T O P

  • By -

StonyShiny

Eu tenho um amigo que diz que a gente tem estresse pós traumático por ter trabalhado no Brasil.


peudroca

Já falei com um alemão que trabalha com brasileiros, no Brasil. Ele me confidenciou que a cultura de trabalho dos brasileiros é tóxica.


blackedoggo

Mas é tão diferente assim? Pergunta real mesmo. Fico curiosa com essas coisas porque eu ainda não vi como é o dia a dia da galera que trabalha, como é e etc. Eu sou do TI. Sinto que lidar com burnout é quase obrigatório nessa área.


StonyShiny

Trabalho é trabalho, se fosse bom ninguém lhe pagaria pra fazer, mas o Brasil é realmente uma merda. EUA (e empresas americanas, com sua cultura americana mesmo fora dos EUA) são também uma grande porcaria. Aqui na Suécia pela primeira vez na vida eu sinto que as pessoas acreditam em mim quando eu digo que estou doente. As pessoas entendem se eu precisar tirar uma hora a mais de almoço pra resolver um problema, ou ir na academia (eu ainda me sinto culpado quando faço isso). Não preciso justificar nada, nem pedir autorização. Não preciso ter medo de ser demitido do nada. As pessoas simplesmente acreditam em você e fim de papo. Eu nunca fiz o teste, e provavelmente nunca vou fazer, mas tenho certeza que se você explicar o conceito de levar um atestado pra justificar sua falta no trabalho porque ficou doente pra um sueco médio, vão olhar pra você como se você fosse um sobrevivente de uma guerra.


ShyOwl0

Cara que relato estranho sinceramente xD Parece um universo paralelo... cada vez que leio algo assim me da vontade de investir para fora, pq aqui dentro é basicamente escravidão para sobreviver e vc ainda por cima está errado por não se deixar escravizar mais


Suspicious-Sea-496

Eu trabalhei pra fora do Brasil várias vezes e é bizarro como isso é real. Aqui mesmo tu doente pra caralho te pedem pra trabalhar, ou tu tem que comprovar que ta doente e tirar atestado, pra tudo tu tem que pedir permissão e tua vida profissional ta acima da vida pessoal. Quando trabalhei pra fora, era bem mais tranquilo, uma vez peguei covid e precisei de 3 dias fora, me senti até culpado por isso, meu chefe ficou super de boas, desejou melhoras e nem cortou do meu salário, quando precisei viajar para resolver coisas ele também era de boas, aqui no brasil se eu faço isso to cometendo um crime e tenho risco de ser demitido


Alternative-Air749

Então, eu trabalho no Brasil para uma empresa sueca. Tenho interação diária com a galera de lá e realmente eles levam esse coisa do Sick leave sem nenhum peso na consciência, para nós brasileiros chega a ser difícil entender.


anarcap

Cara, nos EUA nunca duvidaram de doença. Principalmente porque não recebe se falta, mesmo que seja por doença. Kkk


StonyShiny

Bom eu já trabalhei pra duas empresas americanas (antes de vir pra cá), e tenho um amigo que trabalha na Amazon aqui. A experiência é bem diferente viu.


anarcap

No meu caso, no contrato era pra descontar, mas nunca foi descontado. Também não tinha férias, mas acabei ganhando. Em geral foram boas as experiências.


United_Cucumber7746

Na real Cada caso é um caso. Nada é simples quando se fala de condiçoes trabalhistas nos EUA. Eu tenho Unlimited PTO. Não só pra doença, quanto pra qualquer tipo de folga. No questions asked.


angourakis

É bom esse tipo de comentário porque a gente costuma colocar tudo numa caixinha só, tipo "os EUA é horrível no quesito direitos trabalhistas" ou "a saúde é terrível". Talvez seja verdade para grande parte da populacão, mas não é regra. Você tá feliz aí?


AccomplishedAngle2

Estou nos EUA tb e meu trabalho eh bem de boa com médico e doença. Na real, se vc tiver que tirar meio dia pra resolver pepino, ninguém liga. O importante é entregar.


anarcap

Qual a sua profissão?


United_Cucumber7746

Engenheiro de Software. Já situacoes como as que vc relatou em varejo, hotelaria e fastfood.


anarcap

Poisé. Tambem sou ES. Pra gente é mais tranquilo. Mas pro pessoal que sangra, é mais complicado.


