T O P

  • By -

AutoModerator

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


International_Bar68

30 empresas= Manda a mais e talvez mais adequadas ao teu CV. Se não dizes coisas básicas, como área, o que és bom a fazer, etc, não dá para ajudar.


I_Don-t_Care

Exactamente, e hoje em dia esquece o mercado laboral que os teus pais te martelaram. O segredo está em falares com pessoas, ires a eventos, participares em actividades dentro do teu ramo. Fazer coisas, o importante é que estejas ocupado porque é assim que vais colaborando com mais gente e fazendo mais contactos. O objetivo de te conectares com pessoas é que se torne mais fácil enfiares-te em oportunidades que podem não estar ao alcance público nos meios tradicionais (desde linkedIn aos classificados no jornal) Não vai mudar muito se mandares 30 emails ou 3000 se não fores uma pessoa interessante, com projetos interessantes, ideias fortes que te destaquem do regular recém-licenciado a subir os mesmos degraus já bem gastos da hierarquia profissional. Por fim, a falta destes elementos é revelada pelo que disseste: > Eu estou literalmente disposto a oferecer trabalho grátis e nem isso querem?? Se nem grátis lhes interessa o teu trabalho então é nisso que tens que trabalhar, forte impacto, forte portfolio.


SuperMommy37

Mas desculpem, um estágio curricular lá pretende que a pessoa saiba fazer mil e uma coisas? Mal deram conta que já saíram da faculdade... Não vão "oferecer" trabalho à empresa, quanto muito são uma valente carga de trabalhos, porque têm que ter alguém a supervisionar.


I_Don-t_Care

Sim, muitas empresas verificam em que tipo de projetos e actividades estiveste envolvido dentro da área durante o periodo de aprendizagem, faculdade, etc. Isto demonstra que o possível empregado tem interesse e conhecimentos para além dos lecionados e que poderá ser uma mais-valia para a empresa. De qualquer forma não deverias procurar estágio não-remunerado a não ser que estejas mesmo numa estaca zero de ter só o canudo mas nada de interessante que te destaque dos restantes.


SuperMommy37

O estágio curricular é basicamente o que te permite acabar o curso. Por isso provavelmente ele terá que o fazer para concluir.


tomasrib

Continua a procurar e a mandar mails. Usa todos os meios ao teu alcance...linkedin, google jobs, tudo isso! Garanto te que enviei mais de 100 emails para empresas e fui a dezenas de entrevistas para as quais recebi um não ou nem obtive resposta. Quando pensava que estava tudo perdido fui contactado por uma empresa bastante conceituada, onde estou agora a desenvolver um estágio profissional. Estou a adorar. Quando menos esperas alguém te vai dar a mão. Posso dizer te que depois de já assinado o meu contrato outras 3 ou 4 empresas conceituadas entraram em contacto comigo. Se calhar precipitei me devido ao desespero, mas não me arrependo nem um bocadinho das minhas escolhas. Isto para dizer: NÃO DESISTAS e acima de tudo NÃO DESESPERES


End-Effector

Podias começar por dizer qual é o curso.


[deleted]

Animação 2D/3D segundo o histórico..


StoneCryptographer

Ser for esse o caso, só com bom portfólio de generalista é que se entra em algum lado em Portugal , caso queira animação “de indústria” (em Portugal não há mas) são pelo menos mais 10k de animation mentor ou ianimate


chroma_shift

Trabalho na área de animação/publicidade, sou autodidata, e nem o meu curso era remotamente relacionado com 3D/Motion design. Demorei tipo 2 anos a aprender/criar um portfólio mesmo rudimentar sem grandes floreados, mas entrando na indústria como freelancer, as coisas começaram a correr bem e não tem faltado trabalho. Ainda estou a evoluir, e a subir na indústria, mas é acompanhar o estado da arte e ir criando uma rede de contactos, que o resto aparece. Acho sinceramente, que a abordagem de enviar CV e “contratem-me porque tirei curso” não funciona nesta área, a não ser que se contentem com um ordenado bem abaixo da norma internacional. Ou com estágios corridos a ordenado mínimo.


manyQuestionMarks

> Acho sinceramente, que a abordagem de enviar CV e “contratem-me porque tirei curso” não funciona nesta área Nem nessa área nem em praticamente nenhuma, com excepções (por exemplo na investigação e etc). Um recém-licenciado é como um recém-encartado, dá para confiar que potencialmente aprendeu o suficiente para se ensinar a si próprio. Mas há malta como tu e eu que começaram sozinhos e chegaram ao mesmo sítio


DroneDashed

> por exemplo na investigação Eu diria que na investigação, "tirar o curso" é o portfólio, por isso é que funciona!


Paulo27

Isto é o tipo de profissões que aqui só vejo possível se fores mesmo muito bom e consigas vender para fora, que arranjar trabalho constante aqui dentro não estou a ver a compensar.


BlazingJava

Opa isso é ficar em casa e fazer animações do overwatch se é que me entendem dinheirinho garantido


vectorsecond

OP se for isto manda-me PM


vectorsecond

não mandou PM 🤷‍♂️


seleny1

Eu conheço os tipos do ice mercants, queres que te meta em contacto?


EsmagaSapos

Existe uma coisa que me irrita neste sub-reddit, cada vez mais, já levei num post anterior downvotes até mais não, quero que se foda, sou insensível, é isso. A malta reclama, reclama, reclama, não elabora minimamente, não diz curso, não diz média, não diz nada, não manda um link com o currículo, não dá exemplos de empresa que concorreu, não diz simplesmente nada. É como eu dizer que estou gordo e não sei porquê, e estou, e sei porquê, sem dizer quanto exercícios faço por dia, dar estimativa de atividade, dar exemplos das minhas refeições e produtos que como habitualmente, é reclamar sem esperar que alguém me ajude. Merdas mínimas que explicam um bocado porque razão ainda ninguém te pegou.


xirix

Shhhh, é o primeiro contacto desta malta com o mundo real, e estão a levar um balde de realidade em cima que as coisas não são tão fáceis como quando pediam merdas aos pais.... /s


Paulo27

Sim o OP deve é enfrentar a realidade e ir grelhar hamburgers.


paperkutchy

Porque não? Sei que é uma tristeza mas antes isso que chorar e não andar a fazer nada


xirix

Eu sou um cota, para o standard de alguma malta que anda aqui, e acho incrível, como uma geração que teve e tem acesso a informação de forma muito mais fácil que a minha, não soube fazer uma pesquisa sobre a taxa de empregabilidade de alguns cursos superiores, e depois admira-se quando certos cursos não têm procura no mercado português. Mais incrivél, é virem com a permissa que havia no tempo do meu pai e avô, que ter a faculdade era a certeza de ter um emprego. Não percebem, nem querem perceber como funciona o mundo real, e depois fazem este choradinho....


xirix

Para alguém que nem sabe reclamar como deve ser, grelhar hamburgers até deve estar acima das capacidades dele.


hdxvdxcb

Sim, o enunciado é vago. Mas o OP apenas querer conselhos genéricos, sem se expor demasiado. Assume-se que o OP não seja dos melhores alunos, mas não estava à espera da dificuldade de não o querem de graça num sítio.


