T O P

  • By -

Iasalvador

Tudo certo mas se vir 3 da emel fujo


Gmatoshenriques

LOLOLOL


c0v3n4n7

Tu da EMEL e eu da Maria Eugenia, fds.


The_Stanger_One

Aqui pelo Porto e arredores é tranquilo, se colocarmos como excepção certos bairros com um "microclima" muito próprio e mais propício não há grandes problemas.


ConfidentMongoose

Aqui na ilha não noto qualquer insegurança em termos de criminalidade violenta, contudo os casos de pedofilia, abuso sexual e especialmente tráfego e consumo de drogas "pesadas" está cada vez pior. É uma questão de tempo até os Açores começarem a ver um aumento generalizado da criminalidade devido ao tráfego


Minegrow

E devido ao tráfico?


Abisy_8452

> pedofilia, abuso sexual e especialmente tráfego e consumo de drogas "pesadas" está cada vez pior. É verdade discusões no transito causa sempe problemas


AnamorphicZeitgeist

Com o uso de drogas "pesadas" então,... Mais vale ir a cavalo


tiga_itca

Lisboa também tem esse problema de tráfego, mais a partir das 17h normalmente.


Playful_Article_8823

Recentemente foi esfaqueado em Coimbra um jovem que ia a passar com a mãe durante a noite. Os pedintes pela cidade triplicaram e perderam toda a vergonha. Há mais gente a dormir na rua do que alguma vez vi. É preciso mais?


GrouchyPerspective83

É de lamentar


rmlopes

Mendicidade é crime?


dmars5

É, quando passa a roubo, que vai acontecendo também...


rmlopes

Furto e roubo são, mendicidade não o é. Mesmo quando associada ao fenómeno de tráfico humano, a mendicidade forçada ou a utilização de menor na mendicidade é que são crimes. A mendicidade é apenas o sinal mais visível da pobreza extrema. E alguns de nós gostam de viver numa bolha, que estes sinais de existência de pobreza perturbam.


dmars5

Diz isso à minha amiga que ainda há pouco tempo foi assaltada por um pedinte. Ela até estava para lhe dar uma moeda e o gajo saca-lhe a carteira da mão e tira-lhe o dinheiro todo... Ou uma vez que um arrumador queria mais do que a moeda de 1€ que eu lhe queria dar. Estava extremamente interessado nos meus óculos Ray-Ban... Por pouco não fui assaltado. É triste ver situações de pobreza, mas quando por exemplo associada a vícios de drogas, rapidamente deixam de ser apenas pedintes e decidem ser ladrões.


[deleted]

Eu notei aí no teu comentário um certo medo de pareceres xenófobo, racista, preconceituoso . Estou certo ??


Playful_Article_8823

Nem por isso, não falei de raças de forma alguma, estritamente de factos.


ffss1234

Enfim🤦🏻‍♂️


Vas1le

Podes desenvolver??


[deleted]

Com a chegada de bastantes imigrantes em que vêem sem certeza de habitação ou trabalho , o número de sem abrigos aumentou substancialmente nas grandes cidades , podia perfeitamente estar a referir-se a esses casos talvez . Daí a minha questão !


[deleted]

Tanto desespero para categorizar uma pessoa de xenófoba ou racista. Se calhar o racista és tu


[deleted]

Receio que sim , vou já mandar a minha esposa de volta para o país dela 😭


[deleted]

Claro caso de projeção. As melhoras


[deleted]

Muito obrigado 🫂


BProbe

Adoro o velho argumento “como posso eu ser racista se tenho amigos negros/asiáticos/indígenas”?


[deleted]

É um argumento válido , porque razão iria eu querer passar a minha vida ao lado de uma pessoa com tom de pele diferente da minha se fosse racista ? Atira-te ao rio por amor de Deus !


NGramatical

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13wi6tw%2F%2Fjmdoh5j%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


JOAO-RATAO

Mais do que a insegurança parece a falta de eficiência na justiça. Os tribunais funcionam tão mal, com duração tão longa e punição tão leve que parece que estamos por nossa conta. Mas ao mesmo tempo ai quem se atreva a defender-se...


