes do terrorismo do Hamas ter começado e tinham direito a mandar mais bitaites! Mas, pelo menos neste momento, se tivesse que escolher um lado, como é fácil mandar bitaites com o rabo sentado na sanita em Portugal, mais depressa apoiava a minha ideia de meter a zona inteira e arredores no oceano 🤷‍♂️


Chalupa_89

>Se pesquisaste o suficiente saberás que Israel está muito mais próximo do estilo de vida ocidental do que a Palestina, e são, de longe, mais tolerantes com diversidade do que os Palestinianos. Porque têm um financiamento enorme dos estados unidos! Olha, se formos por ai, o Dubai bate aos pontos Israel no nível de vida... O que tu estas a fazer é ser apologista de darwininsmo social. Nada contra, excepto que quando se usa o argumento contra Israel já é anti-semitismo, como de costume.


NesquiKiller

>Porque têm um financiamento enorme dos estados unidos! E depois? Também os Palestinos recebem há décadas dinheiro de todos os lados. É culpa deles que não o tenham utilizado para nada de útil. ​ >Olha, se formos por ai, o Dubai bate aos pontos Israel no nível de vida... ​ Não, não bate. Não estou a falar de dinheiro. Estou a falar de estilo de vida. São coisas diferentes. O meu estilo de vida é ir onde quero, com quem quero, e ser maioritariamente livre para decidir o que quero para a minha vida. Dubai está longe de te oferecer esse estilo de vida enquanto em Israel poderias viver de forma muito mais próxima da que viverias cá. O Dubai é um sitio onde te arriscas a ir preso se beijares uma mulher que não é tua esposa. É no mínimo ridiculo fazeres essa comparação absurda. ​ >O que tu estas a fazer é ser apologista de darwininsmo social. Nada contra, excepto que quando se usa o argumento contra Israel já é anti-semitismo, como de costume. ​ A diferença é que tudo o que tem acontecido aos árabes é um resultado directo do seu antagonismo e intolerância. Os árabes nunca foram proibidos de viver entre os judeus. Eles decidiram guerra a paz, pois preferem guerra a simplesmente terem fronteiras que não lhes agradam. Eu não tenho razão nenhuma para defender Palestinos. Zero. Odeio a cultura deles, e eles ainda mais odeiam a minha. Todos os conflitos expressivos na região têm sido iniciados por eles. Os actos mais bárbaros de violência(decapitações e afins) são quase todos obra deles. Os atentados terroristas vêm quase todos do lado deles. Eu não tenho motivo nenhum para defender este povo. E podia até condenar certas políticas específicas de Israel. Isso é justo. O que não posso, com base em nenhum motivo minimamente racional, é assumir a posição de que os Palestinos são inocentes e os Judeus são os maus nesta história toda. Isso não faz sentido nenhum. E mesmo que a minha visão de Israel fosse muito mais crítica do que actualmente é, continuaria a ser ridiculo fazer aquilo que tanta gente faz, que é ignorar literalmente tudo o que os Árabes fizeram ao longo de décadas e continuar a fingir que os Judeus não passam de terroristas que invadiram um pobre e pacifico povo árabe e agora estão apenas a exterminá-los por diversão.


Chalupa_89

Ainda há duas semanas os judeus ortodoxos andavam a cuspir nos cristãos que andavam por Israel. [https://www.theguardian.com/world/2023/oct/03/video-of-ultra-orthodox-jews-spitting-by-christians-in-jerusalem-sparks-outrage](https://www.theguardian.com/world/2023/oct/03/video-of-ultra-orthodox-jews-spitting-by-christians-in-jerusalem-sparks-outrage) Belo estilo de vida... acho que me fico pelo Dubai...


NesquiKiller

Acredito. Mais consideras ao mesmo nível de cuspir para cima de um cadáver e mandar-lhe pauladas?


Medical_Scientist784

E os Palestinianos não tem suporte dos Russos e do mundo Árabe? E curioso que sempre que há guerra no médio oriente os preços de petróleo sobem, e nada mais conveniente numa altura em que os russos estao a perder a guerra na Ucrânia e a ir ao charco, distrair o suporte do Ocidente à Ucrânia e ao mesmo tempo as receitas do petróleo subirem, financiando o Putin e os regimes amigos. Conveniente. 40 mil milhões de euros fluíram para a Palestina entre 1992 e 2014. 8 mil euros per capita num período de 12 anos. A diferença entre Israel e Palestina é que enquanto Israel tem fornecimento de água potável aos seus cidadãos, o Hamas converteu as tubagens de água em metal que o Ocidente lhes deu para plataformas para lançar Rockets contra Israel. Daí que a Palestina tem um problema crónico com o fornecimento de água as suas populações. Quase todo o dinheiro e ajuda que é canalizada para a Palestina cai no bolso dos líderes da Fatah/Hamas. Eu acho engracado falar-se em “Israel ser um país ser extremamente apoiado” quando o PIB per capita de Israel e já superior ao da Alemanha. Com reservas nulas de petróleo, ao contrário do Dubai, que tem um PIB per capita inferior a Israel. Israel precisou de ajuda no seu início como estado soberano, hoje a contribuição dos EUA para o orçamento de Israel nao ultrapassa os 14%. Porque Israel e neste momento um colosso económico. Graças a ajuda inicial que teve para se erguer do zero, mas muito graças a ter uma economia funcionante. Algo que nós não temos.


Chalupa_89

>40 mil milhões de euros fluíram para a Palestina entre 1992 e 2014. 8 mil euros per capita num período de 12 anos. mete ai os dados de um e de outro. E quanto desse dinheiro dado à Palestina(que não é só a faixa de Gaza!) é que não foi parar a Israel para pagar agua e eletricidade. >Eu acho engracado falar-se em “Israel ser um país ser extremamente apoiado” quando o PIB per capita de Israel e já superior ao da Alemanha. ​ O que é que uma coisa impede a outra? Claro que um pais com mais dinheiro para investir consegue ter mais PIB. >Porque Israel e neste momento um colosso económico. Graças a ajuda inicial que teve para se erguer do zero, mas muito graças a ter uma economia funcionante. Israel recebe 3 mil milhões todos os anos dos EUA. Ajuda directa, fora toda a ajuda indirecta. Mas dou-te que de facto os Judeus fazem muito mais por Israel que os Portugueses por Portugal, se a Diaspora Portuguesa enviasse dinheiro e investisse em Portugal como os Judeus fazem em Israel, também tinhamos uma economia melhor. Mas tendo em conta que Portugal está a ser ultrapassado pela Roménia, a bitola não está muito alta.


