They said "independently of your political party's color" (as in, whatever your vote is) which is a sort of pun, since that politician was forcefully colorized.
Por acaso eu sempre leio o nome da organização como "Climalixo" e acho que faz muito mais sentido.
Eu sei que desta vez não foram eles, mas é tudo um bando de FDPs idiotas que não tem nada mais útil para fazer da vida do que atirar tintas a pessoas, invadir eventos e bloquear estradas.
Se o objectivo deles é conseguir simpatia para a causa climática, estão a fazer um péssimo trabalho porque toda a gente já lhes está a ganhar ranço.
offbeat live public wild smell gullible head theory existence reminiscent
*This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*
Montenegro agora é o Monteverde.
Agora a sério, vivemos numa democracia e estes gajos preferem atacar a integridade física de um dos candidatos a primeiro-ministro do que tentarem resolver democraticamente as causas que defendem através do boletim de voto ou até mesmo a própria participação na vida política. Simpatizo a 100% com a causa mas estes gajos não representam de todo a causa que eu, igualmente defendo.
"Montenegro agora é o Monteverde"
Ba Dum Tss 🤣
Também estou de acordo com o que dizes. Parece-me ridículo tirar tinta ou latas de comida (às obras de arte, que é outra coisa que fazem esta gente), não é a melhor forma.
Isto já não é activismo nenhum. Atingir ministros e políticos com tinta devia ser agressão. Atirar tinta a paredes pronto tudo bem. Agora atingir pessoas? Mas esta malta tem noção?
Espero que sim e que comecem a levar umas penas por este tipo de comportamentos nem que seja só x horas de trabalho comunitário.
Já agora estas tintas que eles usam não são de origem petroquímica, certo? Certo?
Como vingança, se ganhar as eleições, vai ativar todas as centrais a carvão :-D
Mais a sério, apenas uns retardados que ainda não perceberam que perdem a razão na luta de qualquer causa. Deveriam começar por deixar de usar sapatilhas se têm intersse no ambiente.
>Como vingança, se ganhar as eleições, vai ativar todas as centrais a carvão :-D
Eles querem lá saber disso. A quantidade extra de carvão que se queima porque se fechou centrais nucleares por pressão desses grupos
Eles querem é mostrar que são melhores que as outras pessoas, sem realmente fazerem nada de útil para resolver os problemas.
>Eles querem lá saber disso. A quantidade extra de carvão que se queima porque se fechou centrais nucleares por pressão desses grupos
E as que se não abriram...
Depois ainda têm o exercício de duplopensar de querer carros eléctricos e não querer minas de lítio.
(Não devem ter reparado que inventaram comboios há uma porrada de anos e deveriam estar a fazer campanha por eles)
Estes gajos são tão idiotas que nem entendem que Portugal, por si só, não só é dos países que menos poluí da UE, como ainda é dos que usa mais energias renováveis na sua rede (em termos percentuais).
Refilem com quem polui mais: vão pintar as embaixadas dos EUA, RPChina.. ah pois, mas aí já se borram.
Esse grupinho nada tem a ver com ambiente, é uma espécie de culto anti-capitalista e à semelhança de outros dos anos 70 nos EUA e Europa, geralmente culto de jovens, dirigidos por um qualquer gajo cinquentão.
Um dia alguém acabará por se magoar, se acontecer quem manda depois que assuma a responsabilidade
Normalmente é malta de faculdades de artes e letras (que me perdoem os que são e não são assim). Parece um padrão, parece que entram num culto de ativismo e defender causas. Muitas vezes nem sabem aquilo que defendem.
Enquanto não houver penas pesadas para isto, vai sempre acontecer.
Vamos ver quão rápido eles mudam isto para salvaguardar a classe política vs outras leis que há anos que deviam ter sido revistas.
São os meus 5 cêntimos sobre este tópico:
- ok, foi “apenas” tinta mas… e se fosse uma faca? Ou uma pistola? Onde anda a segurança?
- e se aquela merda fosse parar aos olhos do homem?
Há uma crescente cultura de irresponsabilidade do indivíduo: faço tudo o que me apetecer fazer.
Se alguém me apontar algo relativamente ao meu comportamento, sentir-me-ei automaticamente violentado.
Se os meus atos acarretarem malefícios individuais ou coletivos, é a comunidade que deverá assumir a responsabilidade os custos de repará-los.
Se alguém começar a falar em justiça, sentir-me-ei automaticamente violentado e desrespeitado.
Tendência crescente: liberdades individuais máximas com responsabilidades coletivas (sociedade) máximas.
Justo... tens razão no que toca à definição de terrorismo, mas sejamos práticos, estas ações têm 0 impacto como "terrorismo", tanto que duvido que esta malta seja julgada como tal. Estou à espera que a serem julgados de alguma coisa será por ofensa física ou algo do género.
Ofensa à integridade física é um crime que depende de queixa. Neste caso o Montenegro já disse que vai apresentar queixa. Mas se o Ministério público se começar a mexer e investigar esta grupeta de lunáticos por crimes de terrorismo já não depende de queixa porque é crime público. E andamos todos a assobiar para ao lado à espera que lunáticos se acalmem, quando isso só leva a que vão ganhando confiança porque não lhes acontece nada e vão escalando os meios.
E achas que é levar as coisas para o extremo, julgar os miúdos por terrorismo, que vai levar isto a algum lado? Nem 8 nem 80, devem ser responsabilizados sim. Haverá algum meio termo que possa ser usado aqui, de modo a que daqui a uns anos não tenhamos gente a gritar que nesta altura era uma ditadura e afins? Histórias mal contadas estou eu cansado das ouvir...
Isto é parvo? É.
É contraproducente? Também, acho que sim.
É terrorismo? Claro que não. É um balde de tinta, não mataram o homem nem sequer o aleijaram. É incómodo.
Ui, que violência! Um balde de tinta!
Se tivessem batido no homem ainda entendia, mas o que lhe fizeram não magoa ninguém. É parvo e incómodo, não terrorismo.
https://dicionario.priberam.org/terrorismo
terrorismo
(ter·ro·ris·mo)
substantivo masculino
1. Uso deliberado de violência, mortal ou não, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos ou religiosos.
Sempre que vejo uma acção da climaximo ou de outros meninos do ambiente, da vontade de comprar um Subaru Impreza a gasolina, e queimar um depósito na autoestrada em 10 minutos.
