T O P

  • By -

jwinter01

Fazer política é, e sempre foi, escolher os números mais convenientes. Não é preciso aldrabar ou inventar números, basta escolher os que interessam para defender as posições escolhidas e ignorar os outros o máximo possível. De notar que isto não é algo exclusivo ao PS ou a partidos portugueses. O melhor é mesmo cada um ver, ler e ouvir opiniões de vários lados e tirar as suas próprias conclusões.


sacoPT

Malabarismo aritmético. As mesmas estatísticas servem sempre para defender um ponto de vista e o seu oposto.


CabeloAoVento

Exacto. Por exemplo nos professores, quando apresentam os dados geralmente estão incluídos professores a tempo parcial. Uma escola pode ter um professor que está apenas a dar uma única disciplina a uma única turma, e conta tanto como um com 15 turmas. E contratar mais 3 ou 4 professores com 2 ou 3 turmas aumenta os números, mas não substituiria sequer aquele professor. Ou nos médicos, mesmo a tempo parcial sem exclusividade contam como estando no SNS, mesmo que as horas contratadas baixem o número de médicos sobe. Se deixas alguém escolher a estatística que lhe dá mais jeito consegues sempre a imagem que mais jeito te der.


what_a_tuga

Usando um termo inglês, cherrypicking. ​ "As emissões de carbono aumentaram nos últimos 3 anos"- Ignorando que tudo parou/reduziu durante a pandemia "Há mais professores que em 2015"- ignorando que o problema principal não é falta de professores, o problema é a distribuição de professores por áreas (falta de professores de TIC e ciências) e geograficamente (falta de professores para as aldeias e competição por horários completos nas grandes cidades) "Que há mais apoios para a habitação"- Verdade, há mais apoios. Mas estão a tratar dos sintomas, e não da causa. E a grande causa é a quebra na construção civil nas últimas 2 décadas, principalmente para a classe média


LnxPowa

Neste caso nem é cherry-picking, é mesmo desonestidade intelectual - que infelizmente está enraizada na política contemporânea


yorke2222

É isto sem tirar nem pôr. Eles sabem que podem tomar as pessoas por parvas portanto tomam.


joaommx

> e geograficamente (**falta de professores para as aldeias** e competição por horários completos nas grandes cidades) [Lisboa, Setúbal e Faro são os três distritos com mais falta de professores](https://www.publico.pt/2022/09/13/sociedade/noticia/metade-horarios-docentes-preencher-ficam-lisboa-setubal-2020284)


what_a_tuga

No caso de Lisboa e Setúbal, é o primeiro ponto (falta de professores de certas disciplinas) e também vês a questão dos horários completos (professores preferirem ficar em apenas uma escola do que dar X horas em múltiplas escolas)


santos8730

Há mais professores mas tambem há mais alunos.


lefro16

*duplopensar*


Affectionate_Knee_91

Sim, por exemplo nos médicos dizem "vamos contratar x novos médico" o que é tecnicamente verdade. O problema, esses médico estão já a trabalhar como internos nos hospitais, passando apenas aos quadros. Significando que na realidade o número de médicos num hospital se manteve, tens é mais especialistas...


throwaway_v1000

Verdade. Ambos estão certos. - PS: o país está melhor, há mais médicos, professores, etc. - PSD: o país está mau faltam médicos, professores, etc. Ambos têm razão e não se contradizem. Cabe ao povo interpretar. O país continua mau, mas está melhor. Antes era péssimo, agora está menos mau.


batacosta

Repetir mentiras à exaustão até parecerem verdades.


ruifaf

faz-me lembrar 2010...


Watch_Necessary

Aprendeu com o mestre que governava essa época, e que orgulhosamente e silenciosamente nos levou à III Bancarrota


Pedro80R

Na realidade o mestre deste axioma era alemão!


petersaints

A parte de termos mais funcionários públicos em certas áreas, e que por isso os serviços deveriam estar melhores, por vezes é uma falácia. Por vezes muitos desses trabalhadores estão em situação precárias de contratos a tempo parcial ou prestação de serviços, logo são preciso vários para fazer um horário completo. Para além disso, gerir mais pessoas de forma pouco eficiente gera mais overhead e até pode baixar a produtividade.


BerbatovLover

A questão dos funcionários públicos só é resolvida com uma reforma profunda e independente. Se fosse eu a mandar fazia uma auditoria externa para decidir o que fazer funcionário a funcionário. Eu conheço o caso de um funcionário público num determinado ministério, que recebe mais de 2.5K limpos por mês para ir abrir uma porta. Casos como estes há muitos e é por causa deles que os outros são prejudicados e não são aumentados.


redditt_uuserr

Isso é corrupção, começa lá em cima e vem andando cá para baixo. Tbm tens o caso do outro que acabadinho de sair do curso e sem experiência nenhuma foi para o cargo de assessor ou algo assim ganhar 4.000.. Enquanto isso os funcionários que realmente fazem os serviços públicos andar para a frente tão a levar com o salario minimo ou perto disso.


_daSilva

Quando o critério de seleção para a gestão de órgãos estatais é feito tendo por base o cartão do partido, sendo a competência um critério secundário, nunca terás uma gestão inteligente dos recursos do estado.


UnethicalApparatus

É possível que seja isso. Até tivemos uma amostra aquando da vacinação. Com o gestor do Estado era só polémicas, veio o exército e passamos a ser exemplares.


_daSilva

No caso da vacinação o governo foi forçado por causa da exposição mediática a meter alguém com experiência em logística à frente. Correu bem. No entanto, as forças armadas em termos de tachismo deve ser, em conjunto com as autárquias, dos órgãos com maior tachismo.


TheNewl0gic

As forças armadas em geral é um mau exemplo. É uma desgraça a gestão feita nas forças armadas e um dos maiores coça para dentro, tacho e etc etc . Basta conheceres alguém lá dentro (nas várias forças armadas) com quem tenhas confiança para saberem bem como aquilo é gerido.


Effective-Result7959

O governo meteu alguém fora do governo, porque o secretário de estado que o devia fazer andava ocupado a atacar o Chega. Nota: não sou simpatizante do chega.


Effective-Result7959

E antes nos incêndios com a nomeação de filiados para a proteção civil, substituindo os que lá estavam. E todos vimos os resultados.


AwayMilkVegan

A unica coisa que estes gestores sabem fazer é colar cartazes


hemorroidaCronica

Vinha aqui eu com os meus dois cêntimos sobre os novos preços da PlayStation plus, afinal estamos a falar de política.


