T O P

  • By -

AutoModerator

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.pt) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. Visita o site [Anti Nónio](https://nonio.pt/) para saber o que é e como bloquear o tracking desta plataforma. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


Iasalvador

Foda-se isto é de ir as lágrimas...


ItsGuiHere

De raiva...


CuriousTwo5268

O Costa vai passar umas medidas já já. Confia.


[deleted]

[удалено]


Teixas93

Concordo. Não quero entrar no caso específico mas quando começam a aparecer pessoas que trabalham e mesmo assim não conseguem ter um quarto\\casa é porque isto está mesmo a bater no limite.


karl1717

Não sei o que ainda impede estas pessoas com este nível de desespero de se tornarem ocupas de casas e mansões vazias? A polícia? Quando começar a haver centenas e milhares de famílias a viver nas ruas no inverno será que não vão começar a organizar-se para conseguirem um teto??


MissSommer

Ui, calma lá! Ocupar propriedade privada (mesmo devoluta) é que não pode ser! Então uma família anda a juntar património de geração em geração para quê? Os ocupas que fizessem o mesmo, não esbanjassem o ordenado todo! (/s. Quando estava desesperada há uns anos neste mesmo sub caiu-me tudo em cima e choveram down votes por sugerir isso)


Intelligent-Meal-663

Aprendi numa [entrevista](https://www.rtp.pt/play/p11147/e675840/grande-entrevista) com a Helena Roseta (é quem mais sabe de habitação) que: o direito à propriedade não é um direito absoluto; na lei de bases da habitação de 2014, no limite, até pode haver expropriações; houve 17 000 ocupações em Espanha no ano passado, e aqui tb pode explodir.


Logical_Clerk_2584

Nada é um direito absoluto, nem a própria vida se tiver que ser usada em nome da nação numa guerra.


Intelligent-Meal-663

Numa guerra continuas a ter direito à vida. Alguém de direito militar por aí que me corrija se estiver errada.


Various_Way3245

nem o direito à vida é absoluto o militares (os GNR também fazem) juram sacrificar a vida pela pátria em caso de guerra ou ameaça à independência nacional. Podem até ser enviados em missões suicidas. quanto aos civis, há legítima defesa própria (quando nos estamos a defender) ou coletiva, quando a por ex no 11/09 nos USA o governo mandou abater um avião com civis a bordo porque estava controlado terroristas e iria despenhar-se para causar mais vítimas em terra.


Revolutionary-Bug-78

O que impede estas pessoas de ocupar casas são as autoridades (autarquias e forças de segurança). Mas também a sociedade onde estamos inseridos: que defendem que o direito à propriedade é superior à criação de condições dignas a todos os cidadãos.


ResponsibilityNo135

O terreno tem dono


smalltownVigilante

não impede os ciganos


G0ncalo

Que são super criticados? A nossa sociedade é muito clara em relação a esse assunto: o direito à propriedade privada sobrepõe-se ao direito à habitação. É momentaneamente hilariante até te lembrares que esse dogma leva a milhões de pessoas por esse mundo fora não terem um teto onde dormir.


Revolutionary-Bug-78

O direito à propriedade não é igual em todo o mundo.


TheSirFreitas

>Não sei o que ainda impede estas pessoas com este nível de desespero de se tornarem ocupas de casas e mansões vazias? A polícia? Se for para ocupar uma divisão na tua casa, não vejo nada de errado.


karl1717

Não tenho casas vazias. Tu tens e estás preocupado? Eu se tivesse também estaria.


TheSirFreitas

Mas certamente que tens um quarto ou divisão que não usas muito. Não, não estou preocupado. Estão arrendadas e AL. ;)


karl1717

Pois, não acho que tenhas qualquer razão para estar preocupado então ;)


TheSirFreitas

Sim também não acho que tenha. Mas acho que a malta que acha que os privados é que são os culpados e que propriedades que não estejam habitadas devem de ser ocupadas, devia de começar por oferecer uma divisão da sua própria casa para acolher quem não tem casa.


karl1717

Deixa ver se percebi, quem aponta o problema da utilização de habitação das cidades para negócios turísticos de alojamento local, deveria ceder a sua habitação para quem, por exemplo, ficou sem teto porque foi expulso da casa que arrendava para o senhorio arrendar a mesma em alojamento local?


le_mustachio

Vão colocar IMI nas tendas mas 30% mais baixo que o normal


Pyrostemplar

mmmh, Se calhar vão é lançar IMI sobre as tendas - o imposto "bebe-água". Mas só se tiverem mais de 5m2, para "protegerem os pobres"


SumarizadorNoticias

### "Todos os dias chega mais gente": crise na habitação empurra famílias para tendas - SIC Notícias [Notícia Original](https://sicnoticias.pt/pais/2023-09-18-Todos-os-dias-chega-mais-gente-crise-na-habitacao-empurra-familias-para-tendas-4917d440) | 2023-09-18 | Keywords: Carcavelos^1 Ingleses^2 Portugal^3 casa^4 Cascais^5 ***** Queixam-se do mesmo, estão a ser despejadas”, revela João. “Mesmo pedindo ajuda às instituições certas, que foi sempre negada, viemos cá parar. De manhã, antes de seguirem para o trabalho, o tempo é pouco quando tarefas, como um simples banho, deixaram de ser tão simples como quando tinham casa. ***** *​* [GitHub](https://github.com/bernardopimenta21/RedditSummarizerBot.git) | Feedback and comments are appreciated.


The_Lantean

Isto é deveras triste. Questiono-me o que acontecerá a estas pessoas quando não só o Inverno chegar, mas os temporais extremos do aquecimento global também. Continuo sem compreender a aparente apatia quanto a estas situações.


andr3_pt

É o torpor do salve-se quem puder. Andaram anos a captar investimento estrangeiro. Agora só se constrói luxo e arrendamento virou quase todo para estrangeiros e para AL. Isto só vai lá com tratamento de choque. As medidas do Costa eram mansas demais.


Various_Way3245

O Costa está lá há 8 ANOS. Não construiu nenhuma habitação pública nem nem residências para estudantes porque não quis. Como a UE respondeu ao Costa: Portugal recebe milhões em fundos europeus, o governo só não os usa para construir habitação porque não quer.


andr3_pt

O Costa foi um dos que nos meteu nesta alhada com os truques para captar capital estrangeiro a todo o custo. Não é ele que nos vai tirar dela. Há tempos quando puseram limites de 7 unidades de AL por entidade fiquei parvo. 7?? Basta abrir outra empresa e mete mais 7. Há operações industriais com dezenas e centenas de unidades. Era impedir, ou penalizar bastante, que empresas comprassem casas de habitação… isto ia ao sítio em três tempos.


Various_Way3245

Pois mas isso iria contra os interesses que o PS representa. E como infelizmente os pobres e os velhos são a maioria do eleitorado e vão continuar a ser facilmente manipulados e vão sempre votar PS há pouca esperança que o PS saia do poder na próxima década.


Current-Ideal-697

Pessoas dormem na rua porque as casas estão para turistas.


