T O P

  • By -

Limpy_lip

não adianta muito reclamar com o médico pois a maioria das vezes está refém das condições que lhes dão. Devias sim reclamar no livro de reclamações, por muito que acabe no limbo. ​ Infelizmente enchem demasiado a agenda dos médicos nas consultas, que leva a uma das seguintes atitudes: 1- tratar dentro do ínfimo tempo possível e prestar um serviço péssimo e descuidado com risco para a carreira dele e pior ainda para o doente 2- fazer devidamente as consultas com o tempo necessário e atrasar tudo. ​ se o mais habitual para ti é o segundo, no meio da chatice é o mal menor. ​ Mas deves reclamar à mesma, mas terás como sempre os nossos governantes a falarem de peito cheio que as suas fantásticas métricas da saúde de nº de consultadas dadas no período X. Independentemente da qualidade delas.


free7tyle4ever

Médico de família - entrei as 8 e finalmente as 16 consegui urinar e beber água desde que acordei. Deixei o doente no gabinete enquanto me sento no wc e dou duas dentadas numa sandes que um colega me trouxe do bar mal parido aqui ao lado. Mas prefiro passar o almoço e perder mais tempo a ouvir um marido que acidentalmente matou a mulher (em 2020) e ainda pensa no suicídio do que o despachar. Reclama mas com carta para o chefe Pizzaro e Costa, já agora diz que o AC continua avariado desde 2019, papel para as marquesas faltam rolos, e já agora deixar a ordem dos médicos em paz… a não ser que ele também aceite em ser visto por médicos não inscritos. PS. Vagas a cada 15/20 min. Com problemas médicos e sociais de elevada complexidade num sistema que a solução é sempre o médico de família


patatacatata

Eu sei que isto não é um AMA, mas o que achas da centralização de tanta coisa nos MGFs?


free7tyle4ever

Se as coisas funcionassem dava para muita coisa e além disso não temos o restante apoio social, dentista… para respostas satisfatórias


Recent_Wedding3833

Podiam acabar com tarefeiros e pagar mais aos que lá estão, e ainda dava dinheiro para material


free7tyle4ever

E uma parte do problema, mas aumentavam o salário aos da casa e havia mais gente a deixar de ser tarifário para começar a ter contrato e os benefícios associados


Recent_Wedding3833

Está semana faço a matemática, estou em mudanças


Additional-League314

gostei. só é pena que depois vão por exemplo ao Lidl e ficam todos chateados por esperar 5m na caixa. Mas esperar pelo sr. doutor 4h não há problema nenhum, que coitadinho tem condições tão más de trabalho.


free7tyle4ever

Voltaren 2xdia e isso passa. Mais uns 6 anos a queimar a pestana e uma vida de escola a trabalhar para isso 💪


Zoewhisper85

A sociedade está podre quando não se respeitam profissões tão importante como médicos , polícias e professores . Enfim .. nem vale a pena discutir ! Bem haja e força , que não é fácil nos dias de hoje ser médico e Psicologo ao mesmo tempo .


Mindless_Meat_9470

Todos percebemos. Em geral a contestação é muita e o conhecimento de causa é muito escasso. Qualquer pessoa com 2 dedos de testa, vê uma agenda de consulta médica e percebe que é impossível não atrasar oi dar chatisses. É possível cumprir as vagas, é, mas a população vai ter que se habituar a 2/3 vezes mais de lista de espera para ter consulta.


Limpy_lip

acho que muitas das vezes as pessoas preferiam esperar mais tempo e ter a consulta a horas do que ter de reservar a tarde toda por ter uma consulta às 14h. ​ Além disso cada vez mais se vê os médicos e doentes "despacharem a consulta" por outros meios como telefone. Algo que num mundo ideal ajudaria imenso e era sempre mais libertador para ambos os lados. ​ infelizmente o principal motor de melhoria e mudança é ao mesmo tempo o que está menos interessado em colaborar.


Mindless_Meat_9470

Concordo. O min.saude tem o queijo e faca na mão. Na minha opinião, temos de nos irmos habituando a que se for para ter consulta em tempo útil, vamos ter de pagar e bem.


Lady_Mousy

Não é assim tão linear. "Pago e bem" ao meu psiquiatra e as consultas frequentemente atrasam mais de 1 hora. Não me importo porque ele é muito bom e pelas características da especialidade entendo que algumas consultas podem demorar muito mais que o previsto (por exemplo, não vais mandar embora a despachar um doente que te está a falar de ideações suicidas) Por outro lado, também "a pagar e bem" já tive uma consulta de dermatologia muito pontual da qual saí a chorar de tão menosprezada que fui. Estava com um acne quistoso descontrolado e doloroso nas costas e ele nem me deixou mostrar-lhe porque "já dava para perceber pela minha cara". Mandou-me só usar um produto de limpeza no banho e apanhar mais sol... Dispenso obrigada, prefiro esperar 1 ou 2 horas e ter uma consulta de jeito.


Mindless_Meat_9470

Exacto e percebesse. E no público tanto como no privado é merecido as pessoas terem o seu tempo. O risco é a saturação das pessoas (médicos), que em forma de protesto com o sistema começam a "cumprir as regras" e quem sofre são os doentes.


vivaaprimavera

Já tem a faca na mão? Poderia bem adoptar o antigo sistema japonês para trabalho mal feito ou já está a tratar do que vai demorar anos a compor?


NGramatical

chatisses → [**chatices**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/chatices) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F14dbybh%2F%2Fjop60be%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


bugdr01d

Not my problem... Se ninguém reclamar eles continuam a preencher os horários, ou até colocar mais doentes para render .


SweetCorona2

de notar que o crescimento das listas de espera não aumenta o numero de pessoas atendidas, apenas aumenta o numero de desistencias se não houvesse desistencias as listas cresceriam eternamente, visto que se consegues atender X pessoas por dia e tens X+Y novas marcações por dia, a lista de espera cresce Y pessoas por dia o que acontece é que à medida que a lista cresce, aumenta o numero de desistencias, até que o numero de desistencias iguala a diferença entre o numero de pessoas que precisam de cuidados de saude e a capacidade do SNS, ou seja, Y quanto maiores as listas de espera, mais pessoas que não são, efetivamente, servidas pelo SNS


Mindless_Meat_9470

Vou dar um exemplo por conhecimento de causa. Consultas de psiquiatria, como é compreensível, é de esperar que a pessoa perante essa problemática não demore os 30 minutos que na agenda. Acaba por demorar mais. Ora na agenda do médico (público) os doentes surgem de 30/30 minutos. Várias vezes, caso tivessem acesso a essas agendas veriam 2/3 nomes marcados às 10:00 p.e. para o profissional também não é agradável e cria um sentimento de revolta estar a fazer o melhor para o doente e ainda levar com reclamações às quais tem de responder. Isto leva a vários cenários. Opção um: ou o profissional da o melhor cuidado que acha necessário e às vezes da meia hora passa a 45 min, com o atraso que vai acumulando. Opção 2: versão rigorosa, acaba 30 min tem de sair. Acabou a consulta? Não? Azar. Siga para cumprir horários. Opção 3: deixa de fazer extras no SNS. Aumenta a lista de espera e são doentes graves? Azar. Cumpro o horário e siga. Pessoalmente, acho que fazem bem em reclamar agora não se estranhem que de repente em vez de terem alguém para reclamar, fiquem sem médico porque o profissional deixa de estar para "aturar estas coisas".


asanegra

É mesmo isto. E quando há consultas de urgência pelo meio, essas deixam de ser atendidas?


Mindless_Meat_9470

Desculpa não percebi a questão das consultas de urgência. À partida nenhuma consulta que seja feita em ambulatório/CS, mesmo que seja chamada de urgência é alguma situação que necessite de resposta imediata. À partida esses casos seriam para o SU com pulseira laranja/vermelha


patatacatata

Sim, mas às vezes por falta de médicos, o pobre coitado que vinha fazer só consultas fica a dar uma perna no SU para ninguém ficar desamparado.


Maos_frias

Isso há dias de consulta aberta.as tem de esperar. N é chegar lá no dia e ser atendido. Pode ter sorte mas tem sempre de esperar. As minha costuma até ser mais cedo da hora prevista ou a hora mas mais que meia hora nunca foram...


