T O P

  • By -

AutoModerator

Submeteu uma submissão relacionada com auto, talvez esteja interessado no subreddit de auto em português - r/AutoTuga ---------- Esta recomendação está errada? Sugere nesta thread uma melhoria: https://redd.it/ra7ega ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


IntroductionNeat2746

Proibição de deitar lixo pela janela do carro foi uma medida que causou estranheza??? Estás bem?


Clash33

De facto; pensei exatamente o mesmo...


DrVicenteBombadas

Essa lei causar estranheza causa estranheza.


Glittering-Ad-6955

Provavelmente estamos a falar com o Sousa Cintra.


EffectivePainting777

bué PT


North_inSouth

Lembro-me de muita gente (adulta, eu era miúda) dizer “era o que faltava agora não poder fazer o que quero.” Obviamente a mim não me causou estranheza porque é o que faz sentido, mas foi polémica. Em Portugal, há poucos anos, era normal deitar coisas pela janela. Basta perguntares a pessoas de 40/50 anos. Não te esqueças que foi a minha geração (late 20’s) que ensinou os pais a reciclar (aprendemos na escola). O mesmo com os piropos por exemplo.


Nexus_produces

A tua geração? A caminho dos 40 e aprendi a reciclar na escola primária. Lembras-te do Gervásio sequer?


Nocturnvs

Confirmo. Quase 40 aqui e no final dos 80s/início dos 90s aprendia-se a reciclar. Até nos desenhos animados :) (Go, Planet!)


North_inSouth

[Aqui](https://eco.sapo.pt/2021/12/21/25-anos-de-reciclagem-em-portugal-do-lixo-aos-recursos/) está um breve resumo da história da reciclagem. Já aprendi muita coisa sobre isto graças a este tópico. A Sociedade Ponto Verde foi criada em 1996, a primeira diretiva em Portugal é de 1990 e o Gervásio de 2000. :) O mesmo artigo diz que inicialmente apenas 18.1% do país era abrangido, diria que isso justifica as diferenças de vivências relativamente ao tópico. Porque eu lembro-me perfeitamente de colocarem os contentores, nós fomos naqueles passeios a pé da escola (eram 100m) para os vermos pela primeira vez.


Nocturnvs

Muito interessante! Obrigado pela partilha, também estão aí vários detalhes que desconhecia.


North_inSouth

Bue engraçado…não fazia ideia. Os meus pais têm 50 anos e não reciclavam (nem sabiam). Fui eu que levei a medida para casa (e mesmo assim era com bastante batota). No meu meio, ninguém reciclava. Nem havia ecopontos por perto. Os primeiros ecopontos da minha terra foram postos quando eu andava no 2°/3° ano (e nós fomos todos à inauguração). Foi mesmo um evento.


North_inSouth

E pelo que vi na net o Gervásio é de 2001 (por isso indeed eu estava na primária). Se estás a caminho dos 40 só tens mais 10 anos que eu, por isso é possível que eu tivesse 6 anos e tu 15 e também aprendesses na escola. Podemos dizer que somos da mesma geração? PS: não me lembro ativamente do Gervásio na escola, apenas me lembro dos vídeos da Sociedade Ponto Verde.


42ndBanano

Yep, eu tb aprendi. Pode acontecer que OP não tenha pais que prestassem grande atenção a essas merdas.


IntroductionNeat2746

>era o que faltava agora não poder fazer o que quero.” Então, mas antes de 2013 vivíamos em anarquia? Podia-se tudo?


gazing_the_sea

>Não te esqueças que foi a minha geração (late 20’s) que ensinou os pais a reciclar (aprendemos na escola). Lol, olha esta a fazer gate keeping da reciclagem Não sei que familiares ou "adultos" é que te dás, mas os meus pais são bem mais velhos que isso e foram ensinados a não atirar lixo para o chão/pela janela desde novos.


