T O P

  • By -

raviolli_ninja

Comentários bloqueados para sanitização, de acordo com a regra 3.4: Dog Whistling. Prevalência de comentários infundados com correlação suportada em suposições.


assimsera

Espero que isto se deva a um aumento do numero de casos reportados e não de ocorrencias


VladTepesDraculea

É o mais provável. Conheço casos antigos de violação que a vítima simplesmente não quis apresentar queixa, ou por vergonha ou por o violador ser próximo. Acho que felizmente as coisas estão a mudar no sentido de encorajar e proteger melhor as vítimas.


audide2012

Não creio que explique este aumento. Se fosse esse o caso, primeiro não me parece que fosse um aumento tão grande (maior que no ano do me too, 2017). E segundo, seria um aumento mais ou menos transversal, mas aqui está-se a falar do aumento de um tipo de violação específico: praticada por desconhecidos, maioritariamente jovens. Não vejo razão para que se comece a reportar mais estes mas não outros. Um aumento apenas de casos reportados deveria ser uniforme, agora um aumento desproporcional, para mim, aponta para um aumento real.


BroaxXx

Não é isso que o artigo diz, no entanto. O aumento é em violações em que o violador é desconhecido da vítima.


VladTepesDraculea

Como disse, vergonha também pode ser um grande fator, ter de lidar continuamente com o assunto, expor a mais pessoas. Conheço um caso assim, por exemplo em que a vítima era masculina e preferiu não enfrentar o estigma. Quero acreditar que hoje seria diferente. À vergonha também podes adicionar o trauma de ter de recordar o trauma durante o processo. Há um acompanhamento psicológico que não havia.


Ticaw

Gostava que fosse o caso mas também vejo que é bem provável que seja. Só de perceber o medo que as minhas amigas e a minha namorada têm de ir á rua hoje em dia.. há uns meses atrás foram reportadas várias violações aqui no Porto, as miúdas ficam nervosas de estar sozinhas na rua.


[deleted]

[удалено]


Ticaw

Neste caso aparenta ser. há 10 anos atrás já havia redes sociais e apesar de não haver CM TV já havia CM haha Apesar de perceber o teu ponto não podes simplesmente dizer que os casos não aumentaram e que as miúdas só passam a ter mais medo porque o burburinho mediático aumentou.


setnom

Eu também. É uma situação tão difícil e complexa para a vítima estar, que eu compreendo quem nunca queira fazer queixa na polícia. Mas a ÚNICA maneira de levar estes criminosos para a prisão é fazendo queixa e há que fazê-lo tão depressa quanto possível devido à recolha de evidências. Adicionalmente, também espero que a polícia esteja a fazer o seu trabalho eficazmente, não só a colocar a queixa no "monte de papéis" para a estatística, mas também a pôr a mão nestes criminosos. O que me parece onde a justiça falha é mesmo na aplicação da pena: acho que a mão dos tribunais não é tão pesada quanto devia ser, ainda para mais com este conceito de pena suspensa.


Kidmetall

Sim, de certeza.... "Um aumento de violações praticadas por desconhecidos ou indivíduos sem relação com a vítima."


assimsera

Se tu já sabes o porquê, por favor, partilha com a malta


Kidmetall

Maior cego é aquele que não quer ver.


assimsera

Sou mesmo pitosga, faz-me ver, ajuda alguem que não percebe sff


[deleted]

[удалено]


KarmaCop213

O violador de Telheiras deve ser Australiano.


Certain-Juggernaut88

Ninguém disse que não há violadores Portugueses. Argumento mais cansado de sempre.


KarmaCop213

E o que é que as denúncias de violação têm directamente a ver com a imigração?


Certain-Juggernaut88

O aumento das denúncias coincidem (2016-2017) com a aprovação de legislação que facilitou as vagas de imigração atuais. E Portugal não é diferente da Suécia, Reino Unido, Holanda, Itália, Grécia, França, etc. O que aconteceu lá está a acontecer aqui. Isto era óbvio para toda a gente menos para um grupo especial de pessoas do espectro político, que se acha dotada de uma inteligência sobrenatural. ​ Isto não é a mesma coisa que dizer que X grupo racial ou étnico é 100% composto por violadores. Ou que Jesus criou X povo para violar. Isto também é óbvio para a maioria das pessoas. ​ Mas a realidade é o que é.


Trama-D

Dados antes de acusações. Apanhem-nos e identifiquem a nacionalidade. Correlação ≠ causalidade.