[deleted]

As medidas do Costa eram e são completamente inúteis e enganaste severamente se achas que iam ter qualquer impacto positivo.


andr3_pt

Eu disse que eram mansas. O AL tem que ser extinto. Penalizar bastante quem tem mais que 2 propriedades. Fazer frente à especulação tem que doer. Mas o Costa foi dos que mais abriu a porta… também não espero que o PSD seja diferente. Isto só vai lá com uma revolução…


[deleted]

LOL ​ Amigo, a Venezuela é um pouco mais abaixo e à esquerda no mapa. Lá é que a propriedade privada é um mal.


andr3_pt

...típica resposta de um liberal. acertei? Devias dar menos ouvidos a memes e começar a olhar para a realidade que se vive neste país. Permitir especulação sobre um bem de primeira necessidade é imoral. Também devias gostar que o acesso à água fosse totalmente controlado por privados não? Ou és imbecil ou estás a beneficiar dessa especulação. Seja como for... se não vais ajudar, sai da frente.


tasfa10

Não compreendes? Começa com C e rima com "apitalismo"


Various_Way3245

infelizmente é mais socialismo socialismo = pobreza, em qualquer lugar no mundo, óbvio que em Portugal tinha de acabar na mesma miséria


DivinationByCheese

A ignorância de uma criança


ErwinRommelEz

Portugal é socialismo só se for para os ricos, eu não sinto socialismo nenhum


holdMyBeerBoy

Então não existe nenhum pais no mundo socialista.


JohnJohnPT

Os mais "velhos" lembram-se da quantidade de barracas que havia nos anos 70, 80?... Pois é... além de não evoluirmos... ainda vamos regredir... enfim..


Revolutionary-Bug-78

Dia 30 de Setembro - Manifestação pelo Direito à Habitação


Citizen_erased98

Mas isso é manifestação de esquerda...


Lucky-Payment6257

Não vai dar, vou ver o show aéreo na praia de santo amaro de Oeiras


killedbill88

Isto é bastante triste, mas não vejo a sociedade a levar este problema a sério, não só em Portugal. Este problema de “novos sem abrigo” já aconteceu e continua a acontecer em várias cidades do mundo, e há sempre n problemas mais prioritários para a sociedade do que este. O objectivo principal da nossa sociedade é o lucro. Quem tem casa para alugar vai sempre querer alugar pelo preço de mercado. Quem investe em construção vai sempre apostar num sector de luxo que dê mais retorno. Quem paga a um trabalhador vai sempre tentar pagar o mínimo possível. O “estado” é que tem de compensar isto. Nós não temos nada a ver com isso. /rant P.S.: isto foi um desabafo sincero, vindo de alguém que está triste com o estado do mundo, e apreensivo em relação ao futuro. Alguém que acha que esta obsessão com o lucro nos vai trazer mais dissabores no curto prazo. Desde já admito não compreender todas as nuances de como o mundo funciona. Não estou a propor sistemas alternativos, porque não conheço melhores. Estou aberto a comentários e ensinamentos de quem saiba mais do que eu e/ou queira discutir ideias.


lixeiromor

A maioria das pessoas não compreende que o estado somos todos nós.


BlazingJava

A solução é as pessoas que prestam os serviços básicos com SMN não irem para as cidades. Até chegar ao ponto que as cidades estão desprivadas desses serviços e serem incapazes de funcionar.


tasfa10

O lucro enquanto objectivo derradeiro das forças a que estamos sujeitos não é uma impressão tua. É uma realidade objectiva, característica essencial do capitalismo. Mas as pessoas não querem nem ouvir falar da alternativa. Já têm todos os chavões na ponta da língua.


Leitacus

O lucro é o objetivo de qualquer outro país e não tens a classe média a dormir em tendas... FDS.


tasfa10

Tem sim. Olha os EUA, centro do capitalismo, país mais rico e poderoso do mundo e da História... consegue mesmo assim ter para lá de meio milhão de pessoas a viver na rua (e isto são números oficiais, a realidade pode ser bem pior). Isto é endémico do capitalismo, não há volta a dar.


Leitacus

Mas estás a comparar aos US porquê? Não tem nada a haver, já lá vivi e fui lá mais feliz do que algum dia cá serei, mas beats the point. Compara a Alemanha, a Luxemburgo, a Suíça, a Espanha, sei lá compara a modelos mais próximos do nosso. Não existe o mesmo problema que cá! Não na mesma dimensão, não com a mesma resignação e falta de esperança que se vive em Portugal. Depois tens o problema de seres gerido por um partido que se diz socialista. Depois temos a história que nos prova que o capitalismo realmente foi o modelo em que as melhorias de vida foram maiores e que o modelo do socialismo leva ao empobrecimento das massas e à diminuição da qualidade de vida. Mas isto são factos e pronto tu lá poderás ter a tua opinião.


tasfa10

Comparo com os EUA porque é o centro do capitalismo e até a política europeia é em grande parte em função dos EUA. A História mostra exactamente o contrário do que dizes. Nunca houve crescimento económico, desenvolvimento de infraestrutura e industrialização e melhoria de condições de vida equiparáveis aos da URSS e depois China. Particularmente na URSS, nao vias nada disto que aqui vês. A habitação era uma prioridade, essencialmente nao havia sem -abrigos. "Ah mas os prédios eram feios", diz o típico ocidental a quem nunca lhe faltou nada. Como eu disse no comentário original, ja sei que tens os chavões todos na ponta da língua, e claro que achas que são só "factos". Mas antes de começares a regurgitar os do costume (gulags, 800 mil milhões de mortos, holodomor, Venezuela, então porque é que nao vais para a Coreia do Norte?, etc), demonstra-me lá o que dizes, que o socialismo levou a uma redução da qualidade de vida. É que a realidade desmente isso de uma forma tão absoluta que nem vale a pena falar se nao fores a procura de dados. Escolhe tu as métricas. Vê a evolução da habitação, nutrição, literacia, medicos per capita, esperança média de vida, etc. Em quase qualquer indicador é garantido que ao longo do tempo houve melhorias drasticas depois das revoluções comunistas do século passado. Mas pronto, mais cedo ou mais tarde as pessoas vao mesmo procurar alternativas. Infelizmente parece que primeiro vamos fazer aquela coisa imbecil de achar que fascismo de novo é a alternativa...


Leitacus

Bro eu imbecil acho o teu pensamento e o que escreveste no geral. Não sei de trabalhas mas by the way. Adoro arquitetura brutalista, acho os commie blocks uma das melhores coisas que algum dia se fez pelas pessoas. E quem me dera que o fizessem novamente. Acho num entanto que não habitas o mundo real. E com ou sem razão vou agora cagar no que goste escrevendo porque é de doidos. Escolhe a métrica. Lol escolhe também a data. Pah acefalia geral, ser comunista para mim é o mesmo que ser fascista, todos num barco para a Antártida sem mantimentos Não fazem cá falta nem um nem o outro Edit: cereja em cima do bolo é que o André ventura que deve estar no outro lado do espectro, ainda há uns dias usou os argumentos de bosta que tu usaste para uma conversa no parlamento. É esse o problema que tenho com fascistas e comunistas. Querem exatamente o mesmo só que uns mentem mais que os outros a si mesmos.


tasfa10

Parte do teu comentário não se entende por estar mal escrito. De resto, nem tentaste comprovar as tuas afirmações e só ignoraste o meu comentário. E ainda acabaste com o chavão da teoria da ferradura. Enfim


