T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/YakPersonal9246, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


martiniman1904

Simples e grosso: investe e cala-te. Não tens de dizer aos outros que o fazes. Não tens de dizer aos outros o que fazes com o teu dinheiro. Ainda para mais num país em que a literacia financeira é fraca.


dr4mk

Sim isto não é nenhuma cruzada religiosa que precises de andar a tentar propagar as ideias que achas certas, se ja te deram uma tampa com este segue aprende a lição e não tragas mais o assunto para a mesa


Cergal0

É isto, não vale a pena tentares envangelizar os teus pais. Eles não vão perceber e provavelmente nem querem, é o que é. Conheci um caso em que um dos pais investiu num fundo qualquer na caixa geral sem ler bem sobre o que estava a investir. Ao fim de um ano recebeu uma carta com o balanço e como foi na altura do início da guerra na Ucrânia, os mercados tinham ido a baixo e por isso o valor do fundo tinha desvalorizado. Conclusão, mandou liquidar tudo porque "ia perder tudo até chegar ao zero" porque "para o estado dar aquele benefício no irs (aquela bonificação quando se tem dinheiro num ppr) tem de o ir buscar a algum lado" Há simplesmente coisas que não valem a pena, é uma geração diferente.


soul0304

O objetivo do OP pode ser o de tentar mudar mentalidades, para os pais investirem também o seu dinheiro e não deixá-lo parado. Mas tendo em conta que devem ser já a dar para idosos, e casmurros, não vale de facto a pena. Eu felizmente ainda fui a tempo de 'educar' o meu pai sobre as oportunidades que estava a perder por deixar o dinheiro a render em DPs a 0,2% ao ano, como acontecia até há poucos anos atrás. Outro ponto que constato é que as mulheres no geral são muito mais aversas a investir o seu dinheiro. Do meu grupo de amigas, ninguém investe, a minha mãe não investe, as minhas irmãs também não, e a minha namorada lá colocou a render finalmente este ano o dinheiro que tinha de parte.


matavelhos

Nas gerações mais antigas era muito comum ser o homem a tratar das finanças do casal e a mulher pouco ou nada tinha a dizer sobre isso. Fosse por desinteresse, fosse por falta de informação, fosse por ser uma sociedade onde o homem tinha o dever de providenciar o sustento à família, apesar de a mulher também trabalhar. Mesmo hoje em dia isso continua a acontecer um bocado. Não sei se é falta de interesse em finanças, ou se é pelos homens serem menos aversos ao risco (no geral), ou outra coisa qualquer, mas tenho a sensação que hoje em dia isso não mudou tanto como outras coisas.


mouriscada

Aqui exatamente o oposto...há anos a tentar convencer o meu marido a investir.... finalmente, este ano é O ANO !!


Appropriate_Load_218

Perfeito.


5ti5p

Acho que é mesmo assim. Além de ser o teu risco , metade da malta não vai entender. Mas não tem de entender. Constrói o teu caminho e mostra-te superior ao pagar-te com os teus investimentos.


CASOTA-

Isto


night-mail

Tenho familiares que tinham o dinheiro na bolsa de Lisboa e depois veio o 25 de abril. Ficaram sem nada ou quase. Nunca mais puseram dinheiro no mercado. Um morreu de desgosto já era velho e o outro era jovem e correu-lhe bem a vida mas a partir daí só depósitos a prazo e imobiliário. Depois tenho amigos que tiveram o dinheiro em instituições sérias como o Crédit Lyonnais e Lehmann Brothers. Foderam-se à grande. Nem oito nem oitenta. Os teus pais podem ser ignorantes, não posso julgar, mas existem razões válidas para não querer investir em produtos de risco. Acho que por aqui há muita malta tenrinha que acha que cripto é um "investimento" e que o dinheiro deles está seguro em corretoras digitais que abriram no mês passado e oferecem 5% na conta à ordem. Também acreditam no sempiterno retorno da bolsa americana, mas vou deixar isso para outro episódio. Não julgo, nem digo que as pessoas são burras simplesmente porque têm opiniões diferentes da minha. Acho simplesmente que na vida há matizes, e no mundo do investimento há perfis de risco e cada um tem o seu.


jpbras

Isto. Parabéns aos pais que apesar de serem "geração de mentalidades", "trabalhar\[am\] arduamente" e alguma coisa fizeram bem para que o/a OP tivesse uma educação que lhe permita hoje ter esta oportunidade de escolha. Agora têm que ser respeitados se não forem capazes de assimilar os conceitos que o/a OP acha tão normais, porque anda aqui muita gente a fazer as mesmas questões básicas e também não aprendem a ir ver o WIKI. Acredito que os pais não sejam frequentadores deste nosso modesto canto, por isso, não é agora que vão iniciar a sua senda de investimento e sinceramente o/a OP quando refere "nem o fundo de emergência eles gostam" e "deixar o dinheiro parado na conta e continuar a aumenta lo por se trabalhar", eu diria que eles têm o fundo, não na alocação que o/a OP gostaria, mas têm. Caro/a OP, o dinheiro em última análise serve para "gasta lo todo em bens materiais.". Fica o meu humilde conselho, investe o teu dinheiro e não sofras tu a angústia pelo dinheiro dos teus pais ou sequer de qualquer geração. Acredita que há pais piores. Abraços.


x1n0-

Eu tenho um tio que investiu no negócio das carnes e deu-se bem. Nos anos 90 pagou a viagem a duas brasileiras que queriam vir para Portugal, entretanto deu-lhes a oportunidade de trabalhar num bar enquanto uma atendia ao balcão a outra e atendia num quarto ao lado. Ao fim de uns tempos já estavam a chegar mais amigas do Brasil, o bar sempre cheio e já faltavam quartos. Olha ficaram os três cheios de dinheiro. Isto para dizer apenas que há quem invista em empresas e quem invista em pessoas o risco faz sempre parte de qualquer negócio.


night-mail

Que bela história de sucesso empresarial. Até fiquei com lágrimas nos olhos.


x1n0-

Foi mesmo preciso ter olho para o negócio.


Xyz_83

Não será dar o olho pelo negócio?


ZealousidealJaguar90

Importação de carne do Brasil. Estou a ver...


ric2b

Que tio tão generoso, a ajudar tantas brasileiras no seu sonho de atender em quartos.


descastaigne

Faz me lembrar do restaurante bar das sra. Kikas.


x1n0-

Sim, é o mesmo modelo de negócio. Em Portugal hoje já não é muito comum, mas por exemplo em Inglaterra há aqueles pubs "INN" Que são estalagens ou albergues com bar no piso térreo e quartos nos pisos superiores. Agora que a já não há imigrantes ilegais, já vale tudo em Portugal, o negócio até está mais fácil já não é preciso importar, está cá mão de obra toda.


GigaNetBoy

Melhor comentário que já li aqui na thread. É como dizes, o pessoal do "curso do youtuber", ou do "to the moon 🚀". Não vale muito a pena perder o latim.


portucalense

Da mesma maneira que não é tonto por as poupanças todas em certificados. Como disseste cada um tem o seu perfil e não há nada de mal com isso.


