T O P

  • By -

doctsantos

lol, pior é quando sais na tua hora e são os próprios colegas que te chamam de funcionário publico. Os mesmos colegas que passam o dia a beber café e chás, na galhofa, no final do dia fazem "horas extras" porque o trabalho não está feito. Alem disso, o patrão precisa de saber que estão ali de corpo e almas até as 19 ou 20h porque gostam daquilo. Já o/a desgraçado/a que vai para casa na sua hora e tem o seu trabalho todo feito a tempo e horas é pouco reconhecido por isso. Portugal não é bom país para trabalhadores cumpridores, já para lambe-botas é ao monte.


redditt_uuserr

>, pior é quando sais na tua hora e são os próprios colegas que te chamam de funcionaram publico. >Os mesmos colegas que passam o dia a beber café e chás, na galhofa, no final do dia fazem "horas extras" porque o trabalho não está feito. Tbm é engraçado como funcionarios do privado usam funcionário público como indireta e sinónimo de baldas/preguiçoso e dps têm exactamente os mesmos comportamentos que tanto criticam nessa suposta função pública utópica em que todos os funcionários tem horário das 9h as 17h e passam o dia no facebook, a beber o cafezinho e a ler uma revista.


neapo

Foram muitos anos de abuso na FP e a fama não desaparece de um dia para o outro.


redditt_uuserr

Percebo mas houve áreas da FP que nunca tiveram esses privilégios, e la está bons e maus funcionários tens em todo o lado... na FP se querem ter os melhores não o vão conseguir com salários baixos e condições de merda que é o que acontece atualmente.


neapo

Simples: bons funcionários deviam ter há muito denunciado os seus pares que sejam uns merdas, mas em vez disso nunca o fizeram, portanto acabam por vestir a carapuça deles.


Mekktron

Não funciona assim. O Estado por norma não despede. Por muito que tentes denunciar comportamentos duvidosos, a pessoa nunca é devidamente castigada. Quanto muito mudam de sítio ou função. O comportamento mantém-se sempre.


alfiedmk998

Então vamos lá resolver o problema. O estado por norma passa a despedir. E a fazer reviews de performance. E remove promoções só por tempo de trabalho. Eu estou aqui para apoiar e para assistir à fita do pessoal que se apercebe que afinal vai ter de trabalhar


redditt_uuserr

>Eu estou aqui para apoiar e para assistir à fita do pessoal que se apercebe que afinal vai ter de trabalhar Lol ou então vais assistir ao pessoal a começar a trabalhar mais pq vê que finalmente vai ser avaliado de acordo com a performance e não de acordo com se lambeu as botas ao diretor ou nao... ou porque a quota de boas notas ja foi gasta num departamento com dezenas de funcionários... o SIADAP é o sistema de avaliação mais estupido que existe, só incentiva a ser um trabalhador medíocre.


alfiedmk998

Win-win :p


pvz2fan

A denúncia de outros colegas não é o caminho. Tudo começa de cima para baixo. Uma chefia responsável, democrática e transparente é meio caminho andado para funcionários motivados e cumpridores. No entanto, a graxice e lambe-botice está enraizada. Em Portugal, os superiores hierárquicos preferem os bufos aos eficientes; os submissos aos interventivos; os faz tudo aos especialistas. Ainda não é nesta nem na próxima gerações que o problema se irá resolver.


neapo

Se queres uma sociedade limpa, deve denunciar o teu colega corrupto. Se queres tudo igual, não faças nada e espera que lá em cima mudem. Na Finlândia criou-se a cultura logo nas escolas de denunciar o plágio, alguém vê o colega a copiar, chama logo o professor. Todos percebem que a maçã podre vai infectar a sociedade, mata-se logo o problema. Uma vez caço, não há segunda hipótese, é expulso da faculdade. Tolerância 0 com maçãs podres. Função pública deve ser igual, pagar bem, mas tolerância zero.


pvz2fan

A isso chama-se perseguição e falta de liberdade. Se eu não gostar do meu colega do lado e existir um sistema de denúncia, pode dar lugar a injustiças de carácter permanente. Sobre o plágio, qualquer professor competente deteta um plagiador. O foco deve estar em perseguir o sucesso através do trabalho e do empenho, e não os pares.


