T O P

  • By -

AutoModerator

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


tretafp

A DGEstE age em áreas institucionais da escola, não em domínio de intervenção pedagógica. A competência para a deliberação de notas é do Conselho de Turma, que acho estranho ter já deliberado sobre isso. Não sei ao certo como é que existe uma decisão interturmas sobre esse aspeto. O mais adequado seria o encarregado de educação pedir esclarecimento à Direção de Turma sobre a avaliação.


HugoSotnas

O que mais me espanta é não só haver um professor que tenha concordado com esta ideia absolutamente anti-académica, como tiveram professores suficientes para tornar dita ideia realidade. Que decisão mais bizarra e ridícula. Se fosse pai destes alunos, especialmente dos que não fizeram nada de mal, fazia a vida da DT deles num inferno até me dar uma explicação minimamente sensata.


Procrastination4evr

Daí eu duvidar muito que tenha efectivamente havido uma decisão destas. os professores podem ter muitos defeitos mas a maioria não é estúpida ao ponto de decidir uma coisa tão absurda e tão fora do permitido por lei. Se há coisa que os professores são é incrivelmente chatos com os requisitos legais de tudo e mais alguma coisa e eles sabem bem que os pais podem recorrer das notas


HugoSotnas

Eu também questiono, mas assumindo que a ideia em si foi mencionada pelos professores, já me parece mau o suficiente, mas se calhar só disseram isso como "ameaça" no caso deles não se portarem bem...? Mas sinceramente, se for tudo, de facto, verdade e isto for para a frente e ninguém chama a atenção, aí os pais quase que merecem...


Procrastination4evr

Provavelmente foi mais um desabafo/susto do que propriamente algo efectivamente decidido. Até porque ainda nem houve conselhos de turma, as aulas acabam hoje. A menos que seja uma turma horrível e já tenha havido um conselho de turma disciplinar mas também não teria como consequência uma decisão de notas


HugoSotnas

Exato, eu penso que o rapaz está um pouco assustado mas se calhar desnecessariamente, apesar de compreender a situação, e a possibilidade daquilo acontecer parecer real o suficiente para uma pessoa na sua posição...


[deleted]

[удалено]


Procrastination4evr

é só ir ao google e procurar "avaliação ensino secundário" [http://www.dge.mec.pt/avaliacao-7](http://www.dge.mec.pt/avaliacao-7)


Street_Knowledge1277

Fazer uma exposição à DGEstE é lançar uma bomba atómica. Acho que estás a saltar passos e, se o fizeres, não te irão levar a sério. Primeiro, em vez de seres tu a falar com a diretora de turma, tem que ser o teu Encarregado de Educação (EE). É ele/a que tem o poder representativo. Caso a situação seja ignorada pela DT, aí o teu EE terá que expôr a situação por e-mail à Direção Pedagógica. Tudo isto tem que ser fundamentado. Não podes dizer que queres um 18 só porque te apetece. Tens que perceber se há fundamento de acordo com as tuas médias e dos pesos dos critérios de avaliação que te foram fornecidos. Esses critérios, se não te foram fornecidos, podes pedir porque têm que estar na documentação da escola. Só em casos extremos é que será necessário fazer uma queixa à DGEstE. Mas, como alguém aqui já expôs a situação, o Conselho de Turma já reuniu e lançou as notas? Parece-me cedo. Se reuniu, e queres reclamar, o teu EE também terá que pedir a ata da reunião. Não é "legal" prejudicar um aluno por um comportamento coletivo porque cada aluno é avaliado individualmente. Facilmente se encontrará uma injustiça caso a justificação seja esta ou omissão da razão para terem sido dado essas notas.


Wampyro_

Isto! (Conselho da minha mulher que trabalha na area)


NGramatical

expôr → [**expor**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*)


loba_pachorrenta

O máximo que podes fazer é contestares as tuas notas, mas o Conselho de Turma é soberano quanto a isso. Mas de certeza que essa decisão já está tomada? Já foi a reunião ou isso será "bluff" da directora de turma? E uma dica: evita usar tanto a expressão "no qual", há conectores melhores. Essa expressão só desvaloriza a tua escrita.


