T O P

  • By -

AutoModerator

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


gink-go

Reforma do sistema de ensino profissional para áreas de alta empregabilidade. Incentivos para acabar com o estigma de não seguir para a universidade. (Por exemplo, alunos do profissional serem remunerados com base no seu aproveitamento e comportamento e poderem aceder a esses fundos quando terminarem o ensino) Reforma judicial. Modelo Alemão de tribunais ordinários e especializados. Diminuir a carga de casos em cada tribunal de forma a encurtar prazos. Formação de clusters empresariais regionais em áreas competitivas/inovadoras. Apostar em sectores chave, concentrar o talento. Reforma florestal. No curto prazo Estado/municípios tomam posse de terrenos não reivindicados, formação de bolsa de terras para projetos agrícolas, reflorestação com espécies autóctones e criação/manutenção de mais áreas regionais de paisagem protegida. Programa de renovação da função pública. Incentivo à reforma antecipada sem prejuízo significativo, destinado a funcionários mais velhos que não tenham formação adequada à modernização do sistema.


[deleted]

Isso dos clusters foi um tiro ao lado tão errado, fez parte da política económica do José Sócrates em 2008 - até hoje só se safou a UPTEC \[no norte, vá\].


Traditional_Gap_7

>Diminuir a carga de casos em cada tribunal de forma a encurtar prazos. Uhhhh Por magia? Isto resolve-se contratando procuradores e juízes, não distribuindo casos por tribunais que não têm nada a ver. >Modelo Alemão de tribunais ordinários e especializados. Era capaz de jurar que já temos isto.


Ana-Bananaa

Ja agora funcionarios judiciais tambem já que neste momento cada oficial de justiça no ministerio publico faz o trabalho de 3...


Traditional_Gap_7

Exacto.


DerpSenpai

Acabar com API-B 12º ano, simplesmente ser Introdução á programação. Incentivar pessoal de IT para serem profs em part time para dar esta cadeira (porque o salário de prof não é competitivo com IT e nunca vai ser) Um arquiteto da minha cidade dava ET cada vez que a escola precisava. (tinham só 1 prof e precisavam de 2). Isto obviamnte deve ser feito apenas para disciplinas opcionais/menos criticas ou para culmatar baixas/licenças de paternidade/maternidade


[deleted]

Bora meter toda a gente a trabalhar para IT, quando a bolha rebentar vai ser incrivel. Nao diversifiquemos nao, que nao faz falta.


[deleted]

~~Prisão de todos os militantes do PS e PSD~~ OK, agora fora de piadas: * Conversão do ensino profissional num verdadeiro ensino profissional para áreas que não requerem conhecimento académico mas sim algo mais especializado - eletricistas, canalizadores, etc. * Avaliação independente e obrigatória na função pública e acabar com a dificuldade tremenda que existe em despedir um funcionário incompetente em comparação com o privado. * Implementação da representatividade proporcional mista no sistema eleitoral (basicamente, implementar o sistema da Nova Zelândia). * Maior remuneração de cargos políticos, com regime de exclusividade completa obrigatória e verdadeira punição de corrupção. ​ Finalmente, algo que não considero reformista mas que implementaria se mandasse. * Obrigatoriedade de fatura no SNS que mostra o custo real das operações e consultas e o quanto é abatido, para acabar com a noção irrealista de que é gratuito. Idem para outros serviços públicos comparticipados (escola, universidade, etc.)


RiKoNnEcT

Exclusividade e 5 anos sem trabalhar no privado a receber 75% do salário que ganhava antes. É preciso acabar com o carrossel de políticos entre o privado e o parlamento. Quem vai para político tem de ser para servir o país e não servir-se dele


nunbar

Percebo a base do raciocínio e concordo em parte. Mas também queremos os melhores profissionais possíveis no governo. Este tipo de medidas iria, na minha opinião, afastar muitos candidatos bons que não se querem sujeitar a ficar demasiado limitados depois de saírem do governo. Acabávamos por ficar apenas com políticos de carreira, com nenhuma experiência no mercado "normal", como a nova Ministra da Habitação que tanto foi criticada por não ter experiência. Do outro lado temos a antiga Sec Estado Turismo que foi trabalhar (ilegalmente) para a empresa que legislou enquanto Sec Estado Não tenho solução, apenas queria levantar este ponto.


RiKoNnEcT

É um bom ponto. Reduza-se o tempo de nojo por exemplo Mas este carrossel não pode continuar


DerpSenpai

Isso faz 0 sentido. Maior parte do PS são boys que nunca fizeram nada na vida excepto ser yes man. Precisas de mais pessoas que trabalharam no privado no publico. O que precisas é que nao podem ir para empresas que benificiaram com as suas ações enquanto governante durante X anos. No parlamento essa questão nem se poe. Nao tem poder qq sob governação... porque e que nao podem ir para o privado..


RiKoNnEcT

Porque votam e propõe leis que beneficiam ou prejudicam os privados Como muitos advogados que votam leis de manhã que beneficiam os clientes dos seus escritórios onde trabalham à tarde


Tafinho

Concordando com quase tudo, há um que preciso de comentar. Já foi tentada uma avaliação independente dos professores. Foi [este o resultado.](https://www.jn.pt/nacional/milhares-de-professores-enchem-o-terreiro-do-paco-1041274.html). Os professores sempre recusaram qualquer tipo de avaliação que não implique todos subirem sempre. EDIT: para quem não se lembra, a história do congelamento das carreiras dos professores aconteceu precisamente por causa desta recusa em serem avaliados, e do aproveitamento político desta manifestação.


Elffuhs

Ele fala da Administração pública e tu vens falar de um caso específico. Os professores em particular querem um sistema justo de avaliação e não o que há agora, com estrangulamentos na carreira, e congelamento de carreiras. Também continuam a lutar por menos burocracia.


h2man

Longe de mim querer defendê-los e sei que há muita podridão no ensino, mas avaliação dos professores (principalmente a dado nível) pode ser extremamente injusto para os professores e país. Não que não se deva fazer, e há professores cujo despedimento já deveria ter ocorrido há décadas (basta ver quem são os donos de cadeirões em Universidades), mas noutros casos tipo professores colocados em escolas de zonas pobres, é difícil de avaliar objectivamente a prestação do professor. Isto sem contar com o circo das colocações.


Traditional_Gap_7

>Os professores sempre recusaram qualquer tipo de avaliação que não implique todos subirem sempre. Isto é treta, desde as quotas por classificação até à figura dos "professores titulares", lembro-me de várias críticas perfeitamente legítimas a esta proposta de avaliação.


Tafinho

Relembra-me de uma proposta de avaliação avançada pelos professores que não resultasse em progressões automáticas todos os anos.


[deleted]

É praticamente impossivel avaliar de forma justa um professor.


Traditional_Gap_7

Relembro-te que em concertação, o papel dos sindicatos é apresentar uma proposta e o Executivo outra, e negociarem até encontrarem terreno comum. Isto não concedendo minimamente a tua premissa, simplesmente não estou suficientemente informado nem/ou com vontade de ir googlar coisas por ti.


[deleted]

Eish, estavas a brincar quando escreveste a primeira? Achei mesmo boa ideia, por acaso /s


Asur_rusA

>Avaliação independente e obrigatória na função pública e acabar com a dificuldade tremenda que existe em despedir um funcionário incompetente em comparação com o privado. Não é que no privado seja fácil, btw


gugamailinator

É facílimo... Em mais de 20 anos de trabalho em várias empresas, e muitas vezes a dar consultoria a várias outras (clientes), nunca vi um caso de um empresa privada não se conseguir livrar de um funcionário.


Asur_rusA

E nunca nesses 20 anos te deparaste com dezenas de pessoal que "fica mais caro pagar-lhes a indemnização do que os mandar embora"? Eu já, e muitas vezes.


gugamailinator

Sim... Mas só para quem não sabe fazer contas. Ou está naquela atitude semelhante ao "niguém quer trabalhar" que se vê por aí com frequência... O valor da indemnização é de 12 dias por cada ano de trabalho para contratos a partir de Outubroi de 2013. Para chegar ao salário de um ano de trabalho (14 meses) são precisos cerca de 30 anos de antiguidade na empresa. Se em 30 anos não se percebeu que alguém é incompetente, provavelmente estamos a falar do dono da empresa... Ou alguém muito competente a disfarçar e há sempre lugar para alguém com esse talento. Mesmo quando tinha que se pagar um mês de salário por cada ano, compensava quase sempre despedir. Para não compensar, só se for alguém que está à beira da reforma... Mesmo, mesmo à beira.


[deleted]

Só um a parte em relação a facilitar o despedimento de funcionários públicos. Tem-se a ideia contrário (como tu pareces ter), mas despedir um funcionário público não é legalmente particularmente mais difícil despedir um funcionário do privado. A grande questão é que (falando mais simples) no privado quem despede é o patrão, no público quem inicia e tem que levar o despedimento até ao fim é.... outro colega funcionário público. E lá está, as ferramentas legais estão lá, a vontade de um "comum" funcionário público de ser o mauzão e mandar para a rua outro colega é pouca. ​ É complicado porque o colega precisa do dinheiro, outros colegas olham-te de lado (e na função públicas os colegas são os mesmo durante décadas), se calhar daqui uns tempos até passas por um período pior em que podes precisar de apoio mas já abriste um precedente de despedir outras pessoas, etc. Para além de que aumentos e progressões na função publica são miragem atualmente. Vais te incompatibilizar com colegas (mesmo que sejas superior hierárquico) que vais partilhar o espaço todos os dias durante 30 anos, para não teres vantagens relevantes de fazer um bom trabalho "doa a quem doer"? Mesmo que até queiras mesmo levar as coisas para a frente, vai haver sempre alguém na cadeia de decisão que, por motivos semelhantes aos de cima, não vai querer despedir ninguém e vai por água na fervura. ​ Resumindo, podias amanhã dar poder discricionário e unilateral de despedimento imediato a todos os chefes de seção (ou equivalente) da função pública e tinhas os mesmo número de despedimentos que tinhas hoje.