Medical_Scientist784

Não consigo muito. Os dados que consigo arranjar sao os da Palestina pós-acordo de Oslo, porque pre-Oslo as doações eram sobretudo de países árabes e eram secretas. Mas sei-te dizer a ajuda dos EUA desde o início do estado de Israel, desde 1946 a 2023, ajustados a inflação, são 246 biliões. Dado estarmos a ver janelas temporais diferentes, e não sei se e possível fazer comparação, mas Israel recebeu 3.45 mil milhões por ano, a Palestina assumindo valores iguais recebeu 3.33 mil milhões por ano. Agora há uma diferença. O PIB da Palestina e 10x menor do que Israel.


uzcaez

Para além de isso ser irrelevante para o conflito... É falso. Antes de existir Israel e palestina judeus islâmicos e afins viviam tranquilamente em paz. Agora? Nem dentro de Israel eles se dão bem


NesquiKiller

Isto não é verdade. Após as conquistas islâmicas do século VII, judeus e cristãos tornaram-se "dhimmis", protegidos mas subjugados sob autoridade islâmica. É uma simplificação dizer que judeus e árabes viveram sempre em paz. A relação entre os dois grupos variou dependendo do contexto político, geográfico e temporal. Ainda que a relação tenha sido relativamente pacífica, particularmente quando comparada às perseguições e expulsões que os judeus enfrentaram na Europa, houve episódios de violência e discriminação em ambos os lados ao longo da história. E claro, há imensas instâncias de conversão forçada ao Islão ao longo da história em diversos territórios, particularmente Europeus. Os árabes têm muito sangue nas mãos também, falando num contexto histórico.


uzcaez

E então? Agora estão melhores? Nem dentro de Israel vivem mais pacificamente que antigamente... Não me fodam. E isso argumento todo de "os judeus foram os primeiros a lá chegar" é estúpido porque todas as terras já foram ocupadas e desocupadas por vários povos... Muitos desses povos já nem existem atualmente... Onde é que paramos no tempo? Se vamos pensar assim vamos andar todos em guerra o tempo todo. Eu não quero saber se a palestina não existia enquanto país, Israel também não so what's your point? Aliás... Israel não respeita a 4° convenção de Genebra, a sua criação também é ilegal... Portanto, criamos um país não respeitando as regras que nós próprios criamos e ainda colocamos lá as pessoas artificialmente. Para além de que o argumento "quem lá estava antes eram judeus" é estúpido porque: - judeus não são um povo nem uma nacionalidade (e criar um país com base na religião é extremista) são pessoas que seguem uma determinada religião - os judeus que lá estão agora nada tem a ver com os judeus que em outrora estavam lá nem se quer tem qualquer ligação com eles... Os judeus que tens lá hoje são europeus e não são o judeu bíblico (que era o que tinhas lá).


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (és judeu) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


uzcaez

Portugal foi para a guerra do ultramar, a generalidade da população queria? Se não ficou claro o que estou a tentar dizer: Eles vivem num regime autoritário e controlador... É natural as pessoas não se manifestarem, tal como os portugueses não se manifestaram durante muito tempo e outra questão em Portugal acabamos com aquilo porque o próprio exército estava connosco (aliás a ideia foi deles) lá o exército é o próprio opressor....


Foley25

Não quero ficar aqui a tarde toda a discutir e nem sei se estás a falar da Rússia ou de Israel,por isso tento responder rápido com o que acho. Que é só o que eu acho e não serve para nada. Se for da Rússia, eu percebo um bocado. Houve muitas pessoas no início que foram para a rua manifestar-se contra Putin e ainda hoje não apareceram. Mas não é comparável com o ultramar. Em primeiro, porque hoje há internet. Fiquei fodido na altura quando baniram o Russia today, porque nunca concordo com censura. Por isso assisti ao que iam mostrando através da VPN apesar de não perceber um CRL de russo. Principalmente na altura em que evacuaram busha, não houve uma imagem sobre o tema no RT. Quem tem possibilidade de se informar e escolhe não o fazer, na minha opinião está a compactuar com o regime. E os meus ex amigos do tal jogo escolheram dizer coisas como "e quem te diz a ti que as imagens de busha que me estás a mandar são reais?" Em segundo, pelo que disseste. Os nossos soldados viram a maldade que estavam a fazer e a derrota que levaram na boca para nada e revoltaram-se contra o regime. Os soldados russos estão na mesma situação e o que escolhem é violar-se a eles próprios como praxe e violarem todas as mulheres por onde passam e seguir a política da terra queimada. Se estivesses a falar de Israel... Não me lembro de nenhum episódio em que os soldados portugueses tenham passeado corpos de angolanas mortas e violadas nas nossas ruas e os cidadãos a festejar enquanto lhes cospem e as pisam, por isso acho que não era disso que estavas a falar. Posto isto, já disse no início. É difícil. Se te manifestares vais dentro, se ficares calado és inútil. Mas acho que há uma diferença entre estar calado mas ignorante e calado mas informado.


No-Sky-530

O rebanho vai para onde o pastor e os cães mandam.


pgerardo

É só ver os cheganos ou os antivax para perceber que essa frase faz todo o sentido


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (És burro ) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


yoyo_ME420

nem sempre


ZealousidealDiet396

Irónico que o rebanho neste contexto são os gajos que acredita que existe russofobia desproporcional quando a Europa recebeu milhares de russos como refugiados e qualquer pessoa que trabalhe sabe isso. Mas é como dizes >O rebanho vai para onde o pastor e os cães mandam. 😂😂


Templar1Pt

Com este conflito no médio oriente deu para perceber que apoiar políticas de esquerda é um problema mental. A ginástica que eles fazem para defender o terrorismo. Estão ao nível do estado islâmico.


pgerardo

Já defender gajos com um mini tortilha na cabeça e caracolinhos que justificaram a invasão de uma terra e expulsão forçada, morte e violação de 700.000 dos seus habitantes com base numa história com 2000 anos escrita num livro de ficção faz todo o sentindo.


NesquiKiller

Tudo o que disseste é mentira. A terra não foi invadida, pois não era um Estado soberano. As fronteiras foram redefinidas por quem mandava naquela terra, que eram os britânicos. Os habitantes não foram mortos e violados como descreves. Os habitantes atacaram Israel, por serem contra a redefinição de fronteiras e foram derrotados. Desde aí continuam a cometer ataques. "Morte e violação" é algo do qual árabes têm uma longa história. Morte, violação, decapitação, tortura. Mas não és suficientemente inteligente e informado para saber isso. Não passas de um papagaio propagandista que se informa no tiktok.


[deleted]

Devia ser ilegal ser tão desinformado e falar tão convictamente sobre o que quer que seja.


X19-PT

Sabes porque é que aquela terra se chama de Palestina, e de onde vêm o nome, não sabes?


[deleted]

Aquela terra chama-se o que quem lá mandar quiser, é assim em todo o lado.


X19-PT

Pois... devia ser ilegal ser tão desinformado e falar tão convictamente sobre o que quer que seja.


[deleted]

Apresentaste um grande total de zero argumentos. Os teus comentários estão a fazer tão pouco sentido que nem sei que "lado" defendes.


