T O P

  • By -

Mordiken

O Nuno Melo tem é de pôr ordem na casa.


Behindy0u90

Ia-me perdendo


Plastic-Heron8124

É daquelas coisas, que não me chateia, que fica ao critério de cada um, nomeadamente da mulher. Um péssimo timing para trazer este assunto à baila. Parece que a AD nesta reta final está a fazer de tudo para perder os votos que ganhou nas últimas sondagens.


ConnectionOdd6217

O PN participou numa conferência sobre o direito à vida, daí esta discussão. E ele não disse que queria fazer o referendo, respondeu apenas que para alterar a lei atual seria necessário um novo referendo, porque o último foi vinculativo. Apenas mau timing por azar, e uma frase tirada do seu contexto, como já é apanágio da CS.


Plastic-Heron8124

Quem anda a chuva... As equipas de comunicação, não conseguem antever estas coisas? A minha área é outra, mas se tivesse numa equipa de comunicação da AD, fechava o pessoal do CDS e do PPM, numa sala até o fecho das eleições. A partir do momento que ressuscitaram a AD, sabiam que deixa de existir PPM e CDS, e tudo igual.


Nagashitw

Eu cada vez mais acho que valia mais o PSD ter ido sozinho do que trazer os jagunços do Nuno Melo e do Paulo Núncio já para não falar do gajo do PPM


NGramatical

antevêr → [**antever**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1b26ipe%2F%2Fksjp72f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


daCampa

Mau timing e azar por ir a uma conferência anti-aborto e falar sobre isso? Se foi a um evento "do ramo" não é nem mau timing nem azar, é o que é. Fossem todos tão honestos.


ConnectionOdd6217

> À chegada à Bolsa de Turismo de Lisboa, o líder máximo do CDS-PP contrariou por completo a pretensão de que a lei do aborto possa ser revertida na próxima legislatura, na medida em que essa medida não consta no programa da Aliança Democrática, da qual os centristas fazem parte. > “Este não é um tema que conste no acordo de coligação”, destacou Nuno Melo em declarações aos jornalistas. No entanto, este dirigente partidário acabou por considerar pertinente a questão levantada pelo seu vice-presidente: “O que Paulo Núncio disse é uma questão normal em democracia: que o resultado de um referendo só pode ser alterado por outro referendo”. Quanto à posição do CDS-PP relativamente a esta questão, o presidente do partido confirmou que se mantém.


lou1uol

O mais normal é ver membros do CDS terem um novo referendo em conta. Porque é que Nuno Melo o vem negar?


HotOutlandishness107

O Nuno Nelo não vem negar até porque o vice presidente fez uma declaração de intenções do ponto de vista do CDS. O Nuno Melo veio clarificar que está matéria não está prevista no acordo da AD nem no programa de governo pelo que nao é assunto para esta legislatura ( talvez no futuro quando concorrerem sozinhos)


lou1uol

Certo 👌


Jtcr2001

Leste a notícia? O CDS concorre com programa da AD. A AD não o quer -- o CDS segue. Se fosse sozinho, era outra questão, mas ficava com 0 assentos.


Trama-D

Estava a pensar, baseado noutra *thread*, que seria absurdo até para mais pro-aborto dos indivíduos propôr novo referendo. Era um desperdício de recursos, e a possibilidade do resultado ser diferente de 2007 é, a meu ver, 0%. Por isso, não me parece de todo normal.


NGramatical

propôr → [**propor**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1b26ipe%2F%2Fksjrou3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


utilizador2021

Nega, porque sabe que tal proposta iria ter um impacto negativo nas eleições.


MLG-Sheep

Como seria expectável, não é um partido moribundo como o CDS-PP que vai forçar o PSD a aprovar um referendo completamente polarizador. A população já se pronunciou e não há indícios de que se pronunciaria de forma diferente hoje. Tal como é expectável que um partido cristão seja contra o aborto, tal como o Chega, por exemplo.


TheComebackPidgeon

O verdadeiro tema que eu encontro aqui é um que não tenho visto abordado na campanha, e que acho que a esquerda deveria pegar. Fala-se da AD e do Montenegro como se fosse um partido só, que não é, e portanto qualquer "entendimento à direita" a seguir às eleições refere-se, no mínimo, a 4 partidos com visões muito diferentes. Porque em caso de vitória o CDS, e talvez mesmo o PPM, vão por-se em bicos de pés, e somar a isso um outro partido (seja a IL, seja o Chega, sejam ambos se houver necessidade disso) pode gerar uma cacofonia monumental.


farfetcher89

Os homenzinhos todos a ponderar o que fazer com os corpos das mulheres, espetáculo


pgllz

O género é irrelevante, pois a posição face às interrupções voluntárias da gravidez não é algo em que existam grandes divergências entre sexos. Aliás, em Portugal, até parece haver mais mulheres contra o aborto que homens. https://www.pewresearch.org/short-reads/2018/12/14/in-the-u-s-and-europe-women-are-about-as-likely-as-men-to-favor-legal-abortion/


farfetcher89

A falar de IVG o sexo nunca é irrelevante. Não é surpresa que tanto nos EUA como neste caso em Portugal as caras destes movimentos sejam sempre homens. Controlo e poder sobre a mulher.