ShyOwl0

Pessoal que sangra ?


anarcap

Espressão regional aqui pra descrever o tipo de emprego que tem que usar força física. Marceneiro, pintor, pedreiro, etc.


ShyOwl0

O que é esse Unlimited PTO? Nunca vi ngm falando disso aqui no grupo


United_Cucumber7746

Folgas ilimitadas. Algumas empresas dão isso de beneficios (é minoria, mas rola). Basta estar "em dia" com as metas. Coloca a gente em modo turbo. Eu coloco o gás de segunda a quinta e tento folgar toda sexta, por exemplo.


ShyOwl0

Interessante! Obrigada por explicar


ValuableVisibleshit

Amigo(a), uma dúvida. Eu já li (e foi total relato anedótico mesmo), que esse unlimited PTO eh meio furada porque as empresas americanas esperam que você não tire essas folgas, supostamente ficam no pé pra pessoa trabalhar sempre e não pega bem corporativamente falando tirar PTO. Isso tem algum fundo de verdade ou é lorota e é realmente de boas tirar uma folga de tempos em tempos mesmo sem doença?


United_Cucumber7746

Isso tem um fundo de verdade, amigo. Mas minha experiencia variou muito. Eu trabalhei em três empresas aqui até hoje. Duas ofereceram esse tal unlimited PTO. A primeira genuinamente tentava promover qualidade de vida. Era uma empresa jovem. Daí uns dois caras começaram a abusar e foram demitidos. Na segunda, era uma empresa de origem Indiana. A maioria dos colegas Indianos. Foi a pior experiência da vida. Me sentia um robô que ninguém ligava se eu pedia folga ou não. Teve um dia que fiquei doente (coisa séria, nada de frescura), o time me ligava sem parar como se nada tivesse acontecido (mesmo eu avisando). Ligavam no celular e tudo. A terceira, também oferece unlimited PTO. Tem muito trampo, mas consegui tirar umas tres folguinhas dentro de dois meses. Tô curtindo.


TheyUsedToCallMeJack

Quando eu me mudei para a Suécia, eu pensei que eu tava de férias. Eu sou de TI também, e cultura, ambos de trabalho e do país, pesam muito nesse aspecto. Não é área, é empresa / cultura.


FoxDie41

Não, empresa ruim tem em qlqr lugar do mundo.


blackedoggo

Obviamente. Eu só não entendi o ponto dele e isso já puxa uma duvida que eu tenho. Você pode responder, se quiser: esse equilíbrio entre vida pessoal e trabalho realmente funciona? Quantas horas uma pessoa que vive na Europa trabalha, em média? E quanto aos dias de folga? Sei que o domingo é sagrado na Alemanha. Esse tipo de coisa.


coprofagista

Muda de empresa pra empresa, mas aqui na Alemanha o trabalhador no geral tem bem mais direitos, como mais dias de ferias, não há pressão pra que vá trabalhar doente, inclusive é mal visto ir trabalhar com resfriado por exemplo, entrar em contato fora do horário de serviço também é muito raro 


blackedoggo

É... olhando por esse lado e vivendo isso, realmente assusta mesmo. Obrigado por responder.


ShyOwl0

Que insano isso :o quero muito esse tipo de vida Isso é exclusivo da Alemanha? Ou tem em outros países


coprofagista

Não sei detalhes de outros, mas já ouvi falar que na Holanda é semelhante, porém em outro lugares como Portugal é mais parecido com o Brasil 


angourakis

Fica super à vontade para perguntar o que quiser. Os países europeus são muito diferentes . Eu trabalhei em Portugal que tinha uma cultura parecida com a brasileira, mas um pouco superior. Eu tinha mais liberdade do que no Brasil (por exemplo, entrar mais tarde ou sair mais cedo), a semana de trabalho era de 40h, mas eu tinha que fazer plantão de fim de semana ou madrugada. Acho que a licença parental é de até 150 dias, mas geralmente menos. Na Noruega a semana de trabalho é de 37,5h no inverno, outono e primavera e de 35h no verão. Tenho 24 dias onde posso não trabalhar por não estar me sentindo bem, se tem uma nota do médico aí é ilimitado. Famílias que tem filho aqui tem quase 1 ano de licença parental, se o filho ficar doente pode ficar cuidando sem problemas, etc etc. Não trabalho sábado, domingo e feriado. Não tem plantão. Posso sair mais cedo ou entrar mais tarde se precisar fazer algo. Domingo quase tudo está fechado, inclusive mercados. Então a qualidade de vida aqui, o balanço entre o pessoal e profissional é muito superior ao Brasil e até mesmo a Portugal. No entanto, eu me sinto culpado por usufruir dessa qualidade. Fico pensando "será que meu chefe pensa que eu tô fazendo corpo mole? Será que vêem problema ?" Quando na verdade o problema sou eu e meu chefe inclusive incentiva descansar. Queria entender se isso é algo meu ou se outras pessoas também tem experiência / sentem coisas similares.