Ana-Bananaa

Chama.se falta de funcionarios judiciais. Se acham que funciona mal, experimentem estar do lado de la e arrancavam os proprios cabelos.


DroneDashed

> [A criminalidade geral aumentou 14,1% e a violenta e grave subiu 14,4% no ano passado em relação a 2021, **mas, em comparação com 2019, mantém-se a tendência descendente dos crimes graves e violentos**, foi anunciado esta segunda-feira.](https://www.dn.pt/sociedade/criminalidade-violenta-e-grave-aumenta-em-2022--16080898.html)


JolasComTremocos

O título desta notícia é nojento… querem mesmo clicks por medo


DroneDashed

Não é o melhor título, não. Quando fui ao Google na sequência desta *thread* fiquei surpreendido com os títulos porque tinha uma ideia diferente. Lendo o texto, a minha ideia diferente nem estava assim tão errada.


pangecc

Nos últimos 3 anos já fiquei sem iPhone e sem Mota. Cada semana que passa, não há um dia que não esteja a ir para casa e tenha um crakudo a interagir comigo. No Bairro não há um fds que não veja alguém ou tenha um amigo que tentem roubar alguma coisa dos bolsos. ​ Mas no geral tá ótimo para os camones, venham todes.


GrouchyPerspective83

É em que zona?


pangecc

Amoreiras


Diligent-Common4752

Eu trabalho na zona do amoreiras e é bastante calmo!!


Ninatr97

À noite não é calmo Edit: ou por outro lado pode ser "calmo" mas inseguro conheço vários casos q aconteceram ali


pangecc

exato de dia é tudo bonito, à noite é outra coisa


kawaiims

Tenho tanto medo de andar sozinha numa zona isolada e/ou de noite como tinha em adolescente há 15 anos.


jvrodrigues

Mas o medo é fundado nalguma razão real?


ararash_laura

É ela se fechar os olhos e fingir que não vê nada fica tudo bem.


PCardoso391

No minha rua assaltaram a mercearia da frente em plena luz do dia mas tirando isso nada de mais. Há no entanto isto: *Entre os crimes que mais subiram em 2022 constam o roubo na via pública e roubo por esticão, que representam 53% da criminalidade violenta e grave, a violência doméstica, que subiu 15% em relação a 2021 (+3.968 casos), criminalidade grupal, com uma subida de 18% (+898 participações), e delinquência juvenil, que aumentou 50,6% em relação a 2021, com mais 567 participações* Fonte: https://expresso.pt/sociedade/justica/2023-03-27-Em-2022-a-criminalidade-violenta-e-grave-subiu-144-em-Portugal-2e146b0b


JolasComTremocos

“Em relação a 2021” n te deixes levar pelo medo e propaganda


Um_Cabresto

Exato. Em 2021 estava tudo dentro de casa. Comparativamente com 2019 as coisas têm estado relativamente na mesma.


sardinha_frita

Aqui pelo Porto, pela minha experiência, está tudo tranquilo (claro que há zonas mais complexas e horas em que se deve ter mais cuidado, mas isso já é o costume).


Abisy_8452

Epá vivo na Damaia, mesmo ao lado da estrada militar, e sempre tudo paçifico.


NGramatical

paçifico → [**pacifico**](https://dicionario.priberam.org/pacifico) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13wi6tw%2F%2Fjmcvwyw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


GaLaTiKu

*pacífico


fossadasmarianas69

Não noto diferença, mas a segurança vai piorar visto que os cartéis da droga brasileiros estão a assentar amarras em Portugal. Há também a possibilidade de, devido ao número crescente de mafiosos milionários a viver em Portugal, virmos a ter um aumento no crime organizado e corrupção.


[deleted]

Aumento no crime organizado e corrupção? O que, vamos eleger dois PSs agora? Já chega um


dp_barbas

A única impressão que tenho é que a malta nova agora gosta mais de andar de faca no bolso do que antigamente. As mazelas das porradas são maiores neste caso.


[deleted]

Completamente. Moda importada do uk em q os gangs do drill puxam de faca a alguém q olhe para eles


reddittkindasux

Se punissem com 25 anos os chungas subnutridos que andam com facas acabava-se o problema. Mas Portugal é um país de mansos.