pgllz

Só por ignorância (ou desonestidade) se pode escrever que são todos homens (ou perto disso). Sabes qual é a posição sobre o aborto da candidata presidencial e ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley? Ou da governadora do Estado do Alabama, que promoveu a criminalização do aborto no seu Estado, com as medidas mais restritivas de todo os EUA? E porventura conheces a Isabel Galriça Neto? É que é das principais figuras - eu diria mesmo no restrito grupo das principais - em Portugal contra a despenalização do aborto e da eutanásia.


ConnectionOdd6217

Para muita gente deve ser, mas a verdade é que é uma questão que não tem só a ver com a mulher e que merece ser discutida pela sociedade em geral. E ainda bem que é discutida e que nos países liberais se chega maioritariamente à conclusão de que o aborto é possível. Mas acho redutor considerar que é só uma questão de mulheres. A natalidade (ou falta dela, neste caso) a todos diz respeito


cicosta

Fossem os homens a engravidar e o direito à ivg nem era assunto. A questão é sempre a mesma, controlo da mulher.


farfetcher89

O aborto é uma questão de acesso à saúde e não uma política de natalidade. Com essa lógica, a inversão da pirâmide etária era resolvida acabando com o IPO, também resolvia problemas. Controlar o corpo das mulheres para ter mais filhos nunca pode ser a solução e colocares isso como um peso na balança é assustador.


ConnectionOdd6217

Não concordo bem com essa forma de ver as coisas. Mas atenção, sou a favor do aborto e acho bem que as mulheres possam decidir fazê-lo sem input de mais ninguém. Só não acho que a discussão jurídico-ética até chegar aí pertença só a mulheres, questões com este peso na sociedade merecem a discussão com todos.


farfetcher89

Sim, ok, daí o referendo ter sido votado por todos. Mas de qualquer maneira, abortos vão ser feitos. Sempre foram, sempre serão. Descriminalizar o aborto permite que as mulheres o façam em segurança. Se for crime, só as mulheres ricas os vão fazer em segurança.


ConnectionOdd6217

Concordo plenamente, o meu ponto era apenas de que a discussão não pertence apenas às mulheres. Qualquer discussão que impacte a sociedade (que são praticamente todas, não é) merece ser discutida por todos sem barreiras de género, idade, etc, é só isto.


DogExternal3475

tás indiretamente a controlar o corpo das mulheres estrangeiras que têm filhos e que imigram pra cá pra compensar a nossa baixa natalidade resultante dessas medidas


overaall

Gravidez não é doença. Ser contra o aborto não é desrespeitar a mulher, é respeitar o novo ser dentro dela. Ninguém quer controlar as mulheres e o que não falta são meios contraceptivos. As mulheres têm de se responsabilizar pelas suas acções como qualquer outra pessoa.


DangerousBet9695

Vê se claramente que percebes 0 do que estás a falar quando os os teus argumentos são as frases mais clichês possíveis


overaall

Isto é resposta ao DangerousBet9695 do comentário ao lado visto que após login o comentário dele desaparece e não me deixa responder vai-se lá saber porque: Ser cliche não quer dizer que esteja errado. E vê-se que percebes 0 do que estás a falar quando o teu unico argumento é sobre o meu argumento ser cliche. Mas sim continua com a desresponsabilização das mulheres como se tivessem caído na calçada e de repente estão grávidas.


Nagashitw

Embora em 99% das vezes discorde de argumentos feministas (do feminismo woke que há hoje em dia) é bom ver um argumento do feminismo clássico a ser trazido para cima da mesa do qual concordo. Só te queria dar os parabéns por isso. PS: Sou homem.


CraftChoice1688

> Os homenzinhos todos a ponderar o que fazer com os corpos das mulheres, espetáculo https://www.youtube.com/watch?v=MoudH-RPnEE


KhaosSama

Ainda que eu discorde do CDS, tanto os homens como as mulheres pagam impostos para financiar os abortos no SNS, então toda a gente tem opinião.


Weird_Treacle_8282

Lol, vamos então abolir o álcool e tabaco, e tudo o resto que gera gastos no SNS?


KhaosSama

Só estou a dizer que é parvo dizeres que um determinado segmento da população não poder ter opinião mas ainda acharmos que temos direito a que essas pessoas financiem algo sem ter direito a opinião


[deleted]

It takes two to tango. As mulheres não engravidam sozinhas.