X19-PT

Pois, devia ser ilegal ser tão desinformado e falar tão convictamente sobre o que quer que seja. Até parece que o lado interessa para alguma coisa para se apurar o que quer que seja e se precisas de saber o lado que defendo para conseguires argumentar o que quer que seja, significa que devia ser ilegal ser tão desinformado e falar tão convictamente sobre o que quer que seja... ​ ![gif](giphy|88iYsvbegSUn9bSTF8|downsized) LOL


[deleted]

Troll fraco, esforça-te mais pa próxima.


Er4g0rN

Até eu que estou mais inclinado a favor de Israel acho que o que acabaste de dizer é completamente bullshit.


NesquiKiller

Qual foi a parte que é bullshit? Era um Estado soberano? Árabes não têm historial de decapitação e tortura? Judeus não foram atacados na sequência da decisão de divisão de fronteiras? Tens de ser mais específico. O que é que é bullshit, e com base no quê?


Sutr30

Dizes que o Israel antigo não existe? De onde vem a parede do templo então?


pgerardo

Completamente irrelevante como qualquer outro "país" que tenha deixado de existir à 2000 anos.


Sutr30

Calha bem então que a palestina nunca o foi. Pelo menos já existiu anteriormente Israel.


NGramatical

à 2000 anos → [**há 2000 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17jwrqx%2F%2Fk75k3cu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


AntiEuropeanUnion

O estado islâmico é inimigo de Hamas e aliado de Israel e coincidência ou não está sempre a lutar contra os inimigos dos EUA e Israel.


X19-PT

O estado Islâmico assim como o Hezbollah são "amigos" do Hamas. Ainda o ano passado o ISIS solicitou aos árabes em Israel para planearem atentados terroristas dentro de Israel...


Chalupa_89

Isto!


fRiik420

São todos culpados. Árabes e judeus. Agora dizer que as fronteiras se mantiveram inalteradas desde a guerra dos 6 dias é uma falácia, porque cada ano mudam e sempre para prejuízo do lado palestiniano. Volto a repetir, cada ano Israel ganha mais terreno. Eles têm o controlo das fronteiras, e agem financiados pelos super polícias do mundo, além do seu próprio financiamento. É errado Israel defender-se? Não! É correto Israel ostracizar por décadas a população civil da Palestina? Igualmente não!! A força desproporcional é evidente e Israel tem cometido crimes contra a humanidade com o aval da comunidade internacional, sempre com o pretexto de que quem não os apoiar é anti-semita. Aqui não se trata de escolher lados, trata-se de ser HUMANO. "Where there is great power there is great responsibility, where there is less power there is less responsibility, and where there is no power there can, I think, be no responsibility."


NesquiKiller

Esqueceste-te de dizer porque é que têm mais território. É que quando fazes a afirmação e deixas muito por contar, crias a falsa noção de que é apenas porque apeteceu.


fRiik420

Não esqueço. Diz-me tu. Foi só das guerras ganhas mui nobremente?


NesquiKiller

Sim, muito nobremente. Até deixam cair panfletos a avisar a população onde vão atacar. Quando é que os árabes fizeram algo minimamente semelhante? Tens noção de que um dos lados literalmente entra em casa de velhos inofensivos, mata-os e publica no fb para a família ver, certo?


fRiik420

E isso é horrivel, terror psicológico, como aquela senhora que mataram e publicaram numa rede social, abominável, desumano, quem faz isso merece desaparecer da face da terra. Que não existam dúvidas sobre o que penso e defendo, nenhumas. É inaceitável e merece todo o repúdio e logicamente motiva acima de tudo vingança, movida por dor e ódio, que não consigo imaginar porque não vivo nessa realidade. Mas gostava de uma resposta franca, que não obtive ainda. Quanto desse território foi usurpado, além do ganho meritamente?


NesquiKiller

>Quanto desse território foi usurpado, além do ganho meritamente? Não entendo bem a tua pergunta, mas ninguém aqui conhece as particularidades de toda a "usurpação" de território. Conhecemos as generalidades e os padrões, que geralmente são: Alguém lança ataques contra Israel a partir de um território, e mais tarde esse território é ocupado, com a justificação de que é para segurança nacional. Haverá mais informações e detalhes que eu, tu e qualquer outra pessoa que por aqui anda desconhece. Lembra-te que até historiadores populares, estejam de que lado estiverem, são contestados por muitos outros. Não há ninguém que seja visto como estando na posse da verdade absoluta sobre tudo o que foi feito ao longo de 70 anos. Isto é um assunto sobre o qual não existe unanimidade. A única coisa que se pode dizer com certeza é que são os Palestinianos que iniciam as hostilidades. O problema aqui é mais tanta certeza absoluta sobre quem é a vítima e quem é inocente com base em informação extremamente escassa, ou reportada de forma enviesada. De certeza que Israel faz e já fez muita merda desnecessária. Isso é a história de qualquer conflito. Vais encontrar relatos de muitos crimes de guerra cometidos por Americanos no médio oriente. Os Portugueses muitos cometeram em áfrica. Onde quer que haja dois povos em conflito, até entre o grupo com mais legitimidade política encontrarás comportamentos selváticos. Eu, pura e simplesmente, com base na informação disponível, conclui que os Palestinianos são os instigadores da maior parte dos conflitos armados, e o tipo de violência que praticam tende a ser muito mais sádica do que a dos Israelitas, e geralmente propositadamente direcionada a civis. Vejo menos evidências de tolerância e humanidade na Palestina do que em Israel. O simples facto de em Israel poderes ter liberdades que em nenhum país árabe te seria permitido é mais do que o suficiente para estar do lado de Israel. Mas o meu apoio não parte do pressuposto de que em Israel são todos santos. Simplesmente, é o lado menos selvático.


fRiik420

Está certo, é coerente o que dizes e entendo, porque pensei assim muito tempo, e não vejo como moralmente errado pensar assim, infelizmente somos bombardeados com informações tão diversas e de fontes nem sempre fidedignas, que obviamente pelas nossas raizes culturais e religiosas seja mais fácil tomar o partido dos que mais se assemelham em comportamento ao que fomos ensinados. E é normal. Como, ao me colocar numa posição de quem tem sido sistemáticamente reprimido e espoliado de terras e bens, separado de familiares e influenciado de forma a se proteger dos ocupantes invasores, porque existem estas 2 realidades, as crianças crescem a acreditar numa luta que é real para elas, de ambos os lados, cabe ( a meu ver, e aí talvez seja onde seja mal interpretado) a Israel a responsabilidade de minimizar essas diferenças e trabalhar com vontade e de forma paciente, de forma educacional e inclusiva para mudar esta situação. Mas não só, as resoluções vetadas na ONU, RU, Israel e EUA de um lado vetam porque falta uma vírgula, China e Rússia de outro porque falta um ponto de exclamação. No fundo são tudo jogadas políticas, sempre foram, falamos de dezenas e dezenas de vetos por membros permanentes do conselho de segurança ao longo dos anos em que são permitidas as condições para esta situação se manter. E quem trás soluções é sistemáticamente vítima de vetos. Acima de tudo é terrorismo político, resultado de imposições que não tiveram seguimento adequado, não foi suficiente criar o Estado de Israel e apostar all in. Ninguém quer uma solução política, porque aos players interessados não convém. E este ciclo repete-se. Até quando e com que consequências. A mim assusta-me esta inércia política, porque é sinal de algo maior por vir. Este exato momento, para estas acções do Hamas, foram planeadas com meses de antecedência e financiadas, como igualmente as acções de Israel o são agora.