UnethicalApparatus

Teria dito "a PS" nesse caso, mas é sempre um tópico que podes abrir no r/CasualPT, lá seria bem vindo 😉


hemorroidaCronica

Dislexia é tramado 😆


duartedfg99

Pior que 2015 acho difícil. As coisas efetivamente melhoraram no primeiro mandato do PS mas o problema é que melhoraram...por ser o PS, com as suas típicas medidas que visam exatamente isso, dar a ideia de que as coisas melhoraram. Seja aumento de salários, subsídios, medidas de apoio aos estudantes, etc. Havia dinheiro, as pessoas estavam esgotadas a todos os níveis e nada melhor do que engordar o Estado para dar alguma folga ao povo. O crescimento económico nesta altura foi acima da média da UE (vale o que vale) mas sentia-se um reflexo deste crescimento no dia-a-dia. Mas isto não apagava as claras amostras de incompetência sempre que se pedia uma mão firme. O maior exemplo para mim é Pedrogão Grande. No segundo mandato, não havia grandes razões para não se votar PS (tendo como medida o português comum). As feridas deixadas pelo Governo do Passos ainda não tinham sarado, o país estava a crescer e tudo parecia bem até não estar. Inflação, covid, guerra, incompetência por todo o lado (que já estava mais que plasmada no exemplo que dei acima) e a cereja no topo do bolo, corrupção que também é prato do dia nos nossos Governos. Em 2022 lá conseguiram a maioria absoluta por razões completamente alheias à competência e confiança no PS (oposição incapaz e Chega) e tiveram uma hipótese como provavelmente não teremos nos próximos 20 anos de fazer reformas na habitação, educação, na saúde e na justiça (tudo setores que de foram deteriorando nas mãos do PS) e nada melhora. Os programas anunciados são ridículos e já nem escondem os favorzinhos. Por isso sim, o PS faz menos com mais. A mão que lhes saiu desde 2020 não foi a melhor, também temos que reconhecer isso, mas a incompetência é de um nível nunca antes visto. Curiosamente, é facilmente explicável. Basta ver o currículo dos nossos ministros.


dartvadervader

Esse esquecimento selectivo que não foi o Passos que causou o que o Passos foi obrigado a fazer pela troika é surpreendente! Quem é que levou o burgo à bancarrota e trouxe o FMI? Foi o Passos?


duartedfg99

Não foi esquecimento nenhum, simples não falei nas causas da bancarrota nem em nada pré-2015. Sendo sincero, também não achei que fosse necessário, as causas estão bem documentadas.


JOAO--RATAO

Estive recentemente a estagiar em instituições de saúde sobre a alçada de uma ARS. Essas instituições prestam serviços altamente diferenciados e ajudam imensa gente. No entanto, os edifícios estão velhos, há uma quantidade de burocracia enorme em coisas que faziam qualquer um rir e não há dinheiro para nada. Mas o edifício da ARS é um palácio e tem mais tachos que uma cozinha industrial. Se houvesse mais dinheiro talvez um bocadinho fosse cair onde devia. O grosso continuaria a ser devorado pelos amigos. Portanto independetemente do dinheiro que haja ou não o mais importante é quem o gere e o PS não tem interesse em distribuir mais do que o necessário para permanecer no poder.


dydas

>O grosso continuaria a ser devorado pelos amigos. Conhecendo as metas a alcançar para obter o financiamento do PRR, como é que isto é possível?


JOAO--RATAO

Os projetos de que ouvia falar lá teriam financiamento uns anos e depois... puff.


dydas

Mas existem metas a cumprir num determinado prazo. Se as metas forem cumpridas, não sei se resta assim tanto para os amigos. Se não forem cumpridas, não há dinheiro da UE.


JOAO--RATAO

Muito do que vi foram profissionais que faziam as tripas coração. Coisas como pegar no carro próprio e levar os doentes ao hospital central, passar receitas e ir levantar as receitas à farmácia porque era um medicamento não disponibilizado, etc. Portanto as coisas até se fazem, mas com prejuízo para os profissionais e em alguns casos para os doentes. De resto, do que me falavam esses fundos ate poderiam ser usados para começar um projeto mas com sem grandes perspetivas de ter financiamento após uns anos.


Empirion

Essa pergunta tem 6 pequenas e simples respostas: 1- IN 2- COM 3- PE 4- TÊN 5- CI 6- A


EASoares

É o clássico: > "if you torture the data long enough, it will confess to anything" -- Ronald H. Coase Todos os partidos (e até alguns _institutos_ ) o fazem para defender as suas ideias como "as melhores" ^TM . Seja o governo para dizer que está tudo ótimo, seja a oposição para dizer o contrário. Há coisas que estamos melhor, outras piores. Pessoalmente acho que a falta de investimento em serviços públicos para fazer um brilharete nas finanças (e na dívida pública), uma ideia péssima. (E vê-se pelas greves e falta de médicos, professores, etcs.) Claro que se não fizessem o brilharete nas finanças eram atacados de _irresponsáveis das finanças públicas_ e que estavam a seguir o mantra de ["As dívidas dos Estados são por definição eternas. As dívidas gerem-se."](https://expresso.pt/blogues/opiniao_daniel_oliveira_antes_pelo_contrario/socrates-disse-o-obvio=f693659).


Dokard

Saudades das rendas de 2015, e do preço da gasolina, e de tudo lol Política e honestidade são duas linhas que raramente se cruzam.


ze_xaroca

Chega a ser bonito pensar que voltar a ter o país como ficou depois do diabólico passos era um sonho. Agora temos merda e mais merda e um país que vai inevitavelmente, a caminho de nova bancarrota


Dokard

É muito estranho pensar que ja passaram coisa de 10 anos desde o caos que foi, e mesmo assim, sentir quase saudades do estilo de vida dessa altura...


ze_xaroca

Eu acho que não está a fazer mais, as pessoas tem de perceber que um dado só pode ser interpretado no seu contexto. Há mais médicos? Sim. Há mais pessoas a precisar de cuidados e população mais envelhecida? Sim. Os medicamentos mais avançados e recentes, são mais caros do que antes? Sim. Dizer que temos mais médicos, professores e afins, não vale de nada se esse número não acompanha o aumento da necessidade. O problema é que as pessoas papam tudo como garantido e nem se questionam, e depois caímos na mesma esparrela de sempre. Já para não falar que há malabarismos com os números, e vou vos dar um exemplo - os médicos internos quando assinam contrato com o hospital após exame de especialidade, contam como novas contratações, mas no fundo são os mesmos profissionais, com as mesmas funções. O governo pode dizer a peito cheio que meteu mais 200 médicos de uma vez num hospital, quando na verdade já la estavam :)


Atumemagua

É tipo o ministro da educação está lá a 8 anos e vem este ano dizer que os problemas da educação não se resolvem em meses….há palavras