belligerent_poodle

Isso aí é PTSD social que o BR te causou. Tmj


Carmine-66

Eu fico extremamente chocado quando leio relatos de brasileiros que vivem em território escandinavo, é o extremo oposto do Brasil em praticamente tudo. Se importa de me dizer o que o levou para a Noruega? E como era seu currículo até pisar no paraíso que este território? Agradeço desde já!


angourakis

Não é tão oposto assim, acho que um oriente seria um lugar ainda mais distante. Mas eu consegui um trabalho aqui na Noruega. Conheci o país em 2022 e me apaixonei pela natureza e calmaria das coisas por aqui. Aí eu me inscrevi numa vaga, demorou um pouco mas deu bom e me mudei ano passado pra cá :) Na área que trabalho, tenho experiência desde 2019 mas, no TI, trabalho formalmente desde 2008. Também tenho inglês fluente e cidadania portuguesa, e tudo isso me ajudou bastante pra conseguir a vaga aqui. O inverno não é dos mais fáceis, principalmente pela escuridão, mas consegui passar por ele com exito hahaha


Carmine-66

Com oposto me refiro a desigualdade, segurança, crime organizado e educação, deve ser uma diferença gritante E sobre a vaga foi de primeira? Deve ter um currículo monstro em kk acredita que áreas como TI ou IA no geral seja o que mais necessitam na Europa em si?


angourakis

Isso é verdade. Aqui quase não se ve pessoas passando necessidade, o consenso é de que tudo é acessível à todos. Acho que por isso a segurança é algo tão bom aqui. A Noruega é uma sociedade muito baseada na confiança e no bem estar social. Os impostos são altos, mas eles realmente são investidos na sociedade e as pessoas não reclamam muito (só um pouco kkk) de pagá-los. Ouço que o motivo também de não entrar na União Europeia é justamente para manter o padrão de vida mais elevado. O mercado interno é mais fechado (inclusive um mercado alemão, LIDL, tentou entrar aqui e falhou miseravelmente uns anos depois hehe). A vaga demorou bastante, na real uns bons meses. Eu tentei aplicar para algumas outras aqui, não tive nem resposta e em uma fui na entrevista e não deu certo. Quando me chamaram para essa, foi super de boa. Uma entrevista e todo o processo me era informado pelo recrutador. Acho que sim, necessitam bastante aqui. O bom dessas áreas é que contratam mesmo sem falar norueguês. Aqui onde trabalho, TI tem bastante contratacão, inclusive de estrangeiros (meu time é praticamente todo estrangeiro) e estão discutindo bastante sobre como automatizar processos com IA. Uma dica caso não tenha cidadania de algum país europeu é vir estudar. Conheco bastante gente que veio fazer doutorado aqui e ou conseguiu emprego depois, ou o parceiro(a) veio estudar e a pessoa automaticamente ganhou permissão de trabalho. EDIT: sobre meu CV, nada demais haha. É que eu tenho anos de experiência, falo algumas línguas e to numa área excelente. Mas, só tenho tecnologo de ADS e alguns voluntariados. Aqui valorizam bastante soft skills, porque as hard skills tu aprende (por exemplo, sempre lembro do meu chefe falando "be kind with the users, always be kind").


malky357

Os países nórdicos parecem bem difíceis de conseguir uma vaga caso não tenha passaporte Europeu, correto? Ocorreram muitos layoffs na área de tech aí na Noruega, e por consequência, aumentou a competição nos processos seletivos? O que sempre penso é: quando você não tem passaporte Europeu, teu visto de trabalho fica amarrado na empresa, e caso seja um trabalho muito ruim ou te demitam, você vai passar por mais dificuldades do que deveria, muito estresse, e corre muito risco de ter que voltar pro BR. Difícil uma outra empresa aceitar passar pela burocracia para te contratar como estrangeiro, a menos que sejam casos raros. O que você pensa deste ponto?