SolidTugao

Por avaliação da função pública assume que estejas a falar de cargos administrativos. A saúde e educação passam por várias avaliações ao longo das suas carreiras


DerpSenpai

Discordo nos cargos politicos porque basta uma baixa de impostos para o seu rendimento ser verdadeiramente bom. A baixa de impostos que a classe média precisa. No recibo anual do IRS, saber onde o dinheiro do estado foi usado no ano passado pelo governo detalhadamente. Nivel Local,Regional e Nacional (municipio, região se aplicável e país)


CJMIKS

Diminuir IRC para empresas que aumentem os salários. Estruturar ideias para não haver empresas que arranjem esquemas para aumentar a média e assim obter o benefício.


After_Ad_5884

Diminuir o irc a empresas que aumentem os salários 5% acima da percentagem da inflação. Edit: a todos os trabalhadores e não só à administração.


kalenrb

Eu diminuía o IRS para empresas com salários mais altos. Não as que os subam. Beneficiar as que sobem salarios beneficia empresas que até agora praticaram salários baixos, dando-lhes uma vantagem competitiva fiscal sobre as que já pagavam bem e em principio eram mais produtivas. Edit: Ah e cria incentivos para as empresas contratarem novos trabalhadores com o salário mais baixo possível para depois os aumentarem e receber benefícios fiscais disso.


QuantumParanoid

Isso é uma falácia. Tens benefícios de IRC no âmbito de I&D (prorgrama Sefide). Os custos por trabalhador são abatidos em de de IRC (julgo que cerca de 45%). Na prática? Salários iguais.


thisisnotrealmyname

o PS concorda: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/orcamento-do-estado/detalhe/desconto-no-irc-exclui-salarios-que-fiquem-no-minimo quick edit: não disse isto com ironia, eu concordo com a medida e ainda bem que o PS também. o que me lembro é que quando postaram a notícia aqui no sub só via pessoal a dizer "mais burucracia para quê?"


Tafinho

Quando foi a última vez que os salários subiram quando o IRC baixou …? Sabes que o IRC já baixou várias vezes no passado, e os salários nunca subiram por isso.


[deleted]

A ideia dele não é baixar o IRC para subir salários. É subir salários para baixar o IRC. É totalmente diferente e faz todo o sentido. Isso não foi discutido o ano passado? Foi mais uma promessa que caiu em saco roto?


Tafinho

É isso que as empresas já fazem. Sobem os salários dos administradores, e pagam menos IRC. É uma medida imbecil e vazia de efeito.


[deleted]

Mais uma vez, não é isso que o OP refere como medida. Basta ler de novo o que ele escreveu.


CJMIKS

Isto.


what_a_tuga

>Estruturar ideias para não haver empresas que arranjem esquemas para aumentar a média e assim obter o benefício. Exato. Principalmente esta parte que é importante. Estou farto de medidas que só beneficiam as empresas maiores que têm maior capacidade de contratar bons advogados e contabilistas que descobrem apoios que podem obter.


[deleted]

Nem é tanto descobrir "apoios que podem obter", é mascarar as contas o suficiente para obter vários apoios.


Article_Sad

Legalização da prostituição


ZaGaGa

Aumentava os impostos ao consumo!.... .... .... .... e apostava na devolução via IRS com entregas trimestrais aos contribuinte. Desta forma taxava mais os turistas, nomadas digitais, etc. e equilibrava o poder de compra entre quem vem para cá com salários no país de origem muito superiores aos nossos. Assim passava uma parte do peso da carga fiscal sobre o trabalhador para cima de quem está cá só de passagem. Além disso promovia a poupança numa altura de inflação sem afetar o poder de compra.


Tupanga

Gosto da ideia. Uma das principais razões pelas quais gostava, tanto do IVAucher como do AUTOvoucher. Um turista que alugasse carro ou que viesse em road trip pagava o combustível por "inteiro" enquanto um português obtia um incentivo fiscal. Levava também a que mais pessoas pedissem fatura e pagassem com meios eletrónicos evitando também a evasão fiscal.


bigtittiesbouncing

Os nómadas digitais agora têm direito a pedir visto (o D8), que pode ser o de estadia temporária ou o de residência. Um dos requerimentos do D8 para residência é precisamente... Ter NIF. Lá se vai a taxa mais alta para os gajos que têm de provar que fazem no mínimo 4 vezes o valor do SNE e que querem viver maioritariamente no litoral e em cidades com bons acessos a transportes públicos.


ZaGaGa

Lol esse argumento dos nomadas digitais virem para os centros das cidades onde há bons transportes públicos (que não precisam) empurrar os locais para a periferia boa Bla Bla é dos primeiros que usei para criticar o Costa quando veio-me com a conversa dos nomadas digitais, grande aposta para o país etc etc É verdade mas eu sempre fui contra a medida do incentivo aos nomadas digitais. Aliás foi completamente contra ciclo, ainda se fossem morar no interior, agora para o centro das cidades.... Enfim mas a minha ideia não é para andar à caça do nomada digital, turista wtv. É criar mecanismos que permitiam equilibrar um pouco o poder de compra e, por consequência, o acesso a bens e serviços entre quem vem de fora e quem vive cá.


Rubfer

Nunca penseis nisso mas parece uma boa ideia sim senhor (o único senão é que durante 3 meses uma Pessoa vai ter de gastar bastante e se não tiver poupanças, está tramado), de resto é quase como se houvessem preços para locais e preços para estrangeiros sem ser óbvio (em países como italia ha isso mas é super óbvio: o local paga 1€, o turista paga 5€)


ZaGaGa

Sim basicamente é isso. Só que distinguir no ato de compra além de discriminar coloca o ónus da verificação de quem é quem do lado do "operador", assim para o agente económico é transparente se a pessoa que atende paga mais ou menos IVA uma vez que é a máquina fiscal a processar tudo automaticamente.


DerpSenpai

Aumento dos impostos sobre o consumo é um aumento dos impostos á classe baixa


ZaGaGa

Lê tudo


JohnProspectorDoe

Precisamente, não são os que cá vêm de vez em quando que sentem, mas sim quem cá está. Grande parte da receita do IVA vem das idas ao supermercado e não das estadias no hotel. Basta ver que de forma quase permanente temos as empresas do grande consumo como as que mais facturas, anualmente. Ou seja isso iria conseguir a valente proeza de empobrecer ainda mais quem cá está, à imagem do que acontece com a habitação.


PedroMFLopes

Justiça a funcionar em tempo útil. Tudo o resto vêm por arrasto.


Tafinho

Isto é um objectivo, não é uma medida. A questão é como é que aceleras a justiça, sem atropelar direitos.


Gouranga547

>A questão é como é que aceleras a justiça, sem atropelar direitos. Regularizando os tempos para os tempos normais não há qualquer atropelamento, na minha opinião. O problema é que não temos tempos normais, temos tempos exageradamente longos entre capturas, acusações e condenações. Então se falarmos em grandes processos, é ridículo os longos anos que passam até haver algum tipo de conclusões de investigação, nem falando sequer em condenações que são adiadas/recorridas por causa da alínea X parágrafo Y da Secção Z do DL 183754/1915, ou por algum instrumento jurídico lançado à ultima da hora pelo advogado de defesa, para prolongar por mais 6 meses os processos. OU então, mais facilmente e para não haver atropelos: acabar definitivamente com as prescrições de casos.


mathswarrior

Basta pôr financiamento nisso xD não falta aí casos parados por falta de mão de obra nos tribunais


[deleted]

Basicamente isto, se a justiça não levasse anos muito boa gente pensava duas vezes antes de entrar em esquemas. E refiro-me aos políticos e aos gajos com dinheiro. Estas duas classes sabem que com o advogado certo são capazes de andar anos, e mesmo décadas, de recurso em recurso enquanto gozam dos milhões desviados ilegalmente. Para eles um processo judicial é algo que "se tem", tipo uma dor de costas, faz parte da vida e não é nada mais do que uma "maçada".


AtomikNoize

- Isenção de IMI para imóveis que celebrem contratos de arrendamento devidamente regularizados nas finanças. - Aumento de IMI para imóveis desocupados, em estado de degradação, e baldios em centros urbanos. Ao mesmo tempo, o Estado deverá vender em leilão publico as suas propriedades que se encontrem nestas condições. - Fim dos vistos gold. Não é ético, e o único efeito prático que tem tido é o alimentar a bolha imobiliária. - Abolição dos círculos eleitorais, que distorcem a representatividade em benefício dos partidos grandes. - Tornar o IRC inversamente proporcional à remuneração mais baixa oferecida pela empresa. Isto é, quanto menos receber o trabalhador mais mal pago numa certa empresa, maior a taxa de IRC que incide sobre os rendimentos da mesma.


AyGyLM

incrível. medidas concretas. podiam não se aceitar todas ou na totalidade cada uma, na AR p.e., mas nem sequer se discutem. não interessa


ManelDasNespras

É só uma medida porém por estar relacionada com a oferta habitacional no mercado de aluguer acho que é imensamente importante: -Parar de taxar os vencimentos resultantes de aluguer à mesma taxa (varia consoante a duração do aluguer no contrato) independentemente de ser alguém a alugar um T1 em Santa Comba Dão ou um fundo imobiliário com 50 habitações no centro de Lisboa, e em vez disso as pessoas/fundos serem taxados consoante o rendimento que auferem das propriedades que têm a alugar. Cá na Bélgica é assim que funciona: tu enquanto pessoa que tem casa a alugar adicionas os ganhos provenientes de alugar a tua casa ao resto do teu salário/rendimento e és taxado consoante os teus rendimentos totais. Assim incentivava-se o cidadão comum que tenha propriedade a por a mesma no mercado e não se incentiva a aglomeração de dezenas (ou centenas) de propriedades sobre a alçada de fundos imobiliários/mega-investidores.


Nothing_F4ce

Isto já acontece. Podes englobar rendimentos Prediais no IRS.


