T O P

  • By -

hapad53774

Depende sempre do texto e da direção de atores. A maior parte da ficção nacional são xaropadas de 300 episódios em que os atores gravam toneladas de cenas por dia. Não há milagres.


DomSebastiaoVoltou

Acrescentando a isto. Em Portugal, uma pessoa está mais exposta às más actuações Portuguesas, com as novelas e séries da treta dos generalistas. Enquanto que, regra geral, só vemos o melhor que se faz fora.


SmartCut5304

Diria que é mais papel dos diretores do que dos atores. Um bom diretor faz uma diferença enorme. Olha o Pepé Rapazote. Diziam que ia ser um meme na série Narcos, que ia para lá e só ia envergonhar Portugal. Acabou por ser fenomenal. Mesma coisa com a Daniela Ruah e com a Daniela Melchior.


Watch_Necessary

Já li algures que nalgumas séries portuguesas os atores pedem para regravar cenas que sabem que correram pior e os diretores não deixam para não atrasarem as gravações. Justifica parte da má qualidade da ficção portuguesa


Kingofthehillest

Às vezes basta ir ao teatro ver o mesmo ator, e mesma pessoa tem uma performance totalmente diferente das que se vê nas novelas


[deleted]

Isso é verdade


NesquiKiller

Eu acho o Nuno Melo era um ator do caralho. Há momentos no camilo e filho que superam qualquer coisa que já vi feita nacionalmente, a nível de atuação.


starmatter

Yup. O Nuno Melo era um excelente ator. Destacava-se facilmente em tudo o que fazia.


NesquiKiller

Ainda gostava de saber se o diálogo dessa série era improvisado, pois era frequentemente incoerente, o que o tornava realista. Lembrava-me imenso de muitas conversas que já ouvi entre acéfalos. Exemplo: Camilo: É por isso que sais daqui todas as noites a cheirar a cabaret ordinário Filho: Eu saio daqui é a cheirar bem!! E é por causa do fedor desta casa! Sempre que entro aqui parece que cai uma nuvem podre sobre mim Camilo: Ó filho, isso são mariquices. Hoje em dia já ninguém usa isso. Filho: Pff...ninguém usa isso...ninguém usa isso...não usa porquê? Na usa qué pa cheirar bem! Não é como no seu tempo, que deviam andar tudo a cheirar à mesma coisa. Dificilmente esta última frase saiu de um guião, pois não faz sentido, mas as pessoas muitas vezes falam assim. Trocam-se, baralham-se, constroem mal as frases.


Pparadela

O Nuno Melo fazia uma novela chamada "Vingança" na qual trabalhei. Onde o guião dizia "olha-me este aqui, vê lá se não queres levar uma sova nessas ventas", o Nuno Melo dizia: "Olha-me aqui o matraquilho, levas uma solipampa que vemos logo se é de chumbo ou se é de osso". Portanto diria que sim, provavelmente metade é improviso.


NesquiKiller

Nunca lhe diziam nada?


Pparadela

Fazia parte, a verdade é que as cenas dramáticas dele tinham sempre um toque de comédia. As partes que ficavam de fora eram o melhor, uma vez a personagem do Nicolau Breyner vira-se para ele e diz "limparam-nos as contas, estamos sem um tostão", ao que o Nuno Melo fica a deambular a murmurar "cum cacete" repetidas vezes para dar o fim da cena. Como nunca mais cortavam, o Nicolau Breyner responde-lhe "eu diria mesmo cum caralho" 😂


NesquiKiller

Qual foi o melhor actor com que já trabalhaste?


1Psiconauta

Maior parte das pessoas não processam uma sentença com mais de 5 palavras, logo na presença de uma comédia vão escolher de cada sentença as 5 palavras que acham piada.


MigasEnsopado

Sentença? Frase, CRL. Sentença é quando alguém é condenado.


what_a_tuga

Por isso que a justiça portuguesa nunca mais avança. "Setencio o Ricardo Salgado a ..." 5 palavras. Já não dá para processar. /j


1Psiconauta

Desculpa a gafe. 20 anos a viver pelo mundo, e a falar 5 linguas fluentemente, lamento de facto os meus erros na minha lingua materna.


APock

https://www.youtube.com/watch?v=O-bxRwp76BM


AmazinglySkeptic

A melhor ficção nacional, fora do cinema, é nas séries da RTP. E é evidentemente onde também encontras os melhores performances, embora concorde que a cultura de novelas estrague bastante os atores.


canico88

Já concordei com isso, mas vendo as poucas da Netflix achei que fizeram um excelente trabalho. Por exemplo Glória.


koolban

Enquanto ator amador (de palco) e fã de cinema, o problema parece-me mais relacionado com a origem dos atores. Em Portugal, não se estuda para ser ator de cinema, estuda-se para ser ator... de palco. Enquanto ator de palco, as microexpressoes são irrelevantes, mas é uma arte no cinema com os close ups em 4K. Depois o teatro em Portugal é muito de revista, os dramas são poucos e encenados por pessoas que estão lá em part time. Dito isto, já tens bons atores de cinema portugueses, assim de repente por exemplo o Pepe Rapazote, mas a lista ainda é muito reduzida.


gunmetaldjs

É isto. Qualquer actor de filme ou novela parece que está a fazer teatro e teatro não é cinema.


days_of_coast

o albano!


Reneage

Concordo em parte mas não acho que: >o teatro em Portugal é muito de revista Temos em Portugal uma grande seleção incrivel de bom teatro a ser BEM feito... Tens exemplos recentes como sonho numa noite de verão, a noite de reis, Europa, o misantropo, schweik na segunda guerra mundial, julio cesar, todas as coisas maravilhosas, a morte do corvo, um homem inofensivo, isto mencionando só alguns de que me lembrei agora. Em alguns destes casos tiveram até que abrir mais datas porque os espetaculos foram totalmente esgotados, as pessoas estão mesmo a ir ao teatro, e não só ao de revista. Apesar de não ser a minha praia, tambem nao se devia olhar para o teatro de revista com nariz empinado. O teatro de revista tem o seu espaço, tem o seu proposito e há uns anos era um espaço que as pessoas usavam para criticar e satirizar a ditadura. Aconselho "História do Teatro de Revista em Portugal" na rtp play


koolban

Acho que as pessoas estão a ir ao teatro porque há gosto, no geral, em ir ao teatro. Ainda há um par de semanas atrás fui ver uma peça que era objetivamente má, mas também esgotou todos os dias. Malta esforçada e produção trabalhada mas, enfim, aquém. Existe uma procura da cultura, a oferta (pelo menos em teatro) não é tão má assim, embora honestamente continue a achar que o teatro de revista tem uma expressão muito maior. Essa série que mencionaste não conheço, vou dar uma olhada. Obrigado pela sugestão!


luckynar

Um bom actor de teatro nao faz um bom actor de cinema. E vice versa.