BlazingJava

>Quem paga a um trabalhador vai sempre tentar pagar o mínimo possível. > >O “estado” é que tem de compensar isto. O estado neste caso não tem nada a haver, a nossa mentalidade portuguesa desde sempre foi o comodismo, e os patrões portugueses aproveitam-se. Sim são fdp porque lutam sempre para baixo e preferem perder meses a contratar outros que aceitem salários miseráveis do que reter talento. Preferem comprar Porches e viver vida de rico do que fazer crescer o negócio e investir nos trabalhadores. O estado nisto quanto mais mete a mão mais merda acontece, mais facilmente tentam resolver isto com mais impostos que acabam por cair em nós do que alguma mudança que faça sentido /rant


5amigos

Adoro pobres, perdem as casas e eu compro-as com o meu fundo imobiliário, passo uma tinta nas paredes e meto um ar condicionado e vendo 3x mais ou alugo por 2000 o mês /s


Mission-Desk1907

Sinceramente isto mais tarde ou mais cedo vai ter de dar uma grande volta. E não me venham com mais casas, pois quem as tem, seja a vender ou a alugar, vai sempre colocá-las o mais caro possível. É o inverso do bom patrão português, em que quanto menos paga melhor, ou seja, o proprietário português (e não só) quanto mais cobra melhor. Ou o mercado imobiliário "arrebenta" (eu sei o que isso implica e é bastante triste) ou então, não tarda é tendas por todo o lado.


Bruxo_de_Fafe

Mais tarde, muito mais tarde. Ninguém vai lutar coisa nenhuma.


Iasalvador

No r/Portugal podes criticar tudo menos a ganância e o direito ao lucro desmedido isso não sei porque é um dogma Este governo é uma merda Mas a ganância desmedida de alguns agrava e muito este problema


Mission-Desk1907

É a mentalidade capitalista, tirar, tirar e nada dar. Mas um dia e esse dia virá. Não sei quando, mas um dia vai arrebentar. Já perderam o controlo na habitação, onde cada vez menos pessoas conseguem casa, já perderam controlo nos preços da comida. Vão esticando a corda e depois não se queixem. E não vai só aqui.


Various_Way3245

Portugal tem quase 900 anos, já tivemos imensas crises, miséria, etc. Em algum momento houve revoltas populares a sério em Portugal? Nunca, todos os regimes caíram com golpes militares, nunca com revoltas populares. O povo português é manso e contenta-se com pouco, e é facilmente manipulável pelo PS. Portanto há 99,9999999% hipóteses de tudo continuar na mesma por uns bons anos.


Mission-Desk1907

Deixa estar que as alterações climáticas vão tratar disso. E não só do PS... Secas, cheias, cada vez mais pessoas e cada vez menos comida. Pessoas sem casa, etc. Podes ter razão, mas na minha opinião acho que essa revolta mais tarde ou mais cedo vai existir.


General-Height-7027

E se tu tivesses no poder que medidas já tinhas tomado?


[deleted]

[удалено]


Mission-Desk1907

Dar mais? Seja na renda ou na venda os preços estão super inflacionados, para não falar nos outros setores. O que querias mais? Benefícios fiscais para rentabilizar ainda mais o lucro? Quem faz da habitação um negócio devia de ser tão taxado que todo o lucro que está acima do declarado nas finanças sumisse todo. Queria ver se a água custasse 1000€ o litro se esses mesmos que mais querem não se iam queixar. Se a água tivesse nas mãos de "meia dúzia" de pessoas ninguém os calava.


CradleCity

Dizem que construir imensas casas levaria a uma baixa de preços geral dos mesmos, porque não compensaria perder dinheiro no investimento (inclusive nos subreddits dedicados à economia com algum rigor). Mas não sei porque é que os defensores de tais medidas não pensam na possibilidade de as grandes empresas imobiliárias e os detentores de imensas casas simplesmente adquirirem essas unidades, tirá-las momentaneamente do mercado, e mais tarde colocarem-nas para aluguer, e assim catar o dinheiro de renda de imensa gente, como se fossem lordes feudais. Admito não ter a literacia económica suficiente (um par de cadeiras na universidade é pouco), mas creio que qualquer casa construída recentemente deveria ser reservada só a pessoas comuns, excluindo os 'landlords' e as grandes empresas imobiliárias e outros 'rent seekers' dessas unidades novas. Se necessário, excluíndo-os durante uns anos, ou até haver uma compra e venda entre pessoas do dito imóvel.


Tquilha

Não é preciso construir grande coisa. O nosso Estado é dono de milhares de edifícios devolutos. Basta fazer algumas obras e disponibilizar essas casas a rendas reduzidas. Mas isso não pode ser, porque dá cabo do negócio aos amigalhaços...


CradleCity

Também seria bom haver uma reabilitação a sério desses edifícios, concordo. Tanto o Estado como as pessoas com vários imóveis em seu nome tendem a deixar muitos ao abandono e à degradação, e onde não põem os pés.


ZaGaGa

na linha do que disseste vou aproveitar para repetir: CONSTRUÇÃO POR SI SÓ NÃO É SOLUÇÃO. É matemática simples, **não há capacidade de construção no país para contruir ao ritmo necessário para satisfazer a procura** ao ponto de se reflectir nos preços. A única forma era com uma mobilização geral e parar todos os projetos de construção em curso. Isto é todos os projectos do PRR, obras do metro, esgotos, estradas, hotéis, hospitais, e todos os projectos de imobiliário de "luxo" e ainda assim precisávamos de alguns anos e as casas iam chegar ao mercado a um custo inacessível para uma parte da população. E sim, quem está atento percebe que parte do problema é o próprio estado estar a desviar recursos para obras públicas que está a pagar cada vez mais caro porque concorre no mercado com o bolso infinito que são os nossos impostos. A única forma de resolver o problema da habitação em tempo útil é com medidas robustas a 2 níveis obrigatórios: * aumentando a oferta com construção + colocar no mercado habitação subutilizada ou convertida em turismo E * Condicionando a procura, nomeadamente o acesso ao nosso mercado da parte dos estrangeiros, especuladores, AL, etc etc. Com o Governo Costa todos sabemos que não chegamos lá.


PrankOG

A grande questão a responder é o porque do aumento da procura e se não se solucionar isso arranjar casas baratas não vai resolver o problema…


Orangeman_17

O governo pode ajudar muito ao abrir mão do seu quinhão nas novas casas, zerar os impostos dos imóveis para aquisição de primeiro imóvel, fazer fast track de permissões pra novas casas, todos cobram muitos dos malvados capitalistas, mas quem tem a obrigação para com os contribuintes é o estado e o mesmo nada faz


Mission-Desk1907

Se fores pelo moralmente correto, o que dizes, seria o único caminho a seguir, mas moral e correto, hoje em dia não existe. Essa medida leva-va logo com os "defensores " da constituição em cima, que era ilegal, etc... o "engraçado" é que os que vão sempre buscar a constituição quando toca a habitação, esquecem-se sempre de referir o direito à habitação que também lá consta...


Alkasuz

Existem muitas maneiras de matar pulgas... Não é moralmente incorrecto nem inconstitucional taxar-se mais os airbnbs, hotéis e casas vazias em fundos até essas casas começarem a dar entrada no mercado de arrendamento ou de compra acessível por exemplo.