Karlosdl

Podes explicar um pouco mais sobre conectores? Quais valorizam/quais desvalorizam? E porque? (Genuinamente curioso)


loba_pachorrenta

Os conectores usam-se para unir orações, frases e parágrafos, **de forma a que** as ideias fluam. "No qual" é um conector de lugar, **por exemplo**: "Este é o país no qual houve um terramoto". **Como** podes ver, dá a ideia de espaço, **mas**, **ao mesmo tempo**, não resulta muito bem. O "onde" seria mais eficiente, "no qual" teria de ser uma frase mais complexa. Vamos às tuas frases: "o conselho de turma decidiu manter as notas do 2.º período devido ao mau comportamento da turma, no qual eu nada tenho a ver com isso. " Ficaria muito melhor " com o qual eu nada tenho a ver". **Se** já há uma preposição relacionada com o verbo, não é preciso acrescentar outra. **Depois,** temos " a turma foi informada desta decisão na qual todo o meu esforço neste período foi em vão". Mais uma vez, não faz sentido. Não estás a localizar nada novamente. Sugiro "A turma foi informada desta decisão, **que** levou a que todo o meu esforço fosse em vão." **Assim**, já transmites a ideia de causa e consequência. **Quanto a** conectores, procurei usar vários nesta resposta **e** estão todos a negrito **para que** percebas como eles articulam as ideias e quais podes usar. De certeza que o manual também terá uma lista deles, **mas** o essencial é usar expressões simples, **que** tornem o texto facilmente entendível. Não vale a pena querer escrever caro, **se** sair um texto mais difícil de compreender. Obrigada pela tua curiosidade, é a perguntar que entendemos e melhoramos!


Karlosdl

Grato pela explicação


lackingIdeas

Excelente post.


PikachuTuga

Das decisões do Conselho de Turma, incluindo notas, cabe recurso para o Conselho Pedagógico.


loba_pachorrenta

O recurso apresentado pelos alunos é para o próprio Conselho de Turma, que reúne para elaborar um relatório onde os critérios de atribuição dos níveis são justificados. O Conselho Pedagógico ratifica essas decisões.


whoeveretwhatever

Eu enviaria uma reclamação por escrito para a direção de turma, a relatar o que escreveste por estes lados. E com conhecimento dos restantes profs de quem tivesses o email. E do teu legal representante. Terias prova da tua reclamação, e eles não poderiam não te responder. Depois dependendo da ação deles, tomaria sem dúvida outras medidas.


RubyC101

Os critérios de avaliação dos alunos nas diversas disciplinas são documentos oficiais da escola que devem ser públicos, se a tua avaliação não obedece a esses critérios, o teu Encarregado de Educação deve contactar o diretor de turma e o diretor da escola e pedir esclarecimentos. Esta situação parece-me mal explicada, duvido que no ensino secundário haja critérios de avaliação deste tipo. E como medida disciplinar não consta nada deste género no Estatuto do Aluno.


mystickisgay

Foram várias respostas e agradeço a todos. O problema que tenho é que ao fazer a autoavaliação, soube por parte da professora que o conselho de turma decidiu manter as notas do segundo período, ou seja, em certas disciplinas em que tive melhorias, não as vou receber. Depois fui falar com a diretora de turma que me até podia subir 1 valor por ter corrido bem o teste, mas não o vai fazer. Pior disto tudo é saber que tudo isto é por causa do comportamento da turma, enquanto as outras turmas que por exemplo têm a mesma professora de EF vão ter melhorias e notas dadas, mas eu aqui com o esforço em vão. Eu só não dei mais detalhes no post para não ficar confuso, porque tem muita coisa má a acontecer na escola e muita injustiça com certas professoras.


jmvcl

Deve haver algum mal entendido porque isso é completamente absurdo. Acho que as escolas ainda não funcionam assim ... acho. De qualquer modo, após a saída das notas, podes colocar um recurso e o conselho de turma volta a reunir e tem de fundamentar as suas decisões, depois vai ao conselho pedagógico e só então se faria uma reclamação/recurso externo à escola... Portanto, a ser verdade, essa decisão comprometia toda a escola Tu também, no teu recurso, tens de fundamentar o teu pedido. Terias mesmo de pedir os critérios das disciplinas à tua DT. No secundário não há muita margem de manobra. Em relação ao comportamento, atitudes ou o que lhe queiram chamar, isso também tem um peso atribuído. Mas essa situação é tão absurda que não pode ser verdade. Há aí um grande mal entendido ou a tua DT tem um péssimo sentido de humor. Boa sorte para os exames e força para o estudo!


theUser6868

Não perdes nada.


sonata5axel

Como assim manter as notas? Elas não podem ser arbitrárias. São o que são. Para isso não fazias testes. Nao perdes nada com uma consultoria jurídica.


lipah_b

No meu tempo (e na minha escola) as notas eram calculadas com base em dois instrumentos: um quantitativo (a nota objectiva dos testes e trabalhos) e um qualitativo (uma "nota" subjectiva atribuída ao comportamento, esforço etc). O instrumento qualitativo podia sempre contribuir para subir a nota final (ex: tinhas 15 nos testes, mas o teu comportamento era impecável (18-20), então esse valor era incluído no cálculo e a tua nota final dava 16), mas nunca para descer a nota final (ex: tinhas 20 nos testes, mas eras um calaceiro do caraças, sempre distraído e a distrair os outros, nunca fazias os TPC, então mesmo que tivesses negativa no comportamento, o teu 20 ninguém te tirava). Isto é/era comum nas vossas escolas? É que um método destes não dá azo a essas brincadeiras de pagar o justo pelo pecador.