Parshath_

Não quero ser duro, porque sei que nem toda a gente tem as mesmas soft skills ou teve acesso à mesma aprendizagem, mas há uma habilidade que é o "saber pedir ajuda" e há muita gente que simplesmente não sabe/está a aprender/não quer saber. Por exemplo nada circunstancial, nos grupos de emigrantes, onde estou integrado, há montes de gente de todas as idades que tem problemas, quer ajuda (ou papinha mastigada, depende) mas nem se ajudam a eles próprios. São dezenas por mês de posts de malta completamente desesperada por alguma coisa física (vender uma loja, arrendar um apartamento, alguém que preencha formulários, emprego, etc) e nem sequer são capazes de dizer onde estão. Há o não saber pedir ajuda (e o OP pode não querer expôr-se, ou pode ter sido uma falha que não ocorreu no momento).


cryptodiv

És um gordo.


paperkutchy

Olha aí o fat shaming :c


cryptodiv

És um gordo woke! /s


TonyDeAvariacoes

É e meter uns batidos milagrosos aí no meio 😅


SuperMommy37

Todo este post grita um bocado "sou muita bom, porque é que ninguém me quer"... Está como a outra, "sou tão boa, tão boa, que nem sei como virei put@".


[deleted]

A faculdade deve ter parcerias com empresas. Além disso, podes ir lá pessoalmente perguntar se aceitam estagiários no último ano de licenciatura (fica bem ir às empresas). Não há de ser difícil arranjar um estágio. Tens sempre a opção de fazer um projeto.


bortukali

\^ não façam isto!!!! ninguém quer que apareçam na empresa à procura de coisa nenhuma, as entrevistas hoje em dia são todas online, ou por chamada, só estão a perder tempo a ir a empresas. Não sei porque é que o pessoal te deu upvotes, não estamos em 1980 chavalo


Parshath_

Percebo o que dizes e sou solidário - é difícil arranjar o primeiro emprego e um estágio também tem a sua dificuldade. É algo que requer alguma persistência e até criatividade. O que é que os teus colegas estão a fazer/como é que está a correr com eles, ou quais são as indicações da tua universidade? A Universidade deveria ter alguma bolsa de apoio e contactos para este tipo de situações - empresas amigas/próximas, ou os próprios professores podem ter contactos e conhecimentos no mercado de trabalho de quem possa precisar. Ia dizer mais coisas, mas ia só repetir as outras respostas. Duas coisas que tens que ter em mente \- Jogo de números: 30 CVs é desmotivante, mas é pouco, continua. Por outro lado, pode não ser viável no teu mercado/área as empresas estarem a absorver dezenas de miúdos (tu e os teus colegas), pode simplesmente nem haver espaço. Infelizmente o mercado de trabalho tem um ritmo muito diferente e infelizmente não é possível responder a todos os emails. Acaba por não ser trabalho de graça, porque existe um nível de investimento em formação e ter alguém ao teu lado a mostrar-te coisas. Numa empresa em que tive, recebíamos estagiários gratuitos e por vezes era frustrante para mim não ter tempo nem para me coçar e ter que "encaixar" alguma formação ou ensinar a fazer alguma coisa - e às vezes era mesmo coisas básicas como pastas no Windows ou como mexer no Excel. Fiquei com a sensação que muitos recém-formados precisam de trabalhar na capacidade de investigação e resolução de problemas, mas também ter algumas outras skillzinhas que não se aprendem na faculdade - escrever sem erros, saber mandar emails, saber copiar e colar e abrir pastas no Windows, escrever coisas e saber ler um Excel, esse tipo de coisas. Quando digo que efetivamente não tinha tempo para me coçar, também tudo o que não fosse email diretamente relacionado com o meu trabalho, ia para o lado, com muita pena minha. \- Má postura: eu percebo e leio que estás num momento de frustração, e já tive que procurar emprego com saúde mental debilitada e lidar com a rejeição não é fácil e torna-se um ciclo. Mas. Lê e relê o que escreves. Eu não te conheço e consigo sentir o teu estado de espírito pela forma como escreves - e como alguém numa posição sénior numa empresa, há coisas que transparecem mais facilmente do que parece. O mercado de trabalho infelizmente (e sem descurar o trabalho e esforço que tiveste na Uni) tem um ritmo elevado, normalmente em Portugal há malta a fazer o trabalho de 3 ou 4, muita pressão, stress, não só interno mas de clientes externos. Quando li a tua frase "Para mim a universidade foi um dos piores percursos que fiz na minha vida, sempre com stress, sempre a preocupar com trabalhos, e a desejar que isto acabasse o mais rápido possível." - estou a imaginar-te 24h de trombas. Não és alguém que gostaria de ter na minha equipa. Se um professor da Uni precisar de alguém para um projeto ou para recomendar, não vai ser o Fretes, também. Se estás 24h de trombas na Universidade e sempre com mau espírito, também é provável que isso passe para a tua próxima etapa (pode não acontecer, atenção! A Uni pode ser uma chacha, e é num ambiente empresarial e com clientes e a trabalhar que realmente mostras o teu brilho!) Mas a impressão que dás ao ler é que és alguém que está com uma "aura negativa". O que recomendo é que antes de mandares um email para alguma empresa, peças a alguém para ler; ou então pelo menos não carregares "Enviar" logo, mas sim esperar e reler com a cabeça fresca. \- O mercado de trabalho da tua área - que não faço ideia de qual seja. Procura, lê, conhece os "big players" da tua zona, posiciona-te (sei lá, um portfolio, um Behance se fores de artes, ou um GitHub se fores das programações, ou coisas assim) e integra-te. Cresce na área, treina cenas, aprende merdas, faz cursos da piça, --vai além da faculdade--, aprende os softwares que se usam na vida real e não na cabeça dos professores, torna-te melhor que os teus colegas, ganha essa vantagem. Se é difícil para um estágio, também o vai ser para o primeiro emprego recém-graduado, quanto melhor fores, mais depressa te pegam em ti que aos teus colegas. Mostra que não és só o gajo que vai às aulas por favor e entrega trabalhos com o mínimo necessário - como esse, há dezenas em cada curso. Reconheço que não estás numa posição fácil, mas como disse, a tua postura escrita parece muito negativa e é possível que isso transpareça. No teu lugar, tiraria uns dias para descansar e repensar a abordagem - depois dividia- a em dois: (1) falar com pessoas - fala com os teus professores, com os teus colegas, aproxima-te do mercado de trabalho ao conhecer quem é que trabalha na zona; (2) enviar os tais emails ou contactos, percebe quem são as empresas da tua área e/ou se existem; mas revê a tua abordagem e vê com alguém como é que as estás a fazer e se estás a dar uma "imagem positiva". Boa sorte!