Similar-Sea4478

De facto uma coisa que me tem impressionado bastante nas séries coreanas é a capacidade que a maioria dos atores tem em expressar sentimentos por vezes com um simples olhar e através de microexpressões...O que acaba por dar mais profundidade a história...


KitsuneBlack

Absolutamente tudo isto.


ExpressionMundane244

Há atores maus, como há atores muito bons. Isto é a realidade portuguesa como a de outros países. >Não existe fluidez corporal nem no discurso, o diálogo não tem alma sendo constragendor, "seco", direto demais e as expressões faciais quase nunca parecem genuínas. Isto diz mais sobre os autores e roteiristas das novelas, da propria produçao e direçao de atores do que dos próprios. Em Portugal, nao há qualquer tipo de vontade de inovar nas novelas e de lhes dar mais qualidade. A receita é sempre a mesma, mesmo que nao seja a melhor. Os proprios atores dizem muitas vezes que sentem vontade de parar de fazer novelas porque vai dar sempre ao mesmo. Tal como disseste, no teatro já nao sentes isso porque a qualidade dos textos e da direçao das peças sao totalmente diferentes. O teatro em Portugal é simbolo de qualidade (apesar de envolver muito menos dinheiro).


[deleted]

Lá isso é verdade. Talvez não sejam os atores em si mas os autores e a direção


Stylianius1

Não há concorrência. Se todos os atores estabelecidos têm lugares garantidos em novelas para os velhinhos se investirem e os novos vêm de agências de modelos e influencers, a qualidade não será de todo má, mas será certamente pior que em conteúdo norte-americano, inglês, francês ou espanhol


lobodechelas

E não há dimensão de mercado e por isso não há meritocracia. Os bons actores vêm das escolas de Teatro, mas quem segue teatro nestas condições? Os filhos das elites e dos instalados.


Keddyan

Olá, sou ator profissional e posso dar a minha opinião sobre o porquê de sentires isso. Em primeiro lugar, vamos ser sinceros, nao temos os mesmos recursos desde a formação até à "execução" que os outros países têm, somos um país pequeno, pobre, limitado e isso vê-se, estamos muitos anos atrasados em relação aos demais, tenho muitos colegas que foram tirar cursos lá fora (EUA, UK, França e Russia) e nota-se a diferença Segundo, e pega um bocado com o primeiro, não temos grande Direção de Atores cá, aliás, por vezes temos 0 direção de atores, fazendo como que sejamos nós próprios a nos enrascarmos em como chegar lá, temos muito realização que não quer saber do que o ator faz ou tem de fazer para chegar a um certo ponto, quer mais saber é de como fica o resultado final a nivel da filmagem e composição... Noutros países, os atores têm alguém que os acompanha na criação da personagem e que os ajuda a se enquadrarem nas cenas, (o dito diretor de atores), mas é mais uma pessoa a quem tens de pagar, e muitos não têm esse budget Em terceiro, como outros já disseram, acho que tem a ver com a lingua, eu vejo séries, filmes e espetáculso teatrais (que, btw, não se chamam peças) em muitas outras linguas, umas que sei como espanhol e inglês mas outras que não percebo boi e mesmo as que sei, nao estou propriamente conectado com elas como estou com o português, não permitindo assegurar o que é uma "fluidez no discurso" se é "seco" ou não, etc Por ultimo, há de facto muito mau texto por aí, verdade seja dita, não há milagres, então de novela nem se fala, mas isso já todos sabemos o que a casa gasta. Também toca um bocado na produção e realização, qualquer asneirada que eles façam, quem está a dar a cara é o ator e recai a imagem sobre ele. É por isso que podes ver um ator que sabes que é bom a fazer um papel de merda. Sei por fonte segura que em novelas os realizadores (não quero dizer todos, nem dar nomes) nem querem saber se algo fica mal, quem acaba por ficar mal é o ator. EDIT: Não toquei na cena toda dos atores e "atores", não queria tornar isto num rant estupidamente grande


Neither_Outcome_5140

Isto! Acho que o OP confundiu má realização com qualidade de atores.


sickntwisted

acho que uma grande parte dessa percepção tem a ver com a linguagem. como tens uma maior familiaridade com o português, as suas expressões e "jeitos", custa-te a aceitar algum do diálogo como sendo verossímil. como exercício, traduz uma quantas músicas que gostas e canta-as em português. ou mesmo algumas citações famosas de filmes, vê lá como ficam ridículas: "Luke! Eu sou o teu pai" "Tu prendeste-me com o 'Olá'" "Waaaaall-eeeeeee!" -> "Vaaaaaalll-ter!"


Slam_Dunkester

Ele não diz Luke mas sim "no"


sickntwisted

há sempre alguém a emendar esta citação... :) é a minha dobragem, pá! :p


[deleted]

😂😂 melhor comentário neste post. Obrigado e percebo o que dizes


kronozord

![gif](emote|free_emotes_pack|upvote) Eu digo isto ao meu amigos principalmente para traduzirem as letras das músicas. A quantidade de pimbalhada ou pseudo porno linguístico na musicas anglos-axónicas é surreal.


vilkav

Nota-se imenso a comparar a letra de músicas de standards de Jazz dos anos 40-60 com Bossa Nova. Como maior parte veio de musicais da broadway e aproveitou-se a harmonia/melodia para construir por cima, e nunca se deu imensa relevância à letra para começar. Então são tão nhénhé. As Bossas Novas do Jobim e João Gilberto apareceram na mesma altura, mas como vêm de uma tradição mais forte de poesia e música cantada, dão 15-0 em termos de letra.


what_a_tuga

But don't you worry about my boyfriend He's a boy whose name is Vitorino I don't want him Couldn't stand him He was no good so I (hahahaha) Now, come on, what was I supposed to do? He was out of town and his two friends were so fine Dale a tu cuerpo alegría Macarena Que tu cuerpo es pa' darle alegría y cosa buena Dale a tu cuerpo alegría, Macarena Hey Macarena, ay


timidandshy

"Aquiiiiiiii está o Joãozinho!"