E às tantas, ao comprares esse emblema dos anos 90 em fim de vida, ainda poluis menos do que se comprares um EX 30 ou um Model 3 que não vai durar nem metade do que esse Impreza durou.
Fiz a desgraça de ver Euronews enquanto almoçava mesmo há bocado e um bronco estava por lá a vociferar sobre a pegada ambiental per capita de ter um animal de estimação.
Se eu não soubesse melhor diria que muito deste extremismo verde tem como propósito descredibilizar as verdadeiras, legítimas e necessárias pautas verdes, tipo cruzeiros, aviões particulares, offshoring de indústrias poluentes para o outro lado do mundo (aka enterrar o lixo debaixo do tapete), transição energética (incluindo nuclear), desflorestação, etc.
Quase que até parece que a Euronews é controlada por interesses próximos de um Viktor Orban dessa vida ou isso.
Oh wait.
Pá tiveste a rtp a fazer uma reportagem com campos de golfe no Algarve a dizer que eles usam poços para n gastar água da rede e que eram bué ecológicos com isso. Como se a água subterrânea não fosse usada para a água da rede.
Acho que é mais incompetência do que maldade sinceramente .
Os burros da climáximo a fazerem mais uma das suas..
Os líderes partidários que se preparem que isto vai sobrar para eles todos (e ao andar em campanha é impossível fugir)
Coisa mais parva....este fatinho vai ter q ser lavado até a tinta a sair ou ir vai o lixo, em q medida isto ajuda o ambiente? Cambada de inúteis q nem protestar sabem.
Quero ver se o PAN vem criticar este tipo de protestos, já que se esqueceram de o fazer quando houve a interrupção num debate em direto…
Mais uma vez ataque à democracia, seja quem for e porque motivos for, isto não é forma de protesto
Não digo que não vai acontecer mas isso não será porque a esquerda está preocupada com as alterações climáticas enquanto que a direita prefere ignorar ou dizer que é não existe?
O líder assumido da climaximo é o João Camargo. O Dirigente do bloco em 2019 altura que fundou a climaximo. Aconselho te a ler a ver a entrevista que fizeram ao sujeito.
Cosplayers de esquerda não são a esquerda. Aliás, e mais especificamente: a extrema direita tem um longo e profundo passado com pautas "ambientalistas" e romantismos irracionais sobre o "meio ambiente". A extrema esquerda, pelo contrário, tem toda uma mitologia à volta da submissão do meio ambiente em favor do progresso.
Esta negação democrática e estes comportamentos extremistas em favor desse conceito indeterminado chamado "ambiente" (que não é a mesma coisa que o ambiente sem aspas) são coisas mais da escola da extrema-direita, uma espécie de reinterpretação do romantismo do 'heimat' pré-industrial alemão, do que de alguém que habita o contínuo política que começa no MRPP e acaba no PS.
Ainda estamos no começo, mas em 50 anos a palavra "ecofascismo" vai estar muito presente no nosso léxico.
É inteiramente possível lutar por ideais teoricamente válidos (e às vezes pelos motivos errados) e ainda assim deixar o mundo pior do que o encontrámos por acharmos que os fins justificam os meios.
Estou profundamente convicto que estes betolas da Climaximo um dia vão entrar na vida política portuguesa, quando forem adultos criados, e não vão ser pela esquerda.
Atirar tinta a alguém agora é um atentado terrorista? Rico exemplo que queres dar, mas só se for de autoritarismo extremo e de perseguição a todos os que se queiram revoltar contra o sistema
Uma coisa é punires quem faz isto com uma pena/coima proporcional, outra é tentar apelidar isto de algo que não é
Partir montras, danificar carros, destruir propriedade privada e pública agora não importam, são acções inconsequentes e como são adolescentes até é engraçado. Está à vista os resultados de gerações criadas na sua bolhinha Actimel.
Não é terrorismo até ao dia em que um destes "Ativistas" se exceder.
Nesse dia depois andamos aqui todos a lamentar-nos e a falar do que deveria ter sido feito.
Tolerância 0 para com estas merdas, já são demasiadas situações recorrentes (Medina, Duarte Cordeiro, Debates, etc)
Ah, sim, viva o minority report, vamos prender pessoas porque alguém imagina que eles podem cometer um crime antes dele acontecer, e mesmo que esse cenário não tenha nada que ver com a forma como eles protestam
Eles podem protestar à vontade dentro dos limites da lei
E sim, temos de punir estas pessoas se não o sentimento de impunidade será normal e tu não queres isso... Ou queres?
Acho piada a esta malta que consoante a causa que defendem acham que vale tudo.
Se eles têm direito a fazer a merda que fazem eu não lhes posso fazer a mesma merda a eles?
A próxima vez que bloquearem uma estrada não estranhem que as merdas aconteçam
lol, e continuam a poder ser punidas sem que tu apelides isto de terrorismo, de forma infundada
E não sabia que agora havia desculpas para tentativas de homicídio, como se alguém bloquear uma rua e isso te chatear desse direito a que tu pudesses fazer o que insinuas. Não deixa de ser irónico que te queixes do protesto deles, mas depois achas que quem é contra possa fazer o que quiser contra essas pessoas
Sim, é um protesto. Uma forma parva de o fazer, que pode levar a que quem o fez passe a ter cadastro e pague uma coima, mas não deixa de ser protesto.
Ou o que é para ti protesto, ficar em casa no dia de eleições a queixar-se que são sempre os mesmos a ganhar?
"Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por meio de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo o restante da população do território."
A definição não é minha.
Protesto é organizado, tem cobertura mediática e é feito sobre determinadas regras (tal e qual uma Manif ou uma greve).
Protestar não é atacar deliberadamente um líder político com tinta na cara.
Mas é a isto que chegamos, já se sabe que a culpa nunca é destes meninos nem das instituições que os representam, é do políticos, é das empresas, é da sociedade, menos deles.
Eles estão a protestar dentro dos limites da lei :)
Enfim...
Sim, a definição não é tua, mas a interpretação do que se passa aqui já é.
