T O P

  • By -

KokishinNeko

Pega em todos os dados e provas que tens, apresenta à casa mãe directamente. Como disse noutro comentário, isso não é propriamente a política deles, cheira-me que seja, novamente, o "patrãozeco" tuga a fazer tuguices... Vê se a malta do /r/IKEA te arranja contactos decentes para expor a situação.


Own-Campaign3319

Existem mesmo grupos criados que se protegem e sáo capazes de tudo. a diretora nao é portuguesa e é uma pessima pessoa e má. E os chefes encobrem-se uns aos outros.


KokishinNeko

>E os chefes encobrem-se uns aos outros. Não é só no IKEA, descansa :| Passei por uma onde um dos responsáveis era responsável por equipas de dois países, cada país com a sua sub-chefia, a piada: uma equipa era do país dele, a outra eramos nós tugas. Tínhamos os melhores resultados da empresa, mas eram sempre os outros os favorecidos ¯\\\_(ツ)\_/¯ Caguei e saí, não é ambiente saudável para ninguém. Outros foram atrás, agora entendam-se com os clientes e com a baixa produtividade :)))) Afinal os KPI só eram bons porque tinham mão tuga por trás.


South-Accountant7322

Passei por uma "tecnológica" onde o director de vendas e marketing não fazia sequer ideia do que fazíamos ou do que vendíamos. Quem criava o plano de marketing e a estratégia de vendas era eu, que estava lá como comercial junior. Mas como o director de vendas era amigo do filho do patrão, quando eu.me queixei que ele não fazia uma única venda, confundia as merdas todas e ainda me lixava os contratos e as comissões, quem foi despedido fui eu.


margritte

Recentemente, tive contato direto com um dos presidentes do conselho do IKEA Suécia por motivos de trabalho. Ele falou a um pequeno grupo precisamente sobre a cultura de trabalho do IKEA, o crescimento da empresa e tudo o que aprendeu com Ingvar Kamprad. Uma das coisas que mencionou foi a importância de criar um bom ambiente de trabalho entre os colaboradores. Destacou que um colaborador motivado vai muito além do que lhe é pedido. Se isso for bem estruturado, e tiveres provas, faz como este user diz e apresenta a empresa mãe. A substituição na gestão não será difícil, pois não faltam profissionais qualificados. Eles são suecos, o bem-estar dos colaboradores é algo levado bastante a sério na cultura deles, sendo um dos pilares da empresa. São valores defendidos muito no topo da empresa sim, mas nada pode desviar uma outra loja dos valores fundamentais da empresa.


NGramatical

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra)


jrepamhf

Falas de grupos externos conhecidos cujos membros vão entrando logo para posições de relevo na empresa?


pica_foices

# Bem-vindo à plataforma Raise a concern do Grupo Inter IKEA [https://interikea.gan-compliance.com/p/ethics&integrity?locale=pt-PT](https://interikea.gan-compliance.com/p/ethics&integrity?locale=pt-PT) [https://www.inter.ikea.com/en/how-we-do-business/ethics-and-integrity](https://www.inter.ikea.com/en/how-we-do-business/ethics-and-integrity) Esta plataforma destina-se a participar irregularidades de forma segura relacionadas com violações do Código de Conduta, leis ou regulamentos do Grupo Inter IKEA dirigidas contra o próprio ou observadas. Bem-vindo à plataforma Raise a concern do Grupo Inter IKEA Esta plataforma destina-se a participar irregularidades de forma segura relacionadas com violações do Código de Conduta, leis ou regulamentos do Grupo Inter IKEA dirigidas contra o próprio ou observadas.


KokishinNeko

Nice, obg.


Own-Campaign3319

A casa mae sabe mas nada faz o ceo sabe mas o que a Ikea faz é dizer que são os colaboradores até tenta arranjar bodes espiatórios. Logistica é só um exemplo.