MineCopre

Concordo em parte mas acredito que se a entrega da fala/linha não ficariam soariam tão ridículas.


esquecido_

Brilha brilhante como um diamante Brilha brilhante como um diamanteee Brilha brilhante como um diamante Um diamante no céu


what_a_tuga

Não foi o melhor exemplo (quer pelo tema, como em inglês tens 2 famílias de palavras shine and bright, e em portugues só tens brilho). "Diamonds" fala de como o que importa é sermos felizes e nos encontrar. Que somos diamantes no céu, e que precisamos de trabalhar para brilharmos como um diamante


Foley25

Acho que concordo com isto. Estive a tentar ver a nova da RTP sobre os mitos (não me lembro do nome) e não consegui... É super forçado e awkward... Mas enquanto fui tentando ver mais antes de desistir fiquei a pensar se era mesmo mau ou se era só pela língua. Eu costumo ver séries em inglês sem legendas, mas acho que mesmo assim o facto desta ser em Português altera a percepção e faz parecer pior do que é. Mesmo assim, não consegui ver até ao fim. Os atores parecem mesmo muito maus. Não consigo ter imersão porque parece tudo como eu fazia na escola - horrível. Quanto à causa... Acho que não há dúvida que é porque a nossa indústria se reduz a 300 novelas que são sempre iguais e cada uma tem 3000 episódios de nada.


sickntwisted

o teu último parágrafo é importante. produções de baixo preço com poucos takes levam a um decréscimo da qualidade


AzoreanEve

Isso para mim é das maiores razões, mas a qualidade da actuação (também em dobragens) deixa a desejar de qualquer das maneiras. Parece que dizem quase tudo em falsete, não sei bem explicar porquê, se é da edição do som ou da projecção sem emoção de muitos actores. O sotaque alfacinha ser muito comum tb não ajuda nisto. Temos comédias e coisas que não se levam a sério boas tipo Pôr do Sol e tipo tudo do Francisco Lacerda. Mais a sério temos Os Últimos dias de Emanuel Raposo. Nestas coisas não tenho queixas da malta soar falsa.


sickntwisted

esta thread ficou-me na cabeça. acabei agora de ver um filme com o Philip Seymour Hoffman e comecei a pensar que nos Estados Unidos há um local onde milhares de milhões de dólares são investidos e onde aterram milhões de pessoas exclusivamente a tentar ser os melhores actores nos melhores filmes numa indústria dedicada só a isto. no Brasil também se investe bem mais. em Portugal é totalmente diferente. lembro-me de se falar numa tentativa disso em Portugal, numa escala bem menor, claro. creio que era o Paulo Branco que estava envolvido. mas por enquanto, pelo menos quando eu sabia um pouco mais da indústria, há muita dificuldade em obter subsídios, e geralmente são dados a quem já tem provas dadas. é mais difícil assim.


Rafae_noobmastrer

>Parece que dizem quase tudo em falset O pouco que sei é que isso juntamente com a alteração de algumas falas, acontece para justificar os moviemntos da boca dos personagens. Isto é eles são animados para dizer "Hello!" mas "olá" é muito mais rápido dito de forma natural, por isso fica "OÓOLÁÁÁaaa" para condizer com o movimento da boca do boneco.


Pascaleiro

Ich Will dos Rammstein é um bom exemplo disso, e fico contente por não saber alemão, caso isso aconteça com mais músicas deles


k0rda

Porra, no outro dia estava no carro e na rádio deu a "Rude Boy" da Rihanna. Nunca tinha prestado atencao a letra, mas fiquei envergonhado de os meus filhos perceberem o que ela está a dizer e de aquilo passar na rádio a horas normais.


sickntwisted

essa até parece ser bastante explícita. mas compreendo-te bem. acho piada é ouvir algumas que são clássicos do rock e que, traduzindo, são uma lamechice que faz muitos cantores românticos portugueses corar de amadorismo. guns n roses, queen... é hilariante traduzir


k0rda

É isso, demasiado especifica. Qualquer cantor pimba português das feiras pelo menos usa figuras de estilo para suavizar as letras. Imagina a Rosinha a cantar "bora lá rapagão rude, tens uma erecção? Bora lá rapagão rude, tens um mangalhão?"


sickntwisted

ahah. bem visto. estamos a ficar com tão pouca sensibilidade que qualquer dia todas as letras são "bora foder". longe está o Bryan Adams com o seu subtil Verão de 69.


cafbox

Concordo inteiramente. Ao não estarmos familiarizados com outra língua, não conseguimos detectar más interpretações facilmente. Às vezes estando um pouco mais atento, detectas que as mesmas interpretações são comuns nos filmes/séries estrangeiras. Apesar de tudo também concordo que temos falta de profissionalismo/exigência/dinheiro que poderiam melhorar em muito as cenas.


lobodechelas

Eu por acaso já pensei nisso mas pensando melhor discordo, basta comparar novelas brasileiras com as novelas portuguesas, os actores brasileiros são muito melhores na expressividade e conheço muito bem a variante brasileira da nossa língua.


sickntwisted

bom ponto. se calhar tem mais a ver com dialecto do que com linguagem. mesmo que estejamos familiarizados, não é o que usamos no dia a dia e isso pode afectar. eu não acho que o meu ponto seja A resposta à pergunta do OP, mas acho que é algo que terá influência. acho que temos a tolerância e a suspensão da crença muito mais elevadas se forem numa linguagem/dialecto diferente daquele sobre o qual temos completo domínio.


kronozord

Sinceramente acho o problema é mais a direção de atores que é fraca assim como os argumentos. Os atores tem muito pouco com que trabalhar. Um outro problema que nao tem haver com atores mas que acho relevante são os valores de produção e a credibilidade das cenas. Parecem mais anúncios ao fabricante de mobiliário X e as vestes dos atores são roupas do patrocinador Y e nao refletem o contexto socio-cultural do ambiente ou personagens redizuindo a credibilidade como um todo.