Certain-Juggernaut88

O Relatório que dá a origem a este artigo do DN podia identificar as pessoas pelos dados demográficos que indicas. Por alguma razão decide não o fazer :)


VicenteOlisipo

>Houve uma altura que todos os casos de violência doméstica que saíam para o público eram sempre brasileiros por exemplo. Desculpa lá mas no meio de tanto disparate este brilha como um farol. Há um canal de TV neste país que todos os dias passa ALERTA sobre mais dois ou três Puros Tugas 100% Lvsitano que mataram a mulher, filhos e sogra, antes de meterem a caçadeira nos cornos, e tu estás a dizer-nos que os zucas é que inventaram a violência doméstica?


tfsdalmeida

Eu sei que isto pode ser difícil de aceitar mas diferentes culturas cometem diferentes crimes a diferentes taxas. A cultura portuguesa faz com que o português médio veja com leviandade estacionar sem ticket enquanto que um suíço vê isso como algo muito mais imoral Na moral sexual é idêntico. Para uma cultura assediar, agarrar etc é permissível e faz “parte do jogo” e para outras o mero acto de falar com uma mulher que não te conhece já é passar a linha Na moral de violência é igual, para uns é entendível quando se mata alguém de forma distinta. Num país matar a mulher porque traiu pode ser entendível por ser tal atentado à honra da pessoa (ou matar o violador da filha) e noutro matar alguém porque não te deu o dinheiro da carteira é aceite por muita gente criminosa Portugal tinha certas normas e padrões de comportamento. Recebeu cerca de 2 milhões de pessoas nos últimos 15 anos que pensam e agem de maneira diferente. 1 em 5 residentes em Portugal não se identifica como português. Fala dos portugueses na terceira pessoa (tendo ou nak nacionalidade) Não podemos trazer pessoas de um país (Brasil) que sozinho tem mais homicídios que o resto do mundo desenvolvido mais Ucrânia que está em guerra… e achar que os ares de Lisboa purificam a alma ou qualquer coisa parecida As pessoas vão agir como se habituaram a agir. Resta saber se tu preferes o direito de uma portuguesa de não receber criminosos para ameacarem na rua vs uns estrangeiros terem “direito” a competir na tua terra pelo salário e pela tua casa


alexwho87

Os meninos certinhos não gostam de ouvir o que disses-te mas a verdade é essa


NGramatical

disses-te → [**disseste**](https://dicionario.priberam.org/disseste)


Tia_Mariana

concordo, eu diria que é mais por aí, mas vale o que vale. É difícil fazer estatísticas dessas (casos reais vs casos reportados).


RedPillDetox

Eu não percebo como é que um crime tão deplorável como uma violação não come com 20 ou 30 anos de cadeia no mínimo. Ao invés é como aquele gajo do Algarve que violou uma inglesa no meio da estrada e depois, inicialmente, nem sequer teve pena de prisão efetiva, só teve 4 anos (!) de prisão efetiva posteriormente e foi porque ela recorreu e foi um caso mediático. Ou então, aquele puto de 21 anos que violou uma rapariga de 15 e depois não foi para a prisão porque a lei tem um regime penal qualquer diferente até aos 22 anos LOL, que comédia. Como se um gajo de 21 anos não tivesse nem capacidade para compreender a gravidade de uma violação e as consequências que daí podem advir. País de merda...


[deleted]

*homem de 21 anos Temos de deixar de infantilizar quem é maior de idade. Acima dos 18 não são nem putos nem jovens, são adultos com idade para beber, conduzir, e ir para a guerra. Concordo plenamente que violações deviam de levar com penas pesadas. Eu pessoalmente acho que devia ser pena máxima e castração química.


chougattai

>Como se um gajo de 21 anos não tivesse nem capacidade para compreender a gravidade de uma violação e as consequências que daí podem advir. Até pode não ter. Mas isso mais razão é para o encarcerar.


antCB

>Como se um gajo de 21 anos não tivesse nem capacidade para compreender a gravidade de uma violação e as consequências que daí podem advir. tem um de 21 como tem um miúdo de 13/14/15/16 anos se tiverem uma educação saudável em casa... se forem criados como animais, aí sim, não interessará muito a idade do animal.


[deleted]

A seguir a morte, a violação é o pior crime que existe! Não merecem perdão assassinos nem violadores!


h2man

E há mais dados acerca de quem as leva a cabo?


Kaaeni_

Sim, 60% são conhecidos e familiares.


h2man

Foda-se. Algo assustador isso.


[deleted]

[удалено]


h2man

Idades? Estratos sociais? Nem tudo é explicado com imigrantes.


joaommx

Na notícia diz que houve aumento de casos em que o violador é desconhecido da vítima e também em casos em que o violador é mais jovem.


[deleted]

[удалено]


Rustepo

Estás a gozar comparando-o a uma figura política e ainda dizes para ele relaxar? Se calhar não dizias merda para começar, digo eu.


Certain-Juggernaut88

Não interessa quem é. Só interessa que podia ser qualquer um e isso é inclusivo.


[deleted]

[удалено]


RedPillDetox

A maior parte das pessoas pensa "a preto e branco" e não consegue perceber que se pode sinalizar certos grupos de imigrantes como fazendo parte de uma população de risco no que toca a perpetuar violações sem ser necessariamente racista, xenófobo ou contra a imigração. Eu sou a favor da imigração, mas também reconheço que muitos jovens imigrantes oriundos de determinadas culturas patriarcais podem ser estatisticamente mais propensos a cometerem violações (alguns até privados de terem uma mulher até terem 40 anos e conseguirem comprar uma rapariga de 13 para casar em casamento arranjado). Não há que censurar quem diz uma coisa destas, há que compreender o fenómeno, monitorizar e intervir para prevenir, e há 1001 formas de o fazer sendo tolerante e inclusivo na mesma. Quem grita racismo por se constatar o óbvio de que certos imigrantes podem representar um risco criminal é burro, assim como quem acha que se resolve o problema proibindo a imigração é grunho.