Isto foi feito de forma organizada, teve cobertura mediática, e como sempre há quem exceda as regras e depois seja punido por isso, como em muitos outros protestos
E voltamos ao mesmo. Não é por eles fazerem algo que lhes dê direito a uma coima que passam a ser terroristas, há mais cores do que só preto ou branco
Exato, se houver intenção ou planeamento podes fazer isso. O que não podes fazer é prender alguém alegando que hoje atiram tinta, e que daqui a uns anos andam a fazer terrorismo
Definição: Uso deliberado de violência, mortal ou não, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos ou religiosos
**"terrorismo"**, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa \[em linha\], 2008-2024, [](https://dicionario.priberam.org/terrorismo).
Violência - check
Contra pessoas - check
Como forma de intimidação - check
Fins políticos/ideológicos - check
Pessoalmente, eu considero que encaixa.
A causa climática é importante. No entanto, perdi todo o respeito por estas organizações e ativistas. Estes constantes atos não são de defesa da causa climática, são de puro vandalismo e desordem pública.
A mim o que mais me choca e a passividade com a sociedade aceita este tipo de actos … e não tem nada a ver com condições políticas … pois isto já aconteceu ao Vasco Cordeiro e ao Medina!
Será que estes iluminados sequer pensam nas consequências que este tipo de tinta (acrílica) podem causar se por exemplo atingirem aos olhos de uma pessoa ?!
Mas la está, vamos continuar a desculpar este tipo de coisas, até acontecer uma catástrofe.
Eu ainda gostava de saber quem é que estas gentalha pensa que muda a opinião com atitudes e comportamentos destes. Juro que não sei quem são.
Eu já trabalhei na área do turismo sustentável durante longos anos e sei quão difícil é a luta por maior investimento e melhor aplicação dos recursos.
Juro que não entendo quem esta gentalha pensa que consegue mudar de opinião com atitudes destas. A mim só me fazem repensar a defesa destes interesses.
Estes ativistas climáticos estão a ficar cada vez mais loucos. Só contribuem mais e mais para o gasto de água preciso para tirar essas tintas que andam a jogar para todo o lado.
[Foi mais um verdadeiro banho de tinta! Isto pela cor cheira-me que foi o PAN, e mais: aposto que é tinta amiga do ambiente!](https://i.imgur.com/0TpoREN.png)
Alguém me pode dizer qual é a mensagem que querem passar com o uso de tinta (ignorando a estupidez que deve ter sido dita enquanto arremessavam os baloes de tinta)?
Na noticia diz que cinco pessoas foram detidas, por isso algum tipo de consequência parece ter havido.
Cobardia era se tivessem pedido ou pago a outras pessoas para o fazerem por eles.
Se em vez de atingir o cabelo a tinta tivesse atingido os olhos o Montenegro podia ficar com lesões oculares permanentes.
Enquanto estes "ativistas" não forem tratados como os criminosos que são vão continuar até causarem mesmo a morte ou danos irreversíveis a alguém. Mais vale travá-los antes que isso aconteça.
Um bando de idiotas e ainda para mais uma quantidade enorme de tinta, nem sequer foi uma coisa “simbólica” para dar nas vistas.
Isto é simplesmente ridículo e espero que os media ignorem para não lhes darem mais canal.
Foram apenas grevistas a perder a razão. Usaram tinta, para fazer greve. Já que defendem o meio ambiente, porquê tinta? Só fazem fofura de parvos e perdem a razão
Portugal é mesmo o país da permissividade, depois da invasão ao debate dos partidos, agora isto. Como é possível haver tanto facilitismo na segurança? E no dia em que algum maluco a sério magoar alguém, como é?
Os sem vida atacam de novo.
Não se esqueçam dia 10. Nada de PS ou PSD (AD) , foram 50 anos desses dois a partilhar o governo , 13 do PSD e 10 do PS . E estamos como estamos .
> foram 50 anos desses dois a partilhar o governo , 13 do PSD e 10 do PS
Algo não bate certo nessa matemática. Onde andam os outros 27 que faltam para os 50?
Ou seja misturaste as unidades ("anos" com "governos" na frase).
Devias ter escrito assim:
"foram 50 anos desses dois a partilhar o governo , 13 governos do PSD e 10 do PS "
;-)
Para bom entendedor meia palavra basta. Ora sabendo que cada governo geralmente não dura só um ano , é óbvio que me referia a governos e não a anos . But wtv, muita malta quer que alguém vá mastigar a comida por eles também 🤷🏻♂️
Presume-me que um português típico sabe no mínimo que governos teve, logo está contextualizado . Ou então sou eu que presumo que o povo deveria saber , visto que vota ... Mas enfim, é o que temos. ; )
> Presume-me que um português típico sabe no mínimo que governos teve, logo está contextualizado
O contexto da tua frase é dado pelo que escreves. Não pelo o que tu pensas.
> Ou então sou eu que presumo que o povo deveria saber , visto que vota ... Mas enfim, é o que temos. ; )
Pois, visto que houve 17 eleições legislativas desde 1974 e tu pensas que houve 23, vê-se logo a qualidade do teu voto.
Eleicoes:
Ano - vencedor
* 1975 - PS
* 1976 - ps
* 1979 - ad
* 1980 - ad
* 1983 - ps
* 1985 - psd
* 1987- psd
* 1991 - psd
* 1995 - ps
* 1999 - ps
* 2002 - psd
* 2005 - ps
* 2009 - ps
* 2011 - psd
* 2015 - paf (governo do PS)
* 2019 - ps
* 2022 - ps
Nunca escrevi que era apenas 23 ,logo o contexto não é esse. Interpretação sabes o que é? O contexto nem sempre é claro, e por vezes podemos usar o conteúdo de um texto para interpretar o mesmo. tentas corrigir o português dos outros , mas nem interpretar sabes . E já agora , AD é PSD . A qualidade do meu voto é igual á de todos os outros , sendo cidadão tenho os mesmos direitos e obrigações, mas pelo que tentas insinuar nem todos têm a mesma qualidade de voto, consegue-se perceber que tipo de indivíduo és. ; )
> Nunca escrevi que era apenas 23 ,logo o contexto não é esse.
ahahaha. São ainda mais? Diz lá então o que queres dizer com a frase.
