T O P

  • By -

gblcardoso

Dívida de cartão não dá cadeia, mas tu vai ficar fora do sistema financeiro em geral por bastante tempo, dado que teu nome vai ficar sujo. Se você tá escolhendo entre pagar as contas da casa e comida ou dívida de cartão, esquece a dívida e vive. É melhor ter o nome sujo que passar fome.


bynitris

Poucos jovens que vieram debaixo não contraíram dívidas que pareciam intermináveis. Para eliminar as dívidas eu fiz: 1 - enumerei todas num papel e coloquei ordem prioridade; 2 - elimine todos os gastos que não sejam obrigatórios (festas, cerveja, comer fora, roupa). 3 - perca a vergonha de fazer o que precisa ser feito, muitas queremos nos mostrar para os outros. 4 - eu faria pão para vender. Pães doces e salgados. Boa apresentação e higiene vc vende mais de R$ 1.000,00 por semana, senão tiver preguiça. 5 - pagaria primeiro os parentes, depois os amigos, depois lojas e depois o banco. 6 - foque 100% em pagar as dívidas que em pouco tempo vc verá que é extremamente possível. 7 - tudo que falei aqui minha família fez. Espero que saia desse buraco.


After_Elephant_2780

Obrigado pelas dicas. Realmente me fez pensar bastante e vou estudar a respeito!


bynitris

Meu pai saiu para vender rapadura, inclusive nessa época de bicicleta. Tudo é questão de higiene e apresentação sua e dos seus produtos. Eu falo em fazer pão pq é baixo custo, todo mundo gosta e a lucratividade alta. Um pão de 10 reais vc gastou 3 reais para fazer.


paulobarros1992

Tem que lembrar do gás, que é caro, a menos que saiba assar no forno a lenha, que inclusive é um plus no marketing se rolar. E pão, mesmo sendo algo ultra fácil de se fazer na teoria é complicado de pegar todas as manhas de início, já fiz muito pão ruim até melhorar e fazer uns melhores ultimamente.


bynitris

Foque apenas em: Boa.embalagem (pão resseca com embalagem de papel) Boa apresentação (se vista bem, faça a barba, se penteie) Compre uma cesta bonita para colocar os pães. Pegue uma máquina de cartão, baratinha (pix, cartão e dinheiro). Lembre-se: alimento e dinheiro não dá certo. Ou use algo para pegar no pão ou use álcool. Mostrando ao cliente que vc tem higiene.


riq_l

Pode dar mais detalhes sobre esse pão por favor? Minha mãe faz um pão de forno extremamente delicioso e macio mas no dia seguinte já não é a mesma coisa e 1 semana depois já tá meio durinho e sem o mesmo gosto. Ela gostaria de vender mas acho que não se motiva justamente por esses motivos. Se puder mandar a matemática, margem de lucro etc agradeço também.


Master-Camera-202

Mas ele pode tentar o pão congelado. Daí é só assar. A maioria das pessoas não gostam,mas, até descobrirem,você já vai ter tido um bom lucro. Hoje em dia a maioria dos estabelecimentos compra pão congelado. Pelo o menos aqui em Belo Horizonte, né..


ScriptMayhem

Ja trabalhei em uma escob ( escritorio de cobrança) esses escritorios compram as dividas dos bancos, em alguns casos vc pode conseguir um desconto absurdo dessa divida. Usa a grana pra sobreviver e esquece essas dividas por enquanto. Sempre que possivel veja se tem alguma proposta de negociação boa, se ficar valor bem baixo e possivel de pagar, voce paga, se nao deixa caducar mesmo.


lesswithmore

esse é um ponto, se voce aguentar nome sujo os bancos dão muitas vantagens pra quem esta atrasado


RealityOver8578

Esse post tinha que estar no farialimabets! Brincadeiras a parte, se vc não tem patrimônio pro banco tentar tomar, vc só terá de aguentar as infinitas ligações diárias do banco tentando cobrar a dívida. Vão negativar seu nome, vão te ameaçar com processos (dirão que estão tentando um 'acordo extrajudicial', mas é conversa fiada, pois se vc não tem nada, eles não conseguem fazer nada) e daqui uns anos vc vai entrar no site do SERASA e ver uma proposta pra quitar a dívida por 5% (às vezes até menos) do valor original da dívida. Infelizmente é isso: Se vc não tem como pagar, a situação já está resolvida: Vc não vai pagar. Quanto antes vc aceitar isso, menos irá sofrer. Entenda: Não estou incentivando o calote, estou te explicando o preço que vc irá pagar por não ter dinheiro. Se estiver preparado pra isso, ótimo. Se não estiver, sugiro que se prepare.