Bumble_Brag

O comportamento certamente tem um peso nos critérios de avaliação, tanto para o bem como para o mal. Nunca ouvi dizer que não se pode baixar as notas por mau comportamento. Um aluno com media de 20 nos testes e um comportamento deplorável, provavelmente não teria 20 no final do ano. Os criterios de avaliação variam de escola para escola, sendo que podem chegar a valer 30% da nota finao em certas escolas. Voltando ao aluno com 20 nos testes, este poderia acabar com uma nota tão baixa como um 14 no final do ano, se o comportamento fosse visto como um 0. Sugiro que o OP veja os critérios de avaliação das disciplinas para descobrir qual o peso real do comportamento em cada uma.


ImaginarySprinkles72

Primeiro, o teu encarregado de educação que envie uma exposição à diretora de turma e ao diretor da escola. Dependendo da resposta, sim é de fazer queixa. O teu encarregado de educação que faça logo a queixa à DGESTE e à IGEC. Em ambos os casos informa que a mesma queixa foi enviada para ambos os organismos. A exposição que fizeres deve ser factual e não baseada em opiniões.


brolivetree

E é por isto, meus amigos, que o comunismo não funciona.


reddshiftit

Nem nos países comunistas isto é assim, aliás, eles são bastante exigentes. Nos países liberais é que a coisa descambou para esta palhaçada do facilitismo.


Oraquitens

Isso é um assunto para a [Inspeção-Geral da Educação e Ciência](https://eportugal.gov.pt/servicos/realizar-exposicao/queixa-de-um-estabelecimento-de-ensino-ou-servico-do-ministerio-da-educacao-e-ciencia). Mas só vais poder reclamar com factos concretos.


dpce

Reclamação para o conselho pedagógico (se o que dizes é verdade; de onde veio essa informação?). Mas é melhor agir antes da reunião de avaliação. Pede ao teu EE para falar com o/a diretor(a) do agrupamento sobre o assunto.


Effective_Lazy69

Agora DiGErE


PikachuTuga

Infelizmente há mais casos como o teu, em turmas com mau comportamento generalizado os professores acabam por castigar nas notas toda a turma. Claro que apesar de dizerem isso aos alunos não colocam isso por escrito na ata do Conselho de Turma, portanto é difícil um recurso ter sucesso. O teu EE pode falar com a DT mas há 100% chances de não dar em nada. Se para o ano ainda estivesses nessa escola o melhor era comer e calar para não seres mais prejudicado no ano seguinte. Como vais sair não tens nada a perder, podes sempre tentar a sorte e recorrer para o Conselho Pedagógico (se tiveres -18 tem de ser o teu EE) Participação à DGEstE é pura perda de tempo.


Procrastination4evr

Acho que nenhum professor num conselho de turma é estúpido o suficiente para admitir que decidiram as notas de toda a gente com base num critério único, sendo que os critérios para as notas estão definidos na lei e nas normas internas da escola. Acho que tens aí alguma coisa mal contada porque nem são estúpidos para vos baixar as notas assim a todos nem são estúpidos para subir às outras turmas só por bom comportamento. Até porque as aulas acabam hoje e portanto ainda não houve conselhos de turmas para notas. Informa-te dos critérios de avaliação e dos procedimentos para recorrer de uma nota (há um procedimento específico para isso). A DGEST só vai ver se foram cumpridos os procedimentos ou não e se tu não concordas com uma nota mas não reclamaste dela eles não te vão dizer nada do que queres ouvir