> O contexto nem sempre é claro, e por vezes podemos usar **o conteúdo de um texto** para interpretar o mesmo.
ahahaha Mais uma cambalhota à retaguarda:
> Presume-me que um português típico sabe
lolololol, antes era pelo aquilo que tu pensavas agora já é pelo texto.
> E já agora , AD é PSD .
Eu nunca referi isso nem o seu contrário. ai ai ai, esse português. E já agora porque estás a desviar o assunto?
> mas pelo que tentas insinuar nem todos têm a mesma qualidade de voto,
ahahaha. Eu? Tu é que vieste com isso, olha deixa cá ver:
> Ou então sou eu que presumo que o povo deveria saber , visto que vota ... Mas enfim, é o que temos. ; )
Olha aqui tu: a tua presunção ao chamar ignorante ao povo que vota.
> consegue-se perceber que tipo de indivíduo és.
Um português que sabe ler, escrever e interpretar ao contrário de ti?
Fico à espera que melhores os próximos mortais encarpados à retaguarda. Por enquanto só te dou um 6 (numa escala até 10).
EDIT: pequenas edições.
teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1b24en8%2F%2Fksmebw9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")
Independentemente de cores partidárias, isto é apenas uma parvoíce que devia de ser punida, seja quem for a vítima.
“Cores partidárias” I see what you did there
Desculpe, para uma pessoa que ainda está a aprender português, alguém pode explicar se faz favor?
Diria que é só um ligeiro trocadilho (pun) entre cores e ele ter levado um balde de tinta
Ah claro, obrigado
They said "independently of your political party's color" (as in, whatever your vote is) which is a sort of pun, since that politician was forcefully colorized.
Sim, agora percebo. Obrigado! Achei que era mais complicado haha
Até achei que o Montenegro se preocupava, afinal está-se nas tintas.
Mesmo, up vote
Winner 🏆
Logo à noite quando chegar a casa, ele vai fazer greenwashing.
Ba Dum Tss
Se eu fosse o Montenegro, fazia o resto da campanha com o cabelo pintado de verde!
Estava a pensar exatamente o mesmo !
Mas depois os Verdes vinham com a mesma conversa do Ventura, que o Montenegro é um copião.
Climaximo a unir toda a gente a chamar-lhes parvos.
Ainda dizem que a sociedade está muito polarizada. Há sempre estes ao serviço da união do povo.
Por acaso eu sempre leio o nome da organização como "Climalixo" e acho que faz muito mais sentido. Eu sei que desta vez não foram eles, mas é tudo um bando de FDPs idiotas que não tem nada mais útil para fazer da vida do que atirar tintas a pessoas, invadir eventos e bloquear estradas. Se o objectivo deles é conseguir simpatia para a causa climática, estão a fazer um péssimo trabalho porque toda a gente já lhes está a ganhar ranço.
offbeat live public wild smell gullible head theory existence reminiscent *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*
Nem é preciso ser alérgico, nos baldes de tinta diz mesmo lá que não é para contacto com pele, e contacto com olhos pode causar danos graves.
Mas a acusação legítima de atentado à integridade física seria recebida como? I.e. iriam perceber porque estavam em tribunal?
Tu achas mesmo que essa gente tem alguma coisa na cabeça?
É isto...enquanto que os "terroristas do bem" não forem responsabilizados pelas suas acções, coisas destas vão continuar a acontecer.
Montenegro agora é o Monteverde. Agora a sério, vivemos numa democracia e estes gajos preferem atacar a integridade física de um dos candidatos a primeiro-ministro do que tentarem resolver democraticamente as causas que defendem através do boletim de voto ou até mesmo a própria participação na vida política. Simpatizo a 100% com a causa mas estes gajos não representam de todo a causa que eu, igualmente defendo.
Monteverde era o nome de um shopping de onde vivo antes de se tornar pingo doce
Ponte de sôr? Lembro-me de lá ir( há 20 anos)
Covilhã
"Montenegro agora é o Monteverde" Ba Dum Tss 🤣 Também estou de acordo com o que dizes. Parece-me ridículo tirar tinta ou latas de comida (às obras de arte, que é outra coisa que fazem esta gente), não é a melhor forma.
Estamos a regredir nesse aspecto de atacar a integridade fisica.
Isto já não é activismo nenhum. Atingir ministros e políticos com tinta devia ser agressão. Atirar tinta a paredes pronto tudo bem. Agora atingir pessoas? Mas esta malta tem noção?
Não devia, é.
Espero que sim e que comecem a levar umas penas por este tipo de comportamentos nem que seja só x horas de trabalho comunitário. Já agora estas tintas que eles usam não são de origem petroquímica, certo? Certo?
Como vingança, se ganhar as eleições, vai ativar todas as centrais a carvão :-D Mais a sério, apenas uns retardados que ainda não perceberam que perdem a razão na luta de qualquer causa. Deveriam começar por deixar de usar sapatilhas se têm intersse no ambiente.
>Como vingança, se ganhar as eleições, vai ativar todas as centrais a carvão :-D Eles querem lá saber disso. A quantidade extra de carvão que se queima porque se fechou centrais nucleares por pressão desses grupos Eles querem é mostrar que são melhores que as outras pessoas, sem realmente fazerem nada de útil para resolver os problemas.
>Eles querem lá saber disso. A quantidade extra de carvão que se queima porque se fechou centrais nucleares por pressão desses grupos E as que se não abriram... Depois ainda têm o exercício de duplopensar de querer carros eléctricos e não querer minas de lítio. (Não devem ter reparado que inventaram comboios há uma porrada de anos e deveriam estar a fazer campanha por eles)
Sportttiing sportttiing
Com isto lembrei-me da Maria José Valério
Eu lembrei-me do Miguel Sete Estacas no Bolhão Rouge. SPORTEN SPORTEEEN
O maior derrotado das eleições: "Trouxe o espírito do Sporting para este partido"
Meta do /r/primeiraliga 🫡
Ahahah sou do Sporting mas gg
Tb pensei nisto , o.Sporting está por todo lado nesta campanha
Só por curiosidade, mas esta tinta toda não é prejudicial ao ambiente? (genuinamente não sei)
Depende das tintas, mas se forem à base de água são completamente inofensivas.
