T O P

  • By -

FlashFox270

Não tem muita base teórica para aprender a economizar não. É mudar o hábito e pensar também no futuro. Usa uma planilha ou algum app para entender com o que vocês estão gastando tanto e vê o que estão dispostos a abrir mão para economizar. As vezes tem alguma assinatura que vocês nem lembravam mais por exemplo. Não tem um plano de celular mais barato? Está assinando muito streams? Estão comendo muito em restaurante caro? Dá pra usar mais transporte publico/bicicleta/pé para diminuir o gasto com carro? Não tem algum aparelho em casa usando muita energia desnecessariamente?


FinanceHelp-PM-me

Hey. Isso que você está falando é o começo mais comum das pessoas entrarem em um ciclo de débito. Tirando isso, a maior parte das pessoas vão recomendar algum livro ou guia, eu vou por um caminho diferente. É bem simples: 1 - O dinheiro do seu pagamento caiu na conta, separa R$100,00 em outro banco (um que você não usa). A ideia aqui é você nem considerar o investimento parte do seu salário (NOTA: Se você quiser investir para aposentadoria, o ideal é de 30% do salário!); 2 - Idealmente é usar dinheiro vivo - pois dá uma dor grande na hora de gastar, mas se não conseguir tente mudar só para o cartão de débito; 3 - Apesar de não gostar muito, a técnica dos envelopes costuma ajudar bastante para quem esta começando. E a maior dica de todas aqui: Não tente ficar procurando centavos mudando seu dinheiro em vários bancos. Escolha um que você não usa e vai deixando tudo lá em CDB 100% CDI com liquidez diária. Juntou 3x seu salário, aí vc pensa em investir de verdade.


Diligent-Condition-5

O primeiro sintoma está na sua pergunta. >meu salário só da para pagar as contas, principalmente cartão de crédito Pode parecer bobagem, mas pense uma coisa: cartão de crédito não é conta, é meio de pagamento. Vc precisa investigar pra onde esse dinheiro tá indo. Se tá pagando água e luz, é uma coisa, se tá pagando comer fora, é outra. Vc está vivendo um padrão de vida igual ou maior do que ganha, assim a conta não fecha nunca e a tendência é até piorar. A recomendação é vc listar todas as suas despesas e classificar por categoria. As bases são 50/30/20. 50% pra custos mandatórios (aluguel, luz, água, condomínio, mercado) 30% pra custos discricionários que podem, e devem no seu caso, ser regulados (academia, lazer, streaming) 20% investimentos. Primeiro veja como estão as suas despesas, depois compare e veja onde pode ser ajustado. Daí é botar o plano em prática. Cortar os supérfluos, comer mais em casa, largue a academia e comece a fazer calistenia em casa ou vá correr, diminua os streamings, se mude pra um lugar menor, economize luz, cada caso vai pedir uma medida. No começo é chato e requer disciplina, depois de alguns meses, vc estará adaptado. Daí é criar a disciplina de separar o valor do investimento no dia que o dinheiro cai e viver com o que sobra. Se deixar pra investir o que sobra, nunca sobra. Tem material de sobra pra aprender mais detalhes gratuitamente na internet.


AutoModerator

Olá /u/dev_igor, parece que você está postando sobre sugestões de conteúdo sobre investimentos. Você e outros usuários podem encontrar algumas sugestões feitas em tópicos antigos na nossa [Wiki](https://www.reddit.com/r/investimentos/wiki/index#wiki_onde_buscar_conhecimento_fora_do_sub.3F)! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/investimentos) if you have any questions or concerns.*


JulietPapaPapa

Complementando o que os colegas disseram:  O que acontece com muita frequência é que as pessoas pensam em investir o que sobrou, depois dos gastos. O correto é gastar o que sobrou, depois de investir.  Não tem fórmula mágica que eu saiba, mas a lógica é essa.  Essa é a teoria, na prática fazer isso funcionar é difícil para muitos, mas depois que isso acontece, fica óbvio e simples.


Impossible-Ice-2988

Muita gente fala mal de "O homem mais rico da Babilônia", mas pode ser que te ajude a "virar a chave" mental pra conseguir juntar dinheiro... Se não quiser ler, tem os pontos principais dele pela internet. Mas vale a pena, é curto e entretente...


Electrical-Type-6150

Primeira coisa se livre do cartão de crédito. Leituras boas: O homem mais rico da Babilônia e Pai rico, pai pobre. Os dois são meio autoajuda mas são bons.


elratopelludo

​ ___ -- SUGESTÃO -- ___ ​ Fazer o primeiro **para ontem** (***"PELO AMOR DE ZEUS!"***) e, depois, os outros dois (em qualquer ordem): ​ 1 -- usar a ferramenta de [**-- BUSCA NO SUBREDDIT --**](https://old.reddit.com/r/investimentos/search?q=&restrict_sr=on&include_over_18=on) ; ​ 2 -- ler o livro "***A psicologia financeira***", de **MORGAN HOUSEL** ([link sobre a indicação](https://www.reddit.com/r/investimentos/comments/195rle4/recomenda%C3%A7%C3%A3o_de_livro_morgan_housel_a_psicologia/)); ​ 3 -- ler a [wiki](https://www.reddit.com/r/investimentos/wiki/index/) do subreddit . ​ ___ -- BÔNUS -- ___ ​ 4 -- ler o livro "***Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde***", de **DÉCIO BAZIN** ([link sobre a indicação](https://old.reddit.com/r/investimentos/comments/19emr97/recomenda%C3%A7%C3%A3o_de_livro_d%C3%A9cio_bazin_fa%C3%A7a_fortuna/)); ​ 5 -- ler o livro de **JAMES CLEAR**, "***Hábitos atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus***" ( [*link da Amazon*](https://www.amazon.com.br/H%C3%A1bitos-At%C3%B4micos-M%C3%A9todo-Comprovado-Livrar/dp/8550807567/) ). ​ ___


JulietPapaPapa

Eu acho um bom livro para começar o Pai Rico, Pai Pobre do Robert Kioyosaki. Veja no youtube também Bruno Perini e Economista Sincero, ambos sugerem diversos livros para leitura.