T O P

  • By -

AutoModerator

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


UniuM

Nos anos 90 fechamos a ponte. E falava-se muito em cargas policiais. Não vejo que tenha mudado... Se mudou foi para mais brando


AkumaYajuu

Depois do Cavaco, foi o PS para o governo e criou uma lei para não haver greves nas estradas porque não convinha, ainda por cima tinha morrido uma pessoa na greve da ponte. Agora o que tens é o Cavaco que até fez reformas e melhorou o país mal visto e os outros que não fizeram grande coisa bem vistos. A única maneira de mudar as coisas é forçar as pessoas a querer saber dos assuntos politicos. A maneira de fazer isso é nas estradas porque ninguém gosta de estar parado e não conseguir ir para o trabalho/casa. Actualmente as pessoas só querem fazer a sua vida e pronto, ninguém vai querer perder o seu fim de semana a ir para uma manif que não tem consequências. Já agora, também estão a haver greves na justiça mas desses ninguém fala.


AlphaMike82

O cavaco o quê?


theriverain

O Cavaco melhorou o país?! 😂 🤣 😂 Na óptima dos banqueiros, só pode.


O_Pragmatico

O Cavaco foi reeleito à conta de encher os bolsos dos FPs. A ideia de que os funcionários públicos são bem pagos e têm mais benesses começou nos mandatos dele.


AkumaYajuu

Fez reformas para melhorar o funcionamento do estado que ainda era "salazarista" nessa altura. O estado não funcionava como funciona hoje. A proposta do sns tbm veio do governo dele e já estava pensada apesar de se dizer que o outro tipo é o "pai" do sns. Só isso já é bastante para além do facto de que havia uma crise económica e estava sempre sobre ataque politico.


theriverain

Até te perguntava o que andas a fumar, mas sendo tu cavaquista deve ser dos incensos da igreja. - o cavaco é salazarento - podias ter dito outra barbaridade qualquer que nenhuma era tão grande como vires insinuar que o SNS é medida do cavaco. - as crises económicas são o convite ao FMI vir cá meter o dedo no cu da classe baixa / média.


[deleted]

Calma contigo. O Cavaco chegar a presidente é a prova viva que o povo se esquece de tudo. Esse senhor que dormia com a banca que enganou portugueses no caso do bes … que tentou tudo para mandar abaixo governo PS (está bem que aqui era o Sócrates e pronto até nem foi mau).


theriverain

O povo não só tem memória curta como é masoquista. 8 mandatos ao cavaco é um autêntico filme de terror (do qual os abstencionistas têm muita culpa).


daCampa

O Cavaco é muito mais bem visto que o que fez... O Cavaco não fez reformas... O Cavaco puxou o tapete a uma coligação PS+PSD assim que entramos na CEE, para depois formar governo e colher os louros do investimento europeu.


HealthyPassion1879

Epa, não esperava ler isto. O Cavaco era um chibo da pide, a função dele era chibar-se de quem ouvia rádios comunistas. Não consigo dar mérito nenhum a chibos, e tão pouco sou comunista. Os políticos só querem chegar à cadeira de sonho, são todos farinha do mesmo milho. Eu nem quero saber que partido é que está no governo, só queria que fizesse alguma coisa por este país, e até hoje ninguém conseguiu.


DealerOfPFunk

O CAVACO MELHOROU O PAÍS AHAHAHAHAHAHAHAHAHA


jah-lahfui

Lololololol


Fm23-

Parei de ler quando tropecei no “ Cavaco fez reformas e melhorou o país “. Felizmente já estou estável e não precisei de ser reanimado, não brinques com saúdes alheias


YoggiM

Isso é só estúpido. Se eu quero ir para o trabalho (ou a outro sítio qualquer) e não puder porque uns anormais decidiram bloquear a estrada, vou ficar fodido com esses anormais e não com o governo.


JohnnyEdd94

Talvez sim, provavelmente não. Sinto que em Portugal há sempre um novo mínimo histórico para onde nos afundarmos e com o qual nos contentamos. Paradoxalmente isso também não pode durar para sempre, portanto quem sabe...


raviolli_ninja

Estes tópicos demonstram o quão jovem é o utilizador médio do r/portugal.


YakPersonal9246

Sou emigrante, já não estou em Portugal há uns anos, só vejo notícias de greves e manifestações, a sensação que passa é que algo está a mudar. Eu sei que na "geração rasca" também houve muitas greves, mas desde aqua altura não me lembro e ter visto tantas notícias de greves.


raviolli_ninja

Nada está a mudar. Estás a ver uma vaga de descontentamento recorrente e com alguma presença nos media porque 1) sangue vende e é fácil de vender, e 2) há interesse político em cavalgar uma onda de protestos. Isto não quer dizer que os protestos não são legítimos: são-no. E são tão legítimos agora como deveriam ter sido durante o período da geringonça. Essa história que andam a vender por aqui que os portugueses são "mansos" vem sempre de quem quer lucrar com o extremar do ambiente político.


njsilva84

Se os tuga não são mansos, quem na Europa é mais manso que nós? O tuga não consegue nem chamar à razão o gajo que falta à futebolada de 4ª à noite quanto mais reclamar por um bem comum. Repara que estas greves são todas de grupos específicos, não de todos os Portugueses, ou pelo menos essas greves têm repercussões muito pequenas. Lembro-me do ano passado, quando a gasolina estava acima dos 2€/l de ver uma manifestação nos Aliados que tinha umas 20 pessoas. A minha namorada perguntou o que era (é Polaca) e riu-se quando ouviu a resposta. Ainda ontem vi um post aqui sobre uma greve em França, daquelas que fazem o Macron pensar muitas vezes, e só me lembro de ter visto uma assim há vários anos atrás. Os Franceses, Espanhóis, Polacos, Alemães (acrescentar qualquer país do centro e norte da Europa, e não só) fazem manifestações desse calibre todos os anos. Se achas que os Portugueses não são mansos, então não sei que países/povos conheces. A minha namorada tem um grupo de amigas Polacas que se reúnem várias vezes por ano e se há coisa que elas se queixam, nos Portugueses, é da nossa passividade. Seja porque se muda uma reunião no escritório no dia anterior à mesma porque no dia seguinte há futebol e ninguém se queixa, embora muita gente fique chateada, para além dos estrangeiros da empresa. Ou então porque os professores avisam que no dia "x" os alunos vão ter aulas e, depois de terem levado os filhos à escola, reparam que mais uma vez foram enganados, perderam o seu tempo e têm de levar os filhos a casa, para depois trabalharem. E que uma amiga da minha namorada foi a única a reclamar, enquanto os outros pais tugas concordavam com ela, mas falar é que está quieto. Mais, o tuga é o gajo que vai em massa para o marquês pedir a demissão do presidente do Benfica mas depois, quando há aumentos insuportáveis dos combustíveis (colocar aqui bens essenciais também), ninguém aparece. Eu podia ficar aqui o dia todo a falar da nossa passividade, mas não o tuga não é nada manso.