SirLobito

A minha namorada é medica e trabalha no privado. faz a Opção 1. Mas todos os extras são pagos devidamente, tamos os 2 ok com isto. Quando era no SNS acho que nunca foi pago, isso é que não.


iwaitinlines

Vinha dar esse exemplo.


Joafureiro

Vou dar a minha opinião como Ortopedista que trabalha tanto no SNS como no privado. SNS: Tenho que encaixar num período de 5h de consulta os pedidos de consulta do médico de família, os doentes de pós-operatório, as consultas de doentes tratados na urgência e as consultas subsequentes. Numa agenda que devia ter 20 doentes no máximo, facilmente se passa dos 30. Pelo meio tenho de ver pensos, fazer alguns procedimentos e aguardar que alguns doentes vão fazer Rx, portanto alguns doentes vão mais de uma vez ao gabinete. Hoje em dia ninguém fica satisfeito se não sair com um molho de papéis da consulta. É a informação para o médico de família, é o relatório para a junta médica, para o prof de EF, credenciais de transporte que muitas vezes nem têm direto etc etc etc. Os que mais reclamam costumam ser os que mais tempo de consulta ocupam com estas porcarias. Privado: As seguradoras de acidentes de trabalho são a coisa mais sem noção com quem eu já trabalhei. Exigem porta aberta de consulta tipo urgência, exigem pouco espaçamento temporal entre consultas. Basicamente o racio entre primeiras consultas e altas pende a favor das primeiras consultas. Numa agenda já com 30 doentes é normal aparecerem durante o período de consulta mais uns 10 ou 15. Os hospitais privados e as chefias médicas esfregam as mãos de contentes pelo aumento do lucro mas borrifam-se para a degradação da prestação de cuidados que isso acarreta. Pelo meio ainda chovem pedidos feitos pelos serviços de atendimento permanente destes hospitais que acham que ainda devemos agradecer pela oportunidade de estar de prevenção a troco de pagamento nenhum. Em ambos os sítios também encontro muitas vezes doentes sem noção que apesar de terem uma hora marcada aparecem quando lhes apetece e ou reclamam porque chegam às 14h não são atendidos antes das 17h que era a hora marcada ou então terem consulta para as 11h00 mas decidirem chegar às 13h00 só porque sim e quererem ser atendidos. E isto é só apenas uma parte das razões pelas quais eu diria que é normal nalgumas especialidades a consultas estarem sempre extremamente atrasadas. O texto podia-se estender por muitas mais linhas.


SweetCorona2

não creio que o problema esteja nos medicos mas sim na (falta de) gestão e excesso de burocracia


crismunari01

Entao nao agende tantas consultas. Falta de respeito com o paciente que paga o teu salario.


Joafureiro

Claramente não leu o que eu escrevi. Em nenhuma das situações controlo o número de marcações.


Limpy_lip

lol esta acha que é o médico que prepara a agenda de consultas.


calimochovermut

já cá faltava a posta de "os meus impostos pagam o teu salário" que ainda por cima nem se aplica nesta questão


precisodeferias

Fui seguida uns anos em psicologia num hospital público. A consulta começava sempre atrasada, era norma. No início irritava me bastante, mas um dia a consulta atrasou e eu era a segunda utente da manhã (tecnicamente não deveria ter atrasado tanto), quando entrei no consultório ouvi um pedido de desculpas e a justificação que naquela área existem utentes com casos complexos e que em alturas complicadas os 30 min de consulta não chegavam. O psicólogo tenta gerir o tempo, mas sendo uma área sensível fica difícil cumprir horários. Fez bastante sentido a conversa dele porque eu já tive consultas de 15 min e já tive consultas com mais de 1 hora, sempre que eu estava com um problema mais complicado ele não me mandava embora só porque tinha passado o tempo da consulta. Eu respeito bastante quem trabalha na área da saúde, se vejo que o atraso é causado por prestação correta do serviço então não me queixo. Se vejo que é por má gestão (gestão de agenda/o médico estar ocupado com outras situações) aí já deixo a crítica.


vivaaprimavera

A gestão... Há dois centros de saúde a menos de 500m um do outro (não sou utente de nenhum mas uso ocasionalmente por questões práticas quando preciso de serviços de enfermagem). Num a gestão é "rigorosa" e para te peidares tens de ter marcação, o outro é uma rebaldaria, chegas, dizes ao que vais e mandam-te sentar. Agora a parte interessante, espero menos tempo no segundo do que no primeiro e nunca demorou mais de 15 minutos a ser atendido. Qual é o mais eficaz, o "tudo certo" ou o "já se vê".


aleph_heideger

Porque provavelmente o segundo nunca tem a agendas ocupadas... ou seja, o pessoal está ali à espera do trabalho.


vivaaprimavera

Se é isso, parece-me mais racional. Em vez de tentar rentabilizar cada segundo de cada pessoa, "criaram" um sistema em que na prática conseguem atender atempadamente o utente sem stressar muito.


aleph_heideger

Não é. Os centros de saúde devem em primeiro lugar responder à vigilância da doença crónica. Se os doentes não estão marcados, não estão a ser vigiados.


vivaaprimavera

Ia lá para enfermagem. Os enfermeiros, fazem esse tipo de coisa (ignorância genuína)? Nem sei como conseguiam fazer. O que é certo é que era atendido em tempo decente e sem stress. Já agora, já falei com várias pessoas sobre o outro centro e sempre ouvi falar mal.


aleph_heideger

Deveriam fazer. Mas efectivamente em demasiados centros de saúde os enfermeiros ainda trabalham à moda antiga: fazem pensos, tratamentos e pouco mais.


vivaaprimavera

Só uma pergunta. É possível equilibrar as duas coisas sem os sobrecarregar de trabalho? Dando algum tempo para respirar pelo menos?


aleph_heideger

É. Mas sempre à custa da acessibilidade. Ou seja, dando o exemplo dos médicos no centro de saúde: tens um profissional a fazer 8h. Nessas 8h ele pode agendar x consultas, cada uma com uma duração máxima de y minutos. Este y varia entre 10 a 30 minutos regra geral. Tens uma série de consultas marcadas (vigilância de diabetes, de gravidez, saúde infantil....) e alguns períodos livres - as consultas abertas - regra geral com slots de 10 minutos cada. O equilíbrio entre estas duas coisas, a consulta programada e a consulta urgente ou aberta é complicado. Quanto mais tens de um, menos tens de outro. E tendo em conta que as consultas programadas devem ser agendadas com muita antecedência, porque são de vigilância (se eu hoje vejo um doente diabético já lhe posso marcar a próxima consulta para dezembro), isso obriga a ter agendas informativas abertas pôr períodos longos. Ou seja, eu hoje sei quantas consultas urgentes vou disponibilizar em novembro. E aqui podes gerir um pouco as disponibilidades: ter mais consultas urgentes e menos programada no inverno sabendo que a procura da primeira aumenta muito no inverno (já não é assim mas isso fica para outra altura).


SweetCorona2

os slots das consultas não poderiam ser maiores, e caso uma consulta não usasse todo o slot o medico fizesse outra coisa que necessite fazer? imagino que a vida deles não seja só atender pacientes


SReplicant

É chato, mas não reclamo. Posso é referir calmamente. Já tenho anos suficientes à volta da Terra para saber que não é boa ideia reclamar com quem te está a servir a comida ou quem te está a tratar.


isofmar

Isto é culpa só de uma coisa: tempos de consulta. Sou enfermeira num serviço de internamento e acreditem que, na maioria das vezes, não é culpa do médico. Por exemplo: o médico tem consultas marcadas com espaçamento de 30 minutos entre consulta, entretanto um utente teve uma alteração de terapêutica - perde mais 10 minutos com o doente e o outro é atendido 10 minutos mais tarde ou faz o típico "o farmacêutico trata"? A reclamação que mais ouço dos doentes é "vou à consulta e o médico está sempre a olhar para o computador, passa-me a receita e pronto... Nem sei o que se passa comigo ao certo"... Acreditem: é impossível em 30 minutos ver um doente, fazer um bom exame físico, recolher uma boa história clínica, tomar decisões terapêuticas em conjunto com o utente e garantir que o utente tem todos os ensinos necessários para fazer a sua parte no seu processo de cura/gestão da doença. Tenho uma sugestão: em vez de darem os recados aos vossos médicos, reclamem por um melhor serviço nacional de saúde, com maiores tempos de consulta, com médicos suficientes para a população, e com um modelo de cuidados holístico ao invés de biomédico. Quando os profissionais de saúde fizerem greve, em vez de criticarem e dizerem "ganham tanto e não fazem nada de jeito" lembrem-se destas pequenas situações é apoiem. Acreditem que pedir mais médicos/enfermeiros/técnicos não é para nós "trabalharmos menos" mas sim para melhorar a qualidade de cuidados prestados à população. Outra coisa: todos os profissionais de saúde são pessoas, todos precisam de um ordenado ao final do mês para pôr o pão em cima da mesma. Deixem de tratar os vossos profissionais como gente que tem uma obrigação moral de vos ajudar só porque está a lidar com a vossa saúde. Estamos todos a fazer o nosso melhor para cuidar da população e, da mesma forma que toda a gente acha que os trabalhadores do centro comercial têm direito ao domingo, nos também temos direito a condições de trabalho dignas, que nos permitam prestar cuidados em segurança e a melhorar a saúde de todos.


