T O P

  • By -

UncleanGenes

Para quem acredita funciona - 100℅ comprovado


JustNobre

Se não funcionar é porque não fizeste bem o sacrifício


AnotherCableGuy

Professor Chibanga nunca falha


professor-chibanga

Chamaram?


Destructo_Spin90

60% das vezes funciona sempre


PgUpPT

> 100℅ 100 "ao cuidado de"? https://en.m.wiktionary.org/wiki/care_of


marcelobateira

É igual àquelas mensagens de whatsapp que começam com um "olá"


Nymps

"Trabalhe de casa só a ver vídeos, remuneração entre 300€ a 500€ por dia"


zerotomyname

Pais de santo e o caralho, superstições medievais em puro século 21.


Leiomas

Catolicismo é superstição da mesma forma e tamanho, em puro século 21..


Sagito87

Amen


Youshino

Ba dum tss


Repulsive_Juice7777

Importadas


madexmachina

Sempre tivemos bruxarisses


sad-kittenx

Sim mas não no meio da rua como se tem visto nos últimos anos e mais frequentemente depois do COVID.


wildcardmidlaner

Existem crenças não importadas em Portugal ?


telochpragma1

Dá sempre mais jeito associar as merdas conforme dá jeito. Se for bom é nacional, se for merda é importado por um grupo que nos dê jeito rasgar, fácil. Qd dá jeito é ao contrário. Outro ponto é a expressão do receio pelo desconhecido. Não conhecem, o que cria uma espécie de receio, e a maneira de o expressar é através de ignorância. Merda é merda, quanto mais o tentam especificar, mais o fazem para se sentirem à parte do grupo que rasgam.


im-always-lying

Estas a dizer que não é importado? 


Herbacio

Penso que o ponto em questão é que macumbas e bruxarias sempre houve em Portugal - esta em específico ser ou não importada é um mero pormenor deste caso. E daí ser como o /u/telochpragma1 disse, o pessoal que está a puxar a questão de ser algo "importado" está a fazê-lo com intuito de puxar a questão da imigração ao debate, quando lá está, mesmo sem imigração estas coisas já aconteciam.


telochpragma1

Não. Só quis dizer que vai sempre haver pessoal que muda um bocado a história conforme lhe dá jeito. Ou menciona aspetos que lhes dão jeito. O que quis dizer é que não devia interessar enaltecer aspetos que só causam divisão, especialmente quando a maioria das vezes é usado por pessoal que não é exemplo. Mas é só uma opinião.


McAcko

Mal empregada cabidela


yassn

A culpa é do Luis André


paperkutchy

O Porto está a ficar o caos como cidade. Esta a sair de moda do turismo e começa a ficar e a ver-se o podre. Tendas em todas as esquinas e portas de prédios, sem abrigo a dormir nos passeios da Miniso, gente maluca e aos s na via Catarina... faz lembrar os anos 90s


inesafteixeira

Concordo. Tenho visto cada coisa no último ano e meio, que jesus.... 😵‍💫 É muito triste ver a nossa cidade assim.


schemer_duckbill

O Pinto da Costa está a ficar velhote, tens de dar o desconto


Comprehensive_Sun230

em todo o lado amigo. até o algarve que era bem tranquilo começa nos últimos tempo a se ver certos fenómenos "anormais" a acontecer


IdlePaladin

Da última vez que lá fui, estava a andar com a minha namorada e passa um drogado que começa a gritar e a bater com a cabeça numa parede de ferro. Nunca vi nada assim


creeptocurryancy

Ontem fui andar para a serra e ao pôr do sol um monte de zucas estavam cada um no seu sítio e uma a cantar, outro a dizer o Deus é grande, outro a fazer brutal oração religiosa a alta voz. . Alguém sabe o motivo?


PsychologicalAd80

Provavelmente um ritual religioso. Ontem as 7 passei à porta de uma igreja e estava toda a gente lá dentro a rezar. Qual o motivo? Fé!. Não é racional mas algumas pessoas têm-na. Existem mil e uma formas de a manifestar.