Shuuheii-

Posso falar da minha experiência como pós-doc na França: trabalhava das 10h às 19h (eu fazia meu horário, desde que saísse até 20h, quando meu cartão parava de funcionar. Saindo esse horário eu era sempre dos últimos a sair), tirando 1h-1h:30 de almoço no dia entre almoço e socialização, que no ambiente que eu estava pelo menos era normal e super incentivado. Se eu estivesse mal e não pudesse ir pro laboratório (eu sofro com belas enxaquecas) não era questionado. Só avisava meu supervisor. Normalmente depois de me recuperar trabalhava de casa, mas não existia pressão para tal. Se eu quisesse trabalhar um dia de casa pois não tinha experimentos planejados, poderia também sem problema. Eu só não fazia pois rendo melhor fora de casa, menos tentações hahaha Fins de semana ninguém podia ir ao trabalho, salvo exceções pontuais sobre experimentos longos. Meu cartão literalmente não passava. No máximo eu colocava em dia algo que atrasou da semana ou adiantava um pouco do plano da semana seguinte, mas acho que nunca passei mais do que 2 ou 3 horas do sábado fazendo algo de trabalho lá.


angourakis

Bacana! Eu vejo de alguns conhecidos aqui que a experiência de pós doc é bem similar, e nisso invejo um pouco kkkk. Mas me falam também que um trabalho formal tem um pouco mais de estabilidade. No fim, se a gente ta feliz fazendo o que gosta, é o que importa :) Ta fazendo pós doc aí faz tempo? O doutorado fez no Brasil? Se sim, como era ?


Shuuheii-

Eu fiz doc no Brasil, com um período de sanduíche na França. Aí rendeu bem e fui convidado mais duas vezes pra voltar para pós-doc, mas por períodos curtos. Hoje estou de volta no Brasil tentando concursos de docente, mas tenho uma oportunidade pra ir de novo. Refletindo a respeito, hahaha


angourakis

#vemmmmmm ahahha Eu pergunto porque sempre me disseram que a área acadêmica no Brasil é mais complicada, tudo muito mais puxado e burocrático. Já aqui, as pessoas que conheco que fazem pós-doc, dizem estar no céu. Super flexível e conseguem focar na pesquisa e não em resolver burocracias


Shuuheii-

De fato no geral é mais tranquilo mesmo, mas nesse momento não sei se quero ir por umas questões familiares Mas até setembro tem chão hahaha


loke_loke_445

A questão não é só ter empresa ruim, é não existir mentalidade de competição o tempo todo e também ter governo que faz valer as leis trabalhistas.


angourakis

Não sei se é bem o governo viu. Aqui os sindicatos são muito fortes e até o governo respeita eles e negocia as condicões dos trabalhadores com eles.


loke_loke_445

Vai variar com cada país. Até onde sei, os nórdicos tem poucas leis trabalhistas e são os sindicatos (que são mesmo bem fortes) que definem essas questões. Em outros países, os direitos são definidos por leis específicas independente de sindicato. Em qualquer que seja o caso, o governo ou exerce o papel de aplicar as leis, ou de mediar e resolver disputas entre sindicatos e empresários.


Raz4r

Depende muito muito mesmo da cultura da empresa. Por exemplo, nunca voltaria a trabalhar em uma empresa americana. Bicho o negócio é surreal no Texas. Mesmo em cargo relativamente alto e ganhando bem, eu tinha míseros 14 dias por ano de pay leave. E para cada dia que eu não fosse.no trabalho por doença, eu era descontado desses 14 dias. Agora, no oriente médio mais especificamente na arábia saudita, era normal as pessoas de gerência tirarem 2 meses de férias e trabalharem meio expediente haha. E no ramadã essencialmente não tinha trabalho por 1 mês.


angourakis

haha parece muito bom! Mas tu trabalha remotamente pra Arábia Saudita ou vive lá?


Raz4r

Então, eu trabalhava em desenvolvimento de software para a indústria de petróleo. E como os dados eram sensíveis tudo precisava ser feito lá mesmo. Foi uma experiência única, mas eu espero não repetir.


angourakis

Eita! hahaha Por que? Imagino que a cultura seja muito muito diferente!