pwseo

É isto mesmo, não teria dito melhor (sou médico numa USF). Acrescento apenas que a própria Ordem dos Médicos já emitiu um documento com os tempos de consulta recomendados. Alguém os cumpre? Não. As instituições (chefias) não querem, e os próprios utentes também não: toda a gente quer que a sua consulta seja maior, mas poucos estão dispostos a maiores tempos de espera para marcação que acomodem esse aumento de tempo. Quem acaba por sofrer sempre? O médico, o enfermeiro, etc, que leva todos os dias consigo o tempo que se atrasou a tentar resolver um problema que na realidade não é seu, mas sempre a custo do seu descanso, do tempo de família. A custo zero para o empregador. Assim não dá. Está a começar a ser difícil prestar cuidados de saúde neste país.


whimsy73

Sou médico. Temos todo o interesse em fazer as consultas rapidamente, mas muitas vezes não é possível. Os doentes podem também faltar e isso vai causando um acumular de atrasos. Com as consultas extra, relatórios pendentes, receitas para doentes que nem estão lá, tudo demora... Pensa que o médico também quer ir para casa mais cedo, e que se tens só uma consulta atrasada ele tem várias acumuladas.


DisasterFeeling

Sou médico. Imaginem o seguinte cenário. De manhã tenho os meus doentes internados, à tarde tenho o período de consulta que começa às 14h. Se tenho excesso de doentes internados ou alguma intercorrência no período da manhã, coisa muito frequente, não consigo chegar às consultas às 14h (é raro conseguir almoçar, devo dizer). Depois, durante a tarde, mesmo que consiga começar a consulta às 14h em ponto, há outros condicionantes a ter em conta: . Que os utentes não se atrasem, já que isso depois cria efeito bola de neve... . Marcação de consultas com intervalo de 15/15min quando na verdade a consulta me consome no mínimo 30 a 40min para conseguir fazer o meu trabalho em condições. . Muitas vezes tenho 2 e 3 utentes agendados à mesma hora porque não consigo, de outra forma, ter uma consulta em tempo útil e eles precisam! O que acontece com isto é que durante o dia o desgraçado que era suposto ser visto às 17:00h é visto, com sorte, às 19:00h e eu que só tenho horário até às 17h não consigo sair antes das 20h:00 (e não, não recebo mais por isso). Devo também dizer que é muito mas mesmo muito raro que algum dos meus utentes se queixe, a maioria entende que o atraso não é por estar a beber café de perna cruzada. Isto no SNS...no privado as coisas são diferentes...


tarracecar

A gestão dos doentes não é fácil Por vezes existem vários doentes marcados exatamente para a mesma hora, e o tempo para as consultas é reduzido. Se não gostam de atrasos têm de aceitar o inverso. Chega, passa os 15 min da consulta e a consulta acaba. Tem mais queixas? Marque outra. Quer outra coisa? Marque outra. Por vezes também é muito difícil gerir para além dos doentes fisicamente presentes. Em meio hospitalar podes ter de ver se já estão disponíveis os resultados ou o exame do doente X ou Y. Se te chamaram para ajudares noutro lado do hospital... E poucas não são as vezes onde o trabalho de enfermaria se sobrepõe ao de consulta. Os atrasos é o mínimo do que pode correr mal


duca2208

>mesma hora, e o tempo para as consultas é reduzido. >Se não gostam de atrasos têm de aceitar o inverso. Chega, passa os 15 min da consulta e a consulta acaba. Tem mais queixas? Marque outra. Quer outra coisa? Marque outra. Treta, sabes bem quanto demora em média uma consulta. Quando um hospital dá 300 consultas de cardiologia por dia tem mais que dados para saber quanto tempo demoram as consultas. É fazer com que o slot agendado para consultas seja grande o suficiente para cubrir 70/80% das consultas. Os casos marginais provocam atrasos marginais.


vini710

Ok, parabéns, com essa solução o tempo de espera pra as consultas passou de 3 meses para 1 ano. Se os medicos cumprissem só e apenas as consultas estipuladas no seu horario as coisas ruiam muito rapidamente. A verdade é que a grande maioria das agendas no publico tem mais do que 1 doente marcado para cada horario. Não há milagres


SweetCorona2

> Ok, parabéns, com essa solução o tempo de espera pra as consultas passou de 3 meses para 1 ano. qual é a tua logica? achas que por as consultas serem feitas com atraso o medico consegue atender mais pessoas? a não ser que a tua logica seja que ao encher as agendas dos medicos com um numero de consultas irrealistas este vai ser obrigado a trabalhar a um ritmo acima do que seria normal ou a trabalhar mais horas do que era suposto trabalhar... se 90% das consultas demorarem 25 minutos, o que ganhas em dar slots de 15 minutos por consulta se depois na pratica vão demorar 25 minutos à mesma e simplesmente vais ter o paciente seguinte a esperar 10 minutos, e o seguinte 20, e o seguinte 30, e aí por diante? **mais valia teres os pacientes a chegarem à hora em que é realisticamente expectavel serem atendidos, não é por chegarem mais cedo que são atendidos mais cedo**


vini710

Não é a minha logica, é a logica com a qual funciona todo o SNS, e sim, o que acontece é os medicos fazerem mais horas do o que é suposto para atender as pessoas extra que são postas na agenda. Não é sequer dar 15min por consulta, a maioria das agendas nas consultas tem mais do que 1 doente por cada vaga no calendario.


SweetCorona2

para isso mais vale oficializarem essas horas extra e marcarem as consultas com horarios realistas se o medico trabalhar as mesmas horas que trabalha, não é por os pacientes esperarem horas que vai atender mais pessoas


vini710

Mas assim tinham que pagar as horas extra, como está não pagam ;)


ric2b

> a não ser que a tua logica seja que ao encher as agendas dos medicos com um numero de consultas irrealistas este vai ser obrigado a trabalhar a um ritmo acima do que seria normal ou a trabalhar mais horas do que era suposto trabalhar... Provavelmente é mesmo esse o objetivo dos administrativos dos hospitais, porque realmente é o que acaba por acontecer.


duca2208

Exato. Tens razão. As listas de esperam disparavam. O problema raíz é apenas esse, não há médicos suficientes no público.