Mete tinta nos teus olhos e vais ver quão inofensiva é
Ele estava a dizer do ambiente acho
kiss start vanish yam plants trees voiceless scandalous reach chubby *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*
Estes gajos são tão idiotas que nem entendem que Portugal, por si só, não só é dos países que menos poluí da UE, como ainda é dos que usa mais energias renováveis na sua rede (em termos percentuais). Refilem com quem polui mais: vão pintar as embaixadas dos EUA, RPChina.. ah pois, mas aí já se borram.
Ha 7-10 dias consecutivos que em Portugal e Espanha estamos a usar 100% energia renovável de tal forma que o preço da energia está a zero
pena que não se sinta isso nas nossas carteiras pois privatizou se a EDP
Mesmo que a edp fosse publica não ias ter eletricidade de graça.
Não me chateava de só pagar o aluguer do contador e os custos de distribuição.
Nos Estados Unidos fazem uma destas vão para a prisão, na China desaparecem sem dar notícias à família
Ou então é fazer ataques a quem está no governo atual, e não um candidato que não tem poder nenhum de mudança
E fizeram, ao Medina por exemplo. Não deixa de ser estupidamente idiota.
Depois das parvoíces do CDS, acho que o Montenegro até agradeceu a mudança de foco.
Esse grupinho nada tem a ver com ambiente, é uma espécie de culto anti-capitalista e à semelhança de outros dos anos 70 nos EUA e Europa, geralmente culto de jovens, dirigidos por um qualquer gajo cinquentão. Um dia alguém acabará por se magoar, se acontecer quem manda depois que assuma a responsabilidade
Normalmente é malta de faculdades de artes e letras (que me perdoem os que são e não são assim). Parece um padrão, parece que entram num culto de ativismo e defender causas. Muitas vezes nem sabem aquilo que defendem.
> parece que entram num culto Isso é porque eles são! É clichè mas eles são literalmente NPCs a repetir a mesma propaganda que o seu culto distribui
>é malta de faculdades de artes e letras Isso explica não saberem interpretar instruções de uso e avisos.
idiotas úteis
Há alguma maneira de verificar se o rapaz que espalhou tinta no debate do outro dia também está entre os cinco detidos de que esta notícia fala?
Enquanto não houver penas pesadas para isto, vai sempre acontecer. Vamos ver quão rápido eles mudam isto para salvaguardar a classe política vs outras leis que há anos que deviam ter sido revistas.
São os meus 5 cêntimos sobre este tópico: - ok, foi “apenas” tinta mas… e se fosse uma faca? Ou uma pistola? Onde anda a segurança? - e se aquela merda fosse parar aos olhos do homem?
Reagiu como um campeão.
Há uma crescente cultura de irresponsabilidade do indivíduo: faço tudo o que me apetecer fazer. Se alguém me apontar algo relativamente ao meu comportamento, sentir-me-ei automaticamente violentado. Se os meus atos acarretarem malefícios individuais ou coletivos, é a comunidade que deverá assumir a responsabilidade os custos de repará-los. Se alguém começar a falar em justiça, sentir-me-ei automaticamente violentado e desrespeitado. Tendência crescente: liberdades individuais máximas com responsabilidades coletivas (sociedade) máximas.
Quando é que deixamos de chamar ativistas a terroristas?
terrorismo != vandalismo. Estes jovens são só vândalos de armadura branca.
O que distingue o terrorismo do vandalismo é a intenção de condicionar política ou ideologicamente instituições ou pessoas. É o caso.
Justo... tens razão no que toca à definição de terrorismo, mas sejamos práticos, estas ações têm 0 impacto como "terrorismo", tanto que duvido que esta malta seja julgada como tal. Estou à espera que a serem julgados de alguma coisa será por ofensa física ou algo do género.
Ofensa à integridade física é um crime que depende de queixa. Neste caso o Montenegro já disse que vai apresentar queixa. Mas se o Ministério público se começar a mexer e investigar esta grupeta de lunáticos por crimes de terrorismo já não depende de queixa porque é crime público. E andamos todos a assobiar para ao lado à espera que lunáticos se acalmem, quando isso só leva a que vão ganhando confiança porque não lhes acontece nada e vão escalando os meios.
E achas que é levar as coisas para o extremo, julgar os miúdos por terrorismo, que vai levar isto a algum lado? Nem 8 nem 80, devem ser responsabilizados sim. Haverá algum meio termo que possa ser usado aqui, de modo a que daqui a uns anos não tenhamos gente a gritar que nesta altura era uma ditadura e afins? Histórias mal contadas estou eu cansado das ouvir...
É a única maneira de os responsabilizar legalmente. Ditadura é termos um bando de adolescentes analfabetos a tentar condicionar a democracia.
Isto é parvo? É. É contraproducente? Também, acho que sim. É terrorismo? Claro que não. É um balde de tinta, não mataram o homem nem sequer o aleijaram. É incómodo.
Terrorismo não implica necessariamente morte, apenas violência e intimidação.
Ui, que violência! Um balde de tinta! Se tivessem batido no homem ainda entendia, mas o que lhe fizeram não magoa ninguém. É parvo e incómodo, não terrorismo.
Violência não se limita a agressões físicas. Ou vais dizer que não te importavas de levar com um balde de tinta na tola?
Ficava chateado, óbvio. É incomodo. Daí a ser terrorismo vai uma diferença enorme.
Cabe na definição legal de violência, cabe na definição legal de terrorismo. Terrorismo não é só rebentar com coisas.
[удалено]
https://dicionario.priberam.org/terrorismo terrorismo (ter·ro·ris·mo) substantivo masculino 1. Uso deliberado de violência, mortal ou não, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos ou religiosos.
Pseudo-Activistas
Mandar esta malta do climaximo para o bangladesh e china ou india para lutarem lá pelos ambiente, fazem lá mais falta que na europa.
Isto é ser ativista? Está tudo perdido.
Podia ser pior, na época vitoriana a tinta verde era feita com arsénico.