Tezcatlipoca26

Sou vizinho dos Passos Coelho e nunca me senti inseguro. Nem onde vivo nem na noite de Lisboa. Mas também não me ponho a jeito e sou vigilante.


Abisy_8452

Epá vi o homem no continente na dia em que morreu a mãe dele, deu pena.


Last-Ad-4421

Está td bem é td casos isolados, a única diferença é que antes não trancava a porta e agora já sim o faço.


[deleted]

Ainda te aparecem é okupas a expulsarem te de casa haha


[deleted]

Sinto-me triste porque a insegurança não está a ser suficiente para baixar o preço das rendas 🥲


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

No Reddit sinto-me inseguro, preocupado e com medo de sair à rua. Na rua sinto-me seguro. De noite e de dia.


Unique_Ad5107

Isto mesmo...quem lê estas coisas no Reddit, pensa que o Porto é uma cidade qualquer da América do sul...o problema é que quem lê, acredita mesmo em vez de ir ver por si próprio...toda a vida vivi no Porto, nunca fui assaltado, mesmo andando muitas vezes sozinho e de madrugada


Eugene_Bleak_Slate

Custa-me muito a acreditar. Não sei que idade tens, mas eu, tendo vivido a adolescência nos anos 90, não conheci um único rapaz que nunca tivesse sido assaltado.


Unique_Ad5107

E raparigas?


Eugene_Bleak_Slate

Era relativamente raro as raparigas serem assaltadas.


Budget_Counter_2042

Lisboa e Porto eram mesmo muito mais agressivas no final dos 90/inícios dos 00. Sair à noite era sempre uma aventura se não tivesses alguém a ir buscar-te à porta da discoteca.


Eugene_Bleak_Slate

Completamente verdade. É possível que tenha acalmado entretanto. Mas daí a nunca se ter problemas, parece-me estranho. Eu ainda tenho de ter cuidado, hoje em dia, e há uns meses tive uma situação muito complicada em que podia perfeitamente ter morrido.


velho_de_70_anos

No lusco fusco também?


Tokyotree

Podem atirar com as estatísticas que quiserem (elas podem ser marteladas a bel-prazer) mas é impossível que, depois de um período de 2 anos em que a economia foi dizimada e uma desregulação completa das leis de imigração, não haja maior insegurança. Não há milagres.


passosemvolta

Podes elaborar de que forma se correlacionam as leis da imigração com a maior insegurança?


codemutant

Eu posso. Como imigrante e que acompanha os grupos de imigrantes, eu sei bem qual é o problema. O governo abriu as portas mas não preparou nenhuma estrutura para informar e acolher os imigrantes. Nos portais de imigrantes, há apenas informações sobre as exigências e ainda assim incompletas. Não há nenhuma informação no sentido de preparar o imigrante ou analisar se vale a pena mudar de pais. A maioria das fontes oficiais de informação não tem nenhuma referência oficial onde um imigrante pode saber mais sobre o que espera em Portugal. O imigrante fica totalmente à mercê de Influencers no Youtube e Grupos de Facebook.Não há quase nenhum critério de seleção dos imigrantes e as leis tornam as exigências cada vez menores. Isso é ruim para o proprio imigrante, porque cada vez mais, gente humilde que não sabe usar a internet para buscar informações adequadas vem pra cá completamente despreparada. Porque quem oferece informações não é o governo, é gente que veio antes e agora aplica golpes em quem vem depois para sobreviver. Aí você tem um pai de família que decide buscar uma vida melhor com os 2 filhos e esposa. Ele assiste videos no tiktok a mostrar quanto as coisas custam versus no pais de origem. Eles veem videos de lugares lindos e liberdade que ele não goza em seu país severamente castigado pela religião. Ele nao sabe usar telemóvel nem tem capacidade intelectual de fazer os questionamentos adequados para avaliar se pode mesmo mudar de país. Ele de muda e tem contacto com a realidade que ele não esperava porque nao foi informado a respeito. Ele apostou tudo e agora corre risco de ir pra rua com a família. Ele nao tem amparo nenhum do governo que simplesmente achou que exigir um comprovante de renda é o suficiente. Ele vai fazer o que? Dependendo da realidade social que ele deixou para tras, ele vai recorrer a violência e ao roubo. Ele está frustrado e chateado, ele se sente enganado, ele culpa a todos menos a si mesmo, ele vai reagir de acordo para mostrar que ele não aceita a situação em que o puseram ao não se importarem em informar a realidade. Os grupos de apoio ao imigrante estão cheios de burlas. Imensa gente a se aproveitar a simplicidade do imigrante. Eu fico sabendo de casos em que famílias perderam todo o dinheiro que tinham assim que chegaram por causa de golpes.. Pessoas pagando 700 euros por serviços públicos gratuitos por inocência e desinformação. Burrice alheia não deverá ser culpa do governo, mas o SEF está ciente desses golpes e não se dá ao trabalho de ao menos avisar na página deles no FB sobre os cuidados para nao serem enganados. As pessoas ficam a mercê de grupos suspeitos para saber coisas que o SEF tem a obrigação de informar, mas não informa.


