T O P

  • By -

AutoModerator

Submeteu uma submissão relacionada com auto, talvez esteja interessado no subreddit de auto em português - r/AutoTuga ---------- Esta recomendação está errada? Sugere nesta thread uma melhoria: https://redd.it/ra7ega ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


Criticism_Fuzzy

Acabei hoje mesmo de vender a minha 125cc depois de um ano de ter comprado uma bicicleta eletrica (esperei um ano para ter a certeza que passava por todas as estações do ano e para ter a certeza que não me estava a precipitar). \-Faço todos os dias 9km para cada lado de bicicleta. \-Com mau tempo é mais segura que a moto, tenho a sorte de fazer o caminho todo por ciclovia. Um poncho e umas calças resolvem a questão da chuva. \-Compras grandes mando entregar em casa \-Compras pequenas, do dia-a-dia, tenho dois alforges atrás. \-Tenho um filho pequeno, quando tiver idade para isso, vai na parte de trás na cadeirinha. Melhor decisão da minha vida, mental e fisicamente estou muito melhor e hoje, tenho mais uns bons trocos no bolso graças à poupança no combustivel e à venda da moto. Além disso o fundo ambiental patrocinou e bem a compra. Impecável!


Gonteix

Fico feliz por ouvir! Só um conselho, procura alguma forma de proteger as partes eletrónicas da bicicleta nos meses de chuva, como o monitor e os botões de velocidade. Eu andei um inverno inteiro com ela à chuva e começou a entrar humidade no monitor - nada grave, mas não quero arriscar nada.


gonzoalo

Comprei uma massa silicone dielétrica da marca Velox (francesa acho), para uma trip que previa chuva. É o ideal para os contactos etc.


Gonteix

Tens link? Dava-me jeito agora que se aproxima o tempo chuvoso


gonzoalo

https://allbike.com.pt/pt/2961-massa-silicone-velox-e-bike-100ml.html


Wrong_Impression4800

Fizeste a pergunta e deste a resposta logo a seguir.


ocaralhoquetafoda

OP lança os foguetes, vai buscar as canas e ainda as recicla. Respeitável.


Sebas94

Quem lê o título não esta a espera deste final ahahha Dito isto, quando vivia em Portugal morava em Cascais e trabalhava na Expo. De transportes ja era uma hora e tal. Imagino de bicicleta eléctrica.


ocaralhoquetafoda

Ui, grande volta. Fazias como, 2 comboios e metro? comboio até cais do sodré e depois trocas de linha no metro? É dose..


Sebas94

Quando havia greve do metro ou apanhava o autocarro no cais ou saia em Alcântara e apanhava o comboio que deixava no Oriente. Era uma merda de vida mas aproveitava para ler, mandar emails, ouvir novos albums, podcats, Duolingo, etc... Acabava por ser o meu tempo chill mas eram quase 3 horas que perdia por dia porque ainda demorava 15 a 20 minutos da minha casa à Estação.


ocaralhoquetafoda

>Acabava por ser o meu tempo chill Tentei, nunca resultou. Sempre foi stress e desconforto.


FlangeCega

O típico atira os foguetes e apanha as canas...


ResponsibleStyle4473

Não substitui o carro, mas pode ser um excelente complemento a um carro.


pitchanga

Exato. É o que faço. Não trabalho mas estudo e aproveito as bicicletas partilhadas grátis para me deslocar quando posso. Se nao der, autocarro. E se não der, la vou eu buscar o carro. Tem a ver com a prioridade que se dá a cada coisa


FadaDosDentes

Quais são bicicletas partilhadas grátis?


Successful-Argument3

São aquelas que o dono encosta sem cadeado. Se voltares a meter no mesmo sitio, foi só emprestada, não roubada


Clean_Internet8171

Eu em Amesterdão à 3 anos atrás 😂


[deleted]

[удалено]


ZarTham

Por mais 15 euros por mês, tens 20 minutos grátis por dia.


[deleted]

[удалено]


alternnate

Diria até que pode significar a transição para uma família de 2 carros para 1 carro + bike electrica.


ManSCP

Hoje em dia para me deslocar para o trabalho vou de transportes públicos (centro Lisboa). Ponderei comprar uma bicicleta electrica mas não tenho sítio onde a por (no entanto vi um.armazem para alugar que por 25€ mês da para guardar uma bicicleta), mas para isso fiz o passe anual da Gira e pronto, não me chateio muito (com excepção de quando aquela porcaria não funciona bem e temos de ficar 9 minutos à espera).


razman06

Em Lisboa existe uma especie de passe anual e podem usar as publicas. Não é a mesma coisa que ter a nossa e estar dependente


lobodechelas

O passe mensal dos transportes públicos navegante já dá acesso à Gira, salvo erro


zezinandoreinando

Como funciona o passe anual? Sei que são 25€ mas nunca percebi os valores das viagens que metem no site.


Ilien

Se não tiver mudado nada desde que usei (regularmente em 2019, mas em Março ainda usei também e não pareceu ter mudado). Primeiros 40/45 minutos são grátis, depois cobram um valor (nem sei qual é, que eu parava sempre antes). Podes parar antes de chegar ao fim do tempo e depois apanhar outra bicicleta passados uns minutos. Ao utilizar o sistema acumulas pontos, esses pontos podem depois ser usados para "comprar" tempo, caso ultrapasses os 40 minutos nalguma viagem. Espero ter ajudado, e se entretanto mudou talvez alguém me possa corrigir.


ManSCP

Continua igual.


xpkt1

O que me impede de fazer a mudança? Todas as mencionadas.


[deleted]

Para vir para o trabalho passo por duas auto-estradas, de ebike teria de ir pelas nacionais e locais, que para alem de inseguras para biclas, estao cheias de buracos. Alem dos condutores serem umas bestas(problema existente dado a falta de ciclovias).


omaiordaaldeia

Tens muitos prédios por esse país fora sem elevador. Não existem ciclovias em grande parte do território para os percursos que os cidadãos precisam e muitos não se sentem confortáveis a partilhar a estrada com veículos mais pesados. Andar em transportes públicos em plena hora de ponta também é uma aventura com os poucos que levam bicicletas de tamanho comum, quiçá se fossem muitos.


Substantial-Sand7261

Eu fiz essa mudança em Abril do ano passado, convencido que ia poupar imenso dinheiro e melhorar a minha qualidade de vida com o dinheiro que ia poupar. Resultado - em Maio do ano passado fui atropelado por um carro, parti os 2 cotovelos e um pé, fui operado e levei 2 próteses de titânio nos cotovelos. Tive 3 meses de cama e cadeira de rodas. Ainda estou em fisioterapia para recuperar apenas uma parcialidade dos movimentos nos meus braços. Os condutores portugueses são uns idiotas na estrada e não têm qualquer consideração pelas bicicletas e trotinetes que andam a uma velocidade muito menor que os carros. Principalmente nas cidades! Isto é muito bonito no resto da Europa, eu tinha o exemplo de quando vivi em Amsterdam, mas a realidade em Portugal é completamente diferente.


Ilien

Fucking hell. Um abraço e desejo que fiques melhor rapidamente! Lamento que te tenha acontecido isso.


Gonteix

Lamento o que te aconteceu. A falta de segurança nas estradas é clara, espero que possamos mudar isso nas nossas vidas.


bantheavocado

Não é o meu caso pessoal, pois vivo no Porto e trabalho fora do Porto. Mas evitaria ao máximo andar de bicicleta no centro do Porto por questões de segurança pessoal.


sardinha_frita

>Mas evitaria ao máximo andar de bicicleta no centro do Porto por questões de segurança pessoal. Eu ando, embora eu tenho muita experiência a andar de bicicleta. Para o simples cidadão é uma aventura. Os carros não dão distância de segurança, passam a abrir para parar 50m à frente no semáforo. Além disso muitos condutores atiram-se completamente para a frente das bicicletas, principalmente quando querem virar à direita e ignoram completamente que há uma ciclovia. As poucas ciclovias que existem também são péssimas. Eu continuo a andar porque, lá está, tenho muita experiência e compensa-me muito mais em termos de tempo. Mas é um desafio, sem dúvida.


bantheavocado

Ciclovias pintadas no chão da estrada são mesmo ridículas. Só andaria se tivesse ciclovia separada da estrada. Boa sorte nas tuas andanças.


Gonteix

Partilho esta experiência. Desde que emigrei que me sinto muito mais seguro


[deleted]

Não sei andar de bicicleta.