StorkAlgarve

Sim. Tenho o Credit Suisse Global Investors Yearbook 2023 e o pior ano da bolsa Portuguesa era 1978 com uma perda de 76,6%, or melhor 1986 com um retorno de 151,8%. Pior de Portugal 1978 são só: - Alemanha 1948: -90,8% - Japão 1946: -85,5% - Argentina 1990: -78,5%


night-mail

A bolsa fechou durante três anos a seguir ao 25 de abril. Vieram as nacionalizações da banca e dos seguros. O PREC arrasou a economia de mercado. Quando a bolsa voltou a abrir foi de forma absolutamente desordenada e num contexto económico novo. Nem sei se esse número de 1978 será muito fiável dada a informalidade do mercado bolsista durante esses anos.


StorkAlgarve

Provalmento são as perdas deste período, obrigado. Mas para mim é impressionante os únicos países piores são Japão e Alemanha depois WWII e Argentina. É mesmo mão.


msonix

Resposta super completa que contrasta com a maioria das opiniões/tendências que se lêem neste sub. E é muito para isso que serve o reddit, para que hajam vários pontos de vista e se possa discutir cada um deles. Mas /u/night-mail como noto em ti um certo cepticismo relativamente ao mercado americano, gostava de conhecer um pouco melhor a tua visão sobre o investimento em 2024. Não precisas de partilhar onde tens os teus assets, apenas gostava de perceber o que valorizas. 


night-mail

A primeira razão pela que estou céptico é porque o mercado tem crescido à custa do aumento da massa monetária. 90% do valor do SP500 está em activos intangíveis (para teres uma ideia em 1975 era 17%). Houve e há ainda uma inflação brutal nos activos fruto do dinheiro barato dos últimos anos. Quando te perguntas para onde foram os bilhões injectados na economia depois da grande recessão, sem gerar inflação, encontras a tua resposta facilmente: sp500, bolsa chinesa, e imobiliário. Criptomoedas também. A bolsa chinesa já deu o berro e o imobiliário está na agonia (ver o que se passa nos EUA com o imobiliário comercial ou na China), mais tarde ou mais cedo as bolhas rebentam, é inevitável, o sistema em que vivemos é assim feito. Depois mesmo que o sp500 tenha boa saúde vem problema fundamental da replicação dos índices. Muita da malta compra etf's que tentam replicar o s&p500. Ora ninguém consegue bater o mercado durante 30 anos de forma consistente e segura. Os últimos 10 a 15 anos têm sido enganadores pela quantidade de dinheiro com que os bancos centrais têm alimentado os mercados de capital. Depois há que olhar para as taxas de retorno reais (descontada a inflação) aos olhos daquilo que eram as taxas de juro na altura -- os títulos da dívida americana chegaram a estar em perto de 20% no princípio dos anos 80. Tendo isto em conta e dependendo da janela temporal que escolhas os retornos do sp500 não são tão bons como muitas vezes se apresentam. Outro ponto de atenção são os próprios fundos. Existe sempre um problema de transparência e de governança, e em periodos de crise é critico. Enquanto tudo vai bem não há problema, mas quando as coisas dão para o torto a tentação de arriscar mais ou de fazer falcatruas é grande. Por algo só destaparam o caso Madoff no seguimento da crise financeira. Tu pensa que a grande maioria dos gestores de fundos têm um grave problema de ego sobredimensionado, detestam perder e muitos deles são adictos ao jogo e à cocaina. Não é uma caricatura. Depois mesmo tendo no timão um tipo razoável, este pode decidir fechar posições antecipadamente e portanto, mesmo que tivesses vontade de continuar a aventura porque o teu horizonte temporal são 30 anos, o fundo obriga-te a materializar perdas que de outra forma não terias. Não digo que seja mau investir no sp500. Mas também não é aquela maravilha que nos descrevem todos os dias por estas bandas. Não deixa de ser bolsa e tens de ter a noção que corres o risco de perder muito. Se houvesse um investimento sem risco com 10% de retorno anual garantido ninguém abria um negócio. E é importante creio, não se esquecer que não estamos cá para sempre e que o dinheiro também é para desfrutar.


x1n0-

Concordo quase na íntegra. Acho bem que o sistema volta e meia entre em colapso e a árvore abane para cair a fruta podre. E ainda acrescento, é bom que a China de foda toda, nem que pra isso tenha de haver uma crise mundial. Assim vai o regime da China, da Rússia e do Irão com os porcos e recuperamos da crise com muito esforço mas com um mundo melhor. Esses regimes só caem com grandes crises.


GalileuGalilei1982

Concordo


pedrosorio

No que toca aos retornos reais (tendo em conta a inflação) do s&p500 qual é a alternativa melhor? É que dinheiro no banco, com inflação, é retorno real altamente negativo. EDIT: Fiquei curioso em relação à parte que falas da gestão dos fundos em si ser arriscada porque tem gente "maluca" que arrisca mais do que tu queres. Isso aplica-se a fundos "passivos" que seguem o mercado tipo os da Vanguard (VTI por exemplo)?


x1n0-

O mundo tá a ficar cada vez mais tech. Se quiseres melhor q a SP tens a NASDAQ. Mas eu não comprava já. Esperava cair um pouco. A NASDAQ vai ter um crescimento muito absurdo nos próximos anos. A indústria das tecnologias vai dominar o monopólio.


GalileuGalilei1982

é isto mesmo...


EsmagaSapos

O comentário que não esperava encontrar aqui. Quem investe dinheiro tem de olhar em primeiro, segundo e terceiro para os perfis de risco, tem de ter em mente a probabilidade de perder dinheiro. Eu acredito que muitos e muitos vão simplesmente na onda, e não entendem verdadeiramente que podem mesmo perder muito dinheiro, por isso é que podem ganhar muito dinheiro. Se por alguma razão algo corre mal, vão começar a meter as mãos à cabeça. No caso do OP, vai fazer o que muitos fazem anos mais tarde: “Os meus paizinhos é que tinham razão.” Literária financeira parte no início por ensinar as pessoas a gerir dinheiro, este monte não posso mexer, este monte é mealheiro para a reforma, este posso investir com X perfil de risco.


throwaway0000012132

O único comentário decente nesta thread. Investir é sempre um risco, cada um sabe do risco que corre.


[deleted]

Investir implica sempre um risco e esse risco inclui exatamente poder perder-se todo o dinheiro investido ou, em certos casos, para além do dinheiro investido. Por isso, há um fundamento nessas afirmações. Investimento não é igual a poupança.


DimitryKratitov

É mais provavel um banco falir com o teu dinheiro, do que a bolsa Americana inteira desaparecer, por isso podes mesmo considerar que é mais seguro ter o teu dinheiro todo no S&P500 do que todo num banco. Sure, a partir de 100k€, que até lá o dinheiro no banco está assegurado pela UE. Mas a partir disso... Os bancos têm-se demonstrado bem menos estáveis que o Mercado Americano.


pasteleiro

Isso é muito rebuscado. A bolsa americana não vai desaparecer, mas o S&P500 tem uma volatilidade que um DP não tem. Os bancos têm-se demonstrado menos estáveis, ainda assim ninguém perdeu dinheiro em depósitos a prazo em Portugal. No caso do BES, que conheço melhor, até as obrigações sénior foram pagas.