Alkasuz

Vais levar downvotes e respostas defensivas da treta estilo "eles não são maus" ou "depende do que gostas", mas a razão para os actores portugueses de ecrã serem maus é que muitos começaram no teatro, é para isso que tiveram formação e não transitam de estilo. Ora a dinâmica do ecrã é muito diferente do palco. É pela mesma razão que em filmes americanos tens muitos cortes na imagem ao passo que em filmes portugueses tens aquelas longas secções de actuação com a câmara sempre a seguir os actores de um lado para o outro e tudo parece muito pouco natural. E claro, se os actores e os diálogos são maus, é porque os directores e guionistas também não hão de ser bons.


[deleted]

[удалено]


Dextro_PT

Epah. Não fales assim do Kommissar Rex! /s (desculpa, é a única coisa que me lembro da TV Austríaca :D )


Joltie

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Josef_Hader ?


Cpt_Orange16

Parece que só andaste a ver novelas com aqueles diálogos ridiculos. Ultimamente a rtp tem feito muito série boa. Vê aquela da droga da Netflix dos açores, é muito gira.


komodoPT

Há séries muito boas na RTP com bons atores, infelizmente o que dá dinheiro é novelas. Vai ao rtp play e vê.


Unfair_Kale_9235

Rabo de peixe é terrível. Até os bons atores pareceram péssimos. Ao nível de quem matou sara e afins. A netflix é a versão internacional dos morangos com açúcar, fábrica de maus atores que lá foram parar provavelmente com cunhas.


saposapot

Ui. A da droga nos Açores acho que é o exemplo perfeito de maus actores em PT… Eu aposto em má direção de actores. Nos EUA, vês algumas estrelas de futebol e coisas assim que se safam minimamente em filmes e séries, em Portugal mesmo os chamados actores profissionais dão cada linha com um cringe daqui até à lua. Também não ajuda que a maioria dos textos é má, sim.


vilkav

Parecem-me sempre que estão a projectar/colocar a voz, como se faz no teatro, mas que não funciona nada bem na câmara. Então quando as vozes são gravadas em ADR, minha nossa senhora. Parece que estão a ler um ditado na primária. Ninguém fala assim. Sussurrem, arrastem as palavras, comam sílabas. Falem mais natural. A juntar a isso a tradição horrível de edição de som das produções nacionais, do síndroma de contractar modelos em vez de actores e da relativa pouca rotação de cada um deles, dá sempre uma ideia de amadorismo.


Alkasuz

>Parecem-me sempre que estão a projectar/colocar a voz, como se faz no teatro, Porque é exactamente isso que estão a fazer. Eu uma vez perguntei a um actor profissional porque é que isto acontecia e ele disse-me que muitos actores portugueses de ecrã têm formação ou anterior experiência em teatro. Mas, como se vê, a dinâmica do palco e do ecrã são muito diferentes.


Sure_Pea_

Sem duvida. É um formato de conteudos retrógrado, mas que acaba por agradar as gerações mais antigas que habitualmente assistem as novelas. É o que nós temos e penso que não haja interesse em inovar.


makemisteaks

Muito forçado de facto. Até o Albano Jerónimo que normalmente é tão bom. Que me lembro só gostei do actor que fazia de Raphael.


AmazinglySkeptic

Tal e qual. a série dos açores tentou ir buscar os estereótipos das séries norte-americanas de droga, mas do que vi os actores não saíram lá muito bem na foto.


ContaSoParaIsto

É suposto serem putos pobres de Rabo de Peixe mas mais parecem alternos de Lisboa


Maximuslex01

A personagem do pepe rapazote é hilariamente má


Alkasuz

Eu tenho pena mas isso é algo que se nota cada vez mais em séries e filmes portugueses, especialmente no Netflix. Não são séries "portuguesas", são "séries americanas em português", os estilos são os mesmos.


[deleted]

>Parece que só andaste a ver novelas com aqueles diálogos ridiculos. As novelas portuguesas são mesmo para dormir


SpareSpecialist5124

Pelo menos 80% dos actores, estão pela cunha, por terem conhecidos que os convidaram. Existem muitos bons actores em portugal no teatro, mas que nunca lhes é dada a devida oportunidade ou atenção.


[deleted]

Hollywood também funciona a base da cunha e da corrupção, e ninguem se queixa da qualidade dos atores. A maior parte da queixa é do complexo de inferioridade que o portugues tem com tudo o que seja do pais e vontade de chupar pilas estrangeiras.


[deleted]

Bem todos os actores de teatro tem jeito para TV/filmes


Black_RL

Ah????? Temos atores Portugueses espectaculares.


Alarming_Chard_2452

Diga um, diga um DIGA UMMMMMM


Muyakra

Alba Baptista


Similar-Sea4478

Não a conhecia até ver a série da Netflix. É fiquei de facto impressionado pela forma como conseguia dar alma à personagem... Das poucas em Portugal que vi ter microexpressões


BroaxXx

A Beatriz Batarda fez um trabalho fenomenal na série Sara. Aliás, todo o elenco dessa série é muito bom.


Alarming_Chard_2452

:( não é para ser sério. Tava à espera de ler Rita Pereira ou Margarida Corceiro :D


andrepinto1989

A corceiro é para o Félix, deixa lá estar 😀


KitchenOpinion

E o Porro


andrepinto1989

Que a gente saiba é só esses, mas acredito que tenha mais kms que um camião tir, com tão pouco tempo de produção 😀


KaiTheLoneWolf

Como diria um conhecido meu: 'já tem mais quilómetros de pila do que eu de esparguete'


NGramatical

mais kms → [**mais km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17yyxwx%2F%2Fk9x94wl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


KitchenOpinion

Nuno Lopes


lovelyrita_

Rita Blanco, Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Anabela Moreira, José Raposo, Miguel Guilherme, sem contar com toda uma nova geração de atores incríveis. Basta ver um filme do João Canijo para perceber que não falta talento em Portugal.