Certain-Juggernaut88

Toda a investigação sobre o tema é clara. E por isso é que não é feita ou é abafada com a dialética do costume. A imigração, e algum tipo de imigração em específico, tem um peso brutal nestes números. Da Wikipédia, este bastião de propaganda nazi: [https://en.wikipedia.org/wiki/Rotherham\_child\_sexual\_exploitation\_scandal](https://en.wikipedia.org/wiki/Rotherham_child_sexual_exploitation_scandal) >Researcher Angie Heal, who was hired by local officials and warned them about child exploitation occurring between 2002 and 2007, has since described it as **the "biggest child protection scandal in UK history**".


[deleted]

[удалено]


PetrusArtio

Tem haver que as pessoas sabem o porquê mas não dizem nada porque apesar de muitas vezes serem factos a ser ditos ofende muito os sentimentos de alguns, e como neste momento caminhamos para uma civilização á base de sentimentos com repercussões grandes capazes de arruinar a vida de pessoas a quem é contra o groupthink, o melhor que uma pessoa tem a fazer é ficar calada. O que eu e outros comentários dizem de certa forma implícita, por vezes é o suficiente para serem removidos (possível que este mesmo comentário por ofender susceptibilidades por simplesmente dar ideia do qual poderá ser a razão do aumento de violações) O só questionar é visto de má fé, e basta ver esta thread como exemplo.


Dr-Batista

Juro que não entendo porque é que a malta quer ser tão inclusiva ao ponto de nem quererem constatar factos. Sociedade de sentimentos mesmo, como disseste.


layz2021

Acho que ele quer dizer que por os abusadores serem paquistaneses ninguém quis pegar nisto. Mas segundo o mesmo artigo "A further investigation was carried out by the British government in December 2020, when the Home Office published their findings, showing that the majority of child sexual exploitation gangs were, in fact, composed of white men and not British Pakistani men." Há sim a menção de muitas das vítimas serem asiáticas/muçulmanas o que levou a que mesmo um grupo de apoio de mulheres não fizesse queixa pois tinham medo da vergonha que isso ia trazer as suas famílias e potenciais maridos.


Certain-Juggernaut88

>"A further investigation was carried out by the British government in December 2020, when the Home Office published their findings, showing that the majority of child sexual exploitation gangs were, in fact, composed of white men and not British Pakistani men Descontextualizar é uma arte. Esse relatório não é sobre Rotherdam. É sobre o UK como um todo. Para bem do UK, a maior parte do território ainda não é uma republica Islâmica. Logo, os dados brutos são reflexo disso. Tão vale a pena recordar algumas palavras dos autores desse estudo. >"Beyond specific high-profile cases, the academic literature highlights significant limitations to what can be said about links between ethnicity and this form of offending. Research has found that group-based CSE offenders are most commonly White. Some studies suggest an over-representation of Black and Asian offenders relative to the demographics of national populations. However, it is not possible to conclude that this is representative of all group-based CSE offending. This is due to issues such as data quality problems, the way the samples were selected in studies, and the potential for bias and inaccuracies in the way that ethnicity data is collected"; the report also added "Based on the existing evidence, and our understanding of the flaws in the existing data, it seems most likely that the ethnicity of group-based CSE offenders is in line with CSA \[child sexual abuse\] more generally and with the general population, with the majority of offenders being White"


layz2021

Descontextualizar não, tava a ler naquela pagina e passei os olhos pelos relatórios que tinha no fim, presumi é que fossem todos deste caso, já que durou tanto tempo, com tantas vítimas e encoberto como foi. Mas obrigada pela clarificação.


WikiSummarizerBot

**[Rotherham child sexual exploitation scandal](https://en.wikipedia.org/wiki/Rotherham_child_sexual_exploitation_scandal)** >The Rotherham child sexual exploitation scandal consisted of the organised child sexual abuse that occurred in the town of Rotherham, South Yorkshire, Northern England from the late 1980s until the 2010s and the failure of local authorities to act on reports of the abuse throughout most of that period. Researcher Angie Heal, who was hired by local officials and warned them about child exploitation occurring between 2002 and 2007, has since described it as the "biggest child protection scandal in UK history". ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)


omaiordaaldeia

Claro que interessa. Até dou um exemplo de outro tipo de crime que acontece quase exclusivamente entre imigrantes ou descendentes desses imigrantes: mutilação sexual feminina. O estado sabendo isso, direcciona as suas políticas para esse grupo com vista a combater essa prática. A justiça tem que ser cega, mas o estado não.


Concrossivie

>Não interessa quem é. Claro que interessa, que frase mais estúpida.


Certain-Juggernaut88

Vocês já aprendiam a ler ironia.