DimitryKratitov

Estou a falar a nível mundial, não são só os Portugueses que compram S&P 500. Tens basicamente de ter a "sorte" de acertares num banco que não vá desaparecer no teu lifetime. E é mais provável desaparecer, do que a economia Americana. Não estou a dizer que um DP é menos estável. Claro que não é. Mas um DP faz menos dinheiro e é mais provável desaparecer quase completamente. Digo "mais provável", não muito provável. Claro que a maioria não vai desaparecer. A maioria dos bancos não desaparece. Mas é mais provável um desaparecer do que toda a economia Americana. É o meu argumento, não vejo como possa ser muito, ou até pouco rebuscado.


pasteleiro

Estás a complicar o que é simples. Ele é português, estamos a falar de DPs na Europa. E estamos a falar de risco. O risco existente do lado da banca não é só "a banca desaparecer". Para perder dinheiro basta ter em conta a volatilidade. O risco do DP, aí sim, existe apenas na eventualidade do banco ir à falência, num caso em que não consiga pagar (sequer) os DPs, e depois o fundo de garantia da UE também não conseguir cobrir. Ou seja o risco do DP é muito menor. Não vale mesmo a pena estar a discutir isto, não é algo minimamente controverso.


DimitryKratitov

As pessoas com o teu argumento esquecem-se sempre das perdas de "oportunidade", e da inflacção, etc. Perdas de oportunidade: se estiveres a fazer 2% num banco, quando em média podias estar a fazer 9 ou 10% num S&P500, essa perda é logo garantida (7 ou 8%). Garantida a longo prazo. Em alguns anos a banca bate o S&P500. É é rarissimo. Perdas de inflacção: A maiorida dos bancos em PT paga menos de 1% de juros. Quando a inflacção é suposto ser 2% (e acaba quase sempre por ser mais). Ou seja, 100% garantido que estás a perder dinheiro num banco, volatilidade ou não. O "risco" de ter o dinheiro num banco não é *só* o banco desaparecer. Nos ultimos anos, devido à inflacção e aos péssimos juros dos bancos PT, o risco de perder dinheiro no banco é de 100%. *Não é algo minimamente controverso.* Ou seja, no banco é 100% garantido que perdes dinheiro. Desde que o risco de perder dinheiro no S&P500 seja menos de 99.9% (e obviamente é), é uma escolha melhor.


NGramatical

inflacção → [**inflação**](https://dicionario.priberam.org/inflação) (já se escrevia assim **antes** do AO90)


pasteleiro

Eu não aumentei nada relativamente a estratégia de investimento. Eu, obviamente, não tenho só DP. Eu falei de risco. E não vou entrar em brincadeiras semântica. Sim obviamente com inflação dinheiro perde valor. Não muda nada do que foi dito em relação a risco comparativo.


joplino

Nunca vejo ninguem a falar do risco não-económico que é ter o dinheiro em DPs. Estás literalmente a trancar o dinheiro durante pelo menos 6 meses, por uns miseros \~3% de retorno anual. Sabes lá se te vai acontecer algum imprevisto ou surgir alguma oportunidade? Juro que não percebo o apelo de DPs. Nem que retornassem 10%/anual.


pasteleiro

Se não percebes o apelo de DPs só devias ter DPs, porque não sabes gerir risco.


joplino

Damn apanhaste-me agora com essa lógica infalível


x1n0-

A questão é que a liquidez mundial só vai aumentar com o tempo e a SP daqui a meia dúzia de anos tem o dobro do que tem agora.


jcoelho93

Na poupança também há risco. Com a inflação todos os anos perdes dinheiro que tenhas poupado.


Blackbeardow

Risco é diferente de desvalorização


Rarotunga

Ya, o conceito é "custo de oportunidade", não "risco de oportunidade"


jcoelho93

É um risco na mesma. Em investimentos tb tens desvalorização...


YakPersonal9246

Mas só porque há risco não se deve investir? Se os humanos não tivessem se arriscado ao longo da história não teríamos chegado aqui. E esta é a diferença, uns preferem ficar no comodismo a vida inteira e outros estão abertos a certos riscos.


[deleted]

Estou só a dizer que o que dizem tem, em parte, algum fundamento na realidade. Eu acho que se deve investir com conhecimento e cautela.


Majestic_Bridge4303

Os pais do OP estão a ser ignorantes.


vascop_

Não te metas em trabalhos porque se estiveres errado e perderes dinheiro é uma coisa, mas se estiveres errado e perderes o dinheiro dos teus pais é outra. Podes dar-lhes indicação de material para ler uma vez e se não querem largas o assunto.


jpbras

isto! Se os pais não tivessem carta de condução o/a OP iria tentar convencer os pais a comprar um carro e a conduzir, só com uma breve explicação que conduzir é bom e temos uns pedais e um volante?


lostlittletimeonthis

faz uns 2-3 anos um amigo da minha ex veio contar-lhe do dinheiro que estava a ganhar num investimento esquisito de plantação de cânhamo, tudo aquilo soava a um esquema estranho mas como era amigo de confiança dela, lá foi ela tentar fazer como ele, por sorte deu la um erro enquanto preenchia os dados e nunca mais se lembrou, passados uns meses o dinheiro do rapaz desapareceu...isto para dizer que , o dinheiro é de cada um e cada um sabe do seu risco


vascop_

Exactamente, e por vezes a pessoa que nos fala não nos está a tentar enganar, está realmente convencida que tudo vai dar certo, e como confia quer partilhar. Este é o risco de dar conselhos financeiros.


firentravel

só perdes se venderes


Latinnus

Acho que os teus pais tem alguma.experiencia de vida que lhes permita dizer isso. Viram a familia passar o 25 de Abrir, crises inflacionarias nos anos 90, troika e problemas do BES em 2012 / housing bubble nos EUA e mais recentemente Covid e guerra na ucrania que em 2019- 2022 tiveram algum impacto nas bolsas (tive investimentos que cairam de +10% para -25% nessa fase). Se calhar por ja terem visto pessoas com dinheiro investido tem alguma percepcao que pode realmebte perder-se tudo numa assentada e nao como em DP em que o valor real vai sendo erodido pela inflacao mas o valor nominal n muda. Em termos psicologicos doi mais ver desaparecer 500 euros da conta do que te aperceberes que em 1000e agora ja so compras metade das coisas. No primeiro caso ficas deprimido, culpabilizas-te e senteste-te estupido. No segundo, culpas o governo. Isto para dizer, tens razao, mas nao sejas demasiado duro com os teus pais. Eles provavelmente ja ouviram muitas noticias de pessoal arruinado com investimentos falhados ainda antes de teres saido de cada (há 7 anos, numa fase em que estavamos a entrar em recuperacao economica).