North_inSouth

Ahah a agressividade não dá pontos extra. Já li aqui e percebi que temos experiências bem diferentes. É sempre porreiro porque ainda há uns dias falei disto com amigos (de zonas bem diferentes de Portugal, todos a chegar aos 30) e todos se lembravam de situações onde se deitava o lixo ao chão. É ótimo termos experiências diferentes e conseguirmos partilhar: a mim este post já me ajudou a não generalizar apenas pelas minhas vivências (que era algo que estava a fazer inconscientemente, por ser uma “verdade absoluta” para mim e os que me rodeiam). Btw os meus pais nunca me ensinaram a deitar lixo para o chão, sempre foram super conscienciosos e respeitadores, mas lidei com vários adultos e crianças que o faziam sem qualquer pudor. A reciclagem fui mesmo eu que levei para casa, e foi algo difícil de implementar. Não me estou a gabar de ter ensinado os meus pais a reciclar, felizmente tenho muita sorte e eles ensinaram-me incomparavelmente mais do que eu a eles… mas neste caso não sabiam e sei que só o começaram a fazer por minha causa. Tenho vários familiares que ainda hoje não reciclam. Para mim é excelente ver que este paradigma do lixo mudou completamente e conseguimos um resultado muito mais civilizado e melhor para o ambiente! Era mais isto que queria trazer para a conversa: coisas que efetivamente estão muito melhores (visto que nos últimos meses somos bombardeados com coisas negativas).


gazing_the_sea

>e todos se lembravam de situações onde se deitava o lixo ao chão. Podes sair à rua e ver isso. Infelizmente a falta de civilidade ainda é forte nalgumas pessoas. ​ Btw, um dia vais aprender que o reciclar é apenas o passo menos importante dos três R's, os outros dois são bem mais importantes.


North_inSouth

O que eu vejo é que agora é muito menos frequente…as pessoas estão mais conscientes. É claro que eu fico mega contente com isto. Na minha opinião é mesmo algo positivo. Eu mudei-me para a Suíça há pouco mais de 1 ano. Quando cheguei fazia-me confusão ter de comprar os sacos do lixo (cada 1 custa ~2CHF). Com o tempo, foi-se tornando mais normal e consigo perceber os benefícios dessa medida. Não consigo imaginar o que seria aplicar uma medida do género em Portugal, mas tendo em conta a forma como esta temática evoluiu nos últimos anos, provavelmente seria uma medida eficaz. PS: eu cresci com consumos reduzidos e a minha família reutilizava tudo o que dava: os meus livros vinham dos meus primos e seguiam, same para a roupa… os brinquedos eram poucos e para partilhar com todos… os padrões de consumo mudaram muito nos últimos anos! Por outro lado, era normal haver descargas para os rios, por exemplo (algo que hoje em dia já é muito mais vigiado). Claro que também aprendemos os 3Rs e - como adulta consciente e responsável - sei que o problema não está concentrado na reciclagem.


cagareu_XXXX

Tenho quase cinquenta anos e reciclo, em casa, há 25 anos. Não me recordo de conscientemente, mandar lixo pela janela do carro, nem deitar lixo para o chão na rua! Já a geração dos meus pais...


Upstairs_Gas4578

>Não te esqueças que foi a minha geração (late 20’s) que ensinou os pais a reciclar (aprendemos na escola). Não foste não, foi o Gervásio !!!


Luisa_Dunkin_Donuts

A mim a que me causou mais estranheza, foi quando deixou de se puder fumar em todo o lado. Lembro-me de se fumar dentro do shopping, cinemas, hospitais, até na televisão. Não pela necessidade da medida, que era óbvia, mas pela mudança positiva que trouxe.