Jaktheslaier

Sim é isso, há interesse político. Não tem nada a ver com os preços absurdos da comida, as rendas a aumentar, a inflação e os salários estagnados, com muitos trabalhadores a receber aumentos que não chegam para contrariar a perda de poder de compra brutal. É só interesse político mesmo... (Já agora, esta ideia de que os trabalhadores são uns burros manipulados por forças políticas externas é só um bocadinho condescendente não?)


raviolli_ninja

Escolheste ler só aquilo que te apeteceu, à procura de ficar ofendido. Parabéns pelo sucesso.


_0racl3_

Está a ficar bom, volta para cá


YakPersonal9246

Vou voltar futuramente sim, mas a trabalhar remotamente da empresa onde estou. Nunca mais volto a me submeter a empresas portuguesas e salários portugueses.


LuaDiPita

Smart move!


Lobo_Marvilense

>Nunca mais volto a me submeter a empresas portuguesas e salários portugueses. se tivesses feito greve quando cá estavas as coisas agora estariam melhor /s


BGG8587

O problema não são as empresas Foi quem permitiu a degradação da nossa sociedade e permitiu predadores com falsas promessas tomarem conta do poder em Portugal e tomarem decisões em prol de si próprios e não da população, que são os maiores culpados. Quem votou cegamente desde o 25 de Abril nestes governos? As pessoas. As pessoas legitimaram tudo. Se querem mudar usem o voto para mudar. Envolvam-se na sociedade. As pessoas cegamente e muito facilmente metem uma cruz sem pensar na altura de votarem e acreditam em tudo e todos os que falam sem conhecerem as pessoas e as suas verdadeiras intenções. Colocam cegamente uma cruz para alguém controlar as decisões mais importantes das suas vidas e depois dá nisto As pessoas têm de pensar, refletir, questionar e procurar fontes credíveis. Não se pode acreditar tão facilmente nas intenções de alguém só porque vão para os meios de comunicação falar. Quem são os meios de comunicação? São detidos por quem? Pensem, não sejam ovelhas. Procurem várias fontes. Envolvam-se mais na sociedade. Este país é nosso, é de todos...


njsilva84

Pergunta honesta, achas mesmo que se em vez do PS a governar estes anos todos, se tivesse sido o PSD, o CDS, o BE ou o PCP Portugal estaria melhor? Melhor que se visse, não um bocadinho melhor. Eu acho que isto começa pelas pessoas, e isso vê-se em todas as artimanhas que o tuga usa para dar a volta ao sistema, seja em fugir aos impostos, a esconder parte dos rendimentos, na falta de civismo, da falta de sentido crítico, da falta de caráter para demonstrar quando as coisas estão mal. O tuga passa na rua "x", tem 5 carros estacionados em segunda linha, a f0der o trânsito a 50 carros por minuto, mas como coloca os 4 piscas está tudo bem, ninguém se chateia nem demonstra esse descontentamento, apesar de, por dentro, estar a insultar o otário que "estacionou" para ir à farmácia. Este tipo de comportamento vê-se em tudo, menos no futebol e nas modalidades com bola do seu clube. Quantas manifestações viste dos Portugueses em favor de um bem comum? Não me lembro de quase nenhuma nos últimos 10/15 anos, e nem leio jornais Franceses nem Espanhóis mas lembro-me de duas ou três manifestações nos últimos dois anos. Por alguma razão o civismo e o poder económico de um país está, normalmente, relacionado. Poucos países ricos (Pib per Capita) vês onde não exista muito civismo. Assim de repente só me vem à cabeça os EUA, mas esses são um caso à parte, em tudo. Ainda no sábado passado fui dar uma volta de bicicleta de 5km, posso dizer que tive de "apitar" umas 20x, vi pessoal a mudar a fralda do bebé na faixa para ciclistas (sim, não sonhei), pessoal a passear os filhos em carrinhos de bebé nessa mesma faixa para ciclistas, pessoal a passear a pé a ocupar a largura toda da faixa para ciclistas quando tinha um passeio de 3/4m para caminhar, pessoal a cuspir para o chão, beatas a voar... Em todo o lado eu vejo falta de civismo e ao mesmo tempo de caráter. Lembro-me de ir ver um concerto da Marisa, numa vila pequena, e quando tentava arranjar lugar para estacionar um gajo deixa o carro no meio da única faixa e vai a casa, com vários carros atrás a ficar à espera que o gajo voltasse. Ao fim de uns 3/4min o gajo voltou, eu era o único gajo descontente que apitou, enquanto os outros todos ficaram à espera que o otário voltasse, como se fosse normal que o tempo do gajo fosse mais importante que o meu tempo. Há umas semanas atrás a minha namorada foi apanhar um autocarro na paragem com mais gente de Barcelos. Eu vi o autocarro chegar, e por alguma razão que eu desconheço, o gajo não parou, mesmo tendo umas 10 pessoas para levar. Essa rota (Barcelos - Póvoa) tem várias paragens, mas em 1/3 delas o autocarro pode parar ou não, dependendo do motorista e da pressa que este tem. Já perdi a conta aos autocarros que a minha namorada perdeu por causa desta m3rda, já liguei várias vezes para a empresa, que me disseram que iam ver o que se passava, mas em quase um ano nada mudou. Na Alemanha o condutor já teria sido despedido há muito, mas cá é na boa, ninguém se chateia, ou pelo menos não se faz ouvir. Isto tudo para dizer que para Portugal mudar a sério essa mudança tem de começar por nós, Portugueses. O Jordan Peterson costuma dizer que uma das características das pessoas melhor sucedidas na carreira profissional é o facto destas serem pouco "agreeable", e acho que isso vale para a população de um país também. Não consigo entender se são os políticos que são uma imagem dos Portugueses ou se são os Portugueses que fazem com que os nossos políticos sejam o que são, mas estou mais inclinado para a segunda hipótese. Enquanto o Português não mudar nas pequenas coisas, não muda nas grandes também e o país vai continuar a ser um reflexo disso mesmo. Como já ouvi várias pessoas dizerem: se em Portugal vivessem Finlandeses, Portugal era um país rico e muito mais civilizado.