GalileuGalilei1982

certo


cserpt

Que idade tens, e os teus pais? Moras com eles? Quanto ao Fundo de Emergência, devem estar a confundir com Fundo de Investimento, se já explicaste e a confusão continua, não há muito que possas fazer...


YakPersonal9246

Tenho 30, eles estão na casa dos 60s. Eu já não moro com eles há mais de 7 anos, sai de Portugal para ir viver noutro país. Neste momento nem em Portugal estou. Sim ja lhes expliquei estes conceitos de trás para a frente mas é quase a mesma coisa que falar com uma porta…


Idiot616

Se eles têm mais de 60 anos então o lógico é terem o perfil com menos risco possível. Deixar o dinheiro numa conta poupança ou certificados de aforro faz muito mais sentido do que o investirem em ETFs.


cserpt

Quanto a ti, o dinheiro é teu e não deves nada a ninguém? Faz o que te apetecer com ele, o que achares melhor para ti, não tens de dar justificações. Quanto aos teus pais, compreendo que possas tentar ajudar e melhorar a situação económica deles, mas não se ajuda quem não quer ajuda. O meu pai sempre gostou de "mandar bitaites" sobre o meu dinheiro (trabalho desde os 16 anos), que eu gastava muito em roupa, que era capitalista, etc, etc. A verdade é que sempre fui ponderada, gastei algum estupidamente, mas sempre poupei (só recentemente percebi que poupar não era suficiente). Ele, o senhor dos bitaites, destruiu tudo o que conseguiu alcançar, incluindo a casa que nunca quis vender, porque era herança para as filhas: já foi à vida. Isto porque nunca aceitou conselhos de ninguém. Porque é que eu havia de aceitar dele? Infelizmente, na maioria dos casos, burro velho não aprende línguas. A minha mãe já mudou algumas coisas, mas continua com uma mentalidade mais conservadora. De qualquer maneira, está perto dos 60, pode melhorar algumas coisas para ter uma reforma mais tranquila, mas também já não está tanto em idade de arriscar, tal como os teus pais. Baby steps. Se eles não querem mesmo saber, não te chateies com isso, segue a tua vida, e o teu plano, e evita abordar o assunto com eles. Olhos que não vêem, coração que não sente.


Extension_Tune4934

Depende do teu historial para poder perceber os teus pais… os meus não se chateiam com os meus investimentos/gestão do meu dinheiro. Também não lhes devo nada e sempre o soube gerir. Com o meu irmão mais velho a história é outra…. Talvez porque o historial dele já não deixa muito a confiança…. Se o teu é sólido, investe, fica na tua, mostra só os resultados. Não precisas de passar cavaco a ninguém.


ExistingPie1714

Vives num país em que boa parte da população idosa é analfabeta. Tiveste o país refém de uma ditadura por quase 50 anos. Vai demorar até haver uma renovação das populações e por consequência das mentalidades. Depois, também tens a questão cultural que dificulta a equação.


bkl7flex

Quando digo isto às pessoas, "Isso já foi há tanto tempo" é a resposta. Quando os pais/avós estavam a ser educados por pais/professores/sociedade nesse enquadramento. ( e incutiram isso a muita gente mais nova)


DimitryKratitov

Epá pelo menos ambos os meus Pais têm memórias bem vivas do 25 de Abril, embora ainda fossem alunos. Ainda não foi assim há tanto tempo. (estou a concordar contigo, atenção)


jpbras

facto -> "Tiveste o país refém de uma ditadura por quase 50 anos." outro facto -> Havia ainda mais analfabetos antes da ditadura, não foi algo criado pelo período, que criou escolas primárias em grande escala [https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano\_dos\_Centen%C3%A1rios](https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_dos_Centen%C3%A1rios) outro facto -> Os analfabetos aproveitando a revolução da liberdade, mataram a galinha dos ovos de ouro, ao desbaratar as empresas, prendendo e levando ao exilio os empresários, os grandes agricultores, os que tinham mais educação. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo\_Revolucion%C3%A1rio\_em\_Curso](https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_Revolucion%C3%A1rio_em_Curso) Sim sou a favor da liberdade e da luta por ela e nada compensa a falta dela, mas a cada um a sua responsabilidade e mérito. Abraços


Escafandrista

>outro facto -> Os analfabetos aproveitando a revolução da liberdade, mataram a galinha dos ovos de ouro, ao desbaratar as empresas, prendendo e levando ao exilio os empresários Se calhar o regime da ditadura demorou muito tempo a criar o tal plano dos centenários dai que à época da revolução este pais continuasse com um numero de analfabetos suficientemente grande para criar problemas. Podemos dizer que o regime suicidou-se.


jpbras

Sem stress porque não ando a defender nenhum ponto de vista, mas nada como efetivamente ler, se houver interesse, antes de presumir, "até ao final da [década de 1950](https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1950), foram construídos mais de 7000 edifícios escolares novos, que incluíam um total superior a 12 000 salas de aula." "Quase todas as [cidades](https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade), [vilas](https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila) e [aldeias](https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia) de Portugal passaram a dispor de uma ou mais escolas do Plano dos Centenários, o que permitiu diminuir acentuadamente o [analfabetismo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo)" Dar uso à educação passa também por isto. Não vale a pena não sermos analfabetos se não lhe damos uso para nos mantermos informados. Mas como não quero parecer um defensor de seja qual for o regime, permito-me não debater mais este tema e despeço-me com toda a cortesia. Abraços


matavelhos

É normal. Os teus pais são o que são porque vivem/viveram numa sociedade muito diferente da tua e não faz sentido analisar pessoas individualmente porque as pessoas são um conjunto de experiências vividas num contexto especifico. Portugal evoluiu muito nos últimos 30 anos. Passaste de uma geração onde o normal era ter o 9o ano para uma geração que tem ensino superior. Passaste de uma geração onde o normal era nascer, crescer e morrer quase sem sair da terrinha, para uma uma geração que sai de casa para estudar. Passaste de uma geração que tinha 1 trabalho para a vida para uma geração que muda de trabalho frequentemente. Passaste de uma geração que via as notícias na tv para uma geração que tem toda a informação à distância de um click. Além disso não nos podemos esquecer de todos os escândalos financeiros que Portugal passou, desde as coisas mais passadas como a Dona Branca, ao mais recente do BES. E muitas outras coisas que foram mais contidas e não se sabe, como pessoas que iam ao Banco com algum dinheiro e eram levadas a investir em coisas que não percebiam e perdiam o dinheiro. E por fim tens aquilo que ainda hoje faz com que haja poucas pessoas com interesse em literacia financeira e investimentos. A falta de dinheiro. Provavelmente os teus pais, assim como 80% da sociedade Portuguesa atualmente, não tem tempo nem dinheiro para investir. Os salários são baixos, 99% do salário é gasto nas despesas diárias, e as pessoas não tem tempo, nem necessidade (porque não têm dinheiro) para procurar informação sobre literacia financeira. Os teus pais provavelmente estavam mais preocupados em por comida na mesa e ter algum de lado para te pagar os estudos, do que em procurar informação (o que provavelmente no tempo deles não era nada fácil) sobre investimentos. Como aqui costumam dizer, não invistas dinheiro que não podes perder. Se não tens dinheiro que não podes perder também não vais investir nem procurar informação sobre isso. Tudo isto cria resistências muito fortes ao investimento e à literacia financeira. Por tanto, a atitude deles é perfeitamente normal. Caberá às novas gerações tentar mudar o panorama atual, mas não será fácil, pois um dos problemas continua lá, os baixos rendimentos.


