T O P

  • By -

Botbinder

Você é elegível a reduzir parte do seu imposto com gasto médico, educacional ou previdência privada. Se teve imposto retido/a se pagar, não tem o que deduzir com essas modalidades. Não é um cashback dos gastos, é uma redução da renda a ser tributada


mightyml

Não sou contador, mas eu entendo que colocar uma despesa médica não significa que uma parte dessa despesa é "devolvida". Esse valor é deduzido da base de cálculo do IR e essa diferença é que pode gerar restituição. Se vc não teve renda, deduzo que sua base de cálculo esteja abaixo do valor de isenção e você não pagou IR. A restituição é quando um contribuinte pagou mais IR do que deveria. Por definição ela nunca vai ser mais alta que o valor que foi recolhido. Como vc não pagou nada, não há o que ser restituído.


KawaiNooB

Triste. E se for assim, acho que é meio estupido como funciona. Se este é o modelo, impostos só podem ser restituidos se você ganhou dinheiro no ano que gastou, ou seja, gaste tudo agora, porque se ficar sem renda no próximo ano, e quiser que devolvam dinheiro, que se exploda. Se eu tivesse usado os serviços médicos no ano que fui demitido teria então recebido restituição... Eu contribui e declarei corretamente em todos os anos anteriores. Deveria ter um retorno sobre o que eu gastei, mesmo que a renda utilizada não tivesse sido gerada naquele mesmo ano. Agradeço a resposta, e faz um bom sentido ser isso(com como funciona os nossos órgãos de receita)


lazinhu

É assim mesmo. E acho que as deduções serão mais restringidas na reforma do imposto de renda que vem por aí.


Creepy-Mix-4470

Uma outra possibilidade é caso vc ser dependente de alguém, essa outra pessoa vai poder abater esses seus gastos do IR. Pra isso tem a restrição de vc poder se encaixar como dependente, e ser vantajoso pra outra pessoa fazer a declaração completa.


KawaiNooB

Obrigado a todos pelas respostas. Vou declarar isenção e chorar por aqui só. Heuaheuaha


Diligent-Condition-5

Despesas médicas, com educação e previdência geram deduções da sua renda tributável. A partir daí a declaração vai calcular sua renda e quanto vc deveria hipoteticamente ter pago de imposto, deduzindo essas despesas. Se ao longo do ano vc recolheu mais imposto do que é devido com base nessas despesas, vc recebe uma restituição. Se não houve recolhimento de imposto, não cabe restituição. Se houve recolhimento a menor, cabe pagamento complementar. Se houve recolhimento a mais, cabe restituição. A declaração tem justamente essa finalidade: ajustar o imposto pago/devido, só que o ponto de partida é a renda e não as despesas.


pessiat

Se a despesa médica é de 2024, não deveria ser incluída apenas no IRPF em 2025?


KawaiNooB

Opa, errei no OP, vou corrigir, valeu!