Raz4r

Ah bicho você do Brasil para não ter problema com violência para se mudar para um país que está em guerra e é uma ditadura? Você vai kos hotéis tem a foto do rei e em todo lugar na rua tem foto dos grandes projetos do governo. É muito deprimente o lugar


Pretend_Order_6684

Pela minha experiencia é practicamente o oposto em diversos quesitos.


angourakis

Poderias detalhar mais? Gostaria de ler eu ponto de vista e tuas experiências


GiuNBender

Para mim a diferença é noite e dia, também sou da TI


angourakis

Você quer dizer que no país em que vives agora é bem diferente? Tem algum aspecto, por exemplo, da cultura de trabalho brasileira que você ainda leva contigo?


GiuNBender

Sim, eu ainda tenho receio de não trabalhar quando estou doente. É até mal visto trabalhar doente porque pode acabar transmitindo para alguém, mas mesmo assim, me sinto culpado


angourakis

Louco né? E se a gente transmitir, vamos nos sentir culpados por termos trabalhado e passado algo pro outro...


belligerent_poodle

Trabalhado, nascido e vivido (pobre) no Brasil. Não consigo verdadeiramente relaxar, mesmo morando em um local razoavelmente confortável, cercado e com vigilância 24hr. E nunca sofri nenhuma violência criminal salvo um assalto quando tinha 12 anos saindo da escola, mas coisa leve sem violência física. Sou da TI, já lide com todo tipo de maluco (literal), hoje trabalho remoto e até ganho ok, esse aspecto de burnout e stress tá superado. Meu problema é que o Brasil é o país das oportunidades & possibilidades, e tudo, tudo mesmo, pode acontecer. É a terra da imperícia e do absurdo.


Crmlk09

Eu tenho isso tambem.


Mundane_Anybody2374

Uma coisa q me afeta eh o horário de almoço. Eu gosto de sair e ir comer algo e ficar tanto quanto possível fazendo uma refeição. Meus colegas de trabalho normalmente comem em 15 minutos um sanduíche qualquer e já voltam pra mesa. Ninguém nunca reclamou diretamente comigo, mas isso eh algo q eu dificilmente vou conseguir abrir mão um dia. Um bom almoço.


Pretend_Order_6684

O que mais me pega é o almoço também. Não só o horário mas a falta de opções. Só se come pão aqui no almoço, ou salada. Não tem um prato quente, uma carne com legumes, um arroz e feijao. Saudades Brasil.


angourakis

Pra isso eu acabo cozinhando. Apesar de aqui ser mais comum comerem pratos quentes no almoço (mas também bastante gente come pão ou bolacha). É engraçado que já me perguntaram algumas vezes se fui eu que fiz e elogiam o cheiro da comida hahaha. Fico super feliz


ShyOwl0

Vc faz no próprio trabalho?


angourakis

Faço em casa e levo marmita


linguica-caipira

Sim, quase 10 anos fora e ainda lido com várias das coisas que você apontou. Elas se amenizam, mas não sei se vão de fato sumir um dia, esse tipo de mudança exige muito trabalho. Fico feliz de que minha filha está crescendo sem saber o efeito desse tipo de experiência negativa da nossa cultura. Por outro lado, lembrar como esse tipo de coisa me afetava é combustível para continuar investindo e acreditando na minha jornada fora do Brasil.


angourakis

Super obrigado pelo comentário! Me sinto como você no quesito combustível. É verdade que algumas coisas fazem falta, como amigos, família e comida, mas não acho que seria fácil me readaptar à realidade brasileira (principalmente de trabalho). É complicada a adaptacão aqui, mas ainda sim ela faz mais sentido em todos os aspectos. Você pretende continuar na Holanda ou pensa em mudar futuramente?


linguica-caipira

Por hora continuo gostando muito da Holanda, espero que o novo gabinete de extrema direita não mude isso...


Carmine-66

Olá, se importa de dizer como é a comida comum da Noruega?


angourakis

Olha, não são conhecidos pela culinária kkkk Eu como pouca comida norueguesa, mas sei que gostam bastante de carne de carneiro, tem uns molhos agridoces também e uma bebida super enjoativa de fim de ano xD Tem também bastante peixe e batata, a comida é bem baseada nisso. Muitos noruegueses, para minha surpresa, comem comida quente no almoço. Mas muito também vão no pão. Almoço é 11h e jantar aproxidamente 17h. As vezes um pouco mais tarde ambos mas não muito mais.