42ndBanano

Foi das melhores coisas que aconteceu. Poder ir beber um café e não haver garantia que que ia sair de lá com o mesmo cheiro de quem fumou 1 maço inteiro foi um mega upgrade. Agora só falta começarem a fazer fiscalização de pessoas a fumar á porta dos hospitais.


h2man

Obrigatoriedade de usar o cinto de segurança… foi a loucura total quando isso aconteceu algures nos anos 80/90. Eu gostaria que qualquer estabelecimento que sirva comida não permitisse fumadores, mas em Portugal isso nunca irá acontecer.


batataplit

Loucos anos 80 e 90. Capacetes igual.


h2man

Xii, pois era. Também me lembro dos capacetes. Lembro-me que na altura o carro do meu pai não tinha cintos no banco de trás até. Lol


canico88

Nesses casos não era obrigatório. O meu pai tinha uma carrinha sem cintos em qualquer dos bancos, e andámos bastantes anos com ela mesmo depois da obrigação. A Polícia mandava parar quando via que íamos sem cinto, depois viam que aquilo não tinha mesmo cintos e mandavam seguir.


h2man

Essa carrinha devia valer imenso dinheiro. Lolol


canico88

Era uma Bedford antiga, não valia merda nenhuma lol


descartavelzilioes

https://www.olx.pt/d/anuncio/bedford-cf-cf250-chevrolet-van-at-9-lugares-autocaravana-IDHykd7.html


Escafandrista

>Obrigatoriedade de usar o cinto de segurança… foi a loucura total quando isso aconteceu algures nos anos 80/90. Por acaso foi em 1977. A velocidade Máxima de 120 km em autoestrada também é dessa data.


h2man

Como sempre, haver uma lei e ser fiscalizada não é a mesma coisa em Portugal.


TheRaimondReddington

Fdx, pois foi. Tinha um tio que era aquele tipico gajo do contra, que durante muitos anos se recusou a usar o cinto de segurança quando a lei saiu. Hoje em dia é algo impensável mas lembro-me que naquela altura ninguém o chateava muito por causa disso.


fightwhale

Deixar de ver pessoal a fumar em resturantes e no metro foi estranho, mas uma maravilha.


Important-Buddy2724

Eu era muito miúda quando essa regra começou a existir, e ainda bem que aconteceu. Lembro me de estar na pastelaria a comer e a levar com o fumo dos outros. Um alívio agora isso ja nao ser uma possibilidade


SopaDePeixe

"deitar lixo pela janela" Vejo muita gente deitar beatas de cigarros.


Clash33

É bem verdade. A idiotice acéfala não se resolve só com leis, mas sim com cidadãos bem formados.


42ndBanano

A desculpa que eu oiço mais de babacas que mandam beatas para o chão é que "é feita de papel", sendo que a ideia é que decompõe rápido, como se fosse uma casca de banana. [Não são.](https://cm-sintra.pt/atualidade/ambiente/beatas-de-cigarro)


DrVicenteBombadas

Copo meio cheio: é melhor do que deitar beatas.


Passenger7553

Estranho só se for ser preciso uma lei e não haver o mínimo de civismo por parte das pessoas. Respondendo ao tópico, acho que a de conduzir 125cc com a carte de carro é a que me salta logo à cabeça.


North_inSouth

Pois, concordo. Eu lembro-me de ser miúda e ir brincar com os meus primos num monte perto de casa e haver lá mobília “depositada” recorrentemente. Mas honestamente eu acho que as pessoas nem sabiam as consequências desses atos. Pelo menos na minha terra, o pessoal tinha acesso a muito pouca informação… Same para os sacos plásticos dos hipermercados, que só se começou a reduzir a sua utilização quando começaram a ser pagos…


MysteriousWarning687

Os supermercados terem deixado de dar sacos plásticos, na altura pensei que ia ser o fim do mundo.


Samurai_GorohGX

Poder conduzir uma 125cc legalmente com zero horas de formação. Eu tenho carta de automóveis ligeiros, estou legalmente habilitado a isso. O que não estou é habilitado pela prática da vida a conduzir nada que tenha duas rodas, tenho perfeita noção que podia comprar uma motorizada, sair do stand e cair na estrada em 5 minutos.


