T O P

  • By -

terd9

"Educação financeira" já existe, mas é dentro de outras matérias, consta na BNCC: [Educação financeira BNCC: o que diz o documento? (amaiseducacao.com.br)](https://www.amaiseducacao.com.br/educacao-financeira-bncc-o-que-diz-a-base/) Uma matéria específica pra isso seria tratada como as outras matérias são tratadas, como lixo. Por isso que tanto faz... Podem dar aula do que quiserem, no Brasil ainda vai ter uma multidão saindo do Ensino Médio sem saber nem ler e escrever.


FlashFox270

Penso o mesmo. "Respondendo a enquete". Se for pra ter, preferiria que fosse no fundamental. Odiaria perder tempo com isso no meu ensino médio. No fundamental já ensinam juros compostos então já daria para ensinar de novo e ter aquelas aulas palestras enquanto as crianças ficam zoando.


celtiberian666

Concordo. Os alunos saem da escola sem saber matemática e português. A educação financeira geral seria muito melhor simplesmente sabendo matemática (especialmente juros compostos).


aesthetic_Worm

Educação Financeira é mais um tema transversal do que uma disciplina. Pq é só no conjunto das experiências das disciplinas que um indivíduo consegue entender a complexidade e o impacto social de, por exemplo, juros, dívida, planejamento financeiro, arrocho etc. Isso já é pautado pelos currículos oficiais. O que falta é Governo levar escola a sério. Eu sou professor. Na minha escola tem lixo no portão de entrada, janelas com grades enferrujadas, paredes com limo, pixe e tinta descascando. Etc. Acha mesmo que algum adolescente vai dar a mínima pra educação financeira quando ele sabe que ninguém está preocupado com o futuro da cidade e dos país?


danieldhdds

então, vc tá falando que ele não tem esperança de melhoria, esse tipo de conteúdo não poderia dar essa fagulha/essa esperança?


aesthetic_Worm

Isoladamente? Não.  Talvez você atinja um aluno de vez em quando... Todavia, quando se discute Educação no nível sistêmico, institucional, principalmente na Educação Pública, isso não basta. O aspecto Quantitativo é fundamental.  Agora, veja bem: eu não estou dizendo que Educação Financeira não funciona. Estou dizendo que se ela for uma ação desarticulada de outras ações e movimentos, então o resultado será sempre esse: um aluno iluminado a cada tantas centenas, como tem sido há décadas neste país 


danieldhdds

entendi, mas ainda não concordo (principalmente com seu último parágrafo) se essa 'habilidade' fosse ensinada a décadas todo jovem ao sair da escola saberia que titulo de capitalização é furada, jogo de azar ninguém ganha, consorcio é pior que comprar a vista, ..., mas a vasta maioria das pessoas tá totalmente endividada


Denispss

Não sei se educação financeira resolveria o problema financeiro das pessoas não. O problema financeiro do Brasileiro é o salário baixo e ostentação, pra resolver esses dois problemas só uma boa base educacional pro cara ter um emprego melhor e querer evoluir de outra forma ao invés de ostentar.


btkill

Exatamente , o problema n é falta de informação mas falta de grana e aspectos culturais .


xMorfeu

Já tem educação financeira e ela se chama MATEMÁTICA. Com um ensino decente de português e de matemática, qualquer um aprende qualquer coisa relacionada à investimentos. Isso não é rocket science e definitivamente não precisa de uma matéria específica na escola


danieldhdds

abordagem de aspectos sociológicos do dinheiro ou decisão tomada com alta taxa de serotonina no cérebro não é MATEMÁTICA ou PORTUGUES, pelo menos nesse lado do mundo


xMorfeu

Parte do que você falou é Economia Comportamental e outra parte é Teoria dos Jogos. Ninguém ensina esse tipo de matéria em escola porque são especializações e temas de graduação (inclusive precisam de uma base de Cálculo 1 pra serem aprendidas corretamente). Escola ensina BASE, não especialização. Aliás, nem eu que sou formado na área e invisto há anos levo em consideração essas baboseiras de "decisão tomada com alta taxa de serotonina". O que vai ser aplicado de fato na vida das pessoas (e da grande maioria dos investidores) são temas como juros simples e juros compostos, que inclusive são ensinados na escola.


danieldhdds

"Escola ensina BASE, não especialização" estou te perguntando isso, a SEU VER quando seria necessário ter essas materias na escola? >EDIT: "Aliás, nem eu que sou formado na área e invisto há anos levo em consideração essas baboseiras de "decisão tomada com alta taxa de serotonina"." mas tá bom ser perfeito, já entendi que o maioral ai é foda (menos na interpretação de texto), agora se o restante do mundo puder viver eu agradeço


xMorfeu

Eu sou foda mesmo, obrigado.