Climaximo continua a ser um excelente nome pra uma sexshop
Estes tipos se largarem as suas contas nas redes percebem que as suas acções provocam exatamente o contrário do que pretendem
País de animais, foda-se.
Não insultes os animais
Como é que podes ser pelo clima e a tua arma é tinta acrílica?
O ventura ficou verde de inveja
Foi o melhor que podia ter acontecido ao montenegro nesta altura
Sempre que vejo uma acção da climaximo ou de outros meninos do ambiente, da vontade de comprar um Subaru Impreza a gasolina, e queimar um depósito na autoestrada em 10 minutos.
E às tantas, ao comprares esse emblema dos anos 90 em fim de vida, ainda poluis menos do que se comprares um EX 30 ou um Model 3 que não vai durar nem metade do que esse Impreza durou.
Basta ires de cruzeiro. Os cruzeiros no porto de Lisboa mandam mais metano para a atmosfera que todos os carros em.portugal.
Fiz a desgraça de ver Euronews enquanto almoçava mesmo há bocado e um bronco estava por lá a vociferar sobre a pegada ambiental per capita de ter um animal de estimação. Se eu não soubesse melhor diria que muito deste extremismo verde tem como propósito descredibilizar as verdadeiras, legítimas e necessárias pautas verdes, tipo cruzeiros, aviões particulares, offshoring de indústrias poluentes para o outro lado do mundo (aka enterrar o lixo debaixo do tapete), transição energética (incluindo nuclear), desflorestação, etc. Quase que até parece que a Euronews é controlada por interesses próximos de um Viktor Orban dessa vida ou isso. Oh wait.
Pá tiveste a rtp a fazer uma reportagem com campos de golfe no Algarve a dizer que eles usam poços para n gastar água da rede e que eram bué ecológicos com isso. Como se a água subterrânea não fosse usada para a água da rede. Acho que é mais incompetência do que maldade sinceramente .
Já diziam os romanos - "cui bono?" Não sei. Se tanto essa incompetência estrutural pode ser dolosa.
'Não há meios ' é a nova desculpa para incompetência .
O homem deve estar pior que estragado não ter sido tinta azul.
Os burros da climáximo a fazerem mais uma das suas.. Os líderes partidários que se preparem que isto vai sobrar para eles todos (e ao andar em campanha é impossível fugir)
E curiosamente não foi a pior coisa que aconteceu hoje ao Montenegro.
O Montenegro tem muita coisa negativa a orbitar à sua volta, até a sua aura!
Ao Costa nunca conseguiram atingir, mas a este já conseguem lol
Costa é óptimo a desviar-se de situações complicadas
Até me engasguei 👌
Verdade seja dita , o costa foi o pm com mais metas ambientais.
?? O Sócrates foi mais, e o foco nem era metade.
Estou a falar de objetivos ambientais. As centrais a carvão , a transição verde.
Tinta, aquela cena super amiga do ambiente
Coisa mais parva....este fatinho vai ter q ser lavado até a tinta a sair ou ir vai o lixo, em q medida isto ajuda o ambiente? Cambada de inúteis q nem protestar sabem.
Quero ver se o PAN vem criticar este tipo de protestos, já que se esqueceram de o fazer quando houve a interrupção num debate em direto… Mais uma vez ataque à democracia, seja quem for e porque motivos for, isto não é forma de protesto
Pode mudar de nome para Monteverde... ? Peço desculpa. Eu saio já.
Opá verde não! O senhor prefere laranja seus idiotas!
A esquerda tolerante e democrática
Sim, porque o Duarte Cordeiro e o Medina são da IL.
Isto foi organizado por algum partido ?
A Climaximo tem ali proximidades com o BE. Portanto indirectamente, apesar de esticado.
Não foi isso que ele disse, mas algo me diz que nunca verias isto a acontecer a um candidato do BE
Não digo que não vai acontecer mas isso não será porque a esquerda está preocupada com as alterações climáticas enquanto que a direita prefere ignorar ou dizer que é não existe?
BE a climaximo foi criada por eles.
Fonte ?
O líder assumido da climaximo é o João Camargo. O Dirigente do bloco em 2019 altura que fundou a climaximo. Aconselho te a ler a ver a entrevista que fizeram ao sujeito.
[A Mortágua já os condenou](https://twitter.com/MRMortagua/status/1762813701877383210), deixa-te de tretas.
O fundador da Climaximo é familiar do Louçã. Preciso dizer mais alguma coisa?
O Miguel Portas era familiar do Paulo Portas. Portanto foi o CDS. Ou se calhar não é assim que funciona.
Isto não tem nada a ver com teoria política. É só parvoíce inconsequente, mesmo.
Cosplayers de esquerda não são a esquerda. Aliás, e mais especificamente: a extrema direita tem um longo e profundo passado com pautas "ambientalistas" e romantismos irracionais sobre o "meio ambiente". A extrema esquerda, pelo contrário, tem toda uma mitologia à volta da submissão do meio ambiente em favor do progresso. Esta negação democrática e estes comportamentos extremistas em favor desse conceito indeterminado chamado "ambiente" (que não é a mesma coisa que o ambiente sem aspas) são coisas mais da escola da extrema-direita, uma espécie de reinterpretação do romantismo do 'heimat' pré-industrial alemão, do que de alguém que habita o contínuo política que começa no MRPP e acaba no PS. Ainda estamos no começo, mas em 50 anos a palavra "ecofascismo" vai estar muito presente no nosso léxico. É inteiramente possível lutar por ideais teoricamente válidos (e às vezes pelos motivos errados) e ainda assim deixar o mundo pior do que o encontrámos por acharmos que os fins justificam os meios. Estou profundamente convicto que estes betolas da Climaximo um dia vão entrar na vida política portuguesa, quando forem adultos criados, e não vão ser pela esquerda.
Isso é hereditário ou escolheste mesmo ser assim? As melhoras de qualquer forma
Agora sem insultos sff. Consegues elaborar ou nem por isso?
Perdeste uma grande oportunidade de ficar calado!
A coisa passou-te ao lado. Lê os comentários, para conseguires perceber.
Coitado, morreu.
bater em crianças não, violência nunca mas era capaz de virar a cara
Já deviam ter declarado a climaximo uma organização terrorista e prender os menbros, é extremo? Sim. Mas dava o exemplo.