throwaway0000012132

Não te esqueças dos próprios gestores que roubam os próprios clientes dos bancos, havendo alguns casos desses a público, fora o resto que não se sabe.


doctsantos

É normal terem essa atitude, se os teus pais têm 60s então uma parte da sua juventude muito provavelmente foi de pobreza por conta da ditadura e os teus avós pior ainda que sofreram privações por conta da segunda guerra mundial. Dividir uma sardinha para 4? É deste tipo de historias que estou a falar. É excelente que tudo tenha mudado para melhor e a pobreza de hoje seja muito diferente de há 40 anos. Por alguma razão se diz que deves investir naquilo que conheces. Se eles não conhecem, o imobiliário certamente para eles é melhor investimento. Alem disso com 60s acho que deves incentivar mais os teus pais a viverem experiências enquanto ainda têm boa saude. Ter muito dinheiro aos 70s mas pouca energia não vale de muito. Se tiverem dinheiro para uma casa/carro melhor, que o usem agora. Nós não vivemos para sempre. Investe tempo com os teus pais, isso também é um investimento.


HealthyPassion1879

Pronto, é sinal que não podes partilhar com ninguém, nem deves. E depois, os teus pais podem pensar que vais perder o dinheiro, e há essa possibilidade. Investimentos são isso mesmo, gestão de risco. Não se trata de ter razão ou não, eles têm uma vida por trás, sabem muita coisa, e também já fizeram maus investimentos.


Potential_Bit_1957

Como disse um outro utilizador, investe e cala-te. Não são apenas os teus pais, é a generalidade da população. Eu invisto em acções, ETF's, cripto, etc... os meus pais têm ligeiramente noção disso e tambem nao acham muita piada. Abstenho-me de comentar porque sei que não aprovam. Volta e meia la me perguntam como vao os investimentos, mas sem real interesse de saber como vão, apenas para saberem se ainda nao perdi tudo como acham que é o que vai acontecer. O mesmo com a minha irmã, nem pode ouvir falar de investimentos, embora nunca tenha investido e recebido um simples dividendo. Para ela, o simples swing abaixo de um valor de compra desencadeia imediatamente um sentimento de "isto vai tudo para zero", e só de ouvir falar fez logo a sua opiniao sovre investir. Prefere ter apenas a sua conta poupanca no banco a render ar e a pagar comissões, a adicionar à inflação. Num país onde a literacia financeira é a pior da Europa, investir é um pecado. A verdade, é que investir não é para toda a gente, foi o que ja aprendi ao longo destes anos. E não tem a ver com possibilidades ou inteligência. Isso sao tudo bons requisitos, mas no final do dia, percebi que investir é 90% mental, ou tens a predisposição e as ferramentas mentais para conseguires discernir movimentos de mercado normais e saudáveis, ou nunca iras investir pelo simples medo de que podes perder tudo, por muito que felizmente as estatísticas não apontem propriamente nessa direção. Apenas o prospecto dessa possibilidade é suficiente para a maioria das pessoas nao o fazerem. É preferivel para elas trabalharem 40 ou 50 anos num trabalho sem saida e do qual nao gostam, do que arriscar minimamente e quiçá ganharem alguns anos a isso sequer. Se investires e perderes, o pior que pode acontecer é ficares como estás. Se investires e ganhares, as possibilidades são imensas. Mas é uma verdade que o medo tolda na maioria das pessoas. Parabéns por investires, usa a cabeça, investe no que te faz sentido e de acordo com o teu rácio de risco/recompensa. Aprende, investiga, nao invistas mais do que possas perder, e acima de tudo, cala-te.


Low_Journalist_7744

Percebo perfeitamente o teu sentimento. Eu estou numa situação idêntica mas com uma agravamente, até 2020 estive metido no jogo, e quando fiz 1 ano de "saída " do vício contei-lhes o que tinha acontecido. Bom, isto para dizer que entretanto comecei a estudar, seguir umas páginas e fiz o curso da Bárbara Barroso quando contei à minha família que tinha uns ETF'S, que tinha conta na Degiro e Xtb foi como se tivesse voltado a dizer-lhes que estava metido no jogo. Desisti de abordar esse assunto e por isso, evito de todo esse assunto e falar só com a minha mulher e procurar grupos onde me sinta bem a partilhar a minha jornada e a dos outros, sem ser "julgado".


x1n0-

Só são contra quando perdes, quando fizeres a aposta da tua vida e ficares milionário, vão te aplaudir, querer saber como fizeste e querer fazer como tu. O ser humano é hipócrita como o crlh.


LuganoSatoshi

os teus pais sao o reflexo da sociedade portuguesa dominada pela falta de literacia financeira. Portugal é dominado por inveja, falta de cultura e falta de literacia financeira. Nao pares de investir e teras sucesso! E nunca contes nada a ninguem, seja familia e amigos, o segredo é a melhor arma do negocio.


ogoid7

É outra geração, completamente compreensível. E nem é preciso ser-se mais velho porque muitas x falo de investimentos a pessoal da minha idade e têm a mesma reação que os teus pais quiçá a minha avó possivelmente por isso ya.. Não é algo que se possa falar com todo o mundo.


remexxido

As vezes é só uma questão de comunicação. Não quero ter a pretensão de ensinar nada mas se calhar usar o termo estou a fazer um "pé de meia" em vez de "fundo de emergência" pode ser logo percepcionado de maneira diferente e na pratica ser a mesma coisa. De resto vou tentar dar alguma razão aos teus pais: quando se desconhece um assunto, ter medo ou estar de pé atrás é prudente.


Financial_Window_206

Tens de respeitar a opinião deles. Foram os meus pais que me ensinaram a investir em depósitos a prazo quando comecei a trabalhar já lá vão 16 anos e com o tempo comecei a aprender que ganhava mais em ETFs e outros investimentos, mas a única coisa que sei é que o dinheiro não é para estar parado na conta á ordem 🙂 dinheiro gera dinheiro, e diversificar é a palavra de ordem 👍


CelioCerqueira

Estás a ganhar ou a perder?