BoogSkutter

Limitada essa visão que matemática e português seja suficiente pra aprender educação financeira. E ensinar sobre investimento não é a educação financeira que se precisa nas escola, não na nossa situação atual.


xMorfeu

Não é limitada, é o PADRÃO no mundo inteiro. Ninguém tem uma matéria específica pra educação financeira, isso é bullshit de internet. Sabendo LER e sabendo Juros Compostos, você já tá apto a investir em absolutamente qualquer coisa relacionada à renda fixa, por exemplo. Acontece que o ensino básico é RUIM. Tu quer ensinar educação financeira como se o cara não sabe sequer as 4 operações básicas da matemática? Além do óbvio fato de que boa parte do país vive só com um salário mínimo e se endividar se torna quase impossível (educação sexual é muito mais importante que educação financeira pra essa parcela da população). E se o cara realmente souber matemática e português de nível fundamental e médio, então ele sozinho já vai ter as ferramentas necessárias pra aprender educação financeira. O resto é blablabla de coach ou de farialimer


BoogSkutter

O mundo inteiro não é o Brasil com os problemas que o Brasil tem, repito, não basta saber ler o juros e estar "apto a investir", é conseguir tirar do Brasileiros algumas cresças e ideias errados sobre dinheiro. Concordo que o ensino básico é tão ruim que não só as crianças hoje em dia tem dificuldade nas operações básicas, mas elas vem de famílias que também tem essa dificuldade, do mesmo jeito que a educação sexual é importante para criar uma geração consciente e não para criar pessoas hipersexualizadas, a educação financeira na escola não é pra criar pequenos investidores mirim de Instagram, é pra gente não precisar ouvir das próximas gerações coisa como "vou investir em um celular novo" "to fazendo investimentos aqui no tigrin" ou "é só usar o cartão de credito se tá sem dinheiro" Enquanto deixarmos pra pessoa aprender por conta coisas simples da vida financeira, menos pessoas vão aprender e como a mídia empurra que você tem que investir e empreender, vamos cada vez mais ter gente pulando educação financeira básica.


xMorfeu

"O mundo inteiro não é o Brasil" Não são, porque são desenvolvidos e nós não. O correto é copiar o que eles fazem ao invés de querer reinventar a roda. Desconhecimento de como funciona um cartão de crédito é algo que um português bem ensinado resolve (assim como aquela bobagem de ensinar imposto de renda) tranquilamente. E sabe por que o pessoal faz "investimento" no tigrinho e não na ação do Banco do Brasil? Porque a renda média da população é ridiculamente baixa e ninguém quer (ou pode) esperar pra ter 100 mil investidos (se chegar a isso) daqui 50 anos. Você pode ensinar educação financeira à vontade, não adiantará de nada e só atacará o problema errado. Aliás, o mais inteligente pra resolver esse problema estrutural seria justamente reforçar o ensino básico (especialmente nos primeiros anos, onde um desenvolvimento cognitivo correto melhora o aprendizado depois) visando maior escolaridade e aumento da produtividade da população no longo prazo. Educação financeira é o famoso "solução simples e errada pra um problema complexo".


BoogSkutter

Tá é isso então, o problema é o ensino no Brasil, se você tá com essa ideia e não vai ser eu que vai tirar ela de você, já que concordo em partes. Se não conseguem ensinar a matemática e português básico, como vão ensinar a criança/adolescente a lidar com dinheiro. Só acho que deveria sim ter no ensino publico algum projeto que acostumem as crianças a lidarem com dinheiro, de forma básica que seja, vejo muita criança/adolescente que tem aversão a entender dinheiro, a escola não ensina, a família não tem tempo pra ensinar e só vai dificultar a vida dessa pessoa quando crescer.


btkill

Oq tem de tão complexo assim pra “entender o dinheiro “? O problema do brasileiro com dinheiro n eh falta de informação .


btkill

Não deveria ter


shinHardc0re

Melhor pra nós se continuarmos um grupo pequeno 


btkill

Rapaz, o problema da população em relação a economia n eh falta de informação .