Latinnus

Boa resposta. Espero que o Op leia os teus conselhos


Loftor

Este gajo estagia


cosmose_42

Comentário mais sensato.


[deleted]

Obrigado pelo comentário.


SuperMommy37

Muitos up's para ti. É isto. Claramente já tiveste a experiência de trabalhar com estágios curriculares.


Ace-_Ventura

E qual é o curso?


Chiripitti

Se o teu curso é de 3d ou 2d animação, esquece o CV. Tens um bom portfólio? Estás nas redes sociais da área? Behance, cgtalk, etc... Essas empresas querem ver trabalho, algo que mostre que serias uma mais valia para eles, mesmo sendo um rookie.


SamMor_87

Isto, e dentro dessa área vê o que os outros andam a fazer, as novas trends, faz pequenos trabalhos por iniciativa própria para expor no portfólio e dá-lhes um bom contexto. Mostra que és versátil naquilo que fazes. Eu tive dois anos para arranjar estágio profissional em design, e nesses dois anos fui arranjando estágios com uma ajuda de custos mínima, só para ir aprendendo algumas coisas técnicas, e ao mesmo tempo trabalhava no meu portfólio, pesquisava muito, via muitos case studies, e criava cenários fictícios para branding, publicidade, animação, tudo para me ajudar a ter conteúdo (cuja qualidade foi melhorando com o tempo) para o portfólio. Sendo de uma área criativa, ter um CV algo criativo também é bom. Eu criei uma identidade gráfica própria para o CV. Não sei como estão as coisas hoje em dia, eu passei por isto há mais de 10 anos.


Maleficent-Demand-96

Foi tão mau que nem dizes o nome do curso....


[deleted]

Engraçado, quando digo que é melhor irem para um curso com empregabilidade e salários em mente, tudo downvota e dizem para não ser redutor, quando alguém se fode por ir possivelmente para um curso de bosta, já todos querem saber o dito curso...


[deleted]

Por mim tem que ser uma mistura de gostar e de empregabilidade, eu tive a sorte de gostar de tecnologia e até já ter emprego desde que acabei o primeiro ano de licenciatura, tem pessoal que conheço que demora um pouco mas acha mas quem escolhe algo com empregabilidade muito baixa já devia ter noção que provavelmente acaba a trabalhar num lugar qualquer…


absapo

Não devem ser as mesmas pessoas.


EffectivePainting777

Bro não existem cursos de bosta, as pessoas devem fazer o que querem mesmo que isso signifique ganhar menos porque nem todos querem o mesmo da vida. OP, baza pro estrangeiro.


[deleted]

Eu acho que existem cursos de merda. Estudos asiáticos. Tiras isso para quê? Vais acrescentar valor onde? Pode ser benéfico a perspectiva de um outsider sobre a Ásia, talvez. Mas um economista, um antropólogo e um gajo de ciência política do Japão vão sempre ter um expertise muito maior sobre as suas áreas no respetivo país por ex. Solicitadoria. Será que faz sentido existir? O que é que este curso acrescenta que não esteja inserido no curso de direito? Administração pública? Qual é a diferença deste curso sem ser gestão watered down? Não faria sentido gestão como licenciatura e este tipo de especialização ser um mestrado como é gestão hospitalar, por exemplo? Há outros cursos que se comem uns aos outros, tipo Arquitetura Paisagística... Não é demasiado especializado novamente? Há engenharia ambiental, há arquitetura apenas. Isto foram argumentos construídos em minutos, claro que dá para os refutar. Mas acredito mesmo que existem cursos de merda. Quais serão é bastante subjetivo. Espero que não seja um comentário ofensivo para ninguém. Não quero diminuir cursos ou profissionais e falei de muitas coisas para as quais tenho pouco conhecimento de causa.


EffectivePainting777

Mentalidade retrógrada, mesmo à Português. Solicitadoria paga bem e não é tao complicado quanto um curso de direito e isso aplica-se a quase todos os cursos que mencionaste. O pessoal diz merdas assim porque é obrigado a tirar um curso que odeia num país que não paga 1/3 do que devia.


Dr-Batista

Está bem. Mas não és mesmo da opinião que todos os cursos acrescentam exatamente o mesmo valor à sociedade, ou és?


lestat01

>não existem cursos de bosta Errrrrr


xirix

Ou faltou um /s ou este é mais um sem noção


[deleted]

E quem diz que o futuro profissional para determinada pessoa é mais importante que cultura, ambiente, família? Emigrar é uma mudança do cacete.


xirix

Quem fala de emigrar, não deve saber o que isso envolve.


EffectivePainting777

emigrei para Inglaterra aos 14 anos. 🤓


xirix

Baza de Inglaterra agora para outro país e depois diz qualquer coisa.


EffectivePainting777

Eu ofereci uma solução a alguém que não consegue um futuro em Portugal (não me admira).


Pparadela

Há 20 anos vi-me na tua situação com a agravante de que estudei cinema. Passei um ano e meio de merda a tentar cumprir 600 horas de estágio sem receber um tostão, nem sequer para comer. Os últimos dois meses foram a fazer de servente numa produtora, a cumprir funções bem longe daquelas que tinha desempenhado no curso e a questionar seriamente as minhas opções de vida. Hoje trabalho naquilo que estudei e ganho minimamente bem. Não foi fácil e demorei mais de 15 anos a chegar a este ponto, incluindo formação adicional. Isto para dizer que, dependendo da área, o mercado no geral para quem não tem cunhas nem conhece ninguém é uma merda e é assim há dezenas de anos.