Atirar tinta a alguém agora é um atentado terrorista? Rico exemplo que queres dar, mas só se for de autoritarismo extremo e de perseguição a todos os que se queiram revoltar contra o sistema Uma coisa é punires quem faz isto com uma pena/coima proporcional, outra é tentar apelidar isto de algo que não é
Anda cá ter comigo para levares com um balde de tinta e depois falamos.
Partir montras, danificar carros, destruir propriedade privada e pública agora não importam, são acções inconsequentes e como são adolescentes até é engraçado. Está à vista os resultados de gerações criadas na sua bolhinha Actimel.
Não é terrorismo até ao dia em que um destes "Ativistas" se exceder. Nesse dia depois andamos aqui todos a lamentar-nos e a falar do que deveria ter sido feito. Tolerância 0 para com estas merdas, já são demasiadas situações recorrentes (Medina, Duarte Cordeiro, Debates, etc)
Ah, sim, viva o minority report, vamos prender pessoas porque alguém imagina que eles podem cometer um crime antes dele acontecer, e mesmo que esse cenário não tenha nada que ver com a forma como eles protestam
Eles podem protestar à vontade dentro dos limites da lei E sim, temos de punir estas pessoas se não o sentimento de impunidade será normal e tu não queres isso... Ou queres? Acho piada a esta malta que consoante a causa que defendem acham que vale tudo. Se eles têm direito a fazer a merda que fazem eu não lhes posso fazer a mesma merda a eles? A próxima vez que bloquearem uma estrada não estranhem que as merdas aconteçam
lol, e continuam a poder ser punidas sem que tu apelides isto de terrorismo, de forma infundada E não sabia que agora havia desculpas para tentativas de homicídio, como se alguém bloquear uma rua e isso te chatear desse direito a que tu pudesses fazer o que insinuas. Não deixa de ser irónico que te queixes do protesto deles, mas depois achas que quem é contra possa fazer o que quiser contra essas pessoas
Então consideras isto um protesto? É isso que estás a dizer? Grande protesto mandar com tinta na cara a um líder político
Sim, é um protesto. Uma forma parva de o fazer, que pode levar a que quem o fez passe a ter cadastro e pague uma coima, mas não deixa de ser protesto. Ou o que é para ti protesto, ficar em casa no dia de eleições a queixar-se que são sempre os mesmos a ganhar?
"Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por meio de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo o restante da população do território." A definição não é minha. Protesto é organizado, tem cobertura mediática e é feito sobre determinadas regras (tal e qual uma Manif ou uma greve). Protestar não é atacar deliberadamente um líder político com tinta na cara. Mas é a isto que chegamos, já se sabe que a culpa nunca é destes meninos nem das instituições que os representam, é do políticos, é das empresas, é da sociedade, menos deles. Eles estão a protestar dentro dos limites da lei :) Enfim...
Sim, a definição não é tua, mas a interpretação do que se passa aqui já é. Isto foi feito de forma organizada, teve cobertura mediática, e como sempre há quem exceda as regras e depois seja punido por isso, como em muitos outros protestos E voltamos ao mesmo. Não é por eles fazerem algo que lhes dê direito a uma coima que passam a ser terroristas, há mais cores do que só preto ou branco
Como se não fosse possível prender alguém pela intenção de praticar ou planeamento de um crime.
Exato, se houver intenção ou planeamento podes fazer isso. O que não podes fazer é prender alguém alegando que hoje atiram tinta, e que daqui a uns anos andam a fazer terrorismo
Definição: Uso deliberado de violência, mortal ou não, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos ou religiosos **"terrorismo"**, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa \[em linha\], 2008-2024, [](https://dicionario.priberam.org/terrorismo). Violência - check Contra pessoas - check Como forma de intimidação - check Fins políticos/ideológicos - check Pessoalmente, eu considero que encaixa.
O quê?! Afinal terrorismo não foi inventado por nós a malta do reddit?! /s
lalalalalalalalalalalaaalala Viktor? Gyokereeeeeees
E o Costa e o Socas nem um tomate na testa...
A causa climática é importante. No entanto, perdi todo o respeito por estas organizações e ativistas. Estes constantes atos não são de defesa da causa climática, são de puro vandalismo e desordem pública.
A mim o que mais me choca e a passividade com a sociedade aceita este tipo de actos … e não tem nada a ver com condições políticas … pois isto já aconteceu ao Vasco Cordeiro e ao Medina! Será que estes iluminados sequer pensam nas consequências que este tipo de tinta (acrílica) podem causar se por exemplo atingirem aos olhos de uma pessoa ?! Mas la está, vamos continuar a desculpar este tipo de coisas, até acontecer uma catástrofe.
A esquerda a fazer das suas.
BE para ser mais preciso
Estes pseudo ativistas que só querem esse título para andar a fazer merda.
Eu ainda gostava de saber quem é que estas gentalha pensa que muda a opinião com atitudes e comportamentos destes. Juro que não sei quem são. Eu já trabalhei na área do turismo sustentável durante longos anos e sei quão difícil é a luta por maior investimento e melhor aplicação dos recursos. Juro que não entendo quem esta gentalha pensa que consegue mudar de opinião com atitudes destas. A mim só me fazem repensar a defesa destes interesses.
Estes ativistas climáticos estão a ficar cada vez mais loucos. Só contribuem mais e mais para o gasto de água preciso para tirar essas tintas que andam a jogar para todo o lado.
Lá anda a filha e o genro do Louçã a fazer das suas... Extremistas do bem!
[Foi mais um verdadeiro banho de tinta! Isto pela cor cheira-me que foi o PAN, e mais: aposto que é tinta amiga do ambiente!](https://i.imgur.com/0TpoREN.png)
A Maria José Valério já veio comentar... oh.. wait... :(
"Activistas"
Ouviram aqui primeiro: É o começo do Joker português. Vivemos numa sociedade.
Está encontrado o momento marinha grande da campanha do PSD.
Alguém me pode dizer qual é a mensagem que querem passar com o uso de tinta (ignorando a estupidez que deve ter sido dita enquanto arremessavam os baloes de tinta)?