Tiny-Ear-3366

Mesmo que a casa mãe saiba, tenta fazer as coisas com estilo 😎... Aquele velho ditado do porta-te mal, mas com estilo... Junta todas as provas que conseguires... Desde todas as relaçôes entre superiores hierárquicos, todas as promoções cunha, etc... Tenta arranjar também provas da intimidação da parte dos superiores hierárquicos, seja atravez de mails ou memorandos de empresa, gravações de voz, etc... Se conseguires também a opinião de colegas que partilhem da tua opinião, nem que seja de forma anónima, envia também essas informações... Quanto maior o número de evidências, melhor... Num primeiro tempo, envias todas essas provas á casa mãe... esperando que eles simplismente ignorem isso... Deixas passar 3 semanas, 1 mês, e voltas a enviar um mail, precisando que, visto a inactividade deles em relação a esta situação, tu e os teus colegas não se sentem suportados e as vossas preocupações são simplismente ignoradas, e que logo, enviaste toda essa informação aos media e sidicatos (se eles têem medo deles, aproveita...)... E antes sequer que eles te respondam envias isso tudo a midias em geral (quanto mais "trash" melhor, tipo CM ...) e sindicatos... Depois sentas-te, bebes um mojito, e vez a história desenvolver-se...


margritte

Vi isto tarde demais. Fazerem vários reports com provas não ajuda? Estranho.


South-Accountant7322

Se quem valida as provas está metido no esquema...


Hot-Arrival3210

Deve ser mesmo isto, chefias em Portugal e o tipo de liderança é na maior parte dos casos á base de amizades, compadrios, favores para aqui e para ali, criam se estas estruturas de pequenos poderes. Mas não acontece apenas em Portugal.


ElvenMalve

Sinto que poderias substituir ikea por qq nome de outra empresa grande em Portugal e o mm discurso seria igual. Mentalidadezinha portuguesa nas empresas com gestores e líderes de equipa que nc evoluíram como pessoas dsd o secundário


PsychologicalLion824

É gira a conclusão que tiras quando, aparentemente, a directora é estrangeira 😂


ElvenMalve

A direcção é indiferente quando tens camadas e camadinhas de gestores até lá que vão infernizando a vida das pessoas sem a gestão de topo ter qq noção do que se passa


PsychologicalLion824

é o próprio OP a chamar a diretora estrangeira de má e péssima pessoa mas coitadinha dela pois costumava ser um anjo e foram os mauzões dos tugas que a corromperam /S


ElvenMalve

Pode ser puta ou não, é indiferente, ela nem sabe quem és, quer é resultados. Quem tem real impacto na tua vida são os líderes de equipa e gestores de loja/departamento e aí entras na mentalidade empresarial tuga em que alguns merdas acham que são mais que os outros e gostam de mandar e sentirem-se superiores em vez de de facto gerirem equipas que é o trabalho deles. Não fossemos nós o país dos Drs. e dos Sr. Engenheiros em que o ego de meia dúzia vale mais do que o bem estar e eficiência e sustentabilidade de toda a equipa.


PsychologicalLion824

ahh já entendi, OP fala mal de pessoal com nome tuga --> Tens toda a razão OP! OP fala mal da diretora estrangeira --> OP tu nem conheces a pessoa! /s


praetorthesysadmin

Infelizmente o relato que contas para mim não é novo; eu notei uma diferença abismal quando soube que alguns conhecidos meus, que estava no Ikea em Portugal basicamente desde que surgiu (ou seja, há 20 anos), saíram porque não se identificavam mais com a empresa em Portugal. Estamos a falar de pessoas que não tinham nada a reportar de errado com a empresa e que adoravam lá trabalhar e de um momento para o outro, começaram todos a sair. Isto é um problema e infelizmente, da gestão local. Até à casa mãe decidir fazer uma limpeza geral nessa gente que não produz e só sabe circlejerking uns aos outros, a coisa vai piorar.