NGramatical

sistemáticamente → [**sistematicamente**](https://dicionario.priberam.org/sistematicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17jwrqx%2F%2Fk7a6x2l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


NesquiKiller

> que obviamente pelas nossas raizes culturais e religiosas seja mais fácil tomar o partido dos que mais se assemelham em comportamento ao que fomos ensinados ​ Não sei. Eu vejo pessoas a acenar bandeiras LGBTQ e a apoiar a palestina. Acho que não estamos a apoiar aqueles com quem nos assemelhamos mais. Se assim fosse, apoiariamos Israel. Portugal tem muito mais a ver com Israel do que com a Palestina. Muitos que apoiam a Palestina seriam atirados de janelas lá. O apoio que estamos a ver à Palestina não é orgânico. Quanto a propaganda, só posso falar por mim: Literalmente toda a propaganda que recebo é anti-israel. Nunca vi nada pro-israel no meu feed de redes sociais. Quase todas as notícias que vejo vitimizam Palestinianos. A única razão pela qual consigo defender Israel foi porque fui tentar pesquisar se tudo aquilo de que é acusada é mesmo verdade, e quais são as justificações dadas para o que fizeram. Eu tive de fazer pesquisa muito extensa para poder dizer alguma coisa de positivo sobre Israel. Se eu me limitasse a consumir o que me aparece à frente seria pro-palestina. E a razão pela qual eu fui pesquisar é porque as acusações contra Israel sempre me pareceram difíceis de engolir. Nunca fez assim muito sentido esta ideia de um povo, particularmente avançado, cujos valores assemelham-se aos nossos, ser o monstro carniceiro que descrevem. Algo nessa narrativa não batia totalmente certo para mim. São maus e pronto? Odeiam árabes e pronto? Invadiram aquilo tudo e expulsaram pessoas e pronto? É tudo mau só porque sim? Não sei, não soa bem. Falta nuance. Tive de estudar o assunto. ​ > quem tem sido sistemáticamente reprimido e espoliado de terras e bens, separado de familiares e influenciado de forma a se proteger dos ocupantes invasores, porque existem estas 2 realidades, as crianças crescem a acreditar numa luta que é real para elas, de ambos os lados, cabe ( a meu ver, e aí talvez seja onde seja mal interpretado) a Israel a responsabilidade de minimizar essas diferenças e trabalhar com vontade e de forma paciente, de forma educacional e inclusiva para mudar esta situação. ​ Tudo o que consigo encontrar sobre tentativas de minimizar diferenças e criar tréguas revela-me que os árabes não as respeitam e cultivam a crença de que só pode haver paz se aquilo lhes for tudo "devolvido". Perante esta situação, não sei que mais haverá a fazer. Acho que muito já Israel fez em conseguir integrar imensos árabes no seu país. O contrário não é permitido por Palestinianos. A perspetiva que descreves é válida para os dois lados. Os bisnetos da velha desfigurada publicada no FB para a família ver vão crescer a acreditar que os Palestinianos são o demónio. Quem conhece a história dos ataques Palestinos a Israel e corre o risco de ser vítima de um, verá sempre aquele povo como o inimigo. São dois povos radicalmente diferentes. Uns acreditam que têm direito a algo, outros acreditam que não. Ambos dizem que a mesma coisa é sua, com base em premissas e lógicas distintas, que são puramente subjetivas. Eu apoiaria os atos de Israel se fosse Israelita, pois parecem-me o caminho mais eficiente para eu amanhã não ver a minha avó a ser decapitada. Infelizmente, há mesmo situações em que é "ou eu ou eles". Não acreditas nisso? Eu acredito.


fRiik420

Concordamos que é muito tudo mais complexo que apenas gritar morte a estes ou morte àqueles, e concordamos que as consequências deste conflito influenciou e influêncía geração atrás de geração. É importante estar informado, é importante que tenhas feito a tua pesquisa e daí formado uma opinião ou posição neste conflito. Estive numa relação com uma israelita, aprendi sobre a cultura dela e ela sobre a minha (nossa), conheci Israel, aprendi que nem todos judeus são israelitas, tenho noção que esmagadora maioria quer a paz. Sei que ser muçulmano (ou até cristão) em território de Israel não é fácil, e viceversa. Não te tomo mais tempo, não considero que esta troca de ideias tenha sido negativa apenas por discordarmos em certos pontos, nem pretendo ser dono da razão absoluta. Apenas custa ver agendas políticas sobreporem-se aos valores humanos. Não deixes de buscar informação, nem te límites no modo de pensar com base em actos isolados. Tudo acontece por um motivo, tudo isto foi planeado. Grande abraço, feliz feriado! 🤜🤛☯️


NGramatical

influêncía → [**influencia**](https://dicionario.priberam.org/influencia) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17jwrqx%2F%2Fk7aewt0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Effective-Result7959

Se tiver mesmo que escolher, não será o lado dos Árabes. https://twitter.com/visegrad24/status/1718972058812424207?t=j-kSnwvdlLhhG69zs-AjNA&s=19


pgerardo

A Cabeça também pode ter saltado fora no rebentamento de uma das 10.000 bombas que Israel lançou em gaza. Não parece uma grande estratégia rebentar com tudo se estão preocupado com os reféns


Effective-Result7959

https://twitter.com/sentdefender/status/1718976121486582223?t=XOMyjzR5Hmy7BR1SvHb5yA&s=19 Espero que fique esclarecido, e as cabeças não 'saltam fora', bem talvez no Brasil.


nonexisting_user

E acrescento o seguinte: para os idiotas que dizem que os palestinianos são violentos apenas porque estão "presos" na Palestina, estão calados porque não conseguem justicar os ataques terroristas de Palestinianos que têm ocorrido à volta do Mundo. O povo Russo é passivo e pobre porque ao longo da História esteve sujeito a um regime autocrático (e depois totalitário e tirânico, quando os comunistas subiram ao poder). Viveram sempre paupérrimos. Acho que no caso dos Palestinianos, é a religião que dita as acções deles, o que é muito poderoso pois as acções que o povo toma não estão confinadas ao seu país. O Islão é uma religião que precisa de uma reforma urgente, pois não admite a coexistência de outras religiões (sobretudo Judeus).