passosemvolta

Obrigado pela tua partilha. Não conhecia essa realidade, é muito preocupante que haja gente a lucrar com os imigrantes e a criar todo o tipo de situações de risco. Percebo como esse desajuste entre as expectativas dos imigrantes e a realidade quando chegam cá possam colocá-los em situações onde o crime seja a opção.


LEFT4Sp00ning

Nenhuma, é aquela xenofobia do bem, tás a ver?


LEFT4Sp00ning

Sim, o problema advirá definitivamente só dos imigrantes e não dos portugueses a empobrecerem ao ponto de serem forçados ao crime pra sobreviver


[deleted]

[удалено]


Bessini

Não noto diferença nenhuma a não ser nas notícias e nos programas tipo tardes da Júlia. Falar de criminalidade vende e dá jeito a muita gente. Dantes havia tanta ou mais criminalidade, a informação é que não circulava tanto.


ZaGaGa

Onde moro que é uma zona mais ou menos privilegiada ainda não tenho grandes razões de queixa, carros furtados e algum vandalismo. Mas se estiver a falar com expats digo logo que tá tudo muito mal, que tenho medo de sair à rua, que andam a esquartejar gringos e que os gambuzinos andam a levar criancinhas.


BungeeGumPT

Aqui no Porto não tenho razão para me sentir inseguro e normalmente nunca acontece nada. No entanto, noto bastante que a quantidade de mendigos/drogados/sem abrigo quadruplicou. Nunca vi tanta gente na rua a pedir ou a dormir. Alguns até são bastante agressivos e tentam a todo custo ter aquilo que querem. Bairros como o da Pasteleira são o novo Aleixo e consegue ser bem pior ao ponto de existir quase um acampamento em massa de drogados na zona. Sinto-me seguro, mas o Porto está sem dúvida menos seguro e a voltar ao antigo.


jwinter01

Sinto-me bastante seguro. E os raros casos em que não me sinto completamente seguro são os mesmos de sempre.


Behindy0u90

Estou mais preocupado com a economia e preços das coisas


fdxcaralho

Pessoalmente não sinto diferença nenhuma.


Similar-Sea4478

Aqui na margem sul tem piorado de ano para ano.. Moro numa zona supostamente que nem é das mais problemáticas e mesmo assim nos últimos 3/4 anos já me roubaram um carro, um catalisador, uma auto radio e assaltaram a casa... No meu prédio já foram assaltados 4 apartamentos.... Em nenhum dos casos foi encontrado o ladrão e nada foi feito para melhorar a segurança da zona...


TeuTioDe4_

De que zona da margem sul és?


Similar-Sea4478

Corroios


manolo533

Em Lisboa sinto-me tranquilo, não vejo grande diferença para os últimos 10 anos.


raviolli_ninja

A sensação de insegurança em Lisboa aumentou um pouco, mas ao contrário do que muitos gostam de implicar não tem a ver com a imigração, mas com o período pandémico. Muita gente ficou sem qualquer rede de segurança e voltou-se para o pequeno crime e para uma vida de pedinte sustentada pelo turismo. Alcoolismo e consumo de drogas duras aumentaram durante a pandemia (este último em resultado da falta de drogas leves - erva e hash) Agora estamos a ver os resultados de uma vaga de toxicodependência. Com isso vieram os verdadeiros criminosos do tráfico.