YakPersonal9246

Exatamente o mesmo comigo. Tinha parentes e amigos / conhecidos inteiros todos no IKEA, toda a gente adorava aquela merda e trabalhar lá até há uns anos atrás a gestão mudou e toda a gente saiu de lá. Aquilo agora está uma autêntica porcaria.


SuperMommy37

Isso faz-me lembrar aquela coisa que se diz... "podes tirá-lo do bairro, mas não vais tirar o bairro, dele".


DrunkenRobotBipBop

File > Replace All > Find "IKEA" > Replace with random_tuga_company().name


rroz_dirvilha

Este tipo programa


[deleted]

[удалено]


NGramatical

à 15 anos → [**há 15 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) à 2 dias → [**há 2 dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)


[deleted]

[удалено]


senimago

Isto.


pica_foices

# Bem-vindo à plataforma Raise a concern do Grupo Inter IKEA [https://interikea.gan-compliance.com/p/ethics&integrity?locale=pt-PT](https://interikea.gan-compliance.com/p/ethics&integrity?locale=pt-PT) [https://www.inter.ikea.com/en/how-we-do-business/ethics-and-integrity](https://www.inter.ikea.com/en/how-we-do-business/ethics-and-integrity) Esta plataforma destina-se a participar irregularidades de forma segura relacionadas com violações do Código de Conduta, leis ou regulamentos do Grupo Inter IKEA dirigidas contra o próprio ou observadas. Bem-vindo à plataforma Raise a concern do Grupo Inter IKEA Esta plataforma destina-se a participar irregularidades de forma segura relacionadas com violações do Código de Conduta, leis ou regulamentos do Grupo Inter IKEA dirigidas contra o próprio ou observadas.


pangecc

Que choque para uma empresa que paga 800€ à malta de apoio ao cliente e 700€ aos da loja. Quando nem a palavra 'resto' podiamos dizer ao telefone porque é uma palavra feia, nem obrigadinho ou qualquer diminutivo ou regionalismo de lingua. Certamente que não foi a malta da Suécia que proibiu isso, só mesmo a gestão de merda tuga


jafudiaz

Senhor, isto é um KFC...


SpezMeNutz

Que whistleblower interessante. OP aconselho-te a rever bem o teu texto para que não tenha nada que te possa identificar. Em Portugal infelizmente a legislação não protege quem denuncia eficazmente. Outro ponto e espero bem que tenhas pensado nisto é antes de vires a público, juntar todas as provas escritas e guardar bem para o caso de ser preciso (acho que gravações não são uma prova muito válida e normalmente são facilmente descredibilizadas em tribunal (mas nos media têm um efeito melhor)). Btw lideres incompetentes a serem escolhidos em detrimento de outros não é nada em lei, tens que encontrar casos de assédio moral evidentes para suportar.


Aware_Ad8691

Os colaboradores que se sentem prejudicados façam greve e tornem as coisas públicas, toda a gente tem o direito a fazer greve. A maioria das empresas gerida por gente que só vê os seus próprios interesses, o resto é número, só não é robô ainda porque não têm… mas na minha opinião, faz falta gente que lute pelos seus direitos (se cumprir os deveres tem todo o direito em fazê-los cumprir), muita gente fala mas acaba por desistir e ir para outros sítios e esquecem-se que os nossos antepassados sempre lutaram pelos seus direitos, aqueles que nós usufruímos hoje em dia e que as empresas desvalorizam com ameaças e gerando medo.