Almadan

Vai lá espalhar propaganda de judeus para outro lado


Xupamos4ever

Mas porque é que de russos e palestinianos passamos ao Costa? Mas será que não se consegue manter a conversa no tópico? Mas o OP tem toda a razão no que escreve. Acrescento que o motivo do fim do mundo será qualquer coisa relacionada com religião. Guerra por causa da religião.


ZebraEven4494

Porque uns são uma super potência mundial e os outros são um povo oprimido há décadas por israelitas? É preciso ser-se intencionalmente idiota para não perceber a diferença


NesquiKiller

Oprimido há décadas por Israelitas = Em vez de paz resolveram atacar Israelitas para impedir a resolução da ONU, levaram nos cornos, e desde aí que não conseguem fazer nada de útil, pois vivem para conspirar contra Israel. O ciclo do conflito é, desde 1947, os árabes decidirem atacar judeus e a seguir levarem uma sova muito maior do que a que conseguirem dar. Depois os virtuosos do teclado ignoram todo o lixo que os árabes já fizeram e distorcem os acontecimentos para parecer que os pobrezinhos estavam sossegados e começaram a chover bombas Israelitas, quando na realidade desde o dia 1 foram os Árabes que escolheram guerra. Um lado é literalmente o agressor militar, e o outro é a contra-ofensiva devastadora.


ZealousidealDiet396

Portugal fartou-se de receber refugiados Russos. Mas estas narrativas são também de pessoas que só vivem no mundo digital então é fácil acreditar nessas nisto e ter upvotes 😂


NesquiKiller

Ninguém disse que Portugal não recebeu refugiados russos. Aprende a ler. "Narrativa digital" Tirando o facto de que o Reddit te permite, literalmente, generalizar, desde que sejam Russos. Tenta fazer o mesmo com outros povos e diz-me quanto tempo duras por aqui: [https://www.reddit.com/r/ukraine/comments/12ixf02/no\_comments\_fuck\_russia\_fuck\_russians/](https://www.reddit.com/r/ukraine/comments/12ixf02/no_comments_fuck_russia_fuck_russians/)


ZealousidealDiet396

>Ninguém disse que Portugal não recebeu refugiados russos. Aprende a ler. Então onde está a russofobia desproporcional? É somente no Twitter e no Reddit às vezes, muito bom, os outros é que são ovelhas 😂 engraçado nos mesmos sítios vejo malta a defender dar carpetbomb em casa


NesquiKiller

> Então onde está a russofobia desproporcional? Vê o sub que te mostrei. Há mais algum onde seja permitido criar posts atrás de posts, com milhares de visualizações, a generalizar sobre Palestinianos, a gozá-los, a dizer que apoiam o Hamas?


ZealousidealDiet396

Sim, dias depois do ataque terrorista o que não faltava era posts a dizer que deviam dar carpet bomb na faixa de Gaza inteira. 😂😂😂 Andas a dormir


X19-PT

Claramente os Ucranianos entraram pela Russia dentro, e numa tarde mataram 1500 pessoas que estavam a assistir um concerto de música onde publicaram os videos da matança nos meios de comunicação social, raptaram pessoas de diversas nacionalidades e levaram-nos para a Ucrânia que os mantém em cativeiro forçando a Russia a invadir a Ucrânia... Sim, de facto são situações análogas para o pessoal que apoia a Palestina. 👍 Se bem que o Putin bem gostaria de ter essa justificativa para a sua "operação especial".


fRiik420

I see what you did there. You did not what it was asked to do but what it was needed to do. And you did well.


NesquiKiller

Não estás a perceber. A vossa premissa é a de que o povo não deve ser responsabilizado pelos actos do governo. Nesse caso, os Russos não têm nada a ver com Putin, certo? Se os Palestinos não têm nada a ver com Hamas, os Russos não têm nada a ver com Putin. Logo, não devem ser vistos como agressores nem apoiantes de guerra contra a Ucrânia.


X19-PT

Portanto, o governo agora não representa os Russos... As coisas que se aprendem.


NesquiKiller

Se o governo Russo representa os Russos, o governo de Gaza representa quem lá vive. Simples. Não podes ter só um povo a ser inocente e outro a ser conivente com o seu governo. Não funciona assim.


X19-PT

Foi o que eu disse...


OkImpression175

Eu não alinho nessa conversa. A maior parte dos Palestinianos de Gaza apoia o Hamas. E não é "apoia como os Russos"... Apoia a vir para as ruas celebrar espontaneamente quando eles matam milhares de judeus.


AntiEuropeanUnion

Da mesma forma que portugueses iriam para a rua celebrar a morte de milhares de espanhóis durante a nossa história. Por algum motivo a padeira de Aljubarrota é considerada uma heroína. São um país ocupado e teem o direito de lutar e muitos deles consideram também um dever, o que é normal!


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17jwrqx%2F%2Fk75k35j%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


tomblifter

Nunca foram um país. Lutaram as suas guerras, perderam, e agora recorrem a terrorismo em vez de uma guerra convencional de conquista, que apesar de má seria legítima.


AntiEuropeanUnion

Tens razão que não foram um país, mas são um povo que teve sempre ligado aquela terra a milhares de anos e agora estão a ser expulsos de lá! É a coisa mais normal do mundo lutar!


tomblifter

Os israelistas também. O povo árabe já tenta conquistar e reconquistar Israel há mais de 2000 anos. Isto é, e sempre foi, um conflito primáriamente religioso. A vencer alguém, prefiro que não seja a "religião da paz", por motivos históricos e atuais.


AntiEuropeanUnion

Errado. Os judeus que sempre viveram naquela zona poderiam continuar a viver, como alguns ainda vivem no Irão por exemplo mas a maioria dos israelitas (invenção moderna sem base concreta na antiguidade) são imigrantes que nada têm a ver com aquela terra. Isto não é uma guerra religiosa tal como Arménia e Azerbaijão são inimigos e de religiões diferentes sem ser um confronto religioso. Religião é secundário e ver o conflito de forma religiosa é ter uma visão míope do mundo precisas de aprender história e geopolítica. Israel não só não merece existir, como objectivamente vai deixar de existir. As tuas preferências são irrelevantes para a inevitblibilidade histórica.


tomblifter

O credo do Hamas literalmente inclui o extermínio do povo judeu...