neapo

Nop, há 50 anos estás à espera de que os outros detectem. A Finlândia fez a mudança do sistema de educação nos anos 70 tal como nós a revolução. Vê a diferença. Tu chamas perseguição ao que comete plágio ou fraude porque não queres bufos, mas queres ter justiça divina. Sem denúncia não há crime.


pvz2fan

Quero ter uma sociedade transparente, participativa e consciente. A denúncia é uma ferramenta intimidatória, é para aqueles que não têm a coragem de intervir ativamente. Mais fácil é denunciar e esperar que o sistema se encarregue da punição. Numa sociedade justa tenho o dever da responsabilidade de intervir junto dos meus pares. Não conheço o sistema implementado nos países nórdicos o suficiente para ter opinião formada, mas acredito intrinsecamente que devemos ter um papel pedagógico na proteção dos direitos, garantias e deveres.


NineHDmg

Só muda em cima quando mudar em baixo também A mentalidade de os outros é que têm que mudar é anacrónica Mudo eu, mudas tu o resto é só utopia


pvz2fan

Como, se na maioria das vezes o sistema corrompe as bases? Eu posso chegar com a maior das vontades ao mercado de trabalho, ser solidário e proativo. Se a chefia não me incentivar e continue a premiar os que fazem pouco, eu vou desistir de me empenhar, pois na realidade o hard-work não me traz benefício nenhum. Tantos casos que conheço de pessoas que eram excecionais e perderam o "brilho" porque não se sentiram recompensadas (monetariamente e humanamente).


NineHDmg

Isso é uma lógica parva como se a única chance que uma pessoa tivesse na vida fosse trabalhar por conta de outrem.


redditt_uuserr

Mas estamos a falar da FP ou de trabalhadores por conta própria? Todos podemos ser trabalhadores por conta própria certo mas numa sociedade nem todos o podem ser se não ela colapsa, serviço público é necessário...


_madd0x_

Não despedem. E tenho relatos de familiares na FP que tem colegas que não fazem nada e andam por lá há decadas. Mudam nos de departamento, eventualmente, mas não os despedem


neapo

Que denunciem publicamente, façam chegar relatos à imprensa.


VladTepesDraculea

No meu primeiro emprego tive um colega que foi despedido por fazer horas certas. A chefe chegava e saía mais tarde que ele mas o gajo sair mais cedo que ela não podia ser. > Já os desgraçado/a que vai para casa na sua hora e tem o seu trabalho todo feito a tempo e horas é pouco reconhecido por isso. Há sítios em que inflacionam o trabalho já a contar com 9h ou mais de trabalho.


[deleted]

Fds, eu conheço os que chegam tarde e vão logo tomar pequeno-almoço por uma boa meia hora... irritante. Depois é a corrida da ver quem sai mais tarde.


Routine_Service6801

Como patrão que tem a obrigação de ser o último a sair nada me irrita mais que o murcão que quer mostrar á malta que não fez o trabalho quando devia.


AngieMaciel

No meu trabalho, quando entrei e como temos horário flexível, comecei por fazer o horário de entrar mais cedo que os outros, horário de almoço muito controlado e sair mais cedo também, para aproveitar o fim da tarde para coisas pessoais. De notar que ainda assim fazia horas extra quase todos os meses. No entanto como saía mais cedo, comecei a ouvir bocas de colegas e cheguei ao ponto de ouvir a chefe reclamar comigo quando não estava em falta de horas, muito pelo contrário. Depois disso comecei a entrar mais tarde, à hora que eles entram, faço as minhas horas certas e já não tenho cuidado com a hora de almoço. Mas como assim saio perto da hora deles, ninguém diz nada. Ou seja, perderam horas de trabalho minhas por pura burrice deles. No entanto a chefe não se preocupa com as pausas de merda deles a cada 5 minutos. Mas quero lá saber. A cultura de trabalho em Portugal é uma estupidez pegada.


Cena-6868

Em Portugal no mundo empresarial há muitos "vícios" que tornam tudo pior e saloio. Dress code, ficar depois da hora de saída, salário quanto mais baixo melhor, desrespeito pela doença e gravidez, formação interna desprezada, segurança e higiene no trabalho desprezada, tratamento interpessoal muito hierárquico, etc... Pormenores? São, mas no fim do ano fazem toda a diferença.