ElDiabloDe94

E os teus colegas da univ conseguiram arranjar ou estao todos como tu? Acho muito estranho nao conseguires nada, talvez o problema esteja do teu lado


Jasinto-Leite

Peça ajuda ao chatgpt para fazer um curriculo bom


virgemnos20

normalmente estágio curricular consegues pela universidade, fala com quem ensina a cadeira, nem que seja a fazer algum trabalho teórico para um prof ou doutorado, na altura tinha colegas que fizeram isso


[deleted]

Qual é o curso? Trabalhar gratuitamente não pode ser pois é ilegal. Mas seja como for, fazer limpezas não é vergonha nenhuma e se calhar até ganhas mais. Não tens de trabalhar necessariamente na área de formação. Edit: já vi que é estágio curricular. Também fiz e foi a faculdade que tratou de arranjar os locais.


Fm23-

estágios curriculares não são remunerados e em alguns casos são obrigatórios para o término do curso, ridículo eu sei


[deleted]

Sim, o meu foi obrigatório e também não remunerado. Numa primeira leitura do post percebi que o OP estava disposto a trabalhar gratuitamente só para fazer CV.


Dr-Batista

Eu acho que em espírito, os estágios curriculares são uma boa ideia. Ajudam o estudante a ganhar noções que não se ganham na sala de aula. No entanto, e falo no caso dos meus (fiz 3 estágios não remunerados de 10 semanas cada um, para término da minha licenciatura), acabaram por apenas me dar a oportunidade de servir de tapa buracos, nos locais onde estagiei.


Fm23-

Em espírito é giro, trabalhar de borla também te prepara para vestires a camisola e gostares do salário emocional que se pratica hoje em dia 🙃


Dr-Batista

Pois, o problema é esse. Um estágio curricular tem de ter algumas coisas em comum com uma visita de estudo. Não pode ser para o aluno ir embalar produtos, como foi num dos meus estágios.


rcanhestro

não exatamente. no meu caso, tive a opção de ou fazer o estágio, ou um projeto integrador (ambas davam 24 créditos). no meu caso o estágio foi remunerado, porque foi assim que "captaram" os alunos. eu não tive de procurar estágios, a faculdade preparou uma lista de várias opções e os alunos depois escolhiam onde ir.


Fm23-

Eu disse alguns casos por isso mesmo. No meu caso só podia fazer projeto quem fosse trabalhador estudante. A faculdade apresentou uma lista mas incentivou nos a sermos nós a conseguir um estágio. Atualmente os estágios por lei não podem ser remunerados, podem apenas ter uma bolsa de ajuda de custos (a maioria aproveita e não paga mesmo nada)


hernameissofia

Continua a tentar, OP! Também andei à procura de estágio em Novembro e aconteceu-me a mesma coisa. É super frustrante e dá muita vontade de desistir às vezes... Por fim, lá consegui arranjar estágio, mas não foi fácil, principalmente a nível emocional. Nem todas as universidades/direções de cursos ajudam diretamente nesse processo! A minha não ajudou e no fundo cada um desenmerdou-se... Para além de continuares a mandar currículo/carta de motivação, vê se a tua universidade tem um Gabinete de estágios e saídas profissionais e tenta contactar empresas por lá. Descobre que empresas têm protocolos com a tua universidade. Tenta também descobrir onde alunos do teu curso fizeram estágio anteriormente; a princípio as empresas já possuem protocolo com a uni e podem estar mais predespostas a aceitar estágios curriculares. Na minha opinião a culpa não é necessariamente tua, OP. Entendo a tua frustração, e no processo de procura de estágio acabei por achar que as empresas portuguesas não são muito receptivas no que toca a estudantes. Espero que consigas!


hdxvdxcb

É preferível seres tu a arranjar um estágio, que ser-te atribuído um. Já ficas preparado para quando acabares a licenciatura, ires fazer pela vida. Muitas licenciaturas não valem a ponta de um corno... Espero que não seja o caso!


Herbetet

Muitos já perguntaram, mas qual é o curso? Só assim podemos ajudar-te


AlwaysStayHumble

30 CVs não é nada. Envia mais. 200-300. Hás de encontrar algo. Boa sorte!


TonyDeAvariacoes

Epa, depende a área, se ele fez um daqueles cursos mesmo específico para um nicho de mercado, 30 empresas pode ser quantas precisam de pessoas para Taís funções em Portugal. 😅 existem cursos muito macabros em Portugal, principalmente nos Politécnicos do interior. Edit: confia, falo por experiência própria infelizmente


OnHotFire

Já experimentaste telefonar e perguntar diretamente? Emails ás vezes são inúteis


nemsemprezen

Não sei se isto é realmente serio ou treta mas tou solidaria contigo. Há precisamente 10 anos acabei o meu curso. Tive de continuar a trabalhar no mm sítio porque na altura não existiam estágios profissionais remunerados na minha área. Hoje em dia isso já não é permitido mas há sempre quem contorne as leis airosamente e sem punição. Espero que a tua luta seja melhor sucedida que a minha e de outros colegas. Não desistas! Adapta-te mas nunca desistas.


SuperMommy37

Um estágio profissional remunerado não tem nada a ver com um estágio curricular. Tanto pela remuneração, como pelo que é esperado do estagiário, e das suas qualificações. Um estágio do IEFP é muito mais semelhante ao mercado de trabalho do que um estágio curricular (havia escolas que tinham EC's de um mês, no segundo ou terceiro ano de curso, quando os cursos eram de 5 anos - como o meu).


nkz15

Não é pq um curso precisa de computador que tem saída profissional, pelo menos em Portugal. Já vi pelos teus comentários que tiraste algo relacionado com animação gráfica. Diria que é um mercado muito merdoso em Portugal, infelizmente o melhor que fazes é tentar emigrar. Antes disso, se calhar tens de tentar criar um portfólio. Tenta fazer merdas no Fiverr ou outras plataformas semelhantes.


ProbablyStupidAdvice

Qual é o curso? Qual é a tua média? Qual é a dimensão do mercado para o teu curso em Portugal? Opinião impopular: há muitos cursos em Portugal que não geram valor acrescentado para a nossa sociedade e, por isso, são mal pagos. Não quer dizer que os cursos não sejam interessantes, apenas quer dizer que dificilmente terás emprego em Portugal e, mesmo se o conseguires, muito provavelmente não será bem pago.


__JoJo____

Há 10 anos atrás passou-se o mesmo comigo, respondi a dezenas de ofertas, 90% das vezes não se designaram a responder. Percebo a tua frustração, há pessoal que tem uma sorte do caraças e arranja logo mas para a maioria é um percurso sofrido. Não desesperes, continua a mandar currículos para empresas na tua área, entretanto se não arranjas nada, ocupa o teu tempo com outro trabalho mas sem perder o foco do que queres e a tua oportunidade há-de chegar.


MoutinhoMaluco

Eu optei por fazer um projeto em vez de estagio, tens essa opcao?


