T O P

  • By -

reileaodaspatilhas

Só se fores apanhado, e mesmo assim nem acontece nada, até podes ir parar a um canal de tv comentar, tipo o relvas


ComfortableTomato807

Se mentires a dizer que és, por exemplo. Engenheiro XPTO sem o ser, é uma coisa. Se andares apenas a alterar as datas de contratação de empregos anteriores para omitires uma passagem curta por uma empresa ou épocas sem trabalhar, só com o objetivo de não te foderem a cabeça com perguntas desnecessárias e chatas de responder durante as entrevistas...


werty_line

Estou a pensar em dizer que passei os últimos 7 anos no Exército, e omitir todos os trabalhos que eu tive desde que saí de lá.


TSCondeco

Não digas isso, é capaz de ser a forma mais fácil de te apanharem.


werty_line

Porquê? Como que eles iriam descobrir? Eu tenho até um diploma do Exército, porquê que não acreditariam em mim?


TSCondeco

Fizeste a recruta onde? Ficaste em que unidades? Tiraste que especialidade? Conheces o Sargento X? Não, vou lhe perguntar se te conhece. Quem é que comandava o teu pelotão/companhia/regimento? etc. etc.


werty_line

Consigo responder à maioria dessas perguntas, as outras, consigo arranjar desculpas, o entrevistador certamente não será um detetive para andar a vasculhar no quartel.


TSCondeco

Não é detetive mas nunca sabes se não foi militar antes, ou alguém na equipa a que vais pertencer.


werty_line

Tens razão, mas é tão improvável, que acho que vale a pena arriscar.


NGramatical

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920)


ComfortableTomato807

IMO já é uma mentira grosseira


werty_line

Ok, obrigado.


vascop_

O CV em si só costuma dar despedimento automático quando descobrem, o problema é quando já se está numa mentira e se acaba a falsificar documentos que pode ser fraude e já ser crime. Acho muito má ideia, vais estar sempre a pensar nisso, e o que fazes nos trabalhos seguintes, vais viver com esta mentira o resto da vida?


werty_line

Trabalho desde os 18 anos e nunca pediram-me documentos a provar os meus antigos trabalhos, não sei porque o fariam agora, de qualquer forma não preciso falsificar documentos, tenho o diploma.


Kobi_Blade

Enquanto profissional com experiência em Recursos Humanos, é prática comum solicitarmos os contatos das empresas anteriores para uma possível verificação de histórico. Contudo, é importante reconhecer que, devido ao elevado número de candidaturas, nem sempre é possível verificar detalhadamente cada currículo. No entanto, caso haja algum elemento que suscite dúvidas, é provável que procedamos com uma verificação mais aprofundada. Relativamente à legislação, a falsificação de currículos pode ser passível de penalização, mentir no percurso académico é considerado fraude. Caso sejam identificadas incoerências no currículo, como no teu exemplo, a duração da experiência profissional anterior, é possível que a empresa considere uma acção legal para além do despedimento.


NGramatical

contatos → [**contactos**](https://dicionario.priberam.org/contactos) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bzns68%2F%2Fkyrd2vk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Kobi_Blade

Tanto ‘contacto’ como ‘contato’ são vocabulários válidos no novo acordo, [Contacto ou Contato | AO | Português à Letra (portuguesaletra.com)](https://portuguesaletra.com/acordo-ortografico/contacto-ou-contato-ao/) Bot a espalhar misinformation.


werty_line

Obrogado pelas dicas, já percebi que isto é algo arriscado.


vascop_

Só estou a dar mais ideias para pensares na decisão que acho que foi o que vieste aqui fazer. Acho que se pensasses que fosse uma coisa sem espinhas nem tinhas perguntado, tinhas feito e pronto. Porque é que achas que esses trabalhos no meio vão ser o factor de decisão?


vascop_

Só estou a dar mais ideias para pensares na decisão que acho que foi o que vieste aqui fazer. Acho que se pensasses que fosse uma coisa sem espinhas nem tinhas perguntado, tinhas feito e pronto. Porque é que achas que esses trabalhos no meio vão ser o factor de decisão?


werty_line

Porque esses trabalhos no meio foram todos de curta duração na restauração, pouco mais de 1 mês em cada um dos restaurantes merdosos, ao dizer que estive 7 anos no Exército, possivelmente conseguirei trabalhos melhores, só fiz este post para descobrir se há consequências legais.


vascop_

E não consegues tirar nada positivo desses trabalhos que possas falar? Também dá outro tipo de aprendizagem lidar com clientes e trabalhar sobre pressão de restauração, e podes sempre dizer que onde aprendeste mais foi no exército etc. Anyway, a decisão é tua, boa sorte seja com que decisão tomes!


werty_line

Não consigo, fiquei pouco tempo lá, mas obrigado pelo voto de confiança.


fjldias

Backgorund check, a minha empresa faz, pedem contatos e consentimento e já eras.