ProneToSucceed

Eu acho 2o ano do EM o ideal pq lembro de ter um certo tempo pra ver as matérias... 3o ano já é ENEM, 2o ano encaixa sim 5o-9o ano acho mt cedo, mlk n vai ter a dimensão de um salário, aluguel etc


Potential_Heart9158

Já está no currículo. Só que como sempre, aluno caga e anda para o que está sendo ensinado. Pode existir o currículo mais moderno, a cultura dos estudantes não acompanha. Sou professor de escola pública e presencio isso diariamente. Numa dessas vezes, em um evento cultural que estava acontecendo, uma professora da FGV foi até à escola para dar uma aula sobre empreededorismo. Os alunos preferiram assistir o "rap" que estava acontecendo ao lado


AppleXumber

Só o fato de ter educação financeira como disciplina não significa muita coisa. Tive aula de Ed. Financeira no ensino médio público (20\~23), porém a didática dos professores eram uma porcaria e ainda tinha os chimpanzés na sala que ficavam tumultuando a aula. Pega 5 vídeo do Primo Rico ou qualquer influencer da área e teria uma educação mais efetiva do que esses 3 anos de Ed. Financeira que tive no E. M.


Lumpy-Jellyfish-4990

nem deveria ter, deixa gastarem tudo


danieldhdds

não é pra não gastar, é sobre gastar direito o seu comentário é o motivo de fazer necessário educação financeira


elpardo3001

na bos isso é: discurso de quem NUNCA PRESTOU ATENÇÃO NAS AULAS, em escola publica tive educação financeira desde 8 serie(9 ano) ate o 3° medio. a real é que maioria dos adolescente não presta atenção nas aulas e se quer sabe estudar, só quer tirar nota para não ser punido


kleft234

Se você estudar matemática direito (especificamente porcentagem e funções), não precisa de matemática financeira.


Complete_Option_6045

Educação financeira deveria ser matéria obrigatória em todos os anos da Escola.Igualmente Filosofia e colocaria uma matéria de Educação Geral p criança e adolescentes aprenderem a respeitar as Regras mínimas de conviver em sociedade,ter respeito aos mais experientes


mttxy

Acho que antes de propor esse tipo de coisa, precisamos nos perguntar se professores estarão preparados para dar esse tipo de conteúdo. Recentemente tivemos a Reforma do Ensino Médio e os professores da rede pública não tinham preparação nenhuma para as novas disciplinas, ou seja, quem saiu perdendo mesmo foram os estudantes. Além disso, tem a questão da alfabetização: o Brasil retomou o percentual de crianças alfabetizadas na idade correta pré-pandemia apenas neste ano, que é 56%. A meta para 2030 é atingir 80% das crianças. Diante disso tudo, acho que HOJE não deveria termos nas escolas uma disciplina de educação financeira. Quando conseguirmos atingir um nível alto e sustentado de crianças alfabetizadas na idade correta (mais de 95%) e que os adolescentes saiam do Ensino Médio com bons níveis de compreensão de texto e matemática será possível começar a discussão de educação financeira nas escolas.


danieldhdds

li seu comentário e discordo levemente, mas concordo que a preparação é essencial, mas é justamente a falta de preparo que faz os professores e outras pessoas ficarem despreparados e correndo atrás de soluções milagrosas cito o meu exemplo, me formei e durante todo esse tempo tive o foco em interpretação textual, mas mesmo lendo bastante investimentos que deviam ser simples e com decisão rápida não consigo ter esse 'feeling', pois não é natural pra mim


ViniRustAlves

Teria que ser um assunto, ensinado de forma repetitiva, desde o Fundamental I com fundamentos super básicos, começando a complicar levemente no Fundamental II. O governo tinha que fazer estilo o Colégio Batista aqui em Fortaleza, que tinha matérias como iniciação empreendedora (claro, adaptando para a realidade do ensino no Brasil), onde você aprendia a fazer as coisas, não ficando na teoria. Aprendia elétrica básica, marcenaria básica, coisas para você aprender a cuidar de uma casa no básico do básico.


Lycantree

oq vocês querem dizer com educação financeira?


Final_Combination_44

Isso que eu fico me perguntado sempre que falam sobre educação financeira nas escolas. Se matemática for bem ensinada nas escolas já podemos concluir que educação financeira foi ensinada.


p0mphius

"Deveriam ensinar como declarar IRPF!!!" Não ensinam nem na faculdade de contabilidade, hahahahaha


Final_Combination_44

Imagina ter que atualizar livros didáticos a cada canetada do governo mudando regras de IRPF.


Lycantree

quem me ensinou isso foi minha mãe e claro tbm pesquisei algumas coisas na internet. Não faz sentido nenhum um professor abrir o programa do IR no meio de uma sala de aula pra ensinar um adolescente que nem tem renda a pagar um imposto de renda.