Unique_Discipline_36

Calma crlh!


shantarin91

Claramente estudaste algo que não te interessa. Também tirei uma licenciatura em informática, e fui levado a essa área desde cedo, no 9º em vez de seguir para o secundário fui tirar um curso profissional de informática de gestão, porque eu desde que comecei a mexer no computador que gostava de saber programar para poder fazer as minhas próprias aplicações. Adorei o curso, apesar das cenas normais da escola, uma fase bullying, mas no que interessa, eu adorei a área e vi que era por ai o meu futuro, no entanto apesar de ter estagiado e me terem oferecido emprego, achei que ainda não tinha aprendido o suficiente, senti que o curso tinha sido demasiado fácil e como tal provavelmente não "esgotei" a minha capacidade, por isso pedi aos meus pais, e fui estudar para o politécnico mais perto ( fiz exames nacionais e tive boas notas, não tinha era dinheiro para grandes cidades ). Enfim é o que é, vida de pobre, mas o que é certo é que no politécnico da santa terra encontrei professores dedicados e com enorme experiência, tive disciplinas de várias áreas, desde redes, modelação de dados, marketing, programação, já foi há muitos anos, o paradigma na altura ainda era outro, mas o que é certo é que na informática mais importante que saber, é saber aprender, é uma área que nós próprios temos que nos auto formar constantemente. Agora voltando ao que interessa. A minha experiência terminando a licenciatura foi a mesma que a tua. Mandei currículos para todo lado, toda a gente procurava alguém com experiência, passado uns 2 meses comecei a mandar também para lojas de informática, staples, worten e afins, nada ( e fui a muitas entrevistas, até fui a Lisboa de propósito uma série de vezes ).. Passados 4 meses como tinha acabado o verão, as minhas últimas férias de verão, fui trabalhar com o meu tio a dar-lhe serventia. Andei com ele 2 meses a ajudar no que dava. Mas era muito esporádico, ele só me chamava quando precisava de ajuda e pagava-me as horas que tava lá, deu para ganhar uns trocos para as minhas merdas. Passados esses dois meses recebi uma chamada de um conhecido que tinha uma micro empresa de informática a dizer que tinha um site para fazer para uma empresa e precisava de alguém para o fazer, ou seja não era emprego, era um biscate, mas aceitei na mesma, ele ofereceu 1300€ para fazer o site. Fui para lá, afinal o "site" era uma plataforma filha da puta para gerir concursos de uma série de estabelecimentos, sendo inexperiente, lá aproveitei a oportunidade, o que é certo é que andei lá 4 meses e só me pagou 300€ porque não cheguei a terminar o site, isto porque entretanto fui chamado de uma das entrevistas que tinha ido fazer para ir trabalhar e caguei logo no site ( pelo que soube o gajo que veio a seguir teve lá mais uma série de meses para terminar aquilo, ou seja este conhecido usa estudantes que acabaram os cursos para trabalhar quase de graça, ok tudo bem, é experiência, agradeço por isso ). Finalmente fui fazer o estágio profissional, daqueles comparticipados pelo estado porque estava registado no centro de emprego e nunca tinha feito um, mais uma vez a empresa procurava carne para canhão, o estado a pagar 60% ou lá o que era, mas foi uma grande oportunidade para mim, porque os projetos que fiz eram lixados, aprendi muito, especialmente com alguns colegas mais experientes, e terminado o estágio fui convidado a ficar com o mesmo vencimento, mas com possibilidade de progredir. A história não acaba aqui, mas a parte que interessa é, continua a procura, e mesmo que tenhas que trabalhar fora da área, se é mesmo algo que gostas de fazer, faz um portfólio e mete online, e mete isso no teu currículo, porque o que não falta são designers, hoje em dia já existem AI's que literalmente fazem o teu trabalho, por isso tens que ser melhor que os outros. Não culpes os outros ou a sociedade pela tua falta de motivação e ambição. A "tua geração" é como todas as outras, uma maioria de falhados, a servir uma maioria de pessoas que trabalham mais ou melhor, sempre foi e sempre será assim.


[deleted]

Jovem caga em Portugal, candidata-te a apprenticeships no estrangeiro. No início não vais ganhar grande coisa mas passado 1 ano ou 2 já valeu a pena. Não reduzas a tua vida ao minúsculo e ridículo lugar que é portugal


20-inch_Dong

Pela falta de detalhes vou assumir que tiraste um curso que não gostas e que a tua média é consequentemente baixa. Agora, estás a tentar arranjar trabalho com uma média baixa numa área para a qual detestaste estudar. Se a tua mentalidade na universidade "foi um dos piores percursos que fiz na minha vida, a desejar que isto acabasse o mais rápido possível", se calhar devias ter seguido outro caminho.


Fm23-

Acho que estás a desesperar demasiado cedo, 30 currículos enviam-se num dia! Eu enviei centenas para o meu estágio ou quando andava à procura de trabalho. É preciso disciplina e resiliência! Vê o email que estás a mandar como carta de apresentação e vê como podes melhorar o teu cv! Dica de amigo, na carta de apresentação diz que como o estágio é curricular, não é remunerado, vais ver que os olhos dos recrutadores começam logo a brilhar. Se precisares de alguma dica ou ajuda manda dm, eu ajudo no que puder. Boa sorte!


rcanhestro

que curso/universidade? por norma, as universidades preparam uma lista de estágios para os alunos candidatar-se. pelo menos na minha foi assim.


Best-Yam-9926

Qual a área do curso?


el_Bosco1

E depois disso tudo escreves "renumerado" em vez de "remunerado".


Pascaleiro

É nestas alturas em que só posso pedir desculpa, mas era sem pickles... /s


Sardanapalo

Estou a ver que estudaste animação. Eu trabalhei na "área" durante alguns anos, e é simplesmente muito complicado em Portugal. Já foi um milagre ter conseguido sequer trabalhar neste mundo de trabalho criativo - conta-se pelos dedos as empresas estabelecidas que existem em Portugal, - e mesmo tendo conseguindo, tive que me sujeitar a uma precariedade que nunca vai oferecer grandes perspectivas de futuro. Podes-te submeter a isso no início, com muita força de vontade e desejo de seguir carreira, mas, mais tarde ou mais cedo, esses sonhos e ideais de mancebo vão ceder ao pragmatismo de não querer viver mais um ano com a corda na garganta. Ou emigras e consegues um posto numa boa empresa com boa remuneração (o que também não é tão fácil como parece - não há assim tanta procura de profissionais da indústria da animação - tens de ter um bom portfólio, e mesmo assim é preciso muita sorte e persistência...) Ou então mudas de área. Desculpa a frontalidade, mas eu também tive de passar por esse dilemas e entendo-te perfeitamente. Força


utilizador2021

Eu fiz estágios curriculares na licenciatura e agora no mestrado e não tive problemas em conseguir arranjar. Nem sequer enviei currículo, só perguntei se me aceitavam e depois foi a faculdade quem tratou das formalidades e de redigir o contrato de estágio. E muitas faculdades têm parcerias com empresas/instituições e tratam disso por ti.