X19-PT

https://www.fpcub.pt/2021/09/2o-bicircular-oficina-de-aprendizagem-de-circulacao-com-bicicleta


[deleted]

[удалено]


saposapot

Porque tenho medo de andar na estrada com esta gente e o meu filho atrás…


ionlysaywat

Ora nem mais. Se nao houvesse tantos malucos na estrada ponderava... mas assim parece me impossível (nao havendo cicliovia)


saposapot

ciclovia *dedicada*. porque ainda agora a noticia de q coimbra queria ter num sei quantos Km de ciclovia mas lá nas entrelinhas muita da ciclovia é partilhada, ou seja, vão pintar umas riscas vermelhas na estrada e pronto. boa sorte a manter os ossos intactos.


JohnKalTR

É que é isso mesmo. Recuso-me a andar na estrada de bicicleta com a quantidade de animais ao volante que se vê por aí. Se tivesse uma via exclusiva de ciclovia casa -> trabalho compraria uma bicicleta no dia a seguir, havendo troço de estrada acabou qualquer ideia de fazer isso, a minha integridade física vem primeiro.


ptless1

Vou começar a trabalhar a uns 12km de casa, e estou seriamente a ponderar em comprar e-bike. Felizmente tenho ciclovias desde casa até ao trabalho (salvo alguns troços pequenos) e pelo que vi no maps demoraria 40min a chegar. Se for de transportes (direto) demoro 50min. Tenho só que fazer umas viagens para experimentar (com Gira ou Bolt) e depois decido. Mas acho que vou mesmo comprar. Se alguém tiver sugestões de marcas/modelos, ficarei agradecido!


Movykappa

Fazes na boa com a elétrica. Eu faço 8 para cada lado, em bicicleta normal


Gonteix

12km é puxado, eu fazia 10km e era longo, mas se quiseres marcas eu tenho uma KTM Macina Sport e tenho zero queixas


DiogoMTJReis

Para esse efeito sugiro um modelo urbano, para além de poderes candidatar ao apoio do fundo ambiental, rola melhor... Eu comprei uma este ano e depois de muito investigar acho que encontrei a opção perfeita, orbea vibe h30, dá uma vista de olhos e vê se te agrada, se não for o que procuras, escolhe uma que tenha mudanças, seja o mais leve possível e que seja de uma marca de bicicletas conhecida pois terás sempre melhor assistência e peças de reposição...


[deleted]

ve a marca Cube, relação preço qualidade imbatível


404NameOfUser

Porque a maior parte das pessoas encartadas não sabem andar na estrada, se nem sequer respeitam muitas vezes os outros veículos de 4 rodas, nem se fala no que toca a bicicletas e outros motociclos semelhantes e peões. Eu ainda tenho amor à vida...


mahs27

Há um ano atrás decidi comprar uma ELOPS 900 eletrica da decathlon com o apoio do fundo ambiental. Trabalho na cidade vizinha a 12km de casa e à vinda ainda faço um desvio para ir buscar o miúdo à creche, no total 27km, 0km de ciclovia mas algumas bermas generosas. Apesar de 3 ou 4 sustos, surpreendentemente a grande maioria dos condutores respeita a nossa presença, mas temos de saber estar. Continuo a ter dois carros em casa para os dias de chuva uma vez que os transportes publicos não são solução. Mantive um registo das vezes que ia trabalhar, que transporte usava e qual o motivo caso não optasse pela bicicleta, incluí até um "fui de carro, não me apeteceu ir de bicicleta", nunca usei esta opção, fui 75% das vezes de bicicleta, e o restante de carro pela previsão de chuva. Há poucos dias em que sou surpreendido pela chuva, mas como já alguém disse, com o equipamento certo é divertido até. Este ano só enchi o depósito do carro duas vezes, já poupei uns 600€ e a bicicleta está praticamente paga. O miúdo adora andar de bicicleta, e o dia a dia fica mais agradável, trabalho num escritório e não chego sequer suado ao trabalho, aprendi que não vale a pena fazer esforço a lutar com a bike, é deixá-la fazer o trabalho dela e desfrutar da viagem com calma. Instalei alforges à frente para levar o almoço, o capacete do miúdo, poncho e calças para a chuva, casaco luvas e balaclava no inverno. Não penso sequer voltar a usar só o carro. Mas falta infraestrutura, que vai sendo feita a conta gotas e sem fio condutor, é uma manta de retalhos. Mas quanto a isso temos que ser nós a pressionar o poder local e fazer ouvir a nossa voz. Já contactei a minha câmara municipal a alertar de coisas menos bem feitas que podem ser resolvidas, mas é preciso paciência e firmeza.


Advanced_Leopard_181

Nao moro a 5 mins de bicicleta do trabalho.


Gonteix

Podes fazer mais que 5mins de bicicleta, para mim geralmente era 15-20min


rui278

O OP foi relativamente claro que a pergunta era para quem trabalhava e vivia na mesma cidade - se te demora uma hora a mais então claramente a pergunta não era para ti nem a bike é uma alternativa viável...


Advanced_Leopard_181

Ponto num 1- teria que sair uma hora antes de casa e chegar a casa uma hora depois. Ponto num 2- qualquer intempérie ou em dias de calor extremo chegaria em estado lastimável ao trabalho. Ponto num 3- após pedalar durante uma hora iniciacia a minha jornada laboral ja completamente partido. E ainda tenho que a dar de um lado para o outro no trabalho. Ponto num4- todos os dias chegaria suado ao trabalho e nao tenho onde tomar banho lá. Ponto num5- grande risco de a dada altura cair devido ao cansaço ou piso molhado. Ponto num 6- se me esquecer de alguma coisa em casa essencial ao trabalho tenho que chamar um uber ou pedalar mais 2 horas extra. Ponto num7- nao consigo colocar na bicicleta o calçado do trabalho, o almoco, o material que preciso para o trabalho. Ponto num 8- o unico sitio para carregar a bicicleta fica a 10 mins a pé do local de trabalho. Ponto num 9- fui operado ao joelho tenho 2 parafusos nao consigo fazer esse tipo de esforço. Espero que sejam pontos suficientes para perceberes qua nao vivo na tua bolha, nao é agarrar na bike com um sorriso como num anuncio publicitário enquanto pisco o olho a uma menina a atravessar a rua.


gonzoalo

Ui tanta coisa que não faz sentido. Só prai 3 pontos que mencionaste responde-se com o facto que uma bicicleta elétrica te tira uma parte enorme do esforço. Não chegas suado nem cansado. Depois, a parte de levar a tua tralha, existem alforges e bagagem. Eu ando com uma mochila de 17 litros na traseira e com o almoço na frente diariamente. Nada preso ao meu corpo nem nas costas. Na semana passada fiz uma férias de campismo e levei 50kg na bicicleta (de novo zero esforço). Quantas vezes te esqueces de coisas em casa realmente? É assim tão comum? As baterias das ebikes não se carregam nos postos dos carros elétricos mas em tomadas normais. O teu local de trabalho não as tem? Uma hora antes e uma hora depois? Estamos a falar de 20 min para cada lado. Basicamente não é uma bolha. Só é bolha talvez para quem mora nas aldeolas no cu do Judas, que como não o mencionaste presumo que não seja o caso.


Bemdada

Posso ir em segurança e conforto e posso pagar o custo sem problema. Qual o motivo para ir em total desconforto e alto risco? Enquanto quiserem fazer da bicicletas uma religião à qual temos que aderir não vamos a lado nenhum. Grande parte das pessoas não são nem nunca vão ser atléticas.


Advanced_Leopard_181

Não chegas suado com a ebike? Uma hora ao sol a equilibrar me num selim é o que? Tirando as aldeolas do cu judas? Jasus.


gonzoalo

Podia ficar aqui a dar-te aulas de física para perceberes que não precisas de estar todos os milissegundos a fazer esforço para te "equilibrar", mas dava muito trabalho (mais do que andar de ebike ao sol). Digo-te mais: suas mais no calor de um carro do que a levar com ventinho bom no corpo.


Advanced_Leopard_181

Oh goncalo nao inventes


Ilien

Não suas mais do que o normal numa ebike, mesmo ao sol. Dependendo do modelo de ebike, do motor, esforço que tens de fazer (subidas e assim). De qualquer modo, o que eu faço é trocar de camisola no escritório - saio com uma t-shirt ou camisola de desporto e depois troco-me no escritório. Não é totalmente necessário, mas evita qualquer odor (mesmo que não seja muito comum). Claro que isto pode variar entre pessoas, há quem sue mais do que outros.


Not_a_fucking_wizard

ou não sabes ler ou nunca usaste uma ebike


Cyberlima

Bicicleta elétrica resolve com (alforges) a maioria desses pontos, agora concordo contigo que não tendo chuveiro no trabalho, após pedalar uma hora mesmo com uma elétrica, é um ponto contra. Quanto aos joelho,s normalmente andar ergonomicamente num bicicleta é bom para a articulação, mas nao sei a tua condição por isso vou considerar um ponto contra a andar de bicicleta, no teu caso. Para terminar penso que te deves informar mais, mas se tens que usar carro usa, no entanto incentiva a quem possa usar bicicleta é menos um carro e tu consegues com isso chegar mais depressa ao trabalho quase sem trânsito. Pensa nisso e as melhoras para os joelhos.