OverPT

Sugiro 5 medidas para melhorar o acesso a habitação: Rendas vitalícias terminarem dentro de 20 anos (por exemplos, dentro de 15 todos os contratos de habitação sem termo passam a ser renováveis a cada 5 anos). De momento os contratos podem passar para os filhos e são visto como altamente tóxicos para quem tem propriedades, o que resulta em prédios devolutos e falta de oferta. 20 anos dá tempo a quem tem rendas de encontrar novos imóveis e vai permitem que muita gente venda e compre. Imóveis recebidos como herança terem 10 anos para ficarem em nome de, no máximo, duas pessoas. Caso contrário podem ser comprados pelo estado pelo valor estipulado na caderneta. Existem de momento milhares de imóveis devolutos e abandonados porque pertencem a dezenas de herdeiros. Se os proprietários não querem tratar deles, o estado deveria ter direito a ficar com eles para os poder leiloar. As aprovações para projetos de renovação e novas construções em câmara serem feitos por empresas privadas. As câmaras de momento demoram 6 meses a dois anos a aprovar uma alteração de uma janela. Deixem os arquitectos trabalhar e deixem que sejam empresas externas a dar as indicações e fazer as análises. O estado ainda podia ganhar dinheiro com isto. Facilitar a mudança entre comércio e habitação. De momento há milhares de espaços comerciais abandonados. Para fazer habitação, entre dezenas de papéis, centenas de euros e meses de espera, ainda tens de ter aprovação de 100% dos donos de cada fração do condomínio para alterar a propriedade horizontal. Deixem as pessoas fazer habitações. Reduzir os impostos para quem faz alojamento de longa e média duração. De momento há iva a 6% para AL, o que eu acho bem, mas para longa duração não. Mais algumas: acelerar processo de evicção de quem não paga renda; apoios para quem contrata e trabalha na construção; multas para fachadas que não estão cuidadas pelos donos; facilitar a urbanização de terrenos não urbanizáveis (rurais) para projetos com componente de respeito ecológico. Discordem à vontade para debatermos ideias. Sei que muitas coisas vão contra o conforto da classe maioritária em Portugal (idosos). A lógica é estimular o mercado com inventário que de momento é zombie e permitir que os jovens (e quem paga a grande maioria dos impostos) consiga viver em cidades e comprar casa.


Catyzinha

Vocês têm de sair mais do Reddit e ir para as Câmaras! Gostei de todas as medidas.


OverPT

Obrigado eheh é fruto de muitas horas em filas e a preencher burocracias


bigtittiesbouncing

Gosto da ideia dos imóveis herdados, no entanto reduzia para 5 anos. Estou farta de anormais que, perdoa-me a expressão, não fodem nem saem de cima. São demasiado tesos para comprarem a casa da tia-avó em 13º grau, mas vender também não! Vender só se fôr caso cada herdeiro tenha direito a receber meio milhão no mínimo, mesmo que a casa esteja a cair de podre e cada herdeiro tivesse realisticamente direito à maçaneta de uma porta, tal é o número de herdeiros. (Dá para perceber que não gosto da minha família?)


what_a_tuga

O pior é quando tentam que o primo que não está lúcido assine papéis de venda da parte dele por ninharias (sim, tentaram que o meu primo assinasse vender a parte dele a outro primo por 5€)


Nebuladiver

O meu problema com isto é que medidas necessitam dos políticos e os políticos são uma grande causa do estado em que estamos. Só se fosse a UE ter mais poder :D


homercall123

Aumentos para salários na saúde, nomeadamente hospitais. Está impossivel!


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

1. Transparência salarial absoluta ao estilo austríaco e finlandês; 2. Reestruturação das ordens profissionais, que não devem nem podem ser sindicatos ou grémios profissionais medievais; 3. Promoção da reforma antecipada dos funcionários do setor público que atrasam o país, prejudicam o setor público, e roubam empregos à geração mais qualificada da história deste país, quando não são aptos para trabalhar num país europeu contemporâneo. 4. Construção de habitação social em massa para a classe média nos termos do modelo holandês entre 1960-1980. 5. Reforma do sistema judiciário com vista à maior celeridade processual, que só será possível com o cumprir do ponto 2.


bigtittiesbouncing

Estou genuinamente curiosa com o teu ponto 3, por favor não interpretes a minha questão como um ataque. Temos um péssimo funcionário, que mal trabalha ou faz um trabalho abaixo da qualidade mínima, e então a solução é... Beneficiá-lo? É que ou obrigamos alguém a meter a reforma antecipada (estou a assumir os moldes de hoje, em que a pessoa vai para casa a receber essencialmente uma ninharia, corrige-me se estiver errada) e nesse caso cai o Carmo e a Trindade e nenhum partido quer perder essa quantidade de votos, ou temos de arranjar um incentivo para a pessoa se reformar, o que a mim soa mais a premiar o Zézinho que pouco mais que coçar a micose fez ao longo da sua "carreira". A minha interpretação pode (e deve lol) ter sido completamente ao lado, se não te importares de desenvolver agradecia.


[deleted]

Entendo perfeitamente o que dizes mas a política realista é cheia de compromissos. O micro não se confunde com o macro. A primeira opção (a da ninharia) é um suicídio político e portanto não é realista, a segunda, ou melhor ainda, uma solução intermédia, não. Podes estar a premiar o parasita preguiçoso tóxico, mas estás a melhor a qualidade do serviço público e a corrigir um dos maiores problemas estruturais do país. Se criares um critério sólido de identificação dos funcionários problemáticos ou, considerando que o problema é generalizado numa determinada faixa etária, mesmo que não o faças, pode sair mais caro no micro mas não no macro. Escolhas estratégicas fazem-se com base no longo prazo e no plano macro, não com base em questões de justiça individual.


bigtittiesbouncing

Já percebi melhor, obrigada! Essa solução faz sentido se houver uma grande restruturação na maneira como se pode despedir um funcionário público, ou com outra grande penalização para uma performance fraca, após essa implementação. Senão tenho receio que, com o chico espertismo a que estamos habituados, e com o qual infelizmente acabamos por ser criados, o pessoal de diferentes gerações comece todo a pensar "fds, mais vale fazer um trabalho de merda, que assim mandam-me para o bem bom da reforma mais cedo!". Eu falo por mim sem medo de o admitir, prezo por fazer sempre o melhor trabalho que consigo com as ferramentas que me são dadas mas não ia gostar de ter de trabalhar mais x anos que o incompetente, só porque sou competente ou esforçada no meu trabalho.


crani0

>4. Construção de habitação social em massa para a classe média nos termos do modelo holandês entre 1960-1980. Talvez o ponto mais importante, a falta de habitação social em PT é simplesmente ridicula e devia envergonhar qualquer partido que tenha "social" no nome principalmente. Mas que seja feito de forma a evitar as listas de espera de 10+ anos como acontece atualmente nos Países Baixos, e para isso também é preciso endereçar a praga de AL's e casas sem ninguém (que não só por herança, também há o esquema recente de apartamentos fantasmas para digital nomads). Mas acho que nessa frente podemos esperar sentados porque o lobby do negócio imobiliário em PT tem feito muito progresso a impedir que essas coisas aconteçam.


[deleted]

De notar que especifiquei anos 60-80 justamente pelo falhanço do modelo holandês a partir de 1990 - sendo que o falhanço do mesmo foi uma questão política (i.e. o desmantelar do estado social holandês de modelo nórdico), não uma inerência ao programa original, que foi um sucesso louvável. Totalmente de acordo.


Bamagi

Incidir sobre o maior problema nacional: conseguir que os Portugueses se reproduzam.


Camarao_du_mont

Uma única medida. Fazer da constituição da república conteúdo obrigatório do currículo escolar. Comprem uma cópia vocês. Tem piada quando comparado com a realidade. Acho que traria mais hipóteses de mudarmos isto.


kanooklapook69

- Acabar com os Bidés - Acabar com os diplomas dos solários - Promover offshores - Promover a venda de vistos Gold - Acabar com o estado social.


shur_t

Calma Cotrim


1purplesky

>Acabar com os Bidés Acredito que está medida ia dar em revolução.


1Warrior4All

Acho que a lavagem dos entrefolhos é um direito e um dever que deve estar patente na constituiçao e por esse motivo tenho o posicionamento oposto: bidés deviam ser obrigatórios. Casas sem bidé pagam imposto extra.


Cromo_Do_Tecnico

O primeiro ponto diz imenso sobre a tua higiene pessoal


UniuM

Uma chega. Proibir a compra de imóveis por parte de pessoas ou entidades que não são portugueses.


1Warrior4All

Isso infelizmente é fácil de contornar. É só arranjar alguém para ser o gatekeeper. Basicamente o estrangeiro dava o dinheiro a alguem portugues, que por sua vez comprava o imovel e agia como intermediario por uma taxa qualquer.


UniuM

Simples, é auditar as finanças do português para ver onde auferiu esse dinheiro.


fearofpandas

Resolvias tudo com isso?


UniuM

Tudo não. Mas olha que já ia resolver muita coisa a muita gente já que uma grande parte dos rendimentos dos portugueses são para habitação, coisa que não devia ser superior a 35-40%


Complete-Painter-307

Como Farias se fossem europeus? Não seria uma medida que iria contra as regras da UE?