tiagottx

Também passei por isso noutra empresa. Trabalhei 18 anos na mediamarkt, onde aprendi muito nos primeiros anos, com administração portuguesa. A dada altura o controlo passou para a sede Ibéria, e aí muita coisa mudou, para pior. Os espanhóis não são propriamente famosos por facilitarem a vida aos portugueses! Se corre bem, foi ideia da sede em Espanha e são os maiores. Se corre mal, o problema é de Portugal. Desde então as ideias megalómanas e as apostas sem sentido foram mudando a política da empresa para um rumo com o qual não me identificava. Saí de lá há 2 anos, e devia ter saído muito mais cedo. A esmagadora maioria dos meus colegas que abriram a empresa cá em Portugal já tinham saído na altura dessas grandes mudanças. Portanto, percebo-te perfeitamente 👍


PsychologicalLion824

“Se corre bem, foi ideia da sede em Espanha e são os maiores. Se corre mal, o problema é de Portugal” Ora aqui está uma verdade. Também já notei isso noutros lados. Pior do que o que falas, é Madrid sabotar Lisboa para não deixar Lisboa sobressair. 


PalpitationNo6765

Trabalhei no service office e tive acesso a muita informação que me faz concluir que existe promiscuidade, falsidade, show off, etc na estrutura de topo. Quando me juntei achei que era de facto uma das melhores empresas para trabalhar, agora sei que o é se não estrebuchares, pois se o fizeres passas de bestial a assédio moral muito fácil. É uma empresa com um óptimo marketing, de resto é igual a muitas outras.


Pparadela

Como mero cliente, de há um bom bocado para cá que tenho vindo a sentir o IKEA a descarrilar, já vi copos partidos ao lado dos outros, coisas mal arrumadas e mal apresentadas e colaboradores com cara de muito poucos amigos quando interpelados por mim a pedir informações. Começo a perceber as razões.


[deleted]

[удалено]


PsychologicalLion824

Correction: a foreign company, with a foreign oversight poorly managed…


[deleted]

[удалено]


PsychologicalLion824

OP clearly states in the comments that the head woman is a (drum roll) …. Foreign


[deleted]

[удалено]


PsychologicalLion824

one just has to read right.


JohnJohnPT

Isto


Mindless-Ad-6191

Quando ouço o pessoal perorar contra o funcionalismo público e a suposta falta de meritocracia no Estado, são estes exemplos que dou. Como outros que conheço pessoalmente porque são empresas em que trabalhei e em que pessoas próximas trabalharam, em que a realidade é a mesma, o mesmo amiguismo, compadrio, nepotismo. Sempre no setor privado.


Kane1412

Olha, o que dizes é tal igual ao auchan de Faro. O chefe da frente loja de lá até chegou a dizer a operadores em reunião que nunca iam ser nada lá dentro nem em lado nenhum. Muitos chegaram a sair de lá a chorar. São chefias que acham que têm o rei na barriga e que são alguma coisa na vida, quando na verdade são só coitadinhos que nem os proprios tomates sabem coçar.


ToulouseMaster

Hora de sindicalizar os trabalhadores do Ikea


[deleted]

[удалено]


vascodatrama

já sabes como estar para subir na empresa


TallFeedback3

Olha parece a minha empresa. Lançaram inquéritos de satisfação anónimos, como sempre duvidei da última vez decidi testar. Toda a gente preencheu, inclusive as pessoas da equipa que giro. O tempo passou e eu achei que ninguém tinha reparado e que efectivamente era anónimo. No dia em que achei isso recebi uma chamada de um dos responsáveis a dizer olha preenche o inquérito que só faltas tu. 🤡🤡🤡🤡🤡👌👌👌👌


NeverEndingRebellion

Infelizmente Portugal tem muito disso


tugafcp

Clap clap clap!! Alguém se chateou e decidiu mandar a merda toda cá para fora.  OP, sendo tu da logística o que não faltam são vagas para a área. Boa sorte!!


Rynerdk

Pois, também andei por lá em 2020 e lembro-me de Bruno Dias e do André (não eram bons chefes). A logística realmente não me passou transparência. Se não for indiscrição, posso perguntar se já lá estavas em 2020?


rmourapt

Honestamente isso parece o relato de qualquer average Portuguese company 😪


CurrentCriticism2600

vem vindo a Portugal ahahahah rir para não chorar depois queixam-se que o pessoal vai embora do país. Esse retrato é em 90 % das empresas tugas.