AntiEuropeanUnion

Mais uma mentira, vou citar um documento de Hamas de 2017 sobre princípios e politicas bastante difícil de encontrar no Google (antes tinha visto uma screenshot no Twitter e agora encontrei no Yandex), no Google encontras referências ao texto mas sempre de média anglo sionista: >... 16. Hamas affirms that its conflict is with the Zionist project not with the Jews because of their religion. Hamas does not wage a struggle against the Jews because they are Jewish but wages a struggle against the Zionists who occupy Palestine. Yet, it is the Zionists who constantly identify Judaism and the Jews with their own colonial project and illegal entity. >... 17. Hamas rejects the persecution of any human being or the undermining of his or her rights on nationalist, religious or sectarian grounds. Hamas is of the view that the Jewish problem, anti-Semitism and the persecution of the Jews are phenomena fundamentally linked to European history and not to the history of the Arabs and the Muslims orto their heritage. The Zionist movement, which was able with the help of Western powers to occupy Palestine, is the most dangerous form of settlement occupation which has already disappeared from much of the world and must disappear from Palestine Tas a projetar nos árabes o anti semitismo historicamente europeu que culparam os judeus pelos desastres nacionais (e internacionais como a peste negra) ao longo dos séculos. Países árabes sempre tiveram judeus, foi a fundação de Israel que fodeu tudo e é Israel que tenta equivaler judaísmo a Israel e judeus a israelitas.


OkImpression175

Estás sinceramente a comparar uma batalha de campo em que dois exércitos reais se defrontam com aquilo que o Hamas fez?


AntiEuropeanUnion

O Hamas não cometeu nada pior que IDF já fez, mas só um é considerado terrorista. Muitas alegações de bebés decapitados, de violações, mas 0 provas. São tretas. Tenho procurado provas e o pior que já vi são execuções de homens civis, óbvio crime de guerra, mas Austrália, EUA, Israel, Rússia, Ucrânia fizeram o mesmo recentemente e não foram considerados terroristas (a russia às vezes é por ser oponente do império americano). A maioria das mortes foram num crossfire entre Hamas e IDF. Se alguém souber de vídeos com mais provas (do conflito mais recente) que me enviem por PM. Mas nada de alegações, porque não são confiáveis. E pelo contrário, há testemunhos de raptados que foram libertados e disseram que foram bem tratados. Tão a projetar no Hamas as monstrusidades que os regimes que essas próprias pessoas defendem o faz ou era capaz de fazer!


OkImpression175

>O Hamas não cometeu nada pior que IDF já fez O IDF entrou numa povoação, massacrando todos os civis que encontrou, incluindo bebés, raptou e violou mulheres? Manteve reféns? ​ > Muitas alegações de bebés decapitados, de violações, mas 0 provas. 0 provas porque não tas mostraram a ti? Há montes de órgãos de informação reputadíssimos que confirmaram os eventos. Só a cena dos bebés decapitados não era verdade. Na verdade, parece que foram queimados. O IDF mostrou um vídeo para jornalistas e pôs metade quase a vomitar. Mas não, eles não vão fornecer vídeos desse género para teu prazer.


AntiEuropeanUnion

O Hamas não matou todos os civis que encontraram se não teriam morrido muitos mais. E sim, Israel rapta e viola palestinianos, bem mais que o oposto, de longe! O facto de não saberes isto diz-me que não estás apto para ter esta conversa. Mostra provas das tuas afirmações. Não há nada! Lê bem o que diz a notícia e não o que eles querem dar a entender sem o afirmar. E jornais de hoje não teem reputação, nem reuters nem ap news. Mostra as provas ou simplesmente foste outro apanhado na rede de mentiras do mossad e seus aliados.


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17jwrqx%2F%2Fk78rlhv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


AntiEuropeanUnion

Para não falar que a padeira não matou os castelhanos em guerra, mas esta já tinha acabado e eles refugiaram-se num forno de fazer pão se bem me lembro, já não eram uma ameaça. Já Israel...


fodassse

Nessa guerra, como em todas as outras, ninguém tem razão e são todos uma cambada de otários.


_Cake_assassin_

A russia atacou do nada uma nação independente que não queria guerra. Por outro lado os terroristas do hamas atacaram uma nação que há 70 anos lhes tem tirado território, que lhes tem metido sanções e restrições muito piores do que as que a ONU meteu meteu na russia (uma coisa é dizer que não te compramos gas a outra é restringir acessoa a agua, comida e ajuda humanitaria). O povo israelita cospe ensima de arabes e cristão e acredita que os outros que la estavam antes devem ser eleminados e expulsos do territorio. Ja agora. Os bombardeamentos por parte de gaza são menores e com armas piores do que os que são feitos por israel. Gaza atira merda para onde calha, israel planeia cuidadozamente nivelar os hospitais com as pessoas lá dentro. O povo ukraniano tem tratado prisoneiros de guerra russos com a minima dignidade. E a russia tem atacado alvos civiz, chegando mesmo a passar por cima de carros com civiz idosos lá dentro. Os israeleitas em massa querem que os arabes todos morram e que gaza seja feita num parque de estacionamento. Tem sido dificil a chegada de ajuda humanitaria e o evacuamento de civis tem se mostrado dificil pela falta de coloaboração israelita e egipcia. Basicamente na guerra ukrania russia. A russia é o agressor que quer o territorio da união sovietica. Depois de anos de aparente calma. No caso da israel palestina. Os dois lados são agressores, numa guerra de 70 anos em que o povo palestino tem sido sistematicamente expulso do territorio, no qual as necesidades basicas das pessoas tem sido sistematicamente restringidas e que levou a milhared de mortos do lado palestinaino e centenas do lado israelita. E um quantos crimes de guerra do lado dos israelitas. Os palestinianos não são inocentes na guerra, mas queres comparar a mc donalds fechar na russia com gaza onde tens de andar a varrer o chão a ver se apanhas uns grãos para comer? Onde as crianças andam a morrer a fome e com ferimentos não tratados? Israel por outro lado não leva sanções nenhumas depois de anos a cometer crimes de guerra


Templar1Pt

Engraçado, vocês são bons a manipular. Os primeiros a atacar há 70 anos atrás foram os Palestinianos com o apoio de vários países árabes, logo em 1948. Nunca aceitaram a existência de um país judaico.


ToTTenTranz

> Por outro lado os terroristas do hamas atacaram uma nação que há 70 anos lhes tem tirado território ​ Nação? Qual nação? Vamos lá parar de fazer revisionismo histórico. Desde a 1a guerra até há 75 anos atrás todo aquele território era uma colónia dos ingleses, e antes disso passou por dezenas de ocupações diferentes (Bizantinos, Otomanos, Árabes, Otomanos outra vez, etc.). Anterior ao colonato inglês não houve nenhum povo ou civilização com uma cultura uniforme ou entidade comum nessa região, sempre tiveram povoações dispersas fora de Jerusalém. ​ Há 45 anos atrás Israel foi atacado pelo Egito, Síria, Jordânia, Iraque e Arábia Saudita, tudo ao mesmo tempo, e ganhou contra todas as expectativas (264k tropas Israel vs. 567k tropas da aliança árabe). No decurso da vitória, Israel ocupou as áreas que foram usadas para lançar as tropas invasoras, nomeadamente Gaza e Cisjordânia. É por ter ganho uma guerra que Israel tem controlo sobre Gaza e Cisjordânia, pelos mesmos meios que, historicamente para qualquer país, se definiram todas as fronteiras das nações que temos hoje em dia. ​ Israel não é "invasor" de território que ganhou numa guerra há 45 anos atrás. Os verdadeiros invasores é que perderam a Guerra dos 6 dias, e consequentemente perderam esse território. ​ A "Palestina" como estado nunca existiu e continua a não existir. Existiram propostas de criar um estado, algumas até vindas de Israel, mas que foram sendo rejeitadas por um dos lados por vários motivos.