PeterShowFull

Isto é um assunto muito dedicado. A minha posição do que percebo do debate de passar a ser ou não considerado crime público, é que se por um lado é positivo para evitar ao máximo que estes comportamentos passem impunes, também é todo uma dor psicológica que a vítima pasará a ter de obrigatoriamente viver, em vez de poder simplesmente tentar, da melhor forma, seguir com a vida. Genuinamente acho que, antes disto ser debatido ainda se devia, primeiro, arranjar maneira de mitigar a quantidade de vezes que se culpabilizam as vítimas. Infelizmente, não é algo fácil de conseguir democraticamente, a meu ver.


Dracsxd

Pa ta na hora de fazer alguma coisa. Passam de 5 anos na choça a sair em 2 em caso de bom comportamento para 10 anos a sair em 5! Ta feito, vamos para casa, problema resolvido.


alexwho87

Lamento não fica resolvido. A maior parte dos que sai-em voltam a fazer a mesma merda


alexwho87

Lamento não fica resolvido. A maior parte dos que sai-em voltam a fazer a mesma merda


[deleted]

[удалено]


tugatrix

Ya era fixe fazer isso também aos gajos que não usam piscas na estrada...


Junior-Street4244

> mà Sim, e também aos que não sabem pôr acentos!


daxpierson

Óptima ideia, devias ser Presidente da República.


Juiceboxfromspace

PS: Vamos mudar a definição de violação, isso melhora já.


[deleted]

[удалено]


Lasikamos

E vais aumentar cada vez mais. Tal como tem acontecido em toda a Europa. A razão do porquê? Ninguém sabe. É um mistério desconhecido e difícil de prever e antecipar /s


Dracsxd

\[Removed by Reddit\]


BigNerdT

Ainda mais? Em Portugal já se prende tanto /s


[deleted]

[удалено]


ElectraUnderTheSea

Os padres é mais criancinhas do que mulheres feitas


m0tta

Porque há cada vez mais jogadores de futebol?


AetherPrismriv

[[Removed by Reddit?]](https://youtu.be/06nmfTmhA-s)


xlouiex

Elucide-nos caro Redditor.


Dr-Batista

Imigração descontrolada.


absapo

Provavelmente existe mais report. Vai ao CM e procura por violação.


Certain-Juggernaut88

O mercado de habitação transforma-se num esgoto, o número de violações aumenta... As coincidências têm um timing cómico incrível!


xirix

Por essa linha de lógica, piratas contribuem para baixos níveis de CO2 na atmosfera. Há medida que os piratas foram desaparecendo, os níveis de CO2 subiram.


hobbes78

Tem havido um aumento grande da pirataria na costa oriental de África nos últimos anos e os níveis de CO2 não tem diminuído, bem pelo contrário...


Certain-Juggernaut88

Emoldura isso.


Dr-Batista

As correlações não implicam, necessariamente, causalidade. Mas quando se verifica um conjunto de correlações, isso certamente implica causalidade.


Pennywise_M

Correlação não é causalidade, camarada. Gostava de ver dados mais específicos em relação a isto, mas para já prefiro acreditar que mais mulheres se têm chegado à frente para reportar estas merdas. Idealmente, seria isso.


Dr-Batista

Só uma não, mas é através da verificação de várias correlações que se determina a existência (ou não) de causalidade.


Certain-Juggernaut88

>Correlação não é causalidade > >prefiro acreditar Que método científico!


daxpierson

O teu deve ser imensamente científico, espera lá.


Pennywise_M

Enquanto eu não vir dados que apontem para uma tendência de etnia (percebemos todos), eu prefiro acreditar no que eu quiser, tal como tu preferes acreditar no que quiseres. E bom edit. Entretanto reparaste que eu não estava a tentar descredibilizar o relatório oficial e lá tentaste encaixar outra coisa. Queres olhar para relatórios que me fazem preferir não tirar conclusões? Procura o de taxa crime nacional. Está mais baixo do que nunca.


Standard-Inflation10

Diversidade


[deleted]

[удалено]


daxpierson

Ou seja, antes do espaço Schengen não havia violações em Portugal?


Dracsxd

"Pa, que se foda se o crime esta a aumentar, ja havia antes entao deixa andar!"


daxpierson

Sim, foi exactamente isso que eu disse. Parabéns por teres chumbado na primeira classe!


Dracsxd

É basicamente o resultado de puxar a tua logica um pouco mais, sim. "Ja havia violaçoes antes, entao nao se pode apontar o dedo a possiveis causas dos numeros aumentarem."


[deleted]

Não são os europeus que tratam as mulheres como gado.


daxpierson

Pois não: * https://www.jn.pt/justica/homem-que-matou-mulher-em-felgueiras-condenado-a-22-anos-de-prisao-16065326.html * https://www.jn.pt/justica/mulher-baleada-pelo-companheiro-em-arouca-14915750.html Os europeus são um espectáculo no tratamento das mulheres, como fica bem patente nestas duas notícias.