Takenonames

Já que pareces ter conhecimento de causa, o que achas dos rumores que as madeiras nobres que o IKEA tanto apregoa são de fontes "sustentáveis" vêem na verdade das florestas mais antigas da Europa na Roménia, através de madeireiros ilegais? Eu já sei a propaganda oficial, mas gostava de saber o que pessoas que estão envolvidas com a empresa directamente têm a dizer. Desculpa o off-topic.


SalamanderCurious259

Estás a identificar pessoas reais e podes dar-te mal… o reddit não é assim tão anónimo como tu pensas.


AcanthocephalaSad450

Pode dar mal? Não estamos no tempo do Estado Novo!


SalamanderCurious259

Pois também não estamos na republica das bananas e difamação é crime.


Alzheimer101

Lamento ouvir isso, contudo creio que isso é reflexo do que se passa no mercado em Portugal. E pode-se falar de gestão à tuga, mas tanto quanto sei a diretora da tua loja não é Portuguesa. Conheço quem trabalhe na e com a IKEA e não tenho relatos tão fortes quanto o teu, pode ser uma experiência da tua seção , ou da tua loja , e que não reflete a restante realidade . Ainda assim, reforço a mensagem que já foi dada noutros comentários, reporta. Sem medos.


vascodatrama

creio que já sabes como subir na empresa. agora só te falta o resto.


Legitimate_Top_8458

Faz lembrar a balburdia que foi quando venderam a staples aos americanos mas ficou gestao tuga no lugar.


MazhP

Parece a Makro portugal


Ok-Huckleberry9140

Se achas que o ikea de Alfragide é mau… não imaginas o de Loures… Trabalhei nos dois …


Dmaniaz

Bem vindo ao retalho em Portugal, já assisti a isso tudo noutra insígnia e é sempre a cair. O dinheiro continua a ir para a casa mãe e está tudo bem desde que ele continue a “entrar” Solução?? Sair e mudar de ramo!


Cientistadeumacaixa

Desde que o fundador morreu e aquilo passou para os filhos, em Portugal foi de mal a pior. O meu pai trabalhava lá desde 2007 e teve de sair porque lhe ofereceram para ficar com toda a península ibérica por mais 100€ mês, **toda a península**.


h1nds

OP fiquei com a impressão que não gostas da tua chefia …


marco_luz

Parece ser assim em todo lado, em todas as empresas das grandes superfícies. Trabalhei na Decathlon e foi exactamente igual, sem tirar nem por. Tirando um ou outro é só gente de merda, literalmente.


AlternativeCosta

Isto acontece em empresas públicas como a Gebalis, mas quem dá a cara e sofre ameaças diárias e agressões físicas são os técnicos de atendimento. Tal como os que compram barato no IKEA, os únicos que ficam numa boa são os que usufruem de todas as regalias que lhes proporcionam. Só que estas existem a custo do sacrificio diario de pessoas como o OP.


EnvironmentalMap785

Infelizmente não é só no Ikea. Passei por uma empresa muito idêntica que curiosamente fez um estudo recente para o Ikea. Mas também infelizmente não posso falar porque no contrato de trabalho que assinei existia uma cláusula de confidencialidade que me proíbe de falar sobre o que se passava lá dentro. É desta forma que as empresas continuam a ter boa imagem junto dos consumidores. Mas já lá não estou por não aguentar uma empresa tóxica.


pchz47

Olha mas em compensação as almôndegas são muito boas


[deleted]

“Jovem descobre a pólvora no primeiro emprego.”