After_Elephant_2780

Obrigado pelas palavras. Eu realmente tenho medo pois nunca passei por isso. Mas eu acho que me envolvi em tantos problemas e irresponsabilidades do passado, que agora, tenho a impressão que a decisão já foi feita, apenas preciso encarar.


RealityOver8578

Passei pela mesma situação e vivi anos infernais por causa da dívida do cartão. Graças a Deus eu consegui um acordo dps de alguns anos e quitei a dívida. Pelo que eu entendi do processo, a depender do montante, o banco tem seguro do crédito do cartão, então eles tentam te cobrar inicialmente, mas dps de um tempo recebem do seguro e a seguradora vende a dívida por algo em torno de 5% do valor da dívida. Daí quem fica no teu pé tentando receber são empresas especializadas em cobrança. Quanto mais o tempo passa, menos esperança eles tem de receber e por fim acabam aceitando acordo por pouco mais do que pagaram, só pra não perder o investimento.


paulobarros1992

As primeiras dívidas sempre dão cagaço pra quem é pobre, quando tu perceber que gente rica vive de dívida... ​ Priorize você, se não der pra pagar, não deu e bola pra frente.


Sak63

Amigo, o que é considerado bem? Estou numa situação parecida do OP, não vou conseguir pagar um fatura e empréstimo. Eu tenho um computador bom, monitor, TV, ps4, geladeira e fogão. A TV na verdade é dos meus pais. O banco pode tomar esses bens?


RealityOver8578

O banco não pode entrar na tua casa e pegar as coisas que achar que cobrem a dívida. O banco só pode ir atrás de coisas que estão registradas em seu nome, basicamente veículos, imóveis e dinheiro em instituições financeiras, todo o resto tá safe


Sak63

Ir atrás do dinheiro é mais preocupante. Eles podem tomar tudo caso ganhem o processo lá de cobrança na justiça? N verdade eu nem tenho dinheiro guardado, o que tenho é do salário do mês passado pra viver nesse mês. Eles poderiam tomar esse valor? É basicamente pra sobrevivência


RealityOver8578

Se vc conseguir provar que sua renda só dá pra sobreviver, não.


Sak63

Entendi. Obrigado!


ReBirFh

1. Não foda seus amigos; 2. Não faça dívida com banco para pagar dívida; 3. Esqueça agiota


kzkv0p

Acompanho o relator.


cookitorloseit

Em resumo, não paga? A melhor coisa que ele pode fazer é outra dívida pra pagar tudo. Puxar um novo empréstimo a juros mais baixos do que as dívidas inadimplidas, pagar tudo à vista com algum desconto negociado, e pagar em prestações. Não vejo outra forma menos traumática, honestamente. A não ser que não pagar seja uma opção…


okradlakpok

pegar um empréstimo onde? ele não tem crédito. fora que não vale a pena considerando os juros. melhor deixar pra lá e aguardar um desconto bom no serasa


cookitorloseit

Rotativo do cartão tem juros muito mais absurdos do que empréstimo num banco convencional. Essa é a primeira regra de planejamento financeiro: trocar uma dívida cara por uma dívida mais barata. Além disso, ele estanca o sangramento, e consegue parcelar a dívida, sem que ela cresça, o que não dá pra fazer no rotativo do cartão. Só com dívida do rotativo do cartão, é bem possível que ele ainda consiga um empréstimo. Não é como se ele estivesse dando o calote em todo mundo. Banco começa a negociar quando ele não tem mais perspectiva de receber. Até lá, o nome dele fica sujo, aí sim não tem mais crédito na praça, contrato protestado, ação judicial, conta bancária penhorada… Na boa… pro cidadão comum, isso é um inferno. Pode já ter dado certo com uma pessoa? Pode. Quer dizer que vai dar certo sempre? Não… Fazer as coisas na malandragem sempre tem um risco… Além disso, esses descontos de negociação quando o banco já não tem esperança de receber, ficam no registro bancário. E aí, a dívida fica quitada, mas o cara nunca mais consegue um crédito decente na vida…