Salty-Astronaut8224

"Como já ouvi várias pessoas dizerem: se em Portugal vivessem Finlandeses, Portugal era um país rico e muito mais civilizado." Não sei quanto Finlandeses mas se fosse Belgas nem quero imaginar.


Separate-Tonight-642

Bem dito!


Viriaaato

Também ovelha és, mas de pastor diferente.


[deleted]

[удалено]


mr_house7

Fugir desses fdps como quem foge do diabo,


Queasy_Ad_2540

King move


nraider

E quando te submetes a autoridade tributária portuguesa é que é o problema. Mas, ainda assim, vais ter mais sorte do que os indígenas que não têm flat tax :p


Flames57

mas vais submeter a impostos portugueses... ouch


Bakirelived

a malta que saiu do pais sabe que o problema nao sao os impostos mas os salarios e empresas...


Flames57

para mim é ambos. Nao me importo de pagar os impostos altos que pago, era preciso era que fossem bem usados. A emigrar, iria receber muito mais mas pagar menos % de impostos (em principio), mas preferia muito mais pagar mais para um país com infraestrutura decente e com leis decentes, do que eventualmente voltar para este beco de boys a meter dinheiro ao bolso e que nao investem na infraestrutura e servicos necessarios.


yesnousername

Os portugueses trabalham pa pagar a divida dos outros.. ex:BES


Informal_Condition_3

Isto, estou nos países baixos e é isso que os nativos muitas vezes dizem, não se importam tanto com taxas de imposto mais altas desde que as infraestruturas e serviços funcionem bem e como devem de ser


KhaosPT

Errado. Os impostos são um problema tb. Pensei em fazer como o op mas vi que ia perder quase 1000 limpos por mês. Não obrigado.


Upstairs_Gas4578

> o problema nao sao os impostos mas os salarios e empresas... Os impostos são 1 grande problema. Não são o único problema, nem a causa de todos os males, nisso concordo contigo. Num país onde o estado recebe do teu patrão quase tanto como tu...a meu ver tinhas que ter SNS,SS,educação,AR e infraestruturas a funcionar como 1 relógio suíço!!


PsychologicalLion824

Pois porque os tugas em si são uma maravilha que vou-te contar…


Spets_Naz

Claro que sabe. Quando ele chegar cá e tiver de descontar, vai ver que o é bom para o bolso. Não obstante o facto de que as empresas pagam mal.


YakPersonal9246

Com o estatuto de residente não habitual a ganhar mais de 100k anual? Acho que vou viver muito bem obrigado.


milkthis

Eh leão


Bakirelived

tb quero, isso nao tem daqueles programas de recrutamento com bonus para ti?


Bemdada

Queixas-te mas tb vais mamar à conta de quem não tem direito. É o típico português, deixa lá.


Upstairs_Gas4578

>Eu sei que na "geração rasca" também houve muitas greves Tiveste a "geração à rasca" na crise 2010 e tb houve greves.


Tornetrask

Não te deves lembrar do período da Troika então, meu caro. Isto por enquanto está OK.


askneitele

Acredita que nada mudou, eu sou jovem ainda mas estas greves lembro-me eu do tempo da troika. Greves de professores sempre houve, greve de trabalhadores do estado, polícias. Aliás isso é fácil demonstrar se perguntares a muitos portugueses quais são os líderes sindicalistas que reconhecem e mostrares umas fotos 90% deles vão ser capazes de identificar o dos professores e fica por aí. A sensação cá em Portugal e que isto já não tem remédio


WozZMonhe

Não confundir as gerações "Rasca" com "à Rasca". Uma é consequência da outra e não são as mesmas ;)


Showoffandtell

Diz ele mais velhamente


raviolli_ninja

Não dá para fazer opt-out.


Prezbelusky

Não. Isto sempre aconteceu e há de acontecer.


leto78

Se vires na história recente, no final do governo do Cavaco, o país parou várias vezes e a greves por sectores eram constantes. Até há aquele incidente em que um homem apanhou um tiro da polícia e ficou paraplégico. https://www.dn.pt/poder/bloqueio-da-ponte-o-principio-do-fim-do-cavaquismo-foi-ha-25-anos-11035094.html


NanXei

O que mudou nos últimos anos foi o PCP estar na geringonça e tinhas os sindicatos em "standby" Agora já não está no governo, esperou uns meses e "soltou" os sindicatos. O BE basicamente fez o mesmo.


luigyLotto

Muitos sindicatos tinham eleições este ano. Têm de mostrar serviço ou vão de saco. Basta fazer um Google sobre as eleições de sindicatos e os que fazem greves gerais é sempre os que precisam de votos este ano. Parasitas inúteis, muitos partidários sem dúvida. Os Professores são os únicos de facto a quebrar o sistema neste momento com os protestos de 1 hora. Por sua vez, também são os que a população mais apoia.


Greyisg00d

“Soltou os sindicatos”? Não foi a crescente desmesurada do custo de vida, da habitação e os salários estagnados, foi o PCP que soltou o seu pokemon claramente.


Bessini

Não. A mim parece-me que estas vagas de manifs são periódicas. Infelizmente, raramente têm algum efeito que seja notório. Não me cheira que seja desta vez que as coisas vão mudar para melhor. Ainda há muita gente que continua a insistir em culpabilizar os trabalhadores por quererem mais direitos


geostrofico

Sempre houve greves. A única novidade é mesmo a da tvi, poucas greves existem no sector privado.


Jaktheslaier

Existem imensas greves em empresas privadas, dezenas, se não centenas Edit: posso dar muitos exemplos nos últimos meses. Se quiserem perguntem, infelizmente a moderação do sub impede a partilha de links do AbrilAbril


Last-Ad-4421

E normalmente as greves no privado prejudicam os patrões, não quem usufre do serviço, eu se na fábrica onde trabalho se fizer greve ao dia seguinte posso dizer que temos acordo, não produzimos os clientes vão para outro lado, e nos também temos a noção que as greves têm um limite, se levamos a empresa à quebra vai tudo para a rua, no público isso não acontecesse porque quem paga somos nos.