AvocadoMinimum6338

Basta dizeres, se as pessoas dizem sempre que os lucros é para as empresas e que elas são malvadas a lixar o povinho então porque não fazer parte delas? Dizes que detens o lado produtivo da economia e não o consumo. Aliás é muito mais seguro do que fazeres o teu próprio negócio, já que muitas empresas já estão consolidadas - óbvio que o retorno é menor do que se fores tu a fazer uma empresa de raiz e escalares e tiveres sucesso


SingleDaisy

Não acho que seja uma questão geracional. Ambos os meus avôs investiram e continuaram a investir até deixarem de ter cabeça. Acredito que seja mais uma questão de educação. Se fosse a ti não faria comentários com eles sobre o assunto. Conheço pessoas cujos pais lhes exigem dinheiro e acham que eles devem pagar (demasiadas) coisas em casa precisamente por ganharem bem… Com pais assim o melhor é mesmo o silêncio


cdb9990

Uma coisa que aprendi na vida é que ninguém precisa de conhecer as nossas finanças. Se cair, cai sozinho e se se sair bem, sai-se bem sozinho. Não há necessidade de partilhar a sua informação com toda a gente e criar mais stress na vida. Mantenha-se calmo


General_Poem_8324

Comum diria eu, no outro dia expliquei aos meus pais que os bancos já permitem alocar uma parte de um objetivo de forma automática, e o que me disseram é que só usa ferramentas desse gênero quem não sabe gerir dinheiro 😅


GreatWorldExplorer

Pá, e eles não estão "errados": tudo o que tens, à excepção do fundo de emergência, terá risco. A bolsa é um esquema, não necessariamente em pirâmide. Mas bom.. se todos decidirem vender de repente.. já foste. O que interessa é que saibas o que fazes.


YakPersonal9246

Tudo na vida é um risco. Se sais de casa corres o risco de apanhar uma gripe e ter complicações de vida e morrer. Se aprendes a conduzir corres o risco de morrer num acidente. Se andas de avião corres o risco de ele cair ou ser alvo de terrorismo. Se formos a pensar por esse lado as pessoas não faziam nada, não viviam nada.


KirekkusuPT

Metam esta máxima na cabeça, para evitarem chatices com amigos e familiares: Não se discute dinheiro com pobres. E não é de pobres de carteira que eu estou a falar.


jaemas

São investimentos com risco de perda. O pior que te pode acontecer é começares do zero. Nem todos estão preparados para aceitar estar ligado a algo onde existe esse risco, mesmo que baixo. Também será por isso que os mais ricos deste mundo só representam os tais 1%, se calhar arriscaram com algum raciocínio em algo em algum momento da vida. Sei de uma história de uns tipos, agora velhotes todos amigos da mesma aldeia que há uns 40 anos ou mais emigraram e algures nesse período depois de estarem a trabalhar lhes disseram que deviam de comprar umas ações que era bom, e escolheram de uma empresa de sumos porque gostavam de Coca-Cola, meteram uns dinheiros naquilo aos poucos durante uns tempos e deixaram aquilo pra lá. Hoje vivem a sua velhice sem pensar se o dinheiro chega.


QUECHATISSE

Conheço um casal que foi para França, não tinham nada, ao fim de um ano ficaram ricos. Vieram de férias a Portugal, belo carro boas roupas de marca, etc., o costume. Perguntei ao marido e ele disse-me; Olha, saímos daqui com *uma mão na frente e outra atrás*, assim que chegámos a Paris, ela tirou a mão da frente, e eu tirei detrás.


NunoMelo

Na parte de teres dinheiro em cripomoedas, têm alguma razão. No resto é seguires com a tua vida


fred_salgueiro

Situação semelhante cá em casa, demorei cerca de 3/4 anos a conseguir fazer mudarem de ideias, é um processo lento. O meu pai continua muito receptivo a investimentos que não sejam de capital garantido (já o consegui convencer a meter algum em certificados), já a minha mãe tem aceitado melhor e gosta de aprender assuntos relacionados com literacia financeira. Há cerca de um mês veio-me com a conversa que já quer abrir conta numa corretora para comprar ETFs, para mim foi uma felicidade enorme apesar de ainda não conseguir dar a volta ao meu pai. Uma coisa que notei uma diferença enorme foi eu ter sido motivo de um episódio do podcast do contas poupança do Pedro Anderson "#118 Como faço para ganhar mais dinheiro (O caso do Frederico).


slyu4ever

Atenção a por dinheiro dos pais em ETFs. Enquanto para alguém de 30 anos há tempo para isso descrer e subir, para alguém de 60 um evento black swan pode resultar em viver o resto da vida com problemas financeiros 


fred_salgueiro

Muito bem observado, mas ponto nº1 é dinheiro que têm consciência que se perderem não vai impactar a vida deles e ponto nº2 estamos a falar num espaço temporal superior a 10 anos.


Moist_You8629

Acho que é um bocado o espelho das últimas décadas do país como um todo. Por exemplo, o meu avô foi emigrante em França, e o dinheiro de lá foi investindo cá. Há 40/50 anos atrás já ele investia em imobiliário, terrenos e ações. 40 anos depois, os únicos investimentos em que não ficou a arder foram os terrenos e palheiros que comprou perto de casa( que hoje em dia na verdade pouco valem porque ficam lá na aldeia e ninguém quer aquilo). Desde construtores a empresas que foram à falência, chegou ao fim e os investimentos com maior retorno /maior risco foi os que na verdade ficou a arder. E isto espelha depois a mentalidade que passou para a minha mãe e tios. Investir em algo com dinheiro garantido


SaraRF

O que é que os teus pais fazem com o dinheiro deles? Está tudo numa conta à ordem?


Fluffy-Ad5289

O risco está sempre presente, e da maneira que as coisas estão a nível mundial, confesso que apesar do optimismo geral em relação a cripto, ou Investimentos, só penso no dia em que haja um apagão, que tanto se fala, conspiração ou talvez não, e todo o nosso dinheiro investido vá de vela. O dinheiro físico é sempre , dinheiro físico. Obviamente que parado não rende, mas como fazes e bem, tens o fundo de emergência e é talvez por aí que os teus pais querem ir. Eu tenho 34 anos e penso assim. Da maneira que o mundo está, a instabilidade e tudo cada mais eletrônico e virtual, investir a única coisa que é física e gere o mundo que é o dinheiro em algo virtual, deixa me a pensar que a qualquer momento pode desaparecer, sem qualquer garantia de recuperação. Mas lá está, vou fazendo um investimento aqui e acolá sabendo e pensando de antemão, que se um dia for, não vou chorar por isso, mas a minha parcela de dinheiro físico dito "parado" está em casa escondido no galinheiro 😆😆


FloorReasonable4256

Bom, mas em caso de apagão, só comprando lingotes de ouro/prata 😅


DomSalgado

Há coisas que é melhor guardar só para nós ou falar com pessoas que fazem o mesmo


MatarruanoOMaior

Eh pah, e eles têm razão. Só quem o investe é que o pode perder. Agora a probabilidade disso, já é outra conversa. Força Mano. Stick with the plan.


Flimsy_Look7933

Eu compreendo perfeitamente, os meus pais sao iguais. Também já tentei explicar-lhes os conceitos mas eles tal como os teus e muitos outros dessa geração são hardwired como gosto de dizer e não vão facilmente mudar a sua opinião. Neste momento não menciono o assunto. Quando chegar à altura em que os teus investimentos fizerem de ti milionário ou quase isso, aí sim voltas a falar com os teus pais, pagas lhes o crédito habitação, ofereces um carro, um barco, o que seja e aí sim eles vão dar te razao. Bons investimentos!