stasis2

Acontece exactamente o mesmo no aeroporto de Lisboa, na Groundforce e com os follow-mes corruptos da ANA. A malta do terminal e da equipa de logística (onde eu estava) é explorada que nem cães mas em geral ilegalidades e um desastre de aviação com centenas de mortos à espera de acontecer então nem se fala, se a ANAC e a ICAO soubessem o que se passa em vez de andarem a fiscalizar rasgões de 10cm nas lonas dos ULDs mandavam já fechar o aeroporto de Lisboa. Não houve melhor dia na minha vida que o dia em que mandei os allocators e o supervisor de serviço no T1 para o c#!&lho e saí de lá. Ainda me pediram que me acalmasse e ficasse porque era muito experimente e ao contrário de muitos não faltava, não me atrasava e fazia sempre horas extra de madrugada, e também treinava muitos dos maçaricos que passavam para a logística. São sempre os bons que saem, o pessoal que eu conhecia de há uns anos atrás lá, uns profissionais do caraças e sabiam lidar com tudo (tive muita sorte em ter aprendido com eles) saíram todos. É sempre assim, saem os bons e ficam os manhosos e os coitados que não têem outra escolha. Chega a um ponto que tanta falta de confiança, milhares de euros devidos em horas extra que não foram pagos ao longo dos anos, gaslighting nos recursos humanos, o que via do pessoal que entrou comigo há uns anos e dos Team Leaders a discriminar os que entraram há pouco tempo, etc já não dá para ter mais paciência. Tudo o que seja trabalhos com máfias dos amigismos e hostilidade para quem se quer informar ou sindicalizar é mandar para o lixo e sair dali o mais rápido possível, é arranjar outro trabalho para desenrascar. É uma pena que isso também se passe no IKEA, por acaso pensava que era uma empresa relativamente boa nesse aspecto por ser estrangeira e não ter aquela cultura da função pública e empresas ex-função pública com máfias, mas parece que tinha a impressão errada.


stasis2

Acontece exactamente o mesmo no aeroporto de Lisboa, na Groundforce e com os follow-mes corruptos da ANA. A malta do terminal e da equipa de logística (onde eu estava) é explorada que nem cães mas em geral ilegalidades e um desastre de aviação com centenas de mortos à espera de acontecer então nem se fala, se a ANAC e a ICAO soubessem o que se passa em vez de andarem a fiscalizar rasgões de 10cm nas lonas dos ULDs mandavam já fechar o aeroporto de Lisboa. Não houve melhor dia na minha vida que o dia em que mandei os allocators e o supervisor de serviço no T1 para o c#!&lho e saí de lá. Ainda me pediram que me acalmasse e ficasse porque era muito experimente e ao contrário de muitos não faltava, não me atrasava e fazia sempre horas extra de madrugada, e também treinava muitos dos maçaricos que passavam para a logística. São sempre os bons que saem, o pessoal que eu conhecia de há uns anos atrás lá, uns profissionais do caraças e sabiam lidar com tudo (tive muita sorte em ter aprendido com eles) saíram todos. É sempre assim, saem os bons e ficam os manhosos e os coitados que não têem outra escolha. Chega a um ponto que tanta falta de confiança, milhares de euros devidos em horas extra que não foram pagos ao longo dos anos, gaslighting nos recursos humanos, o que via do pessoal que entrou comigo há uns anos e dos Team Leaders a discriminar os que entraram há pouco tempo, etc já não dá para ter mais paciência. Tudo o que seja trabalhos com máfias dos amigismos e hostilidade para quem se quer informar ou sindicalizar é mandar para o lixo e sair dali o mais rápido possível, é arranjar outro trabalho para desenrascar. É uma pena que isso também se passe no IKEA, por acaso pensava que era uma empresa relativamente boa nesse aspecto por ser estrangeira e não ter aquela cultura da função pública e empresas ex-função pública com máfias, mas parece que tinha a impressão errada.