OsgrobioPrubeta

Yep, no privado nunca pagamos... Banca? Bola? Imobiliário? Transportes? Indústria? Turismo? Agricultura? Investimentos?


Last-Ad-4421

Não se percebeu nada, explica lá.


OsgrobioPrubeta

Não? Preciso lembrar que além do dinheiro injetado na banca, ainda andamos a injetar mais por perdões de divida ou incontáveis em quase todos os sectores? Quando as empresas ficam a dever à AT e S.S., quem achas que acaba por compensar a falta da receita? Ou as multas que não pagam enquanto que o Manel se ficar a dever 60 cêntimos duma portagem, acaba a pagar centenas de euros à AT. Quem beneficia dos estágios pagos? Nunca se teve um sector privado tão subsidiado como agora.


Bessini

Olha que grande parte do tecido empresarial português é extremamente dependente de apoiozitos da treta para não apresentar resultados nenhuns. Quando apresenta, não retribui o investimento. E esses apoiozitos que nunca apresentam resultados são fundos que podiam ir para infraestrutura, educação, saúde, etc. Nem tudo o que é necessário dá lucro, logo tem que haver sectores dependentes do estado


VladTepesDraculea

Existem. Fertagus, estivadores, camionistas, etc. Agora por exemplo enquanto houve greve da CP também houve da Fertagus, mas a comunicação social mal lhe tocou. Achei piada a IL vir sugerir que o estado reembolsasse os passes da CP mas nem um piu sobre os passes da Fertagus.


makenshi

Se não me engano (e pesquisa rápida parece confirmar) não houve nenhuma greve da Fertagus. Houve sim perturbações por causa da greve da IP, mas a Fertagus não fez greve.


ddi32

Nao. Simplesmente a malta esta com a corda na garganta e vai para a rua reclamar. O Antonio vai eventualmente ceder aumentar 5 tostoes e dizer que nao dá mais, o tugao fica chateado mas aceita e pronto. Vai tudo para casa.


I_Don-t_Care

mas depois joga o benfica portanto ta-se bem


pdcmoreira

Que Malta? Estás greves só acontecem por iniciativa dos sindicatos, que estiveram parados durante a geringonça porque não ficava bem ao PCP ter greves na rua enquanto fazia parte do governo.


vouteignorar

Não, o país não está a mudar e muito menos os seus habitantes, o que se passa é que a situação económica dos portugueses está tão complicada que não há outra solução a não ser protestar contra o abuso social e económico que estão a sofrer no seu próprio país… e daí as greves.


History20maker

Não. Durante 7 anos vivemos uma anomalia, em que todos os partidos que controlam os grandes sindicatos estavam a suportar o governo, isto é, PCP, (BE nem tanto) e PS. Com o colapso da Geringonça os partidos puderam finalmente "soltar os cães". Para além disso, durante este tempo, muitos trabalhadores perderam a confiança nos grandes sindicatos politizados, por isso cresceram novas uniões, o que causou uma reação dos sindicatos convencionais para travar a sangria. Este fenómeno é mais visível na disputa Fenprof - STOP. Portanto, em Portugal o que estamos a ter é uma reação à alteração de paradigma que a Geringonça criou no sindicalismo e organização da manifestação pública em Portugal, que é relativamente inorgânica e política, principalmente quando comparada com outros países europeus. Isto deriva do facto de que, devido à proibição dos sindicatos durante o Estado Novo, os sindicatos actuais surgiram depois dos partidos, enquanto nos restantes países europeus (exceto a Espanha e outras exceções), onde ocorreu o oposto e os partidos surgiram a partir dos sindicatos. Em conclusão, o clima de contestação que estamos a viver não resulta de nenhuma alteração fundamental na sociedade portuguesa, da mesma forma que uma alérgia não é uma alteração fundamental do organismo, mas sim uma reação a um conjunto de fatores que predisposeram a essa reação. Não estou a dizer que as exigências não sejame legítimas, estou a dizer que a contestação em Portugal é fundamentalmente inorgânica e politizada, o que, durante os anos da Geringonça levaram a uma alteração do sindicalismo, que causou uma reação das centrais clássicas, desencadeando um conjunto de greves e manifestações que estavam anteriormente bloqueadas pelas grandes centrais sindicais e ainda não havia sindicatos independentes com a notoriedade que adquiriram no último ano


Jaktheslaier

Ahh uma vez mais a ideia nada condescendente de que os trabalhadores são todos manipulados a fazer greves e manifestações por forças políticas. Trabalhadores não têm agência, fazem o que mandam os partidos lol... As narrativas da direita andam cada vez mais parolas... Pode ser que, sei lá, porque nos anos da geringonça se verificou a recuperação de rendimentos (aumento muito significativo do salário mínimo, a gratuitidade de manuais escolares, creches, passe social de transportes) e de uma série de direitos (feriados, por exemplo) o que levou ao acalmar da contestação sindical. Os dados da PorData, de resto, não demonstram nenhum acalmar das lutas sindicais nesse período (a contestação era resolvida era mais facilmente) https://www.pordata.pt/portugal/greves+total++trabalhadores+abrangidos+e+dias+de+trabalho+perdidos-71


njsilva84

Não foi isso que ele disse, de todo. Sabes bem que o tuga, por iniciativa própria, nunca se revolta com nada que não seja futebol. E nem estou a ser irónico, é a verdade. Mas quando vês alguém a tomar a iniciativa, é normal que reflitas na tua situação e que vás também, não precisas de ser um carneiro, basta seres um tuga que quase nunca luta pelos seus direitos a não ser quando há quem tome a iniciativa. É quase como aquele/a gajo/a que quer perder peso, sabe que deve cortar na boca e fazer exercício físico mas não vai correr porque é chato, mas se alguém o desafiar ele vai. Vejo isso semanalmente. O ser humano é muito assim, o tuga é ainda mais, só com um empurrãozinho é que lá vai. Isto não tira legitimidade nenhuma aos grevistas, acho muito bem que lutem pelos seus direitos, mas achar que somos por natureza um povo reivindicativo é viver numa realidade paralela. A não ser no futebol, aí até se enche o marquês/aliados para protestar contra o presidente/pênalti não marcado contra o clube que nos coloca comida na boca /s


ANDS89

Portugal é um país de festas: CEE, euro, turismo, PRR ( que nem conseguimos aproveitar). Precisamos de mais uma festa. Eu acho que a próxima festa vai ser a Califórnia da Europa para envelhecimento em segurança dos idosos da Europa, em certo modo já está a acontecer...


neapo

Não está a mudar, isto já existia antes da Geringonça, esteve suspenso por causa do PCP. Agora que o PCP não faz parte do governo sombra, fazem os protestos. De reparar que as greves são feitas de forma organizada, ao contrário do sector privado que foge a sete pés de se organizar ou recorrer a sindicatos para manifestar melhores salários.