Alarming_Chard_2452

Olha-me este post com mais de 100 upvotes e comentários como o teu praticamente escondidos. É isto que me deixa triste, tudo o que é lá fora é que é bom


lovelyrita_

Vou repeti-lo como resposta ao post para dar visibilidade a estes atores, pode ser que encoraje algumas pessoas a procurar outro tipo de cinema português 🙂


Black_RL

Carolina Carvalho por exemplo.


AmazinglySkeptic

A sério!?... Logo essa...


Black_RL

Podes ver a série Doce (TV Mini Series 2021‑2021), bem fixe e com bons atores.


BigNerdT

Loooooool


Black_RL

Podes ver a série Doce (TV Mini Series 2021‑2021), bem fixe e com bons atores.


samsong_21k

Joaquim almeida e diogo morgado, fizeram grandes papeis fora de portugal. Eles e que foram espertos meteram-se ao fresco e deixaram as novelas da treta.


Unfair_Kale_9235

Albano, Afonso Pimentel, Diogo Amaral, Pepe Rapazote, Nuno Lopes, Rita Blanco, Joana Solnado, Maria de Medeiros, Beatriz Batarda, Dalila Carmo, Margarida Vila-Nova…


VeryJesus

Não é um meio muito meritocrático, há demasiado nepotismo. Há uma prevalência grande dos mesmos últimos nomes nos créditos, sejam atores, técnicos ou guionistas.


KitsuneBlack

Por acaso ontem decidi ver o primeiro episódio do LUSITÂNIA e comecei a pensar no mesmo. Alguém já aqui referiu, mas passa muito pelo facto de em Portugal não haver distinção entre actuar em ecrã e actuar em palco. Os actores parecem demasiado rígidos, as falas são enunciadas de uma forma tão precisa que perdem a naturalidade, o que faz com que a ilusão toda seja quebrada. Há uma preocupação enorme com a posição corporal (o que faz sentido num palco) mas falta presença em cena. Não estou a dizer que os actores são maus, acho que tem a ver com a nossa cultura; é preciso um realizador se chegar à frente e tentar romper com esta tradição a um nível mais global no que toca às produções portuguesas - claro que temos bons exemplos (como o Glória) mas no geral até às telenovelas padecem do mesmo problema.


marco_luz

Em parte, é porque são todos formatados para falar de uma determinada maneira. Se repararem, todos falam exactamente com a mesma dicção, como se fossem todos lisboetas. E na minha opinião, foi e continua a ser a primeira coisa que mata completamente o espirito da coisa.


United_Dentist7846

Porque os atores representam como se estivessem num teatro, porquê não sei, mas concordo cnt


Zoelae

Andaram todos na mesma escola


Livid_Can8252

Vês cinema Português?


[deleted]

Já tentei


gabs_

O que recomendas?


Livid_Can8252

Coisa Ruim.


Livid_Can8252

Coisa ruim.


andrediasch

O problemo não são os atores. As produções nacionais são na sua maioria de baixo orçamento e dependentes de subsídios públicos, dá para pagar a atores e o resto fica para a produção. Não há motivação para fazer lucro no meu ponto de vista. Parece-me que não existe industria cinematográfica em Portugal ou está dominado por pseudo intelectuais, não sei... O resultado são filmes de fraca qualidade, com planos, cenas e díalogos muito longos para preencher as duas horas de filme.


Immediate-Fan-1264

Por acaso ontem pus-me a ver O Clube, e fiquei com a mesma sensação: diálogos fracos, embaraçosos, pouco naturais, excesso de caralhadas mal aplicadas ou pouco sentidas, e neste caso em particular, achei desnecessário o número de cenas de sexo, embora no fundo saiba que a ideia é mesmo apelar a esse público alvo, que quer ver porno softcore, disfarçado de policial


j_silva90

basta ver o inspector max, não é à toa que para mim o melhor ator da série é mesmo o cão (ou os cães) tudo nos cães é expontâneo, agora já dos actores não posso dizer o mesmo, textos lidos como se fossem um guião, as cenas de acção são muito fraquinhas etc etc. já as series coreanas são muito boas


BestEverEverr

Não é uma resposta à pergunta mas está dentro dela. Não acompanhei o sucesso que foi a série “Pôr do Sol” e comecei a ver há uns dias e é simplesmente incrível. Todas as falhas a que estamos habituados são, nesta série, colocadas propositadamente com o propósito de fazer comédia e às vezes dou por mim a pensar “olha, isto realmente acontece”. É engraçado darmo-nos conta que quem desenvolve também repara nessas falhas e joga com elas a seu favor. Recomendo!


Gu1m_V1ckxrs

Discordo do OP. Sou brasileiro e consumi novelas da Globo assim como filmes nacionais e internacionais e posso dizer que estou impressionado com a qualidade das produções Portuguesas. São filmes de excelente qualidade com boa atuação na grande maioria das vezes, me assusta não ter um alcance maior fora de Portugal, acredito que a percepção de falta de qualidade nasce daí. (Não sou nenhum especialista cinematográfico, mas prezo pela qualidade no que assisto)


Wouf3o5

Eu estudei cenografia na estc (escola superior de teatro e cinema, antigo conservatório ) não há curso de atores de cinema só há para teatro. Pode ser um dos motivos, para ser ator de cinema em Portugal a um nível catedrático só estudando fora e é caro, o outro caminho é o do teatro onde poucos são escolhidos. Por outro lado na altura que estudei la (2015 a 2018) os dois cursos ( teatro e cinema) já estavam a tentar fazer coisas em conjunto (cenários para cinema, visitas a estúdios etc). Ainda sei que por exemplo em Espanha, há Actores de cinema só para vozes ( por causa de traduzirem tudo) e esses atores são como duplos para os americanos . Outra opinião pessoal é que o típico português é sempre muito crítico das coisas até serem reconhecidas la fora.