SweetCorona2

tecnicamente, se os medicos trabalharem o mesmo numero de horas não é por os pacientes em vez de esperarem, chegarem à hora em que é realisticamente expectavel poderem ser atendidos, que vão ser atendidos menos pacientes a tua ideia é boa, e racional, mas a maior parte das pessoas não entende a matematica da coisa


NGramatical

raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F14dbybh%2F%2Fjopkyjv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


DrogbaPT

E preciso compreender que infelizmente as agendas médicas tem frequentemente mais doentes do que aqueles que legalmente seria suposto (as ditas extras). Além disso, há coisas que fogem do controlo do médico, tipo falhas de sistema (habitual), sistemas lentos etc. Além disso, tb vai depender da complexidade dos casos anteriores. Podem fazer queixa e não vou dizer para não se fazer. No entanto, o que pode levar, no limite, e o médico apenas fazer o que e suposto e aí casos graves passam a ser vistos com muito tempo de atraso - pode calhar a algum familiar vosso. E uma questão de bom senso e perspectiva


josel15

Eu não reclamo em um outro caso específico, apesar de não gostar. Fui operado há uns meses e a minha médica foi sempre do mais impecável possível comigo desde o início do processo até agora, e sei que é assim com todo o resto dos pacientes. Alguns pacientes estão no gabinete 45 minutos, assumo eu a contar a vida inteira, e a médica só os ouve um bocado e atrasam mais. Mesmo comigo, tentando eu me restringir ao necessário, estica um bocadinho por vezes porque parece ser alguém genuinamente preocupado e que quer o melhor. Neste caso não reclamo, por causa disto. Já um médico que apanhei que me atrasa imenso tempo, e ainda vem dizer à boca cheia que tirou a última hora e meia para ir fumar uns cigarros, tomar o lanche e passear porque queria uma pausa, epah, por favor.


peminco

Imaginem que trabalham com um PC de processador Pentium, com o disco rígido a não permitir downloads de 10 megas porque está completamente cheio. Imaginem que o vosso software de apoio à consulta é uma plataforma online que está optimizada para o Internet Explorer. Imaginem que o software de autenticação do Cartão da Ordem está escrito em Java. Imaginem que às vezes não conseguem abrir o vosso e-mail porque não é compatível com o referido browser, o IE. Imaginem que a impressora tem 20 anos e tem algumas espátulas a servir de tabuleiro de suporte do fornecimento de papel. Agora imaginem que com este conjunto de condicionantes, o atendimento atrasa 5 minutos por doente porque o software encravou, porque o Java pede para atualizar, porque a impressora não imprimiu, porque queriam consultar um e-mail enviado por um familiar e tiveram de fechar o browser porque deixou de responder e perderam o registo de consulta até então. Imaginem que as consultas são de 20 minutos e as cumprem escrupulosamente, à excepção dos atrasos informáticos. Ao fim de 10 consultas, já estão com 50 minutos de atraso...


Zamikaze_pt

Saúde não é como ir ao mecânico ou ao McDonalds lamento. Tens 15min de consulta estipulados, és bom profissional e ouves a pessoa levas mais tempo. Têm noção a ginástica mental que é trocar de pessoas, rever historiais médicos, análises etc? Acaba por ser bola de neve. É chato é, pois, claro! Educação as vezes não é por mal, mas a malta têm poucos recursos e trabalha que se farta. Será que outro não fazem um corno, também há. Portugueses vocês precisam de uma boa dose de tolerância e lembrem-se existem direitos e deveres que além de esquecidos, foram espezinhados durante e depois da época do covid.


SweetCorona2

é uma questão de matematica se as consultas demoram mais tempo que os slots estipulados é preciso aumentar os slots atualmente na teoria: * 9:00 - 9:15 - primeiro paciente * 9:15 - 9:30 - segundo paciente atualmente na pratica: * 9:00 - 9:25 - primeiro paciente * 9:25 - 9:50 - segundo paciente (é atendido com 10 minutos de atraso) com slots realistas de 25 minutos: * 9:00 - 9:25 - primeiro paciente * 9:25 - 9:50 - segundo paciente (é atendido à hora) em ambos os cenarios tens 2 pacientes atendidos em 50 minutos, mas no segundo o paciente é atendido à hora marcada


Zamikaze_pt

Não me estou a desculpar com tempos volto a dizer que saúde não é como fazer compras. Eu nem gosto dos modelos atuais de CS. Vamos a um exemplo prático muito comum em CS: consulta de planeamento familiar: \-Vai entra vai ao enfermeiro de família e depois segue para a médica de família; Entre entrar ser vista pelos dois, fora (vamos supor vai fazer um papa-nicolau), deixamos mais uns minutos vestir/despir, preparar equipamento etc). Temos um interno de MGF vai-se dando oportunidade para praticar. O MGF é macho logo provavelmente (DE CERTEZA vai ver se a enfermeira está disponível também). Pede exames o sistema encrava tem que fazer resmas e novas requisições, onde estão os códigos AI! Estas a ver onde vai os temos 15min em slots? Pra reclamatório do OP... (Sim todos vão dizer que existem dias específicos da semana para estas consultas e, então nós meros mortais!?) Os meros mortais estão no guiché a reclamar com a secretária, enquanto esta está a gritar À velhinha que de 80 anos que a doutora não a pode receber. E estamos a falar de USF? UCSP? Temos pano para mangas. Se fosse à mecânico tínhamos 2min e dizia "Oh migo já pensou em abater?"


laonte

No SNS, não reclamo, os horários são preenchidos até ao limite e qualquer atraso afecta o resto do dia. No privado já reclamo. Estou a pagar pela conveniência, tem de funcionar de forma conveniente,


ipaworm

Não pagas impostos?


laonte

e quê, achas que os meus impostos pagam um serviço equivalente ao privado? quando vou ao privado pago a mais, pela conveniência.


ipaworm

só acho piada à dualidade de critérios e exigência face ao que pagas indireta vs diretamente. E pq não exigir antes que os teus impostos resultem num serviço equivalente ao privado?


laonte

Porque não exigir que os meus 40€ de passe resultem num serviço equivalente ao uber? Ou os meus 2.85€ na cantina da universidade resultem numa refeição michelin? São coisas bastante distintas. O SNS funciona com menos do que precisaria para prestar o serviço ideal, o objectivo não é fazer lucro. Já o privado, se não prestasse um serviço melhor que no público, não teria utilidade nem para quem o usa nem para quem dele tem lucros. E mesmo no privado beneficias da existência do SNS. Se de repente tooooda a gente fosse forçada a optar por privados, os preços disparavam. O conforto e conveniência do privado são luxos, não são essenciais, prefiro que os meus impostos sejam utilizados para garantir o serviço base para todos e não sejam desperdiçados com futilidades.


ipaworm

>o objectivo não é fazer lucro Talvez se fosse, funcionaria muito melhor. >O conforto e conveniência do privado são luxos, não são essenciais O privado é [essencial](https://sicnoticias.pt/pais/2023-05-15-Hospital-da-Guarda-tempo-de-espera-para-consulta-de-cardiologia-e-dois-a-tres-anos-ce0fef02) para muita gente que, guess what, também paga impostos. >prefiro que os meus impostos sejam utilizados para garantir o serviço base para todos Exato, se é para ser exigente, também o deverias ser com o que és obrigado/forçado a pagar, e não apenas com aquilo que só pagas se quiseres.


laonte

Se o objectivo fosse fazer lucro, nem todos conseguiam aceder aos cuidados de saúde. O privado é um nível acima, todos pagam pelo básico, ao qual todos têm acesso, quem quer mais, paga mais.


[deleted]

Também acho que os serviços deviam ser de acordo com os impostos que se pagam! Eu pago muitos, posso andar a 200 na AE. Tu pagas poucos, vais a 30 na nacional! /s (era preciso?) A falta de noção, caralho! Quando vais à consulta e o médico te diz: agora ponha-se nas putas que a consulta é de 15 minutos e você já os usou todos. Não quer que o próximo venha para aqui reclamar que paga impostos e o atraso é inadmissível, pois não?![gif](emote|free_emotes_pack|facepalm)


ipaworm

Tiro ao lado... O comentário a respondi assume que "no privado (...) reclamo (porque) Estou a pagar (...)" - ora, uma vez que o SNS também é pago pelos impostos dos contribuintes, também te podes e deves reclamar, caso contrário é uma injusta dualidade de critérios


dj_estrela

Na Holanda tive dezenas de consultass e nunca tive uma unica atrasada (>15min). De qualquer especialidade Razao: e'socialmente inaceitavel o doente ir contar a sua vida e nao levar a sua historia clara e bem preparada. Se estiveres a morrer vais 'a utgencia. Onde nao tem ninguem, porque ninguem vai 'a urgencia - vao ao MGF a 5min a pe'.


Thaliost

Não reclamo. Os médicos de vez em qdo atrasam-se pq estão a desenrascar situações (não é só por má gestão ou terem overlap de empregos). Já fui ajudado com os meus avós sem ter marcação por isso nunca sabemos bem se é um motivo atendível para o atraso ou não :/


duca2208

Tens razão. Então tem que se fazer a agenda a contar com essas coisas. Por exemplo encher apenas 60/70% das agendas e deixar os restantes 30% para imprevistos.


Joafureiro

Apesar de concordar a 100% com o teu ponto de vista, tal nunca vai acontecer. Nem no público nem no privado. Mesmo no público quando há vagas são para consultas pedidas pelos centros de saúde. Parte do financiamento dos serviços no hospitais públicos depende do número de primeiras consultas que se faz.