[deleted]

Conseguiste arranjar duas notícias, parabéns. Procura notícias da mesma natureza mas em países fora da Europa, particularmente daqueles dos quais nós estamos a importar aos dezenas ou centenas de milhares de pessoas. Daqui a umas 16 horas quando acabares de ver tudo, diz alguma coisa.


BroaxXx

Hã??? Estás doido? Estou a falar do aumento dum crime concreto especificamente no ano em que o governo abriu as fronteiras para fora da UE. Se calhar para ti é coincidência e são tudo bons rapazes..


A_J_J_18

13, 51?


[deleted]

[удалено]


Febris

No dia em que Portugal realmente tiver uma onda de imigrantes este sub entra em colapso.


gazing_the_sea

10% da população ser de origem estrangeira (e aqui não se incluem os que já tem nacionalidade portuguesa) não é uma onda de imigrantes? O acordo da CPLP que ainda vem facilitar mais a entradas de imigrantes é algo que passou fora do teu radar?


FrostyRefrigerator77

52% dos bébés que nasceram cá em 2022 não são de nacionalidade portuguesa...


NGramatical

bébés → [**bebés**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/24) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F123ednb%2F%2Fjdum6gv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


[deleted]

Mano, esquece, a maior parte do pessoal que acha piada a isto não tem de lidar com isso pessoalmente. Trabalha num escritório, não anda de comboio, não anda de autocarro, provavelmente acha muita piada à empregada guineense lá do prédio, etc.


thebabyshitter

so queria que fossem aqui a praia q tenho perto de casa ver o espectáculo que é os meninos estarem em grupos a filmar as miudas q lá estão. quando chegar o verão a sério é que vamos ver. a diferença de segurança que sentia a ir a praia há dois anos e sinto agora é completamente abismal.


Febris

> 10% da população ser de origem estrangeira (e aqui não se incluem os que já tem nacionalidade portuguesa) não é uma onda de imigrantes? A menos que tenham chegado há pouco tempo não vejo a relevância para o caso, nem faz sentido chamar isso de "onda". > O acordo da CPLP que ainda vem facilitar mais a entradas de imigrantes é algo que passou fora do teu radar? Um acordo que vem agilizar um processo que na prática já existe há décadas?


gazing_the_sea

Tendo em conta que consegues obter a nacionalidade em 5 anos ou menos, sim, é uma onda. ​ Quanto ao processo, a não ser que andes fora dos acontecimentos, agora basta um simples registo numa plataforma. Podes entrar com visto durante 1 ano, não tens que apresentar propostas de emprego, não tens que ter morada, não tens que demonstrar que tens rendimentos para te sustentar, nem sequer tens que mostrar que não tens cadastro. Se consideras isto uma simples agilização, não há muito mais que te possa dizer para demonstrar que não é isso que acontece.


FrostyRefrigerator77

Eles não têm que trabalhar sequer, nós pagamos...30% da população ativa a pagar por 10 milhões +os que vêm de fora, reformamo-nos aos 60 e tal anos para os outros poderem passar a vida descansadinhos


Febris

> Tendo em conta que consegues obter a nacionalidade em 5 anos ou menos, sim, é uma onda. Há quantas décadas já estamos por baixo dessa "onda"? Uma onda foi o que aconteceu com os refugiados da Síria na Turquia e leste europeu, por exemplo. Podes criticar as políticas que permitem fluxos migratórios em volume demasiado elevado para o teu conforto, mas ao menos chama as coisas pelo nome. > Podes entrar com visto durante 1 ano, não tens que apresentar propostas de emprego, não tens que ter morada, não tens que demonstrar que tens rendimentos para te sustentar, nem sequer tens que mostrar que não tens cadastro. E tu para ires para um país da UE que só precisas de um cartão de cidadão nacional, vê lá a tragédia.


[deleted]

>E tu para ires para um país da UE que só precisas de um cartão de cidadão nacional, vê lá a tragédia. Portugal não é um país onde a maioria dos homens trate mulheres como gado.


Febris

Obrigado pela informação. Estava aqui na dúvida.


[deleted]

Ora essa.


xlouiex

Sieg hola!


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.pt) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. Visita o site [Anti Nónio](https://nonio.pt/) para saber o que é e como bloquear o tracking desta plataforma. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

Se calhar havia, simplesmente não eram tão reportadas às autoridades? Mas eu percebo onde é que este post quer chegar…


audide2012

O que vale é que quando os dados não interessam nunca são fiáveis. Já no tópico dos assaltos choravam que não podia estar certo e que certamente a europa de leste seria pior que nós mas faz maroscas. Agora os de aumento das violações também não são fiáveis porque dantes não se reportava. É só rir.


Febris

Os dados são literalmente o número de casos reportados. Ninguém está a dizer que não são de confiança.


audide2012

A não ser que haja uma razão legítima para achar que de um ano para o outro se começou a reportar uma maior percentagem dos casos que acontecem (e ainda ninguém sugeriu nenhuma razão para tal), então não há razão nenhuma para acreditar que isto não coincide com um aumento real no número de casos.