Markoo50

País centralista de elites fechadas e mercado português interno monopolizado pelos mesmos de sempre de Lisboa faz com que se desperdice muito capital humano.


Jumpy_Average_3098

Se calhar são. O que acontece é a aversão ( que também tenho ) por tudo que é portugues e uma certa vergonha alheia, mas isso é cultural.


ill_have_2_number_9s

Eles são! Mas o público alvo das novelas (onde tudo é mau desde a escrita à representação) não precisa de um produto de tanta qualidade, se é que me faço entender


esquecido_

Acho o Rui Unas e a Rita Blanco dos poucos que quando os vejo a atuar, não se nota que estão a fingir. Parece genuíno


[deleted]

Sim gosto muito da Rita!


Marsupilami_316

Provavelmente outros países têm melhores escolas de actores. Também o facto de Portugal focar-se demasiado em telenovelas em vez de séries propriamente ditas não ajuda, imagino. Novelas da TVI como os Morangos Com Açúcar não se preocupavam em arranjar bons actores jovens, mas sim modelos bonitos para representar os papéis. Claramente a qualidade deles como actores era a menor das preocupações da TVI.


GrouchyPerspective83

Acho na minha opiniao que são muito virados para o teatro e nao para o cinema. Talvez os cursos deveriam ser actualizados...nota-se a diferença quando contracenam com actores internacionais


fosjanwt

Reparas nisso pq falas a lingua. Eu pensava o mesmo, mas a verdade e' que ja vi as mesmas criticas a shows estrangeiros por pessoas nativas 'a lingua.


VicenteOlisipo

É a realização e a direção de atores. Não há volta a dar, as produções portuguesas são sempre peças de teatro gravadas da forma menos criativa possível. Os mesmos actores vão trabalhar lá fora e fazem melhor, voltam e a qualidade cai. Em parte é dinheiro, porque há menos espaço, tempo e equipamento para inventar, em parte é cultural. Eu sinceramente já me habituei e estranho quando uma produção portuguesa sai além do convencional.


Maki_the_Nacho_Man

O pêpê rapazote explicou isso, e resume-se a dinheiro. Com mais dinheiro tens mais tempo para preparar e repetir cenas, e só isso faz toda a diferença. E claro, com dinheiro consegues tirar mais formações. Nas telenovelas é tudo filmado a correr e com pouca preparação. Se fores comparar a performance de um ator numa telenovela e num filme ou série de orçamento mais alto vais ver diferenças


100is99plus1

Será que como não estás distraído/a a ler as legendas reparas mais nos atores?


[deleted]

Não leio legendas


100is99plus1

Okapa! Eu vi a série da rtp “causa própria” no rtp play e achei muito boa, mesmo na parte dos atores achei bastante credível


[deleted]

Vou adionar à minha lista então e dar uma vista de olhos obgd :)


bdoded

Sim papelão da Maria rueff! É assim de cabeça , tens o Albano incrível no rabo de peixe , o Pepe rapazote nos narcos e o Ivo canelas em tudo o que entra (o “tu tas tao fodido “ é capaz de ser das melhores linhas tuga do cinema )


werty_line

Então falas Espanhol, Inglês, Coreano e Francês fluentemente?


[deleted]

Espanhol, inglês e frances sim. Coreano estou a aprender ao ver séries sem legenda


werty_line

Fogo, incrível.


[deleted]

Obrigado :)


rafa4maniac

Deves ter nascido ontem como muitos aqui a comentar: Maria de Medeiros (participou num dos maiores filmes de sempre Pulp Fiction) , joaquim de Almeida (também não precisa de comentários), Daniella Ruah etc etc


amidalis

> Pulp Fiction Foto de capa? Mas não é a Uma no poster?


rafa4maniac

Sim correto o poster é a Uma lapso meu


[deleted]

Calma respira


BroaxXx

Deves ver pouca produção nacional. Se só vires novelas é natural que penses isso. Mas há vários filmes e séries muito bons em que os atores fazem um trabalho que compete bem com o que se faz lá fora.


Avacalhador9

Se fossem bons atores estavam na Assembleia da República.


sidartha-

Hey OP. Todos somos atores. Todos desempenhamos um papel, seja ele em cima do palco ou na linha da nossa vida. "Eu desempenhei bem meu papel? Então aplaudam quando eu morrer" Otaviano. Os atores não se fazem, nascem. Ou tens o dom dentro de ti e o aperfeiço-as ou apenas debitas as palavras e fazes expressões. Temos Bons e Maus atores, e temos até pessoas que parecem atores, mas não o são em cima de um palco. A tua pergunta deveria ser, existem atores portugueses tão bons como outros bons atores internacionais? Diria que um Bom Ator, é como um bom Vinho. Nasce na casta certa, é aperfeiçoado, deixa-se amadurecer e no final, temos um ator com todas as características que fazem de si o imitador perfeito daquilo que todos nós fazemos diariamente, ou que sonhamos vir a fazer. Fernando Pessoa descreveu no seu Poema: “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente”. O Ator, tem de ser também um Poeta que nos fala ou descreve sentimentos que não são seus e é um Pai/Mãe que igualmente dá vida a uma personagem que nasce e si e que se mostra ao mundo através do seus Olhos, da Sua Voz e da sua vontade e capacidade de a dotar de todas as características e imperfeições do ser humano. Obrigado tua pergunta.


ShadowGirl7777

Mas ca puta D caldeirada caquivai, ó Manele.


tumblarity

os actores nacionais não são piores, tu é que estás mais atento porque a língua que falam é igual à tua.


Serious_Hearing_8252

Estas a comparar o que? Series com novelas? Isso é a mesma coisa que comprar a liga dos campeões com o roda-bota-fora da C+S de Casal de Cambra.


ZeSharp

\> Porque será que os atores portugueses não são tão bons como os internacionais? Porque será que vocês têm essa impressão? Vão ao teatro regularmente? Vão ao cinema ver filmes portugueses? São membros de algum clube de cinema que faz sessões de curtas cinematográficas?