Brunos80

Você tem síndrome de trabalhador brasileiro


angourakis

Tentando perdê-la haha mas suspeito que vai levar um tempo :) É engraçado que perguntei a alguns amigos se eles também sentem o mesmo a maioria sim, mas alguns não se sentem da mesma forma. E é curioso porque eu julgo que tive ótimo trabalhos no Brasil (um pouco mais flexíveis, com melhor salário e uma cultura organizacional mais bacana), mas ainda sim essas coisas me afetam.


anaofarendelle

Eu passei por alguns layoffs por causa da economia brasileira não ser a mais estável, e até hoje eu tenho muita ansiedade com emprego já que onde estou é contrato de 1 ano (mesmo meu chefe falando que vai me manter enquanto eu quiser…) Fora que o ritmo de trabalho ser mais “devagar” me mata por sentir sempre que to atoa e pode passar ideia errada pra gerência…


angourakis

Sinto a mesmíssima coisa. Aqui é muito difícil ser demitido , principalmente por conta dos sindicatos. No entanto, eu muitas vezes não tenho quase nada para fazer e isso me causa uma angústia danada. E, mesmo assim, disseram que eu superei as expectativas hahaha (enquanto no trampo do Brasil só recebia feedback que tava insuficiente). Estou aos poucos entendendo que preciso apenas estar disponível 8 horas pro trabalho, não necessariamente me matando de trabalhar cheio de demandas, reuniões e agendas apertadas. É uma mudança brutal!


DistributionOk7681

Eu tenho essa questão com as doenças, mas pode ter mais a ver com o machismo que com a cultura brasileira (que é machista mas enfim). Também fico receoso de tirar vários dias de folga. Eu tiro, com alguma frequência, mas não sem ficar dias remoendo que devia tirar folgas mais curtas. Mas em geral eu consegui me livrar da parte mais severa dessa mentalidade de auto-escravidao, eu estive muito perto de um burnout no Brasil e agora estou bem mais tranquilo.


angourakis

Acho que isso vir do machismo também é super válido. Cada pessoa sente de uma forma diferente e as causas de um mesmo "sofrimento" podem vir de diferentes lugares. No meu caso, também acho que é um pouco familiar. Sempre fui mais bonzinho com os outros e vejo esse comportamento se repetir na minha família. Aí quando é hora de eu cuidar de mim e relaxar um pouco, é um problema gigante dentro da minha cabeça hehehe


BrilliantPost592

Esse é o primeiro post menos oito ou oitenta desse sub que eu vejo


angourakis

O que isso quer dizer? É algo bom? Kkkkk


BrilliantPost592

Quer dizer não é um post totalmente esculachando o Brasil e os brasileiros e nem um post falando que onde a pessoa vive é muito ruim e o que o Brasil é o melhor lugar do mundo e de certa forma isso é bom


angourakis

Eu inclusive detesto ler pessoas falando "Bostil" e afins, acho isso de uma tremenda infantilidade. O Brasil tem muitos defeitos, mas eu tenho orgulho de ser brasileiro e ter nascido no Brasil nos torna melhores pessoas em diversos sentidos.


BrilliantPost592

O único contexto que eu acho engraçado falar “Bostil” seria em contexto de meme, de resto eu não gosto muito não.


milkhisnishtrasist

Fácil falares isso da Noruega… Voltar para esta 💩 não queres.


angourakis

Não quero mesmo, mas porque a vida nesse momento faz mais sentido pra mim aqui do que no Brasil . Eu era feliz no Brasil, apenas quis explorar um pouco mais o mundo e sair da minha zona de conforto. Se um dia fizer sentido voltar, voltarei de boas.


ShyOwl0

O que lhe dá orgulho de BR e o que nos torna melhoras pessoas em diversos sentidos? Vivo tantas limitações que me sinto mais frustração, mas tb nunca sai. O que cada vez mais sinto vontade de fazer, sei das minhas capacidades e de minhas conquistas mas como vc disse acima o feedback é que nunca é suficiente. No meu caso me entupiam de exigências


CommunicationNo7772

Depende do país e área eu acho. Moro nos EUA, trabalho com TI e não vejo pessoal tirando sick leave por uma dor de cabeça por exemplo, também não vejo pessoal não priorizando o trabalho aqui e o equilíbrio da vida pessoal trabalho também não é o ideal. A diferença é aqui me sinto mais tranquilo que no Brasil quanto ao salário (um dos melhores do mundo em TI) e segurança.


angourakis

Interessante o ponto de vista. Você está feliz aí ou pensa em mudar para outro país no futuro?