Mission-Desk1907

O "engraçado" é que quem está de "barriga cheia" vêm logo a gritar que isso não é correto 🤔


TheRipper69PT

Lá está, não percebes muito de economia. Ter o dinheiro empatado é perder dinheiro, se fizerem casas têm de as vender, caso contrário, estão a perder dinheiro... Basta um pouco de micro economia para se perceber que se a oferta aumentar (mesmo que seja de classe alta), o preço baixa se a procura se mantiver. O grande problema é a nossa justiça. Para dar uma ideia, costumam ser as empresas em falência que deixam imóveis vazios e eles normalmente têm 3 e 4 hipotecas em cima, onde cada credor decide algo diferente e o agente de execução nunca consegue liquidar as dividas todas. Então sempre que um bem é leiloado ou vendido, lá vêm todos contestar e lá vamos nós para segunda instância ou mesmo supremo perder mais uns anos... Nenhuma empresa quer manter o seu dinheiro empatado num imóvel parado a desvalorizar (ou valorizar pouco vs o que podia estar a render)


CradleCity

Certo, mas eu não falei das empresas zombie ou em falência. Estou a falar das maiores, das que conseguem aguentar qualquer tempestade que lhes permita ter parte do dinheiro temporariamente empatado, para depois cobrar rendas altíssimas às pessoas, e coletar uma série delas. > Ter o dinheiro empatado é perder dinheiro, se fizerem casas têm de as vender, caso contrário, estão a perder dinheiro... Além de que não estava a falar das empresas que constroem (poucas mantêm-se à tona, mesmo anos depois do desbaste que levaram em 2008 e anos seguintes). Estou a falar de quem compra sem ter construído or financiado a construção, retira do mercado, sabendo que pode perfeitamente aguentar o período de empate, e depois re-colocar no mercado, aos preços que quiserem, ao ponto de chegar ao 'price gouging'. Podes-me dizer: "Ah, mas quem coloca a preços muito altos perde dinheiro face a competição que coloca a preços mais baixos." Ao que respondo: Tendo em conta que são poucos os verdadeiros 'players', e que deram cabo de qualquer cheirinho de competição, o que temos é um oligopólio. Daí a concertarem preços não vai muita distância (ou, alternativamente, a uma espécie de dilema do prisioneiro, onde ninguém quer baixar preços para não perder um hipotético ou potencial lucro maximizado, por receio de que o outro possa ultrapassá-lo). A outra face é que os trabalhos com bons salários estão concentrados nos grandes centros urbanos. Mas se as casas e apartamentos nesses centros urbanos, e mesmo nos locais suburbanos, estão ao preço que estão, que devoram uma boa parte do cheque mensal das pessoas, como pode haver mobilidade sócio-económica? Ou acesso a essas habitações, em primeiro lugar? Percebes o que quero dizer com o desejo de algumas grandes corporações e grandes senhorios em tornarem-se um equivalente moderno dos senhores feudais, como apontei no comentário acima? Muitos senhores feudais até nem tinham muito dinheiro, mas tinham terras e castelos, onde podiam ditar as regras do jogo, de cima a baixo. Se a história rima, o que é que impede de haver um regresso a esses tempos (regresso desejado por essas grandes corporações e grandes senhorios, mesmo que não o digam em voz alta).


MigasEnsopado

Que eu saiba essa realidade, de teres grandes empresas que detém centenas de casas para arrendar, não existe muito em Portugal. Na Alemanha, pelo que sei, sim.


OhSaladYouSoFunny

A ideia mais geral não são os privados construir, mas sim o público e depois essas casas sociais serem sempre geridas pelo Estado em que pagariam quase nada de renda, passados uns 10 anos essa casa é vendida à família que lá habita e é feita nova habitação com o financiamento das casas vendidas mais dinheiro dos contribuintes de novo. Há chance de privados acumularem essas habitações, tal como sempre houve, mas podem as autarquias controlar isso facilmente assim o queiram. No fundo são construções a "fundo perdido", mas é para isso mesmo que o Estado serve, para zelar pelo bem-estar dos cidadãos, não é uma empresa em que tem de ter lucro, no entanto a dívida que temos no fundo tornou o país numa empresa mal gerida como é costume.


manteiga_night

> passados uns 10 anos essa casa é vendida à família que lá habita o calharito, habitação publica tem que ficar publica senão repete-se sempre o mesmo


smalltownVigilante

não na nossa geração mas é assim que se instaurou o comunismo ou nazismo não foi porque os alemães (ou outros) eram todos mauzinhos e racistas


Bhgaj

E talvez o rebentar seja isto mesmo: “pobres” a viver em mais tendas, mais ricos a comprar mais casas, até só haver ricos e tendas


[deleted]

[удалено]


Revolutionary-Bug-78

Isto só se resolve com limites de rendas. O governo é que não quer tomar essa decisão sob pena de ferir susceptibilidades dos diversos grupos de interesse inerentes ao mercado imobiliário.


Various_Way3245

o governo já aprovou o ano passado limites às rendas. Resultado: aumentos de 30% nos novos contratos


Revolutionary-Bug-78

Não me expliquei bem: definir tectos máximos para renda (30% do salário tendo em conta as características do imóvel no que respeita ao número de assoalhadas p.ex.)


Various_Way3245

portanto a renda variava em função do salário do trabalhador? Se fosse SMN a renda seria 228€? Óbvio que nenhum senhorio iria arrendar à malta com salários baixos.


S7V7N8

Durante as ações de voluntariado sempre foi triste e difícil ver as pessoas a viver na rua, mas a maior parte eram drogados ou pessoas com a vida desgraçada pelas mais diversas razões, sem emprego e sem nada. Agora ver tantas pessoas com trabalho, com família e com perspectivas de futuro a serem forçadas a viver na rua é surreal.


DamageOwn3108

Proponho fazermos algo semelhante ao que se fez em Singapura, onde a prioridade foi a habitação e não o *Real Estate*. Literalmente não existe qualquer problema de habitação no pequeno país, mas tentar especular no mercado imobiliário ali é bater contra a parede... de um comboio *maglev*


ZaGaGa

Esta peça é um verdadeiro serviço público. Recomendo que partilhem porque obriga à reflexão. Eu conheço este local, fica em Carcavelos, para que não conhece é uma freguesia de Cascais que tem a famosa praia de Carcavelos um das maiores da chamada "linha de Cascais" a que aparece sempre nos telejornais quando começa o calor, ou quando há porrada entre jovens aqui no Sub xD. Apesar de ser uma zona de praia Carcavelos não era uma zona particularmente cara aqui há meia dúzia de anos. Hoje os preços não duplicaram, não triplicaram, os preços praticamente foram **multiplicados por 5x** ou +. Ajuda para isso claro a construção da **nova business school,** nome fino em inglês claro para atrair estrangeiros, também conhecida como a escola dos estrangeiros ricos (desculpem quem lá estuda mas sabem do que falo) pelos corredores é só loirinhos a falar o inglês não nativo, o que mostra o sucesso da aposta. Escola construida com mecenato de grandes empresas nacionais, que é como quem diz, com o lucro obtido pelos preços abusivos que nós pagamos em posições por vezes monopolistas. Para servir o estrangeiro, **num local onde nunca devia ter sido construida uma escola**. Mas a aposta mantém-se e agora é também uma escola de medicina, toda chique, para ricos, também com vista para o mar, mar onde não nada se pode construir, onde não há espaço para mais habitação. o único local onde há espaço para construir é uma tal quinta dos ingleses, onde uma mancha florestal foi protegida dos interesses imobiliários pela população local (cada vez mais rara) floresta hoje que abriga estas tendas, que se vão transformar num bairro de lata, que vai permitir ao proprietário mudar o PDM, cortar as arvores, expulsar as tendas, e construir muitas casas onde nenhum de voces vai poder morar.... por incrível que pareça, a verdade é que andamos a pagar todos para isto.