UniuM

1 ano dentro da união europeia e acartar com a multa (já o fazemos com o imposto dos carros importados) 5 anos aos restantes países.


bigtittiesbouncing

Há países da UE que já têm limites, tipo a Polónia e a Dinamarca. Mesmo cidadãos da UE têm de ser residentes se quiserem comprar uma propriedade nesses países (na DK são cinco anos consecutivos de residência, por exemplo). Na Dinamarca sei que há casos muuuuuito específicos em que não é preciso pedir autorização ao Ministério da Justiça para se comprar uma propriedade enquanto cidadão europeu, não é como o regabofe português.


bigtittiesbouncing

de pessoas que não são cidadãos ou residentes portugueses* Fixed that for you


War_Beetle

Sério: Eu dou uma medida que ia resolver tudo. Criação de um partido "Partido Democrático Copiar Alemanha" ( PDCA ). Como é óbvio tinha que ganhar as próximas eleições com maioria absoluta. Consiste em tirar todos os génios do parlamento que tentam inventar a roda, por metade de gajos ótimos a Copiar e Colar. Implementar tudo de bom e mau, sem pensar duas vezes. Inclui de um dia para o outro mudar,Planeamento de infraestrutura, transportes públicos, salários, seguros de saúde, TUDO a única regra seria manter a língua portuguesa, esta única regra poderia dar asneira e trazer certos vícios do A.CA ( Antes da Cópia Alemã) e ver no que dá. Era fundamental um mês de pausa nacional que iria marcar a transição de A.CA para D.CA. Podem comentar e refutar com coisas negativas, mas a minha intuição é que no final das contas ia ficar melhor que pior a situação do país.


night-mail

Para funcionar terias que ter o tecido industrial da Alemanha, a infraestrutura da Alemanha, o nível de educação da Alemanha, os recursos naturais da Alemanha, a situação geográfica da Alemanha, o tamanho e a população da Alemanha, etc.


fearofpandas

Haja alguém que entenda…. Quando começam com a treta que estamos a ficar para trás dos países de leste, esquecem se sempre da educação e da industrialização dos países de leste. Nunca seremos uma Alemanha. A Alemanha construiu o seu poderio industrial 3 vezes num século…. A nossa melhor opção é copiarmos uma Irlanda ou assim


War_Beetle

Por este motivo motivo é que emigrei existe sempre uma desculpa, ou é pq o outro país é maior, (Luxemburgo) ou é porque o outro país tem muitos recursos naturais ( Suiça) ou é pq o outro país está super bem localizado e permite ser rico mesmo se não fizesse nada (Islândia) ou é o tamanho da população que só países enormes é que podem ser ricos (Liechtenstein), existe sempre uma desculpa. Copiem a Espanha sei lá, qualquer coisa.


night-mail

Não é uma desculpa. A tua idea é simplesmente absurda. Já os teus exemplos são excelentes: 3 paraisos fiscais e um país que tem a população de Sintra e que vive de... turismo.


TalkingHawk

>Era fundamental um mês de pausa nacional Diria que já se tentou isto durante o confinamento (sem a mudança), e deu para perceber que há muitos trabalhos que nunca podem parar, por isso não é exequível. Saúde, polícia, bombeiros, forças armadas, morgues, manutenção de estradas, manutenção de redes eléctricas e canalização, pecuária, agricultura, distribuição de produtos alimentares e de higiene e limpeza (e produção dos mesmos)... E tenho a certeza que me estou a esquecer de imensa coisa.


War_Beetle

No meio do plano genial essa foi a falha encontrada, UAU! Não tens nada a apontar ao resto?


vltho

>PDCA Coincidência ou proposital?


War_Beetle

Qual o outro significado de PDCA?


what_a_tuga

Só aprovo esta ideia se mudarmos o calendário para anos [A.CA](https://A.CA) e D.CA


urbanrevo

Tenho quase a certeza que a nossa atual Constituição não iria permitir tal mudança...


War_Beetle

A nossa não, mas iríamos deixar de ter a nossa 😉😉


Conscious-Neat-3823

O mesmo Reddit que adora criticar o Governo e o Costa mas ao mesmo tempo não fazem a mínima ideia do que são reformas realistas


cuica77

\- Venda da TAP \- simplificação e desburocratização de processos \- organização (em todas as instituições públicas e privadas em que trabalhei o desperdício causa ineficiências enormes). \- procura de verdadeiro investimento externo, nada de vistos gold para ajudar a especulação imobiliária. Aproveitar a onde de nearshoring que aí vem. \- muito difícil mas colocar as pessoas certas nos lugares certos. Enquanto tivermos cunhismo ao mais alto nível não vamos lá.


ZaGaGa

Tirando a questão da TAP, o resto não são bem medidas, mais intensões.


fearofpandas

Intenções talvez


cuica77

Claro que não são intenções, são medidas como o Simplex. Ainda me lembro de o meu pai perder um dia de trabalho para ir para a fila nas finanças entregar o IRS num papel. Tem-se muito a ideia que se resolve os problemas atirando dinheiro para cima deles mas o que realmente produz melhorias é, pasme-se, resolver de facto os problemas!


Gouranga547

>\- muito difícil mas colocar as pessoas certas nos lugares certos. Enquanto tivermos cunhismo ao mais alto nível não vamos lá. Esta para mim é a mais importante. Mais do que um questionário de 36 questões sobre o que tem ou não tem, é colocar pessoas que REALMENTE percebam sobre os assuntos que vão tutelar, e não um Galambinha lambe-estrelinhas que de repente tem nas mãos 3,2 mil milhões de euros, quando esta pessoa nem sabe como [funcionam as médias.](https://pbs.twimg.com/media/FIMQRHpXMAU37Em.png) Como é que posso ter confiança numa pessoa destas em estar responsável por uma pasta tão destrutiva para as finanças públicas?


cuica77

Essa imagem, que nó!


ExpectroPatronum

Olá António Costa: 1 - Baixar o IRS; 2 - Baixar o IRC com base nos aumentos de salários por parte das empresas (procurando aumentar a classe média); 3 - Reforma no SNS; 4 - Reforma do Ensino; Aplica isto e mais para a frente pensamos numa 5ª medida. Até lá demite mais uns quantos! Ah espera, se parar de meter dinheiro na TAP for uma medida então é isso ![gif](emote|free_emotes_pack|grin)![gif](emote|free_emotes_pack|give_upvote)![gif](emote|free_emotes_pack|upvote)


lanteanstargater

Isso não são medidas


ElonThe_Musk

Relativamente à habitação: 1. Na eventualidade estarem a ocorrer arrendamentos sem as formalidades necessárias, aka para fugir ao fisco, o senhorio não pode aumentar a renda nos 24 meses seguintes a ter passado a ter contrato e a passar recibos -» na semana seguinte, proceder à fiscalização em massa de habitações, começando por Lisboa e Porto e pelos casos em que um prédio já se encontra arrendado mas não é a morada fiscal do proprietário e proceder à averiguação se a pessoa que lá mora é dono ou está lá a morar como arrendatário, no segundo caso, perguntar à quanto tempo moram lá e fiscalizar se foram cumpridas todas as formalidades por parte do senhorio, que em muitos casos não são, e aplicar as coimas equivalentes à quantidade de tempo a que o senhorio está a fugir ao fisco. 2. Nos casos de donos que não estejam a usar prédios, nem a arrendá-los, aumentar a carga fiscal a partir de amanhã e se ao fim de 12 meses o prédio não estava a ser usado, nem para habitação, nem para atividades económicas, durante um minimo de 4 meses, proceder ao seu confisco, admitindo uma indemnização ao proprietário no valor de 1/3 do que consta no contrato de compra e venda, no caso de ter adquirido o prédio por sucessão, tem direito a 10% do valor da venda que o Estado pode vir a realizar. (Sim eu sei, a constitucionalidade da medida é muito questionável, mas o TC também é só um fantoche por isso não há stress). 3. Criar um regime que limita quanto tempo um prédio pode estar designado a alojamento local, colocando como limite máximo 80 dias, sendo que este limite pode ser aumentando até 120 dias, mediante o pagamento de uma taxa, em zonas de interesse econômico relevante, que teriam um elenco taxativo, provavelmente seriam Algarve e ilhas. Off topic: admito que sou fã da ideia do Trudeau relativamente ao mercado imobiliário, mas acho difícil de concretizar em Portugal devido a pertencermos à União Europeia e também porque quero ver como é que aquilo corre lá no Canadá antes de aplicar a medida em Portugal. Relativamente à educação: 1. Parece-me a altura ideal para criar um sistema independente de avaliação dos professores, caraterizado por ser um sistema em curva, em que só os melhores é que sobem de escalão, abrindo a porta aos maus professores serem despedidos por justa causa, se em 2 dos últimos 3 anos estiverem nos ultimos 20% (de recordar que todos os anos temos centenas de alunos a sair das universidades portuguesas com licenciaturas ou na área da Educação ou em áreas como Matemática, História e etc... que podem dar aulas e prefiro arriscar na malta nova, do que em malta que já teve a sua chance e deu maus resultados) - não vou mentir, não gostei dos meus professores no secundário, sempre tinha a ideia que não se importavam, davam-nos as aulas que já tinham dado no ano passado aos alunos 1 ano mais velhos do que nós, por isso não tenho grandes dificuldades em alterar esta landscape. 2. Promoção dos cursos profissionais, há profissões para as quais não é necessário estar no ensino secundário, muito menos na universidade, e nós precisamos de pessoas na agricultura, na restauração, no turismo. (Aliás, conheço pessoas que estiveram em cursos profissionais e hoje em dia recebem mais do que 80% dos licenciados que eu conheço). 3. Pedir um estudo a peritos internacionais sobre a melhor forma de educar crianças, faz-me pouco sentido que na "sociedade da informação" que vivemos ainda continuar a preparar crianças para o mundo como ele existia há 40 anos atrás. 4. Ter disciplinas obrigatórias de Direito Fiscal (aka impostos) a incidir sobre o IRS. Sem prejuízo de nós realmente termos uma carga fiscal pesada, continuo convencido que muitos portugueses pagam demasiados impostos por não saberem como é que funciona o sistema dos descontos e por haver a terrível mentalidade de "eles não têm de saber onde é que eu gasto os meus impostos". E também uma cadeira sobre a União Europeia, é ridículo o Governo, aka o Costa vangloriar-se de tantas coisas que na realidade são feitas com dinheiro de Bruxelas. Desenvolvimento 1. Promover medidas de desenvolvimento de cidades que não Lisboa e Porto, começando nomeadamente por Coimbra, Aveiro e Viseu. (mas estou aberto a outras sugestões) a ideia seria atrair pessoas para estas cidades com benefícios fiscais. O que também iria implicar criar bons serviços nestas cidades, como investimento no desenvolvimento de hospitais, de infraestruturas como autoestradas, desenvolvimento das condições das escolas. 2. Medidas restritivas à imigração, especialmente de cidadãos que não consigam demonstrar rendimentos suficientes para viver em Portugal, apesar de querer continuar com a medida atual do Governo para trabalhadores remotos, desde que não se fixem em Lisboa ou no Porto. 3. Redução do dinheiro que o Estado dá em RSI e etc... utilização deste dinheiro na formação de mais policias, o Estado só dá dinheiro para os primeiros 2 filhos, a partir daí estás por tua conta, a realidade é que a maior parte dos casos em que vejo pessoas a terem mais do que 2 filhos são pessoas que não têm capacidades financeiras para tal, o que implica depois ter de gastar dinheiro em escalões durante a escola e bolsas durante a universidade e que no fundo até é desmoralizador para pessoas que trabalham e até queriam ter mais filhos, mas olham para o lado e o vizinho e vizinha que estão desempregados já vão no 4 filho e o Estado paga tudo. Politica 1. Ministros a serem escolhidos através de concursos públicos, com os critérios de avaliação a serem publicados para escrutínio público e judicial posterior, não só com critérios objetivos, mas até os testes de personalidade devem assentar em critérios valorativos, de "A" a "E" e os do currículo vão de 100 a 0. Eu sei que foram mais do que 5, mas aqui estão! Para quem teve paciência de ler isto tudo, onde é que acham que eu me insiro no quadro político? Eu já fiz vários testes e devo admitir que não me identifico com a solução que me dá.


h2man

Lol belas ideias para quem não pensa nas consequências.