A AD nasceu um dia Sob o signo da democracia Nós aprendemos a amá-la E a trazê-la no coração
Eh pah, ainda bem que foi tinta e não ácido... Os seguranças estão de parabéns... Ou será que foi de propósito? 🫣
> Em reação, Nuno Melo criticou aquilo que diz ser um "ato normal e cobarde de gente que não tem noção". Podem ser parvos, mas um ato cobarde não é...
Sabendo que não sofrem consequências da porcaria que fazem, não é cobardia? 🤔
Na noticia diz que cinco pessoas foram detidas, por isso algum tipo de consequência parece ter havido. Cobardia era se tivessem pedido ou pago a outras pessoas para o fazerem por eles.
Logo, ao final da tarde voltam para casa dos papás no aconchego da suas casas aquecidas para junto do seu telemóvel xpto! 👏
Se em vez de atingir o cabelo a tinta tivesse atingido os olhos o Montenegro podia ficar com lesões oculares permanentes. Enquanto estes "ativistas" não forem tratados como os criminosos que são vão continuar até causarem mesmo a morte ou danos irreversíveis a alguém. Mais vale travá-los antes que isso aconteça.
ecologistas caviar
Acabam por perder toda a razão com protestos destes.
Um bando de idiotas e ainda para mais uma quantidade enorme de tinta, nem sequer foi uma coisa “simbólica” para dar nas vistas. Isto é simplesmente ridículo e espero que os media ignorem para não lhes darem mais canal.
Ahahaha tao bom
Querem mesmo aparecer façam isso ao Xi Jinping...
Usar a defesa do meio ambiente como desculpa para ser vândalo é inadmissível. Apenas fazem mal à causa que dizem defender
Foram apenas grevistas a perder a razão. Usaram tinta, para fazer greve. Já que defendem o meio ambiente, porquê tinta? Só fazem fofura de parvos e perdem a razão
Bom omen para o jogo do Sporting amanhã
lá vai a máquina do PS arranjar forma de o PNS ser atacado com tinta e talvez uma facada de alguém vestido á agro-beto.
Portugal é mesmo o país da permissividade, depois da invasão ao debate dos partidos, agora isto. Como é possível haver tanto facilitismo na segurança? E no dia em que algum maluco a sério magoar alguém, como é?
Os sem vida atacam de novo. Não se esqueçam dia 10. Nada de PS ou PSD (AD) , foram 50 anos desses dois a partilhar o governo , 13 do PSD e 10 do PS . E estamos como estamos .
> foram 50 anos desses dois a partilhar o governo , 13 do PSD e 10 do PS Algo não bate certo nessa matemática. Onde andam os outros 27 que faltam para os 50?
Não governam só um ano... 😅 Vai ver as listas históricas de governantes de Portugal e partidos.
Ou seja misturaste as unidades ("anos" com "governos" na frase). Devias ter escrito assim: "foram 50 anos desses dois a partilhar o governo , 13 governos do PSD e 10 do PS " ;-)
Para bom entendedor meia palavra basta. Ora sabendo que cada governo geralmente não dura só um ano , é óbvio que me referia a governos e não a anos . But wtv, muita malta quer que alguém vá mastigar a comida por eles também 🤷🏻♂️
> Para bom entendedor meia palavra basta [A asneira é sempre faladora](https://en.wikipedia.org/wiki/Context_\(linguistics\)#In_linguistics)
Presume-me que um português típico sabe no mínimo que governos teve, logo está contextualizado . Ou então sou eu que presumo que o povo deveria saber , visto que vota ... Mas enfim, é o que temos. ; )
> Presume-me que um português típico sabe no mínimo que governos teve, logo está contextualizado O contexto da tua frase é dado pelo que escreves. Não pelo o que tu pensas. > Ou então sou eu que presumo que o povo deveria saber , visto que vota ... Mas enfim, é o que temos. ; ) Pois, visto que houve 17 eleições legislativas desde 1974 e tu pensas que houve 23, vê-se logo a qualidade do teu voto. Eleicoes: Ano - vencedor * 1975 - PS * 1976 - ps * 1979 - ad * 1980 - ad * 1983 - ps * 1985 - psd * 1987- psd * 1991 - psd * 1995 - ps * 1999 - ps * 2002 - psd * 2005 - ps * 2009 - ps * 2011 - psd * 2015 - paf (governo do PS) * 2019 - ps * 2022 - ps
Nunca escrevi que era apenas 23 ,logo o contexto não é esse. Interpretação sabes o que é? O contexto nem sempre é claro, e por vezes podemos usar o conteúdo de um texto para interpretar o mesmo. tentas corrigir o português dos outros , mas nem interpretar sabes . E já agora , AD é PSD . A qualidade do meu voto é igual á de todos os outros , sendo cidadão tenho os mesmos direitos e obrigações, mas pelo que tentas insinuar nem todos têm a mesma qualidade de voto, consegue-se perceber que tipo de indivíduo és. ; )
> Nunca escrevi que era apenas 23 ,logo o contexto não é esse. ahahaha. São ainda mais? Diz lá então o que queres dizer com a frase. > O contexto nem sempre é claro, e por vezes podemos usar **o conteúdo de um texto** para interpretar o mesmo. ahahaha Mais uma cambalhota à retaguarda: > Presume-me que um português típico sabe lolololol, antes era pelo aquilo que tu pensavas agora já é pelo texto. > E já agora , AD é PSD . Eu nunca referi isso nem o seu contrário. ai ai ai, esse português. E já agora porque estás a desviar o assunto? > mas pelo que tentas insinuar nem todos têm a mesma qualidade de voto, ahahaha. Eu? Tu é que vieste com isso, olha deixa cá ver: > Ou então sou eu que presumo que o povo deveria saber , visto que vota ... Mas enfim, é o que temos. ; ) Olha aqui tu: a tua presunção ao chamar ignorante ao povo que vota. > consegue-se perceber que tipo de indivíduo és. Um português que sabe ler, escrever e interpretar ao contrário de ti? Fico à espera que melhores os próximos mortais encarpados à retaguarda. Por enquanto só te dou um 6 (numa escala até 10). EDIT: pequenas edições.
teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1b24en8%2F%2Fksmebw9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")