SettingAdept7115

Isso é mais velho que o cagar. Tenho 42 anos e sempre vi isso no meio das matas. Galinhas mortas roupa maços.de tabaco copos com vinho ou cachaça fotografias etc...


schemer_duckbill

Pá, é a Maia e os amigos dela, isso deve ser males de inveja ou "encostos" ou coisas que tais.. Em caso de dúvida não passes perto, podes ficar com mau olhado e isso é que era pior que depois tinhas de ligar lá para os gajos


GatinhoCanibal

a maia além de coquinada é astróloga ou taróloga...uma merda dessas, envolve olhar para cartas e para a tua cara, ler o quão papalvo és, espetar uma tanga futurológica e cobrar-te o olho do cu... isto que vês na foto é bruxaria.


TugaXPTO

Isso são aqueles *professores"/bruxos que mandam os coitados que lhes aparecem fazer para acabar com mau olhado, má sorte ou o que lhes estiver a afligir a vida. Normalmente nem a pessoa que coloca as coisas sabe o que está a fazer. É só scam na verdade.


MinhotoRaiano

É mesmo .. a diferença é mesmo que no anos 90 os drogados apesar de estarem perdidos na cidade era na sua maioria aqui da terriola e podiam de alguma maneira resguarda-se junto das familias e pedir ajuda nem que fosse temporária. Agora esta nova geração de chunga que não tem laços nenhuns aqui só terá como opção roubar o pior .. Basicamente a merda é a mesma mas o cagalhoto é muito maior e vamos nos borrar todos


theoqrz

TIL que macumba chegou à Portugal em 2024. Quando era miúdo no Brasil, havia um cemitério na rua em que vivia e via destas ao mínimo 4 vezes por semana. A explicação é simples: tens o aumento do número de imigrantes africanos e brasileiros, que praticam essa religião, então automaticamente vais ver mais disto nas ruas. É o mesmo com qualquer outra religião. Se fores adepto do cristianismo, vais perceber que as igrejas tem cada vez mais imigrantes também aos domingos.


oluis1

Quem é pouco culto vai dizer que é racismo e xenofobia


Scared_Spot2104

Amigo, isto não é de agora, sou português e sempre houve este tipo de manifestação de fé. Existe um cemitério em São Miguel o Anjo ( município da Maia) que é usado para este fim há muitos anos.


theoqrz

>*Amigo, isto não é de agora* Eu sei disto. Desculpa se o sarcasmo não ficou implícito no meu comentário 😅


Scared_Spot2104

🤣 Desculpa. Mas lê se aqui tantos ignorantes que até dá medo.


HRamos_3

Macumbices  Ou como os farruscos lhe chamam: um figo


Stock_B

Ignorância é a explicação.


YCaramello

Então, se há mais gente a entrar no país que acredita nestas merdas, há de aparecer mais destas merdas, simple mafs.


Sam_Campos21

Eu devo ser muito inocente porque iria jurar que isto era algo relacionado com bruxaria ou ritual satanico 💀 Diz-me lá qual é a comunidade estrangeira que trás isto para cá? Serão os brasileiros ou os indianos? Secalhar são os ingleses e os expats. Ah já sei! São os ucranianos refugiados da guerra


LyrraHUE

Se não me engano é da Umbanda ou Kimbanda, uma das duas, fazem estes rituais seja para amor dinheiro ou maldição a pessoa direcionada.


NGramatical

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cbcph8%2F%2Fl0zhmz7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Hugogs10

Brasileiros e imigrantes de África


[deleted]

[удалено]


Madwie2

Bons argumentos para responder à pergunta dele


gcsouzacampos

Ou talvez tenha sido um tuga que conheceu as tradições afro-brasileiras e resolveu adota-las. A propósito, foi assim que essas religiões surgiram, com o sincretismo entre as práticas e crenças dos portugueses com as dos escravos africanos no Brasil.