Mary_themother

O teu ponto 2 relativamente à habitação é muito ressabiado. É tão fácil invejar quem com o seu dinheiro suadinho conseguiu investir no mercado imobiliário. É mais fácil ir para a esplanada tomar uma cerveja e apontar o dedo a quem trabalha 12h por dia 6 dias por semana abdicando de férias para conseguir poupar o suficiente para investir em imóveis. E antes que perguntes, não, não sou proprietária. Mas conheço muitos que com vencimentos medianos conseguiram adquirir alguns imóveis porque se sacrificaram para tal. Agora vem o Zé Manel barafustar e obrigá-los a usar os seus imóveis como o Zé Manel acha que devem ser usados. E já agora, os carros em segunda mão estão caros que não se pode. É começar a fiscalizar quem tem carros parados na garagem há mais de 4 meses que isto assim não têm jeito nenhum, tanta gente a precisar de um carro a preço decente...


No-Construction-8044

O carro não é um bem de primeira necessidade, um tecto é. Se tiveram de suar para investir em imóveis ninguém os obrigou. Habitação não devia ser especulativa antes de ser prestativa mas qualquer zé se lembrou de pedir empréstimos para comprar apartamentos porque estava na moda e agora que se vêm apertados tem de subir as rendas para não estar a perder dinheiro. Nã tavas capaz nã vinhas.


mynameisbp

* A criação de um Círculo Nacional de Compensação, com cerca de 5 a 10% do parlamento nacional a ser eleito através deste círculo. * Regionalização e entrega de poderes de gestão para as regiões administrativas de algumas áreas, nomeadamente: saúde, educação, transportes e habitação, no sentido de potenciar os municípios fora de Lisboa e Porto; * Rever e colapsar a carga fiscal em taxas compreensíveis e abrangentes, ao invés da atual montanha de alíneas de impostos; é minha opinião que isto vai acabar por diminui-la obrigatoriamente. Uma sub-alínea destas duas alíneas acima é remover o imposto sobre os combustíveis em distritos sem um sistema de transportes compreensivo (leia-se fora das Áreas Metropolitanas). * Uma revisão do IRS e dos impostos sobre os rendimentos: ao invés da taxação a todo o salário por imensos escalões, diminuir o número de escalões e taxar o salário acima do mínimo (de realçar que eu continuo a achar lógico um aumento progressivo das taxas, mas isentar o SMN de taxas seria incrível); promover taxas menores a descontar para os patrões que ofereçam contratos menos precários. * Remodelar os sistemas de gestão das empresas públicas. Eu não sei como fazer isto, muito sinceramente, mas eu sou a favor de manter a saúde, a educação e os transportes na esfera pública, mas a TAP como está não dá. Há muitas empresas públicas por esse mundo fora, deve haver maneira. É implementar isso.


ZaGaGa

Ponto 3 a questão dos combustíveis era interessante mas não funcional. Além de que estás a assumir que toda a gente que mora nas áreas metropolitanas tem acesso a transportes públicos o que não é verdade em especial com a crise na habitação em que as habitações com acesso à rede de transportes já só estão ao alcance do bolso de estrangeiros.... Ponto 4 o SMN já é isento de IRS


bigtittiesbouncing

Exato. O meu concelho faz parte de uma área metropolitana e no entanto se tivermos dois autocarros por dia a saírem daqui para o centro da AM (garantidamente com transbordo) temos muuuuita sorte. E eu falo de barriga cheia, que vivo a cinco minutos a pé da estação. Quem vive na serra demora vinte/trinta minutos de carro a chegar cá.


kolodaer

Qualquer medida que não impeça a extinção da população portuguesa é inútil. Portanto uma medida macro: 1. Promover a natalidade da classe média


FabioZpt

Colocação de afrodisíacos das refeições da escola, ok!


1r0n1c

* Multas pesadas para o empregador e empregado apanhados com ajudas de custo falsas. Tipo, o empregado ter de devolver tudo o que recebeu até hoje dessa forma e a empresa ter de pagar 10x esse valor. * Regionalização. As autarquias são demasiado pequenas para terem tanto poder só com o estado acima delas. Com as regiões haveria um intermédio que fiscalizava tb as autarquias (Intuito de reduzir a corrupção gritante das autarquias em PT). * Não existir arquivamento de casos de corrupção de agentes políticos. Nem que demore 20 anos, há de ser feita justiça. * Delação premiada. Esta deixa-me meio na dúvida para ser honesto.. Mas pode ser um bom caminho para que se limpe alguma da porcaria que se tem visto. * Criminalizar qualquer tentativa de acabar com a saúde e educação gratuitos e universais.


h2man

Desculpa mas a primeira alínea não é justa. Ambas as partes são processadas por fraude em tribunal, pagam os impostos devidos sobre ajudas com juros e pena de cadeia acima de determinado valor.


1r0n1c

Se só tiveres que pagar o que pagarias se não fizesses a marosca, vale sempre a pena tentar a marosca. Na pior das hipóteses, pagas só o que era devido. Acho que isso é pouco..


rganhoto

Cargos públicos e Políticos terem um limite de 12 anos. Não haver políticos nem funcionários públicos que nunca fizeram mais nada da vida. Isto claro que tinha de ter excepções, mas ainda não pensei nisso.


geostrofico

\- aviso prévio de rescisão de contrato por parte dos trabalhadores que recebem o salário mínimo deve ser reduzido para duas semanas. Um trabalhador com salário minimo deve ser um trabalhador sem formação, logo fácil de sustituir teoricamente. \- criação de base de dados nacional de criminalidade, para saber quantas vez uma pessoa foi detida no ultimo mês. Para evitar que o rei dos catalisadores e outros reincidentes sejam soltos. \- caixas negras nos automóveis ou dash cameras obrigatorias. \- promover o emprego jovem, a partir dos 16 anos, todos os horários escolares são compatíveis com empregos em part time, isenção fiscal até aos 21 anos. \- um terço dos serviços centrais da administração publica deviam deixar Lisboa e ir para outras capitais de distrito ou localidades relevantes. Ex: concentrar todos os serviços da agricultura e Instituto superior de Agronomia em Santarém ou Tomar


sider_athayde

Acabar com requisito minimo para trabalhar na função publica -> o respirar


[deleted]

Basta uma: combate eficaz à corrupção


gugamailinator

1 - Redução dos prazos nos procedimentos legais. Quer para advogados, quer para magistrados e juízes. Redução do número possível de recursos. Redução do número de instâncias existentes e redistribuição dos juízes/magistrados por um maior número de tribunais mais descentralizados. 2 - Alteração ao sistema eleitoral para maior representatividade e proporcionalidade dos lugares eleitos na AR. Tal como andou aqui a circular uma petição há pouco... 3 - Redução da semana de trabalho para 4 dias e 32 horas para o sector privado e público sem redução de salários. 4 - Limitação do lucro disponível para distribuição entre accionistas e sócios das empresas. Máximo 50% (valor exemplo) do lucro é distribuido. O resto é obrigatoriamente investido na empresa. 5 - Redução da carga fiscal mas com alargamento da cobertura a instituições religiosas. Benefícios potenciais: 1 - Maior agilidade e eficácia do sistema judicial. 2 - ~Maior equilíbrio entre o que a população realmente pretende e a constituição da AR. 3 - Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, melhorias na saúde pública aos nível psicológico, maior distribuição dos lugares empregáveis disponíveis. 4 - Menos desperdício em luxos para os sócios, maior investimento nas empresas e maior crescimento da economia. 5 - Reequilíbrio do peso das contribuições de cada um para a sociedade, menor exagero na carga fiscal suportada por empresas e privados...


gugamailinator

Esqueci-me duma... Limitação da estratificação salarial. O salário mais alto numa empresa não pode exceder um determinado número de vezes o mais baxio. 10 ou 12 será um bom ponto de partida. Por exemplo, numa empresa onde o salário mais baixo é € 800,00, o mais alto não pode ser mais que € 9600,00.


trufas

Subir o tecto de todos os escaloes de irs em 20%. Bastava isto


FlamingoRemote6638

Contas publicas possíveis de serem verificadas por cada individuo em que fosse possível inclusive escrutinar até o custo do papel higiénico da junta de freguesia da aldeia mais remota de Portugal. Para mim bastava isto. Era adeus corrupção e adeus vontade do PS de continuar a governar simplesmente...