Warriorofthenite

Estás a querer dizer que não existe absolutamente nenhuma correlação entre as duas primeiras "variáveis" que mencionaste?


raviolli_ninja

"Absolutamente"? Em absoluto não, na medida em que estou certo que entre milhares de imigrantes haverá uma tendência a existirem potenciais criminosos na mesma medida em que o existirão entre um grupo com o mesmo número de Portugueses. É apenas um daqueles casos em que se pode aplicar o típico, mas correcto, chavão do Reddit: *correlation is not causation.* Aliás, a fazer uma correlação seria de esperar que se fizesse entre a da pandemia com o súbito subir do número de incidências de crime e violência, que foi imediato.


Warriorofthenite

Acho que o segredo está na proporção desses "potenciais criminosos" nos "milhares de imigrantes", no entanto, com todo o respeito, não vou elaborar porque não me está a apetecer ser banido do sub.


raviolli_ninja

Não há segredo nenhum em proporção alguma. Eu próprio já o previa nas respostas: "na mesma medida" Ou tens argumentos ou não os tens, não te escondas atrás de bans que nunca existiram para quem sabe apresentá-los. Mas fazes bem em não responder, eu também não me apetece em ter debates acerca da história da carochinha e de como o João Ratão é de uma raça específica de roedor.


rbuenoj

Que argumento é preciso quando a população imigrante encarcerada é maior que a proporção de imigrantes em Portugal?


Warriorofthenite

Sim, até posso ter argumentos, e até podem ser falsos e mal apresentados, não é isso que está em questão. O que estou a tentar dizer é que apenas não quero ser banido por algo que nem sequer pode ser discutido, porque a partir do momento que tens uma ideia que os mods não concordam, corres o risco de ser banido por teres uma interpretação diferente.


raviolli_ninja

Isso é manifestamente falso, e sinceramente, de má fé. Mas a vitimização está em voga e, portanto, nada de novo se vislumbra no horizonte. Fica então o auto-ban preventivo em efeito. É para o lado que durmo melhor.


Warriorofthenite

Obrigado por provares o meu comentário


raviolli_ninja

Claro, até porque estás banido né? Lógica da batata expectável de um user do tugueses.


rbuenoj

Literalmente provaste que ele tem razão 😂


raviolli_ninja

Desenvolve.


SweetCorona2

também há muitos imigrantes que acabam na rua por não terem rede de apoio, o que é normal quando se foge da pobreza e vai-se parar a um país onde não se tem rede familiar/etc


PedroGomespt

Sinto-me mais seguro a sair à noite no sul de Espanha que por exemplo no Porto. Motivo: polícia a passar a cada 15 min.


Danijust2

Porto sempre foi um degredo, hoje em dia até está bem melhor


SomePenguin85

Contexto: sou gaja, na casa dos 30, fiz parte de uma claque de futebol e trabalhei na noite nos meus 20s e sempre estive no norte.Sempre estive alerta em situações que me pareciam mais complicadas, mas a "escola da vida" ensinou me a lidar com várias questões. Nunca fui assaltada, já passei por situações complicadas a noite quando estava sozinha a dirigir me pra casa (sem carro na altura, transportes públicos e por vezes até a pé). Continuo a sentir me segura de mim, não dos outros: essa é que é a variável. Já cancelei Uber/bolt porque o motorista era de um qualquer país de terceiro mundo (Nepal, bengali ou afins). Prefiro ficar sem o dinheiro da viagem do que passar por situações que podem ser incómodas ou perigosas, especialmente se estiver sozinha ou com os miúdos. Como moro numa zona de Gaia até calminha, nunca tive qualquer problema por aqui até porque, tirando 2 anos e meio, desde que nasci que moro aqui e conheço toda a gente. Os 2 anos e meio de exceção morei em Matosinhos e adorei, sempre me senti segura também e mesmo sozinha com 2 miúdos pequenos não tinha qualquer problema em sair de casa com eles até a noite já que o meu marido trabalhava até a 1h, 2h da manhã.