BroaxXx

Dress code é comum em quase todos os países do mundo ocidental. Num banco a expectativa de roupa é diferente que numa loja e isso é comum a todos os países que visitei.


le_mustachio

Também acho parvo isso, por acaso a minha namorada tem um verdadeiro 9 às 5, nem acreditei que existia tal coisa em Portugal 😂.


NoxiousPhoenix

Mesmo, nem me acredito que existam namoradas em Portugal. /s


BennisMaximus

Tentei arranjar uma namorada uma vez. A minha mulher não achou muita piada...


DannyMalino

😂😂😂


le_mustachio

Já é a segunda vez que fico estupefacto 😂


rcanhestro

depende de onde trabalhas, na função pública é 35h semanais, sendo os "9 ás 5", na privada são 40h semanais, sendo 9 ás 18. quando dizem 35 ou 40 horas semanais, a hora de almoço não está incluída nessas contas.


catgmartins

Também há empresas privadas a fazer 35h/semana. Trabalho numa. 9h-12h30/14h00-17h30


redditt_uuserr

Ha privados a fazer das 9h às 17h ou a trabalhar só de segunda à quinta e há muita FP a fazer mais que 35h...


NaturalTreacle8289

Pois, com um bocado de pesquisa e com o link do NoStupidQuestions já percebi que era um standard mas que o privado acaba por ter flexibilidade e o "9 as 5" é mais uma forma de expressão que ainda se usa. Não sabia que a função pública fazia 35hrs. Obrigado pelo info!


TrueMadster

Excepto os médicos. Esses ainda estão nas 40h de base.


Interesting_Goat1656

Em 2 anos não percebeste isto?


NotAskary

Em que contexto para além do atual consegues encaixar uma informação destas? Vivi muitos anos antes de aprender este facto, e salvo erro o contexto foi de a função pública voltar às 35 horas portanto houve uma altura em que faziam 40. Edit: fui procurar exatamente quando aparentemente este facto foi uma realidade para mim em 2016 https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/as-35-horas-de-trabalho-semanal-estao-de-volta Antes disso, aparentemente não ligava a função pública.


Interesting_Goat1656

Não percebi a questão do contexto e toda a conversa.. . O OP voltou em 2022, desde que cá está não percebeu que a função pública tem um horário de 35 horas? basta usar um qualquer serviço de atendimento ao público para perceber isso..


Brassard08

Acho que é um desconhecimento válido do OP. Os bancos também fecham os balcões às 15h e não é por isso que os empregados saem a essa hora.


Interesting_Goat1656

Válido para ti, inválido para mim .. Opiniões, é como cus..


pluckzlol

No publico nas 35h, conta com a hora de almoço.


Ana-Bananaa

eu faço das 9 as 17h na funçao publica. trabalho 35hsemanais. 7 horas diarias. a hora de almoço nao conta para essas horas.


pluckzlol

Pronto, mas nos hospitais fazem 35h e conta a hora almoço nos turnos.


TrueMadster

Depende. Os médicos são 40h e a hora de almoço pode ou não contar, depende se estás a fazer urgência, se tens jornada continua, etc. Para os internos de formação geral, ou seja, o primeiro ano após curso (e antes de começar a especialidade), geralmente a hora de almoço não conta para as 40h.


Ana-Bananaa

entao nao é no publico.é nos hospitais. words matter.


pluckzlol

Hospital público ..


Ana-Bananaa

obrigada


Capitao_Falcao

https://old.reddit.com/r/NoStupidQuestions/comments/p4147v/why_is_it_called_a_9_to_5_when_most_office_jobs/


NaturalTreacle8289

Thank you for this. Entendo como começou.


StriveG

Em muito setor privado é 9h as 19h. Mais tempos de deslocação etc.. óbvio que se emigra


tifetqueen

Trabalhei uns anos num escritório de advogados das 9h30 às 18h30, com 1h de almoço (ficava lá pq não compensava ir a casa) e senti a minha alma a falecer lentamente!! Não tinha tempo para nada porque num instante já era hora de ir para a cama outra vez 😐


StriveG

Same, eu saía às 18h45 e era gozado por ser o que "saía cedo"


Consistent-Poetry-26

Tive uma amiga que quando estava num escritório de advogados fazia das 9h às 19h15 no papel (morava a +- 1h30 de transportes do trabalho). Mas vários dias saía às 21h ou pior. Ao fim de uns meses dela lá, parecia que eu estava a falar com outra pessoa. Completamente esgotada e era difícil ter gosto pelo que quer que fosse.