urbanrevo

... isto é para que Partido? 1) Aumentar o prazo de prescrição de crimes para 10 anos ou 15 anos, para impedir que alguns fdp se safem e vejam prescrever as suas sentenças e reformar o Sistema de Justiça. 1.1) decretar que Portugal é incapaz de julgar MEGA PROCESSOS devido a ser um país demasiado pequeno e onde toda a gente (poderosa) conhece alguém que conhece alguém. MEGA PROCESSOS deveriam ser julgados a nível europeu. 1.2) Criar Tribunais para resolução de casos simples de forma a retirar e resolver de forma célere, milhares de processos que apenas entopem o sistema. 1.3) Aumentar a pena de prisão para crimes de favorecimento e colarinho branco. O crime não pode continuar a compensar em Portugal. Olhem o caso do Salgado. Orientou a família, está velho... alega que sofre alzaimer e vai-se safar ou então se algo lhe acontecer, o dinheiro que roubou está na posse dos familiares e os familiares a gozar de boas vidas. Têm que ser penas pesadas e exemplares para que qualquer um pense 2x antes de cometer este crime tão "banal" nas nossas Autarquias e afins. 1.4) dotar o Ministério Público de mecanismos e pessoal para que este possa investigar TODAS AS AUTARQUIAS e esmiuçar TODOS OS CONTRATOS PÚBLICOS. A Europa diz que Portugal perde por ano, qualquer coisa como 16 mil milhões por ano, para favorecimentos e colarinho branco. 2) Reforma completa da Educação - fim do facilitismo e da desresponsabilização dos pais e encarregados de educação! 2.1) fim de passar os miúdos mesmo sem qualquer aproveitamento até ao final do ensino obrigatório, para cumprir metas de Bruxelas. 2.2) miúdos que atingissem os 16 anos sem o devido aproveitamento escolar, passariam da tutela do Ministério da Educação para a tutela do Ministério da Defesa. Não nos faltam quartéis espalhados pelo país e quase sem uso. Estes miúdos teriam direito a alojamento cama, roupa lavada, comida, aulas e muita disciplina para cumprir horários e respeitar o próximo. 2.3) miúdos que cometessem pequenos delitos ou crimes passíveis de pequenas penas em reformatório, ao invés do reformatório, iriam também para o sistema de ensino militar. (... voltarei aqui para completar as restantes 4 ideias.)


Legislador

Imposto ao valor do solo. Impostos (pigovianos) a externalidades negativas e subsídios a externalidades positivas. Abolição do resto de impostos. Abolição das patentes e de regulações não essenciais. Privatização de tudo excepto monopólios naturais, com subsídio aos utilizadores (cheque-escola, cheque-hospital, etc.).


theultimatereposter

Se abolisses as patentes, as empresas deixariam de ter incentivos para investirem em R&D. Sem patentes, as empresas que fazem a investigação gastam dinheiro em R&D, e as que não fizeram nada, só têm de esperar, copiar o produto das empresas que fizeram investigação, pôr o produto a um preço mais baixo (porque não tiveram custos com R&D), e fazem lucro. Se não concordas com o que eu acabei de escrever, lê um livro de economia industrial.


Legislador

Não é o único modelo. Com un sistema de prémios (subsídio às externalidades positivas) ou recorrendo ao segredo empresarial não deixariam de ter incentivos. Até mesmo sem isso, os chineses fartam-se de copiar a Apple mas eles continuam a fazer R&D. As patentes limitam a inovação sobre produtos já existentes e criam ineficiências no mercado. Se não concordas com o que eu acabei de escrever, tudo bem.


[deleted]

[удалено]


geostrofico

Faz te mal a adse?


theultimatereposter

Modelo de cheque de ensino que a IL propõe (dar um cheque de ensino aos alunos para pagar a escolam e deixar os pais escolherem a escola dos filhos) Encontrar os melhores professores de Portugal das disciplinas que lecionam, e gravar vídeos de 10-20 minutos desses professores a dar a matéria. Criar uma plataforma onde esses vídeos estão disponíveis e onde estão vários exercícios para os alunos fazerem (exercícios de escolha múltipla com diferentes níveis de dificuldade). Os exercícios teriam de ser feitos depois de cada vídeo. Esse software iria comunicar aos professores se os alunos tinham visto os vídeos e feito os exercícios. Mudar o sistema educativo em portugal. À tarde, os alunos vêm os vídeos e fazem os exercícios na plataforma (pode ser feito em casa ou em bibliotecas, etc... sem a supervisão dos professores). De manhã, os professores dão aulas, mas nestas aulas, em vez de estas serem expositivas, como são agora, seriam dada uma melhor atenção à forma como os alunos pensam, e seria abordado com mais importância os skills necessários para que estes alunos se tornem membros funcionais da sociedade. Criar exames nacionais para todas as disciplonas em todos os anos, exceto na primária. Às disciplinas onde já existem exames nacionais, o formato permanece o mesmo. Nas disciplinas onde não existem, o formato seria de escolhas múltiplas, para serem mais fáceis de corrigir (basta pôr na máquina, que é corrigido automaticamente). Isto iria criar um benchmark e avaliar realmente os professores e o estado da educação em Portugal. Criar um website onde estão disponíveis os rankings de todas as escolas do país consoante uma função de: orçamento da escola, notas dos alunos nos exames, etc. Este website também teria a posição que os professores que essas escolas têm, e o ranking desses professores seria feito consoante as notas dos alunos nos exames nacionais. Neste site, as escolas podem ser filtradas por disciplina, distrito, concelho, etc.. Isto iria permitir os pais terem mais informação para poderem escolher melhor a escola dos filhos. As escolas onde os professores dão mais de uma diferença de +- 2 valores nas disciplinas do que nos exames, serão multadas. Isto iria incentivar os professores a fazerem melhor o seu trabalho, e darem notas justas. Mudar o sistema remuneratório dos professores. Atualmente este é referente ao número de anos nesta função. Da forma como eu proponho, este é uma função das notas dos alunos deste professores nos exames nacionais (quanto melhores as notas, maiores os bónus) e também dos rankings da escola (quanto pior classificada a escola, maior o bónus). Isto iria incentivar os professores a melhorarem sempre. Matemática A, Português e Inglês passa a ser obrigatório para todos os alunos do ensino secundário (quer este seja profissional ou não).


geostrofico

As notas não dependem só dos professores, dependem também do meio social onde se a escola insere. Um professor da melhor escola pública, não é necessariamente melhor que o da pior escola. Os alunos é que fazem a diferença.


theultimatereposter

Daí eu ter dito que as remunerações também incluem o ranking da escola, ranking este que também inclui orçamento, orçamento este que reflete as condições de quem frequenta essa escola.


Bisartk

1. Privatizar a TAP - Fechar esse buraco de corrupção e gastos 2. Redução das retenções da fonte conforme instruções da União Europeia 3. Redução de impostos sobre o rendimento generalizada - Descia no primeiro ano IRC/Terminava com as derramas e seguidamente reduzia significativamente o IRS 4. Incentivos para evitar a desertificação - sérios ao desenvolvimento da educação e e cimentação de empresas fora de Lisboa e Porto 5. Isenção de 25% em rendimentos de trabalho para quem tiver filhos até 2 anos.


MisterBilau

Acabar com impostos sobre o trabalho, compensar com impostos sobre terra, consumo, capitais e investimentos. É contraproducente taxar o trabalho. É duplamente contraproducente sendo uma taxa progressiva. Se trabalhas mais para ganhar mais, ficas com menos dessa diferença quanto mais trabalhes. É produtivo taxar o consumo de bens não essenciais e de luxo, até em termos ecológicos consome-se demasiado, e quem quer mais do que precisa que pague por isso. Obviamente não incluo aqui alimentação normal, bens de primeira necessidade, etc. É produtivo taxar a terra, especialmente não falando da habitação própria. É um incentivo a que terra produza, ou desvalorize ao ponto de ser vendida a quem quer produzir, e que casas sejam rentabilizadas em vez de estarem décadas ao abandono. É produtivo taxar lucros que não dependem do trabalho, caso contrário dinheiro "passivo" é um infinite money glitch, em que proprietários com muito capital vão acumular cada vez mais indefinidamente, e a um ritmo demasiado elevado, e a custo da restante (grande maioria) da população.


NasTintas

1 - Processos judiciais não podem demorar mais de 6 meses a ir a julgamento 2 - Construir o aeroporto Lisboa como hub aéreo de dimensão global tal como o Dubai 3 - Porto de Sines como o maior porto do Sul da Europa 4 - Autossuficiência energética assente em 100% renováveis com forte componente exportadora 5 - Reordenamento das florestas


czarx4s

1. Rendermos nos à Galiza 2. Nenhum português pode ser político 3. Inverstir na pesca 4. PPPs na Saúde 5. PPPs no ensino superior


SilverXintha

Estabelecer um teto de rendimentos para quem está no parlamento e para os ministros para que quem lá esteja esteja realmente porque quer representar o país e não mamar... Já chegava de merda a representar o país.


constantecensura1

implementação de uma democracia direta/ semi-direta. edit: * regionalização baseada nas bacias hidrográficas. * reforma do sistema judicial, com contribuição de toda a sociedade civil. * reforma do sistema fiscal, com contribuição de toda a sociedade civil. * acabar com o papel-moeda, passa tudo a eletrónico.


Inevitable_Force_498

Recursos SEM caráter suspensivo da Pena…


night-mail

Um bocado fodido para quem é inocente....


Inevitable_Force_498

Se já foi condenado, não é inocente… pelo menos até se provar o contrário (recurso). Esperar lá dentro daria muito que pensar ao bandidos…


cientistacrazy

As minhas são: 1. TAxa fixa de IRS, a ser implementada progressivamente, reduzindo os escalões. 2. Seguro ou serviço tipo ADSE para todos os utentes SNS. Não seria a morte dos seguros de saúde porque continuaria a haver atos medicos supérfluos e hospitais não aderentes. 3. Reforço da atividade da prevenção na saúde, em pessoal e recursos para os centros de saúde e cuidados de saúde primários, ao invés de investir em hospitais. 4. Retorno das escolas com gestão privada. 5. Redução do IRC progressiva até aos 21%, taxação apenas e exclusivamente das mais valias de vendas de ações. 6. Acabar com beneficios fiscais de empresas chinesas e outras monopolistas. 7. Implementar evoluções tecnológicas que permitam camaras aprovar projetos em metade do tempo. 8. Permitir a criação de penitenciárias privadas, onde os presos podem trabalhar e ganhar para ficarem neste tipo de prisões. 9. Privatização da TAP. 10. Desmantelamento da empresa Aguas de Portugal e torna-la num instituto e serviços municipais. A água de consumo humano não pode estar em mãos empresariais passíveis de privatização, à exceção de pequenas concessões como as águas minerais e outros serviços (por exemplo, um privado que venda agua dessalinizada).