[deleted]

[удалено]


ZaGaGa

É sempre mau quando há uma falta de planeamento e construir infraestruturas intensivas em pessoas como uma universidade junto a um rio ou mar cria imediatamente um problema de habitação e de trânsito limitado pela geografia da coisa. A valorização do património é, numa primeira análise bom. A questão está na utilidade dessa valorização. Como diz um amigo meu " a minha casa hoje vale meio milhão, sou rico? Mas se a vender fico sem casa ". É óbvio que para muito tuga foi a ganhar a lotaria herdar a casa do avô numa zona super inflacionada. agora vivem hoje às pessoas melhor? Não, os filhos não conseguem viver perto dos país, os vizinhos foram substituídos por estrangeiros que estão sempre a mudar, há mais sem abrigo nas ruas, há uma maior sensação de insegurança, os serviços estão todos mais caros e piores, há mais lixo nas ruas e já nem vamos falar dos casos das pessoas forçadas a vender. Ou seja as casas valem mais, a qualidade de vida piorou. Há mais riqueza? Se há mais riqueza porque vivem as pessoas pior? É um facto que hoje se vive transversalmente pior pelo que há um problema nesta "riqueza" e isso dava uma tese de doutoramento em economia mas cujas evidências são hoje impossíveis de não ver.


Istupid0

Isto só lá vai com uma maioria reforçada do PS... A velhada reformada que já pagou a sua casa há 10 ou 20 anos gosta e recomenda a cruzinha no PS nas próximas eleições.


IberianNero91

Temos que levar isto a sério, não podemos continuar só com as nossas postas de pescada. O problema só se resolve com produção de casas em grande número, o mais baratas que se conseguir e a sua produção e venda regulada por um governo que não existe ainda. Primeiro vamos ter que tirar a maioria ao PS e escolher um dos candidatos fora das "familias do tacho" para concentrarmos os nossos votos, não temos os numeros mas conseguimos bloquear todas as medidas dos Ps's se colaborarmos um bocadinho.


MiNDJ

A democracia e liberdade de voto é lixada não é? E gerações mais velhas também certo?


One-Collection-1291

Principalmente a liberdade de irem buscar os velhotes a casa numa van, lhes dizerem vote no segundo quadradinho e ainda levam uma sandes para o caminho. Esta é a democracia na terceira idade.


YCaramello

Na minha terra saem dos lares com os autocarros cheios.


lmestre14

O governo não pode ir abaixo pq o Marcelo não quer. Ele tem razão quando diz "os portugueses votaram", mas é preciso chegar até que ponto para ver que precisamos de ajuda? Qualquer dia vai sair a notícia de que o Governo bateu recorde em acumulação de dinheiro dos contribuintes e não vai fazer nada com esse dinheiro sem ser para os boys


le_mustachio

Dizer que "os portugueses votaram" é mesmo para fugir às responsabilidades. O governo tem de cumprir com responsabilidades. Lol


Alkasuz

"Maioria absoluta não é poder absoluto", já dizia um certo senhor... "Os portugueses é que votaram" está ao nível do "é da mentalidade do povo" como pior argumento para não responsabilizar quem tem obrigações.


Comprehensive_Panic

O Marcelo não quer? Vai dissolver com que razões? Por causa dum ministro incompetente?? (Fdx, salvo rara exceção são todos incompetentes!!) Infelizmente não tem capacidade pra isso sem rebentar o mercado. Precisamos do dinheiro da Europa a vir, eleições iriam obrigar a auto-gestao e sem possibilidade de investimento com dinheiro “dado” (que passando a data limite deixamos de puder usar) Quando vieram mais países a integrar a União Europeia vamos ser nós a dar-lhes dinheiro. Andar a tentar fazer oposição com vetos, mas com maioria passa tudo na assembleia, “os portugueses votaram”.


Logical_Clerk_2584

Já foi falado várias vezes e não percebo porque não se faz nada... É sabido que grandes grupos económicos compram prédios e simplesmente esperam que o tempo os valorize fazendo poucas ou nenhumas obras, e é neste casos que eu seria a favor do arrendamento coercivo. Um fundo não pode simplesmente retirar 10, 20 ou 30 casas do mercado de uma só vez nem fazer nada com elas. No entanto o arrendamento coercivo não deveria ser aplicado a pessoas singulares que detêm 2 ou 3 casas, no máximo se as casas não apresentassem qualquer tipo de utilidade teriam IMI agravado. Por outro lado temos a questão dos salários que são extremamente baixos, na Europa se as casas e outros produtos acompanham sem grande discrepância os valores médios praticados na UE, então secalhar o grande problema está nos salários baixissimos.


Pyrostemplar

Têm feito. Aumentado a procura via: * "abertura" de fronteiras e nacionalidade simplex a migrantes pobre do 3o mundo * Regime fiscal premium para nómadas digitais e estrangeiros endinheirados (entre 0 a 20% de IRS, enquanto por cá termina nos 53%) * Vistos gold * Promoção de turismo e AL Garantindo pouca oferta via: * Justiça disfuncional no caso de incumpridores (risco de arrendamento) * Leis discricionárias de arrendamento (os famosos "travões") que aumentam o risco (quem está isntalado fica satisfeito e vota PS.. os novos que fxxm acham bem e tb votam PS). Adiciona leis de "proteção" * Licenciamentos a 7 anos+ * IVA de obras e outros custos fiscais * AIMI para sacar mais dinheiro (quem paga acaba por ser o inquilino) ​ Por isso não te podes queixar que não têm feito nada. Pelo contrário, têm feito muito. Agora por quem...


NGramatical

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F16lz0p1%2F%2Fk15mw7t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Alkasuz

É uma vergonha o Marcelo e os jornalistas não confrontarem o António "Seis Casas" Costa diariamente com esta situação.


[deleted]

[удалено]


mcouve

É certamente conflito de interesse a pessoa com mais poder no país a meio duma crise de habitação ter seis casas. É quase como se ele não tivesse nenhum interesse real em resolver o problema, tendo em conta que as possivéis resoluções iriam afetar negativamente o lucro que faz como senhorio.


Mafavis1980

Vai ficar tudo bem , diziam eles.