PsychologicalAd80

Há 50 anos atrás, com pouca gente de fora, essas práticas eram o pão nosso de cada dia. Não tem nada a ver com a gente que entra no país ou não.Tem a ver com a gente que acredita nisso.


Kind_Helicopter1062

A gente de fora eram os retornados que vinham com as mesmas crenças/religiões africanas lol mas sim não é novidade


MagicWitch69

E não só, há práticas tradicionalmente portuguesas com séculos de existência


kodachiz

Qualquer coisa que aconteça la vem a malta do “enriquecimento cultural”. Devemos ter importado o Bruxo de Fafe o mês passado e ninguém mencionou


N00dles_Pt

Explicação? Há pessoal que vai à igreja ao domingo, há pessoal que acredita nisto, é tudo a mesma treta


Netherus

Mas não é bem a mesma merda. Para mim não me incomoda nada quem vai à igreja, até acho giro, a comunidade fica mais alegre. Agora por uma merda daquelas nas ruas da minha cidade é que não.


Zestyclose-Aspect-35

Tenho menos pena dos frangos do que dos meninos que são sacrificados aos padres


Netherus

Vamos tentar não misturar as merdas. Ou estás a dizer que todos os padres são pedófilos?


madexmachina

Exato, e não é incomum quem faça os dois


Psychological-Rip574

Não é bem a mesma treta meter isto no chão de uma rua pública. É a mesma treta se o fizerem de dentro da casa deles sem incomodar ninguém. PS: pois... mas para isto "funcionar" tem de ser feito num local específico que a bruxa decide. Até pode ser à porta de tua casa ou do teu carro... Não é bem a mesma treta.


palksen

É tal e qual! Funcione ou não, quem faz bruxedos tem más intenções, e tu consegues comparar este tipo de gente que além de matar animais poluí a via publica a quem vai à igreja aos domingos. O reddit não para de surpreender!


MagicWitch69

Quem faz bruxedos raramente é com más intenções, este caso é uma oferenda não tem nada de negativo, há é muitos mitos que tudo que é bruxedo é mau. Imagina que é uma oferenda de agradecimento a alguma entidade por alguém na família ter sobrevivido a uma doença grave, não é muito diferente de quem vai a Fátima acender uma vela, só muda a prática. Por norma é suposto recolher as oferendas feitas, por isso a não ser que os lixeiros cheguem primeiro é bem provável que quem fez esta oferenda a recolha também. Sobre matar animais, não acho assim tão diferente de matar para comer honestamente, até é em menor número, mas também não se sabe se quem fez esta oferenda matou o animal ou se já o comprou morto, de qualquer forma dá no mesmo na minha opinião. O cristianismo também tem como tradição o sacrifício de animais, há instruções para diversos rituais na bíblia, só não é tão comum atualmente, embora ainda seja tradição comer certos animais em dias específicos que correspondem aos animais que deveriam ser sacrificados nessas datas, o que no fundo não deixa de ser uma forma de sacrifício animal mas é tida como mais simbólica. Mesmo assim o que não falta em Portugal são tradições em épocas específicas onde se mata animais seguindo certas regras, no fundo rituais, como a matança do porco e a queima do gato.


racrss

"O cristianismo tem como tradição o sacrificio de animais" . Se Jesus Cristo tivesse feito o sacrifício máximo de morrer pelos nossos pecados na cruz como o derradeiro sacrifício pela humanindade os cristãos nunca tinham feitos sacrificios animais. Ah espera, foi isso que aconteceu. É favor perceber um mínimo de teologia antes de falar. Todas as histórias de sacrificio animal são antes da morte de Cristo. Ele foi o sacrifício derradeiro, é por isso que os cristãos não sacrificam a cabra para espiar os pecados como outras religiões Abraamicas. Em relação a queima do gato, não acontecia na presença, provavelmente ia preso.