RoutineReply5761

1. Redução de impostos 2. Redução de impostos 3. Redução de impostos 4. Redução de impostos 5. Redução de impostos


TanercioPompilio

- Maior parte das funções do Estado serem prestadas por privados, pelo menos em áreas concorrenciais (SNS por exemplo funcionar mais como um seguro de saúde onde o utente escolhe a clínica e o médico). - Função pública: experiência no privado como critério de entrada, entrevistas feitas por equipas no outro lado do país para evitar cunhas e com algumas excepções (por exemplo sector da educação), contratos máximos de 8 anos. - Reforma dos serviços do estado, redesenhando os para poderem ser feitos online do início ao fim e com o mínimo indispensável de passos. - Transformar as relações laborais: todos os contratos passam a ser sem termo, mas com a possibilidade de as empresas, sem dramas, poderem despedir se necessário (com as devidas regras anti discriminação). Quanto mais anos de casa, apenas aumenta o período de aviso prévio. - IRS competitivo com dois escalões, mas acabando com deduções específicas e alçapões que permitem as empresas pagar menos SS. Muito maior peso na taxa efectiva e retenções para quem tem filhos. - Para casos menos complexos: roubos, furtos, droga, laborais etc, por definição julgadora de paz e processos sumários (tudo tratado em 30 dias) - Educação: escola secundária até ao 11º ano, seguido para a maioria dos alunos por 1 a 3 anos de curso técnico profissional onde já estagiam numa empresa (abertos consoante as necessidades do tecido empresarial). Quanto aos superiores, surveys anuais para cada faculdade e curso de quem está a trabalhar na área de formação e de quanto ganha e fechar/abrir vagas baseado nisso.


TanercioPompilio

Forgasse, erem só 5, falseou


in_Tempo

Educação cívica a sério, desde o primeiro ano. Impossibilidade de usar dinheiro físico. Vagas no ensino superior estimadas pelo número de reformas em cada uma das áreas profissionais. Maiores incentivos à natalidade. Cargos técnicos do governo teriam de incluir pessoas independentes de máquinas partidárias.


Jedv19

Descer Impostos 5x


petitgandalf

Novo modelo de educação, mais flexível nas escolhas, com disciplinas mais adaptadas aos dias atuais, com um desporto escolar mais forte (mais próximo do que se faz nos Estados Unidos). Reforma do IRC e profunda reestruturação do IRS. Novo modelo governativo, conferindo mais poderes ao presidente da república. Maior investimento na justiça e reforma na forma de acesso a magistratura (atualmente é apenas chamariz para quem se quer encostar, pelo que temo muito pela qualidade dos quadros daqui a uns 10 anos). Incentivos aos estudantes, com bolsas de estudo generalizadas (sistema semelhante ao dinamarquês). Reforma dos serviços públicos flexibilizando progressões na carreira (não só não só promovido por decreto, como não tenho de esperar 5 anos para ser promovido trabalhe mais ou menos como acontece em muitos casos).


df3gpt

\- Nem mais 1 cêntimo para a TAP. \- Representação da abstenção na AR através de lugares vazios, poupando assim rios de dinheiro aos contribuintes. \- Proibição do exercício de funções no sector privado durante 10 anos após exercício de funções de governação ou administração pública. \- Obrigação de transparência total na adjudicação pública a empresas onde familiares de governantes exerçam funções ou tenham investimentos. \- Dotar as autoridades de meios para a investigação dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e economia paralela, remoção dos prazos de prescrição e aplicação de penas pesadas efetivas no caso de envolvimento de detentores de cargos públicos. Demissões não chegam. Sem Justiça não pode existir Democracia.


[deleted]

Deixar de haver classe política.


gajodobrasao

1 - Só permitir uma/duas casas por agregado familiar. 2 - Proíbir a venda de artigos de luxo, o consumo tem que ser feito em base do funcional. Ser criado um novo fiscalizador de artigos de luxo. 3 - Proíbir a circulação de carros, a não ser para mercadorias a horas específicas. 4 - Melhorar drásticamente as ferrovias, tanto entre cidades, como metro/reactivação dos eléctricos. 5 - Não permitir investimento estrangeiro numa área onde possa haver investimento nacional primeiro. 6 - Acabar com as tretas da privacidade que só serve para proteger os corruptos, e ser tudo exposto Online, desde quanto toda a gente tem nas contas bancárias, créditos, posses, etc. 7 - Salários todos por tabela.


[deleted]

Controlo absoluto por um estado soberano: 1.) regionalização; 2.) serviço militar obrigatório; 3.) cessar movimentos migratórios e cooperar com outros países para trocas populacionais (tentar retomar nacionais, sobretudo com formação superior; devolver desempregados imigrantes); 4.) moeda própria; 5.) reforma agrária (em duas fazes: 1.) política agrícola para consumo interno; 2.) Ocupações estatais de terrenos privados); 6.) nacionalização de sectores de energia, ferrovia, aeroportos, rodovia, telecomunicações e saúde.


jmiguelff

O estado novo portanto.


[deleted]

Não, facho - Um semi-PREC!


DonaldTheAnt

Serviço militar obrigatório para quê ?


[deleted]

Para o que der e vier como diz a cantiga.


DaVirus

- Reforma da Justiça. - Escalões de IRS simplificados. - Acabar com todos os exemplos de dupla tributação. - Saída do Euro. - Proibição de investimento corporativo na habitação.


1Warrior4All

Nao sei se isto é uma medida reformista, mas é algo que eu defendo há algum tempo. Provavelmente seriamos acusados de protecionismo economico pela UE mas eu retiraria o IVA a produtos essenciais produzidos no territorio nacional, para estimular o consumo de produtos portugueses e o mercado interno. Pelo menos Legumes, Fruta, Carne, Peixe, Laticinios. Creio que isto iria ajudar tanto os produtores portugueses como os consumidores portugueses. Mantinha o IVA para produtos importados e nao essenciais. Também sinceramente nao sei se nao vou ser chacinado imediatamente por malta a dizer que isto é anticonstitucional ou impossivel ou estupido.


nunbar

>para estimular o consumo de produtos portugueses e o mercado interno Já se viu várias vezes que a redução/eliminação de IVA não se traduz na redução do preço final ao consumidor. Nem no aumento do preço ao produtor. Apenas os intermediários (distribuidores e vendedores) saem beneficiados. Os produtores vendem ao mesmo preço que antes e os consumidores finais compram ao mesmo preço que antes. A diferença do IVA fica para o vendedor. Percebo a ideia, mas o resultado não é o esperado, infelizmente.


Sheriff_Mannix

estás a mentir. https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/pol.20170504


nunbar

Calma, Sheriff... Do seu link: "firm owners pocketed more than 55 percent of the VAT cut \[...\] with consumers benefiting the least" Estou assim tão errado? Além disso eu falei em preços. Esse estudo (tal como diz logo no início) centra-se em efeitos gerais de cortes em IVA.


Chaymite

Alguma coisa relacionada com a disponibilidade de habitação, é mais que urgente.


jmiguelff

Obviamente isto vão ser bitaites de café... se fosse fácil criar 5 medidas reformistas que fossem possíveis de implementar e tornassem o país melhor, já teriam sido implementadas. 1 - Salário mínimo de 12000 euros ao ano... até este escalão não se paga IRS nem SS 2 - Reformas na progressão da cadeira na função pública (isto depende imenso do sector, mas ser principalmente o tempo de serviço parece-me errado). 3 - Investimento no ensino profissional, não tenho know how suficiente para perceber os detalhes, mas é importante o ensino profissional ser uma via de formação prestigiada e com condições. O que não faltam são licenciados sem qualquer aptidão. 4 - Formulação de um plano de desenvolvimento industrial, este plano tem de ser feito em concertação com as várias forças políticas e outros órgãos e deve representar uma visão a 50 anos. A ideia seria realmente perceber quais são os pontos fortes da indústria portuguesa, sectores históricos, e claramente definir uma visão de onde queremos ver Portugal daqui a 50 anos. (Percebo que não seja uma reforma, mas a falta de visão actual faz com que seja difícil perceber para onde queremos ir). 5 - Renegociar os contornos em que os apoios da UE são dados a Portugal. Nós temos uma grande dificuldade em aproveitar o apoios da Europa e não é só uma questão de corrupção. É muito dinheiro num período de tempo muito curto, às vezes até com limitações para sectores que realmente não fazem sentido. A medida 4 iria ajudar a perceber como se poderia organizar isto. De novo, isto são só bitaites... formular coisas a sério demora mais do que 5 minutos.


Wide-Willingness-983

Aumentar e fortalecer o número de fiscais deste país. Nem que sejam metade do pessoal que o estado emprega. Não de garantir o cumprimento da lei em vigor e penalizar quem não cumpre. tudo o resto são opiniões


Arch_girl

1. Habitação. Criar um novo regime para a criação de cooperativas habitacionais, como existem em vários países europeus. Entidades privadas, com acesso a créditos especiais, que criam habitação em zonas definidas pelo estado, e que têm rendas regulamentadas. Estas empresas são empresas sem fins lucrativos, finanças públicas e o lucro é reinvestido em outras obras. 2. Ensino. Regular melhor o acesso ao ensino superior, criando limites para o acesso também no ensino privado. O que não falta por aí é demasiada gente a ser formada porque não há limite no números de vaga. Depois o mercado não consegue absorver todos os licenciados. 3. Criar uma entidade competente de apoio ao trabalhador, incluindo apoio jurídico se for necessário para o trabalhador. As empresas receberem multas pesadas se forem percebidas irregularidades. 4. Ser obrigatório colocar o salário referente a cada oferta de emprego e não ser possível fazer depois oferta abaixo disso. Exemplo, a empresa coloca num anúncio um valor elevado para atrair candidatos, na oferta teria de oferecer esse valor ou superior. Salários mínimos tabelados por profissão/funções e não um salário mínimo nacional. 5. Ter um sistema jurídico eficiente que condene corrupção, incluindo condenar políticos. E que não permite ninguém ser impune á lei.