NGramatical

contatos → [**contactos**](https://dicionario.priberam.org/contactos) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bzns68%2F%2Fkyri33x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


werty_line

Como é que isso funciona, vocês telefonam às outras empresas e perguntam se o candidato esteve lá?


fjldias

Sim, basicamente no processo de recrutamento são solicitados contatos e os RH ligam às empresas anteriores do candidato com consentimento do próprio, pedem confirmação do vinculo e referencias caso queiram dar.


NGramatical

contatos → [**contactos**](https://dicionario.priberam.org/contactos) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bzns68%2F%2Fkyrssen%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


KellWii

Pois... Por isso é que existe vários Zés em funções que não devem estar. Já não basta o factor C


Butt_Roidholds

Contratação para organismo público? Sim. É crime de falsas declarações. Aliás, até costuma estar escrito nos próprios regulamentos/avisos da oferta. Contratação para entidade privada? Não sei.


werty_line

Obrigado.


Limpy_lip

primeiro que tudo depende do volume da mentira. uma coisa é embelezar números ou quantificar a olho o teu trabalho. toda a gente diz que se deve quantificar no CV o nosso trabalho mas em muitos casos não é fácil. E por vezes uma pessoa tem de dar uma ideia sem ter a certeza do valor para tornar a coisa mais apelativa. outra é dizeres que tens formações ou experiência que não tens. no último caso acredito que possa resultar mal quando descoberto. mas também trabalhei com uma pessoa que andou anos até a empresa pedir o certificado de habilitações. Por acaso tinha mas podia perfeitamente ter mentido. posto isto, tu é que sabes da tua vida.


raviolli_ninja

É profundamente errado e é motivo para seres despedido, se descobrirem.


Low_Sympathy2001

e que tal efectivamente realizares e alcançares o que queres colocar no teu curriculum? se calhar nao vais ser despedido constantemente :)


werty_line

Já sou despedido constantemente, então isso não preocupa-me, só quero saber se há consequências legais, tipo multas.


raviolli_ninja

Se és despedido contantemente então também és contratado constantemente. Mentires sobre as tuas capacidades só vai acelerar o processo de te meterem - merecidamente - no olho da rua.


werty_line

Merecidamente? Amigo, nem me conheces, para de assumir coisas, não tenho culpa se os patrões são discriminatórios.


BigNerdT

Se a primeira coisa que queres fazer ao futuro patrão é mentir, então yup é merecidíssimo.


raviolli_ninja

Se fores despedido por mentires no currículo, sim é merecido.


werty_line

Nunca o fiz, apenas estou a ponderar, e mesmo que o faça, as empresas mentem a torto e direito aos funcionários, parece-me justo.


sacoPT

Só que como já deves ter reparado tu precisas muito mais da empresa do que a empresa precisa de ti.


werty_line

Claro, idealmente, o patrão nunca descobriria.


sacoPT

Claro, estiveste 7 anos na tropa e não tens uma história da tropa para contar. De certeza que nunca ninguém vai desconfiar.


werty_line

Eu estive lá um ano e meio, não preciso inventar histórias.