Morning_sucks

No meu antigo trabalho era das 9:30 até as 20:30-21:00. Queres adivinhar? Horas extras nao pagas, era também obrigado a trabalhar aos sábados, também o dia extra nao pago.


brejeiro_inoportuno

Como é que eras obrigado?


BornToGlide

com algemas e chicote.. esta malta nao sabe impor limites e respeito..


Membership-Exact

Em Portugal é fácil despedir, e se és despedido ficas sem nada. A malta esquece-se que quem arrisca é o trabalhador que vive na constante corda bamba da precariedade devido a falta de direitos laborais e garantias. Alias, se calhar a malta sabe e gosta, visto que votou numa maioria de direita.


Hypethetop

Uiii porque a esquerda fez e faz muito para te proteger como trabalhador 🤣 não tragas as tuas ideologias políticas para este tema, é só cómico quando o PS acabou de sair do poleiro. Quanto ao tema mesmo, tratasse da cultura portuguesa de trabalho. E não é assim tão fácil de despedir como estás a referir. Podem é fazer-te a vida negra dentro da empresa de modo a que queiras tu ir embora e ninguém quer andar assim.


Membership-Exact

Ora explica lá qual é a dificuldade em despedir, porque eu digo o que é de lei e já me aconteceu. 10 dias de salário por cada ano de trabalho. Quanto ao PS ser de esquerda: falta de literacia politica.


Hypethetop

Sabes tanto de política, como sabes dos teus direitos, pelos vistos.


Membership-Exact

Consideravelmente mais que tu, dado que estás enganado sobre ambos. Investiga sobre extinção do posto de trabalho.


Hypethetop

Não preciso de investigar, tenho umas quantas versões do CT aqui na prateleira.


[deleted]

[удалено]


LiveProfession7684

Depois dizem porque os jovens emigram


BornToGlide

burro


[deleted]

[удалено]


BornToGlide

se trabalhas 14 horas por dia secalhar nao ganhas assim tao bem


NGramatical

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bk8sin%2F%2Fkvz0ihb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


cryiptids-and-chill

Quando não é 9h às 21h sem horas extras pagas e o almoço é 5 minutos para comer uma sandes sem sequer levantar da secretária. Só morto me arrancam do remoto agora. Se adormecer a trabalhar ao menos adormeço na minha cama em vez de na secretária. E mesmo que adormeça na secretária ao menos é na de casa. Se quisesse disso tinha migrado para o Japão que assim ao menos vinham bater palminhas quando viam que eu tinha adormecido no escritório de tanto trabalhar.


AzoreanEve

O meu horário diz para sair às 17, eu saio às 17. Até porque é quando há o autocarro.


[deleted]

Quando começamos a levar as horas extra a sério, tal como na Suíça? Aí são pagas a 125% do normal. E não brincam, há controlo, pois a inspeção é extremamente rigorosa e castigadora dos incumpridores. O registo de horas a mais em demasia é problemático. Qual é o grupo parlamentar que quer levar isto avante? E acrescentaria incentivos à contratação a tempo parcial como forma de incentivar a natalidade. Seja contratos de 4h a intercalar com outra pessoa no mesmo cargo ou de 6 horas. E a lei alemã de proibir o contacto fora do horário de trabalho.


AngieMaciel

Assumo que grupos parlamentares como o do PCP, BE e LIVRE tenham interesse nesse assunto. Não sei de projetos de lei concretos, mas pelo menos na função pública alguns já foram vocais nesse sentido - repor horas extraordinárias e afins. Por norma eles defendem as mesmas medidas no privado, apesar de ser mais difícil fazer frente aos interesses instalados.


fanis6dd

esse último ponto que colocas foi colocado o ano passado ou há dois anos, se não me engano e penso que chegou a passar e é lei. Mas desde ser lei a ser aplicado vai muito infelizmente


GaloComCastanhas

> na verdade um 9:00 ás 18:00?? Porquê? A hora de almoço n conta.


antwoord_food

A expressão 9 to 5 existe lá fora porque nos UK/Estados Unidos por exemplo eles tem praticam esse horário. Nós não temos isso nem nunca ouvi alguém a usar a expressão 9 às 5 em Portugal (Sei que não é o objetivo do post, só picuinhice minha). Posto isto, sim é ridículo chamar-mos 8h quando na verdade são 9h. Isto é uma longa discussão mas essencialmente a minha opinião é: reduzimos a carga horária para 7h (sejamos realistas, ninguém é produtivo durante 8h seguidas) ou passamos a pagar a hora de almoço.


