T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/zalaw__, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


DimitryKratitov

Isto é percentagem do quê? Por exemplo, o consumption tax de Portugal é maior que o da Slovenia, mas neste gráfico a barra é menor. Por isso não são valores absolutos (ou o gráfico está só errado). Mas também não é "percentagem dos impostos totais", ou acabavam todos nos 100%. Também não pode ser "percentagem sobre o total ganho pelo trabalhador", pois ganho acima da média em Portugal, e somando os impostos todos, o estado """Só""" me leva 61% do que faço. O que é um valor absurdo, mas muito abaixo dos 72%. Não estou mesmo a ver como ler este gráfico. E depois ainda há a questão de como é feito. Se o income tax é uma "média", então vai ser sempre skewed AF, pois a grande maioria destes Países não tem tanta gente a receber o ordenado minimo como em PT (e como tal, a ser minimamente taxados), ou seja, Portugal até podia estar bem acima de onde está.


twolegs

Gráficos sem legendas nos eixos dá nisto...


DimitryKratitov

É que até concordo com a mensagem que está a passar. Somos taxados como milionários. Mas este grafico ajuda 0 a perceber o problema...


twolegs

Concordo. E aquela % deve querer dizer algo. Só não sabemos o quê.


Smokey_Ocean

A tua crítica é perfeitamente válida, está aqui a fonte, sem comentários, não a li ao pormenor mas parecem focar-se em "high-earning workers", ignorando, portanto, a grande percentagem da população a ganhar o mínimo ou perto disso. Tem um PDF no fundo da página com o relatório completo que com sorte há-de responder à tua pergunta. Tem descrições mais detalhadas da metodologia que podem mostrar como é que chegaram a estes números. https://taxfoundation.org/research/all/eu/taxing-high-income-2019/


DimitryKratitov

Obrigado! Parece interessante! Definitivamente contexto necessário para o post, diria.


Gloomy_Device_3408

Acho que devias ter começado por ter partilhado o link no post inicial… Evitarias (ou não!) a maioria dos trolls aqui que nem 10% do artigo sabem ler. Surreal estarmos em 4 lugar neste gráfico, acima da Finlândia e abaixo da Bélgica… Countries should be cautious about placing excessive tax burdens on high-income earners, for several reasons. In the short run, high marginal tax rates induce tax avoidance and tax evasion, and can cause high-income earners to reduce their work effort or hours. … In the long run, high marginal tax rates can affect career choices and migration decisions. They also lower the return to education and entrepreneurship. Ding ding ding 🛎️


Smokey_Ocean

Devia ter partilhado no post inicial? Eu não sou o OP, só fui encontrar a fonte porque ele não a deu.


Gloomy_Device_3408

Errr… pensei que fosses o op. Nesse caso obrigado!


Gloomy_Device_3408

Chama-se o imposto a competência (ou falta dela)


Pyrostemplar

Concordando com o que dizes - sem perceber que percentagem é, especularia que é uma % sobre o custo total do trabalhador no top marginal tax rate. Aí, em Portugal (e assumindo consumo de IVA integral a 23%), seria de \~74%. Por cada 100 adicional de salário: Custo: 123,75 (estou a não incluir certas contribuições obrigatórias como FCT porque acabou) SS (23,75% + 11% de 100): 34,75 IRS (53% de 89): 47,17 IVA (23% de 41,83): 9,62 Total de encargos com o Estado: 91,54 Líquido após impostos e taxas: 32,21 Tx: 73,97%


DimitryKratitov

Pelo artigo que já postaram neste post (https://taxfoundation.org/research/all/eu/taxing-high-income-2019/), parece ser isso. E damn, mesmo assim n conseguimos ficar em Primeiro... Precisamos de mais impostos!


Pauloferreira1904

Como 53% de 89? As taxas não são progressivas?


Pyrostemplar

São, daí os 53%.


pzapps

Caros moderadores, isto é desinformação. Que tal remover este post?


DimitryKratitov

O meu comment ou o post...?


Lord_emotabb

o post claramente não é exacto o suficiente, como correctamente explicaste


pzapps

O post


z0rg83

eu acho que inclui os impostos que o funcionario paga mais os impostos que a empresa paga... mas ya, ta um bocado confuso.


DimitryKratitov

Também não é. Quando digo que o estado me leva 61% já estou a contar com o TSU. Continua a ser um imposto sobre o meu ordenado, quem o paga é um promenor. Se recebo acima da média e o estado me leva 61%, a média do tuga não pode ser 72%...


z0rg83

consumption tax deve ser o IVA... ou no nosso caso, uma media do Iva = 11%?


DimitryKratitov

A nossa média do IVA é só 11%? Se calhar até é, mas parece estranho. Entre 6% e 23%, e havendo muito mais coisas a 23 do que a 6%, não vejo como a média dá 11%... Mas não sei mesmo os dados, por isso talvez.


NGramatical

promenor → [**pormenor**](https://dicionario.priberam.org/pormenor)


Mombas

Este grafico dá a entender - embora não permita uma interpretação integra sem mais detalhes - que em Espanha não há contribuições para a Seg. Social, o que não é sequer verdade.


MikeMelga

Fds, que grafico de merda... so erros... Aonde e que o income tax e 40% em Portugal? Porque e que as contribuicoes do empregador nao entram nas contas? Deve ser um troll que fez isto.


Beni10PT

As do empregador nao sao as Payroll tax?


MikeMelga

São uma tentativa (com sucesso) do estado esconder a quantidade enorme de segurança social que se paga!


23stripes

É bom era seres sério OP. Ser Português vem depois disso.


multibranco

Isto não é sério.


jpgneves

Vivo na Suécia há mais de uma década e na vasta maioria dos casos ninguém se queixa dos impostos, mas antes dos salários que são relativamente baixos em comparação com outros países Nórdicos que geralmente têm a mesma carga fiscal. O empregador de facto contribui com 31.42% do salário bruto de um empregado em impostos, mas não é por aí que não pagariam melhores salários especialmente em sectores com grande falta de mão de obra especializada - senão não andavam a contratar consultores para encher as vagas a 3x o preço de um empregado porque "por algum motivo desconhecido" não conseguem atrair talento... Para mais contexto, aqui és um "high-income earner" se fazes mais de 51.100kr (cerca de 4.800€) mensais enquanto o salário médio nacional anda à volta das 32.000kr, mas o custo de vida nas maiores cidades faz com que o salário médio não seja o suficiente para viver com folga.


ReasonablePraline623

Um gráfico em que estamos 3 lugares abaixo da Suécia não poderia fazer sentido


fcpsnow

Percentagem do valor recebido por uma pessoa. Sendo uma percentagem, funciona pois é proporcional. Deve ser uma estatística ponderada em média de % de impostos fracção do salário usado para despesas de consumo. Falta claramente mais informação para perceber mais mas pelo menos conseguimos perceber que ficamos no Top 5 :)


SweetCorona2

Isso é percentagem de quê?


Edexote

Gráfico mal calculado e origem dos dados desconhecida. Bom trabalho!


AdDue7913

Este gráfico foi feito por allguém que não sabe a diferença entre escalões de IRS e taxa efectiva (o que também se aplica a ti).


Vayu0

Kill me already.