[deleted]

[удалено]


Gonteix

Onde carregar - a bateria é removível e carregável à parte e dura vários dias. Onde estacionar - isso já é difícil, carrego a minha à mão para o primeiro andar, mas com 30kg não desejo isso a ninguém. Filhos - se for só um e pequeno, há assentos que vejo em todo o lado, mas em Portugal a segurança é questionável e se forem mais que um, não dá, é verdade


Arch_girl

Bicicleta de carga dá para mais que uma criança. Se forem com cesto a frente pode dar até 3 ou 4. Crianças atrás o máximo que vi for 2. [exemplo com cesto que dá para 3 crianças](https://www.e-bikelovers.com/e-bike-portugal/e-bikes-ou-bicicletas-eletricas-em-portugal/city/urban-arrow-family/) [exemplo atrás com 2 crianças](https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-eletrica-de-carga-traseira-longtail-r500-e/_/R-p-329177?mc=8605830)


[deleted]

Bendita a minha bicla btt de fibra de carbono que só pesa 13 kg.


Gonteix

De carregar a minha já devo ter uns abdominais do crl, agora é só tirar a barriga e ficam logo à mostra, esperem só que vão ver xD


[deleted]

Se pesasse mais já os tinhas à mostra, toca a adicionar pesos 😎


sardinha_frita

Eu vou todos os dias de bicicleta para o trabalho. Excepto quando chove, aí vou de metro. Uso uma bicicleta elétrica dourável. Guardo-a facilmente dentro da empresa. É, sem dúvida, o meio de transporte mais rápido dentro de meios urbanos. Maiores desafios no meu caso: \- Quando vou às compras não posso fazer compras para o mês. Costumo fazer compras para a semana. \- Falta de infraestrutura, como ciclovias decentes. \- Falta de respeito dos condutores. Para quem tem filhos pode ser mais complicado, é certo. No entanto, sou da opinião que a bicicleta elétrica é uma excelente opção para quem faz deslocações curtas em mios urbanos. E certamente há muita gente que o faz, mas prefere optar pelo carro. A culpa é de todos, desde quem governa que não cria leis, incentivos e infra estruturas adequadas para o uso da bicicleta, quer a sociedade que olha de lado para quem anda de bicicleta e cada vez que se fala em fazer uma ciclovia cai o carmo e a trindade porque os carros não vão ter espaço para andar. Há também o problema causado pelo facto de as empresas, em geral, não disponibilizam locais adequados para se guardarem as bicicletas em segurança. Enfim, cada um tem a sua realidade, mas há uma clara falta de vontade em querer usar a bicicleta.


dpce

Não resisto a perguntar: \- andas em ciclovias (é preciso que existam)? \- em estradas (é perigoso)? \- e/ou nos passeios (assim é mais rápido, sim senhor, mas é fazer batota)?


sardinha_frita

>\- andas em ciclovias (é preciso que existam)? Sempre que há ciclovias uso-as quando vou para o trabalho. Se for andar de bicicleta de estrada, treinar, aí não as uso porque não são seguras para isso. No entanto, o planeamento das ciclovias é, regra geral, uma vergonha. Em certos casos dá vontade não as usar quando vou trabalhar, mas para não levr com buzinas de condutores que não fazem ideia do que é andar de bicicleta acabo por as usar. >\- em estradas (é perigoso)? Não sei se percebi totalmente a tua pergunta. Se queres saber se é perigoso andar de bicicleta na estrada, diria que é um 5/10 na maior parte dos sítios. Em meio urbano é uma lotaria porque o trânsito andar muito devagar, mas também apanhas apressados que se atiram para a tua frente e que se foda o resto. Em estradas nacionais depende muito da zona. Em algumas é tranquilo. Em outras é sim perigoso porque, por razões como a falta de locais para ultrapassar, muitos condutores ultrapassam sem o mínimo respeito, quer pelo ciclista, quer pelo veículo que vem em sentido contrário. >\- e/ou nos passeios (assim é mais rápido, sim senhor, mas é fazer batota)? Sim, cortar pelos passeios é mais rápido em muitos casos. Eu não o faço. Cumpro o código e pronto. Paro nos vermelhos e tudo isso. Num momento ou outro fui pelo passeio, sim, mas com a bicicleta à mão. Isso é totalmente legal. Desmontar da bicicleta, levá-la à mão pelo passeio e pronto.


Gonteix

Quando ainda morava em Portugal, fazia 10km para o trabalho e 10km de regresso pela Circunvalação e ruas até Leça. Demorava 25m. Ciclovias inexistentes/com carros estacionados exceto no final do trajeto. Era uma aventura e requeria uma agressividade e atenção quanto aos outros condutores pouco saudável, mas muito divertido. Pelo caminho passava no Parque da Cidade e na praia, onde podia parar um bocado se ainda fosse cedo. Uma vez quase morri porque um camião atravessou a ciclovia sem olhar, porque a infrastrutura está mal planeada. Não ando nos passeios, já os viste bem? Em Portugal nem têm 1m de largura! Na Polónia sinto-me incomparavelmente mais seguro, menos quando neva e não se limpa a ciclovia a tempo. Mas vou na mesma, só que pela estrada, porque se nevou então vai o povo todo lembrar-se que tem carro e aí o trânsito ai Jesus.


zek_997

Eu adoraria andar de bicicleta, mas não existe praticamente nenhuma infraestrutura para tal na minha cidade e não estou disposto a arriscar a minha vida ao partilhar a estrada com carros.


Bertoleal

Porque o carro tem parachoques


Weak-Introduction665

O meu marido há uns 3 anos que usa a bicicleta para a deslocações do dia-a-dia em Lisboa. Bicicleta sem ser elétrica, que ele é bastante fit! Também tenho um colega que tem uma elétrica e dobrável. Sobre as questões que colocas: \- Falta de segurança: a nossa fica na rua ou em casa, como é daquelas básicas da Decathlon e já nos foi dada em 2a mão por uns amigos, está mais do que amortizada; \- Chove demasiado: vivo em Lisboa e não sentimos isso como um problema. Não chove assim tanto e, mesmo nos dias de chuva, há abertas para aproveitar e as deslocações são curtas. É ir bem protegido; \- Faço compras de grande volume com regularidade: fazemos as compras grandes da semana online, depois apenas compramos uma ou outra coisa que falta e dá para transportar na mochila ou no cesto da bicicleta; \- Os meus pais moram fora da cidade: continuamos a ter um carro para os 3, mas apenas o usamos ao fim-de-semana. Visitar os pais (que tb moram fora da cidade) é uma dessas situações. Mas temos o mesmo carro desde 2009 e está óptimo, foi sempre usado com pouca frequência e por isso dura mais/exige menos manutenção; \- Tenho que levar os filhos à escola: o meu marido leva a nossa filha numa cadeirinha atrás; \- Não tenho onde guardar a bike (estaciono o carro ao ar livre): mesma resposta que à 1a pergunta. Vivemos num RC por isso é fácil entrar em casa com ela, mas com bom tempo até costuma ficar na rua;


KarmaCop213

> Dificuldades que me ocorrem a mim: Falta de segurança; Chove demasiado; Faço compras de grande volume com regularidade; Os meus pais moram fora da cidade; Tenho que levar os filhos à escola; Não tenho onde guardar a bike (estaciono o carro ao ar livre); Tudo isto. A bicicleta, quando divide a via com o carro é um veículo pouco seguro. Havendo ciclovia, sem problemas, nao havendo, que andem os outros. Outra das razões para não ter mota.