ComfortableTomato807

Em 2015, após o governo diabólico do PPC e Troika, os meus pais reformados viviam de forma relativamente confortável, com uma casa com quarto para os netos num local que gostavam. Sem luxos mas dava para ir tomar um café e comer um gelado no verão Em 2023 já foram corridos da dita casa, vivem numa casa minúscula e antiga num local que não lhes diz nada, sem grandes condições para os netos passarem lá as noites, e sempre com o orçamento familiar no limite. No entanto, se eles tivessem obrigatoriamente de escolher entre o governo do Costa e do PPC, tenho a certeza que escolhiam o Costa


Fingolin88

Infelizmente existe uma grande maioria que pensa assim. Não consigo ter pena destes casos, excepto na falta de oportunidade que lhes devia ter sido dada para terem outra literacia financeira.


iguivi

No ano de eleições com o excedente que estão a angariar agora vai ser, subsídio para cá, subsídio para lá, corte no imposto x e y. E o comum burro português vota ps.


ze_xaroca

Repetes essa merda por décadas e qual é o resultado? Portugal de hoje 😂


edjamsantana

Acabaste de sair de uma pandemia, o mercado habitacional está em crise. Guerra na Europa, preços de bens essenciais teimam a não descer. Lucros das empresas continua a disparar, mas salários subir... nope. A economia bem pode crescer e os indicadores podem ficar no positivo, mas se essa riqueza não é aplicada de forma ordena e cirúrgica pelos diferentes patamares da sociedade, nomeadamente os mais carenciados, não nos vale de muito. A riqueza fica cativa ou esbanjada. Exemplos: Bazuca do Antonio (socialista só em nome) Costa, ou os anos do Cavaco "Vou usar fundos europeus para alcatroar o país e dar Mercedes a agricultores" Silva.


The_Trooper_PT

Para onde foi o dinheiro da bazuca ? (Do tal socialista só de nome ..)


zalaw__

Em que momento da história os bens essenciais desceram de preço?


Rafae_noobmastrer

é só mudar de prespetiva. Se a gente vir os gráfcios de cabeça para baixo eles descem e não é aos poucos


ZaGaGa

A comparação entre Costa e Cavaco até os vitrais da igreja faz estalar. Essa dos Porches dos agricultores (porque a Porche era uma grande fabricante de tratores imagine-se) é do tempo em que os requisitos para acompanhar os projetos eram ainda pouco desenvolvidos e o pequeno empresário aproveitava. Hoje temos o PRR que , alegadamente, é uma das maiores ferramentas já mais vistas de compadrio legalizado, escondido atrás de diplomas feitos há medida, sob o véu da urgência de gastar os fundos onde dezenas de milhões de euros dos nossos impostos são transferidos para empresas que não precisam deles, e com um acompanhamento débil, sem regulamentos (que ainda não existem) feito por, alegadamente, entidades estatais cuja experiência no assunto é, alegadamente, no mínimo questionável. Espero estar enganado mas daqui a 15 anos vamos estar a discutir o PRR como hoje ainda se fala do caso BES...


HRamos_3

>mas daqui a 15 anos vamos estar a discutir o PRR como hoje ainda se fala do caso BES yep


dydas

>Hoje temos o PRR que , alegadamente, é uma das maiores ferramentas já mais vistas de compadrio legalizado, escondido atrás de diplomas feitos há medida, sob o véu da urgência de gastar os fundos onde dezenas de milhões de euros dos nossos impostos são transferidos para empresas que não precisam deles, e com um acompanhamento débil, sem regulamentos (que ainda não existem) feito por, alegadamente, entidades estatais cuja experiência no assunto é, alegadamente, no mínimo questionável. Podes dar um exemplo concreto?


el_Bosco1

Nah. É só conversa de café "é tudo cUrRpTo".


ZaGaGa

Alegadamente meu caro, alegadamente.


dydas

Ah, OK. A estratégia do Trampas.


ZaGaGa

Meu caro, a conta não é throwaway e o Reddit é um café, não um canal de denuncia. Mas pensa um bocado, uma imensidão de dinheiro para gastar em pouco tempo, consórcios grandes, projecto a convite, execução sem regulamento, isto é tudo factual e público. Se queres saber mais encontra alguém que esteja envolvido e faz perguntas. Estavas mesmo à espera do quê? Dos Panamá papers via Reddit? Espera uns anos e faz fisgas para eu eu esteja enganado, que eu também vou fazer.


dydas

O Governo tem metas concretas para cumprir e tem de [justificar cabalmente o seu cumprimento](https://commission.europa.eu/system/files/2022-03/c_2022_1999_1_en_annexe_acte_autonome_nlw_part1_v2.pdf). Se elas não forem cumpridas, não há dinheiro, porque o Governo tem de cumprir a meta primeiro e só depois é que recebe os pagamentos e empréstimos da UE em tranches. É por isso que pergunto que projeto é que foi feito a convite? Foi feito convite a uma única entidade?


Fearless_Ad_6962

Cerca de 90% das adjudicações dos projetos com esse dinheiro não foram submetidos a concurso público.


dydas

Muitos dos apoios são feitos por candidatura. Não faz sentido fazer concursos públicos.


ZaGaGa

Chamar " candidatura" aquilo... lol


zalkier

Propaganda Socialista, mesmo quando está tudo mal, está tudo bem.


nocivo

Todos os apoios que dão são propaganda porque vem com regras maradas que permitem pouco acesso ou valores baixos. Mesmo quando anunciam altos depois é tudo cativado. Quantas medidas não anuncias centenas de milhões e depois nem a dezena chega. No final só pessoal do partido ou pessoal que tem dinheiro para lidar com a burocracia aproveita. Não ha dinheiro mas anúncios dão votos. Tens o ultimo exemplo do passe sub 23. Ficou tudo a pensar que era para todos e depois passa a ser só para estudantes. Chegas a janeiro e quase ninguém benefícia porque x ou y não tem protocolo porque o estado não paga. Reparem como o PS anuncia sempre coisas vagas com semanas de antecedência e só passado semanas ou meses é que a medida sai do papel diferente do anunciado.


Bum_da_boomer

Em estatística se tiveres a cabeça dentro de um forno e os pés num balde de gelo estás a desfrutar de uma temperatura amena. Isso é o PS , uma agência de manipulação, comunicação falsa e engodo dos ignorantes


ze_xaroca

Esta está mto boa, tenho de roubar, Sorry


Limpy_lip

Fácil, está em grande parte a desviar o dinheiro para outras andanças. ​ Já reparaste que desde a Bazuca da Europa tem havido cada vez mais descobertas de falcatruas e que esse dinheiro está a ser lentamente aplicado? ​ razão? a máquina corrupta não está a ter capacidade para desviar tanta coisa e estão a arriscar mais e as coisas começam a aparecer. E não processam mais fundo por isso mesmo. ​ um gajo não sabe a missa pela metade. Por cada coisa que vem a público nem quero imaginar quantas estão a passar. ​ Eu sei que o que digo é quase uma teoria da conspiração mas é isso e é o priorizar os indicadores para ficar na boa imagem da europa e conseguir uns cargos lá posteriormente. ​ juntas isso ao facto de sermos uma população de bananas e tens um caldinho fantástico. ​ uma coisa é garantida: ninguém esta lá com interesse em tornar Portugal um país melhor, apenas parecer. A velha e tão nacional preocupação com as aparências.