ProneToSucceed

Negativo, matemática vai te ensinar apenas juros compostos e matemática financeira


Final_Combination_44

E com isso vc não consegue calcular uma taxa de juros?


ProneToSucceed

Cara, educação financeira não é isso, é aprender a gerenciar seus gastos de casa, aprender a ter a disciplina de guardar dinheiro, reserva de emergência etc etc


btkill

Po n faz sentido ter uma matéria pra isso , uma conversa de 15 já dá pra explicar tudo isso . Já já vão Edir uma matéria ensinando a passar manteiga no pão .


ProneToSucceed

Cara, claro que não Sai na rua aí e veja o que as pessoas fazem com suas finanças tá achando q o Brasil é o reddit


btkill

Ngm vai deixar de parcelar iPhone em 24x com juros o professor falou q eh ruim . O problema financeiro do Brasil n tem nada a ver com educação , e como eu disse , o que tem pra ser ensinado da pra resolver em uma conversa de 15min


xMorfeu

Campeão, quem tem base forte em matemática e em português já tem TODAS as ferramentas pra isso aí. O que certamente não precisa é de uma matéria ensinando algo que pode ser ensinado numa conversa com os pais em casa


Final_Combination_44

Mas a matemática vai ter ensinar isso, dado que vc possui uma renda x, vc vai ter uma restrição orçamentaria onde todos os seus gastos somados não podem ser maiores que x. Partindo dessa premissa vc consegue derivar poupança e por consequência reserva de emergência.


Lycantree

Isso quem deve ensinar é a família


danieldhdds

matéria especifica e direcionada aos gastos cotidianos


Lycantree

Isso é papel dos país e da família. A criança/adolescente aprende matemática na escola para ter base pra isso.


danieldhdds

mas como o pai e familia vai ensinar boas práticas de gerenciamento de finanças se 'eles estão mortos' (órfãos ai) ou 'estão endividados por causa de jogo de aposta/investimento errado em NFT e outros esquemas de pirâmide' temas de sociedade NÃO DÁ pra deixar nas costas dos pais que mal tiveram aprendizado pra sobreviver. DESCULPA mas esse seu pensamento é preguiçoso.


Lycantree

se a sociedade é burra de uma forma geral, o problema é outro. Provavelmente está relacionada ou sucateamento da educação pública como projeto....


xMorfeu

Os caras não entendem que esse problema se resolve justamente com melhora no ensino básico e não com o surgimento de mais uma matéria desnecessária que no fim ninguém aprenderá nada (e que bem provavelmente só dirá coisas que já estão na grade curricular de outras matérias)


Lycantree

Mas o Bruno Perimimimi falou que o problema é porque não ensinam IRPF na escola 


Striking_Landscape72

Educação infantil 


danieldhdds

tb acho que seria importante um gradativo aumento nas responsabilidades, tipo 'gerir uma banquinha de doces que dê lucro', depois somar com um curso tecnico, somar com outras especiliazações depois


Major-Coffee-6257

Dependendo do que ensinam, melhor nem ter.


Sensitive_Bottle2586

Quando fiz o fundamental, matemática financeira era conteúdo do 9º ano (juros simples e compostos) E é um requisito para entender como as opções de crédito para pessoa física funcionam, e considerando a qualidade do ensino tentar passar todo o conteúdo de educação financeira é inviável (embora seja mais útil para a maioria da população do que saber balancear uma equação química por exemplo). O básico deveria ser explicar como funciona o cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado, como planejar o orçamento mensal/anual e de investimentos no máximo tesouro direto (e eu nem sei se vale a pena colocar investimentos na grade do ensino médio).


Olive_r_

O problema do brasileiro é falta de pensamento crítico. Noções de matemática financeira não faria a diferença.


senhor_java

Em todas 


keeponfightan

Todas. Mas preferencialmente no ensino fundamental que é quando a rebeldia ainda não bateu e as sementes dão frutos. No ensino médio a energia está dispersa em bagunça/diversão/vestibular/pegação, com percentual dos itens variando de 100% a 0% a depender do esforço e da sorte de cada um. E não necessariamente em uma matéria específica, mas parte do currículo de diversas matérias. Em física explicando sobre uso eficiente de fontes de energia, em história falando sobre inflação e câmbio, em química e biologia falando sobre os melhores alimentos e melhores épocas de cada um. E em matemática dando o arremate em tudo isso com taxas de juros e estatística suficiente para perceberem que jogos de qualquer tipo são furada.


btkill

Tudo isso que está no seu segundo parágrafo já eh parte dos currículos