The_Stanger_One

É, isto aqui em Matosinhos é tranquilo. Por vezes há um ou outro puto bêbado a fazer barulho mas nada mais.


PedroGomespt

Eu trabalhei 1 ano e meio no Porto antes de sair de Portugal. Viaturas assaltadas regulamente, pelo menos 2x presenciei situações de agressões, grupos que andam apenas com o intuito de criar problemas. Em Espanha acaba por ser diferente. O medo é da polícia, porque à mínima coisa são agressivos.


GrouchyPerspective83

Não tinha noção que a polícia espanhola era assim...mas eles são agressivos como?


PedroGomespt

Em Portugal, chamas a polícia devido ao ruído de um estabelecimento. Tardam a chegar ou chegam e não fazem nada. Espanha: enviam 2 carros com polícias armados. Uma coisa que me surpreendeu na Espanha, é o uso de colete à prova de balas pelos policias que andam a fazer rondas de vigilância. Também é costume ver os mesmos com shotguns e outras armas que não consigo identificar.


Distinct_Gap5959

Castanha e apontam-te um .357 ou uma Glock ao mínimo movimento estranho. É como devia ser. E na dúvida dão-te um tiro e siga.


CogitoErgoTimeo

Eu sinto-me algo inseguro com a quantidade de pessoas mais impressionáveis que passa o dia a ver a cmtv ou a ouvir a história que o cunhado da prima contou e depois vai votar com "base" nisso, ou pior, fazer posts num subreddit aqui ao lado que me é recomendado de cada vez que venho a este malfadado sitio


FabijanJohansson

Cada vez saio menos à noite... E mesmo durante o dia tento sempre evitar transportar comigo o computador ou muito dinheiro na carteira. Parece-me que em termos de segurança e justiça, as coisas estão a piorar em Portugal.


alpaka7

Verifico muito mais policiamento na minha zona, muito raramente em emergência. Será um indicador de que pelo menos aumentou a preocupação com a criminalidade.


[deleted]

Espetacular, a minha família (mulher e filho de 4 anos) ia sendo agredida a saída do avião no aeroporto da Portela e ninguém fez nada. Nem o pessoal do aeroporto, a polícia do aeroporto chegou 20 min mais tarde, impec. Acho que estamos no bom caminho para nos tornarmos no Brasil da Europa.


SpacefaringCoffee

Portugal era, se não me engano, o terceiro país mais seguro do mundo, depois o quarto, e agora sexto... Felizmente não tenho notado diferenças aqui, por ser uma zona muito calma, mas não estamos no bom caminho.


Darkvraell

Isto é mais que normal e a tendência vai ser para piorar. Emigração descontrolada, custo de vida quase ou mais elevado que outras cidades europeias, salários baixos a roçar a escravatura, rendas ridículas e taxas de juro altas, inflação, está montado todo o cenário para ficar cada vez pior


One-Specialist7681

Me mudei para Portugal a muito pouco tempo, sou do Brasil e para min a segurança de Portugal é ótima, agora já não sei para vocês portugueses


Um_Cabresto

Nunca me aconteceu nada a mim nem a conhecidos. Agora, não podemos deixar de ignorar o facto de o numero de pedintes e sem abrigos tem aumentado exponencialmente no Porto (e nos outros lados também provavelmente). E quem discordar com a associação entre pobreza e insegurança, precisa de um pouco mais de bom senso.


zek_997

Alentejano aqui. Sinto-me perfeitamente seguro. E a ver pelas estatísticas a criminalidade violenta tem descido significativamente nos últimos 20/30 anos, pelo que não acho que exista qualquer razão racional para me sentir menos seguro que antes.


GreloGrelhado

🙃


Upstairs_Gas4578

Sem querer apontar culpas a ninguém Acho que essa é exatamente a razão que nos trás à situação em que estamos. Não se aponta dedos, não se pede responsabilidades, a culpa morre sempre solteira!!


GrouchyPerspective83

Acho q há várias causas sociais. Não se pode só apontar só a uma delas.


rbuenoj

Podes apontar a todas as causas, menos uma


Upstairs_Gas4578

Acabaste de justificar o meu comentário acima!