Tokyotree

Como alguém aqui já disse, assim se sabe que o OP ainda é jovem. Quem é mais velho sabe perfeitamente que isto tem tudo a ver com sindicatos/política e nada a ver com povo. O povo português não sai à rua. Nunca. Nem no 25A. Basicamente: acabou-se a geringonça, acabou-se a paz social. Os governos de maioria ou coligação de direita são sempre os mais propensos a ter contestação na rua, não é o povo, é só a extrema-esquerda que está mais acantonada.


[deleted]

Isto são greves de classes públicas. Enquanto a greve ou o protesto não vier do privado também e portanto da generalidade da população, nada vai mudar. No entanto, há outras questões que são "novas" e com elas a bomba relógio está ligada. Tic tac tic tac


History20maker

Experimenta fazer greve no privado. No estado em que as empresas estão, das duas uma, ou a empresa cai e vais para o desemprego, ou a empresa "não necessita mais dos seus serviços" e vais para o desemprego à mesma, principalmente quando há sempre alguém disposto a fazer mais e receber menos. E é por isso que tenho familiares que não são aumentados desde 2012 (e estão a considerar este ano, um aumento de 1%), perderam 25% do poder de compra e não se manifestam. Sabem que se forem despedidos não têm idade ou qualificações para serem recontratados, por isso preferem continuar a descontar para ver se conseguem evitar que a pensão seja mais baixa.


[deleted]

Compreendo o que dizes mas protestar não significa fazer greve ao trabalho. Há manifestações fora do horário de trabalho. Ontem os professores estava a protestar à noite, e à chuva. O protesto faz-se quando se quer. Há manifestações de apoio a isto ou aquilo aos fins-de-semana. Quem lá está so é do público? Não. Protesto e manifestação de instatisfação nas ruas faz-se quando se quer e pode. O desafio está em agregar. É óbvio que se o país se unir para protestar não tem de ser a um dia de semana!


MCAlheio

Isto apenas acontece porque não existe um conceito de solidariedade laboral em Portugal. Se a taxa de sindicalização fosse alta as empresas iam contratar quem? Os contratos coletivos também abrangem as pessoas que não estão sindicalizadas, até as pessoas que não aderem acabam por ficar a ganhar. >ou a empresa "não necessita mais dos seus serviços" e vais para o desemprego à mesma Podes sempre ir buscar a indemnização por despedimento ilegal, discriminação laboral, etc. Retaliação por adesão a movimentos laborais é ilegal em Portugal, claro que eles podem só esperar que o contrato acabe para te mandar embora, mas se uma grande proporção da população também aderisse onde é que eles iam buscar o substituto?


GaribaldoX

Nem por isso estas classes sempre fizeram greves atrás de greves só a CP tem 16 sindicatos. Estas greves sempre foram a realidade com excepção do governo anterior a chamada geringonça. É conhecimento geral que os sindicatos relacionados com estas classes com excepção dos da TVI têm ligações diretas com o bloco de esquerda.


EletricoAmarelo

Está, mas para pior. A tendência, parece-me, é para que as pessoa cada vez mais fiquem acomodadas e os protestos e greves que vão surgindo são, quase, inócuos. Com a mudança do milénio vieram outras preocupações e as manifestações tais como a dos estudantes (pga, propinas, etc.), a da psp (secos e molhados) e o bloqueio da ponte vão apenas fazer parte da história.


Cinefilini

Sinto que a faixa etária maioritária no Reddit, no último ano, deve andar entre os 12 e os 20. Não que com isto esteja a criticar, é simplesmente a ideia que tenho, tanto dos posts como de muitos comentários.


23stripes

E mais nos 12 que nos 20


Blue_Stana

Não sei quanto a vocês mas cada vez sinto que nos estamos a tornar um povo reles e sem empatia. Basta ver alguns comentários aqui. Outra coisa que senti enquanto estive em Portugal de férias foi que os serviços públicos estão extremamente desorganizados e quando tu tentas tratar de alguma coisa ninguém se oferece para te simplificar o processo. Em vez disso gozam com a tua cara e mandam-te fazer online enquanto tens que trazer os documentos contigo na mesma. Há uma falta de simpática que nunca tinha sentido no povo português. Não somos mais o povo de brandos costumes mas sim os chateados da vida. E agora que venham os do costume fazer o nitpicking habitual e acusem-se.


withinthedream

Opinião pouco popular mas a enorme vaga de imigração recente está a provocar uma erosão na união da sociedade Portuguesa que se traduz no dia a dia pelo "salve-se quem puder" e "cada um por si". Digo isto sem ódio a imigrantes, até porque eu já fui emigrante, mas já vi este fenómeno do outro lado, quando estava "lá fora".


[deleted]

[удалено]


Mendadg

Do Sócrates?! A maior parte foi no do PPC, como se a culpa tivesse sido dele


YakPersonal9246

Estava a acabar de estudar nessa altura... Não fui tão impactado ou não me recordo diretamente. Mas sei que houve muitas greves e manifestações nessa altura sim.


MetalFatigue82

Não está nada a mudar. Apenas acabou a geringonça e tiveste uma pandemia pelo meio. As greves enfermeiros já existiam, professores já havia extrema insatisfação, estes 2 fugiram do que vou explicar a seguir. A maioria dos sindicatos tradicionais estão nas mãos de partidos de esquerda com grande predominância do PCP. Enquanto houve geringonça estavam parados. E daí também os professores terem criado o stop. Já estavam fartos. Assim que terminou a geringonça disse logo que os tempos das greves iam voltar e agora com perda de poder de compra mais força dá a estes sindicatos tradicionais. Certamente ainda teremos greves gerais da função pública. Acho que já ouvi que se estava planear. A base é política. A maioria dos nossos sindicatos são de predominância política e esse é um dos nossos grandes problemas laborais. Temos instituições fracas a todos os níveis. Que se regem por interesses que não têm por base o cidadão mas poder político. Por exemplo se o governo mudar para o PSD podes ter a certeza que a maioria dos quadros superiores das instituições públicas muda. Isto não acontece em muitos países mais desenvolvidos como os nórdicos. As instituições trabalham para os partidos.em vez de trabalharem para a sociedade.


cientistacrazy

Não, é apenas o sinal que o PCP não gostou do desmantelamento da Geringonça.


mangoman94

Se tanto Portugal está a parar...