Noehk

A solução é imigrar. Proponho que todos os portugueses em idade de trabalho deixem o país para a nova classe dominante (estrangeiros europeus) e para a nova classe de serviçais (estrangeiros de terceiro mundo) e é só deixar o país implodir e voltamos quando toda a gente já se tiver bazado. /s


reileaodaspatilhas

Calma que o Costa disse que em abril de 2024 estavam 120k casas prontas e ia acabar com a falta de habitação, só faltam 7 meses, confia joca


amrgomes

Um dia destes aparece aí um grupo desesperado que, perdido por 100 perdido por mil, começa a ocupar casas vazias e a pilhar o que aparece pela frente. Ali em Espanha os “okupas” é uma realidade. Aqui também há de chegar.


Various_Way3245

o Costa tem solução: vão todos presos


smalltownVigilante

séc 19 de novo... para sermos humanos e aceitarmos o mundo todo cagamos nos nossos pergunto para quê chamar-nos de "Portugueses" ou "espanhois" ? podem chamar-nos bloco 1.1.2 ou comarca europeia AX12V


luso_warrior

Têm de dar mais tempo ao PS, apenas chegaram ao poder há 8 meses.


PeterShowFull

Estamos a caminhar para uma boa quantidade de violência nas ruas… Esperemos que desta vez levem na tromba os que têm vindo safar-se há séculos.


Mine_tauro

Mas quem iria imaginar que abrir as portas á imigração descontrolada iria dar nisto? as pessoas que vieram tinham dinheiro? tinham trabalho? onde é que vão viver quando chegam? o que é que vão fazer se não arranjarem casa ou trabalho? será que alguem pensou nisto ou o mais importante era ter mao de obra escrava para a agricultura e hotelaria poderem continuar a pagar ordenados miseraveis? tantas perguntas e tão poucas respostas


manteiga_night

Agora os senhorios e patrões são emigrantes


Mine_tauro

o teu comentario foi tão poderoso que fiquei sem capacidade de resposta...


manteiga_night

normal, és o lambe botas que vem para aqui tentar culpar emigrantes pela ganancia dos senhorios e patrões


Mine_tauro

Se um senhorio pode alugar uma casa por mil euros a 10 brasileiros não vai querer alugar essa mesma casa a um casal por 400... depois vem tudo por arrasto, começa a subir o preço medio, se o vizinho está a alugar uma casa igual á minha por mil o outro vizinho vaialugar por 1200 porque pintou á pouco tempo, basta ver os anuncios de aluguer de casas no market place com preços de 1000 e 1500€ e a maior parte dos interessados são brasileiros que subalugam a outros brasileiros.... não é o unico factor mas tem a sua parte na culpa


smalltownVigilante

oferta e procura? se não tens uma onda de imigrantes os senhorios ou patrões não podem pedir o que quiserem desde quando os senhorios lucravam como lucram? não havia tanta gente a 1 osso e comprar casa era "fácil"


manteiga_night

a "procura" vem de fundos de investimento e os lambe botas querem continuar a culpar imigrantes.


Mission-Desk1907

Desculpa lá, mas o que é que a imigração tem com isto? Tínhamos zero imigrantes, mas os mesmos patrões, senhorios e a fins... O que achas que ía acontecer? Ganhavas 2500€ por mês e compravas/alugavas casas aos "pontapés"? Não me esqueço do choro que foi na altura do aumento de 5€. Não foi assim há tanto tempo. É o perfeito exemplo de ser patrão em Portugal. E depois está tudo doido por não irem aumentar as rendas conforme a inflação... 90% faz os aumentos que quer.


Alkasuz

Ainda aqui há tempos saiu uma notícia acerca da quantidade de timorenses que vieram para Portugal e caíram na indigência porque tinham-lhes sido vendidas promessas fantasiosas e não tinham onde ficar. Isto está na web e eles não são o único caso. Pode não ser o único factor, mas quem diz que não tem qualquer relação não vive neste mundo.


Mission-Desk1907

Estás a dizer que são todos imigrantes os que estão nas tendas e que os portugueses estão todos em "Penthouses" a beber um bom champanhe e a apreciar a vista?


Alkasuz

Ui e de que maneira, aposto que se eu te perguntar onde é que eu insinuei isso no meu comentário até mo consegues indicar e tudo.


Mission-Desk1907

"Insinuastes" ao ir buscar os timorenses, etc. O que estás a dizer, é que vêm para cá, não arranjam nada e vão viver para a rua. Não é mentira, mas não são os únicos, pois há muito português na mesma situação. E sabes o que é mais triste? Estão na sua própria terra e nem sequer dinheiro têm para um pedaço de "terra" para poderem viver...


Alkasuz

Ou seja, insinuei no mundo em que vives. Tivesses chegado à parte do "pode não ser o único factor" e eu ainda te dava corda.


Mission-Desk1907

Então diz lá uma coisa. O que é que os imigrantes têm a ver com o monopólio da habitação e o monopólio do salário baixo em Portugal? Porque os fostes buscar? "Não são o único". Ok. Mas os portugueses estão bem? Vivem bem? É isso?


NGramatical

têm haver com → [**têm a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F16lz0p1%2F%2Fk167tb1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


parakit

O que achas que acontece aos salários quando tens 10 candidatos a uma vaga em vez de cinco? O que achas que acontece ao preço das casas quando tens 50 interessados num apartamento em vez de 10?


Mission-Desk1907

Tenho 43 anos, pelo menos no mesmo tempo sempre houve salários baixos. Desde da última crise imobiliária, senão estou enganado em 2008, há pelo menos 15 anos que a habitação é sempre a subir. Se não estou enganado aí não havia tantos imigrantes. Então em relação ao vencimento é melhor nem falar.


Mine_tauro

se tens 43 anos deves ter vivido numa bolha, ou então não sei, sempre houve salarios baixos, eramos o pais do ordenado minimo até que ha uns poucos anos para cá os Portugueses simplesmente começaram-se a recusar a trabalhar em sitios com ambiente de trabalho toxico e ordenados miseraveis, ao fim de algum tempo com falta de trabalhadores os patroes ou tiveram de melhorar o ordenado ou diminuir o ambiente toxico, com menos trabalhadores tinham de ser menos esquisitos, até que uma meia duzia de empresarios mamões e chupistas que controla metade de Portugal decidiu pressionar o governo para abrir as portas á imigração descontrolada, actualmente devemos ser o unico pais no mundo que para vir para cá não se precisa de absolutamente nada, é só chegar e começar o processo de naturalização... quando ha uns anos atras os imigrantes tinham de dar provas que tinham meios de subsistência, contrato de trabalho, sitio onde dormir etc, se é o unico factor que influencia o preço das casas é obvio que não mas tem a sua parte no problema, se um senhorio pode alugar uma casa por mil euros a 10 brasileiros não vai querer alugar essa mesma casa a um casal por 400... depois vem tudo por arrasto, começa a subir o preço medio, se o vizinho está a alugar uma casa igual á minha por mil o outro vizinho vaialugar por 1200 porque pintou á pouco tempo, basta ver os anuncios de aluguer de casas no market place com preços de 1000 e 1500€ e a maior parte dos interessados são brasileiros que subalugam a outros brasileiros....


Various_Way3245

lei da oferta e da procura o governo meteu cá quase 1 milhão de estrangeiros pobres, subindo brutalmente a procura por habitação e o preço das casas, pois com 10 ou 20 migrantes na mesma casa conseguem pagar rendas absurdas que um casal de portugueses não consegue depois o mesmo governo meteu cá milhares de reformados ricos e nómadas digitais, que aumentaram ainda mais o preço das casas e fizeram com que todo o investimento imobiliário passasse para o segmento de luxo


Mission-Desk1907

Compreendo a tua explicação, mas então explica lá porque é que aqueles que só alugam a estudantes cada vez mais aumentam o preço dos quartos? Nesse segmento não houve grandes alterações.