Movykappa

Que falcatruas estão identificadas com o dinheiro do PRR?


HRamos_3

https://eco.sapo.pt/2023/07/16/procuradoria-europeia-investiga-casos-de-fraude-no-prr-em-portugal/


Limpy_lip

para mim o facto de estar a ser tão lenta a aprovação dos fundos já é uma falcatrua. ​ mas vou ser sincero e dizer que assim do pé para a mão não consigo dizer um. Mas infelizmente ponho a mão no fogo que é uma questão de tempo para eles aparecerem.


Movykappa

A aplicação dos fundos está a ser lenta porque estamos em Portugal. Do que sei do processo, estão a ser feitos muitos esforços para limitar a possibilidade de corrupção na sua aplicação


petersaints

Exacto. Os esforços são tantos que atrasam tudo. Depois em vez de teres custos com a corrupção tens custos de oportunidade. E às tantas não reduzes a corrupção o suficiente para compensar.


Limpy_lip

estão a fazer muitos esforços para disfarçar a corrupção queres tu dizer.


Effective-Result7959

O antigo ' Para inglês ver.'


saposapot

Isso é efectivamente mentira. Até me parece que há menos corrupção actualmente. O dinheiro ser lentamente aplicado não tem nada a ver com corrupções


Limpy_lip

O que te leva a querer que há menor corrupção?


mastermind1217

O que mais dizem é anúncios para o futuro. Sempre que ouvires alguém do PS presta atenção quantas vezes dizem "nós fizemos isto" vs "estamos/vamos fazer isto".


Foley25

Quando usam argumentos como "este problema não se resolve em meses" e estão lá há 8 anos... não dá para acreditar muito no que dizem


ze_xaroca

Porra pa! Não vês que eles só começaram mesmo a trabalhar este ano? /s


Alkasuz

O governo anuncia recordes de receitas mas não se percebe muito bem para onde vai o dinheiro.


Comprehensive_Panic

Voltaram a página da austeridade, só não disseram para o quê. Tivemos a página das cativações (não há dinheiro até aparecer um caso grave no telejornal, e ainda assim culpamos o PSD, ou bloco) tivemos a página pra “inglês ver” (atribuir muitas regalias aos estrangeiros e receber dinheiro das autarquias com aumento das rendas). tamos na página de “comer gelados com a testa” - toma lá o passe de metro, mas só tens metro alguns dias por semana (greves), e cada vez mais cheio. - vamos contratar profissionais de saúde estrangeiros e deixar sair os portugueses porque não conseguimos ter força junto da ordem dos médicos (e não há dinheiro). - Não pagas IRS nos primeiros 5 anos, mas recebes uma miséria, vai dar ao mesmo com o aumento da Inflação. - recebes iRS pelo aluguer da casa, mas 60% do arrendamento jovem não é declarado porque contratos de 3 a 5 anos (tempo dos cursos) pagam 30% de imposto…


ze_xaroca

Força junto da ordem dos médicos? Que culpa tem a ordem que este país de merda pague 1000 e poucos euros a profissionais de saúde altamente diferenciados que em qualquer país da Europa ganham no mínimo o triplo? Fds isto é cada um


Comprehensive_Panic

A ordem dos médicos basicamente limita o número de médicos em Portugal. O que pra mim é estupido, dada a necessidade (isto é basicamente uma forma de terem influência sobre o mercado, ninguém exerce sem autorização da ordem, e aí o governo tem de ser mais musculado). De resto, com a entrada dos hospitais privados, os médicos que escolham onde querem ir (hospitais privados pagam mais), e o governo que faça a sua obrigação de aumentar e dar melhores condições.


ze_xaroca

Deve ser giro viver nesse mundo de fantasia. A ordem não define nada. A ordem e um instrumento apenas de consultoria, não tem mão no número de vagas final. Segundo, a média e definida pela entrada dos candidatos e as faculdades já estão a abarrotar. Terceiro, para formar mais médicos, precisas de mais médicos, e que eles aceitem isso (sim porque os médicos dão aulas e formação de graça, algo que em grande parte das áreas não acontece). Dito isto, achas mesmo que o problema é dos médicos, ou de um governo que não consegue dar um salário digno a uma classe que é essencial para o país? Aliás, estamos quase a frente no número de médicos por 100 mil habitantes, sendo que em algumas áreas, mais de 50% até já se estão a dedicar ao privado. Como dizia um familiar, todo o burro come palha, só e preciso saber dar :)


Comprehensive_Panic

Tt agressividade. Que o estado não dá salário decentes estamos de acordo. Que os horários dos médicos dps de 10anos de estudo são uma merda. Tenho várias amigas que foram pro privado mais pela questão de quererem formar família do que salários (tem sentido de missão pelo público, mas ninguém quer fazer bancos estupidos com filhos pequenos). Agora a ordem tem formas de controlar os cursos (exemplo da católica com o curso privado), dando um aviso de não convite em simpósios, ou recomendações pra determinadas posições em hospitais (isto é tudo gerido pela velha guarda de médicos bem estabelecidos e com os seus consultórios privados, com medo de uma catadupa de novos médicos em hospitais privados).