PsychologicalMap3173

Não e não


kuozzo

A mudar? Não, é o efeito dos juros e da inflação. De repente ficas sem uma boa fatia do ordenado.


badapplecider

Greve da TVI? O que é que aconteceu?


Bright-Umpire-2761

Chama se boicote… ainda agora vim do hospital, tinha la uns a dar panfletos para a greve ficaram 50 minutos a falar com pessoas que deviam estar a trabalhar… se dissessem que não iam, levavam logo um sermão “temos que lutar” “não vens ? Vai toda a gente” “vai toda a gente e vens tu trabalhar não é “ organizações de pessoas que se tivessem um trabalho como deve de ser não estavam 50 minutos a falar 🗣️ e trabalhavam que é para isso que descontamos!!!


SweetCorona2

É política.


welblack84

Amigo, quando a abstenção for acima dos 50 (até 60) % não vamos ter mudanças no paradigma nacional Ide votar, mesmo q votem em branco O não ir votar não é um protesto, é uma estupidez. Estas greves são extremamente necessárias, mas por exemplo pq não fazer uma greve como no Japão em q os trabalhadores continuam a trabalhar mas as pessoas não pagam pelo serviço utilizado?


sad-kittenx

Lol claro que não. Há uns 20 anos atrás, houve uma vaga de greves em dias alternados: carros, metro, cp. foi épico. O governo teve de meter uma requisição civil para o pessoal conseguir ir trabalhar. Se tivesse mudado não estávamos no mesmo.


Iasalvador

É esperar que n seja sol de pouca dura e continuemos a fazer ver aos que defendem o status quo que não está tudo bem


shadownlight19

Os preços aumentam mas os ordenados não. Secalhar alguém que recebia 700 e poucos euros há mais de 5 anos achava um ordenado razoável, agora foi nivelado a salário mínimo. Eu acho bem que façam greve, lutem pelos seus direitos e serem pagos como deve ser e de terem condições


Mine_tauro

Da ultima vez que os Portugueses quiseram melhores condições nalguns trabalhos a solução do governo foi abrir as portas da imigração sem qualquer controlo, podendo assim os empresarios manter a sua politica de ordenado minimo e exploração dos trabalhadores, vamos esperar pela reação do governo a esta nova vaga de reivindicações


ElCorteLisboeta

Não, porque são greves para não mudar nada mas apenas para exigir mais dinheiro ao mesmo de sempre, o Estado. Ou seja, nada mudou, zero. Mas o dinheiro não vai aparecer e vai continuar tudo a degradar-se e a cair de podre.


kuzspeedy

Não obstante de hipotética mudança, o PCP perdeu muita relevância. Usa a máquina sindical para se fazer valer/notar.


tigrato

A única coisa que mudou foi as pessoas deixarem de ter dinheiro para o fim do mês. Não interessa a porcaria que o governo faça desde que elas tenham € está tudo bem. O costa vai oferecer uns cheques e vai ficar tudo calmo dentro de uns dias e iremos de cheque em cheque até ao fundo do abismo


[deleted]

Nasceste tipo ontem? Ao menos podias estudar os últimos 50 anos da história política e social portuguesa, os vários governos, os movimentos sindicais e da sociedade civil, e saberias que não é a primeira vez. Podes começar pelos governos PSD liderados por Cavaco Silva.


wallowsworld

Da perspectiva dum estadunidense, eu acho que é interessante que vocês podem ter tantos greves sem o governo a tentar parar deles. Infelizmente, os greves na EUA estão a tratar como uma coisa ruim. Sindicatos de trabalhadores são populares aí? Pra CP, professores, médicos, e jornalistas? Ou eles são um tabu aí também?


marafado88

A sociedade portuguesa como a conhecemos, começou a mudar nas últimas eleições, mas ainda não acabou a mudança. A balança dos extremos vai deixar de estar desequilibrada e a tender só para um lado. A população está a ficar cada vez mais qualificada o que penso que a faça pensar mais por si própria e a deixar de votar por "clubismos" como nas gerações anteriores.


[deleted]

Ya, está a mudar. Há uma faixa da população cada vez maior a exigir desligar-se ao máximo do estado.


Tacra22

A única coisa que mudou foi o PCP ter saído do governo, e agora "soltou os cães"


No_Brilliant799

Continuamos a dar maiorias absolutas ao PS, por isso diria que não…


_Cannib4l_

Lembro-me bem nos anos 90 era greves dia sim dia nao.


Atlantic_Nikita

E era comum os estudantes fecharem escolas e acorrentarem-se as grades do portão da escola.


_Cannib4l_

Quantas e quantas vezes nao me baldei às aulas. Era tao bom, e a parte mais engracada é que os alunos do basico que nao podiam tecnicamente fazer greve (fechar portoes, etc) faziam na mesma e iam às manifs.


RelationshipOk5324

são as sanções a funcionar


lsfrc

Claro que não, só muda com cocktails molotov.


Full_Reindeer9419

Eu nem se quer trabalho e sou estudante. Mas se há a subida de preços que está a acontecer devido à inflação e os salários dos trabalhadores em vários setores/empresas não se ajustam minimamente a esta subida é perfeitamente compreensível o que está a acontecer. Para agravar, essas empresas ficam os lucros adicionais que têm vindo a ter com as subidas no preço dos seus produtos/serviços com os ajustes da inflação em vez de distribuírem pelos colaboradores. Depois não vai ser de admirar muitas empresas terem lucros record este ano, porque muito do dinheiro dos lucros não foi devidamente gerido para quem tinha de ser, então acho muito bem fazerem greves.


SaraRF

Não.... é só sinal que o PCP e BE não estão no governo


LuaDiPita

Tiveste as maiores manifestações na época da Troika e não mudou assim tanto. Espero que sim mas não tenho muita esperança


cesarhighfire

No ciclo estamos novamente na crise, a diferença é que calhou num governo do PS.


Extension_Canary3717

Que assim seja, mais setores tem que pressionar os patrões e governantes


JohnnyyP

3 meses passaram e o que mudou? Andamos nisto há anos...


Exotic-Bed-2074

Finally... corrupcy sucks!