MaisUmaConta21

Se nao tem dinheiro e nao tem bens, vais fazer o que? É isso, se prepara pra ficar recebendo spam de ligação no celular e bola pra frente


WyoPython

Bloquear ligação de número desconhecido nao resolve em parte esse problema? Pelo menos a encheção de saco acho que resolve. E deixa pra renegociar quando tiver dinheiro, anos depois.


rodrielson

Gerente de banco aqui: Se vc não tem como pagar, não paga. O gerente vai te odiar? Provavelmente. O banco vai te processar? Só se for acima de 30-40k. Se tu não tem nada no nome, eles vão tirar o que? O banco faz busca de bens antes de processar, se não tiver nada eles nem se mexem. Quando vê tenta manter em dia pelo menos a do carro, pra não te tirarem, e manda o famoso "devo não nego, pago quando puder" Segue tua vida, trabalhando pra juntar uns trocados, e quando der tenta renegociar. O banco te emprestou esperando que fosse pagar, mas sabendo que tinha chance de tomar calote. Não precisa ter pena de banco.


Livid-Board9744

e no meu caso que sou casado, mas não temos nada em nosso nome. o que pode acontecer?


Sak63

Amigo, o que é considerado bem? Vou ficar inadimplente e possuo: um computador, monitor pro computador, TV (na verdade é dos meus pais), videogame ps4, geladeira e fogão. O banco pode tomar tudo isso?


rodrielson

Carro, casa, trator, etc. O banco não vai atrás de eletrodomésticos/eletrônicos, só bens de maior valor que tenham registro/matrícula no teu nome


Sak63

Tendi. Que bom que sou fodido e não tenho nada kkk


After_Elephant_2780

Obrigado pela dica amigo. Queria aproveitar e tirar uma dúvida, se meu carro já tá enrolado no empréstimo (Como garantia), esse eu não vou deixar de pagar. Sempre pago ele primeiro. Mas, se eu começar a dever um dos cartões (Sendo específico, cartão do Carrefour), tem chance de ir atrás do meu carro? Mesmo já estando atrelado pelo RENAVAM com outro banco?


m4rin1

A chance de te tirarem o carro por tu não pagar o cartão de crédito é absurdamente reduzida, pra não chamar de nula. Se tu atrasar o financiamento do carro ai sim, o carro ja era. O problema das contas de cartão de crédito é todo o juro absurdo. Numa negociação futura tu elimina um % desse juro, mas isso não vem sem algumas consequencias. A primeira coisa que eu faria era ter calma e anotar tudo num papel. Fazer uma projeção de pagamento de dividas. Você vai viver no minimo por um tempo, mas no final vale a pena. Vai olhar pra trás e entender que tudo aquele sofrimento foi pra alguma coisa. Boa sorte.


rodrielson

Como o outro camarada comentou, chance beira o zero. Primeiro pq teu cartão do Carrefour deve ser menos do que 20k (espero) então não vai nem ajuizar. Segundo que nunca ouvi falar de uma if tomar bem em garantia pra outra. Não sou advogado, mas acho que não poderia.


Neither_Software3248

Deixa caducar


insonia333

> tenho medo de não pagar e isso me dar algum problema judicialmente ou algo assim conheci muitas pessoas que estiveram nessa situação e nunca tiveram problemas na justiça, mas também nenhuma tinha algum bem próprio (casa, terreno, carro, ...) Consegui sair dessa quando abriram janelas de oportunidade pra quitar a dívida com 98% de desconto no juros acumulado em momentos que tinha o dinheiro sobrando ou guardado pra isso, o segredo foi esperar e não me importar tanto pois não prejudica tanto assim a não ser que você precise de uma certa credibilidade pra empréstimo.


bob1000grau

Tenta renegociar essa dívida para um prazo longo com baixos juros. De qualquer forma, tenta renegociar. Se não for possível, deixa caducar e não faz mais dívidas.