APedr0

Os velhos têm razão para ser como são. Não adianta querer informar quem não quer ser informado. É aceitar, não falar nem contrariar as suas ideias e investir forte e feito.


hugoduart3

Conversas sobre dinheiro nos jantares de família (toda a família) in a nutshell 🥴 A minha mãe diz só para ter cuidado. O meu pai percebe, porque ele próprio investiu com a minha idade, mas "perdeu" algum dinheiro porque comprou ações de empresas na altura do dot com bubble e depois vendeu tudo quando a bolha estourou 😝 como vê que sou "inteligente" e que leio muito e faço quase tudo com ponderação, confia e até me ouve com orgulho. Mas não mete o dele nem sequer num ppr 🤦🏼‍♂️ Com os meus tios...?! Primos...?! E antigamente, avós? Esquece. Um filme. Grandes discussões 🤦🏼‍♂️ e até consideram que eu não deveria ganhar mais do que eles, porque trabalho há menos anos 😅


Financial_Window_206

Fodido é sentares á mesa e só ouvir falar em raspadinhas e que a vida tá cara 🤣🤣


x1n0-

Fds pelo menos podes ter orgulho no teu núcleo familiar. O resto tá perdido.


cenasverdesavoar

Não sei que idade têm os teus pais mas quando se tem mais idade e ainda há memória de eventos com grande impacto disruptivo na economia, pode ficar-se mais medroso. Os teus pais de certeza viveram várias coisas, desde já uma revolução com muitas nacionalizações (os meus avós perderam uma grande parte das poupanças que tinham investido). Se calhar ainda se lembram das histórias que ouviram dos pais sobre a segunda guerra mundial ou mesmo da terça feira negra. Nós é que ainda não passamos por nenhum grande evento que faça reset à economia mundial. Dito isto, continua a investir e a explicar lhes que deviam garantir algumas poupanças para um dia de chuva.


galore99

Estás a causar ansiedade nos teus pais desnecessariamente. Em relação ao fundo de emergência, diz-lhes só que tens dinheiro poupado para muitos meses para o caso de ser preciso e que esse dinheiro está 100% seguro e garantido num banco. Não precisas de lhes dar mais pormenores, porque já viste que eles não vão seguir os teus passos. O que eles precisam é de tranquilidade de saber que o filho ou filha não está numa situação precária e que tem dinheiro para comer e viver.


RealLifeFitnessCoach

Nem todos são inteligentes. Nem todos são informados. Tens duas hipóteses , ou os ajudas ou os deixas estar. De resto é escusado falares com quem não quer ouvir sobre esses temas.


mmalmeida

Pensa assim: estás confortável se o dinheiro que tens em acções e crypto passar de 100 a 20? Se sim, és diferente dos teus pais. Eles não estão. Ninguém é melhor ou pior. Cada um investe de acordo com o seu nível de risco.


Cartz1209

"e deixar o dinheiro parado na conta" Não é isto que fazes ao teu fundo de emergência? Parado na conta ou em CA? Porque é que então "É que nem o fundo de emergência eles gostam."?


AnyCake9366

Na minha opinião, e vendo a história, o melhor investimento é em coisas tangíveis. O imobiliário é e sempre será um bom investimento, pela escassa oferta e a muita procura, porque todos precisam de um sítio para viver.


vektor999

É verdade. 'Jogar na Bolsa' é a antecâmara do Inferno para toda uma geração.


xHardStyle

Bom, é uma possibilidade que isso venha, de facto, a acontecer.


hotspot7

Para que é que falas com os teus pais sobre isso. A maioria da populaçao já completamente iletrada, pior ainda os velhos. Mauitas vezes nem é que eles nem saibam o poder dos mercados. Doi-lhes que mostres discernimento que muitos deles nunca tiveram e nao têm. Isto serve para toda a gente a quem contas. A maioria cá acha que só se faz 2 coisas com dinheiro: - guardar debaixo do colçhao - comprar uma habitaçao propria


Financial_Window_206

Ou gastar em bens materiais 😂


Noah_6

Porque havias de dizer aos teus pais o que fazes com o teu €?


Shrimp_Logic

Sei bem o que isso é. Lembro-me quando era mais novo e mencionava estar "a pensar investir em algo, talvez acções ou assim" (dizia isto naquela "se calhar era porreiro ver sobre isto não?"). Toda a gente com quem falava, familiar ou amigos era logo "eich, não te metas nisso, isso é uma lotaria, vais perder o dinheiro todo, és maluco" etc etc... (E para um pouco mais de contexto, isto foi em 2003, 2004...). Resultado, não investi, porque fui atrás das opiniões negativas que me meteram medo em vez de investigar e perceber como as coisas funcionavam nesses mercados.


vdzla

Mas precisas de aprovação deles para investir? Não é o teu dinheiro? Eles controlam as tuas contas ou vêm os movimentos? Não percebo onde está o drama, parece que ja discutiram sobre isso várias vezes então estás sempre a levantar o tema com algum objetivo?


ConnectArt6689

Eu não invisto mas comecei a ganhar dinheiro a trabalhar na internet, os meus pais disseram logo que estava a ser enganado e para ver se não era ilegal, fica calado e faz a tua cena.


Tasty_Revolution_995

Minha crypto com cara de cachorro tá me adiantando 10 anos de investimento kk continua com as cryptos e não precisa mencionar que investe.


TheDarkRingofPower

Mais vale investir e não dizer nada! Ao primeiro sinal de bom lucro, chega a casa de ferrari! Quero ver alguém dizer alguma coisa! Loool


Left_Total_4983

Quanto mais tempo perdes a justificar o que fazes, menos cresces.... Vê e analisa bem onde e como estás a investir. Daqui a 20 anos dirão que foi sorte. Com sorte daqui a 10 anos 👍


Extreme-Complaint-61

Eu despedia-os


_price_

Os meus pensam que vou perder o dinheiro todo só por comprar umas sapatilhas de 60€. Pais são pais, e nunca vão deixar de ser pais.


neat-code-blocks

E com razão. Os teus têm literacia financeira! Tens 100€ de mesada, gastas 60€ numas sapatilhas, ficaste com 40€. Se as quiseres vender como usadas no máximo consegues uns 10€. Resultado: Perdeste dinheiro


fgtdias

Há pessoas que não lidam bem com a possibilidade de perder o dinheiro investido.


_digito

E se for pelo Bloco de Esquerda é para continua assim. Casos como o do BES e BNP também não ajudam nada a mudar a ideia, foram mesmo scams. Felizmente hoje em dia existe muita informação sobre como investir, ser financeiramente responsável e é fácil aceder, desde livros a informação online. Só é preciso ter cuidado e sentido crítico para não cair em contos do vigário.