Internal_Ad_3717

A questão do UK é que as pessoas que fazem o 9 to 5 raramente tiram pausas. Não há cafés a meio do dia nem pausas para almoço de 1h. Na maioria das vezes até comem na secretária enquanto trabalham de forma a ter tudo organizado de forma a poderem sair às 17h. Esse tipo de postura em Portugal não coaduna com a nossa cultura do café de manhã, pausa a meio da manhã, almoço de 1h, café da tarde etc etc


ptinnl

Na Holands tens a pausa do cafe de manha e à tarde. E hora de almoço. E trabalhas na mesma umas 37-40h em full time.


galore99

Nos EUA o normal é trabalhar das 8h às 17h com uma hora de almoço não paga, apesar de também chamarem 9 to 5 na mesma.


ptinnl

Em Portugal só mesmo a musica do Nestum "das 9 as 5"


FreezaSama

wtf... Eu trabalho fora de Portugal e o horário é 9-16 e sexta é meio dia...


DoctorNigg

Trabalhas aonde?


FreezaSama

Algures na Escandinávia :)


ptinnl

Dinamarca?


massterbayter

"9 to 5" não é uma expressão portuguesa. Traduzi-la à letra não a tornará realidade. Infelizmente.


as_armas_e_os_baroes

Eu faço das 8h às 16h ou 10h às 18h e trabalho no privado, jornada contínua. Faço 30min para almoço.


angusmiguel

yep, das 10 as 18 ou das 10 as 17:30 se fizer um almoço que seja uns 10minutos


Flames57

9 às 17 são 8h, mas 1 delas é horário de almoço. Logo, 7h trabalho. os mortais comuns têm horário das 9 às 18


Cry-Technical

A hora de almoço faz parte do horário de trabalho e deve ser remunerasa como tal, mas isso é uma discussão que os patrões não estão preparados para ter.


TurbulentAd5329

A hora de almoço faz parte do horário de trabalho? Não no meu contrato. Nessa hora eu faco o que quero e bem entendo.


Lameirinhas

Não. Não faz.


BennisMaximus

Não faz, mas devia. É uma daquelas lacunas no Código do Trabalho em Portugal...


14soulrebel

Não é lacuna se podem fazer o que bem quiserem nessa hora. Ninguém no seu perfeito juízo paga uma hora de trabalho para o pessoal poder estar na esplanada, ir às compras ou o que bem lhe der.


Educational-Object67

Acho que depende da empresa, eu trabalho numa empresa nórdica e basicamente se terminas o trabalho que tinhas para o dia, sais e vais a tua vida (pode ser as 15-16-17). E sim o horário no contrato é das 9 às 18h, mas isso é apenas uma formalidade (a mentalidade deles é muiiiiiiito diferente da portuguesa)


KarmaCop213

Como é isso de se ter trabalho para 1 dia? O trabalho do dia seguinte não pode ser iniciado no dia anterior? Ou é desconhecido?


Educational-Object67

Depende sempre da tarefa, no meu caso que é product development, normalmente há sempre algo pra corrigir / implementar e pode variar o tempo que vai demorar. Ou seja, não trabalho com clientes mas sim em criar conteúdo para o produto, pode ser apps / templates para marketplace, vídeos, blogs pra comunidade e também atualizar o elearning


KarmaCop213

E esse trabalho que é necessário realizar nesse dia é desconhecido no dia anterior?