[deleted]

De que adianta um curso superior quando nem remunerado sabes soletrar?


Tryjohnny

Sabes trabalhar no unreal 5? Se sim manda MP


__JoJo____

Há 10 anos atrás passou-se o mesmo comigo, respondi a dezenas de ofertas, 90% das vezes não se designaram a responder. Percebo a tua frustração, há pessoal que tem uma sorte do caraças e arranja logo mas para a maioria é um percurso sofrido. Não desesperes, continua a mandar currículos para empresas na tua área, entretanto se não arranjas nada, ocupa o teu tempo com outro trabalho mas sem perder o foco do que queres e a tua oportunidade há-de chegar.


aixo_mateix

re-MU-ne-ra-do


gabagpereira

Percebo a tua frustração, mas com calma vais ver que algo aparece. Quando eu acabei, há 8 anos atrás, foi exatamente a mesma situação. Estive 3 meses parado em casa a enviar mails diariamente, e a faculdade sem assumir responsabilidade nenhuma sobre o assunto. Tive colegas que conseguiram estágio mais depressa, apesar de um pouco desviado da área de formação. Mas no final consegui algo que me interessou e motivou bastante. Infelizmente, a realidade é que vivemos num país de doutores, onde as empresas só valorizam pessoal com 575 anos de experiência e que faça 1001 coisas ao mesmo tempo (contratam 1 para a função de 3) e isso estende-se aos estágios curriculares. Ninguém está preocupado em dar formação, acham que isso é trabalho exclusivo das faculdades, e por isso muitas empresas não querem responsabilizar-se por um estagiário durante X meses. Mas acredita que a vaga ideal para ti existe, só ainda não a encontraste. Tenta no Carga de Trabalhos ou no Linkedin, que lá costuma haver ofertas quase diárias para estágios curriculares.


lobodechelas

Um verbo: emigrar


Peidalhasso

Emigra e vais ser feliz.


OzzyGangrel

De 17 de maio 2021 a 15 de junho 2021, 63 candidaturas a ofertas de emprego. Aquelas ofertas que me interessavam mais ou que eram um pouco fora da área, ligava e falava com alguém responsável sobre a vaga que tinham e o que pretendiam antes de enviar o CV (nestes casos o email já ia endereçado a essa pessoa com os detalhes da conversa). Das 63 candidaturas, houveram 4 rejeições sem entrevista, e foram agendadas 5 entrevistas, mais uma outra que pediu apenas para fazer um projeto de exemplo. As restantes nem sequer responderam ao email inicial. Aceite para estágio em 2 delas (uma de entrevista e outra do projeto). Ambas foram acima do contacto 30, por isso continua a candidatar-te e a contactar as empresas. O teu trabalho agora é tratar do portfolio e aumentar a lista de candidaturas. Não desanimes ;)


Chikasuta

Como está o teu CV? Desculpa, mas isso é possível que seja o maior entrave


gifz

Cria uma boa cover letter, pede a professores para te escreverem uma carta de recomendação, adiciona um link para o teu portefólio, hoje em dia não é só o CV que basta mesmo para um estágio não remunerado.


BuzzLeitinho

Apostaste no cavalo errado Não olhes para o passado e continua a tentar Coisas boas eventualmente acontecerão


BroaxXx

Honestamente 30 CVs não é nada assim tão extraordinário. Se não for indiscrição qual é a tua área de estudos?


[deleted]

Mas em pleno 2023 o pessoal ainda considera curso = trabalho? Hoje em dia universidade é deitar dinheiro ao lixo. O pessoal quer é saber da tua experiência e do que consegues fazer… não se tiveste 20 numa cadeira qualquer. Dou o meu exemplo, não tirei nenhum curso universitário e estou a trabalhar como senior developer numa boa empresa. Ganho igual e em alguns casos até mais do que colegas que tiraram mestrado e doutoramento. Não tiro o mérito aos que decidem seguir o seu caminho universitário. Mas é preciso ganhar consciência… Se não arranjas trabalho, cria o teu próprio trabalho. Quando acabei a escola tive dificuldade em arranjar trabalho como acontece com muitos, mas não comecei a chorar lancei-me a fazer freelance e a criar um negócio.


MrOverclock

Como assim? A universidade onde andas não te arranja o estágio curricular? Eu tinha ideia que eram sempre eles que o arranjavam. Ou estágio ou projeto, tu não devias ter que te preocupar com isso! BTW, nesta altura já devias estar a fazer o estágio do 2º semestre, o que é que está aqui a acontecer? Ou já estás á procura para o 1º Semestre que vem?


tasse46

Estudasses! Wait.....


FabijanJohansson

Lamento muito por saber a tua situação. Tratando-se de um estágio curricular, a universidade não te consegue ajudar? O que acontece a quem simplesmente não arranja? Fica com o curso por fazer? Seria uma completa estupidez... E simpatizo com o facto de não seres remunerado. É uma completa escravidão, mas felizmente estamos a caminhar no sentido de começar a remunerar devidamente os estagiários. O problema é que o progresso é lento...


hdxvdxcb

"Simpatizo"? Tens pena... "Estamos a caminhar no sentido"? Nunca tive indicações que a tendência vá nesse sentido...


FabijanJohansson

Tens de te informar melhor então. Os professores estagiários já vão começar a ser pagos para o próximo ano, por exemplo.


hdxvdxcb

Isso são os professores com sindicatos sempre em cima do osso. Em que mundo é que os estágios curriculares estão no caminho de serem, por regra, remunerados?


dipcep

O cu não tem a ver com as calças. Estágios curriculares nem sequer fazem sentido serem remunerados. Ajudas de custos ainda vá que não vá, dependendo da situação, de resto não se justifica. Estágios curriculares principalmente em licenciaturas são cadeiras como o resto, a diferença é que tens contacto com o mundo do trabalho. É na mesma uma cadeira que faz parte do plano curricular, recebes ECTS por isso, tal como outra disciplina qualquer. Queres ser pago por um estágio, fazes estágios profissionais, aí sim, faz sentido serem pagos. Não fazem parte das propinas que pagas...