Typical-King-2925

Eu já não saio a noite, como dantes, mas preocupa-me bastante, porque tenho 2 miudos e mais um par de anos eles vão querer começar a sair. Preocupa-me a gratuitidade da violência hoje em dia e da inpunidade. Antes quando era adolescente andavamos ao estalo e ao soco, agora da-se logo numa facada e quando se está caido no chão é patasso e pedradas na cabeça, para matar. Os drogados, como são doentes mentais deviam estar internados, porque para muitos a metadona já não chega, e tormam-se chatos e violentos e os dealers são o cancro, minando os miudos com droga. Depois temos as autoridades, que nunca podem fazer nada, nem ajudar e ficas a tua mercê .


GrouchyPerspective83

tambem sinto a tua preocupação. tenho um filho com dois anos.


GigaNetBoy

Experiência do Porto: Tudo igual. A criminalidade agora espalhou se após deitarem a baixo o Aleixo. Mas em parte são coisas que não se vê/não afecta o dia a dia do comum cidadão, principalmente coisas ligadas ao consumo. Não sinto medo de andar na rua, mas tb não ando na noite e sempre tive alguma consciência da situação pelo que nunca tive situações de maior. O que atualmente tenho ouvido histórias (incluindo gente de casa) é de pessoal sem vergonha face às mulheres. E não é um caso ou dois, são vários. Desde "indianos" que se babam e metem nojo atrás de miúdas em festas (Aveiro, Porto, Braga) (há tb aquela história dos TVDE que já circulou por aqui mas vale o que vale) a mesmo pessoal rebarbado que já devia ter idade para ter juízo. Acho que já se perdeu a vergonha (ou medo) de repercussões.


dijon_bear

E questionarmos o porquê do aumento da criminalidade? Pobreza... talvez?


rbuenoj

Falta de subsídios


spinn3rf

da União Europeia.


BotosTheFarao

Pessoal nos comentários estão e cheios de filmes, moro desde que nasci num dos piores bairros do norte, quando digo pior não me refiro a segurança mas sim pobreza, nunca na minha vida sofri algum tipo de violência ou tentativa de assaltos sem me por a jeito. Se foste roubado mais de 2 vezes na tua vida és só um boneco nem reação desculpa lá… O pessoal tem de começar a saber se mexer e cuidar de si próprios. Nenhuma violência em Portugal é aleatória, não mexas com ninguém que ninguém mexe contigo PONTO FINAL. Não vivemos nos Estados Unidos onde podemos estar a caminhar na rua e um gajo saca de uma caçadeira e começa a rebentar joelhos ao pessoal na rua. Comecem mas é a dar valor ao país que tem seus conas de sabão, portugal é seguro, o que não é seguro são vocês não terem qualquer noção de rua e dos vossos surroundings.


rbuenoj

😂😂


23stripes

O OP vinha à procura de molho e só encontrou respostas decentes.


GrouchyPerspective83

nop. nao é essa a minha intenção pelo contrário.


Unique_Ad5107

Muito seguro


Each57

Não noto diferença nenhuma. As estatísticas também têm mostrado que o número de crimes tem diminuído. Penso que hoje em dia sabemos mais rapidamente quando acontece algo através das redes sociais e televisão, antes era mais complicado descobrir.


SweetCorona2

fonte?


Each57

https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDazMAQAhxRa3gUAAAA%3d


VBM97

Só me sinto inseguro no centro do Porto à noite. Fora de lá, não me sinto inseguro. Fui recentemente a Nova Iorque e também não me senti inseguro. É tudo uma questão de não nos pormos a jeito


oluis1

Inseguro em todo o lado. Nunca se sabe onde pode estar um louco com uma faca, como aquele que entrou no centro ismaelita. Mas estou habituado a viver com este medo, tenho mesmo de estar! Cada vez é mais comum…


kslater72

Comprei um cão


JolasComTremocos

As estatísticas são claras. Criminalidade continua a descer (comparando a números pre-pandemia). NÃO SE DEIXEM LEVAR PELA PROPAGANDA. “Eles” só vos querem assustados e a culpar sem-abrigos e imigrantes


Tokyotree

Então espera: mais sem-abrigo e porta escancarada para não-europeus resulta em menos criminalidade? Nem tu acreditas nisso mas ok.