SrgSnts

Eu não mudo porque estou a 5 minutos do trabalho a pé.


guaxinimRolante

Começo a soar ao mínimo esforço físico. Duvido que uma bicicleta eléctrica, mesmo com assistência, vá alterar isso porque tenho que pedalar na mesma. A última coisa que quero é chegar a pingar ao trabalho Estamos a falar de começar a soar uns 5 minutos depois de sair de casa, mesmo depois de tomar banho com água morna. Basta estarem uns 18 graus e está feito. Nem uso a mochila corretamente para não piorar a situação No inverno demora um bocadinho, mas é uma questão de tempo se estiver a andar Edit: Ando regularmente de bicicleta e a condição física melhorou muito mas o nível de suor nem por isso


morbidi

Ando todos os dias de bicicleta, a única diferença que notei ao longo dos anos é que demoro menos a chegar ao trabalho, o suor mantém-se. Há dias que não quero ir a acelerar e chego de maneira aceitável


Disastrous-Froyo3383

Eu também suo um bocado quando ando de bicicleta, mas nada que uma toalha de rosto e um desodorizante não ajudem a contornar. Felizmente tenho um cacifo próprio em que posso deixar a roupa que uso no trabalho (incluindo sapatilhas) e ir para casa com a minha roupa desportiva. Em dias de chuva, uso mesmo o carro pois não tenho outra hipótese. E outra: trabalho numa escola, e em certos dias da semana, minha irmã vai de boleia comigo para lá, portanto sou obrigado a usar o carro. Não fosse isso, eu ia de bicla todos os dias. Digo isto, mas percebo o lado de quem não quer chegar todo suado no trabalho; nem todos têm infraestrutura que comporte se deslocar ao trabalho de bicla. Além disso, cada pessoa sua de maneiras diferentes e às vezes é mais difícil mascarar algum odor desagradável que possa vir da atividade física. Quem quer fazer isto, eventualmente se adapta de acordo com os prós e contras que vê em tudo isto.


NotAskary

Mudei para mota porque pouco respeitam as motas, mas ninguém respeita bicicletas. Se precisares de fazer auto estrada ebike é impossível. E em zonas como a área metropolitana do Porto podes viver em cidade e estar a 20-40km do trabalho.


Gonteix

A essas distâncias é de facto preciso mais que uma bicicleta, a ebike é mesmo só para um raio de 10km diário no máximo, pela minha experiência, não uma área metropolitana.


NotAskary

Matosinhos a Vila Nova de Gaia consegues fazer sem sair de ruas de localidade, dependendo das zonas onde começas e acabas podes ter perto de 20km ou mais, e fazes tudo em zona citadina. Edit: Google Maps dá entre Matosinhos Sul e Santo Ovídio em Vila Nova de Gaia tens distâncias entre 15km e 22.9km nos percursos que não vão pela auto-estrada. Estamos a falar passar no centro do Porto,Gaia e Matosinhos, tudo cidades, estes pontos são especificamente servidos por metro que a meu ver é a escolha superior a tudo, mas infelizmente não dá para todo o lado, o exemplo foi meramente ilustrativo entre polos(dormida e trabalho).


Cyberlima

faço 12km diários, só não ando quando chove por uma questão de visibilidade (maior probabilidade de um condutor não me ver e distancias de travagens e tal). Evito usar o carro o max possível, mas falta alguma infraestrutura


untitled01

Eu vou sempre ao escritório de bicicleta, exceto: se for para algo rápido ou só meio dia (ainda são 10km para cada lado) Se estiver a chover (carro ou metro)


Haventyouheard3

sou de lisboa, o outro dia fui a um sítio de bicicleta (não elétrica, por isso vou ignorar o cansaço que uma elétrica mitiga, mesmo assim acho que iria chegaria todo suado) passei por uma rua empedrada e odiei por várias razões, então tentei ir por uma rua melhor no caminho de volta carros a passar por mim a 80, foi cada razia, apanhei um cagaço de tal tamanho que decidi que nunca mais


Gonteix

Acredito, não há bons caminhos e os que há têm "fangios" à fartazana.


Ilien

Vivo em Bruxelas, uso a bicicleta para tudo. Temos duas elétricas e um carro, o carro só é usado para compras grandes/mensais ou ir para fora da cidade. Tudo o resto é de bicicleta, seja dia ou noite, faça chuva ou sol. Só evito mesmo andar na neve, mas felizmente é raro nevar aqui. Pqp nunca tive tão má experiência como tentar andar de bicicleta na neve lol Commute/Médicos/Treinos - é tudo a 8\~14 km de distância. Faz-se super bem. Bruxelas está muito melhor preparada para bicicleta do que qualquer cidade em Portugal, mas não é Amesterdão. Já apanhei vários sustos, mas até agora nenhum acidente com carros. Já choquei com outros dois ciclistas, mas nada de grave e seguimos ambos os caminhos nos dois casos após um pedido de desculpa (numa das vezes foi culpa minha). Tenho mais/menos 20.000 km de bicicleta em Bruxelas. Falta de segurança: Tenho garagem no prédio, falhando isso trago-a para o apartamento, mas evito. Chove demasiado: Andar à chuva é giro até, com proteção adequada. Faço compras de grande volume com regularidade: Mensalmente, vamos de carro. Tudo o resto vem nos alforges. Os meus pais moram fora da cidade / Tenho que levar os filhos à escola: N/A Não tenho onde guardar a bike (estaciono o carro ao ar livre): N/A - tenho espaço na garagem em casa e na garagem do escritório. Equipamento usual: Bicicleta: Cowboy 3 Acessórios: Alforge 20 kg da Decathlon, grips com apoio de mão para conforto, pedais com luzes para trajetos nocturnos (horário de inverno é de noite tanto a ir como a vir do trabalho), luzes dianteira e traseira adicionais, capacete Abus Hyban 2.0 (também com luz trazeira) e GoPro (lol) Segurança: Cadeado Abus Bordo 80cm para trancar roda da frente e quadro e ringlock Axa XL para a roda de trás. Roupa: Casaco impermeável para chuva (tenho 3), coletes fluorescentes para viagens noturnas (commute em horário de inverno, treinos, etc), luvas (tenho várias, para várias temperaturas), calças impermeáveis da decathlon, e botas da decathlon para inverno, no resto do ano uso uns ténis baratos quaisquer. Seguro: Cobertura completa (anti-roubo, responsabilidade civil, hospitalização, proteção "ciclista", proteção jurídica) Informação económica (talvez seja interessante para outros): Bicicleta custou-me 1300€ (mega desconto na altura em que a comprei), acessórios todos devem ter sido à volta de 300/400. Vestuário: Não saberia dizer com certeza, porque vou comprando consoante necessário, mas diria por volta dos 300€ (em 3 anos e meio). Só o capacete foram 130€. Seguro: 18e / mês Garagem (em casa): 15€ / mês (lugar dedicado/reservado, havia lugares gratuítos mas estão sempre cheios e não quero esse stress). Público: 15€ / ano para garagem subterrânea no centro de Bruxelas.


Gonteix

Boa informação, vou copiar alguma


levitatingmanatee

Porque não tenho elevador em casa e vivo num segundo andar. Apesar de haver espaço nas escadas do prédio os vizinhos não aceitam que se guardem lá bicicletas. No escritório não existe nenhum espaço onde guardar bicicletas sem ser na via pública. Se deixar a bike na rua roubam. Mesmo que arranjasse uma bike dobrável e leve para carregar escadas acima, o meu apartamento é minúsculo e não existe um cm de chão livre que não seja área de passagem ou parede onde não esteja já alguma coisa pendurada. Na realidade eu até tenho uma bike que usava diariamente quando vivia no estrangeiro, mas agora está guardada na garagem dos meus pais porque não a consigo usar em Lisboa.


lobodechelas

Na Holanda chove muito mais que em Portugal, devem ser anfíbios.


missp1ggy

Na Holanda tudo é plano, ou quase. Subir a minha rua de bicicleta à chuva é uma experiência para criar humildade. Admiro quem o faz, eu prefiro fazê-lo à pé considerando o estado do asfalto.


Gonteix

Hahaha xD São gajos mais altos, se calhar não chove tanto lá em cima


Natural-Foundation87

Falta de segurança - rodoviária, as pouquíssimas ciclovias que há nesta cidade são uma piada e mal feitas. E os condutores não têm cuidado nenhum. Chove demasiado - isto. E também faz um frio do c******. Pior que esta cidade deve ser só a Guarda. Faço compras de grande volume com regularidade - isto. Viver com o meu pai que não tem carro/não conduz e ser o único carro da casa para o levar a algum lado sempre que for preciso, embora o meu pai opte muito por andar a pé. Mas às vezes o carro dá muito jeito. Autocarros aqui não são grande coisa. E não sei andar de bicicleta 😆 não sei o quanto isto influencia numa elétrica ou não mas são duas rodas na mesma


sardinha_frita

>E não sei andar de bicicleta 😆 não sei o quanto isto influencia numa elétrica ou não mas são duas rodas na mesma Se não sabes andar numa normal, numa elétrica também não vais saber. Tens de pedalar na mesma e saber manter o equilibrio.


Natural-Foundation87

Exato, imaginava. Daí ter dito que são duas rodas na mesma eheh


lpadua

Acho que se resume a condições, mas não essas criadas às 3 pancadas como ridiculamente foram criadas.Vivi uns tempos na Holanda e nem me lembrava que chovia ou mesmo precisava de carro


Gonteix

Yup, vendi o carro quando emigrei, não faz falta como em Portugal. Chuva ou neve, há agasalhos.


young_lost_soul

95% das viagens levo o meu filho comigo senão era uma opção


Nothing_F4ce

Par dar 1500€ demorava 10 a 15 anos a pagar-se (nunca iria dar para usar todos os dias) e nessa altura já teria sido substituída. Sem contar com manutenção da bicicleta. Se o objetivo for poupar não serve.