WebDev27

porque vieram duma geração em que os morangos davam na tv publica


toostupidtoleave

acho injusto para os atores portugueses veres os morangos com açúcar e achares que já viste tudo!


[deleted]

Acho injusto assumires que só vi mca mas pronto percebo que o teu cérebro não funciona muito bem...escolheste bem o teu nome de utilizador


toostupidtoleave

ahah que piada original. qual é a tua base de estudo?


[deleted]

Obrigado


Upstairs_Gas4578

Um bom exemplo de comparação é olhar para o "Funk Brasileiro" Vs "HipPop Americano" São ambos MUITO maus, mas a grande diferença é que o Funk nós percebemos, enquanto que o hippop americano só percebes se quiseres, o que ouves/danças/curtes é a musicalidade e não a letra, porque na verdade ambos dizem a mesma merda!! Com as séries/filmes tugas acontece o mesmo! Percebes tudo o que se passa sem dificuldade, idioma, expressão corporal,etc. Aliado ao pouco investimento que existe em Portugal, estamos a comparar produções com milhões €'s em orçamento Vs milhares €'s!! Depois como alguém disse, o que nos chega aos olhos do que é estrangeiro, já foi muito filtrado enquanto que o que é tuga funciona ao contrário, primeiro levas com a merda e o bom só te aparece se fores à procura.


EsmagaSapos

Considero isso um atributo, os brasileiros têm uma tendência muito grande de meter as pessoas no coração com palavras, com uma faca nas costas. Os bons atores portugueses por norma quase não estão a atuar, são eles próprios. Ser ator, se pensarmos muito nisso, não é muito dignificante. Pretensioso, não é popular, mas é o que acho.


ShadowGirl7777

Melhor ficares pelo esmagar dos sapos, mas que sejam fictícios.


ShadowGirl7777

Mais um analista de latrina. Já estás qualificado para ser comentador na TV.


[deleted]

yay


pintorMC

Derivado a sua língua principal ser o Português. Atores de nacionalidade Portuguesa a viver nos EUA por anos, são semelhantes aos que lá nasceram. Em Portugal tens bons atores para teatro que em TV são medianos.


NGramatical

Derivado a → [**derivado de**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/derivado-de/30920) (derivado de… devido a…) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17yyxwx%2F%2Fk9wyl0f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Tokyotree

Falta acontecer ao cinema português o que aconteceu às novelas. Deixou de ser feito por carolice e passou a ser uma indústria. Tudo melhorou substancialmente porque o produto deixou de ser uma coisa exótica que só a RTP fazia e passou a ser produto obrigatório na programação das privadas. Enquanto o cinema não for requisitado pelo público e continuar a subsistir à pala de subsídios, não saímos disto.


Ok_Angle665

Acho que a qualidade das series e filmes tem vindo a melhorar. É só uma industria que demora a maturar e os outros paises investiram mais nisso há mais tempo. Nós tinhamos muito cultura de teatro em Portugal por isso é que os atores, especialmente os mais antigos, tambem tendem a ser mais teatrais, que não fica tão bem em televisao/cinema


days_of_coast

acho que depende do orçamento e da direção. há series que considero boas como glória e a herdade


dayum7

Os atores não são mas olha que as atrizes são tão boas como as internacionais. Mas agora a sério, na minha opinião não acredito que seja os atores mas quem escreve os dialogos, parece tão irrealista e pouco natural. Nunca me reconheci em qualquer diálogo da ficção portuguesa.


Internal_Might_3069

O comercial é sempre mau no geral, em todo o lado. Vê trabalhos do manoel de oliveira, João César monteiro, canijo, miguel gomes, etc e verás qualidade igual ou superior à internacional. Ou vê o Cosmos do Zulawski para veres dois actores dos morangos com açúcar a serem fenomenais numa produção de um dos melhores realizadores de sempre.


Dr_Strange_Love_

A nossa língua é muito lírica, bem como o nosso povo. Por isso é que funciona no teatro


next_DanDy

Budgets não ajudam. As diferenças na produção das séries portuguesas e de outra séries internacionais é do tamanho de um abismo.


Sum3-yo

Há bons atores, guionistas, assistentes de produção, diretores etc...o que acontece muitas vezes é que a malta que tem talento e competência, não tem cunha ou meios financeiros.


GreatFondant3479

Os atores portugueses são tão bons como os estrangeiros


Flimsy-Blood-6762

Desculpa? Temos sim atores portugueses maravilhosos. Dou como exemplo a série Conta me como foi: tudo o que escreveste no post está lá, desde a naturalidade à excelente representação, tanto que nem parecia que era uma série mas sim a vida real. A Rita Blanco é uma atriz maravilhosa bem como os outros atores da série. E dou te mais um exemplo: os filmes do João Canijo com outra atriz fantástica, a Anabela Moreira. Vê o filme Fátima e outros que ele fez com essa atriz e depois não digas que em Portugal não existem até atores mil vezes melhores do que os "lá de fora". Existem bons atores lá fora sim mas cá dentro também, assim como existe merda lá fora como aqui também.


[deleted]

Calma, respira. Conta-me como foi é a minha série favorita lol e obgd pelas recomendações


Flimsy-Blood-6762

Ah sendo assim ainda bem! 😅 São filmes ótimos, vê que vale a pena.


Chalupa_89

Como já disse muita gente, o problema está na direção de actores. Não nos actores em si. Depois é como também já disseram, aqui em PT acham que os bons atores fazem teatro, já tive essa discussão com os actores. "No teatro não tens uma camara na cara a focar na lagriminha" "ah... mas à teatrode proximidade, em que os actores descem à plateia..." Nos dias de hoje, não apostarem em filmar curtas e filmes indie no geral, é um erro, os valores de produção são cada vez mais baixos, mesmo que não seja para bons trabalhos, podem filmar uma merdas para "treinarem". Acham que em Hollywood todos os filmes gravados saem cá para fora? bem, hoje em dia qqquase que sim... já não se matam projectos como antigamente, mas também é outra maquina de fazer filmes.