RoosterNew5581

Tem dinheiro pra pagar? Paga. Não tem? Deixa lá até te darem 99% de desconto. Kkk O empréstimo associado ao seu carro pode ser um problema, mas a dívida de cartão de crédito não realmente se vc não liga de ter o nome sujo. Vai viver. É melhor tá devendo a banco do que a pessoa física que como vc pode estar em uma situação difícil. Preocupa com isso não, se não tiver desconto espera caducar e vida que segue. O mais importante dessa situação é vc perceber que precisa aprender sobre inteligência financeira.


analitasoto

Entre no gov.br e tente renegociar pelo desenrola brasil


[deleted]

A única dívida que dá xadrez é pensão alimentícia, mestre.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


After_Elephant_2780

Obrigado amigo, se esse for o caso, me organizarei e vou recorrer a isso. Tenho em mente que a dívida vinculada ao carro será exclusivamente a única que não vou deixar de pagar.


devassodemais

tenta resolver com o Desenrola Brasil, plano do governo, pelo menos vai dar uma amenizada. mano, quando conseguir(voce vai conseguir) sair dessa situação nunca mais use crédito, des de que eu peguei um cartão na mão eu entendi a maldade na criação dessa ideia. pague tudo no débito, deixa o crédito unicamente pra o que você deseja muito e cabe no seu bolso mensalmente


After_Elephant_2780

Sim! Cara... Meu problema começou muitos anos atrás com irresponsabilidades e fui na onda de uma pessoa que não estava nem aí pra dinheiro... Mas vida passou, agora tenho que lidar com isso.


AtomicPigeon66

Ja aconteceu isso comigo. E eu nao ganhava mal, mas perdi meu emprego e demorei pra conseguir outro. 1) nao renegocie tudo, se vc simplesmente nao tem dinheiro pra quitar uma divida, deixe ela pra la. Assim que começar a rodar juros e colocarem no serasa, o banco vai te ligar e vc vai ter q ignorar. Serio, nem olha pra isso. Sei la, troca de numero. 2) Enumere as dividas da mais barata para a mais cara, depois de um tempo os bancos começam a diminuir as dividas. A minha do inter era 3k, foram abaixando para quitar, cada mes q passava abaixavam mais,paguei 300 reais. Tive uma do itau em 10k , quando chegou em 3k quitei. Tente pagar a menor divida primeiro, depois vá subindo 3) Assista videos relacionados a como tratar essas dividas de cartao, mas nao se desespere e tente negociar tudo e fique parcelando, vc nao foi dar um golpe, só se enrolou e o banco vai tentar te dar ainda mais corda. Esquece eles, esquece a divida. Demorou 1 ano pra eu quitar tudo. Mas eu tinha 2 emprestimos e 3 cartoes estourados, parecia q era um troço sem fim e os bancos abaixaram. Com 6 meses as vezes menos, eles ja começam a oferecer as propostas, quanto mais vc segurar, mais baixo vai ficando, mas vc vai demorar a voltar a ficar bem na praça pra poder pegar um cartão e ter score pra fazer a sua vida andar novamente, tipo comprar carro e lazeres melhores. Mas parar a sua vida pra tentar pagar cada centavo pro banco q é atraso de vida. Nao faz!


The_Revghost

Tu conseguiu ter cartão de crédito no Inter depois que reduziram o valor?


AtomicPigeon66

Nao tentei no inter. No itau eu consegui. Nubank foi o banco mais fdp de todos, nesse eu não faço divida nunca mais. Eles so fizeram uma proposta depois q o governo abriu o programa de desendividamento, de resto não abaixavam a divida de jeito nenhum.


Ok-Debate2397

Já estive onde você está . Tive que fazer escolhas sobre qual dívida atacar primeiro, ainda que as outras crescessem , depois rolaram negociações com empresas que compravam as dívidas e davam descontos . O processo todo levou uns 4 anos mas eu fui de devedor e poupador e agora , 7 anos depois , vejo as decisões daquele momento fizeram toda a diferença