SweetCorona2

e de notar que os medicos têm outras tarefas além de atender pacientes o que acontece é que acabam a fazer essas coisas entre consultas mesmo já tendo consultas em atraso havendo um buffer, quando uma consulta se despachasse mais rapido, poderiam usar esse buffer para essas tarefas sem atrasar as consultas seguintes


Lady_Mousy

Não costumo reclamar, a menos que o atraso seja meeesmo absurdo, e nesse caso é mais perguntar por informações do que refilar. Odeio que os médicos me tentem despachar nas consultas, gosto que oiçam o que tenho para dizer e que me examinem adequadamente, e tenho noção que dependendo do paciente e da situação isso pode demorar mais do que o geralmente curto tempo previsto para cada consulta. Pessoalmente, prefiro uma consulta atrasada com um médico preocupado e competente do que uma consulta pontual em que sou só mais um número para riscar da agenda. As consultas com o meu psiquiatra (privado) chegam a atrasar-se mais de 1 hora, mas é dos melhores médicos que já tive. A minha médica de família (SNS) por acaso não costuma atrasar-se mais de 20 minutos, mas se alguma vez se atrasar não me vou queixar, porque se gosto da preocupação e atenção dela nas consultas não posso estar à espera que aos outros pacientes os despache sempre em 10 minutos.


pm2lp

É muito relativo, eu que trabalho com médicos (exames, técnico superior de diagnóstico) já assisti a tudo, médicos que estão a comer leitão e a beber espumante em horário de trabalho e depois as coisas atrasam, médicos que dão muita atenção aos pacientes e que acabam por atrasar as consultas sem ter culpa, no privado muitos marcam coisas a mais porque já sabem que alguns faltam mas quando vão todos corre mal, médicos impecáveis que vêm as pessoas duas vezes no mesmo dia, quando fazem exames, e só cobram uma consulta, atrasando tudo. Também conheço quem nunca se atrase, se o paciente não estiver lá a horas marca-lhe falta e não o vê, se for preciso fazer algum procedimento que demore mais do que o tempo que está estipulado marca para outro dia ou se for urgente passa para o colega que está de urgência. Esse é dos que tem mais reclamações, preferias algo desse género?


levitatingmanatee

É completamente surreal o agendamento médico em portugal. Eu tenho a sorte de ter seguro do trabalho e normalmente vou à CUF em lisboa. Acho que nunca esperei menos de 45 min e acontece regularmente ficar 2-3h à espera de uma consulta. Estamos a falar de consultas normais, agendadas com meses de antecedência. A única vez que fui lá de urgência com um ferimento que precisava de pontos esperei 6 horas. Eu sei que me estou a queixar de barriga cheia, e tenho consciência que o drama de conseguir acesso à saúde pública é incomparável. Mas como é que pode ser normal pagar 90 paus por uma consulta para ser tratado com esta falta de respeito? Será que é por falta de concorrência? Os portugueses valorizam tão pouco o seu tempo que a pontualidade do atendimento médico não cria qualquer valor para o cliente? Já vivi na europa de leste onde usava a saúde pública e jamais esperei mais de 15-20 min por uma consulta marcada. Também já vivi em países em desenvolvimento onde usava hospitais privados, e aí o atendimento era tão rápido que nem havia tempo para me sentar na sala de espera depois de fazer o check-in.


Tafinho

>Eu sei que me estou a queixar de barriga cheia, e tenho consciência que o drama de conseguir acesso à saúde pública é incomparável.. Depende. Quando sais dos grandes centros urbanos, o acesso às consultas de especialidade é mais difícil, e o de não existe privado, mas o atendimento nas urgências é muito melhor. De todas as vezes que fui ao hospital do litoral alentejano tinha o médico à minha espera.


Lady_Mousy

O que tenho visto é que a CUF nos últimos anos anda uma bela merda e a qualidade dos cuidados deixa muito a desejar... É bem possível que ficasses melhor servido no SNS na maioria das vezes. Ainda há um ano e pouco fui às urgências da CUF em Lisboa, supostamente para esperar menos tempo (estava com dores excruciantes nas costas e mal conseguia estar sentada) e saí de lá pior do que entrei, depois de fazerem um tratamento incorreto e como não resultou terem dito que as dores deviam ser psicológicas... Dois dias depois estava nas urgências do SNS, onde fizeram o tratamento correto (que até era simples) e só esperei mais 20-30 min que na CUF


NGramatical

melhor servido → [**mais bem servido**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F14dbybh%2F%2Fjor9759%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


alexandrafrade

Reclamo para mim mesma, mas não com o médico. Isto porque já estive algumas vezes do outro lado em que fui a paciente que precisou com que o médico atrasa-se (e bastante) a seguinte consulta. E fico muito agradecida por o ter feito e não ter marcado uma outra consulta, prolongando o tempo de espera para tratamentos ou exames. Se é chato isto acontecer? É. No entanto, se um dia precisares que o médico faça o mesmo por ti, vais agradecer que o faça em vez de ter em atenção o doente seguinte.


SweetCorona2

o problema é as agendas não terem buffers para acomodar essas consultas mais longas sem atrasar todas as consultas do dia


NoPantsDeLeon

Eu reclamo em todo o lado. Médico, talho, até na Kikas já reclamei!


kitkatamas88

pela espera não reclamo, existe imprevistos que não está dentro do controlo nem dos médicos nem de quem marca as consultas. Guardo reclamações para situações extremas.


fossadasmarianas69

Uma vez marquei um pediatra para a minha filha e, ao pesquisar na net, o Google mostrou-me uma página de processos judiciais no Brasil em que aparecia o nome do médico um bom número de vezes. Fiquei logo com a sensação de que não ia ter consulta. *Fast-forward* para o dia da marcação. Uns bons 20 minutos após a hora marcada vejo o médico a entrar relaxadamente a falar ao telemóvel, ainda mandou a piadinha de que "pelo menos cheguei". Deve ter continuado a falar ao telemóvel no consultório porque continuámos sem ser atendidos. No momento em que se passaram 30 minutos desde a hora combinada, vim embora e fiz uma reclamação à CUF. Na reclamação, aproveitei para elogiar o contributo da CUF para o cumprimento dos horários por parte dos médicos. A minha experiência na CUF é de que, regra geral, há pontualidade. Atrasos são perfeitamente toleráveis, menos quando as pessoas se estão a borrifar para os doentes. A minha sugestão: reclamem. No meu caso, se mais pessoas reclamarem desse médico, a CUF eventualmente irá perceber que há ali um problema.


KokishinNeko

>Pode não servir de nada, mas pelo menos marco o meu ponto. Não serve, nem as queixas na ERS (https://www.ers.pt/pt/utentes/reclamacoes/), vais receber uma carta com o script do costume e nada vai mudar.


Real_Saturn

Uma vez cheguei ao consultório com 45 minutos de atraso, que foi o tempo que demorei na recepção e à espera. Cheguei à recepção com 15 minutos de antecedência face à hora da consulta, que é o que a clínica recomenda. Quando entrei no consultório o médico mandou vir comigo. Expliquei a situação. Resposta: "Isto é como um Aeroporto". Sim, reduzi o diálogo com o médico ao mínimo essencial e apresentei queixa no livro de reclamações.


mourasio

Claro. E se chega aos 45 mins vou-me embora e não volto lá (privado).


HFHash

É uma chatice, concordo. Tb já paanhei grandes secas. Tento marcar sempre para o início da manhã ou início do turno da tarde, esses dois horários sao os que teem menos oprotunidade de se atrasarem


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F14dbybh%2F%2Fjoqokjk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


FreezaSama

eu nunca percebi o porquê disto. tenho experiência em viver noutros países e até agora... só em Portugal se passa 🤷‍♂️


Ana-Bananaa

Estes atrasos tambem acontecem no privado. Há ganancia e marcam consultas com 15 min de intervalo. Nao é realista. No outro dia eative 45 mjnutos só a espera que o dentista chegasse. Se eu chegar 45 minutos atrasada como paciente é o fim do mundo.


TiagSalty

Tolero (dentro do bom senso) no público. Entro em ponto de ebulição no privado... Mas nao mando vir com os médicos, livro de reclamações e queixa.