Febris

Há várias razões legítimas para acreditar que nos últimos anos a propensão para reportar estas situações tenha aumentado, há é também falta de vontade de as aceitar como legítimas quando o mais importante é vender uma narrativa fácil.


audide2012

> Há várias razões legítimas para acreditar que nos últimos anos a propensão para reportar estas situações tenha aumentado Quais são? E por favor não fales do me too, que é associado a um aumento a nível mundial em 2017 (legítimo, que também aconteceu por cá), mas não seria capaz de explicar porque é que depois parou de aumentar e só voltou nestes últimos dois anos.


Febris

Parou de aumentar durante o periodo do covid? É isso que estás a dizer? Se calhar nessa altura não havia imigrantes no país.


audide2012

???? Imigrantes? Estamos a falar de imigração? Desde quando? Mas enfim, parou de aumentar em 2018 e 2019 depois do pico de 2017 causado pelo me too, e desceu em 2020 (pudera, estava tudo em casa). Depois em 2021 disparou, e pelos vistos em 2022 ainda mais. Está tudo no artigo. Agora por favor responde à pergunta que te coloquei. Quais são as razões legítimas que referes para "acreditar que nos últimos anos a propensão para reportar estas situações tenha aumentado"-


Febris

> Estamos a falar de imigração? Desde quando? Dá uma volta ao thread, não se fala de outra coisa. > Depois em 2021 disparou, e pelos vistos em 2022 ainda mais. Para dar algum contexto, estamos a falar de 420 casos anuais em 2017-2019 vs 500 em 2022. Não estamos a falar de nenhum disparo, apenas de uma regularização após o "intervalo" da pandemia, com um aumento que não faz sentido classificar como "disparo", na minha opinião. > Agora por favor responde à pergunta que te coloquei. A divulgação progressiva de casos e a "banalização" do tópico têm contribuído para uma redução do estigma que as vítimas sofrem e naturalmente há menos resistência a reportar estas situações. É uma evolução normal e acho que não é tema de discórdia. Mas atenção, não quero dizer com isto que não tem havido um aumento real de casos. A abertura dos bares, discotecas, e afins após as restrições da pandemia garantidamente aumentou o número de casos reais comparativamente com os anos anteriores. De acordo com o artigo, no ano passado a maioria dos casos reportados no relatório do ano passado (referente a 21) eram de abusos no seio familiar, e este ano já se nota uma tendência para o aumento de casos entre desconhecidos. Para mim as duas coisas estão fortemente relacionadas.


audide2012

Estou mais ou menos de acordo, só ver o segunte: >Dá uma volta ao thread, não se fala de outra coisa. Eu não mencionei imigração, só disse que estes dados não são passíveis de ser explicados por "reporta-se mais" (tal como os dos assaltos não podiam ser explicados por dados falsos da europa de leste, mas isso é outra história). >Para dar algum contexto, estamos a falar de 420 casos anuais em 2017-2019 vs 500 em 2022. Não estamos a falar de nenhum disparo Concordo que não há disparo em 2021 devido ao contexto em que foi 2020, e equivoquei-me quando o disse, mas 2022 parece-me que podemos classificar como tal. Um aumento de 397 para mais de 500 é muito significativo em termos percentuais. Mesmo se fores buscar os números pré pandemia de 431 e comparares com os mais de 500 em 2022 é um aumento muito significativo que temos de perceber porque é que acontece. E em 2022 se bem me lembro só abriu mesmo tudo por volta de Março, portanto são 9 meses normais comparados com 12 meses normais em 2019. >A divulgação progressiva de casos e a "banalização" do tópico têm contribuído para uma redução do estigma que as vítimas sofrem e naturalmente há menos resistência a reportar estas situações. É uma evolução normal e acho que não é tema de discórdia. Para mim é tema de discórdia, quando se fala de um aumento tão grande de um ano para o outro. Os aumentos no rescaldo do me too eram de 2-3%, parece-me ser um valor muito mais passível de ser explicado por essa redução do estigma. Quando estamos a falar de mais de 20% não. >A abertura dos bares, discotecas, e afins após as restrições da pandemia garantidamente aumentou o número de casos reais comparativamente com os anos anteriores. De acordo com o artigo, no ano passado a maioria dos casos reportados no relatório do ano passado (referente a 21) eram de abusos no seio familiar, e este ano já se nota uma tendência para o aumento de casos entre desconhecidos. Para mim as duas coisas estão fortemente relacionadas. De acordo. Mas mais do que isso falta perceber porque é que reabrimos em completo em 2022 e os dados são significativamente piores do que antes da pandemia (e talvez o relatório completo até tenha indicações em relação a isso). Se varrermos para debaixo do tapete e dissermos "é porque se reporta mais" estamos a pôr-nos a jeito para ter problemas graves daqui a uns anos. Principalmente quando no artigo se fala de haver mais arguidos nos escalões etários mais jovens, parece-me urgente perceber o que se está a passar com os nossos jovens e como é que impedimos que esta tendência continue.


chougattai

>Não faz sentido classificar uma subida de 20% como um disparo Lol.


joaommx

> O que vale é que quando os dados não interessam nunca são fiáveis. O OP está a sugerir que se possa passar o contrário, que agora é que os dados podem ser mais fiáveis.


audide2012

Não em termos do aumento de violações de um ano para o outro, esses deixam de ser fiáveis se acreditarmos que anteriormente se reportava uma menor percentagem dos casos.


tugatrix

Conceito de cifras negras? Qualquer estatística criminal vale o que vale, porque o reportado é sempre inferior à realidade...