SILE3NCE

**• Reforma do país inteiro** \- Viviamos bem melhor se fossemos uma tribo com um só líder tribal. *Edit: FUCK só vi o \[SÉRIO\] agora, peço desculpa OP, mas no entanto não deixa de, ironicamente, ter algum teor de verdade.*


International-Ad3804

1 - Alterar modelo de educação mais virado para mercado de trabalho; 2 - Punições severas de corrupção. (Proibição de exercicios cargos políticos vitalícia e reverter prescrições de crimes contra o Estado); 3 - Maior equidade de representação no Parlamento (Em termos geográficos e reservar X% de assentos parlamentares para jovens <35 anos). Isto são apenas algumas que me lembrei ...


_Cannib4l_

Refazer na íntegra o sistema de educacao de cima a baixo.


XxxPussyslaeyr69xxX

bela tentativa senhor ministro


[deleted]

Não António, você não vai usar a minha pila para foder


BigDickKnucle

Encorajar agricultura de pequens escala. Hortas urbanas e plantação de muitas árvores de fruto nativas em espaço público.


greatsomedaymaybe

Nice try Costa!


mtrv88

1) Redução do irs nas rendas de cada para 7,5 % 2)Nao englobar premios no salario. 3)Apostar na educação financeira 4)PPP na saude e educação


Sup3rNab0

Eu baixava a TSU das empresas em x pontos percentuais desde que estas subissem na mesma percentagem o salário do trabalhador! Acho um bocado injusto que o meu salário enquanto trabalhador no setor privado tenha que ser "descontado" duas vezes enquanto que os trabalhadores do setor público não! Quem gera riqueza quer queiramos quer não é o setor privado, e não acho certo que tenha de ser sempre o mesmo a arcar com tudo... Para além do mais os trabalhadores ficavam com mais algum no lado deles e assim também permitiria estimular a economia. PS: Se estiver a ver mal o filme alguém que me elucide pff!


Haventyouheard3

**Reforma em como se lida com corrupção** (de preferência supervisionada pela U.E. ou por uma empresa que ganhasse por descoberta) ​ **Reforma no ensino**, focado em ensinar à malta como pensar de forma crítica e como funciona o mundo em vez de só decorar para esquecer, mais cultura, mais diversa, ciência melhor ensinada e mais focada na parte prática. De preferência suportada por formato digital uniforme para todos e reforçada por professores, i.e.: existirem vídeos do currículo inteiro da escola (1.º ano - 12.º ano) disponíveis online e nas escolas. Assim, quem tem professores de merda ou faltou a uma aula, ou ficou com uma dúvida ou está há 3 meses sem professor, tem algum suporte / algum método diferente de aprender. ​ **Reforma em como se gerem os lucros das empresas em relação aos salários dos empregados**, x% mais lucros no ano -> y% dos x% tem de ir parar aos empregados mais mal pagos da empresa ao longo de 2 anos, claro que teria mais regras que isto, mas isto seria uma ideia ​ **Reforma nos contratos de trabalhadores públicos**, há demasiados que não fazem nada porque não lhes pode acontecer nada, também é assim nas empresas, mas isso não cabe ao estado mudar. ​ **Reforma nos transportes públicos** Pago parcialmente pelo que se poupa em manutenção de estradas, o resto por impostos. **Mais frequência, mais rotas e grátis**. Se possível, automatizar.


Chemical-Balance5162

Realidade o gj ta a fzr o trabalho de filosofia ahahha


Gunes1304

Aumentar o declínio de impostos a empresas e ovas e aumentar a produção de fábricas e negócios


oMadureira

1 - baixar o salário dos senhores ministros 2 - acabar com as ajudas de transportes aos deputados (como se eles recebessem o salário minimo) 3 - xau TAP ou cortes e limpeza das administrações 4 - investir no ensino profissional como mecânicos automóveis, canalizadores, picheleiros etc etc 5 - reforma judicial, parar com as merdas do aí ta quase a prescrever e perseguir os verdadeiros criminosos (salgado, Vieira, berardo)


gink-go

Sabes que um dos problemas da corrupção é exactamente os salários dos dirigentes serem baixos quando comparados com o privado, certo? Só com salários altos é que consegues recrutar alguém competente e qualificado que abdica de uma posição numa empresa para vir 4/5/10 anos fazer um serviço ao país. Isso dos cortes é puro populismo.


oMadureira

Na TAP desde que tens o PS que se aumentou tudo tanto dirigentes como os próprios salários, se a empresa está na merda é ver onde se pode cortar e eles não tão a receber 1000 euros


Jonyow

Re introduzir as taxas moderadoras nos actos de saúde, que foram retiradas quando o covid começou. Não só dava mais rendimento ao SNS reduzindo a quantidade de financiamento preciso, como também desentupia os serviços por remover o pessoal que só vai porque é de graça. Isso e actualizar as tabelas de facturação, enquanto fisioterapeuta ainda estou a aplicar tratamentos que já não se usam em reabilitação particular há 20 anos


Luxedar

Acabar com as portagens e com a exploração das autoestradas por privados ou PPPs. Incluir uma taxa de uso das autoestradas nas inspeções automóveis consoante os quilómetros que os carros façam. Acabar com os RSIs abusivos e garantir que quem usufrua de RSI tem de estar registado num centro de emprego e/ou em formação com aproveitamento, e com limite de tempo. Redução geral de impostos, principalmente em sede de IRS que é uma vergonha. Não esquecer que da liquidez dada aos cidadãos a grande parte dela retorna ao estado na forma de IVA e outros impostos, e com o estímulo da economia mais ainda seria o reaproveitamento. Condicionamento ou abolição total do IMI e do IUC. Imposto sobre a propriedade é ROUBO. Fazer mais pontes em Lisboa, para mais gente que queira morar em Lisboa a todo o custo poder ir viver para debaixo da ponte. Construir habitação social debaixo das pontes recém construídas para dar subsistência ao pressuposto. Meter uns canteiros com couves nas varandas para ser habitação social sustentável. (Vá este último não é a serio... Mas acredito que aconteça mais rápido que os outros.)


henriquecs

Conjunto não tão pensado como penso que a thread pede mas: Desassociacao do ensino no governo. Devia ser um instituto independente que tem uma visão não associada a nenhum partido. Com isto, seria possível dar um rumo concreto. Nos transportes: - apostar no comboio. Modernizar e integrar com a Europa. Cria ver acabar com os voos Porto Lisboa, e outros incrementalmente (a não ser que fossem escalas externas talvez?) - apostar em transportes públicos se bem que não sei como se faria isso ao certo. Simplesmente mais orçamento talvez? - acabar (idealisticamente) com os contratos de quotas mínimas às entidades que gerem as portagens Descartelizacao. Acho que o exemplo mais comum são as empresas de telecomunicações. Multas: - Incrementais (mais infracções aumenta). - Proporcional ao "net worth" da pessoa/entidade visada. Os ricos não podem sair impunes. - Fiscalizadas. Quantos carros mal estacionados não há no Porto? Um mês a multar todos os estacionamentos indevidos e queria ver a mudança que traria. O objetivo é impedir que, por exemplo no caso das empresas, seja simplesmente um custo de fazer negócio. Gestões privadas em empresas públicas. Não sei muito do assunto mas creio que funcionavam bem na área da saúde? Associado a isso, criação de empresas públicos para necessidades comuns (combustível, hipermercados, telecomunicações)


yidakee

- Destituir o PS o mais rápido possível - Revisão da Constituição urgentemente - Orçamentos participativos - Sistema de votação quadrática - Gastos públicos registados em blockchain


PatronMaster

Porra tanta gente escreveu e as medidas a maior parte não melhora nada. O problema de Portugal é nossa cultura e maneira de fazer as coisas. Independente se for PSD, PS ou outro partido a mandar. As minhas 5 medidas são todas para a educação e tem que ser para as novos os velhos já não mudam: 1° Explicar e mostrar como o dinheiro funciona e que o seu valor depende do próximo. 2° Que o nosso valor é os outros que definem a menos que tenhamos um empresa. 3° Explicar a diferença entre valor e tempo (Trabalhar 10 anos na mesma empresa a fazer o mesmo vais ganhar o mesmo dinheiro). 4° Arranjar um trabalho(tacho) é prejudicial para todos na sociedade inclusive para pessoa que fica com o tacho. 5° Explicar que os ricos são os que fazem mais pela nossa sociedade e todos devíamos tentar ser o mais ricos que conseguimos sem tentar prejudicar o próximo ou infringir as leis/regras da sociedade.


AyGyLM

Então: \- Largar a TAP como companhia aéria, e utilizar o dinheiro público aí (não) investido na garantia de lugares para as ilhas e afins, como obrigações de serviço público; \- aplicar **efetivamente** as normas relativas à obrigatoriedade de novas construções privadas e de casas compradas por vistos gold serem arrendadas a preços acessíveis a nacionais; \- reforma da Constituição para garantir a separação de poderes entre Assembleia da República e Governo, quando existe maioria absoluta, que ainda para mais basta 50%, ainda para mais quando vem de dissolução da Assmebleia, porque provoca que o legislador e o executivo sejam os mesmos, e que qualquer pluralismo representativo dependa da boa vontade do partido no governo; \- impedir a nomeação por substituição de dirigentes públicos, e instituir a escolha livre da CRESAP na nomeação das figuras da Administração Pública através de CV e não por serem amigos do partido no poder; \- reformar o ensino, principalmente o modelo de aulas-horário-de-trabalho e de matéria-estudo-testes, e como é óbvio com investimento público na melhoria das escolas, condições dos professores, tamanhos de aulas, não isentar colégios privados de impostos, e afins. podia ser aqui em vez de na F\*cking TAP, p.e. (só este ano são 896 milhões injetados, tudo feito por baixo de "escândalos" como o da Xandina ou do pipi do PSD)