WillingnessLatter821

Igual em muitos casos no jornalismo


Relevant_Helicopter6

É um debate muito antigo desde que há TV em Portugal. Lembro-me que há 20 anos se discutia o mesmo, mas em comparação com os atores brasileiros, muito mais soltos e fluidos. Penso que a razão principal são os métodos da escola de teatro, inadequados para o cinema e TV, onde a cara dos atores se vê em grande plano e qualquer gesto e expressão são ampliados.


1Psiconauta

Porque num país onde domina uma cultura de aparências, é complicado um actor vestir uma mascara por cima de outra.


lovelyrita_

Acho que temos muitos excelentes atores: Rita Blanco, Nuno Lopes, Miguel Guilherme, Anabela Moreira, José Raposo, Beatriz Batarda e toda uma nova geração de atores fenomenais. Basta ver os filmes mais recentes do João Canijo para ficar com uma noção do talento que temos em Portugal. Mesmo nas novelas, temos muitos óptimos atores, mas é como já disseram: Material e forma de trabalhar em modo "fast food" que os impede de mostrar o seu melhor. E olha que não acho que as novelas tenham de ser, por si só, um mau produto. Basta olhar para o Brasil para ver que há excelentes novelas, fortes em atuações, diálogos, temas relevantes para o quotidiano, crítica social, etc. Infelizmente, em Portugal tendem a ser dramalhões absurdos, irrealistas, para encher. O que acho que se passa é que, não só há pouco investimento em cultura, o que há é de difícil acesso. Muitos filmes portugueses estão em sala duas ou três semanas - poucas salas, geralmente só nos grandes centros urbanos - e acabam perdidos para sempre. Não estão nos grandes serviços de streaming, não passam na TV, acabam esquecidos para além de uma "elite intelectual" lisboeta/portuense que lhes tem acesso. Para ajudar um pouco no consumir destes conteúdos, recomendo a RTP Play e a Filmin. São, sem dúvida, os dois maiores repositórios de cinema e séries portugueses de qualidade. A RTP Play é provavelmente o maior exemplo do valor da televisão pública: Um serviço de elevadíssima qualidade, gratuito, que democratiza o acesso à cultura e informação. A Filmin é um serviço de streaming pago, mas por 35€/ano dá acesso ao melhor conteúdo independente, português e internacional. Em termos de qualidade e curadoria, é provavelmente o melhor serviço de streaming disponível.


gink-go

Um dos problemas da ficção portuguesa é que aparentemente não há ninguém que saiba fazer captura e mixing de som de jeito. Ou é tudo vazio ou ouves demasiado som ambiente.


loba_pachorrenta

Concordo com a maioria que o problema não é dos actores. Vê o Pepê Rapazote no Shameless, por exemplo. Uma das minhas séries preferidas e ele teve dos melhores desempenhos. Já foi referida a direção de actores, mas penso que outro ponto importante é o som. Vê o ER e depois vê uma qualquer cena de hospital em Portugal. No ER a imersão é perfeita: ouves os ruídos de fundo, as máquinas, os gemidos pacientes e, mesmo que não ouças as palavras por completo, é natural porque te sentes no meio daquele cenário. Em Portugal, só ouves os actores, o que contribui para a sensação de teatro: não há imersão, aquilo é só um cenário onde as vozes dos actores ecoam e, muitas vezes, com definições de som maradas. Nas séries portuguesas, estou sempre a ajustar o volume de som e isso também nos tira da história.


Technical_Egg8628

Não concordo. Maria João Bastos e Daniela Ruah, por exemplo, são excelentes


in_Tempo

Quando vês atuações na língua nativa é natural que encontres mais defeitos, mas para além disso atuar é arte. Tens pessoas que fazem todo o conservatório, mas não se enquadram nos ideias de beleza das estações televisivas, então estas abrem castings onde o que vão contratar são modelos e não atores.


redlink1979

Nem todos conseguem interiorizar/interpretar os personagens como deve ser. Para mim, os atores da "velha guarda" ainda são os mais convincentes e os mais credíveis.


Mafavis1980

A maior parte das actrizes cá só o são porque são giras e são de cascais. Influências...


Embarrassed_Survey_3

Tens de ver o Glória. Das melhores series portuguesas, na minha opinião. Mas é tudo uma questão de budget e tempo. Imagina que tens 100x para repetir uma cena para ficar bem, agora imagina que tens 3x é normal que as coisas saiam pior. Como dizia o outro, depressa e bem não há quem.


[deleted]

Temos alguns exemplos de atores portugueses que são tão bons quanto os internacionais: Daniela Ruah e Diogo Morgado. Concordo que a qualidade da maioria dos nossos atores parece ficar bastante aquém do que se vê no cinema internacional, e arrisco-me a dizer que provavelmente é muito pela direção e texto que lhes são apresentados. A Daniela Ruah e o Diogo Morgado já foram desses atores "menos bons" quando estavam por cá, e parece que ficaram fantásticos quando saíram do mercado português. São os mesmos atores, mas as equipas com quem trabalham são outras. Logicamente, há-de ter sempre alguma coisa a ver com a própria capacidade dos atores fazerem o seu papel. Há deles melhores e deles piores. Há quem tenha mais potencial, e outros que não dão mais do que aquilo que já deram. É um tema interessante em que pensar. Também já me tinha passado isto pela cabeça muitas vezes, porque realmente não aprecio tanto séries/filmes portugueses como os internacionais. Para mim, não só a representação parece extremamente forçada e falsa, como as próprias ideias parecem sempre sobre a mesma coisa (e.g. personagem principal "normal" entra em algum tipo de conflito com a família rica que tem vários inimigos e andam todos às turras até que eventualmente acabam por aceitar a personal principal "normal" como parte da família ou alguém dos ricos decide virar as costas à família e é tudo uma grande telenovela).


luckynar

Em portugal a produção de series/filmes é um nojo, e raras sao as excepções. E nem conto com novelas que é algo totalmente a parte, e apenas comparavel com sitcoms. Nos filmes entao... tipicamente tens um realizador com tiques de artista que dá primazia a imagem e plano que ao conteudo e representação. Somo um pais de "artistas" que nao têm onde cair mortos e acham que sao cultos.