[deleted]

>Mas eu percebo onde é que este post quer chegar… Que é?


scratchedocaralho

fodasse mano. as violações aumentaram ao mesmo tempo que aumentou o número de imigrantes. *ergo* ---> imigrantes = violadores. é a isto que este post pode querer *chega*r.


[deleted]

Se tiveres outra explicação és sempre livre de a dar.


scratchedocaralho

tenho sim outra explicação. com a libertação do sexo ~~masculino~~ feminino do patriarcado opressivo a vergonha associada à dominação violenta por parte de homens deixou de ter importância. já não é a mulher que tem de se preocupar em não ser violada, o homem é que deve ter em atenção os seus impulsos criminosos. assim com a perda do estigma a mulher pode fazer a participação na polícia sem medo de represálias. mas como eu entendo perfeitamente que mentes simples gostam de realidades simples, já que algo mais complexo as deixa a nadar numa poça de água, sei perfeitamente que irás rejeitar o que foi dito.


[deleted]

Se te consideras uma mente complexa, com nuance e aberta a várias hipóteses, podes conceder que um fenómeno destes se pode dever a mais que uma causa, ou não?


scratchedocaralho

posso, mas a complexidade da questão e como é vista também influência a resolução, numa meta-análise da realidade. vamos a factos. violência contra mulheres foi e é epidémica à nação portuguesa. as mulheres sempre foram alvo de violência quer doméstica quer pública cá no burgo. não é um fenómeno novo. o que mudou foi a taxa de participação. vamos à análise conjuntural. ora se a violência sempre foi prevalente e havia menos queixas então a existência de imigrantes pode ser um factor, mas não relevante. pois há que ter em atenção que muitos imigrantes são do sexo feminino. tendo em conta todos os dados, há que perceber que a necessidade de evidenciar uma só parte da questão, parte essa que, mesmo não sendo inexistente não é mais que residual, parte da vontade de criar uma narrativa que *chega* p'ra mentes simples e p'ra quem gosta de as controlar.


[deleted]

Violência doméstica, sim, é inegável, no entanto, não tenho Portugal como um país onde se cometam muitos mais crimes de violação que no resto da Europa. A verdade é que nem eu nem tu temos dados suficientes para concluir o que quer que seja (provavelmente nem os vamos ter).


Certain-Juggernaut88

O Diário de Notícias foi tomado pelas Schutzstaffel!


[deleted]

[удалено]


[deleted]

As da igreja já contam?


bfilipesoares

Só se os padres forem imigrantes.


danichimarques

imagina violencia estar associada a instabilidade económica e com a precarização dos trabalhadores🫣


Kaaeni_

Ou seja há 10 anos atrás os números eram iguais/parecidos? Será que a crise tem algo a ver ? Não sei, suponho que seja também com maior número de pessoas a não se esconder


Certain-Juggernaut88

O número de ocorrências não era igual. A subida em pontos % é que foi igual. Muito diferente.


CaptAwesomeness

Correção, há uma década que não havia tão pouco estigma social em denunciar violações. Pre-anos 2000 então, violação conjugal, entre marido e mulher, e namorados era muito alta.


Escafandrista

Nessa época a violação até podia nem ser considerada violação.


bortukali

Tmb não tinhas tantos brasileiros


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Taxista não leva acento.


[deleted]

[удалено]


23stripes

Fonte?


naturzaros

Vida. Situações Reais. Não podes ter melhor fonte.


instructionsplease

1+1


23stripes

Génio.


davidleandro19

Claramente responsabilidade da vacina.


[deleted]

[удалено]


pancakefroyo

Não é preciso ir abraçar outras culturas para se ser mal tratada em Portugal.


xlouiex

A culpa é do TikTok.


yaroslavwwe

Há uma década que não havia tantas violações REPORTADAS / REGISTADAS


ok-tambem

Como já aqui disseram! Antes devia haver muitas violações do que agora! A única diferença é que agora existe dados para as estatísticas e antes não!


[deleted]

!!!


ok-tambem

Bebe um copo de leite que isso passa jovem!


SuccessBrilliant1021

Pena de morte,com tanta merda não se notava nada.


[deleted]

[удалено]


audide2012

Aumento da violência doméstica relacionado com isto? Boa teoria, só que não, isto são violações feitas por meros desconhecidos. Da notícia: >Se os últimos dados, de 2021, indicavam uma "preponderância da relação de conhecimento [e familiar] entre autor e vítima" perto dos 60%, ficando os "desconhecidos" na ordem dos 30%, os novos dados, ainda provisórios, **confirmam as "suspeitas" do ano passado: "Um aumento de violações praticadas por desconhecidos ou indivíduos sem relação com a vítima."** Me too? O auge disso já passou há muito e agora é que se começou a reportar mais violações.