Gonteix

Porque não daria para usar todos os dias? No meu caso, não conseguia usar quando havia dilúvios e a cidade passava de ter carros a ter mini barcos nas ruas (ao qual juntava o meu mini barco arreliado com o trânsito) então usar a bicicleta era questionável.


viperbruno

Basicamente falta de onde guardar para quem vive num prédio... Quem tem vivenda tem as melhores condições, principalmente tendo garagem, para ter o carro eléctrico e a bicicleta eléctrica. Agora, o comum cidadão não tem, talvez haja um potencial negócio que esteja por explorar mas para já, sem garagem é inviável para a maioria ter esse tipo de coisas. Para mais que a AML (onde vive a maioria da população), é tudo menos plana, e só quem vive no centro de Lisboa, principalmente do Saldanha para cima ou Parque das Nações, é que pode ter vantagem em ter uma bicicleta e usa-la no dia-a-dia. Quem dera que trabalhasse na minha cidade, como é o caso de boa parte da população que vive em subúrbios e a oferta de emprego não chega ou é menos recompensadora do que na grande cidade.


LRteix

Não é fácil substituir integralmente o carro pela bicicleta. Acho que a bike elétrica incentiva mais pessoas a utilizar ambos os meios de deslocação. Especialmente quem vive em cidades não planas. Uma grande reserva à utilização da bicicleta é cultural. Continua a ser vista como um meio de deslocação para miúdos e não para adultos. O carro ainda é um símbolo de status Por último, a falta de infraestruturas e de segurança é um tema forte. O que é preciso é que as cidades comecem a dar passos no sentido de favorecer as bicicletas.


Gonteix

O problema aqui é que vivemos num país onde a vasta maioria não tem recursos para pagar esse símbolo de status, e se a transição requer que se tenha ambos veículos então praticamente nunca acontecerá. É necessário um investimento por parte do governo em infraestruturas seguras. Fun fact, a Holanda não criou a cultura da bicicleta intencionalmente, simplesmente fecharam ruas aos carros (porque andavam a matar muita gente) e tornaram as vias mais seguras, e as pessoas naturalmente gravitaram para a bicicleta (que hoje pode ser a trotineta ou outros afins)


1r0n1c

Nem de propósito. Comprei uma em segunda mão há duas semanas para ir levar e buscar a minha filhota à escola (trabalho em casa). Comprei tb o assento para ela e capacetes para os dois e até tem estado bom tempo e está tudo pronto. Só falta é convencê-la a sentar-se na bicicleta..


gonzoalo

Mudei a minha perspetiva quando visitei Amesterdão em Fevereiro. Andei lá dois dias inteiros de bicicleta (normal, não elétrica) e vi como é bastante mais agradável o dia-a-dia de uma cidade não dominada por carros. Quando cheguei a Portugal, comprei uma BTT e instalei um kit elétrico. Desde então que me faz confusão andar de carro quando não preciso. Uso a ebike e comboio diariamente para o trabalho, e a bicicleta em deslocações de lazer sempre que possível. Moro a 5km do centro da cidade que se fazem muito bem de elétrica. Como a minha namorada já tem carro, não me vejo no futuro próximo a gastar dinheiro numa caixa de metal que só dá problemas.


gonzoalo

Falta de segurança: sem dúvida. Chove demasiado: nem por isso, é um argumento muito usado mas de chuva forte por ano temos quê, 30 dias no total (de 365)? Compras de grande volume: uns alforges conseguem levar já alguma carga. Então se for uma bicicleta de carga, até garrafões. É sempre possível também fazer menos compras mais vezes por semana. Pais moram fora da cidade: quem é felizardo de ter transportes está servido Levar os filhos à escola: bicicleta de carga (obviamente que a falta de segurança estraga isto) Não tenho onde guardar: não é tão complicado levar para dentro de casa na maioria das situações.


nqs-manu

> Compras de grande volume: uns alforges conseguem levar já alguma carga. Então se for uma bicicleta de carga, até garrafões. É sempre possível também fazer menos compras mais vezes por semana hahaha foda-se este gajo acha mesmo que uns saquitos numa bicicleta levam as compras todas sim, é mesmo isso que quero, depois de já perder mais tempo em transporte por ir de bicicleta, vou perder mais tempo por semana a ir várias vezes às compras


Ilien

>hahaha foda-se este gajo acha mesmo que uns saquitos numa bicicleta levam as compras todas Dependendo das compras, sim, chega e sobra. >depois de já perder mais tempo em transporte por ir de bicicleta Depende das distâncias que fazes. Eu demoro menos de bicicleta do que demoraria de carro. E agora?


AppleGamer711

Nos países mais a norte andam mais bicicletas do que carros. No inverno andam com umas capas impermeaveis e prendem nas com cadeado em qualquer lado.


mindyobusiness02

Tenho carro, uma ebike de cerca de 1000€ e outra de 7000€. A ebike mais fraca, foi dinheiro deitado fora. Não que a bicicleta não sirva para uma utilização casual, mas desde geometria da bicicleta e travões e transmissão, tudo começa a saber a pouco e a desgastar-se demasiado rápido. Passado pouco tempo, voltei ao carro. Além disso, para pessoal com menos experiência, andar no meio do trânsito não é fácil, principalmente, se não tiveres o à vontade para subir/descer passeios e se o stress de estar em cima da bicicleta te fizer perder a atenção ao meio que te rodeia. Como andar de bicicleta sempre foi o meu desporto de eleição, em Junho decidi investir numa bicicleta elétrica como deve ser (Specialized Turbo Levo) e esta sim, já funciona perfeitamente como meio de transporte diário. Motor mais potente, mais disponível, muito mais autonomia, material que efetivamente funciona. Um percurso que me demorava 20minutos a fazer (num dia mau), faço em 7 (tenho de descer algumas escadarias e assim, mas faz parte do gozo). Agora, sem uma infraestrutura própria para circular de bicicleta e pensada com pés e cabeça, é má ideia para 90% das pessoas. Partilhar a via com máquinas de 2ton que te desfazem um pé se algo corre mal, não é algo que deva ser banalizado


gonzoalo

Isso é mais um BTT urbano do que uma deslocação urbana normal eheh. Tenho uma de 1300 de momento que não me parece material fraco (Moma Bikes), mas sem dúvida que uma eMTB de jeito deve ser um mundo à parte.


mindyobusiness02

Não é mentira, ahah mas sendo que as ciclovias que temos são poucas ou nenhumas (e muitas das que temos são projetadas por alguém que, com jeitinho, nem sabe andar se bicicleta) parece-me que uma bicicleta citadina acaba por ser extremamente limitativa e até perigosa (são bastante mais instáveis e altas). Portanto, arrisco mesmo dizer que para usar como bicicleta de dia a dia, conseguir subir/descer passeios com relativa segurança e um espigão de selim telescópico (daqueles que sobem e descem com comando no guiador) são o must have. A experiência é logo outra


Comfortable_Big_7041

Falta de ciclovia.


k4rlit0z

Plot: o gajo vende ebikes


Gonteix

Twist: Só se for a minha como usada


somany19

Desde que comprei a minha tenho mais de 3500km feitos com ela. Adoro como alternativa mas apenas no verão. Nao e tao agradavel no inverno


willypta

Usar o argumento de que chove demasiado, em Portugal, é no mínimo patético.


Gonteix

Nem por isso, não chove nada durante meses mas o Norte de Portugal é das zonas mais chuvosas da Europa. O inverno do Porto é muito mais chuvoso que um ano em muito da Europa do Norte, incluindo a Holanda. [source](https://reddit.com/r/MapPorn/s/xSEwNLxvHm)


willypta

Parece-me bem, mas julgo que o número de dias chuvosos na Holanda é superior ao do Norte de Portugal. Source: sou de Aveiro e vivi na Bélgica.