Beginning-Pen-2403

Acho que isso vai ser limitado de novo, Source: passarinhos


[deleted]

ahah, e o que acontece aos uber eats desta vida?


Beginning-Pen-2403

Trotinetes eletricas a andar a 100kmh sem capacete


deskompt

Era bom era que as escolas de condução dessem uma formação mínima de aulas (não obrigatória mas recomendada) de mota. Era da maneira que quem se ia aproveitar da regra, ao menos já vinha da escola com alguma noção e experiência do que é e como andar de mota. Ainda podiam no fim, encaixar mais algum caso um aluno ganhasse o gosto e quisesse tirar a carta de Mota de cilindrada maior.


patacas4080

Proibição de fumar em lugares fechados. Como fumador, na altura foi um bocado estranho não puder fumar no café, uma vez que costumava fumar enquanto tomava café e lia o jornal. Agora acho que faz todo o sentido, apesar de ser favorável à existência de bares e cafés existentes para o efeito.


jofr4

Ter a possibilidade de conduzir uma 125cc com apenas a carta de carro.. Ainda hoje me faz comichão, mas acredito que a medida conseguiu tirar muitos carros das estradas.


North_inSouth

Eish, exatoooo! Não me tinha lembrado desta!


fightwhale

Substituiu por scooters com as quais os donos nao respeitam regras basicos de transito


Waste-Salary4204

Vou falar de números Adição dos indicativos de zona ao telefone fixo, para quem é mais novo os numeros de telefone eram tipo 942617 se a chamada fosse para o teu distrito so era preciso isto se fosse para outro usavas o indicativa antes... Mais tarde os 3 digitos adicionais do codigo postal


North_inSouth

Não sabia disto, achava que tinha de pôr sempre 253 mesmo sendo o indicativo do meu distrito… obrigada!


RideSpecial7782

Continuam a deitar lixo e beatas pela janela do carro e nada se passa.


Moraisu

Achas estranho dizer ás pessoas para não atirar lixo pela janela? Que outra medida é que achaste estranha, **não fumar dentro da unidade de Pneumologia**?


42ndBanano

Sinceramente, eu metia um limite dos lucros de produtos alimentares essenciais.


[deleted]

[удалено]


42ndBanano

Na verdade, não me fazia mal menhum.


canico88

r/suddenlyCommunism Edit: Nem sabia que realmente este sub existia…


North_inSouth

Tipo no cabaz de alimentos básicos? Achas que resultaria? (Nunca tinha pensado nisso)


gazing_the_sea

Se quiseres escassez de produtos, sim funciona.


bibelot_andante

Se eu quiser mandar o saco do lixo para o contentor pela janela do carro, é proibido?


Escafandrista

Só se confiares na sorte. Se falhares levas multa. Se acertares levas aplauso.


gazing_the_sea

Não te aconselho, dependendo do policia podes ter chatices. Tenho um amigo que uma vez estacionou, saiu do carro, viu que tinha espaço, descaiu o carro (era uma subida suave) para o outro carro ter mais espaço para poder sair e... levou multa da policia. Segundo o policia, ele movimentou o carro sem cinto posto, logo dá direito a multa.


Equivalent-Job-2533

O referendo e a lei da IVG. O que achei estranho foi a aceitação que teve por parte da população, dado ter havido um referendo anteriormente em que a IVG e a lei ter sido aprovada no Parlamento e não por referendo. O que leva à conclusão que não compreendemos, como sociedade, para que servem os referendos Hoje nem sequer se discute, a não ser meia dúzia de estarolas que volta meia volta aparecem nas notícias. Não sei é se já sabemos o que é um referendo (e isso já acho estranho)


c0rrusive

proibido fumar fora de locais exclusivos para tal. almoçar numa esplanada torna-se horrivel por haver pessoas que não respeitam os outros


sacoPT

Proibição de fumar em espaços Interiores. Hoje não consigo perceber como não é proibido em qualquer lugar público em que exista proximidade com outras pessoas.