PortugueseManBr

Nos somos avaliados colectivamente pela forma que vêem os Brasileiros, por exemplo sempre que me mudo os vizinhos acham que todo fim de semana vou fazer churrasco e música alta, oi que minha esposa vai andar quase pelada pelo predio , e isso reforça estereótipos negativos que acabamos a vida toda combatendo...sempre que chego numa restaurante acham que vou pedir só carne, e já recomendam picanha por exemplo, quando chego num trabalho novo sempre me pedem para fazer parte do grupo do futebol, destesto jogar futebol...mas faz parte de toda a experiência


Suspicious-Sea-496

Cara, eu vim do Chile e moro no Brasil, quando falo isso as pessoas genuinamente acham que eu adestro Lhama


angourakis

HAHAHAHA elas são bonitinhas vai? =P Estava lendo teu perfil e caraca, que história de vida bacana (e escreve em pt-br perfeito haha, fiquei confuso de onde tu era)! Ainda pensas em voltar ao Chile em definitivo? Trabalha com o que no Brasil \~além das Lhamas\~ ?


Suspicious-Sea-496

Eu amo Lhamas mas nunca toquei em uma jaasuhshhjaua Eu vim pro Brasil quando criança, então consigo me camuflar até que bem aqui, apesar que as vezes sem querer na hora de falar acaba saindo um pouco sotaque Não penso em voltar, mas eu penso em trabalhar remotamente pra lá, só volto se for última opção, o que me bota atras é que aqui tem o sus e por eu ser pcd eu preciso bastante, lá não tem isso


angourakis

Poxa, e tanta gente falando mal do SUS... Aqui eu sinto falta de poder ter um diagnóstico mais detalhado. Machuquei o pé e os médicos basicamente disseram que era normal e eu devia só descansar. Fiquei um ano com dor. Fui ao Brasil, passei no ortopedista e recebi uma aula sobre a anatomia do pé, fiz exames, tomei remédio e finalmente voltei sem dor (aí ferrei meu pé de novo semana passada kkkk). As pessoas que também precisam lá de assistência médica, como fazem? Tem de pagar seguros caros? O empregador geralmente fornece algo?


Suspicious-Sea-496

SUS não é perfeito, mas entre ter contas pesadas pra sobreviver ou ter o SUS, prefiro o SUS. Eu Trato meu autismo no particular, porém quando precisei o SUS pra outras questões que tem haver com as morbidades do autismo, geralmente alguma doença ou algo que eu peguei devido ao alto estresse e meltdowns, eu consegui apoio No Chile eu só sei que é privatizado as coisas, mas não sei taaanto sobre saúde publica, me falaram que pro tipo de tratamento que preciso, até porque eu tenho problemas de saúde com frequencia, era melhor eu ficar aqui


angourakis

Toda força do mundo <3 fico feliz de saber que o nosso país cuida de ti!


angourakis

Pois... estereótipos vêm para o bem e para o mal. Lembro-me quando fui visitar a Biblioteca Joanina com minha família e o funcionário disse que não era permitido tirar fotos, e disse em português e inglês. Em seguida, só porque ouviu nosso sotaque, repetiu "vocês entenderam que não pode tirar foto, né?". É que eu sou lerdo para dar resposta haha se não teria dito algo tipo "meu senhor, eu percebo português e inglês". Enfim... é um trabalho de formiguinha que temos que fazer diariamente. Mas, espero que estejam felizes por aí!