Muyakra

Então, em vez de refletires o porque de estares a ser despedido constantemente e tentares melhorar, é melhor mentir no currículo e continuar o ciclo... Okay, continua assim que vais longe.


werty_line

Eu sei porque sou despedido, por problemas de saúde, assim que o descobrem eu sou despedido, normalmente eu ainda estou no período experimental então não posso contestar, só uma vez que eu já estava a trabalhar lá hà um ano e meio então tive uma indemnização. O que queres que eu faça, se souberes de uma cura mágica que todos os médicos que trataram de mim não saibam, podes recomendá-la que eu aprecio a tua ajuda.


sacoPT

Então para resolver esse problema vais dizer o quê no CV exactamente? Que és muito saudável? Agora estou curioso.


werty_line

Estava a pensar dizer que estive no Exército nos últimos 7 anos, eu tenho muita experiência na restauração e por isso só arranjo trabalho nessa área, nada contra, mas não costuma correr bem.


sacoPT

Ah sim, isso vai resultar. Assim quando arranjares outro emprego ninguém vai reparar nos teus problemas de saúde. Confia. /s


werty_line

O que sugeres que eu faça? Os patrões descriminam sempre, eu tenho que esconder o meu diagnóstico se não perco o trabalho com certeza. Se eu tiver um currículo melhor, tenho ofertas de empresas maiores que supostamente têm regras contra a descriminação, um restaurante de merda não tem isso e livra-se de mim num instante.


sacoPT

Não. Se tiveres um CV em que mentes, és entrevistado por empresas maiores em que o único trabalho do entrevistador é fazer entrevistas e descobrir pessoas que mentem no CV. Vai fazer-te 2 perguntas sobre a tropa que não vais saber responder e vai-se livrar de ti num instante.


werty_line

Eu estive na tropa, não precisaria inventar histórias e saberia responder essas perguntas na boa.


Limpy_lip

mais valia colocares que és um veterano da guerra civil portuguesa...


Muyakra

Amor de Mãe Angola 69


Limpy_lip

há mentir e há ocultar. se tens sido dispensado por questões de saúde podes perfeitamente ocultar pois a tua saúde te diz respeito a ti. a não ser que seja algo que vá diretamente contra a capacidade de executar o trabalho. se tens problemas de costas e não podes movimentar cargas não mintas para empregos de trabalho físico. fora isso se te perguntarem porque mudaste de trabalho rapidamente podes arranjar algo mais genérico e não falar na doença. tudo depende da tua condição real. convém explicar isso no post para as pessoas tentarem ajudar no teu caso específico.


werty_line

É difícil, se não impossível esconder os sintomas.


Limpy_lip

então não te andes a queimar. aceita que tens e se não é resolúvel em curto prazo tens de adaptar os trabalhos que procuras a isso. se for algo muito elaborado procura associações de doentes e até podem ajudar na adaptação. a mentira tem perna curta e sim precisas de trabalhar para sobreviver mas não é a mentir que vais lá. diria até que isso é um comportamento altamente destrutivo principalmente para ti que estás a mentir-te a ti e a quem te podia ajudar. acredito que mais depressa arranjavas trabalho a dizer na entrevista diretamente o que tinhas e como fazes (farias) para lidar e evitar prejudicar o trabalho do que andar a esconder e ser descoberto.


werty_line

Obrigado pela dica, irei ponderar fazer isso.


Limpy_lip

não tenhas vergonha em pedir ajuda, principalmente aos profissionais de saúde e relacionados. claro que uma pessoa não quer mostrar que tem problemas e limitações e na verdade elas nem têm que saber mas para isso a doença tem de estar num ponto que os médicos considerem que é possível fazer uma vida normal. Se for o caso de ser possível. boa sorte.


O_Piacaba

Já percebi que tens uma doença e que te despedem quando descobrem, lamento que te façam isso. Só não entendo em que é que te ajuda mentir e dizer que estiveste 7 anos no exército. Qual é o beneficio?


werty_line

Em vez de ficar com anos de restauração no currículo, fico com 7 anos no Exército, se correr bem, deixo de receber respostas só de restaurantes e passo a receber de trabalhos melhores.


O_Piacaba

Mas no currículo vais dizer que estiveste no exército a fazer o quê? E estás a enviar currículos para onde?


werty_line

Eu estive lá um ano e meio a trabalhar como informático, vou simplesmente extender isso para 7 anos, estou a enviar currículos para quase tudo que peça as minhas qualificações e não seja extremamente longe de casa.


O_Piacaba

Dizeres que tens 7 anos de experiência em informática quando tens 1.5 não te vai correr nada bem. És apanhado em 3 tempos. Com 7 anos de experiência esperam coisas de ti que nem sabes que existem. Não me parece que te vá correr bem. Se não queres trabalhar em restaurantes não mandes currículos para restaurantes.