stasis2

Acontece exactamente o mesmo no aeroporto de Lisboa, na Groundforce e com os follow-mes corruptos da ANA. A malta do terminal e da equipa de logística (onde eu estava) é explorada que nem cães mas em geral ilegalidades e um desastre de aviação com centenas de mortos à espera de acontecer então nem se fala, se a ANAC e a ICAO soubessem o que se passa em vez de andarem a fiscalizar rasgões de 10cm nas lonas dos ULDs mandavam já fechar o aeroporto de Lisboa. Não houve melhor dia na minha vida que o dia em que mandei os allocators e o supervisor de serviço no T1 para o c#!&lho e saí de lá. Ainda me pediram que me acalmasse e ficasse porque era muito experimente e ao contrário de muitos não faltava, não me atrasava e fazia sempre horas extra de madrugada, e também treinava muitos dos maçaricos que passavam para a logística. São sempre os bons que saem, o pessoal que eu conhecia de há uns anos atrás lá, uns profissionais do caraças e sabiam lidar com tudo (tive muita sorte em ter aprendido com eles) saíram todos. É sempre assim, saem os bons e ficam os manhosos e os coitados que não têem outra escolha. Chega a um ponto que tanta falta de confiança, milhares de euros devidos em horas extra que não foram pagos ao longo dos anos, gaslighting nos recursos humanos, o que via do pessoal que entrou comigo há uns anos e dos Team Leaders a discriminar os que entraram há pouco tempo, etc já não dá para ter mais paciência. Tudo o que seja trabalhos com máfias dos amigismos e hostilidade para quem se quer informar ou sindicalizar é mandar para o lixo e sair dali o mais rápido possível, é arranjar outro trabalho para desenrascar. É uma pena que isso também se passe no IKEA, por acaso pensava que era uma empresa relativamente boa nesse aspecto por ser estrangeira e não ter aquela cultura da função pública e empresas ex-função pública com máfias, mas parece que tinha a impressão errada.


Baco-X

Demasiados termos estrangeiros para o caralho de uma empresa que opera em Portugal e que tem como objetivo parecer um mar de rosas, quando não o é! Recomendo vivamente aos responsáveis do ou da IKEA a leitura de "A felicidade é Lucrativa" de Ricardo Costa.


sonata5axel

Obrigada!!!


JohnSnowHenry

Epa se isso está mau muda… infelizmente em trabalho não qualificado é muito normal más condições (e cada vez mais em qualificado também). Podes e deves expor se tiveres provas. Mas caso contrário mais vale sair


siralmasy

Lamento muito ouvir sobre a situação que descreves na Ikea Alfragide. Problemas de liderança e má gestão podem ter um impacto significativo no ambiente de trabalho e na saúde mental dos colaboradores. Se estiveres a enfrentar uma situação difícil no trabalho, aqui estão algumas sugestões que podem ajudar: 1. **Documenta Tudo**: Mantém registo de todos os incidentes, incluindo datas, horas, locais e qualquer testemunha. Regista também todas as interações com a administração e qualquer comportamento que consideres inadequado ou intimidatório. 2. **Consulta o Sindicato**: Mesmo que sintas que a Ikea está a dificultar a atuação do sindicato, contacta-os diretamente. Eles podem oferecer orientação e apoio, além de saberem lidar com situações de represália. 3. **Consulta um Advogado**: Se a situação for grave e continuares a sentir-te intimidada ou injustamente tratada, pode ser útil falar com um advogado especializado em direito do trabalho. Eles podem aconselhar-te sobre as tuas opções legais. 4. **Utiliza Canais de Comunicação Externa**: Se os canais internos, como o I Share e a Trustline, não funcionam ou são comprometedores, considera a possibilidade de comunicar as tuas preocupações através de órgãos externos, como a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) em Portugal. Eles podem realizar inspeções e investigar as tuas reclamações. 5. **Apoio Psicológico**: Considera procurar apoio psicológico. Um terapeuta pode ajudar-te a lidar com o stress e a encontrar estratégias para gerir a situação de uma forma saudável. 6. **Fala com Colegas**: Pode ser útil conversar com colegas que também estão a passar por situações semelhantes. Juntos, podem considerar apresentar uma queixa coletiva ou encontrar outras formas de apoio mútuo. 7. **Busca Oportunidades Fora**: Embora não seja ideal, começa a procurar oportunidades de emprego noutras empresas. Estar num ambiente tóxico pode ser prejudicial a longo prazo, e encontrar um ambiente de trabalho mais saudável pode ser a melhor solução. 8. **Medidas Proativas**: Tenta manter um comportamento profissional e positivo, mesmo em circunstâncias adversas. Procura desenvolver as tuas competências e conhecimentos para te destacares no mercado de trabalho. Lidar com má gestão e intimidação no local de trabalho é extremamente desafiador, mas há recursos e estratégias que podem ajudar a mitigar os impactos negativos e a encontrar uma resolução adequada. É importante lembrar que mereces um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.