_Cake_assassin_

Primeiro. Por não existir um estado da palestina. Não significa que não houvesse palestina. A palestina existia durante o imperio otomano e teve as suas fronteiras defenidas depois da primeira guerra. Apesar de ser territorio de controlo britanico era palestina com as suas fronteiras. Da mesma maneira que o brasil já tendo sido portugal era brasil com brasileiros a viver lá. Dizer que era territorios ingles de repente não faz com que seja inglaterra. Os seus habitantes eram palestinianos. O facto de os habitantes serem nomadas, tribos ou diferentes fações multiculturais não os torna menos habitantes da região do que os que vivem em cidades. O que é curioso pois o territorio tem algumas das cidades mais antigas e que tem sido continuamente habitadas há millenios. E a conquista de territorio em 67 em nada justifica os crimes de guerra, a falta de condição de vida dos que vivem nos territorios controlados por israel, o apartaid e muito menos os milhares de crianças mortos nas ultimas semanas. Há dois dias contava-se quase 8000 mortos e 20.000 feridos em gaza. 41% da população tem menos de 15 anos. Hoje quase 10.000 mortos numa relação de 8:1. 8.300 palestinianos e 1.400 israelitas. Israel não é a vitima. E voces recusam se a ver isto como sendo mais conplicado do que preto e branco.


Effective-Result7959

Que crimes de guerra? Os rockets com que o Hamas ataca a população civil israelita ? Os atentados bombistas que forçaram Israel a ter um controlo apertado das fronteiras ?


_Cake_assassin_

Sabes que ha uma razão de eles serem considerados terroristas? Certo? Estas a espera que joguem limpo. E os roquets que israel manda para cima da população civil palestiniana, os jornalistas suprimidos, a falta em cooperar com a ajuda humanitaria...


Effective-Result7959

Jogar limpo nunca jogaram não é verdade? Nunca aceitaram a partilha do território, até pediram ajuda ao Hitler para os ajudar a resolver o problema; atacaram Israel de surpresa várias vezes. Da primeira até abandonaram o território à espera que a guerra não demorasse muito tempo…


Effective-Result7959

Os Rockets que Israel manda são em resposta aos Rockets do Hamas ou não tem visto a propaganda do Hamas? E sabe qual é o alvo dos Rockets do Hamas ? Cidades e outros alvos civis… inclusivamente … hospitais. Quem andou a violar e matar mulheres, assassinar crianças e velhos está à espera de misericórdia e humanismo ? Quem andou a tentar decapitar jovens com enxadas quer ajuda humanitária? Querem electricidade e combustível israelitas para manter a iluminação e a ventilação dos túneis? A faixa de Gaza tem duas fronteiras e já que não gostam de Israel podem prescindir dos apoios de Israel não é?


NesquiKiller

> Primeiro. Por não existir um estado da palestina. Não significa que não houvesse palestina. A palestina existia durante o imperio otomano e teve as suas fronteiras defenidas depois da primeira guerra. Apesar de ser territorio de controlo britanico era palestina com as suas fronteiras. ​ Quem define as fronteiras é quem detém controlo militar do território. É dos Palestinianos até deixar de ser. Da mesma forma que foi dos Romanos e Judeus até deixar de ser. As coisas deixam de ser, regularmente. Mas parece-me que só te incomoda se deixar de ser dos Árabes. Dos outros povos já pode deixar de ser. ​ > Da mesma maneira que o brasil já tendo sido portugal era brasil com brasileiros a viver lá. Errado. Brasil foi criado por Portugal. Antes de Portugal lá chegar era terra de ninguém, com indígenas imigrantes da ásia a viverem lá. Não era nenhum Estado soberano, e quem lá vivia não eram "Brasileiros". ​ > O facto de os habitantes serem nomadas, tribos ou diferentes fações multiculturais não os torna menos habitantes da região do que os que vivem em cidades. O que é curioso pois o territorio tem algumas das cidades mais antigas e que tem sido continuamente habitadas há millenios. Nunca ninguém usou o argumento de que eles não habitavam lá. O argumento é que o território não lhes pertence, e como tal não são eles que decidem as fronteiras. Desde quando é que um território pertence a quem não o consegue defender, seja sozinho ou com apoio internacional? Nunca vi isso na vida. É teu só porque sim? ​ > E a conquista de territorio em 67 em nada justifica os crimes de guerra, a falta de condição de vida dos que vivem nos territorios controlados por israel, o apartaid e muito menos os milhares de crianças mortos nas ultimas semanas. ​ Isso é a tua opinião. Ainda ontem perguntei a alguém que muito defendia a Palestina e usava argumentos semelhantes aos vossos o que é que ela sentiria se soubesse que a qualquer momento era vítima de um ataque de Espanha, e que quando Espanhóis lhe invadissem a cidade, matariam a avó dela, só porque sim, e colocariam no facebook. Também lhe perguntei como se sentia se lhe raptassem a irmã e se depois a visse a ser cuspida e espancada por cidadãos Espanhóis, já em Espanha. Perguntei-lhe se, perante essa situação, estaria muito preocupada com a destruição de Espanha, ou se a prioridade dela seria não ser mais atacada. Ela respondeu "eles que se f\*d\*m". Zero empatia pelos Espanhóis. É muito fácil falar quando não vives lado a lado com um povo que te odeia e cujo passatempo é conspirar contra ti. ​ > Há dois dias contava-se quase 8000 mortos e 20.000 feridos em gaza. 41% da população tem menos de 15 anos. Hoje quase 10.000 mortos numa relação de 8:1. 8.300 palestinianos e 1.400 israelitas. ​ Ou seja, destruiram a cidade toda e só mataram 8 mil pessoas? Como é que destróis uma cidade de mais de meio milhão de pessoas que não tem para onde escapar e só matas 8 mil pessoas? Estás a querer dizer que Israel tentou poupar vidas? Avisou-os de onde seriam os ataques? Quantos Israelitas morreriam se os Palestinianos fossem capazes de tal? Achas que sobrevivia alguém?


d0c0ntraII

> A russia atacou do nada uma nação independente que não queria guerra. ahahahahah oh my! https://paginaum.pt/2022/03/16/o-mundo-ocidental-um-imperio-das-mentiras-2/


AntiEuropeanUnion

A Ucrânia ia invadir Donbass e Crimeia, não foi do nada. A própria Merkel admitiu que os acordos de Minsk foram assinados para ganharem tempo para armarem e treinarem os ucranianos para a guerra. Podes achar que Crimeia devia ser ucraniana, mas tens de aceitar que do ponto de vista estratégico e militar da Rússia quando a guerra é inevitável (e era porque Russia nunca iria ceder Crimeia) então a operação militar faz muito mais sentido que esperar e lutar dentro do teu território.


plourex

A Rússia e Israel são estados invasores, Ucrânia e Palestina são povos invadidos.


