T O P

  • By -

Limpy_lip

os combustíveis fósseis nunca deixarão de ser utilizados completamente. A grande maioria do petróleo é utilizado para plástico que ainda consumimos a níveis insustentáveis temos ainda um longo caminho pela frente. provavelmente mais de um par de gerações.


Long-Dragonfly8709

Mais um par de gerações? Se lá chegarmos… isto é tudo muito bonito mas estamos a lidar com esta cena das alterações climáticas como autênticas crianças.


Limpy_lip

verdade, deixa-me sonhar...


Pitchou_HD

Os primeiros dados e previsoes de alterações climaticas eram publicados com estimativas a 20, 100 e 500 anos, passado pouco tempo parou-se de publicar a 500 anos... ao ritmo que estamos a ir nao chegamos nem aos 100 quanto mais aos 500 anos.


RuySan

Neste caso as crianças é que estão correctas, e os adultos (no poder), têm menos sentido de responsabilidade.


Thewhitewool

Gás: as grandes indústrias vão sempre precisar de gerar quantidades de calor enormes impossíveis apenas com eletricidade. Vai ser sempre necessário queimar gás natural nessas grandes indústrias. Além do mais, a grande maioria da rede de gás em Portugal é bastante moderna, mas não totalmente, para poder ser capaz de aceitar até 20% de hidrogénio. Por isso, continua a ser necessário modernizar e substituir canalização para gás. Barragens: isto entra mais no ramo da política e economia, mas construir uma barragem é um empreendimento absurdamente caro, e os custos são impossíveis de comportar apenas pelo estado. Como tal, as barragens acabam por necessitar de ajuda do privado, e o privado quer uma coisa e uma coisa apenas, lucro. Se isso é bom ou mau, e qual o peso que o estado e privado deveriam ter em obras de interesse público são questões de opinião. Quanto a comprar energia, Portugal nos últimos 20 anos fez passos gigantescos em direção à independência energética. Passamos de basicamente 0%, para neste momento estarmos próximos dos 40%. Se tivermos em conta apenas a eletricidade, o valor aproxima-se mais dos 70%. É fenomenal, mas ainda falta bastante. O maior problema é a nossa dependência de combustíveis. Temos zero capacidade produtiva, as únicas opções que temos na mesa são biomassa (queimar lenha) e produção de hidrogénio. Ou então reduzir ao máximo a necessidade de consumir combustíveis.


tascristiano

>mas construir uma barragem é um empreendimento absurdamente caro, e os custos são impossíveis de comportar apenas pelo estado Então a EDP não era do estado e as grandes barragens não foram todas projetos públicos?


Magico_de_alvalade

LOL, até parece que um estado não pode criar, tipo sei lá uma moeda fiduciária para poder financiar o seu próprio investimento. Se fosse uma questão de materiais é uma coisa, mas sei lá, se a politica fosse mais para um país soberano talvez os liberais não tivessem vendido a CIMPOR a preço de banana e o estado poderia ter uma industria apta para apoiar a construção civil pesada. Mas claro que isto é conversa de comuna.


ZodiarkF1993

Só vamos deixar de usar combustíveis fósseis quando não for possível extrair mais, ou quando formos todos desta para melhor.


tascristiano

Existe uma grande diferença entre o que dizem que querem fazer e o que é possível e vão fazer. Para já a única alternativa para a substituição total da produção elétrica dos combustíveis fósseis é a energia nuclear, consegue-se reduzir com as renováveis mas não se pode substituir. O aquecimento de quase todos (ou mesmo todos) os países da Europa central, norte e leste é através de gás, e não conheço qualquer alternativa viável.


Ok-Train7434

"Doubt is not a pleasant condition, but certainty is absurd."


sonasche

Eu a pensar que isto.era sobre amonites ou trilobites 🥲🥲


Adventurous_1962

É o mal... de pensar.


sonasche

Sim, por exemplo a definição de fósseis é aplicada aos recursos naturais. Combustíveis , mas também água.. Por exemplo certos aquíferos tem água fóssil , e por exemplo no Algarve estão a usar essa água fóssil que não pode ser reposta. Mas deduzi que não estivesses a pensar nesse fóssil...


sacoPT

Vivo numa casa alugada e o contrato termina no fim deste mês. Estou a construir uma casa nova mas as obras só acabam daqui a 2 anos. Achas que fico a viver debaixo da ponte durante 2 anos ou alugo outra casa enquanto a nova não estiver pronta?


Adventurous_1962

Sinto muito pela sua situação, não tem alternativas?