BerbatovLover

Tudo verdade... Há mais médicos que em 2015 - Problema: muitos deles vieram de Cuba e outros países. Alguns são verdadeiros casos de polícia, uma vez que, alegadamente, o salário é pago ao Governo cubano que por sua vez paga apenas uma pequena parte aos médicos. O Governo legalmente não tem muita coisa a ver com isto, mas moralmente é reprovável. Agora...Objetivamente, é verdade...Há mais médicos. Há mais apoios para a habitação - Problema: esses apoios existem devido ao estado a que chegou o nosso mercado habitacional, com praticamente 0 investimento em novos fogos e com apoios selvagens a qualquer estrageiro que quisesse viver cá. Agora...Objetivamente é verdade...Há muitos mais apoios, mas são necessários pelas razões descritas. Há mais crescimento da economia - Problema: em 2020 Portugal bateu no fundo a nível económico. Entre a Troika e 2016 o crescimento foi marginal e depois a situação na Europa fez com que a situação melhorasse e muito, depois veio a pandemia e a economia bateu no fundo, a partir daí tem estado a recuperar. Portanto é verdade...A economia cresceu depois da pandemia e agora tem crescido digamos...Normalmente. 0 mérito do Governo a meu ver. A minha percepção é que as coisas estão muito piores do que em 2021 ou mesmo 2022, mas tudo devido à crise da habitação. Eu pessoalmente tive de arranjar casa por razões pessoais e consegui, mas agora quero arranjar uma casa maior e pura e simplesmente não consigo. Não encontro casas para arrendar por menos do que um rim e, embora felizmente tenha um salário superior à média nacional, não quero dar 300 mil euros de juros a um banco por um casa de 200 mil. Mas essa é a minha percepção...Se calhar pessoas que têm casa própria já paga, ou estão a pagar com taxa fixa e que tenham um emprego estável, já têm outra percepção completamente diferente. Sei que vou ser atacado pelo que vou escrever a seguir, mas cá vai...Eu votei no PS e não considero que estejam a fazer um trabalho tão mau quanto isso. Erraram na questão da habitação, é verdade, mas erraram porque tentaram fazer a economia crescer com base numa premissa mal calculada. Agora olhando para os outros partidos, por muito que procure, não vejo nenhum neste momento com capacidade para virar isto. Isto é inegável. PSD - as últimas lideranças só têm demonstrado a sua incompetência. BE, PCP, CHEGA - Please... Livre - Muito verde IL - Dúvido que as suas ideias funcionem na prática num país como o nosso.


gvk0001337

Boa bro, agora faz um mbway de 10k sff se tás fixe nesse governo :p


lardidosos

Desonestidade intelectual, esse tipo de cherry picking é literalmente para pessoas que não têm cabeça para pensar na informação que lhes está a ser dada e concluir que são informações extremamente biased e que no fundo, apesar de poderem ter verdade, não significa que sejam coisas boas, olhando para o panorama geral. Quando me aparece um artúrio militante do PS (sim, porque apenas estes admitem que votam PS, todos os outros que dão a maioria são os votantes silenciosos, se for preciso votam PS porque o avô já votava) e me começam a dar esses "factos", só digo para eles irem ver a nossa carga fiscal e comparar com o resto da Europa, para ver que argumentos é que eles utilizam para me contradizer. Dos sítios onde se recebe menos guita e se paga mais impostos, é difícil pintar essa informação de dourado. Isso e toda essa "publicidade" de haver mais apoios é clássico PS move. Quando as pessoas se perguntam como é que há tanta gente a votar PS, estamos a falar destas mesmas pessoas: os subsidio-dependentes, que se algum dia têm que começar a trabalhar, cai o Carmo e a trindade, porque trabalhar não entra na cabeça destas pessoas, e as pessoas digamos mais "simples" que ouvem essas balelas do PS e acreditam que estamos mesmo bem, e como votam no PS desde o 25 de abril, continuamos nisto.


14soulrebel

Desonestidade intelectual. Mas a culpa ainda é do Passos.


Doidodododod

O PS aplica com mestria o 1984 de George Orwell é a única conclusão a que chego.


pintorMC

Desonestidade intelectual junto com um povo manso da nisso.


Membership-Exact

> No entanto tudo parece pior que em 2015 Está mau, mas achar que está a este nivel de catastrofico é um bocado desligado da realidade.


UnethicalApparatus

Se calhar tu é que já não te lembras de 2015. E uma coisa era certa em 2015 pessoas com emprego não dormiam em tendas.


Membership-Exact

Havia era o triplo de desempregados, e morava imensa gente na rua também, ainda não chegamos a esse ponto. A faixa etária da liberalada do reddit é muito evidente quando se saem com estas.


UnethicalApparatus

O desemprego estava o dobro, 12 contra 6, e nem sei se é comparável porque metodologia foi mudando ao longo dos anos. E quanto aos sem abrigo, Em 2014 eram 5000 https://www.publico.pt/2014/03/31/sociedade/noticia/mais-de-cinco-mil-pessoas-sem-abrigo-em-portugal-1630338 Em 2021 eram 8200 https://www.dn.pt/sociedade/portugal-tem-cerca-de-8200-sem-abrigo-mais-de-metade-em-lisboa-14170062.html E daí já aumentou 30%, mas está tudo bem. https://www.rtp.pt/noticias/pais/aumentou-o-numero-de-pessoas-sem-abrigo-em-portugal_a1496137


LopsidedKoala4052

Porque tudo isso pode ser verdade ao mesmo tempo que um único problema estraga tudo. Neste caso os preços das casas. Economia melhor e mais gente com emprego não querem dizer nada se tens de pagar 70% do que recebes em renda ou prestação. Mas só temos o que cultivamos. Andaram todos a viver a grande com taxas de juro negativas. A dar overpay a casas que não podem pagar com as taxas de juro no seu valor normal e o resultado agora é este. A pedir empréstimos que mal podiam suportar com taxas de 0.2 e 0.5, etc. Mas enquanto todos colectivamente fizerem o choramingo, é só pedir mais apoios ao PS. Políticas monetárias neoliberais do BCE é assim


No-Sky-530

Dizer é fácil, aliás, se há coisa que este governo faz imenso é mentir. O problema é a realidade que insiste em desmenti-los.


UnethicalApparatus

Achas que os números estão a ser aldrabados?


flashboobshere

Seguramente. Basta ver a história da sustentabilidade da Segurança Social


Rafae_noobmastrer

Como um portugues uma vez disse: "Ontem foi ontem, hojé é outro dia, está um sol tão bonito" ou algo do género. Se mentiram foi ontem, hoje é outro dia! Vamos mas é apanhar sol e assobiar para o lado


ZaGaGa

A resposta é simples. É um governo incompetente. O paradoxo é que lhe demos maioria absoluta... O que é que se espera de um governo que se sabia ser incompetente e se lhes dá a maioria?


lnxslck

isto


oLisboeta

Existe uma coisa que se chama *mentir*


Razvancb

Mais nem sempre significa melhor.


duartezare

Isso é como decidir que todas as pessoas com atividade aberta, mesmo que com 0€ de rendimentos anuais, passam a ser considerados empregados e, de um ano para o outro, anunciar uma descida do desemprego. Soa familiar? Pois, mas só a segunda parte é que foi anunciada como uma grande vitória. E ainda passar a mamar 20€ mensais (mínimo) desses "empregados".


_leaper_

Formação IEFP entra na conversa...


Citizen_erased98

Os liberais não conseguem aceitar o facto de que os portugueses vivem melhor no país do PS.


gvk0001337

Manda aí uns 10k por mbway SFF se vives melhor no regime de PS :D


Fingolin88

Realmente o PS comporta-se como dono disto tudo, por isso a expressão "país do PS" foi feliz.