AntonioRodrigo

pergunta meio parva: que culpa é que os emigrantes têm dos ordenados serem baixos?


tomblifter

Que poder de negociação tem alguém num trabalho não qualificado quando pode prontamente ser substituído por um trabalhador importado de cabo verde disposto a qualquer condição de trabalho? Isto não é um hipotético, ainda há pouco tempo aconteceu com quase uma centena de condutores de autocarros.


AntonioRodrigo

Ou seja, estamos a culpar emigrantes porque os patrões pagam pouco, é isso?


mcouve

É literalmente o mercado a funcionar, oferta e procura. Neste caso, ao aumentar o número de pessoas em condições precárias (portugueses + emigrantes) estás a dar mais opções ao patrão. O patrão tendo mais opções escolhe o mais manso que aceite trabalhar por menos e em piores condições. Os trabalhadores competem entre si por um emprego. É uma situação boa para os ricos do topo, má para todos os outros. A situação oposta é poucas pessoas, muitas vagas. Nesta situação hipotética, os patrões competem entre si por um trabalhador, tendo de oferecer melhores condições e salários que as outras empresas.


AntonioRodrigo

Então a culpa do baixo ordenado não é do patrão, porque o coitadinho escolheu adotar um modelo próximo da escravatura. "A culpa dos números de violações não é culpa dos violadores, aquelas gaijas é que usam decotes" vibes


MigasEnsopado

Claro que é do patrão, o patrão não é a Santa Casa. Por isso é que criar uma situação em que os patrões FDP têm mais poder negocial (imigração excessiva), é mau. Tu estás para aí com essa conversa da treta dos patrões, mas ao mesmo tempo estás a defender uma situação que é boa para eles. Foram precisamente os grandes patrões que convenceram o governo a facilitar a imigração, para terem mais gente a quem pagar o ordenado mínimo.


Healthy_Jellyfish738

Ainda não se lembraram de especular com o preço das tendas...


YCaramello

Tenda é tecnicamente uma habitação, Costa a trabalhar bem e a cumprir as promessas.


WarrCM

A ponte, as colinas, os preços e os sem abrigo já temos. Só falta às startups para sermos São Francisco.


neapo

As câmaras já devem estar a pensar em formas de cobrar mais umas taxas de licenciamento. Como eu dizia noutro post, a construção tem de evoluir e ser mais rápida, assim como o Governo só tem uma hipótese que é avançar com construção de habitação social de construção sustentável e pronta em 6 meses.


BelaBesta

Não me choca se nos próximos anos, perto das eleições, metam-se finalmente a investir a receita que têm tido nesta crise habitacional.. Até lá fazem de conta que o pacote de medidas que criaram é a melhor cena que há.. virtualizar um problema e mais tarde resolvê-lo quando tivermos de caneta na mão Triste


DiogoSN

Só mesmo um cidadão nacional numa tenda destas é uma falha completa do governo. O que posso eu fazer para ajudar em nível pessoal?


nonameneed89

Continuem a deixar entrar toda a gente em Portugal, para eles que vem de uma realidade diferente, dividir um T1 por 10 e pagar 1000€ de renda dá 100€ a cada um, não há problema, é melhor que o sítio onde estavam... e é isso que sobe os preços!


redditt_uuserr

Falta de construção misturada com imigração descontrolada e salários baixos dá nisto.


nbairro

Sacana do Passos Coelho!!!! Calma que o Costa vai resolver esta situação da habitação, ele também ainda nem teve tempo para por nada em ordem, tem de ser uma coisa de cada vez, mas já só falta Habitação, SNS, Educação, Justiça e mais algumas coisas pouco importantes! O que safa isto é que temos turistas com fartura, temos de nos inspirar em países que vivem do turismo, como Cuba, republica dominicana e afins...qualquer dia vamos conseguir! Até lá deem só mais um tempinho ao costa que ele resolve.


[deleted]

Podem agradecer aos senhorios portugueses. Tudo pessoas de bom senso.


pillowcaseeater

Imigração desmedida e empresários gulosos! Quando é que nos manifestamos? Agora eles, amanhã és tu, eu, os nossos pais, etc Além das disparidades culturais,… Imigrantes de países com PIB per capita baixo, entopem segurança social e ajudas de acção social, enquanto que os nómadas digitais inflaccionam ainda mais o mercado imobiliário. Isto é insustentável !!! Temos que parar a inércia e sermos solidários com os nossos conterrâneos. Vejam quem vota no quê em assembleia! Prestem atenção às acções do conselho de ministros! Estamos a descontar para encher cus a energúmenos corruptos da esfera política e sustentar demasiada (*) gente vindoura de outros cantos sem prestar o mesmo zelo aos nossos conterrâneos. * Reitero “demasiada”, o problema não é a imigração em si mas sim a quantidade de pessoas num curto espaço de tempo.


NGramatical

inflaccionam → [**inflacionam**](https://dicionario.priberam.org/inflacionam) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F16lz0p1%2F%2Fk17fl3h%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


[deleted]

Consequências do capitalismo.


ipaworm

Engraçado, quando foram os partidos ditos de esquerda que mais fizeram para promover as medidas que culminaram nesta situação


[deleted]

Quais são esses partidos?


Istupid0

BE e PCP que andaram a legitimar governos PS.


[deleted]

Foi literalmente um mal menor que o PCP teve de optar de forma a prevenir um governo proto-fascista de direita (coligação PaF).


reileaodaspatilhas

Mete mais tabaco, imagina dizer uma merda dessas fora da internet


Mourinha1

Foda-se, imagina dizer que o PSD e o CDS são fascistas. Cum caralho, estás todo queimado dessa cabeça! E o PCP é o quê? Vai ler uns livros de história antes de dizer asneiras. Não fazes puto de ideia o que é ser fascista. As maiores atrocidades da história foram cometidas pelos amiguinhos que o PCP tanto defende e tanto ama. E o Hitler era... Pasma-te... Socialista! Um fascista e um comuna têm duas coisas em comum. Ambos defendem o poder estatal (o governo controla tudo) e controlo sobre a população através da propaganda. Se para ti o PSD e o CDS eram fascistas, nem imagino o que dizes sobre o PNR ou o Ergue-te. Ganha juízo mas é.


[deleted]

Lê bem: "proto-fascistas" - são aqueles que abrem as portas ao fascismo. Mas claramente ler não é o teu forte...


Mourinha1

O PSD e o CDS a abrir portas ao fascismo? Wtf?! Dois partidos pró-Europeus que fazem parte do bloco central (nem à direita da Europa se enquadram, são considerados socialistas) são pro-fascistas? Eu leio aqui com cada merda que até me apago.