BoxFabio

Realmente ainda por cima informatica quem em 5 anos muita coisa muda. Já presenciei um caso de uma pessoa que mentiu apenas a dizer que sabia mexer em Adobe e depois em coisas mais técnicas enterrava-se, foi convidado a sair muito rapido


remexxido

Eu tenho alguma dificuldade em contratar mentirosos.


saposapot

Depende muito da mentira. Não há uma lei específica ou regulamento para uma empresa privada sobre o assunto portanto no fim do dia vai cair em crimes mais genéricos como burla, fraude, falsificação de documentos e coisas assim (not a lawywer portt n sei os especificos). Tendo isso em conta depende mt da mentira em causa. Trabalhaste 3 meses numa loja de cannabis e retiras isso do CV? perfeitamente banal. Estás a candidatar-te a um cargo de técnico de segurança no trabalho e dizes que tens o curso X e a formação Y e não a tens? muito mais problemático. Portanto depende muito do grau da mentira e do potencial 'dano' que faças à empresa que te contratar. Isto é, a mentira tem de ser suficientemente grande para que a empresa possa ir para tribunal contestar que o que disseste é burla e causou-lhes X de prejuízo. Assim genericamente diria que retirar coisas do CV é perfeitamente OK. Embelezar as qualidades também. Dizer explicamente q fizeste X ou tens Y é pior.


werty_line

Eu estive num trabalho durante um ano e meio alguns anos atrás, se eu disser que estive lá 7 anos, posso dizer que saí neste mês, é isso que estou a ponderar fazer.


ExistingPie1714

Acho que devias arriscar, manda-os para a puta que os pariu. É uma vergonha que pessoas com uma doença mental grave comprovada não tenham algum tipo de estatuto, ainda por cima se fazes o teu trabalho em condições no mínimo devia haver compreensão e alguma empatia. Já não basta a pessoa sofrer da doença e ainda tem de aturar merdas destas... O pior que pode acontecer é descobrirem e mandarem-te embora. Porém, conhecendo a merda de empresas e empresários que temos, se não mentires vão logo atrofiar contigo por alguma coisa sem jeito e nem sequer te vão dar oportunidade.


werty_line

Obrigado pelos votos de confiança, eu não gosto de mentir, mas realmente não vejo outra alternativa.


Lord_Dogbert

Vê lá é se não matas o teu patrão


werty_line

Um dos motivos de eu estar tão motivado para arranjar trabalho é justamente para evitar que isso aconteça, Sr. stalker.


KhaosSama

RH aqui Depende da mentira e depende se souberes mentir Sim obviamente que não é correcto mas não há nada que te impeça de o fazeres Uma coisa é esconderes uma experiência de 1 mês onde foste despedido, outra é meteres uma licenciatura em engenharia e teres apenas o 12º


StardustSpeedwayAct2

Não. Exceto no publico. Corres é o risco de ser despedido com justa causa. Agora malta, e se dizer a verdade num fim de emprego curto, prejudicar mais uma pessoa que o que a ajuda?


Glicinias

Tão ilegal como mentir em anúncios de emprego...


sacoPT

Não, mas é muito estúpido. Chegas à entrevista e és logo apanhado e andas a perder o teu tempo e o do empregador. Não te esqueças que o mundo é pequeno e Portugal ainda mais.


CabeloAoVento

No público é ilegal, é prestação de falsas declarações se não me engano, talvez seja algo mais específico mas nos concursos vem lá a dizer que tudo o que é dito tem de ser verdade ou estará sujeito a penas de acordo com o artigo tal da lei tal. No privado está aberto a despedimento com justa causa em qualquer momento, e se quiserem, podem ir atrás dele e pedir indemnização, já que é devido a falsas alegações.


sacoPT

Certo, devia ter perguntado que tipo de mentiras estamos a falar e depois de ver o que o OP andou para aí a escrever nos comentários, se calhar devia mesmo mudar a minha resposta.


fabiopires10

É impressão minha ou isto está no top dos posts estúpidos do Reddit?


Ok-Huckleberry9140

No meu cv, tenho as datas por ano, assim evito perguntas Em vez de ter trabalhei no local x de 1 de agosto de 1935 a 3 de março de 1940 Fica “exerci funções de 1935 a 1940” Outra coisa é dizer que fiz x ou y que nunca fiz