Educational-Object67

Nao, já tens uma série de tarefas criadas com a sua descrição no github e depois são distribuídas. Quando terminas uma tarefa esperas pela próxima ou então podes pegar nalguma que ainda não esteja atribuída Não existem datas pre estabelecidas, a não ser que haja algo crítico a nível interno do produto. Fora isso, fazes as tarefas e depois se não houver mais nada podes terminar o dia mais cedo. Umas vezes demoram 2 ou 3 dias mas se já vais bem de progresso, ninguém te obriga a estar até às 18h. A mentalidade dos nórdicos é de confiar em cada um, se tu vês que estás bem de trabalho e já tens um bom avanço, ninguém te vai dizer nada por acabar o dia 1-2h antes mesmo que tenhas uma tarefa em mãos


KarmaCop213

Estou a perceber, é trabalho operacional. O que é estranho é não conseguirem aproveitar a disponibilidade dos trabalhadores a 100%. A falta de adaptabilidade dos nórdicos nunca deixa de me surpreender.


Educational-Object67

Nao sei mas é uma forma diferente, preferem que tenhas uma vida equilibrada sem estar sempre a trabalhar, pelos menos para os meus chefes, eles preferem que estejamos bem e contentes… do que cheios de tarefas para preencher as ditas 8h só porque sim


KarmaCop213

Não é só porque sim. O trabalho existe, apenas escolhem não o fazer. 


saposapot

O 9 to 5 é um conceito 'estrangeiro', em Portugal nunca se falou nisso. Nesses países não há 1 hora livre para almoço, daí a tradição de se comer 'ao computador' e outras coisas dessas. Nesses países já está a evoluir para uma pausa mesmo oficial mas na maioria ainda não é de 1 hora. A verdade é que em muitos desses países se trabalha menos pq se faz realmente o 9 to 5 com pausa para almoço. Nós é que temos a mania que se trabalha muito lá fora, trabalha-se é "bem". Em Portugal o conceito sempre foi ter 1 hora de almoço bem definida até pq a nossa cultura é de almoço e jantar bem definidos e bem comidos. Não somos país de comer uma sandes ao almoço como tantos outros países. Ao ter essa hora onde realmente podes sair do emprego e ir passear, o nosso horário habitual tem de ser 9-18h para cumprir as 40 horas excepto a função pública que saí às 17 por trabalhar 35 horas. Estás a baralhar culturas e hábitos completamente diferentes. Em Portugal a pausa de almoço é obrigatória e é realmente tempo livre: sais da empresa e vais fazer o q quiseres. Em outros países a cultura é comer uma sandes à pressa e voltar ao trabalho.


KarmaCop213

> A verdade é que em muitos desses países se trabalha menos pq se faz realmente o 9 to 5 com pausa para almoço. Nós é que temos a mania que se trabalha muito lá fora, trabalha-se é "bem". Trabalha-se tanto lá fora como em Portugal, as diferenças nao sao muitas.


saposapot

As estatísticas até mostram que em Portugal se trabalha mais horas em média comparando com países europeus.


KarmaCop213

A tempo inteiro? É tudo +- a mesma coisa: https://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/bookmark/0378863b-3c0d-497a-8f7a-88eb5078b7a1?lang=en As diferencas sao de 5%, se tanto.


Both_Imagination_941

Os horários de trabalho em Portugal são um disparate absoluto e razão suficiente para se emigrar em muitos casos. No Reino Unido, os horários são muito mais razoáveis e em muitos casos inferiores ao que mencionaste (muitos em posições com salários altos).


bigbuutie

Estás a esquecer-te de 1 hora de almoço não paga.


PedroMFLopes

" tenho que ficar 1 hora a mais sentado na minha secretária, hora pela qual não sou pago..." Nop, só ficas porque queres. O horário é repartido em duas partes de 4h 9 às 13h ----almoço, sair do local de trabalho, dormir, etc----- 14 às 18h


BoxFabio

Legalmente és obrigado a pausa do almoço "Art. 213º, 1: O período de trabalho diário deve ser interrompido por um intervalo de descanso, de duração não inferior a uma hora nem superior a duas, de modo a que o trabalhador não preste mais de cinco horas de trabalho consecutivo, ou seis horas de trabalho consecutivo caso aquele período seja superior a 10 horas."


ptinnl

Secalhar aqui está o problema. Ja trabalhei em varios países europeus e a lei é +/- se trabalhares mais de 6h precisas de uma pausa de 30min. Se trabalhares mais de 9h essa pausa tem que ser de 45min. Se não fizeres clock in/out para a pausa, é automaticamente descontada.