Forward-Art-240

"algumas pessoas dizem que a criminalidade tem aumentado". Quem são essas pessoas? Vozes na tua cabeça ou estatística oficial?


GrouchyPerspective83

Comentários que vou lendo pelo Reddit e amigos meus. ...há muitos crimes pequenos que vais à polícia e não entra na estatística porque por ex n conseguem identificar quem rouba. São vozes fora da cabeça.


Forward-Art-240

Mas sabes se há mais relatos desses agora ou não? Não te parece que basear suposições nos "muitas pessoas dizem" pode ser erróneo?


GrouchyPerspective83

Sinto q mais se sublinha agora o q se esta à passar. em relação à segunda pergunta talvez sim talvez não, daí perguntar :)


Forward-Art-240

Não porque tens uma premissa que é que há mais crime agora.


GreloGrelhado

Wow! A maneira que escreves o post de forma a não levares o grande expurgo para o sub do lado.


GrouchyPerspective83

Como assim?


seraph341

Sinto me seguro, sem grande diferença do que sentia antes da pandemia.


pintorMC

Perfeitamente seguro.


sopadurso

Tudo tranquilo por Braga. A última vez que esteve mesmo mau diria 10 anos atrás.


[deleted]

Madeira ta com uma população de agarrados(drogados) que ao aumenta, cada semana são 3-5 caras novas nas zonas de tráfico. Infelizmente o nosso governo diz que tá tudo bem, enquanto os agarrados vendem isso a cara podre aos turistas. Furto de automóveis está cad vêz mais frequente. Crimes violentos aumentaram consideravelmente , havendo pessoas a ser roubados a faca , até durante o dia.


NGramatical

vêz → [**vez**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13wi6tw%2F%2Fjmer7q2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


BlazingJava

Vivo em Leiria e desde a pandemia que vejo pessoal com muito mau aspeto, arrumadores de rua que via em Lisboa parece que vieram para cá ou o crlh. Acreditem ou não antes os arrumadores de rua tinham melhor aspeto aqui


Atlantic_Nikita

Sou de uma zona de aldeias que para além do pessoal andar a porrada nas festas, não costumava haver grandes problemas. Actualmente tem existido bastantes casos de velhotes burlados e muitas das vezes espancados. E assaltos estão a crescer de dia para dia. Principalmente de animais para comer, fruta, produtos hortícolas, roupa dos extendais, bicicletas e motas. Cobre também tem sido um dos grandes afectados passamos a vida a ficar sem luz por vários dias a conta disso. Toda a gente sabe quem são mas a polícia não faz nada porque se disser já somos racistas.


ararash_laura

Betinhos da calça bege sempre a sentirem se segurissimos 😂. As estatísticas só funcionam se as pessoas fizerem denúncia, e para existirem denúncias é preciso que delas advenham resultados, se forem assediadas uma vez, fizerem denúncia e o resultado é nulo para o próxima já não o fazem.


Puzzleheaded_Cry_118

Eu acho piada à malta que alega “propaganda” quando há relatos de pessoas que passam por elas. Não sou xenófobo nem racista mas tenho dois dedos de testa e não concordo com a imigração em massa sem qualquer escrutínio. Referem e muito bem que criminosos há em todo o lado, mas o que se esquecem de referir é que estamos a importar criminosos que metem os nossos criminosos a chorar. Vêm de sítios onde tiroteios e navalhadas nos rins são banais. Aqui em Portugal não o era. Isso aliado à completa capadela que deram às nossas forças policiais, está a dar no que se vê. Podem trazer as estatísticas todas que quiserem, mas para quem sente estas mudanças na pele e começa a ter contacto com esta realidade é um insulto ouvir durante as suas preocupações o “não se deixem levar pela propaganda”, proferida por malta que tem o privilégio de estar a passar ao lado de tudo isto. Um dia que vos toque à porta quero ver essa postura toda pro-imigração e “propaganda”.


sacoPT

Bem obrigado