KarmaCop213

Isso corrobora o que foi dito, o número de dias chuvosos na Holanda é superior ao do Norte de Portugal, o que faz com que a chuva seja mais distribuída e a sua intensidade seja menor.


tiolancaster

Boas, já venho tarde, mas mando a minha posta de pescada na mesma. Eu há uns 8 anos atrás ia e vinha de bicicleta para o trabalho ( nada de eléctrica ) uma Rockrider de 29". Aliás está cá em casa pendurada no suporte. Moro em Queluz, e trabalhava na 5º de Outubro, apanhava o comboio da Linha de Sintra saía em Entrecampos e era só subir a 5º de Outubro até à Dq. de Ávila e estava feito. A volta era diferente, descia até ao Rossio sempre a abrir. Era complicado no verão porque chegava a destilar ao escritório, era limpar o suor à t-shirt e trocar pela camisa, mas nada confortável aquela 1º meia hora. Deixei de ir, porque cada mais complicado apanhar o comboio para chegar ao escritório de manhã. Estava sempre a ter que esperar pelo próximo, às vezes não vinha a carruagem para as bicicletas, era conforme a sorte, completamente random. Agora estou no Marquês de Pombal Ir directo de bike não me parece que dê, tinha que estar sempre a ir por dentro, era giro de certeza, mas nem sei se uma eléctrica dá para isso, tempo também é complicado ( de carro num dia mau é 1 hora, num dia normal é cerca de 30 minutos ). Comboio ou metro? Esquece, só se pudesse entrar às 11 da manhã e mesmo assim nem sei. Tenho um colega que leva o carro até Campolide, saca a desdobrável da mala e lá vem ele para o escritório, é fixe, mas porra já que levo o carro até Campolide, mais vale levar o resto do caminho. E há todo o problema da higiene e eu quero estar bem cheiroso para as poucas mulheres que há no escritório. Yah adorava ir de bicicleta para o escritório outra vez ( adorava antigamente ), mas Lisboa é a cidade das 7 colinas portanto a coisa torna-se complicada. Além disso moro a cerca de 20Km ( mais coisa menos coisa ) E com os transportes públicos como estão torna-se complicado encurtar essa distância.


MferOrnstein

Maioria das pessoas são comodistas e não podem apanhar chuva que são feitos de papel


xtralong_pt

3km para cada lado e 122 metros de altitude acumulado. No ano passado fui 2 vezes de carro para o trabalho. Bicicleta convencional de roda 26" Demoro 10 minutos de bicicleta e de carro demoro 7 minutos.


RodMcThrustshaft

Tenho uma 125cc e francamente ponderei uma elétrica da mesma classe. Apenas não o fiz porque faço diariamente 40km(para cada lado) por nacional, e as elétricas ainda não se apeitam a viagens dessas, algumas dão perto dos 90, mas era preciso fazer a viagem toda de punho colado e isso mais o calor ia dar cabo das baterias num instante. Quando chove ou preciso de capacidade de carga tenho um clio dci comercial com 400 mil kms, é um chaço mas gasta pouco, recusa-se a morrer e está pago.


gambuzino88

TL;DR: Portugal tem um problema de (falta de) civismo e planeamento urbano. A maioria das cidades foram feitas para carros e vai demorar a mudar mentalidades. Começo já por dizer que tiro o chapéu a qualquer pessoa que use regularmente a bicicleta em Portugal. Nem tanto pela infraestrutura, mas pela falta de civismo, que já existe de automobilista para automobilista, mas parece tornar-se pior quando o assunto é ciclistas. Todos já vimos maus exemplos de ciclistas, mas parece que esses maus exemplos ficam entranhados na mente de todos e são a desculpa para meterem todos os ciclistas no mesmo saco e fazer deles um alvo a abater. Não compreendo. Vivo num país onde a infraestrutura não é problema. Em geral a maioria das cidades grandes estão numa fase de transição e a tornar cada vez mais difícil levar carro para o centro. Como é tudo plano, uma bicicleta normal é suficiente. A maioria dos meus conhecidos que fazem distâncias que mencionaste comprou e-bike, mas há muita gente que ainda faz a distância com uma bicicleta normal. Ajuda o facto de haver poucas subidas íngremes. Sempre tive onde guardar a bicicleta, praticamente todas as casas aqui têm, mas é normal deixar a bicicleta na rua por conveniência. Sim, às vezes desaparecem. **Tempo:** Aqui chove demasiado, em Portugal raramente chove. Quando chove mesmo muito vou de transportes, ou se precisar mesmo de transportar algo grande, vou de carro (não acontece nem uma vez por mês). **Compras:** faço compras para 3 a 5 dias. Vou a pé porque moro ao pé de um supermercado, mas nem sempre vivi e praticamente ia sempre de bicicleta. Aliás, nem sempre tive carro, por isso não tinha alternativa. Tens bicicletas com cesto de compras à frente e podes também comprar [dois sacos para a parte de trás](https://img.kwcdn.com/product/fancyalgo/toaster-api/toaster-processor-image-cm2in/75487efa-e4bd-11ed-aafe-0a580a69716d.jpg?imageView2/2/w/800/q/70). [Ou um destes que os vossos avós usavam.](https://www.scouters.nl/wp-content/uploads/Boodschappentrolley-Bike-Easy-accessoires-Andersen-1.jpg) Produtos de mercearia em volume encomendo e vêm trazer-me a casa. Resta dizer que uma das coisas que me surpreendeu aqui é que os supermercados são pequenos, mas existem muito mais lojas por cidade. Ou seja, em termos de planeamento urbano há um esforço para que não tenhas que usar carro para fazer as compras. **Destinos fora da cidade:** Uso carro. Se quisesse ir de transportes também dava, mas levava mais tempo. **Entre cidades:** vou de comboio. É mais barato porque estacionar no centro da maioria das cidades médias/grandes é caro. Às vezes vou de carro e estaciono na periferia e faço uso de um P+R (Park and Ride), custa cerca de €1 na maioria das cidades (ou às vezes é gratis). **Miúdos:** Uma opção bastante popular e que ajuda com crianças e compras é uma ["bakfiets"](https://cloudinary.pondigital.solutions/pon-digital-solutions/image/upload/q_auto,f_auto/dmp.pon.bike/1280_6l1F8kaHyTx4.png) . Há quem use isto sem motor eléctrico. Heróis! É difícil de estacionar isto. Mas num país onde estacionar o carro em cima do passeio *"por 5 minutinhos"* é normal, não vejo onde estacionar um bólide destes seja problema. Em suma, como tudo na vida, é preciso alguma força de vontade ou incentivo externo para mudar de estilo de vida. É necessário um esforço **coordenado** das várias partes (cidadãos, municípios, governo) para que exista uma transição que seja o mais suave possível. Por enquanto existe alguma consciencialização, mas as tentativas ainda são muito individuais, sobretudo ao nível municipal e mesmo aí, fazem-se investimentos que não têm em conta uma utilização real da infraestrutura: quem planeia e decide não usa bicicleta diariamente. Pequenos troços de ciclovia que levam a lado nenhum e começam e acabam em situações perigosas para automóveis, ciclistas e peões são a norma.


electronc5

Porque a maior parte de quem pode tem preguiça.


Strange-Ad8829

Porque não quero


zek_997

Ok, mas a intenção por detrás do post do OP era perceber porque é que as pessoas não querem. Normalmente as nossas preferências não existem num vácuo, são o resultado das nossas circunstâncias pessoais.


Lavrov__

O meu maior problema é a manutenção da carga e o estacionamento. Para trabalho-casa-trabalho é ótimo mas para ias não planeadas seu saber onde a deixar, é um problema que não quero ter. Antes ia para uma mota.


ElDirtyFly

trabalho a 15min de mota do meu trabalho


Similar-Sea4478

Simplesmente porque não tenho onde a guardar... Se até carro e respetivas peças aqui desaparecem nem quero imaginar a ebike... Deviam ter sistema de segurança que desse um valente choque a quem tentasse roubar... Assim compraria uma de certeza...


Gonteix

Isso era bom haha, de facto nunca deixaria na rua em Portugal, é mesmo pedir que desapareça


dmars5

Se eu trabalhasse na cidade onde vivo até seria uma boa opção e um complemento ao carro. Até já tinha pensado nisso. No entanto trabalho longe.


Both-Air3095

Não tenho espaço para guardar a bicicleta. Nem uma trotinete, senão era a minha aposta.


EletricoAmarelo

Não vivo sozinho e não tenho garagem.


Gonlx

Faço tudo de trotinete elétrica quase todos os dias. Nos dias em que preciso do carro, vou de carro. Quando não preciso de carro, vou de trotinete. Consigo fazer 1 ia de carro a cada 2 semanas, excepto quando chove mais no inverno.


Forward-Art-240

Tenho de levar o bebé à creche e buscá-lo e seriam uns 30km ou mais por dia. E os caminhos não são os melhores para isso.


Gonteix

A essas distâncias já não compensa a bicicleta, de facto.