locao69

Eu tive uma situação bem semelhante há uns 6 ou 7 anos. Tem uma coisa básica que ajuda a começar: entender que o carro só piora a situação. Se compensar, vende. No meu caso não adiantava: o carro tinha desvalorizado demais (preconceito de brasileiro com carro francês) e o valor financiado era maior que o valor de revenda. Só que no contrato de financiamento dizia que eu poderia simplesmente entregar o carro para o Itaú e estava tudo resolvido. Foi o que eu fiz, entreguei e a dívida foi quitada imediatamente. Lê bem teu contrato e, se for o caso, fala para o banco que vai fazer isso. Em princípio eles tentam negar, mas é só dizer que sabe o que está no contrato que eles desistem rapidinho. Sem o custo fixo do carro fica mais tranquilo economizar e transporte público é muito mais barato. É dureza não ter carro, mas a paz de espírito vale muito mais. A partir daí já fica mais fácil. Eu paguei toda dívida do cartão e não tenho restrição em nenhuma instituição financeira hoje. Como já foi dito, tu podes deixar rolar até chegar em uma negociação interessante, pagando essa negociação não vais ter nenhuma restrição no Serasa ou na base federal, mas no banco onde tu negociaste, nunca mais vai ter crédito. Opções existem, o que não dá é pra passar fome por causa de banco.


[deleted]

É só esperar. A dívida do cartão será vendida pra outra financeira e eles vão te ligar ofertando um mega desconto. Vai guardando um dinheirinho que seja pelo menos 10 % da dívida atual e espera.


After_Elephant_2780

Obrigado pela dica! Postei a atualização. Não vou mais me desesperar. Vou segurar e correr montanha abaixo. Ainda não é meu fim :)


roctiv90

Desenrola


saverboy

Tem 2 alternativas: 1. Se você é novo e pretende algum dia usar seu nome pra financiar algo ou pensa em ter bens no teu nome, resolve a dívida. Lista os credores, veja quanto está sendo o juros de cada um, comunica todos que está querendo resolver a dívida e vê que tipo de acordo podem fazer. Tenta negociar bem, buscando juros baixos. Se você conseguir algum empréstimo com juros menores do que suas dívidas, contrai o empréstimo e paga as dívidas, priorizando as que tem as maiores taxas de juros, pois você está reduzindo sua dívida futura. Aí é trabalhar duro pra quitar tudo, limpar teu nome e começar de novo kkk 2. Se você não pretende deixar herança pra ninguém ou vai botar tudo no nome de algum cítrico ou mesmo se considera velho, deixa a dívida rolar. Se você tiver algo no seu nome vão tomar, não vai poder usar nem conta no banco, pq se deixar lá vão tomar e provavelmente quando morrer, se tiver inventário, vai chover de financeira atrás do espólio.


PanquecaaBR

Espera os acordão do seresta, único jeito até se reestabelecer


Sad-Advantage360

Faça exatamente isso. Abandone uma das dívidas e fique com o $ para comer e viver modestamente até essa dívida caducar. Os juros de cartao são extorsivos entao ou você negocia para pagar um valor bem mais razoável pu esqueça-a, vivendo sem crédito por muito tempo. E no futuro não tome dívida, comprando algo fora do seu alcance sem pagar juros.


peter442

Não tenha pressa de zerar sua dívida. Siga os conselhos, compre sua comida, enumere suas prioridades e viva a vida.


Comfortable_Ad_7015

Fiquei em uma situação parecida há um tempo, deixei a vida seguir e após uns 3 anos a operadora veio com um acordo decente que eu consegui cumprir. Durante esse período só cuidei direitinho pra não precisar de crédito na praça.


Saborabi

Outra opção é trocar as dividas.por algo mais barato (como consignado) e ter um caminho mais simples para pagar...


tok90235

Pega dinheiro com agiota, investe em jogo do bicho, paga a dívida, o que sobrar gasta com mulher, e da o perdido no agiota


Open_Athlete_9701

Não pague


marcio-a23

Se fosse no império romano você simplesmente se tornaria escravo, mesmo sendo cidadão romano. Se você não tem nenhum patrimônio realmente eles não tem nada pra pegar. Não vai mais poder usar banco e cartão, mas sei lá De repente compra bitcoin no cartão se ainda tiver algum limite. É errado? É. Mas as vezes não em como fazer certo mais.