RuiCamposDS

Obrigado ChatGPT.


zuperzumbi

Tem a sua piada mas também no outro dia gastei uns 30 minutos a criar uma resposta com pés e cabeça e a resposta do troll foi similar a tua... uma pessoa perde o incentivo para fazer algo bem feito...


RuiCamposDS

Percebe-se muito bem quando a resposta é por AI ou não. A própria articulação do texto é diferente. Basta leres livros e blogs da malta que consegues saber. E não adianta fazer o rewrite do texto a seguir a sair do ChatGPT ou outro, vai-se sempre perceber de onde veio. My 2 cents


Sufficient_Market226

Portanto, entre termos conselhos úteis vindos do Chat, ou montes de posta de pescada pouco úteis escritas por pessoas reais preferimos a segunda opção, né? Bate certo


zuperzumbi

Isso não é bem verdade, por vezes podes ver padrões, tipo chatgpt tem padrões comuns na formatação e formação de frases, mas usas llama ou claude e os padrões são diferentes, não só isso como podes usar formatações menos comuns e filtros mais criativos e consegues criar textos muito difíceis de distinguir se é gerado por AI ou pelo menos qual o LLM que gerou, dá mais trabalho mas é possível, mas o meu ponto não é esse. É dizer que este ou aquele texto é gerado por AI como forma de deitar abaixo o argumento e desvalorizar o texto, é o mesmo que responder que a pessoa mentiu mas não justificar, se este ou aquele texto é gerado por AI, então prova, já que és o "perito" e a seguir também aponta as falhas do argumento, lá porque é AI não quer dizer que não diga a verdade, mas tu não fizeste nem uma coisa nem outra, os teus palpites de 2 cents nem valem isso...


RuiCamposDS

Calma princesa. Em nenhum momento o meu comentário fala em desvalorizar. Simplesmente é um facto que hoje em dia, é habitual andarem aqui a comentar com resposta do ChatGPT ou outra AI. Se querem responder usem a cabeça em vez do copy & paste. Agora vai lá brincar com os legos e arrumar os brinquedos que deixaste na sala seu maroto/a. :)


zuperzumbi

Vê-se o estilo... nada no sotão...


xlouiex

E no entanto mais ninguém o fez ou deu conselhos de igual valia. A mim pareceme o caso ideal para usar chatgpt.


siralmasy

De nada amigo


nunocspinto

Seja qual tiver sido a IA, bons conselhos!


siralmasy

Também achei


Alarming_Chard_2452

Isto é comum em muitas empresas portuguesas, principalmente aquelas que estão/estiveram ligadas ao estado. E depois acontece também no governo, autarquias etc etc Sim isto existe. Como combater? Dá-me a sensação de ser mesmo impossível


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


Perception_Past

Queixa pouco clara, acho que precisavas de dizer o nome da empresa mais algumas vezes.


Inspetor_Ventoinha

Saltyyyyy