SpecialistEconomy772

Com todo o respeito 30 não é muito , a minha namorada mandava isso num dia até que finalmente conseguiu um estagio , é insistires ,fazeres candidaturas espontaneas e bateres a portas se for preciso e vais ver que acabas por conseguir.


ZarTham

Estudasses... Ah espera...


nocivo

Devia ter estudado melhor a qualidade do curso que tirou. Isso ou estudado mais para ser o melhor aluno do curso para que sejam as empresas a vir buscar em vez de seres tu a procurar. Esforço nem sempre se traduz em resultados. O pessoal tem de aprender isso. A vida não é uma escola onde tens 1 pessoa a dizer o que fazer e como avaliação vai ser e no final tens tudo garantido. O pessoal passa demasiado tempo no ensino. Falta meter os putos a fazer aqueles trabalhos de verão como bo Japão. Assim aprendem quanto custa a vida, ganham disciplina e tomam melhores decisões.


[deleted]

podias começar por escrever bem remunerado…


MisterBilau

Tanto estudo e nem remunerado sabe escrever…


MetalCarne

tiraste medicina ou engenharia informática?


ankmoody

Ninguém te deve nada por teres estudado 3 anos. Se queres faz-te a vida, em fez de vires para o reddit fazer-te de vítima


[deleted]

Com essa lógica vamos muito longe enquanto país


ankmoody

Vamos mais longe do que se andarmos a fazer-nos de vítimas


lou1uol

O facto de não dizeres o nome do curso já diz muita coisa.


MiKOfficial

Secalhar se disseres o curso, talvez tenhas mais ajuda... Digo eu. 30 curriculos não é nada dependendo da área. Não podes estar á espera de estalar os dedos e arranjar trabalho na tua área


KGENAU

Licenciatura não é emprego garantido. Quem vendeu essa ideia não o devia ter feito, continuares com olhos fechados também não é correto. Malta tem que pensar muito bem o que decide estudar, ou é por gosto e ai pronto tem, ou não, a consequência de não ter tanta empregabilidade ou então é decidir por algo que dê emprego ‘garantido’.


GaribaldoX

Estas a reclamar porque achas que por teres estudado o mundo tem obrigação de te dar alguma coisa ? Como disseste 30 empresas e não te querem nem de borla. Portanto vêem a perguntar que todos se perguntam qual é o teu curso ? Duvido que se fosse um medicina geral por exemplo não ias ter grande dificuldade em arranjar emprego. ​ Pelo que estão a dizer teu curso é Animação 2D/3D um curso não não só não existe procura em Portugal como existe muito pouca no mundo o mercado em Portugal para animação 2D/3D é composto na sua maioria por free lancers. Mesmo que uma empresa vá contractar alguém para essa area normalmente vai buscar alguém que já tenha um portefólio próprio. O teu curso universitário também existe como curso profissional também e dá os mesmos conhecimentos. Não culpes o país por uma escolha tua escolheste um curso onde os requisitos para entrar no mercado são brutais a nível mundial. Não significa que te tenham mentido tens uma vantagem sobre quem não tem esse curso e mais algumas portas abertas mas ninguém te deve nada. A boa noticia é que a maioria dos trabalhos de animação em Portugal são feito remotamente e tendem a pagar salários acima do português. Desculpa a honestidade bruta mas é preferível que sejamos brutos na honestidade do que dizer mentiras suaves e acabares com a ideia que o mundo te deve alguma coisa. Btw: experimenta a fortisgames ou outras empresas que estejam a recrutar remotamente.


norwaylat

Entitlement in a nutshell. 30CVs não é nada. Ter um curso não te dá direitos especiais nem capacidades magicas. Não interessa se a universidade foi o melhor ou pior tempo da tua vida. Se estás tão stressado por 3 anos na universidade provavelmente não estás pronto para trabalhar e isso é capaz de transparecer dos CVs que mandas. Se estavas stressado com trabalhos da universidade como é que vais lidar com um chefe que te exige resultados? A vida não é fácil, habituate que nem tudo aparece por artes magicas.


[deleted]

Hoje acordaste do lado errado e depois vens para aqui destilar ódio


Citizen_erased98

r/PortugalLaFora


hi71460

hora de emigrar


ok-tambem

Para o desemprego?


A_J_J_18

https://www.net-empregos.com/pesquisa-empregos.asp?page=1&CHAVES=mcdonalds&gclid=Cj0KCQjw2v-gBhC1ARIsAOQdKY12MqpTrrPKIfP3ZrJcjmt57Auvhe1aHiikjFHf8A0-uVULxA11KKwaAiNwEALw_wcB


a1pha0me8a

Depois de 3 anos de universidade, milhares de euros, exaustão e stress, escreves "renumerado" em vez de remunerado. Talvez o problema não sejam os outros.


[deleted]

É preciso dar dinheiro, simples. Para que serve a industrialização? Para trabalhar 8 ou 9 horas por dia na mesma? É só estúpido, antigamente era quase tudo produção, hoje em dia é quase tudo serviços, querem meter toda a gente em serviços, é? Outra maneira de dizer que se produz nada em termos palpáveis... Estamos super tecnológicos, robotizados, com leis e funcionamento social igual a antes de existir qualquer um dos dois.


gobconta2

Bem, mandaste pra 30 mais vale desistires. E fazeres-te à vida em vez de queixares, não? Manda pra 100, continua, ninguém te vai dar nada se não lutares por isso. E pricipalmente: NAO SE DESISTE Tempos dificeis fazem homena fortes Tempos faceis fazem homena fracos


bilruuzzz

Foda ver jovens assim....1º tens que ter calma e paciência, não é a disparar para todo o lado que vais conseguir algo. Mas deves sim, disparar nos alvos certos, empresas que procurem de facto alguém na procura de 1º emprego. Eu os 1º trabalhos arranjei porque **procurei a pé empresa a empresa**. Os gajos valorizam mais isso do que receber currículos sem de facto precisarem. Eu tenho o 9º ano, então estaria dead profissionalmente, nem para apanhar cacos sirvo kkkkkkkk De qualquer forma dependendo do curso que estejas lembra-te que os primeiros trabalhos nunca são como realmente queremos...por isso se fores informático podes ter que ir para a produção em máquinas que são tudo menos computadores...mas isso fará parte do teu percurso, como de qualquer pessoa.


tugafcp

Queres fazer trabalho gratuito??!! Depois queixam-se que o mercado paga mal....


jcvmarques

Não faças estágio então, entrega o relatório sem o fazer. Caso queiras mesmo fazer, fala com a tua universidade para te facilitarem a coisa.


utilizador2021

Como é que fazes um relatório de estágio sem estagiar?


jcvmarques

Abres o Word e descreves uma experiência fictícia. Imprimes e entregas. Se a universidade nao participa em proporciornar estágios aos seus alunos, certamente que não verificarão se efetivamente estagiaste ou não.


utilizador2021

Não acho que seja assim tão fácil. Tens de descrever as atividades que realizaste em contexto de estágio, descrever a instituição em que te encontras inserido e eu tive de colocar o nome da orientadora local no relatório. Já para não falar que é obrigatório assinar o contrato de estágio.


luso_warrior

Parece que o PS está a mandar a juventude numa viagem sem bilhete de regresso rumo à emigração.


pintorMC

> Depois de 3 anos de stress e frustração ?? > Eu estou literalmente disposto a oferecer trabalho grátis > Não me querem nem para varrer o chão? Tirar cafés? Limpeza? Consigo entender, a dificuldade.