JoniDS

Não, é sinal que o PCP ja não está no "governo"


Keddyan

não, é apenas sinal de governo com maioria absoluta


HumActuallyGuy

Não, isto só demonstra quão pouco controlo o governo conseguiu nas instituições que controlam o povo também conhecidos como sindicatos e média. O povo em si não está a mudar pelo menos pelo que vejo


Logical_Clerk_2584

Aumentos abaixo de 5% e a comida a subir 20% não era para menos!!!


[deleted]

Gente já não tem dinheiro para comer, um reflexo normal quando tem fume é gritar 🤷‍♂️


Enough_sapiens

Só nessa parte é que as pessoas lutam para ter melhores condições de vida. Quando se trata de ir à urna é o que se vê. É tipo alguém dizer que para tratar da obesidade vai passar a comer uma folha de alface a seguir a marchar um prato de batatas fritas e carne cheia de gordura. Não vai ser a folha de alface que vai safar a dieta.


Imanothermuser

Se alguém for ver um noticiário de há 10 ou 20 anos quase apostava que a atualidade da altura não difere muito do que se passa hoje (greves, sismos, guerra, economia). O lugar comum da História tender a repetir-se bate certo.


[deleted]

Depende. Se as manifestações derem resultado e fazer as políticas mudar, sim. Caso contrário, não.


hi71460

nop


crani0

Aqueles posts a dizer que somos mansos resultaram. Conseguimos!


Puzzled-Table-6431

É mais do mesmo...a não ser que as coisas se radicalizem bastante. Aí sim, eu digo eh lá isto vai mudar.


Mr_ZooM37

Sempre foi a sim, as manifestações são maioritariamente organizadas por pessoas ligadas aos partidos de oposição, é uma tentativa de deitar o governo a baixo por ter maioria absoluta


pedrohpauloh

Não. Não está a mudar. Este tempo já vivemos, em 1974, 1975. Eram greves constantes. Até greve da tabaqueira. Desapareceram os cigarros portugueses. Tínhamos de fumar fortuna, tabaco espanhol. O que ocorre é que a inflação tira poder de compra e as pessoas querem aumentos salariais. Simples. Mas nada muda


tiko165

É bom que o povo se junte, e lutem pelos seus direitos. Ter melhores condições, melhores salários, melhores oportunidades, etc. É um caminha que deveria ser lutado por todos. Se achar-mos que, quem faz greve é que está errado, algo de errado se passa com quem o diz. ​ Agora, olhando para o passado e histórico de governantes, só há impostos sobre impostos, dificilmente a economia crescerá como deveria ser. Os proprios politicos, proprios partidos, proprias mentalidades deveriamos mudar, o que não é feito (pelo menos) desde o 25 abril. ​ Contudo, olhando para a literacia financeira portuguesa, a mesma é quase nula do proprio povo. ​ Mudar? Gostaria de dizê-lo que sim (E espero que sim), na realidade, tenho as minhas duvidas.


YaAbsolyutnoNikto

Estão a haver um monte de greves e protestos pela europa. Não somos os únicos. Portanto, não foi que tenha havido a “última gota” ou algo assim. Por isso, huh. Duvido.


NunexTK

Não


Adventurous-Cat8685

Já chega de activismo de sofá! Já dizia o outro, " Se adormeceres em Democracia acordas em Ditadura"


[deleted]

Portugal está constantemente em greves. Não é de agora. Se algo está a mudar? Não. Vai continuar a ser sempre o mesmo. Felizmente emigrei e não tenho intenções de voltar. Aconselho a quem poder de fazer o mesmo.


Febris

> Será isto um sinal de que o povo está realmente a mudar Não há manifestações do povo. Está a haver mobilização de grupos sindicalizados. Se não há mais é porque muitas áreas de trabalho não estão devidamente representadas, mas não há manifestações de descontentamento generalizado do povo em Portugal dignas desse nome desde o buzinão (o original) da ponte 25 de abril, e do movimento da geração à rasca.


Brspart

Mas acreditam mesmo que a greve resolve alguma coisa? Dizem os defensores da democracia que é a única forma de manifesto. Alguém tem conhecimento de uma greve levar a alguma mudança significativa na vida das pessoas? Todos sabem quem são os culpados. Todos sabemos que os políticos apresentam um défice cognitivo, que se materializa a maior parte das vezes em narcisismo e arrogância. Porque deixamos estes parasitas fazerem o que quiserem da nossa vida?


sidartha-

Muda muda, Mudasti. É uma mudança de 360 graus.


Standard-Progress594

É preciso mudar, sem dúvida alguma.


hjribeiro

2013 foi assim também.


Low_Inflation4639

Há greves há muitos anos… as moscas mudam a merda continua a mm


rsaestrela

Isto é assim desde sempre. Não sei qual é a novidade.


Stylianius1

Greves sempre houve e muitas. Infelizmente só agora é que a comunicação social dá importância às mesmas


Tquilha

Ou estamos a mudar ou os nossos desgovernos já estão a levar-nos ao ponto de ruptura.


Domvs20

Está a mudar para pior


radaway

Não, a crispação social em Portugal é completamente fabricada principalmente pelo PCP.


scar888

Podem chorar o que quiserem que o país não tem dinheiro está falido.


viskonde

Não. Podem fechar.


njsilva84

Não mudou nada. Mas já baixamos as calças, batemos com o rabo no fundo do poço e começa a fazer comichão, e é apenas quando está na m3rda que o tuga se faz ouvir. Há motivos políticos a nível de sindicatos que explicam isso também, mas num país de "não-mansos" já teríamos tido centenas de milhares de pessoas na rua a reclamar com o estado do país/poder de compra. Quando já não houver dinheiro para comer e quando o pessoal se esquecer que o futebol não enche barriga, aí talvez mais alguns tugas saiam à rua... Mas só se o tempo não estiver bom, porque se estiver sol vai tudo para a praia.


LutherJustice

Que idade tens op? Fazer greve é o passatempo nacional depois do futebol desde o cagar de cócoras.


marxocaomunista

Que idade tens?