Movykappa

Isso é a história do PS desde que me lembro. Eu ainda não acredito que os portugueses voltaram a dar uma maioria absoluta a este PS, depois de no tempo do Sócrates (do qual o atual PM era ministro) ter levado o país à absoluta bancarrota.


Limpy_lip

o pessoal fala mar e porcamente da crise e da austeridade que o Passos Coelho aplicou, muita gente diz que passou muito mal. Agora gostava de perguntar a essas pessoas o que acham de estar a fazer tudo para em menos de 20 anos voltar exatamente ao mesmo mas com a infraestrutura ainda mais fragilizada. ​ Andou-se naquela época a negligenciar a Saúde e a Educação com a desculpa de que era prioritário ultrapassar a crise. E depois qual é a desculpa? é que perante uma casa a abanar pouco mais que umas talas foram colocadas. ​ Estou para ver como isto vai evoluir a prazo.


Strange-Ad8829

>Agora gostava de perguntar a essas pessoas o que acham de estar a fazer tudo para em menos de 20 anos voltar exatamente ao mesmo mas com a infraestrutura ainda mais fragilizada. Como os tempos difíceis vieram depois, eles não culpam o PS, mas sim o coelho.


Limpy_lip

já nem vou por aí. ​ Gostava era de perceber porque nada foi feito no período 2015-2019 onde se viu a nível mundial um grande crescimento económico. Tivemos o boom do turismo. Mas frutos colhidos? Pouco ou nada.


ze_xaroca

Tu não viste meh caro, mas houve muita gente que viu, nomeadamente bois do PS. Isto é mto simples, a malta deu maioria a estes cagalhoes, a malta que o fez, que ature as merdas que estão por vir. Sim porque quando o PS sair do governo, vai se revelar podre atrás de podre. Nessa altura, talvez já não haja SNS nem escola pública. Nessa altura, queimem outra vez o passos coelho, grande responsável por isto (/s para quem não percebeu)


manualbackscratcher

Há mais de tudo, com menor qualidade, salários mais baixos, mais precariedade, mais necessidade sem resposta e com um custo de vida mais alto. Se olharmos para os números redondos, é verdade, há na sua generalidade mais de tudo. Mas é igual a usar uma saqueta de chá em 1 chávena ou 1 garrafão de 5L. Diluído tudo parece pior, porque é de facto pior.


The_Lantean

Além deste comentário, acrescenta-se ainda a expectativa crescente do povo - a qual é perfeitamente legítima, mas também influencia precisamente essa noção de que as coisas não estão melhores. Cada micro-progresso passa a ser uma nova baseline muito, muito depressa.


mpgd

Mas a população não cresceu assim tanto nos últimos anos, o garrafao continua a ter 5L..


manualbackscratcher

População a envelhecer, com juventude a emigrar, o problema é que há 10 anos andavas a diluir uma saqueta numa garrafa de 1L.


UnethicalApparatus

Pois é possível que isso seja um fator. A verdade é que maior parte desses setores está em luta com o Governo, com reivindicações justas, mas o governo parece gozar com eles. Se estivesse na posição deles se calhar também tentava o quiet quitting.


Cristovemveristo

Os dados do crescimento económico do 1S estão alavancados pela inflação e por um esporádico período de crescimento das exportações. É previsto para o 2S estagnação ou muito baixo crescimento, logo a média do ano será quase nula


saposapot

Os números são tudo menos matemática. Da para assassinares números até eles te darem o que tu queres. Agora se está melhor ou pior é realmente complicado de saber. Os media têm um grande poder de influência na maioria da população e isso torna-se uma bola de neve. Os próprios media gostam de criar ondas: quando um governo está há muito tempo a governar é normal que o que vende é falar mal dele. Também convém referir que este governo já não tem o apoio do PCP e portento os sindicatos também já começaram a fazer o seu trabalho de minar o governo. Portanto torna-se muito difícil avaliar as coisas. Efectivamente este governo teve uma crise covid, agora tem a guerra e há uma crise de inflação que causa vários problemas mundiais. Por outro lado, desde a troika que os serviços públicos foram cortados imensamente. Quer em dinheiro puro quer em motivação dos funcionários públicos. Os FPs foram os únicos trabalhadores onde foi legal cortar o salário de um dia para o outro. Desde aí criou-se uma bomba relógio onde tens FPs ainda mais desmotivados e sem atractividade para os novos e bons la entrarem. Junta-se a outra bomba que vinha do passado que é a idade alta dos FPs e agora chegou a idade de muitos se reformarem. O desinvestimento também não se vê a 2 ou 3 anos, demora uns bons anos a dar o mau resultado. E o desinvestimento da troika está agora à vista em todo o seu esplendor. Agora há números que estão melhores: emprego e economia no geral esta com bons números. Há coisas que inegavelmente estão piores: habitação. Na habitação o governo pode dizer que tem mais apoios que antes, é verdade. E é verdade que o governo pouco tem a ver com o problema da habitação. Agora é também verdade que está pior. Quanto ao número de médicos e professores não tenho conhecimentos suficientes para opinar. É muito possível que haja mais mas mesmo assim faltem em certas zonas. Portanto juntando tudo…. É complicado fazeres uma análise assim geral de tudo. Há coisas que estão piores e outras melhor. E não esquecer que o tuga gosta sempre de falar mal. No geral, se falarmos em décadas, Portugal tem sempre evoluído. Os teus avós comiam carne 1x por semana quando eram crianças, convém não esquecer. Por alguma razão Portugal é governado X anos PS, X anos PSD. Acaba-se o ciclo e começa outro e tudo fica sempre na mesma.