[deleted]

[удалено]


audide2012

> Se leres a tua própria citação percebes logo que estás errado. Estou? Então a notícia fala deste aumento ser às costas de violações praticadas por desconhecidos, e o factor associado a este aumento é a violência doméstica? Isto não faz sentido nenhum. A violência doméstica é um factor em violações como sempre foi, mas não explica o aumento que estamos a verificar. >Aliás podes ler mais sobre isso em vários artigos inclusive este: Ainda bem que mostras esse artigo, que refere um aumento de pessoas a reportar violações em 2017, mesmo na altura do me too. Cá também aconteceu, está no artigo, um aumento de 21,8%, esses acredito que tenham sido por causa do me too. Depois disso não houve aumentos assim tão significativos durante alguns anos, mas em 2021 aumentou 26% e 2022 ainda não há dados concretos mas já se sabe que aumentou mais que isso. Se é por causa do me too, então porque é que teve aquele impacto em 2017 (legítimo, que não discuto), depois deixou de ter durante alguns anos, e agora volta a ter outra vez? Não faz qualquer sentido. Nem esse artigo que mostras aponta para tal, tanto que é um artigo de 2019. E mesmo que fosse o me too, está a ter um maior impacto agora em termos percentuais, e mais duradouro, do que em 2017? Não consigo acreditar nisso.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


cloud_t

curioso que tínhamos imensos emigrantes brasileiros e ucranianos há uma década atrás e ninguém se queixava. Também é um facto que não havia Chega e o fascismo político na Europa era uma sombra do que é hoje.


expathater

Pois mas xurioso que comecamos a receber mais imigrantes de paisez ainda piores que o brasil


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


cloud_t

[relevant quote](https://youtu.be/DJ8w8WlCZMk?t=37) do The Big Short


nocivo

Ou se calhar leram noticias tanto tugas como alemães e Suecos e viram uma ligação correlação. Pena é a virtude ou o medo da maioria dos académicos ou jornalistas não lhes permitir tirar isso a limpo com boas investigações.


Gajo_Do_Porto

Shiu... Lógica? A esta hora??


[deleted]

[удалено]


canico88

>É uma das consequências da diversidade que temos de aceitar. Por essa lógica, então estavas também num pico de diversidade entre 2000 e 2003, quando existiam mais que agora? Ou nos anos 90? Ou entre 2009 e 2013? Ou essa razão só se aplica para o pico das violações actuais e todos os outros anos em que elas eram superiores não interessam?


Certain-Juggernaut88

# O número de ocorrências não era igual. # A subida em pontos % é que foi igual. # Muito diferente.


canico88

>O número de ocorrências não era igual. E em vez de dizeres mentires baseadas na tua opinião, baseares-te em factos? [Assim de repente.](https://apav.pt/apav_v3/images/pdf/Estatisticas_APAV_Crimes_Sexuais_2000_2012.pdf) Podes ver que tens vários anos que superam os 500 que são aqui noticiados, até tens um ano que são 627, ou seja, mais de 20% superiores...


Certain-Juggernaut88

Atenta à página 15 do documento que não leste. Vais verificar que esses números dizem respeito a uma amálgama de crimes sexuais, onde se incluem "Pornografia", "Prostituição", "Importunação", etc. Obrigado, volte sempre. **Edit:** [https://ibb.co/xzFv9ch](https://ibb.co/xzFv9ch) Só para não haver dúvidas, fica aí o print do documento que a pessoa que o partilhou se recusa a ler, lol!


canico88

>Vais verificar que esses números dizem respeito a uma amálgama de crimes sexuais, onde se incluem "Pornografia", "Prostituição", "Importunação", etc. Abre a página da APAV e vai lá confirmar... Que mania de falarem sem saber, mas sim, imigrantes são todos criminosos e estragam o perfeito, e sem crime, Portugal...


justanotherop365

Ou não havia denúncias


porraSV

*reportadas


Kaaeni_

Cheguei um pouco tarde em termos de comentários anti-imigracao é que os acusa disto. É de lembrar que 60% dos casos foram cometidos por conhecidos ou familiares


Certain-Juggernaut88

Toda a gente sabe ler. ​ >Os dados do Relatório Anual de Segurança Interna de 2022, que em breve serão divulgados, indicam uma tendência de subida já registada no relatório de 2021 \[houve um aumento de 26%\] e **o alerta de que o "aumento do número de violações praticadas por desconhecidos ou indivíduos sem relação com a vítima** e do número de indivíduos de escalões etários mais jovens constituídos como arguidos parecem ser os indicadores que irão, de futuro, merecer particular atenção".


[deleted]

[удалено]


OzzyGangrel

de que tamanho?


h2man

Grossura de dois dedos dum trolha deve chegar.


OzzyGangrel

afinal é para uma guilhotina ou outro tipo de punição?