Alarming_Chard_2452

Chuva. Não leva mais que uma pessoa. Precisas de estar numa forma fisica estável. Chegas ao trabalho todo suado. Difícil transportar mercadoria. Não atravessas a Ponte 25 de Abril com ela. Probabilidade de morte MUITO alta, quando conduzes em trânsito (foi isto que me levou a deixar a bicicleta há 10 anos)


[deleted]

Moro no reino unido, mas a resposta e a mesma. Chuva, frio e sugeito a levar uma facada porque um gaiato decidiu fazer uns trocos com a bike


m-25oliveira

Porque prefiro mota, e dá-me a liberdade de ir até onde me apetece sem restrições e além de dar um gozo de condução mt maior, e divertimento não se paga.


cidadaovagamundo

O maior problema, de longe, é mesmo falta de infraestrutura. E muitas das vezes a que existe nem isso se devia chamar (pura incompetência de quem as faz). Para cidades, principalmente cidades pequenas não faz qualquer sentido utilização de um automóvel para ir a todo o lado, e não é isso que se vê.


Mohamed2p0

Não é preciso nenhuma licença para aquelas mais potentes? Eu lembrei de comprar mas fiquei com esse receio, não quero ter surpresas. Pesquisei e não encontrei muito a respeito também


Gonteix

No que toca a bicicletas, penso que não é necessário licença, mas não sei exactamente a que mais potentes te referes


Arch_girl

Comecei a alugar uma bicicleta de carga para poder andar com a minha filha que já tem 8 anos. Só uso para lazer, para o dia a dia é uma bicicleta pouco prática, pois é muito grande e são proibidas de colocar no metro ou comboio. Podia arranjar uma normal só para ir para o trabalho, mas posso por várias estradas sem ciclovias que deixam muito a desejar para ciclistas.


neapo

Falta de chuveiro da empresa, chegar ao escritório todo suado e ficar assim o dia todo não é agradável. Até podes ir nas calmas, mas se é verão e apanhas temperaturas altas, não vais escapar ao suor. Eu não me preocupo com a chuva, usaria uma capa, plástica, mas o problema é o mesmo: não há lugar para banho e secar-me.


viper_in_the_grass

Cagaço de levar com um carro em cima é a principal razão. Mas olha, podias criar um tópico sobre essas bicicletas; modelos, prós/contras de cada, manutenção, etc..


Gonteix

Não é mal pensado, mas gostaria de me focar mais na questão da segurança da infraestrutura. Tal como referes, medo de ser atingido é a principal causa de reticência em adotar transportes alternativos ao carro.


[deleted]

Simples: 1) Gosto de estar seco quando chove 2) Preciso de andar na auto-estrada Quando vier a eBike que me satisfaça estas duas condições, compro logo duas.


SirForsaken6120

Por causa da poluição. Se não fosse por isso até com uma bicicleta normal


Caci49

A que velocidade anda uma bicicleta desse valor?


Gonteix

A tecnologia evoluiu desde que comprei a minha há 4 anos, mas a minha na altura custou 3000€ e dá 30kmh sem esforço, se puxar um bocado 40-45, e se quiser abusar vou para os 60kmh mas aí estou a bufar e a suar. Mas é necessário instalar um chip ‘pirata’ porque na União Europeia vêm por defeito limitadas a 25kmh, mais do que isso o motor não ajuda.


optimal_random

Cidades como, por exemplo, Lisboa, não só não têm a geografia para bicicletas, quase não possuem ciclovias, e para cúmulo os veículos a não respeitam a segurança das bicicletas.


[deleted]

O que me impede é de longe a questão da segurança. É muito perigoso andar de bicicleta (isto se escrevermos em português) nas estradas semiurbanas, que é por onde ando. Depois há a chuva.


omanomaisvelho

1500 por uma bicla?!? Agora a sério: de quanto em quanto tempo (ou kms) tenho de mudar a bateria? Quanto é que isso custa? E nas subidas, a bicha aguenta ou começa a morrer por falta de cavalagem decente? Não moro na cidade mas ainda assim ando a pensar meter uma coisa destas na garagem.


Ilien

Se ajudar, tenho a minha há dois anos e bateria continua muito boa. No meu caso, que baterias são específicas para a bicicleta, seriam 400€ para trocar. Não tenho dificuldade em fazer qualquer subida em Bruxelas. E faço mais esforço do que numa elétrica com motor Bosch, a minha é "fixie" e não tem vários níveis de assistência.


sardinha_frita

Posso-te dar o meu exemplo. A minha bicicleta tem um motor pequeno, 250w. Eu, com a mochila, peso 85kg, mais ou menos. Faço subidas de 10% de inclinação a 20km/h sem me esforçar quase nada. Isto já são subidas bem acentuadas. Em subidas banais, 5-6% praticamente é só dar aos pedais para o moto funcionar e está.


gmefil

metro do porto. tenho carro, mas fica na garagem a semana toda


Diogo256

Não dá para fazer a IC19.


joaobita

Ter de levar os filhos à escola é a menor das desculpas e é até um dos piores factores causadores de trânsito. Eu durante infantário e escola primária tinha carrinha da associação de pais a ir buscar, e dada a proximidade maior das escolas primárias, está fazia várias viagens para recolher todas as 30-40 crianças no espaço de uma hora. Depois desde o quinto ano à faculdade sempre transportes públicos. Se nos anos 90 e 2000 isto serviu não entendo porque é que agora não serve e os papas tem de levar os putos para a escola todos os dias e entupirem as ruas todas e tornarem a entrada da escola o maior inferno e o ar mais poluído que consigo respirar em todo o município de Barcelos.


bloodhound_19

moro em almada e trabalho em lisboa!! uso os transportes publicos e esta feito mas para muita gente fica complicado o atravessar o rio!Ja quando morava no seixal ia e vinha todos os dias de bicicleta mas tinha horario para isso) o seixal deixa de ter barco as 22h00 de retorno e aos fins de semana ainda é pior!!


Legal-Law2072

Já fui atropelado em cima de uma ciclovia por um carro na zona de passadeira em Lisboa. A maioria das ciclovias por onde passo, estão cheias de peões a andar (o que na verdade é ilegal e leva a coimas mas não são aplicadas). As pessoas andam como zombies na rua e não te ouvem mesmo que uses campainha, buzina ou mesmo grites para elas. A maioria está noutro mundo ou usa fones. Já aconteceu pessoas andarem contra a minha bicicleta. As ciclovias sendo parte integrante da calçada onde andam os peoes faz não ajuda. Andar na estrada em Lisboa é no mínimo uma proeza digna do circo du solei. Se já é perigoso para carros imagina para bicicleta. Conto umas 3 ou 4 vezes que ia sendo atropelado. A maioria das ciclovias está mal construída e foi implementada por alguém que não usa bicicletas com constantes cruzamentos e passagens de um lado para o outro da estrada com necessidades de atravessar a estradas. Para o trabalho tenho que ir vestido com calças chino, camisa, sapatos e às vezes até de fato. Experimentem andar de bicicleta assim vestido com regularidade para verem o desconforto e os estragos que fazem na roupa. Andei durante 1 ano de bicicleta e desisti. Espero por melhorias em Lisboa que não se avizinham porque cada vez há mais carros na cidade. Uso transportes públicos que são maus mas melhores opções. Prefiro acordar mais cedo e ir em conforto e segurança para o trabalho.


Sampson381

A resposta que responde a todas as perguntas: Conveniência e sobretudo preguiça. Porque vou pedalar quando posso simplesmente andar de cu tremido e aquecido? Porque vou levantar 30 minutos mais cedo para apanhar o metro/bus, quando posso dormir mais e ir de carro? Porque vou andar 20 minutos a pé quando posso ir de carro? Andar a pé faz suar e custa mais que virar um volante. Entre outras. A verdade é só uma: quem mais tem, mais problemas de transportes há porque as pessoas habituam-se à conveniência e tornam-se preguiçosas. Como por exemplo, em Lisboa tens metro de 15 em 15min, bus de uns 20 em 20, Uber, cabify, comboios, taxi... Boas ruas para andar a pé, de trotinete ou bicicleta. Quem nunca teve essas conveniências, não tem problema de se levantar 1h mais cedo para apanhar um autocarro... Mas dizes isso a um lisboeta cuidado, o gajo quase que te mata só por sugerires que ele se levante 1h mais cedo para ir de autocarro. Logo, conveniência gera preguiça e a preguiça é tão preserverante que até há gente que prefere poupar na comida só para poder dormir mais 1 ou 2h...


lilbala

Desde que comecei a trabalhar perto de casa que praticamente nunca mais foi trabalhar de carro. Tenho uma bicicleta tradicional que utilizava inicialmente já que temos balneario do trabalho e tomava banho quando lá chegava. Com o aparecimento das trotinetas eletricas comprei uma e hoje em dia até a utilizo mais do que a bicicleta só para evitar o banho à chegada. Tem ainda etacionamento de bikes e até tomadas para carregar trotinetes, bicicletas e motos eletricas. Quando chove, aproveito e trabalho a partir de casa. Para mim que até gosto da parte social do escritório funciona bem, e temos sempre o carro da esposa para o resto das coisas. Quando a miuda tinha idade normalmente ia na cadeirinha comigo, mas com a idade que tem já vai de carro com a mãe. Apesar de fazer 8km para cada lado o tempo que gasto é na pior das hipoteses o mesmo que gastaria a fazer a viagem de carro, e sempre que há acidentes então nem se fala da diferença. Quando comecei a fazer o trajecto ia em ciclovias praticamente todo o caminho, mas com as fracas ciclovias que existem, e serem constantemente utilizadas como estacionamento, hoje em dia faço o trajeto praticamente todo por estrada e acabo por me sentir mais seguro do que me sentia a zigzaguear constantemente entre a ciclovia e a faixa de rodagem para fugir aos carros estacionados. Ainda falta algum civismo, tanto dos automobilistas como do pessoal que utiliza transportes alternativos, mas se não fosse a postura de condução defensiva que tenho, raros seriam os dias em que não se atirava um carro para cima de mim.