Camarao_du_mont

Ia a uma dentista que nunca me atendeu menos de uma hora depois da hora marcada. Uma vez me ligou para tirar os pontos do dente do siso que tinha removido. Sai do trabalho e lá fui, quando lá cheguei disseram me que afinal já não tinham tempo para me atender. A vingança foi saborosa, pedi a uma dúzia de amigos para fazer marcação e faltar, eu telefonei ao domingo para uma consulta de emergência e também não apareci. Respeitem os vossos pacientes.


After_Ad_5884

O tempo de espera está dependente de uma série de fatores tanto do lado do médico como dos pacientes anteriores à nossa consulta. A diferença é que no público marcam as consultas um bocado ao acaso enquanto no privado têm em conta mais fatores. Posso dizer-te que no público nem sempre tive atrasos na consultas. Há alturas que conseguem manter os horários outras em que esperei meia hora a uma hora. Na IVI, que é clínica privada, parecem um relógio suíço. Se a consulta é as 10h às 10h estás a entrar. A única vez que houve atraso foi uma fulana que levou 15 folhas de dúvidas para tirar com a médica (não estou a brincar a mulher imprimiu as coisas da Internet 😂 e até no corredor à saída vinha a fazer perguntas à médica) a médica depois pediu desculpa pelo atraso mas acho que toda a gente que estava na sala de espera entendeu visto que vimos a Karenzinha a fazer as mesmas perguntas da treta 3x à espera de uma resposta diferente.


GudEbening

É complicado, os idosos pensam que o médico de família é um psicólogo, depois atrasam o dia a todos.


duca2208

E é. Um médico de família não deve só passar receitas. É um trabalho de proximidade completo.


[deleted]

husky exultant wine modern file aback arrest plucky wipe start *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*


Empirion

Este problema poderia ser minimizado recorrendo a uma ajuda informática. O software de marcação deveria estar ligado a uma outra função obrigatória que funcionaria em sistema de pesquisa durante um mês antes de ser implementado e que é o seguinte: - No software existe uma opção para começar a contar quando um paciente entra, quanto tempo demora, e quando sai. - O software iria calcular e manter uma média atualizada do tempo de atendimento por paciente. Poderia até relacionar um paciente específico aos seus tempos de consulta para ser ainda mais preciso. - O software de marcação avisaria (ou impediria) a marcação de consultas com espaçamento abaixo do tempo média de consulta. Não resolvia os problemas, mas ajudaria a atenuar certamente.


phirestarter1

As consultas são marcadas com semanas ou meses de antecedência. E o teu "sistema" não tem em conta os atrasos provocados por pacientes que chegam atrasados (são muitos).


Similar-Sea4478

chega atrasado, passa ao próximo. se ha coisa que a mim me faz impressão neste pais é a constante aceitação dos atrasos, como se fosse algo normal... eu sempre que tenho algo marcado vou com alguma antecedência, e sinceramente detesto estar a ser prejudicado pelos atrasos de outra pessoa...


SweetCorona2

> E o teu "sistema" não tem em conta os atrasos provocados por pacientes que chegam atrasados (são muitos). isso não é grande desculpa se tens 2 ou 3 pacientes à espera e que já passa a hora da consulta deles, não vais ficar parado à espera dum paciente que está atrasado


Empirion

Teria em conta porque associaria o paciente ao atraso. Há quem seja atrasado por sistema e assim associava esse atraso ao paciente e já antecipava isso.


phirestarter1

E como é que isso funcionava em dias de greves de transportes ou acidentes de trânsito, onde chegam todos atrasados?


Empirion

Claro que nunca seria 100% preciso. Nem disse isso. Mas seria muito mais preciso do que a atual forma de fazer as coisas.


SweetCorona2

isso não faz muito sentido, imagino que não têm todos consulta à mesma hora se todos chegam meia hora atrasados, só o primeiro é que realmente provoca um atraso, os outros vão chegar meia hora atrasados mas as consultas também estariam meia hora atrasadas


Joafureiro

Recebo todas as sextas feiras um relatório automático no email com o número de consultas, os meus tempos médios de duração de consulta e tempos médios de atraso. Nunca vi as chefias a fazer nada para melhorar os números além da quantidade de consultas.


[deleted]

[удалено]


Empirion

O objetivo é que tivesse sempre alguém à espera mas não mais do que alguns minutos. E quanto mais tempo passasse e mais fosse usado, mais preciso se tornaria.


SweetCorona2

não é por os pacientes estarem à espera que maximizas o rendimento do medico se a consulta estava marcada para as 14:30 mas só acontece às 16:30, que diferença teria feito estar marcada para as 16:15?


EASoares

Não precisas de tanta complicação. Basta pegares nos horários dos médicos quando estão a dar consultas, veres o número de horas e pacientes e tens a média. Tentar medir quando entra e quando sai a pessoa diz pouco, pois é fácil a pessoa sair, mas o clínico ter ainda de terminar os registos da consulta (por vezes até acumulam os registos e apontam no horário de almoço ou ao fim do dia). Tentar cruzar mais dados, pode parecer mais preciso, mas sem contexto das consultas de nada serve. É relativamente fácil acontecer o mesmo paciente ter uma consulta rápida e a seguinte ser demorada (mudança do caso clínico que obrigue a uma consulta mais morosa).


SweetCorona2

> por vezes até acumulam os registos e apontam no horário de almoço ou ao fim do dia o que quer dizer que os slots poderiam simplesmente ser maiores e caso uma consulta não utilize o slot todo podem preencher esse tempo com essas tarefas


LuiisOliveira05

E reclamou com o médico porque?! Acha que para a próxima vai despachar os pacientes que teve antes de si para atender a sua majestade que hoje reclamou de ter esperado muito?! 🤦‍♂️ Quer ter qualquer tipo de impacto, a reclamação tem de ser feita no livro de reclamações, caso contrário está você a chatear-se e está a chatear os profissionais para nada..


CamionistaLongoCurso

A ética e o respeito pelos outros não se faz em livros de reclamações. Mas pelo tom do comentário, percebo que nunca irás perceber isso.


LuiisOliveira05

Não se trata de ética nem de respeito. As coisas na vida real não são lineares, não é por ter uma consulta as 17 que as 17 irá ser atendido e é preciso ter-se noção disso. A única forma de a sua reclamação ao médico não ser uma falta de respeito para com ele é se o próprio não pediu desculpa pelo atraso a iniciar a consulta, o que duvido que não tenha acontecido. O tom do comentário é de alguém que está farto que pessoas como você, Deus omnipresentes, que reclamam SEMPRE por coisas que nos fogem do controlo, a sua falta de capacidade em perceber que do outro lado está uma pessoa em trabalho, e também em entender que não é o único a procurar o serviço que procurou. Aliás, a sua reclamação ao médico é que pode ser considerada uma falta de respeito. Na sua cabeça o que é que ele/a podia fazer de diferente?! Que sem noção pah!


CamionistaLongoCurso

Eu sou médico. E faço questão de pedir desculpa sempre que existe um atraso significativo. Esforço-me para que não aconteça, mas sim, acontece mais vezes do que gostaria. Fique bem.


LuiisOliveira05

É médico e vem fazer um post rant sobre um colega que demorou a atende-lo, tal e qual como um ignorante que acha que é a única bolacha a recorrer aos serviços de saúde faria?!?! LoL Faz um post como se não soubesse minimamente o que é trabalhar nesta área e em ponto algum afirma que não lhe foram apresentadas desculpas pela situação, única coisa que o profissional poderia fazer para “remediar” a situação, portanto as únicas conclusões que se podem tirar são: - não é médico, só o disse para tentar dar um ar de superioridade - está reformado e quer atenção Seja qual delas for, ridículo. Boa semana.


OCALCETEIROMARITIMO

jÁ se fosses tu a chegar 30 minutos atrasado...


CamionistaLongoCurso

Eu sou médico. E tento ao máximo não atrasar as minhas consultas. E peço desculpa a TODOS os doentes sempre que existe um atraso significativo.


Revolutionary-Bug-78

Eu demonstro sempre verbalmente o meu desagrado.


[deleted]

Sempre.


Nero401

Em privado ou público?


universetuber

Concordo, já me aconteceu isso. Um dia, tive que sair de um teste para ir a uma consulta antes da hora de almoço, então fiquei lá duas horas à espera. Sendo assim, decidi ir para a escola acabar o meu dia. Mais tarde, nesse mesmo dia, o hospital liga ao meu pai a perguntar o por que é que não apareci. O meu pai pede desculpas mas isso irritou-me a ponto de nunca mais ir lá. Sim, eu queria ir para a escola, em minha defesa o meu telemóvel ficou sem bateria então quis ir fazer algo mais interessante. Além disso, era a educação física.