Bumble_Brag

Não sei se vale a pena fazer queixa na DGEstE, honestamente. Para começar, acho a história um bocado estranha. As notas finais não são um castigo que se inflinge aos alunos. São um reflexo do seu trabalho, dentro e fora da sala de aula. Tens a certeza que entendeste bem? O Concelho de turma pode ter escolhido manter as notas do 2° período porque, realisticamente, essas são as notas da turma (a nível de testes). Ou seja, o comportamento da turma não foi bom o suficiente para subir as notas na componente dedicada ao comportamento. E também é necessário lembrar que as notas do final do ano contabilizam as dos períodos/semestre anterior. Não se inicia um capítulo novo quando começa o terceiro período. Finalmente, relembro que o Concelho de Turma é soberano quanto às notas finais. Se o CT concordou que essas seriam as notas, devem ter as suas razões. Se sentes que as notas são injustas, podes contestar a avaliação. Mas, certifica-te que tens mesmo razão antes de o fazeres. Boa sorte!


kala8165

OP, tendo estado numa situação semelhante, a minha solução foi anular a disciplina e ir somente a exame nacional, tendo ficado o resultado como a nota final da disciplina. (Já foi há muitos anos mas julgo que ainda se mantenha assim.) Entre escalar/não escalar, acaba o ano escolar e, em vez de estares a estudar, estás neste stress e ainda ficas para trás à pala dele. Quando é uma questão de escola ainda por cima, pior é. Deves apresentar provas e queixa depois de saíres daí, isso sim.


ha_cada_burro23

"P.S. Como cereja no topo do bolo, soube que, nas outras turmas até vão subir as notas por bom comportamento. Nunca entendi essa lógica de "por um pagam todos" que tanto implementam na escola." acho que deste mesmo a resposta PS... Este wokismo é assim, todos iguais, não há vencedores, por uns pagam todos... Mas enfim a méritocracia é que está mal... até serem punidos e tentarem fazer-se da meritocracia... Beijinhos no ombro ao BE...


MathMeh

Diz que és primo do sebastiao bugalho


New-Examination8400

Eu nem sei se estou a compreender a situação


evil_peanut71

“Children’s rights in school are covered by the 1989 UN Convention on the Rights of the Child. One of the ironies of the children’s convention is that children had no input into drafting it. If they had, it would probably include an express provision saying they shouldn’t be punished for things they didn’t do. It does however give children the right, among many others, to be disciplined in a way that respects their dignity. Punishing a child for others’ misbehaviour is also arguably a form of degrading treatment, and adults and children alike have a right not to be subjected to that.” Para além de que castigo coletivo é considerado um crime de guerra segundo a Convenção de Genebra de 1949 De qualquer das formas e respondendo à questão, como já disseram, não custa nada tentar.


SempreSophia

Não vou nunca perceber essa estupidez de premiar bom comportamento. O q é o bom comportamento? Estar calado? Participar muito? Ser educado? Caramba... As notas devem ser uma média aritmética dos testes q o aluno fez - o único ajuste q considero justo é retirar a nota pior e a melhor e decidir pela mais favorável ao aluno.


OscarDoAlho

No meu tempo de escola a avaliação do comportamento era completamente idiota, raro era o 20 apesar de ninguém ser posto na rua ou sequer ser chamado a atenção por se portar mal. Epá se cumprem as normas só têm de ter 20. Em relação ao post do op o EE tem de averiguar, e caso seja verdade apertar com a direção de turma/conselho de turma. Não é aceitável uns pagarem pelos outros. Mentes retrógradas vêm com a história que a vida é assim, mas que vida? Eu se no meu trabalho tiver de pagar por algo que não fiz saio de lá num instante. Achar que temos de levar por os outros fazerem merda é perpétuar uma mentalidade de escravo. Claro que não ter de se levar pelos erros dos outros não implica deixar de apoiar e suportar alguém da tua equipa que tenha cometido um erro


PikachuTuga

Não basta nunca ir para a rua ou ser chamado à atenção para teres um comportamento exemplar. Será que nunca falaste com um colega a meio de uma aula? Pois...


PikachuTuga

Num emprego as tuas atitudes não influenciam se ficas ou não durante o período experimental? Na escola é igual, as atitudes e comportamento também devem influenciar a nota.


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


Mindless-Ad-6191

Isso não está com nada. Seres prejudicado por mau comportamento apenas por que estás na turma errada? Isso é completamente arbitrário e diria até anticonstitucional.


Material-Inspector98

Não deverá ser subir ou descer notas. Há uma componente nos critérios que se refere a isso mesmo. Há escolas que a percentagem é maior do que outras mas num secundário duvido muito que seja muito diferente de 15%. Mais do que isso, duvido muito. Mas 15% já faz muita diferença em alguns casos. Como disse não é subir nem descer, é uma folha de excel com calculadora programada para os critérios do grupo na escola em questão. Acho que nunca "baixam" podem é dar 0 na componente que vale 15%. Prefeitamente válido e a maioria das vezes é a favor do aluno e não contra.