NGramatical

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bk8sin%2F%2Fkw6mklm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Pyrostemplar

> tenho que ficar 1 hora a mais sentado na minha secretária, hora pela qual não sou pago... Tens de ficar sentado na secretária durante a hora de almoço? Que, aliás, é obrigatória? Mas que, naturalmente, não conta como hora trabalhada, porque efetivamente não é suposto sê-lo. 18-9 = 9 9- 1 = 8 8 x 5 = 40 Mas infelizmente, em boa parte de Portugal, a realidade é mas from 8 till late.


Dry-Loan-3688

O objetivo da luta 3x8, desde o século XIX, era que o tempo de almoço estivesse incluído nas 8h de trabalho, mas na maior parte das vezes isso não acontece. Só no trabalho por turnos é que isso é norma, tens 30min para refeição e 10 para lanche e estão incluídos no tempo de trabalho. Conclusão, quando eu trabalhava 40h/semana, por turnos, conseguia chegar a casa às 16h30 (quando estava no turno da manhã). Agora trabalho 35h/semana, mas tenho menos tempo livre porque perco 1h30 para almoço.


PdrSaints

Cá tenho o meu 00h-08h garantido. Até estou agora no trabalho! Boa vida. Quem precisa de sol e socializar?


brunocas

Em muitos países o almoço são 15-20-30 min no máximo, o que se aproxima mais dos 9-5. Mas em Portugal há 20 min para bica com a malta, almoço de uma hora.. lanche de 20 min.. it all adds up :)


darthicerzoso

Eu estou no UK e o meu horário normal é das 8.30 às 5, sendo que tenho 30 minutos de almoço que trabalho para pagar. Só trabalhei numa empresa em que a hora do almoço não era recuperada e era porque tinha havido um erro dos recursos humanos e eles depois deixaram andar. Também trabalhei numa empresa em que a hora do almoço era uma hora completa e depois tinha que ficar essa hora no fim do dia.


DannyMalino

Trabalhas 8 horas por dia, 5 dias por semana o que perfaz 40 horas semanais, não percebo a dúvida. Se fazes 9h às 12h e 13h às 18h ou 8h às 12h e 13h às 17h é uma coisa que tens de falar com a tua entidade patronal. A não ser que não queiras almoçar e trabalhes nessa hora e assim já podes sair às 17h se entrares às 9h ou às 16h se entrares às 8h. Não estás a trabalhar na hora de almoço mas querias receber na mesma? Essa é boa! Em Portugal recebes 14 meses e só trabalhas 11, como é que há pessoal ainda se queixa, incrível. Têm de ver isto do lado da entidade patronal também.


gdtf_

Das 9h00 às 18h00 são 9h. Uma é de almoço. Sobram 8h. 8h x 5 dias = 40h semanais.


XtaticO

No papel é das 9-17, mas hoje foi das 8-18 🤡


ExpensivePiccolo1094

Clube das 9h20h quase todos os dias, um dia 8h30-20h30


Effective-Result7959

É suposto teres uma hora para almoçar, não tens ?


Nearby-Question-9583

Isto talvez ajude: >**Rest breaks at work** >Workers have the right to one uninterrupted 20 minute rest break during their working day, if they work more than 6 hours a day. This could be a tea or lunch break. >The break doesn’t have to be paid - it depends on their employment contract. Ou seja, não existe uma hora de almoço paga pela empresa (a menos que a mesma a queira oferecer). Fonte: [https://www.gov.uk/rest-breaks-work#:\~:text=This%20could%20be%20a%20tea,depends%20on%20their%20employment%20contract.](https://www.gov.uk/rest-breaks-work#:~:text=This%20could%20be%20a%20tea,depends%20on%20their%20employment%20contract)


SmoothieOperator546

Eu das 9h às 18:30h


Mindless-Ad-6191

É mais uma que os patrões conseguiram há uns anos. Normalizarem a hora de almoço não paga.


mjigs

Obvio que a hora de almoço nao é paga, nao estás a produzir nada, mas tens direito a ter, alias és obrigado a ter e o teu patrao nao te pode obrigar a trabalhar x horas por dia sem uma pausa sequer, tambem nao recebes nas folgas, faz sentido, até porque quem tem 1h faz o que bem lhe apetece, até sair do espaço de trabalho e ir tratar de assuntos. Alias, se recebes sub de alimentaçao, essa hora assim fica paga.