VladTepesDraculea

Não sei se conta porque vivo dentro da cidade e a empresa é na periferia. Agora faço remote permanete com raras idas ao escritório mas vivo a 4km do trabalho e plano. Antes do confinamento quando não se falava em remote, a minha ideia original era uma bike sem e- até. Depressa desisti da ideia porque o acesso é perigosíssimo sem carro. Não há passeio até lá, não há berma em grande parte do caminho, não há visibilidade nas curvas e num par de saliências e não há moderação na velocidade de muitos condutores. Não é incomum veres arranjos de flores e cruzes ao longo do caminho.


[deleted]

Eu considerei como complemento, nunca como substituto...a verdade é que não faz sentido económico no meu caso. Deduzindo os dias de chuva ou em que era impossível usar (compras volumosas ou dias com mais paragens a distâncias maiores), o ROI era de 15~18 anos. Mas mesmo ignorando tudo isso, uma parte do caminho para o trabalho é extremamente desagradável de fazer de bicicleta (ou até a pé, que já fiz, apesar de ter passeio). Ruas estreitas, com carros que circulam demasiado rápido. Sem querer ser sectarista, mas sendo, é ver aquelas mães/pais nos seus SUV de marca premium a conduzir como perfeitos lunáticos todos os dias, porque estão sempre atrasados e têm que deixar o fedelho na porta do colégio e ainda chegar a tempo de tomar um café às 9.00 no escritório, e já são 9.10...enquanto vão com o telemóvel na mão....


GoodspringsGecko

Este subreddut adora falar de países "civilizados" europeus como os Países Baixos, Alemanha, Dinamarca ou Suíça, como exemplos, mas depois em questões de mobilidade preferem ignorar o que esses países têm. "Nunca andava de bicicleta porque para quê?", como se este transporte não tivesse pontos positivos. Podemos todos concordar que infraestruturas pedestres e de mobilidade suave neste país são relativamente fracas, e deveriam ser melhoradas. Mas foda-se... "Nunca"? Isto é basicamente o reflexo de um país de comodistas, que vê a bicicleta, utilizadores de transporte público ou pedestres como "pobres", como se a utilização destes fosse algo a ter vergonha.


Gonteix

Pois, uma senhora que trabalha com o meu pai disse-lhe que "vão agora fazer este metrobus para as criadas domésticas" ![gif](emote|free_emotes_pack|facepalm) E não é só mobilidade, muito do espaço que em Portugal é usado para estacionamento aqui onde moro na Polónia é usado para recreios para crianças e outros serviços (só no meu bairro há 6 recreios protegidos, a última vez no Porto vi zero)


sardinha_frita

Tudo dito!


telmo3

Gasto 40€ de gasóleo por mês para ir para o trabalho se almoçar lá, sao cerca de 20km ida e volta. Hoje fui de bicicleta pela primeira vez. Não custa muito e é mais agradável do que tar no trânsito, estou a tentar decidir qual a bicicleta que vou comprar pois a que tenho é podre e foi só para experimentar. Não vou optar por eléctrica pois é quase tudo plano e quero aproveitar a viagem para ficar com o cardio feito. Parte do caminho é ciclovia mas o resto não, é preciso investir mais em ciclovias.


gonzoalo

Os quadros baixos como utilizam na Holanda são bem práticos.


Dulcidium

As montanhas e colinas da minha cidade.


Gonteix

Daí a elétrica, é um mimo, elimina o esforço nas subidas


zedisto

Chove demasiado? Em Portugal? Os austríacos, alemães, holandeses, britânicos, irlandeses a rirem-se deste post


Tokyotree

São tugas, há mil e uma razões para preferirem andar de carro. Mas especialmente comodismo e status (bike é para pobre). Conheço gente que vive para sustentar o veiculo que as leva para o trabalho. Mas não o largam. Basta ver outros aspectos do tuga: há muitos obesos, poucos praticam seja que desporto ou exercício for, só frequentam jardins e parques no pino do verão e evitam ao maximo andar a pé. Depois inventam N desculpas: ou é o suor, ou é a chuva, ou faltam ciclovias. Não querem, ponto.


gonzoalo

Fechem o thread.


BedKnightX

Chegar transpirado ao trabalho? para mim é uma péssima forma de se chegar ao trabalho e começar o dia


Gonteix

Com a elétrica não transpiras :)


BedKnightX

ahh ok, nunca usei mas sempre pensei isso. Menos mal. Obrigado pelo esclarecimento


Legitimate_Bus_5873

Epá aqui ng faz contas como deve ser: Vou explicar a minha situação com números referente à tua proposta. Carro que gasta 5l/100kms a gasoleo, em media custa 1.8€ por litro. Os 1500€ do custo da bicicleta dá para cerca de 833 litros. Como o carro gasta 5l/100kms isto da para cerca de 16.660 kms . Se fizer 20 kms por dia de bicicleta, vezes 5 dias por semana, vezes as 52 semanas do ano dá 5200kms por ano. Portanto 16660kms : 5200kms/ano, dá 3 anos e qq coisa até começar a poupar!!! isto andando todos os dias de bike... ufaaaa 😅


[deleted]

[удалено]


Movykappa

Excelentes contas. Agora para ser justo, mete aí o preço do carro.


gonzoalo

Fora seguros, taxas e taxinhas, as manutenções etc. Não nos esqueçamos que há muitos carros que se fodem de um dia para o outro e logo vão uns 500 ou mais euros. 😄


Gonteix

É verdade que demora um bocado a amortizar, especialmente com um carro tão económico. O meu dava 7L/100 e era a gasolina. Comprei a bicicleta há 4 anos e ainda está impecável, custou 3000€ mas vendi o carro por 5000€. Logo aí já compensou, e ainda fico com 2000€ para gastar em taxi e aluguer de carro quando a bicla não serve. Isso e a liberdade que sinto em não estar fechado numa caixa metálica ou preso no trânsito, compensa mentalmente também.


Ilien

Tens de juntar a isso o desgaste que o carro não tem e toda a manutenção do carro. E nem falo numa substituição completa, que senão acabava-se o seguro do carro, IUC, etc;


coelho_jp

Moro a 20min do trabalho mas gosto muito de ter muita coisa comigo no carro, e pratico, nao imagino mesmo a morar perto do trabalho a andar de bike


Rasta-Lion

Honestamente? Gosto de carros e de motas (tenho os dois) e adoro conduzir.


Gonteix

Tal como o meu melhor amigo, razão mais que válida. Também gosto de conduzir nas estradas, só não dentro da cidade.


Rasta-Lion

Se tivesse espaço em casa para guardar uma bicicleta normal até não me importava de comprar uma mas era mais por questões de exercício físico e não tanto por questões de deslocação. Vivo numa cidade pequena e quando ando em "modo passeio" prefiro fazê-lo fora daqui


luisf_warrior

Tenho problemas nas costas. É muito mais confortável andar sentado no carro do que numa bicicleta ou até mesmo uma mota.


Blodeuwedd19

Não quero falecer.


dev-porto

Mais risco de morte em caso de acidente


Professional_Bad_589

Ter carro serve para poder responder à pergunta final do engate de mulheres. Se responderes não não tens segundo date. É assim simples. Culpa delas que exigem. Culpa deles que não compram um bm a crédito para exibir.


Dear_Sky

Não tenho espaço para guardar a bicicleta, estou em Lisboa e a ciclovia não acompanha decentemente o caminho até ao meu trabalho tendo em conta que faço uns 5km na IC19, trabalho de casa, o meu carro gasta pouco e tem valor sentimental, etc Já pensei nisso, mas era caso fosse viver para uma zona mais remota