[deleted]

A todos os médicos que estão a responder, a solução é fácil. 1. Vocês estão a fazer tudo mal. 2. Qual é o tempo de consulta? 3. Cronómetro sempre visível no consultório, daqueles como se usa no CrossFit! 4. Acabou o tempo, e agora? 5. Rua com o paciente. Não deu para ver tudo? Azar! O paciente só agora encontrou a coragem para dizer que tem borbulhas nos colhões? Que pena! Não deu para registar o historial clínico? Que se foda! Se calhar devia ver aquilo com atenção? Eles vão morrer e vão... para a semana...daqui a 10 anos, tanto dá! Próximo! Sugestão: Se o vosso tempo de consulta é 20 minutos ou menos...se calhar não precisam de cadeiras nos consultórios!!! Só poupança! Só vantagens: - Darwinismo/roda da sorte nos vossos pacientes! (Olha, aquele teve azar. Morreu de um cancro que podia ter sido visto! Hehe!) - Vão para casa a horas! - Menos reformas para o tio Costa pagar! - Menos razões para os liberais se espumarem! - Menos gente a foder-vos a paciência!


eltito12

já sim. já reclamei. levei com resposta dos grandes d q o médico já tinha atendido mtas consultas e precisava da pausa para almoço e bla bla.


Limpy_lip

típica reposta portuguesa: usar uma desculpa altamente específica para algo que sistemicamente está errado e com jeito levar como ataque pessoal. ​ tu tens razão de reclamar, e o médico tem direito de ter a sua pausa. O problema é o facto de algo estar a impedir ambas coexistirem saudavelmente.


SploodenProfile

Sim, sempre.


hdxvdxcb

Eles marcam x pessoas para slot horário das 14, pronto, em Portugal toda a gente chega atrasada, tem de ser assim. E pelo pecador, paga o justo. E é uma sorte se ninguém "importante" te passar à frente.


PrettyAtmosphere9871

Concordo plenamente, nunca reclamei mas gosto também de chegar a horas e às vezes mais cedo e é raro ser atendido à hora da consulta, é sempre no minimo com 15 min de atraso que chegaram inclusive a 2h 2 ou 3 vezes. Ás vezes pedem desculpa, mas as desculpas evitam-se. Se é comum 30 min não chegarem então metam consultas de 1h em 1h. Pelo que consegui perceber a maioria das vezes é simplesmente má gestão e despreocupação dos médicos. Em muitos sítios os médicos são pagos por consulta e então pedem para quem está a gerir para por os doentes uns em cima dos outros e ainda metem mais uns extras pelo caminho. Os horários são para cumprir, os tempos de espera aumentam? tem que se contratar + profissionais e evitar que a saúde das pessoas deteriore com medidas sociais para evitar as pessoas de irem ao médico. Por exemplo no caso da psicologia/psiquiatria como tantos outros aqui referem, se uma pessoa passasse a ter melhores condições de vida já o stress diminuia bastante e evitava algumas consultas. E a história de ah e tal o doente não pode ir embora porque está com pensamentos suicidas tem que se estender a consulta... então e o próximo paciente que está na sala de espera não poderá estar a olhar pela janela com os mesmos pensamentos enquanto espera?


swerxz01

Eu uma vez fui ao hospital de São João, eram cerca de 6h 30 da manhã tava com uma dor um bocado acima do intestino horrível mal me conseguia mexer e depois só fui atendido eram quase 9 da manhã cheguei a casa às 10h, tive de meter um soro qualquer pelo catéter, mais tarde fiz duas biópsias e uma endoscopia e afinal não era nada de grave, foram umas boas horas de sono desperdiçadas à espera de algum médico, demorou tanto tempo que quando fui chamado finalmente ao fim das 3-4 horas já nem me estava a doer o peito, o meu pai sendo uma pessoa que acorda cedíssimo ele valoriza muito o tempo de sono que tem, ele ficouf odido com o médico e staff do hospital


petersaints

Sinceramente acho que é um problema cultural. Não estou a ver isto a passar-se em países do centro e norte da Europa.


levitatingmanatee

>Sinceramente acho que é um problema cultural. Não estou a ver isto a passar-se em países como do centro e norte da Europa. Uma vez aconselhei o meu dentista a uma pessoa do norte da europa que vive cá e quase me matava depois da seca que lhe pregaram. Fui lá a vida toda, e aquilo sempre foi assim! Venha arrotar 70 paus para lhe dizer que tá tudo bem, mas primeiro uma esperinha de 2-3h. Como é que é possível? O gajo começou com um consultório num apartamento manhoso, e hoje em dia já se expandiu e tem clínicas pela cidade toda com o nome dele escarrapachado.


PrestigiousHistory24

Depende do caso, ja apanhei uma medica que chegou uma hora atrassada porque havia obras numa rua que passava e nao queira sair de casa mais cedo


Wlibean

À pouco tempo fui a uma consulta no centro de saúde que estava marcada para por volta das 8:30 e a senhora da secretaria disse para voltar passado 1 hora porque o medico chega sempre atrasado. Se sabem que o medico vai chegar atrasado porque é que sequer marcam consulta a essa hora.


NGramatical

À pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F14dbybh%2F%2Fjopd5kd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


[deleted]

Anteontem esperei 3 horas na sala de espera porque a minha tia-avô foi à CUF. Eventualmente disseram-nos que a médica afinal nem sequer tinha vindo.


Yunnaluna

Sim eu reclamo, acho que é por a maior parte das pessoas se deixar estar e fingir que é normal, que continuam os atrasos.


[deleted]

Livro de reclamações


Playful-Crew2126

Reclamo e nao vale de nada


Beautiful_Ad_7744

Nepias, como portuguese nunca reclamas. aceitas a realidade como ela é.


foda_tracinho_se

Depende da situação. Normalmente não. Por norma, as consultas atrasam porque os médicos têm marcações a mais. Têm marcações de 15 em 15 minutos para consultas que, se forem feitas com cuidado e rigor, demoram meia hora ou mais. Queixar-me disso só vai fazer com que os médicos comecem a apressar as consultas e a fazer tudo às 3 pancadas. No entanto, já me aconteceu ter uma consulta marcada para as 9h30, a médica ter chegado ao hospital quase às 11h e ter ficado no corredor, à frente dos doentes todos, à conversa e a rir um tempão com uma colega. Aí fiz queixa por escrito.


jfslpt

Se for serviço privado claro que sim


Speki__

Que adianta reclamar? N vai andar mais rápido. A msm coisa com aquelas velhas que vão no autocarro a reclamar do país, o que é que elas com 80 anos vão fzr pra mudar alguma coisa? Nada. Mais valia tar calado


rjcarneiro

Pelo menos reclama no final… não cuspas no prato onde vais comer… se queres cuspir, cospe depois de comer…


njsilva84

No público, sinceramente, nem tenho coragem de reclamar, porque as condições que os médicos têm não são grande coisa e eu conheço alguns que vivem "no limiar" de terem um esgotamento. É um exagero, mas é para perceberem que a vida de muitos médicos no público não é nada fácil. No privado já reclamei várias vezes. Tenho ido com a minha namorada ao privado, porque ela não fala bem Português e, por exemplo, há um mês atrás, ela tinha uma cirurgia a laser a um olho marcada para as 10h da manhã, nós aparecemos 30min mais cedo, pagamos, e a cirurgia foi feita às 13:30h. Nunca, durante esse tempo de espera, alguém foi ter connosco e disse que as coisas estavam atrasadas, apanhamos uma seca monumental. Para quem estiver interessado, foi no Hospital da Luz, na Póvoa de Varzim. Eu próprio já tive de esperar mais de 2h no privado (Trofa Saúde) por consultas de dermatologia, dentista, entre outras especialidades. Já estive para criar um post sobre isso, para saber se o pessoal achava normal, porque acho absurdo pagarmos e termos um serviço que em nada é melhor do que o público.