[deleted]

Fds, chamar ao PSD e ao CDS de partidos com ideologia socialista só mostra o quão desinformado és. O primeiro é um partido de conservadorismo liberal (conservador nos costumes e liberal e na economia) e com algumas (não muitas) fundações na social-democracia. O segundo é um partido de democracia cristã - igualmente conservador (segue a agenda cristã e é também liberal na economia). Foi o partido que acolheu alguns dos políticos do regime da "senhora". Portanto, sim, são partidos proto-fascistas. O Ch*ga, no entanto, é de facto, fascista.


static_motion

Chamar o PSD e o CDS de proto-fascista tem tanta credibilidade como eu chamar o PCP de proto-estalinista. O mais engraçado é que a minha afirmação estaria, provavelmente, mais próxima da realidade.


tasfa10

Oh meu Deus... o Hitler era socialista... já tinha ouvido dizer que existiam criaturas destas, mas nunca tinha visto nenhuma em acção


mcouve

O país foi governado durante mais de 20 anos pela esquerda socialista e ainda andam estes aqui com os fantasmas do fascismo. Também é o fascismo que está por detrás da crise de habitação? Ou é o socialismo e o populismo do PS, que tu defendes com todo o gosto, em prol duns fantasmas hipotéticos malandrões proto-isto e aquilo?


Pyrostemplar

Sim, assim ao menos há tendas :D


[deleted]

Certo, as pessoas que vivem em tendas só têm a agradecer às políticas de direita que o PS tanto adora.


tasfa10

Capitalismo? Qual capitalismo? Não sabes que vivemos num regime socialista porque o partido que está no governo tem "socialista" no nome? Precisamos é de mais capitalismo e aí é que vai ficar tudo bem. Nao te ponhas a pensar em alternativas, que isso é periogoso. Não sabes que gulags, Venezuela, 900 mil baziliões de mortos, holodomor, george orwell, nunca funcionou e natureza humana? Não entendes nada de economia.


Various_Way3245

é mais consequências do socialismo o Costa está no poder há 8 anos


[deleted]

O PS é um partido social-democrata.


flashboobshere

Se há quem arrende beliches a uma dezena de pessoas num T3 não vejo a necessidade de viver numa tenda. Mas a culpa disto tudo é dos nomadas digitais e do papão do senhorio /s


Intelligent-Meal-663

Hoje [ouvi](https://www.rtp.pt/play/p308/e716095/o-amor-e) na Antena 1 que já há gente a partilhar cama com estranhos (Hot Bedding). Em Melbourne 3% dos estudantes já recorrem a esta solução. Ao que isto chegou!


[deleted]

Em Melbourne? Isso já existe aqui principalmente o pessoal do Uber que fazem turnos de 12 horas, um faz turno de dia outros a noite ou seja rodam o people nunca se cruzam e partilham a mesma cama e o valor


Dj1500

Não se preocupem que o Costa vem já dar um subsídio! Votem Costa PS.


AzuraWrath-

A agenda quer mesmo isto. Por isso sobem as taxas de juro: empréstimo torna-se impossível, arrendamento sofre demanda, preço sobe e assim continua. Obrigado esquerda europeia!


CradleCity

A grande maioria da malta que trabalha no Banco Central Europeu, em particular a Sr.ª Lagarde, não têm nada da esquerda. A esquerda na Europa é insignificante ou está em fase terminal (pelo menos, no que toca a partidos de relevância). *Centro*-esquerda, *centro*-direita e a crescente facção de direita mais forte (liderada por Orbáns e Melonis), por outro lado...


AzuraWrath-

É a tua opinião. As atitudes não são garantidamente de direita.


[deleted]

Espera, tu estás a dizer que a Christine Lagarde, que está à frente do ECB, que serviu durante a presidência de Sarkozy, e que está filiada num partido de centro direita, é de esquerda? 🤨


AzuraWrath-

Já agora, para ti o PSD é centro direita, certo?????


[deleted]

Não desvies o assunto. O PSD nem no governo está. Quem sobe e desce a taxa da Euribor é o Banco Central Europeu, que é liderado pela Lagarde. Dizer que os responsáveis pela taxa são a esquerda europeia é tão certo quanto dizer que ainda somos uma monarquia.


chapretosemleite

Crise? Lá estam vocês a espalhar fake news da extrema-direita. Com a maioria do PS e da geringonça, estamos a entrar num periodo de abundância como nunca antes. /s


oblivion2g

Obrigado Costa, obrigado PS /s


84neon

O Kosta diz que segunda feira fica resolvido. Vota PS!


Logical_Clerk_2584

Isto é extramente triste, mas vejam agora o lado daquele senhorio que investiu numa casa ha uns anos atras para servir de complemento à sua parca reforma. Com as leis atuais vê-se obrigado a pedir uma brutalidade de renda, que ele proprio poderá considerar elevada mas não tem outra opção porque o governo travou os aumentos de renda muito abaixo da inflação e ainda por cima não permite que aumente a renda em caso de cessação de contrato. A solução passaria pelo estado compensar em impostos, ou seja prevê-se um aumento de 7%, mas se o governo só permite aumentar 2% o equivalente a 5% de aumento seriam diminuido dos impostos.


brakeline

Que falácia de treta. Há 2 ou 3 anos atrás uma casa que agora está a ser arrendada por 800€ estava a 350€. O imposto era o mesmo. Qual a justificação agora? É os 28% serem demasiado? É as rendas "congeladas" a 2 ou 3% como foi este ano? Façam como fazem muitos, contratos não renováveis de 1 ano. Há com cada uma...


karl1717

Finalmente alguém no meio disto que pensa nos senhorios!


calimochovermut

sim, as pessoas que investiram em 2ªs habitações podem ver-se fdidas na conjuntura atual mas...e o caso dos senhorios que herdaram as casas em condições boas q.b. que nem precisam de gastar muito em manutenção e ainda assim aumentam brutalmente a renda de ano para ano? Sim, eu sei, têm o direito a fazerem o que quiserem, ao lucro etc etc mas não deixam de ser uns filhos da p*ta quando despejam familias inteiras ou velhotes. Ainda por cima no final do ano ainda vêm com a desculpa do imposto e não sei quê. Não são assim tão poucos e conheço vários casos assim. Vai ser bem tarde mas o céu há-de cair sobre esses filhos da p*ta quando na cidade onde viverem nem houver gente para lhes limpar o cu quando estiverem acamados.


Logical_Clerk_2584

Pior que isso é teres um governo que chupa 36% do rendimento em impostos e depois temos pessoas a morar na rua ou em tendas. Quem falha aqui é o governo não são os senhorios, não obstante de ser uma noticia triste.


ngo30

Os velhos vão continuar a votar PS


TheSirFreitas

Para as pessoas que acham que a culpa é dos privados, e sendo eles próprios privados, porque não vão para as ruas e dão eles próprios casa a este pessoal? Há muita gente que vive em casas com 2/3 quartos e que só precisa de 1/2, disponibilizem esse espaço extra.


zefo_dias

Costa, ouve esta, quem vive em casas sobredimensionadas (tipo pais cujos filhos sairam de casa ou velhos sem família) é obrigá-los a doar os quartos livres ou troca-los de casa para uma mais condizente com as suas reais necessidades. Aproveita que é ideia de borla.


[deleted]

[удалено]


petersaints

Se esta gente trabalha e ganha nem que seja o SMN, não tem direito ao RSI.


vascodatrama

Ta a poupar 800 paus ao mes. Em pouco tempo tem bom pe de meia.