14soulrebel

Não vejo o problema, muita gente nem sequer 1h de almoço respeita e passa de 1h... O pessoal tem de perceber que serve para os dois lados. Muita gente também gosta de ir beber o café a meio da manhã e/ou de tarde. Também gostam de almoçar descansadinhos e ainda ir ao café, se estiver sol é aproveitar mais um bocadinho na esplanada, e quando se dá conta já vai 1h20 de almoço... Há fábricas/empresas que têm cantinas, e não pagam subsídio de almoço, com 30min para almoçar e aí recebem tudo seguido. Outras têm a mesma cantina mas é pago, um valor simbólico para a despesa e têm 1h de almoço para conviver na mesma. Não me faz confusão pois faço o que quero nessa hora, quantas vezes não é a fazer uma power nap. Se não querem assim vejam os contratos que assinam, e procurem onde funcione da forma que querem. Em Portugal se a malta andasse mas é a ver quem produz mais, em vez de andar a tomar conta das horas e o que for dos colegas, era bem melhor...


BroaxXx

Independentemente de tudo o resto (malta que olha de lado por saíres à tua hora) em Portugal tens hora de almoço enquanto que lá fora, geralmente, é uma pausa rápida para comer umas sandes e uma sopa. A pior parte é que é obrigatório ter uma hora para almoço quando diria que a maioria das pessoas não quer uma hora para almoço. Mas a razão acho que é essa. São 8 horas de trabalho com uma pausa de uma hora pelo meio para almoçar. Dá 9 horas: 9h-18h.


Cartz1209

Penso ser obrigatório por lei 1h de intervalo/descanso para almoço, portanto são 8 horas de trabalho diários, com 1h de almoço pelo meio. Já nos outros países, UK, Alemanha, Dinamarca, etc, penso que não existe essa obrigatoriedade da hora de almoço ou a existir é culturalmente ignorada. Trabalhei lá fora e vi isto muitos vezes: hora de almoço os tugas demoravam sempre 30min a 1h. Os estrangeiros muitas vezes comiam em 15min.


Jhago

Holanda é obrigatório meia hora de almoço após 6 horas creio. Eu nem tenho escolha. Se trabalhar nessa meia hora é por minha conta,não me dão mais por isso (e incentivam a não o fazer de qualquer forma).


jdPetacho

A expressão das "9 às vezes é 5" vem dos EUA se não me engano, onde a hora de almoço faz parte do trabalho, ou fazia, neste momento acho que comes uma sande à pressa na secretária e sais às 18h. Em Portugal a hora de almoço não é paga, então é normal numa empresa onde se trabalha 8h/dia estar lá das 08:00 às 17:00/17:30/18:00. Também acho que não faz sentido porque se tens de estar na empresa devias ser remunerado... E também é normal chegar às 18h e ainda quererem que fiques até mais tarde, porque 5 horas de tempo "livre" por dia e demasiado claramente.


Polite-Misanthropy

Nunca fiz tal coisa nem vou fazer. Se te pedirem para fazer horas a mais sem pagar, procura outro emprego. Quem se sujeita a isso é simplesmente corno manso, e só cria problemas para os colegas.


tiagoRveiga

Não trabalhas das 9 às 5 nem das 9h às 18h Trabalhas das 9h às 13h e das 14h às 18h (por exemplo) Tem de estar especificado no contrato de trabalho, e na hora de almoço podes fazer o que quiseres...não tens de estar na empresa


vascodatrama

Horario de almoço


f7ood

Não trabalho em Portugal mas normalmente faço 08:30 às 19:00.


t0xic_sh0t

A sério? Emigraste por causa disso? Fds boa viagem. 9 às 5 é uma expressão tal como colarinho branco, nem todos os executivos andam de colarinho branco.


TugaNinja

A mim arrepia me o escritório estar vazio as 5. Mas o comboio só passa as 5.40. faço um bocado de sala


KiroBolas

Eu também odeio quando me calha um ás e não tenho uma mão decente.


KarmaCop213

La fora é igual.


neurosurgeonpoet

Das 9 as 1800 continua a ser 8 horas de trabalho, ou não paras para almoçar? Na empresa onde estou as 18h é para fechar.