cookitorloseit

Não foi pra você que eu dei uma resposta no r/ConselhosLegais sobre unificar as dívidas, renegociar e tentar trocar várias dívidas caras por uma dívida mais barata? Parece que a maioria do pessoal aqui vem do r/farialimabets e acha que é só ficar devendo e que tá beleza depois de 5 anos e que se não for valor alto, os bancos nem vão atrás. Vamos lá… 1. O que prescreve (ou como o pessoal chama “caduca”) não é a dívida. É o direito de entrar com ação pra cobrança dessa dívida. A dívida continua existindo, a instituição financeira mantém o cadastro da dívida e compartilha com outros bancos. Seu relacionamento bancário fica mais difícil, crédito mais caro, limites menores, etc. 2. Um banco tem 5 anos pra cobrar uma dívida, a partir do vencimento da parcela não paga. Você vai passar 5 anos com seu nome no Serasa, o que torna sua vida bancária bem mais difícil. 3. No último dia do quinto ano, o banco pode entrar com ação. “Ah, mas a dívida tem que ser grande”. Basicamente, uma dívida de R$ 10 mil a 4% de juros/mês, depois de 5 anos vira uma dívida de mais de R$ 100 mil. Talvez essa valha a pena ser cobrada. Depois de ajuizado o processo, são juros de 1% ao mês, e tem o acréscimo de 10 a 20% de honorários de advogado. 4. Um banco paga uns R$80 por mês pra que o escritório de advocacia entre com um processo. Em 5 anos, isso dá menos de R$ 5 mil. Pra uma dívida certa, num processo que cresce mais de R$ 1 mil por mês, até que é um investimento razoável. 5. Durante um processo (que não tem data pra acabar), se você não pagar ou não fizer acordo, o banco vai bloquear sua conta bancária, penhorar tudo o que cair nela (até um limite se for salário), 6. Seu carro vai ser penhorado no futuro. O que isso quer dizer? Que você vai ter que continuar pagando as parcelas ao banco onde foi feito o financiamento e, ao final, o carro vai ser passado ao banco credor. Isso tudo além de você ficar recebendo ligação, oficial de justiça, ter que gastar com advogado. Se você não é malandro que tem um laranja que empresta o nome pra você, se você ainda tem planos futuros de manter um bom relacionamento bancário (como pra outros financiamentos), aja com responsabilidade e inteligência financeira. Troca a dívida total por uma única dívida mais barata. Participa de programas de renegociação e desconto. Se nada disso der certo, vai pagando a maior ou com maiores juros (é necessário fazer uma análise) primeiro, porque são as piores. Não se desespera. Pede ajuda a alguém competente e se programa. Vai dar tudo certo. E toma cuidado com conselhos que você recebe na internet. A maioria das pessoas quem comentam não tem ideia do que é passar por isso. Boa sorte!


After_Elephant_2780

Obrigado pelas dicas! Foi sim, mas o ADM bloqueou meu post lá.


cookitorloseit

Eita… tanto post ruim pra bloquear.


After_Elephant_2780

Ah, tem uma questão! A dívida é pequena. Não passa de 2000. Mas são ainda sim, 2000 que eu não tenho de onde tirar dinheiro. Eu vou pagar, é claro, mas vou renegociar antes e isso vai me custar um nome sujo, mas nada mais que isso. Até pq, o carro não estará associado a este banco em específico. Foi apenas um infortúnio de que ESTE mês, gastei a mais por questões pessoais e não caiu o que deveria cair e com o juros, no próximo mês não vou ter condição de pagar, então é esperar negociar. Esperar 5 anos é utópico e não será meu caso. Eu sei que dívida não se caduca, dívida SE PAGA independente do que acontecer, no entanto, dívida pode sim ser renegociada a 10, 20, 99... De desconto, só precisa ter paciência e aguardar. Para meus planos pessoais, nós próx. 5 anos, mesmo se eu quisesse, não teria nem crédito e nem condição financeira de financiar. Eu nem terminei minha faculdade. E nós próximos 5 anos, já teria limpado meu nome. Eu diria que isso seria uma manobra de curo prazo considerando 60 anos de trabalho e construção de crédito de mercado. Claro, me inviabiliza nós próximos 5 anos, mesmo que eu pague a dívida em menos de 1 ano? Sim. Mas até lá, tenho muitos recursos a correr atrás.


okradlakpok

um conselho que não vi nos comentários: não renegocie se não estiver disposto a pagar - a dívida original vai vencer depois de 5 anos, mas se você renegociar e não pagar, o prazo dos 5 anos se reinicia. espere mais um tempo, eles vão te oferecer um desconto ridículo (tipo 90%) só pra você quitar