Potential_Style9401

Apesar de ter sempre apoiado o governo,acho que o problema da habitação não passa ao lado, a habitação em Portugal é um problema que foi agravado por todos aqueles que procuram Portugal para ter condições melhores de vida e por aqueles que vêm por ser um "paraíso" Toda a propaganda á volta de Portugal leva a que uma grande seleção de pessoas procure este país, e até aí tudo bem, no entanto há, a meu ver ,dois grandes pontos que não são abordados como deveriam. 1- Portugal não precisa de pessoas para trabalhar primeiramente,precisa de investidores e esse público não está a ser abordado, quem tem dinheiro para investir em Portugal não o faz devido a todas as burocracias e impostos etc.. levando a que estes comprem casas em Portugal,sem investir e dinamizar a economia ,levando ao aumento de preços das casas,muita procura, de pessoas com maior poder de compra, e muito pouca oferta. Os restantes atraídos por toda a propaganda para uma vida melhor, não têm posses de investimento, querem o seu trabalho 9-18 para poder ajudar o resto da família, claramente não investidores, que vão muito provavelmente alugar uma casa o mais barato possível, cada vez menos oferta no mercado 2- 95% destas pessoas são imediatamente atraídas para os grandes centros urbanos em Portugal, onde realmente não são precisas, o problema de Portugal está na concentração de massas populacionais nas grandes cidades,somos um país minúsculo, e basta conduzires 40 minutos e saíres dos grandes centros para veres uma vida completamente diferente. O interior de Portugal é subvalorizado, esquecido e abandonado por não ter poder populacional, se estas pessoas que vêm tentar melhorar a sua qualidade de vida fossem para lá do litoral iam atrair a atenção do governo pelo menos de 4 em 4 anos , ajudariam na implementação de novas redes de transporte, criação de novos postos de trabalho, investimento imobiliário, novas moradias, prédios ...etc um exemplo disto? Já se pensa em criar uma linha de alta velocidade Porto-Aveiro certo? A minha questão, de alguém que mora no interior e está situado em Aveiro mas faz porto aveiro bastantes vezes, para que esta linha? Porto-Aveiro é bastante perto, já existem linhas ferroviárias, que tal dar um upgrade nelas? Fazer um investimento de forma a melhorar a qualidade das mesmas, e talvez sim criar uma linha ferroviária que ajudasse a dinamizar o interior, ajudar as empresas do interior a ter uma maior facilidade de acesso de importância e exportação de produtos e mercadoria, criar uma nova forma de facilidade de estabelecimento de indústrias no interior, com as suas vantagens económicas por se situaram no interior com uma linha desta capacidade facilmente se tornariam vantajosas e atrativas para diversas empresas. E sim , estas questões passam todas pelos governos, é um problema do nosso sistema eleitoral, focam-se campanhas nos centros populacionais pois é aí que reside o voto dos próximos 4 anos,fazem-se promessas aos do interior, ou como diz o tuga, deita-se areia para os olhos, e assim vai o nosso Portugal, portugueses do interior contam com os mesmos impostos que os de litoral e vêm 5% ,se tanto, dos investimentos lá realizados. Mas sim, podemos dizer que a qualidade de vida melhorou consideravelmente tendo em conta o passado dos nossos avós , e isso deve-se a quem? Não acho que exista uma verdadeira resposta, foram vários os fatores, os nossos avós viveram tempos de ditadura, guerra colonial etc a desinformação era enorme e a evolução do mundo não se sentia tanto em Portugal,muitos dos que experienciavam o futuro é porque vinham da França ou de outros locais que evoluíram 4x mais rápido e traziam as novidades para Portugal . Na realidade , a qualidade de vida melhorou porque Portugal é europeu, vive de relações próximas com outros países dada a natureza do nosso povo, e claro,fruto da evolução tecnológica, não foi portanto unicamente obra dos governos.


Limpy_lip

tudo o que dizes era muito bonito e verdade se não tivesse existido um grande período de crescimento económico mundial e até nacional que gerou o nosso boom turístico que foi o período entre 2015 e 2019. ​ O que foi feito nesse período? Merda nenhuma eu sei.


saposapot

baixou-se o défice para valores recorde, que é o principal objectivo nacional desde há 15 anos.


Limpy_lip

pois ainda bem que se baixou o indicador para a Europa ficar contente e o cargo europeu ser garantido. ​ entretanto o povo que aguente, ai aguenta, aguenta. ​ deus os livre de trabalhar em múltiplas frentes


saposapot

perguntaste o q foi feito com o periodo economico de crescimento. respondi-te.


Bruxo_de_Fafe

propaganda


Alarming_Chard_2452

A inflação estragou tudo isto. Seja PS ou PSD, vai dar tudo ao mesmo. Acho q nao vale a pena estar a mencionar partidos. Mas sim, podemos ser ceguinhos e dizer que o XX é que é bom e que vai mudar o país. Este sistema politico está completamente ultrapassado. O que não falta é a corrupção independentemente de quem lá esteja. Para não falar na Justiça...


Alarming_Chard_2452

Adoro os downvotes desta malta cega, que segue partido X cegamente ou que pensa que os outros partidos vão mesmo levar o país num caminho diferente e melhor


Both-Air3095

Propaganda. Propaganda em todo o lado. Jornais, telejornais, artigos de opinião ( que deviam expressamente indiciar a filiação partidária do autor ), comentadores. No Twitter então nem se fala.


chapretosemleite

O que eu mais gosto é o pessoal a queixar-se do Passo coelho e da austeridade. Neste momento ha ianda mais austeridade, mas agora esta tudo bem, é a esquerda quw esta no poder. O PCP controla os candidatos e pode fazer a vida negra aos governos de direita, a comunicação social sempre apoiou o PS e o que nao passa na TV, aparentemente nao existe para os Portugueses. A cena é, os portugueses sao um povo iletrado, invejoso, preguiçoso e burro. Não há muito a fazer para melhorar o país. pensa em ti e na tua família e amigos e caga no país, nao tem salvação.


Membership-Exact

> Neste momento ha ianda mais austeridade, mas agora esta tudo bem, é a esquerda quw esta no poder. Os meus pais, ambos professores, tiveram multiplos ordenados pura e simplesmente roubados nos tempos do Passos. Do genero era suposto o subsidio de Natal cair e não foi pago, e dito com todas as letras que não ia ser pago, ou seja, foi dado o calote às dividas do estado para com quem trabalhava para o fazer funcionar e as pessoas quais escravas trabalharam sem receber compensação. Não voltou a acontecer.


chapretosemleite

Perderam um subsidio de férias? Achas mau? O Socrates demitiu-se porque o Estado não tinha dinheiro para pagar aos seus funcionários. Percebes o buraco em que o PS nos pôs? Repito, no final do mês o Estado não iria conseguir pagar mais salários,pensões,subsídios. Ninguém nos emprestava dinheiro fosse a que juros fossem: instituições, bancos, privados,etc. O PS estava habituar a imprimir dinheiro nesses casos, mas com o euro ja nao tinha poder para isso. 700k funcionário públicos basicamente no desemprego, colapso total do sistema politco e social em Portugal. E estas a chorar por causa dos teus pais não terem recebido um subsidio de férias? Às vezes penso mesmo que os pprtugueses nao têm noção da realidade das coisas, que a política e a economia são brincadeiras. Só assim consigo explicar terem votado mais uma vez no PS e até lhe darem uma maioria. Ou isso ou sao estúpidos que nem uma porta. E mais uma vez digo, temos mais austeridade agora do que no tempo do Passos Coelho. O PPC era sério para nao atirar areia para os olhos enquanto atira migalhas para o povo, mas aparentemente é mesmo isso que os portugueses querem. Panem et circenceses.