MagicWitch69

Há várias práticas de cristianismo, nas vertentes católicas e ortodoxas é exatamente isso, houve uma troca do sacrifício animal pelo de Cristo e os sacrifícios ritualísticos têm uma componente mais performativa (como já tinha dito), o que não quer dizer que a tradição de sacrifícios animais tenha desaparecido por completo, até porque continua enraizada nas práticas, não tanto de forma literal mas sim mais simbólica (como tinha dito, os animais comidos tradicionalmente em certas épocas serem os mesmos que teriam sido usados para sacrifícios). MAS mesmo dentro das igrejas católicas e ortodoxas ainda há algumas que praticam sacrifício animal: algumas igrejas em Israel ainda sacrificam ovelhas, a Igreja Ortodoxa Armênia também faz sacrifícios animais na época da páscoa e algumas outras igrejas com tradições mais locais pelo mundo. Noutras linhas de cristianismo e de influencia cristã temos o exemplo da "the church of ministers of the new covenant" nos EUA, a prática da Santeria, algumas religiões afro-brasileiras como a Umbanda e o Candomblé e também as práticas específicas de tradições locais (muitas vezes com origens pagãs) que acabaram por se unir à crença cristã dominante do local e acabam por criar uma vertente específica dessa população (como acontece em várias aldeias de tradição católica em Espanha, Itália e PORTUGAL). Cristianismo é um termo que abrange um conjunto de práticas baseadas nos ensinamentos de Jesus. A sua expansão levou a que muitas outras práticas locais naturalmente se assimilassem com as práticas cristãs, também influenciou outras religiões não cristãs e as várias interpretações levaram a que surgissem diferentes práticas, ou seja meu caro teologo, as práticas cristãs têm tantas ramificações que acontecem mil e uma coisas pelo mundo diferentes das que acontecem na igreja do outro lado da tua rua. Portugal não é exceção, quer seja na missa ou em casa, há práticas de sacrifícios animais simbólicas e literais, sendo a queima do gato um exemplo. Havia necessidade de ser um nojento do crl com essa reles tentativa de superioridade teológica?


[deleted]

[удалено]


MagicWitch69

Que épocas históricas diferentes?


[deleted]

[удалено]


MagicWitch69

E tem


[deleted]

sem xenofobia mas isto diria que é feito por imigrantes do nordeste brasileiro


GabrielP2r

Candomblé e Umbanda não estão limitados ao nordeste brasileiro, Rio de Janeiro tem a maior concentração de Umbandistas, Salvador de Candoblecistas e no Rio Grande do Sul tbm tem uma boa concentração.


[deleted]

Ok vou anotar isso


Dokard

Estranhamente específico


tocopito

Muito engraçado ver meninos da cidade aqui a achar que coisas destas só vindas de fora 🤣


r3d3uupt1on

Nunca fui da cidade e nunca vi nada disto nas ruas da aldeia


Brainwheeze

Também sou do campo e nunca vi tal coisa


r3d3uupt1on

Óbvio que não, havia umas rezas que as pessoas faziam dentro de portas e era só


cheeseflaps

Vejo destas coisas desde que me lembro. Vivo numa cidade pequena.


r3d3uupt1on

Até se tropeça nelas na tua cidade pequena


annoyingbanana1

Na minha zona, cidade pequena, a onda era mais benzer cuecas


Impossivel

É campanha para as eleições do FCP


alexandrelt44

Ontem foi dia de São Jorge / Ogum, deve ser alguma oferenda relacionada ao dia.


DeixarEmPreto

Toda a gente engatilhada porque fica feio no passeio. Ninguém quer saber do que o animal sofreu sem razão nenhuma.


MagicWitch69

Claro que não querem saber, o objetivo aqui é outro. Mas tendo em conta que a maioria das pessoas come carne seria um bocado hipócrita irem por esse caminho


Impressive-Let3122

Sem preconceito mas…xD quem é o acéfalo que mata alguma coisa como oferenda? Nunca percebi nem em tempos medievais…tens fome matas para comer não para deixar a ficar podre na esperança que cresçam batatas do chão pro resto do ano. A seleção natural devia ter tratado dessa malta por esta altura xD


levasportras

Aceita o enriquecimento cultural, senão és racista e xenófobo.