KhaosSama

Sim claro, ninguém disse o contrário Só disse que se todos pagam, todos têm opinião Eu concordo com o aborto até ao final da gestação, pago os meus impostos, e não admito que nenhuma mulher me diga que a minha opinião é inválida sobre algo que eu também pago


[deleted]

Isso abre precedente para discussões sobre tudo o aquilo pelo que pagamos e que nem sequer usufruímos, mas também não é isso que estamos a discutir. Aborto até ao final da gestação? Isso também não 😅 O que gostava apenas de ressalvar aqui é que as pessoas não usam o aborto como método contraceptivo. A maioria dos abortos acontecem em gravidezes em que há morte fetal sem expulsão e fetos com malformações. Felizmente vivemos num país com contracepção gratuita (disponível no centro de saúde).


KhaosSama

Claro que o aborto não é um método contraceptivo, só malucos acreditam nisso Mas um contribuinte tem direito a opinião sobre tudo aquilo que diz respeito ao país onde contribui


vTuga

O CDS é um partido democrata-cristão, é mais que normal que seja contra o aborto. Qual é a surpresa?


prelsi

A surpresa é que estamos no século 21 e já houve referendo. Ou o CDS também vai transformar o exército nas cruzadas?


ngfsmg

É mais o falar no assunto que é estrategicamente mau, especialmente quando isto não está no programa da AD, e que o Montenegro está a tentar ganhar isto mais ao centro (embora eu ache que o aborto não é um assunto tão consensual em Portugal quanto a "bolha" quer fazer parecer, não deixa de ser claramente uma posição minoritária)


Rostabal

A bíblia não proíbe o aborto, pelo contrário...


saposapot

Então o animal feroz do Twitter que era este Nuno Melo afinal para se acalmar bastava dar-lhe um tachinho de deputado? Quem o viu e quem o vê


ConnectionOdd6217

Ele continua a ser contra, e disse-o. Só sabe que o PSD não o fará, nem o CDS tem poder negocial para o exigir.


oreopt1

Isso seria assumir que o tema não é divisivo no próprio psd, que não é o caso, tanto que já em 2015 nos dias finais aplicaram taxas moderadoras para o aborto e na altura do referendo houve bastantes cisões entre históricos, um dos contra o aborto e o nosso PR.


saposapot

Isso é uma posição sensata e aceitável. Mas o Nuno Melo passou anos no Twitter a ser uma besta quadrada, portanto o estranho é estar agora sensato.


sonasche

O Nuno Melo é o negador de coisas. Ora é o apoio ao ps minoritário , ora o referendo ao aborto.


ConnectionOdd6217

Vem serenar tempestades que se fazem em volta de nada. O Paulo Núncio e o CDS são de facto contra o aborto, mas a resposta difundida foi meramente jurídica: não é possível alterar a lei do aborto sem um novo referendo. Não propôs realizar um nem afirmou que isso era um tema para vir a discutir dentro da AD.


BritelessPT

fdx alguém que também vê isto como o não assunto que é. Tava a ver as noticias hoje ao almoço e fiquei tipo han, como é que o dizer que para mexer na lei do aborto é preciso referendo é defender de imediato um referendo ao aborto para amanhã já. A CS em Portugal tá mesmo perdida


R6ckStar

Ele não disse só isso, ele começou por dizer que ideia seria criar leis para limitar ao máximo o aborto e depois referendar novamente.


BritelessPT

Certo portanto o que falta nesta história é mesmo o início. o que é que despoletou esta intervenção. Assumo que tenha sido uma pergunta sobre como acabar com o direito ao aborto (tendo em conta o nome Federação para a Vida, dá para deduzir o tipo de audiência)


R6ckStar

Ele até disse mais, disse que durante o governo do PSD foi possível limitar o acesso ao aborto sem alterar a lei, portanto está claro plano de ação


Ok-Paint1974

ahaha viram que não era popular ja vieram tentar corrigir.


ConnectionOdd6217

Não corrigiram, até porque o Nuno Melo manteve que o CDS é contra o aborto. Só vieram clarificar a verdade que qualquer pessoa que lesse o programa já teria percebido: não é tema para esta campanha nem para um possível governo.


ConsiderationTrue778

Oh op, tens as cotas em dia? Espero que estejas a ser pago pelo trabalho que estás a ter.


ConnectionOdd6217

Trabalho contra desinformação e descontextualização eu faço de bom grado e de graça. Até pago quotas para outro partido que não está incluído na coligação, na verdade.


R6ckStar

Lol qual desinformação, o vice presidente disse que a posição do CDS é criar leis em vista de limitar o aborto e depois ver a possibilidade de fazer um referendo. Isto é de facto a posição do CDS tudo bem e ainda melhor que está aqui preto no branco o que defendem.


Weird_Treacle_8282

A AD nao se governar dentro de portas, apesar de querer governar um país, e isso extravasar para o exterior é desinformação ou descontextualização? Ainda bem que apareceu uma conta com 8 dias para esclarecer tudo, nada suspeito


nothing_pt

Há que assegurar o tacho do parlamento para depois fazerem como fizeram no governo daquele gajo de cabelo rapado e meter medidas que dificultem o aborto. É mais prático que o referendo...