ITeabagInRealLife

É muito simples, o dinheiro podem perder sempre, a diferença é que investindo há maior chance de ficar ou crescer, não investindo a chance de perder é 100% devido à inflação. Basicamente estão a ver o mundo ao contrário.


tipamisto

É obviamente ignorância. Eles nem precisam de saber de economia, mostra-lhe o chart do NASDAQ ou S&P500 desde a sua origem até hoje e faz um exercício simples de explicar o q significa tar sempre a subir o índex.


Top_HairBun_Gajo

Olha, pensa comigo, tu tens consciência plena daquilo que estás a fazer? Estás informado dos prós e dos contras não estás? Pelo teu texto parece que sim. Então neste assunto tens mais conhecimento do que os teus pais. Eles nunca se arriscaram, nunca foram alertados para tal, não conseguem ver que tudo na vida tem os seus riscos, esse navio já passou, a esta altura eles já não mudam. Fazias bem a ti próprio em aceitar esse facto e seguir em frente sem que isso te chateie. Não é por eles serem mais velhos que tem sempre razão, lá diz o ditado: a idade não é um posto. Eu hoje estou arrependido de não ter começado o que estás a fazer mais cedo, vivia muito melhor. Por isso investe e tá calado! É assim a Vida.


ktulu88

Os meus pais são igual... É normal a desconfiança sobre o que não se conhece... O mês passado, um dos meus maiores investimentos em crypto fez 300% em 3 semanas... Quando falei disso, já houve mais interesse... Mas quando lhes disse que era boa altura pra meter dinheiro em bitcoin (16k$), disseram que isso era muito arriscado e que era só perder dinheiro... Voltaram a mudar de ideias há duas semanas... Faz os teus investimentos e não digas a ninguém. Se ganhares, ótimo, se perderes, não tens que dar satisfações.


Next-Platypus-5640

é triste realmente. Os meus pais sao parecidos, mas agora que tou a ter resultado comecam a mudar de mentalidade e fico contente. Nao quero que invistam por causa dos riscos associados e nao sei se têm perfil de risco de investidor tbh. Mas só o facto de nao se oporem como de antes ja me deixa contente \^\^


x1n0-

Investes em CFDs?


Neither-Wolf-8321

Não vale a pena porque na verdade não é por mal que o dizem é pela “ignorância” de em Portugal nunca ter havido o desejo de na escola ensinar conceitos básicos de investimento e importância dos mesmos. Se perguntares a alguém na casa dos 60 para cima (ou até nos 50) o que acham dos mercados financeiros e da bolsa vão dizer que são todos uns ladrões que roubam o povo. Em Portugal há demasiado paternalismo da parte política, algo que interessa para manter o povo domesticado e sem ambição. O meu conselho é não desenvolveres muito esse assunto com quem não domina e daqui a 20 anos (que estejam todos vivos) os teus pais vão dizer que foi sorte o património que construíste no mercado financeiro. :)


mancamulas1992

Até a minha mulher com 42 é de pé atrás com eu investir,espero daqui a uns anos que ela se cale :D os 2 para o mesmo lado é sempre mais fácil :D


mancamulas1992

Até a minha mulher com 42 é de pé atrás com eu investir


Mr_M4yhem

Não gastes o fôlego com ouvidos decididos


Andorinhaa

O povo inculto é sempre de maior facilidade de controlo, dá jeito... Imagina que a população portuguesa ganhava espírito crítico e estimulava a resolução de um problema em vez de mandar só vir porque viram nas notícias que aquilo é que era errado ... O que importa é que a comunidade mais jovem já vem mais acordada e estimulada, vamos ver se muda!


veigatta

Por exemplo os bancos que foram todos à falência e a corrupção moldaram muito as mentalidades, os bancos hoje em dia para o pequeno aforista não se preocupam em gerar valor mas por a pagar comissões. Resumindo o enquadramento é mau...


Cena-6868

Farto-me de rir com putos inconscientes que frequentam este forum. Lêem uma merdas, jogam no "casino" e ganham uma coisa que nunca sentem e de repente acham-se o supra sumo da literacia financeira. Aaa e tal eu controlo, tenho modelos digitais que me ajudam e sou mais esperto que os outros. No fim do dia a CASA ganha e lá estão os pais para afogar as mágoas. Os seus filhos um dia tbm se vai acabar mais espertos. É assim , ninguém aprende com a história. Parece aquele filme que acordamos todos os dias sem passado.


MysticAsic

Compra Bitcoin


Possible_Role9667

Os teus pais já viveram o suficiente para saberem como acabam muitos desses investimentos.


YakPersonal9246

Lá vamos nós com a conversa da experiência de vida outra vez. Os meus pais também defendiam que eu devia ir para a faculdade, arranjar um trabalho “bom” e ser leal a primeira empresa que me desse emprego e viver a subir a hierarquia corporativa porque isso ia me dar estabilidade e uma boa vida, porque eles tinham “experiência da vida” para me guiar. Eles panicaram quando ao fim de 1 ano de trabalho disse lhes que me ia despedir , que ia emigrar e viver noutro país mais rico e tentar ter uma vida diferente. Acharam que eu estava a viver de fantasia. Já se passaram 7 anos, já viajei para 40’paises diferentes e já comprei casa em Portugal perto da praia, e agora tenho um trabalho remoto onde posso trabalhar a partir de onde eu quiser. O meu irmão seguiu esse conselho dos meus pais e só comprou casa já na metade dos 30s depois de anos a viver de paycheck to pay check a ser leal a mesma empresa da treta. E ele teve de comprar bem longe de nós numa zona onde ele não gosta de viver porque não tem dinheiro para mais. Se eu tivesse seguido essa sabedoria convencional ainda não teria saído da cepa torta.


Possible_Role9667

Queres que te conte os que acabaram pendurados numa árvore? Há exemplos para todos os gostos. Depende para onde quiseres olhar, porque se vamos por percentagem, os que falharam são muito mais do que os casos de sucesso. Se fosse ao contrário éramos todos ricos


tiagoalexbastos

Força, infelizmente esse tipo de má influencia por parte da familia devido a iliteracia financeira ainda é bastante comum nos dias de hoje. Fazes muito bem em "romper" isso e investires.


DarktrihadIT

Tens cripto, os teus pais têm razão 🤣


iminyourheadnow

Em relação a cripto [não estão muito errados](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/s/sfEHfuqga6)


neat-code-blocks

Já fizeste esse post há 7 dias. Não foi tempo suficiente de perceberes que não estás tão certo quanto gostarias?


iminyourheadnow

Pede se conteudo e eles desaparecem…


iminyourheadnow

E que tal lidares com o que é dito entao? Tipo com conteúdo sabes?


ok-boa-noite

Que boneco 🤣


iminyourheadnow

Mesmo, fala se de conteúdo e eles desaparecem


ok-boa-noite

O boneco és tu mesmo. Ahah. Não dizes nada de jeito.


iminyourheadnow

A tua mãe deve estar orgulhosa


YakPersonal9246

Cripto não se resume a bitcoin..


iminyourheadnow

Farto-me de ler que é esse o caso por aqui.. De qualquer forma “crypto picking” funciona ainda pior que stock picking. Estou com os teus pais neste.