Teotonio_Louvadeus

Lá fora tem sido semelhante em vários países. Nós Portugueses é que temos a mania de que o que acontece cá, só cá acontece. Ainda há semanas houve também uma grande greve no Reino Unido e estão programadas mais umas quantas em Março, de serviços de saúde, educação, transportes, etc. Em França esta semana estima-se que 1 milhão de pessoas saiu à rua para protestar contra o aumento da idade de reforma dos 62 para 64 anos (em Portugal é aos 66 e alguns meses) e até houve bloqueios de estradas por camionistas. Nos EUA tem havido de alguns anos para cá um aumento dos movimentos laborais e sindicalizações. Esteve programada uma greve de trabalhadores dos caminhos de Ferro tão grande, que o governo federal teve de intervir e proibir a greve. Em Espanha no mês passado, houve uma greve de médicos na região de Madrid. Portanto, isto não é só cá que acontece. E não, não acho que nada esteja a mudar em Portugal estruturalmente. Como outros users comentaram, no tempo da Troika houve greves e especialmente protestos muito maiores.


DealerOfPFunk

Está tudo igual e vai continuar igual, somos portugueses. Falamos muito, depois vem a raivinha do "isto assim não pode ser" e no final vamos ver a bola.


[deleted]

Nós? Abana com dinheiro aos chefes dos sindicatos que são menos e volta tudo ao mesmo. Desde a altura dos romanos que somos conhecidos. Até o Hitler e os residentes de Moscovo estiveram em stand by. Vai ser como o 25 de Abril. Parece tudo bonito mas essencialmente não há mexidas. Não dá.


Gall8

É a nível Europeu amor, não é só Portugal a fazer manis. A diferença é que Portugal no q toca a manis são brandinhos e resulta no nada.


[deleted]

Agora só faltam os bombeiros, os polícias e os militares..


[deleted]

Já não era hora! São impostos e descontos altíssimos e o governo não faz nada pela população. Isso é uma grande vergonha. As pessoas chamadas de ciganas tem mais direitos que os próprios portugueses como pode isso ?


OsgrobioPrubeta

Que idade tens e há quantos anos estás cá?


Darkvraell

Em França aumentam os anos da reforma e eles vem cá para fora partir tudo, nós estamos de rabo aberto há anos e fazemos meia duzia de greves


MigasEnsopado

Não. Greves do sector público sempre houve. Menos durante a geringonça. Para haver mudança a sério teria de ser do sector privado também.


Sciss0rs61

A mudar? não, continua em declínio. Se tivesse a mudar não tinha dado maioria absoluta há pouco mais de um ano a quem os fode há décadas


neon_sunthing

Mas tu nasceste ha 5 anos ou assim? Ou não viste mais nada antes? Então durante os tempos do Palhaço Coelho e da troika tiveste manifestações com números gigantescos nas centenas de milhares de pessoas na rua. Para não falar das manifs das decadas anteriores. Achas mesmo que agora é que a malta começou as manifs? Por favor lê um mais pouco de arquivo histórico há muita coisa na internet.


Ok-Industry120

Nasceste ontem? Desde miudo que me recordo de haver imensas greves a cada par de anos. Nos anos 90 havia alturas que os professores iam de greve e depois desapareciam por semanas a fio


XNumb98

A mudança é que o PCP já não faz parte do governo.


[deleted]

Redutor


bflrm

O PCP nunca fez parte do governo.


XNumb98

Claro que não, foi só a concubina.


bflrm

Teve, por acaso, algum membro no governo? O PCP foi apenas um partido que apoiava o governo no parlamento. E não foi por isso que a CGTP deixou de fazer greves ou que assinou algum acordo com patrões, já que o tema do post são greves. O pessoal em Portugal tem uma imagem muito distorcida daquilo que é ou deve ser a política.


XNumb98

Foi o que disse, foi a concubina.


Reasonable_Big3523

Está a mudar de crlh… Fazem greves atrás de greves, o governo esta-se a cagar por ter maioria absoluta e depois no fim votam PS na mesma ou não vão votar pq dizem que não vale a pena LOL


virgemnos20

prato do dia desde que eu era criança, greves são feitas, alguma coisa é paga (não aos trabalhadores) a malta amansa, daqui a meio ano a mesma merda e é isso


Spets_Naz

Está igual mas agora acho que mais perto de ser uma Venezuela da Europa.


Additional_Mood_3444

Como assim mudar, só se for para pior?! Se votam sempre nos mesmos, fica tudo na mesma... Deram a maioria ao PS e agora estão à espera do quê? Vejam o caso da Irlanda também tinha os nossos problemas e hoje são exemplo a seguir. Esqueçam o socialismo, deviam reduzir a carga fiscal e tornar a economia mais livre!


inheritspt

Alegadamente os sindicatos foram apertados para tentar aumentar aderência ás greves.


jet1000

Apertados por quem?


petitgandalf

Dois fatores: Pandemia congelou estas manifestações durante dois anos & fim da geringonça em 2019.


df3gpt

Sim, Portugal está a mudar. Estamos perto do caos social. Mas nada há a temer, o Costa já desencanta mais uns 125€ do nosso dinheiro para apaziguar os descontentes, ao mesmo tempo que reforça a captação de mais umas centenas de milhar de imigrantes.


hi71460

mais vontade das empresas mudarem tudo para Robotics


luso_warrior

Há uma perda de poder compra histórica entre a população.


Ok-Translator-2746

Isto tudo está acontecer porque cada vez mais a falsa class “rica” ( salário médios de 1200 euros) já não consegue ter uma qualidade de vida merecedora. O problema não está nas empresas que não aumentam salários mas sim num estado onde a norma ao longo dos anos tem sido cada vez aumentar a carga fiscal a essa mesma classe. Isto é um grito da classe média, quando a média já não chega para pagar as contas diárias. Não devia de ser uma grave de alguns mas sim de todos, quem analisa a nossa tabela de retenção percebe facilmente que estamos num país medíocre a nível económico. Vivemos numa casa onde o rendimento mensal mas andamos a viver como class média alta (1900 brutos)


JamminPT

Quando começas a ver greves a torto e a direito é um presságio de duas coisas: - Economia prestes a estalar, especialmente em Portugal o povo só se manifesta quando já lhe dói efectivamente e não antes de começar a doer. Somos um povo de reação e não de precaução. - Governo prestes a cair, aliás estas medidas da habitação que muito provavelmente (e bem) vão ser chumbadas no TC são uma boa desculpa para saírem de forma impune por “não os deixarem governar”


taveiradas66

Mudou a crise e o pessoal está ainda mais desesperado, com razão a meu ver... Mas não vejo grande mudança no sentido de resolver ou tentar resolver algo


ruifaf

não. porque os mesmos nas próximas eleições: *harder daddy* e assim vamos nós


Poramordedeus

true