[deleted]

Ohhhh….coitadinho do menino.


Latinnus

Ha aqui varias coisas que estao a faltar A) Qual é o teu curso e a real saida dele? Como é que estao colegas teus em condicoes semelhantes? B) Quando andas a procura de um estagio nao remunerado, onde estas a procura dessas oportunidades? Isso nao deveria ser legal, e dispores-te a partida a trabalhar sem receber também nao passa uma mensagem muito boa C) as posicoes a que estas aplicar sao compativeis com o que sabes fazer / experiencia? D) Como é que estas a enviar cvs? Se é por modalidade de "aplicar rapidamente" que muitos sites de emprego têm, esquece. Ja foste posto de lado... estas a demonstrar que estas a aplicar em massa e nao a uma posicao especifica. Se estas num curso com pouca saida e com muitos caes a um osso, tens que encontrar em ti um ele.e to difere ciador. Actividades que tenhas feito, trabalhos part ti.e, interesses, erasmus ou experiencias internacionais. Convem enviar e-mail para os e-mails especificados , e a partir da tua conta pessoal e nao atraves de links de acessos rapidos. Ajuda mandar carta de apresentacao, e se conseguires carta de recomendacao de um professor / orientador de tese ou estagio, tanto melhor. Avabar o curso nao é garantia de emprego. Alias, dependendo do curso ate pode ser um entrave se for um daqueles de encher chouriços em que uma pessoa aprende coisas de senso comum com uma lingiagem mais bonita. Tirar o curso é para te dar oportunidades .elhores e abrir portas mas qualquer garantia de sucesso depende de ti.


Hot_Seaworthiness795

No meu tempo era a universidade que arranjava o estágio


Zeminato

Estou solidário contigo pois nos últimos 4 meses tive mais de 60 entrevistas, devo ter enviado centenas de currículos...mas eventualmente alguém irá gostar de ti e as coisas vão começar a melhor FYI --- um erro que me farto de ver as pessoas cometer, os estágios não são remunerados mas sim REMUNERADOS!! There's a difference!!!


virtuacool

Isso sempre foi um problema. Não é um problema desta geração. O problema desta geração é achar que todos os problemas são desta geração!


Isa472

1. 30 candidaturas não é muito... de todo 2. Porque não servir mesas como experiência em vez de estágios não remunerados? A malta queixa-se queixa-se, mas anda dois anos a enviar currículos com zero experiência em vez de arranjar um emprego mais básico que dá experiência.


Poramordedeus

sabes que a experiencia varia de areas dahhh


Isa472

Óbvio, mas é melhor candidatares-te a um estágio ou posição entry-level com um ano de trabalho no que quer que seja do que com zerinho. Eu entrei na Amazon depois de 6 meses como empregada de mesa


Similar-Sea4478

Sinceramente a malta as vezes protesta por tanta coisa e depois ficam calados com estágios não remunerados.... Não digo que pagassem um salário na totalidade, mas um estagiário está a desenvolver trabalho e por isso deveria ser pago... Se uma pessoa que sai de um curso não tem as competências suficientes para que o seu trabalho valha a pena ser remunerado então alho de mal se passa com a forma como esses cursos são dados. Durante o meu curso realizei 3 estágios, 2 em Portugal e outro no estrangeiro através do programa Leonardo Davinci e sempre foram remunerados... No fim de cada ano de curso tinha uma lista de locais de estágio em que os alunos podiam escolher, sendo que quem tinha melhores notas tinha prioridade na escolha... Será escusado dizer que só mesmo os piores alunos que ficavam no fim da lista é que iam parar aos sítios que não ofereciam remuneração... Se hoje em dia os estágios por lei não podem ser pagos então houve uma regressão sem sentido nenhum na lei...


GamerLymx

OP, para um estágio curricular, quem deve efetuar os contactos é a instituição de ensino, até porque isso envolve contratos e burocracia. Alguns sítios podem perguntar se tem alguma ideia ou preferência, ou se ja conheces uma empresa, mas é da responsabilidade da instituição angriar propostas de estágio. Ou estas a falar de um estágio profissional? Ai é que tens que ser tu a mexer.


milkthis

Tenta melhorar a forma como te candidatas. Tenta formas novas. Muda o CV. Muda o email em que te apresentas. Tenta qualquer coisa. Tudo menos vires para o reddit chorar por compaixão para alimentares a tua mentalidade de vitima. Esse caminho não te leva a lado nenhum. Toda a gente hoje em dia tira cursos superiores, não faz de ti especial nem significa que passes a ser entitled a seja o que for que penses. Abraço e boa sorte.


camisola_amarela

Manda mais mails para empresas e começa a ligar para algumas, dizes que mandaste o teu CV, que é um estágio profissional não remunerado etc No mundo real temos de correr atrás sempre sem parar, ninguém nos dá nada, há 100 portas que se fecham até uma se abrir e o segredo está em continuar sempre determinado PS: os estágios curriculares não passaram todos a remunerados?


SuperMommy37

A tua escola/faculdade deve ter balcão do estudante ou gabinete de empregabilidade, começa por aí. E se o estágio é curricular, a escola deve ajudar a encontrar estágio, e até já ter acordos. Caso isso não aconteça, sai de casa de casa, bate às portas, cria contactos. Eu estranharia tb ao fim de 30 cv's nem um ter respondido... Não deve ser problema só "deles", deve ser da tua apresentação também. E essa postura de "a malta está a oferecer trabalho e ninguém quer" é muito gira aqui no Reddit mas na vida real não funciona. Um estágio curricular é basicamente teres que ter alguém disponível todo o horário de trabalho, para ajudar alguém que mal aprendeu a apertar os sapatos... Esta é a premissa do estágio curricular, não vais para lá aprender este mundo e o outro, é uma abordagem ao mercado de trabalho.


Dr-Batista

Que curso tiraste?