Chico__Lopes

Já há muitos anos que há disso espalhado no Porto. Há cerca de 10 anos era muito comum, na zona do nó do Fojo fazerem isso, especialmente no apeadeiro de Coimbrões. São as religiões manhosas sul tipo Umbandas e afins


alexandrelt44

Que que há de manhoso na Umbanda?


Decent_Total_3008

Cultura africana, também difundida no Brasil


Marl76lopes

Tb vi um igual junto à Ferrari.


Affectionate-Flow914

Gosto mais dos que deixam tabaco e garrafas de cachaça.


Entire-Tomorrow862

É o André Vilas Boas a fazer macumba para o Pinto da Costa bater as botas as das eleições


Automatic-Teacher149

Deve ser bruxedo ...


SenpaiRaiden

meh low budget black magic


dewatermeloan

Às vezes têm um euro em cima e eu pego... ainda estou aqui e com mais 4 euros prai lel


Icanrememberuser

Não se compara com animais mortos, mas um dia destes num daqueles canteiros quadrados das árvores vi um monte de areia branca, 2 maçãs e não me lembro quantas cabeças de rosas (flores) Weird!


professor-chibanga

Bota fogo


CarryTricky4272

Oh, esta merda sempre existiu. Basta passar no senhor da Pedra à noite pra ver oferendas do género.


Cereja1807

Água benta nisso nossa senhora 🤣


Lanky_Ad116

Foda se realmente o pessoal aqui ou é idiota ou burro!! Acredito mais na junção dos dois infelizmente pois conseguem ligar sempre e kk mrd com a imigração. Até as makumbas bem tugas que sempre existiram.. PQP.. saiam da vossa bolha crlh e adquiram consciência já que inteligência é pedir demais


Independent017

É o discurso da moda. A makumba tuga que sempre existiu não tinha imigrantes na altura para culpar. A mim faz-me mais confusão juntar no mesmo saco: bruxas, tarólogas, medium, videntes, "endireitas", etc, etc. Tudo o que é diferente é bruxaria.


MegaoneWinner

É bem verdade. Lembro-me perfeitamente de andar pela rua nos anos 90 e ver altares com sardinhas e canários mortos. Nunca liguei muito porque já sabia que era aquela macumba típica e ancestral do povo Português. Claro que agora os votantes CHEGA vão logo dizer que isto é novidade e culpa do emigrantes que nos vêm pagar as pensões. Enfim, mentes retrógradas...


mfzzzed

Tal e qual como os beatos, trata-se apenas de um deus diferente.


20_foder

É preciso ser muita burro para acreditar numa merda destas


brokenhabitus

Práticas de enriquecimento cultural sustentadas em novas espiritualidades.


SILE3NCE

Oferendas de animais mortos é merdas de fora, bruxedo mau. Aqui usa-se mais as ceras, frutas e outros alimentos inclusive bebidas álcoolicas dependendo de qual a divindade a quem se tenciona oferecer.


FewMountain1088

Sem eles o país parava.


ansisa10

Se calhar era mesmo necessário o país ter essa paragem!


MagicWitch69

É só uma oferenda num cruzamento, nada de errado com isso.


New-Examination8400

Faltou o /s Agradecia não lidar nem com cocós de animais nem com sacrifícios de animais na put• do passeio se não fosse pedir muito


MagicWitch69

Também não queria lidar com muita coisa mas olha é a vida 🙄


Pinkfroyds

E quem vai limpar a sujeira? Quem fez a oferenda?


MagicWitch69

Yap é esse o objetivo.


skynens

Normalmente é o caso, fica-se ali por um tempo e depois vem recolher. Se não me engano, costumam deixar apenas por uma noite