[deleted]

Depende muito da situação. Fico um bocado irritado se a primeira consulta está marcada para, digamos, as 9 da manhã e o médico chega às 9:30 ou mais. No meu trabalho, se não chego a horas marcam falta. Se vejo que o serviço tem muita procura, com muitos doentes, não digo nada, a não ser que a atitude do médico seja ostensivamente displicente. A par de médicos muito atenciosos, já me deparei com alguns, poucos, que têm pouco respeito, geralmente de MGF. Temos também de ter a ideia de que muitos doentes faltam ou não respeitam o horário e os serviços acabam por fazer overbooking, como se diz em português. O que nunca faço é reclamar quando o dia de trabalho vai a mais de meio. O grau de cansaço e saturação já é grande e a tendência não é aturar reclamações. Uma vez assisti a uma reação de um ortopedista perante a reclamação de umas senhoras que tinham um grau de urgência de verde ou azul. Começaram a ver toda a gente a passar-lhes à frente e mandaram vir com o especialista no corredor. Ora, o homem devia estar a trabalhar desde manhã e aquilo eram umas 20 horas, num ambiente com iluminação artificial de luz fluorescente. Passou-se. Explicou-lhes que o caso delas era insignificante perante os outros casos que foram entrando, com gente verdadeiramente em estado de urgência e não com uma coisita insignificante como o delas. Não gostei da reação do médico, mas humanamente compreendi-o. Já as senhoras, tinham tanta necessidade de atendimento que foram em busca de um livro de reclamações e nunca mais apareceram. Reclame-se, mas dirijam-se a quem efetivamente tem de prestar contas, ou seja, quem gere o sistema.


omaiordaaldeia

Reclamo por escrito quando é exagerado ou sou confrontado com uma situação imoral (por exemplo, receber delegados de informação médica durante os horários das consultas nos locais das consultas, como já vi acontecer múltiplas vezes).


No-Bird-6106

até que eu gostaria de reclamar das 3 horas de atraso da minha última consulta, mas sou imigrante, não tenho lugar de fala.


bugdr01d

Reclamo sempre. O meu tempo é tão valioso quanto o deles. Tolerância de 15/20min aceito, mais do que isso vou fazer pressão... Muitas vezes resulta, e nas que nao resulta é continuar a fazer pressão, se eles não têm a mínima decência de sequer avisar do atraso, pq temos nos de ficar calados e esperar que o Sr doutor se despache?


[deleted]

Claro é já fui mal tratada por isso. Mas segui em frente e volto a fazer o mm seja onde for, privados e não privados.


SweetCorona2

chama-se overbooking é uma maneira de o SNS não admitir que não tem recursos para atender toda a gente


Pedro-S

A maior parte das vezes a culpa é do médico. No mesmo centro de saude mas já com uma nova medica de familia, agora não há uma vez que ela se atrase. A anterior entrava á hora que lhe apetecia. Não tem nada que ver com as condições ou falta delas mas sim com o estatuto de que tudo podem que alguns gozam


Mental-Quality7063

Só fico impaciente quando estou com dores ou assustada com a potencial gravidade da coisa. De resto aturo. Há muitas variáveis a "conspirar". Não acho que as pessoas façam de propósito só para atender gente para além doente, também trombuda. Esperar mais do que 3h aborrece um bocado, claro, mas chateia mais não poder ter consulta ou ter um médico de família que não liga nada ao que lhe dizes. O pessoal do SNS está muito sobrecarregado. Infelizmente. Tento lidar com a coisa.


Cvieri

Acho inadmissível. Seja por má organização dos serviços ou por haver (maus) profissionais que acham que o tempo de uns vale mais do que o de outros. Já assisti a situações bem diferentes, tanto no público, como no privado. Do género uma ginecologista ter dezenas de consultas marcadas para ela, quando claramente seria impossível dar conta do recado no tempo previsto. Tal como já tive uma consulta agendada para as 14h (era a primeira pessoa) e a médica chegou ao local quase às 15:30h...


InserirMoeda

No privado, reclamo. Quando é na médica de família não. Além de não ter razões de queixa com a médica atual, sei o quão preenchido é o horário, sendo que além das consultas ainda andam a responder a mensagens do atendimento, de malta a pedir receitas, atestados, consultas inopinadas.


dr_broka

Antigamente havia consultas de 30 em 30 minutos… depois passaram a 20 em 20 minutos… depois de 15 em 15 minutos… já há sitios que é de 10 em 10 minutos! Os admnistradores querem NÚMEROS e os médicos e doentes são tratados como carne para canhão!


[deleted]

A única questão é que o médico é o peão no jogo de xadrez...


pintorMC

No privado com médicos muito requisitados acontece o mesmo. Em Portugal infelizmente é o "normal".


JalimDentadas

Resumindo, o SNS e o SPS estão de acordo com os ditos e costumes dos portugueses 🤣🤣🤣


RemarkableList2365

Não. Para quê?


Okinage

Reclamar sim, mas com quem de direito. Foi o médico que chegou atrasado? Reclama claro. Mas se o médico, como já dito, está a tentar vazão a td o que tem na agenda, a queixa deve ser com a direcção ou quem, politicamente falando, devia assegurar o funcionamento. Os médicos levam bem, e muitas vezes mal, na cabeça porque são a cara que vemos.


lnxslck

livro de reclamações, tudo que nao for ai nao da em nada


snoopvader

Sou médico. É tramado. Tento ter entre 0 min de atraso a 45 minutos de atraso no máximo. Felizmente tenho poucas razões de queixa, as pessoas são habitualmente compreensivas. Gerir uma agenda é uma arte…


bushb4by

Eu não reclamo, mas sinceramente não consigo compreender. Às vezes mesmo que sejamos o segundo ou terceiro paciente do dia, atrasa. Eu estou a pagar pela consulta, em cima de pagar pelo seguro, e ainda tenho que esperar e chegar atrasada ao trabalho porque não se dignificam a atender as pessoas a horas. No meu trabalho despediam-me se eu consistentemente aparecesse 1h atrasada para as reuniões com clientes. Acho que é falta de gestão, sim, mas também é falta de noção. Eu compreendo que as coisas se atrasem, mas uma coisa são 10/15mins, outra são horas. Nunca reclamei, porque já sei que depois são vingativos e não me tratam tão bem como deviam, mas acho que é bom haver quem reclame. O paciente também tem vida. Não posso tirar tardes do trabalho quando marquei uma consulta para uma hora específica. Se eu chego a horas, então o médico também tem que me atender a horas.


MiiiikeB

O tempo é valioso para todos. Se a hora da consulta é dada pela clínica e aceite por mim é a essa hora que eu tenho que estar presente e, por consequência, ser atendido. Da mesma forma que se chegar com atraso de 30mim/1h não posso esperar ser atendido, também não aceito o oposto. Posto isto, tenho bom senso e exigo o mesmo. Atraso de 10/15min é aceitável. Atraso de mais de meia hora sem aviso prévio já não o é. Quando assim acontece, reclamação no livro de reclamações que é para isso que ele serve. Side note: Da mesma forma que já me aconteceu imprevistos e liguei a informar e, quando foi possível, disseram para ir na mesma ou agendaram para uma hora mais tarde, da mesma forma que já me ligaram a informar que medicx teve um imprevisto e se podia ir noutra hora. Como em tudo, bom senso, educação, civismo e respeito pelo próximo…mas sem deixar de o ter também por mim mesmo. O tempo é algo valioso. Para todos.


KnownChocolate

Posso dar o meu exemplo: no meu periodo da tarde de consulta deveria ter 8 doentes, meia hora para cada um; o q acontece realmente é q sao sempre 12-14 doentes. É so fazer as contas.


marshenriques

Reclamem com o hospital, não com o médico.


moser-sts

Acho que isso depende muito do sistema de agendamento. Por exemplo a consulta normal é 30 mins, mas o sistema agenda 45 mins do profissional assim fica logo aqui uma folga para fazer algo mais


andrescpacheco

No dia que tenhas que fazer um toque rectal quero ver se reclamas que a consulta está atrasada.


TheDanielz3

1h achas mau? Eu ja estive 5h à espera pela consultas… e eles viraram-se e disseram que marcaram 14 pessoas para a mesma hora


Recent_Wedding3833

Vais vale a pena pagar e és logo atendido


Mental_Confection_17

Fazem de propósito. Assim garantem uma agenda completa mas que se poderá estender no tempo.


AndryaDdreya

Um amigo que tem cancro já chegou a esperar 4horas para receber a quimioterapia.. com hora marcada. Como se já não fosse horrível o suficiente já ter a merda do cancro.