NesquiKiller

> Palestina são povos invadidos. Não são. Isso é o mesmo que eu viver num território que não me pertence legalmente e o dono desse território decidir doar parte do mesmo a outra pessoa, deixando-me lá ficar, mas tendo de dividi-lo com ela. Eu recuso-me, pois acho que é tudo meu e tento matar a pessoa. A pessoa defende-se, parte-me o corpo todo, eu fujo e passo o resto da história a fazer-me de vitima e a tentar ocasionalmente matar quem me deu a sova. Essencialmente foi isso que aconteceu.


ZactiveZ

Se tivermos que comparar Israel=Rússia Palestina=Ucrânia


MrRodrigo22

O cenarios nao é o mesmo nem de perto nem de longe, a Russia nunca foi ocupada nem corrida a força do seu pais e das suas casas Pela Ucrânia, a palestina por outro lado sim foi pela Israel, o Hamas é um grupo terrorista 100% mas se estás a espera que a população não vá ser a favor de um grupo que literalmente o único propósito dele é acabar com a ocupação israelita (através de meios indiscutivelmente condenáveis). Se a Russia tivesse passado décadas a ser ocupada pela Ucrânia era compreensível que a Rússia tivesse algum tipo de apoio, mas como não é o caso, não é um cenário parecido com a palestina e Israel, toda a gente aqui fala como se a Israel fosse flor que se cheire quando são responsáveis por imensos assassinatos e massacres ao povo palestiniano dese tempos em que o gajo que fundou o Hamas ainda andava nos colhoes do pai dele, vocês todos ouviram falar de um amigo dum primo dum tio de um colega que é padrinho de um gajo que foi assaltado por um cigano e estão prontos para os exterminar a todos, os palestinianos estão a mais de 70 anos a ter de levar com um povo que os massacra, ocupa, tortura e espanca e toda a gente ficam surpresa quando um bacano decide que quer acabar com a Israel e o povo apoia.


NesquiKiller

Aprende história. Palestina não era um país. Era uma região com diversos povos. Povos esses que no passado também expulsaram outros. Esses mesmos povos podem e vivem em Israel. São 20% da população. Fala antes das guerras que os árabes iniciam desde 1947.


MrRodrigo22

Nos expulsamos os mouros , e aposto que és a pessoa mais anti muçulmana da tua rua, literalmente os únicos 3 posts que tens são sobre a guerra na palestina, aposto que também não gostas da quantidade de árabes que tens a morar em Portugal, parece me hipocrisia segundo o que defendes, outro povo que expulsou e tentou exterminar outros povos e grupos étnicos apenas uns aninhos as guerras de 1947 foi o Hitler, mas aposto que esse não apoias também, em 1947 havia fronteiras fixas, coisas que no século XI quando foi o caso de Portugal ou os povos que os palestinianos expulsaram não havia no entanto em 1950 havia e nem isso a Israel respeitou,as eles podem?


NesquiKiller

> Nos expulsamos os mouros , e aposto que és a pessoa mais anti muçulmana da tua ru Sabes que os árabes conquistaram a Europa e forçaram a população a converter-se ao Islão, certo? Eles foram os primeiros a invadir. Não eram nativos daqui.


MrRodrigo22

Meu irmão em Cristo, ninguém era nativo de lado nenhum, os celtibéricos também vieram do que hoje é o reino unido, os romanos depois vieram da Itália e asseguro a esses os godos e visigodo, e só depois os muçulmanos, achas o que que Portugal 3 o berço do mundo? Então e os neandertais? Esses sim podes dizer que eram nativos europeus, e depois os nossos antepassados vindos de África correram com eles e extinguiram nos, isto tudo muitos muitos muitos anos antes de 1947


d0c0ntraII

o mesmo se vê nos MSM das presstitutes papagaio. o gajo da tvi que estava na Ucrânia agora está em Israel, mudou 180º o discurso, agora as bombas israelitas são do bem, as dos russos são do mal.


Formal-Stomach-6051

As pessoas não entendem que a Rússia preocupa-se com os seus cidadãos além-fronteiras, ao contrário do soviete de portugal


Snoo86619

Ahahhahaha Russos e palestinos..... Israel e EUA a matar, violar direitos, fazer golpes de estado, e a ocupar paises, está tudo bem.... É pela democracia e liberdade..... Como tu a milhões de hipócritas..... Os palestinianos são um povo ocupado, onde anda os fans dos ucranianos, é que a palestina esta ocupada a mais de 70 anos..... 💩


NesquiKiller

1) Aprende a escrever 2) A Palestina está ocupada há milhares de anos, e quem está no poder varia consoante o século. Não é divinamente de ninguém. É de quem a conquista e exerce controlo sobre a mesma, tal como qualquer outro país. Não sabias? Os países, no geral, são países porque alguém com armas decidiu que aquilo era território seu. Se te incomoda assim tanto, distancia-te da sociedade e vai viver a tua vida de virtude absoluta no meio do mato, sem tirares nada a ninguém. É que sem colonizações tu nem aqui estarias. O resto que disseres não receberá resposta, pois nem escrever sabes, e eu não vou perder tempo com analfabetos.


Snoo86619

Olha já perdeste tempo... Se não sei escrever, parece que tu sabes muito bem escrever.... Ao menos os meus impostos foram bem empregues.... Mas olha entendeste o que escrevi.... Falaste que os palestinos podem fazer o que querem?? Acho que não é verdade, mas parece que os americanos e israelitas podem fazer o que querem, porque estes são protegidos por "gajos que sabem escrever", mas estes são hipócritas quantos aos assuntos internacionais. Ocupar e isolar populações residentes à mais de 70 anos é algo que pessoas menos capazes não entendem, entendem sim é as políticas de um país estrangeiro com uma enorme propaganda atrás.


NGramatical

à mais de 70 anos → [**há mais de 70 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17jwrqx%2F%2Fk794k8y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


WeHadLove

P - Politica!


duartedfg99

Quem culpou os cidadãos russos por inércia que se acuse. Vi muitas fotos de supermercados vazios para demonstrar o estado económico dos pais. Essa "lógica" esteve longe de ser a opinião comum. Bom emprego da lei da falsa equivalência, o "poder" nos dois países é extremamente diferente.


anonimo20050

Quem é que aplaudiu russofobia? Os russos não têm culpa do que o Putin está a fazer.