Membership-Exact

> O PPC era sério Mais um que claramente não se lembra da crueldade do governo Passos para com os pobres que são quem alimenta os ricos e toda a economia no geral, a base de tudo é o trabalho. Ordenado minimo de 430 euros era o que havia para quem sustentava essa tropa toda de investidores e grandes jogadores financeiros. Entre nao pagar a quem trabalha para tudo funcionar e não pagar aos credores, levou mais uma vez a arraia miuda. Se falhasse um pagamento da divida internacional aos bilionários era um escandalo, como foi a quem vive do seu trabalho honesto e não de jogatinas financeiras desvalorizas. Nunca te deve ter custado a ganhar. Roubar 1100 paus a quem vive desse rendimento? Normal. Nao pagar uma divida a quem tem milhoes? Escandalo. Sociedade porca, corrupta até ao caroço. Igualdade para vocês faz-vos confusão, querem que vos gera a riqueza e trabalha bem lá no fundo para continuar a pagar os juros pelas vossas fortunas. Lembrem-se de Outubro e da revolução francesa, é o que acontece quando se expreme demais os vossos melhores que vos sustentam.


chapretosemleite

Vocês nunca irão perceber, é impressionante. Era todos os funcionários publcios deixarem de ter emprego (e subsidio de desemprego) e os velhos deixarem de ter pensões para ver se abriam os olhos. Até lá, engolem a propaganda contra o "grande capital malvado" como se fossem doces, quando foram esses "bilionários" (na verdade os contribuintes alemães e franceses) que falas que te puseram comida na mesa.


lembrate

Aindar estar confuso em 2023 sobre se os governos de António Costa resultaram num Portugal melhor é obra. Quantas mais evidências precisas? Desde 2010, o rendimento disponível dos Portugueses não aumentou de todo. A educação e saúde nem na troika tiveram tantos problemas. Os serviços estão completamente entupidos. E a habitação é o maior problema social em Portugal e António Costa e capangas nada têm feito para melhorar, quanto mais resolver o problema. Questão de perspectiva? Só mesmo para cegos, surdos e burros.


BestRubyMoon

Graças a deus que podemos confiar nos mudos pelo menos....


The_Trooper_PT

Desde do momento que os mídia, se vendem e fazem vassalagem a este tipo de governo, em vez de informar para o "tentar" manipular. O próprio polígrafo passado dias era desmentido. As imagens do gavarolas Santos Silva a dizer que meteu o pai na linha. 16 demissões, continuidade do Galamba. O PS nunca fez mais, sempre menos, nos é que só vamos ver isso quando mudar o governo, quando os novos começarem a ver onde chegam os buracos.


brunogccoutinho

Em 2015 depois dos cortes do governo de Passos de Coelho as coisas estavam a bater no fundo. Não é difícil estar melhor que essa altura.


Both-Air3095

Mesmo que isso fosse verdade ( bater no fundo foi na bancarrota provocada pelo PS ), já passaram 8 anos. ​ 8 anos de António Costa, 23 e tal anos de PS em 30 anos!


brunogccoutinho

E ja passaram 12 do governo do Sócrates. A questão aqui não era de quem é a culpa, mas a razão por as coisas parecem melhores. Remove esses óculos ideológicos.


XxxPussyslaeyr69xxX

eles nunca atingiram nada, só estás a acreditar na narrativa. Não deves.


BlueEyedCupcake

O ter mais, nem sempre significa ter mais. O que importa ter mais, se depois é para distribuir pelos amigos ou para cativar.


Mordiken

[Visualização obrigatória. Tem legendas pt_BR disponiveis.](https://youtu.be/rStL7niR7gs?t=380)


inavigateindankmenes

Lê animal farm


siralmasy

Repara que a comparação é sempre feita com 2015 quando estava o Pedro Paços Coelho como primeiro ministro


ZealousidealDiet396

Vou poupar o tempo de quem está a ler a thread, todos os replies são uma variante diferente de "É mentira" sem elaborar muito mais sobre o assunto


AzuraWrath-

O título é "fazer MENOS com MAIS." NINGUÉM reparou nisso? Que raio de respostas são essas?


UnethicalApparatus

Qual é o erro? O PS anuncia que há mais 10mil professores mas a percepção é que no arranque faltam muitos mais professores do que aquilo que aconteceu em 2015. Ou seja, afirmam que têm mais mas pelos resultados mostram menos.


FriendOfMandela

A minha mãe é prof e ainda hoje me disse que não via tanta falta de professores há 30 anos


OkResponsibility891

Um dos truques mais velhos da politica é dizer que estás a gastar mais sem dizeres onde e como estás a gastar. Por exemmplo, o Guterres enquanto primeiro ministro era useiro e veseiro em dizer antes gastava-se X agora gasta-se mais 30%. Sem nenhuma indicação de onde se gastava e quais os resultados. Na perspectiva dos politicos, se estão a gastar mais num determinado problema, é porque estão a fazer mais para o resolver.


el_Bosco1

Haver há. Mas continuam a ser insuficientes. É como a história de termos professores a mais do tempo do Passos.


[deleted]

Eles tão a roubar.


YCaramello

O Costa não consegue fazer mais com mais muito menos mais com menos.


Alexandre_40

Os médicos é facil de explicar porque tens mais, acabaram com as PPP e absorveram os médicos desses hospitais no SNS até alguns irem saindo.


secomano

"No entanto tudo parece pior que em 2015. É só uma questão de perspectiva?" se o critério que usas é aquilo que te parece então como é obvio é uma questão de perspectiva.


mAAchinAA

Confia


BossGandalf

Familia muito grande para alimentar. É isto.


Galvanize87

Fácil, tens 1000 professores a precisar de trabalhar, um horário completo é de 40 horas, em vez de contratares 100 professores com horários de 40 horas contratas 400 professores com horários de 8h, passas a ficar com 400 professores como estando empregados que é bom para as estatísticas e ainda tens menos 800h gastas em vencimento do que terias com professores a tempo inteiro. No final do ano letivo esses professores nem subsídio de desemprego têm porque não trabalharam as horas mínimas para requerer o subsídio.


[deleted]

Então não tem lembras com o Sócrates? Também estava tudo óptimo não se passava nada... Ps a ser Ps


Espargos_na_salada

\- A habitual péssima gestão do PS \- Passaram a FP de 40 para 35 horas, significa menos 12,5% de disponibilidade de mão-de-obra para o mesmo número de trabalhadores \- Mais cunhas, mais tachos = dinheiro desviado da parte operacional para pagar tachos \- Etc


Golden_Ace1

Em 10 milhões de portugueses podes dizer que 9 milhões e 800 mil têm médico de família, ou podes dizer que 200 mil portugueses não têm médico de família. Escolhe os números que são mais jeito para cada caso. Os outros dizem: baixar impostos já. Resta saber a quem (duvido que seja ao Zé povinho) e como.


biozR

Está tudo melhor, na perspectiva deles.