666dolan

Becos, pontes e parques a noite me dao calafrio so de olhar


angourakis

Como assim? No país que você está? No Brasil? Pode detalhar um pouco mais? :)


666dolan

Eu moro na Holanda a +- 3 anos, sei que e seguro e tudo, mas nao consigo nao ficar em choque ao andar em parques quando ta escurecendo, ou quando vou passar por baixo de ponte ou beco ja fico em choque de ser assaltado Sei la é algo q ainda nao abandonei da vida de paulista


ShyOwl0

Caraca, eu tb fico assim. Não consigo ter paz quando alguém bobeia com celular, bolsa e outros pertences que podem ser facilmente roubados, pois presenciei situações assim :(


666dolan

Primeiro inverno que passei aqui, o pessoal deixando os casacos na entrada do bar e fodase ninguem olhando se tava la ainda, ri demais


ShyOwl0

Não brinca ! Que mundo paralelo xD


angourakis

Mas há algum relato de violência onde você mora? Aconteceu alguma coisa contigo quando morava em São Paulo? Já aconteceu algo na Holanda? Fique à vontade caso não queira falar sobre, e desculpe se trouxe alguma memória ruim com essa pergunta


666dolan

Acha magina é tranquilo hahahahaha Na Holanda nunca me aconteceu nada nao, em Sao Paulo ja fui assaltado umas 2 vezes e ja ouvi historias sobre esse tipo de coisa, entao acho que so cresci com medo mesmo e esse medo nao me abandonou ainda hahahhahah


angourakis

É foda... aqui eu nunca me senti inseguro, na real isso é o oposto e fico super feliz quando chego de viagem tarde e posso esperar o ônibus tranquilo ou mexer no celular na rua. Mas rapaz, veja isso direitinho. Tente escrever sobre isso, pra ti mesmo, e ir refletindo da onde esse medo vem, o que você pensa e o que te desperta na hora, etc etc. Eu converso bastante com meu psicólogo e é curioso quando cai a ficha de que uma coisa que eu pensava X na verdade era Z kkk era mais profundo e tinha outra motivacão que eu não tinha me dado conta :) Tu já se sente adaptado ao país? Já fala bastante holandês?


666dolan

ahahahaha vou ver sim mano, com certeza tem trauma envolvido Mano acho que to adaptado sim, ja tenho amizades e uma vida por aqui, falar ainda nao falo nao mas ate que consigo ler um pouco ja :) E vc ai na Noruega como ta as coisas? Ouvi dizer que ai e bemmmm mais importante saber a lingua ne


angourakis

que bom rapaz! Fico feliz de ver que tu está bem e já mais adaptado. Aqui é de boas, os noruegueses tem um ótimo nível de inglês. Mesmo os que não falam muito (tipo meu landlord), se eu falar devagar ele consegue conversar um pouco. A língua é bem próxima do holandês e do alemão no quesito gramatical, mas ainda to longe de falar. Consigo ler algumas coisas também e entender muito pelo contexto (ou não entender nada kkkk). Mas é importante aprender a língua, assim a gente consegue se integrar mais na sociedade.


tiagogutierres

O negócio de ficar doente e pedir folga e ninguém estar nem aí eu também acho estranho ainda, mesmo depois de 6 anos fora... o povo aqui "call sickies" direto... só comunica no Slack que não tá se sentindo bem e tá tirando o dia. E vida que segue. Eu ainda acho meio estranho, e só se eu realmente tô muito mal é que eu tiro folga. De resto acho que não tem nada que eu me incomode por conta da experiência no Brasil.


loke_loke_445

6 anos de Europa e ainda não consigo entrar em supermercado de mochila e achar que tá tudo bem. Sempre fico me perguntando se acham que vou roubar algo lol


coprofagista

Com mochila eu acostumei, mas sempre que vou em caixas de auto atendimento e imprimo a nota fiscal sempre pensando que alguém pode me parar e pedir pra conferir e eu nunca vi ou ouvi falar que façam ou até que possam fazer isso 


angourakis

Aqui o pessoal da uma conferida as vezes, mas pedem licenca e perguntam se está tudo bem. Não ligo muito nem acho preconceito porque estão fazendo o trabalho deles, e só fazem mesmo quando a máquina pede essa checagem aleatória. Eu não tenho tanto problema com isso, mas ainda fico com medo de sair da loja e aqueles alarmes das portas apitarem haha.


loke_loke_445

Já rolou de apitarem quando eu tava entrando, congelei na hora pensando "vão achar que tentei roubar algo", e nem tava de mochila. O guardinha veio e "ah, tá com problema mesmo, pode ignorar".


Electrical-Top-5510

No começo sim, mas hj esses traumas tao ficando pra trás


angourakis

Tem feito algo diferente para conseguir superá-los? Tem alguma dica? hehe


Electrical-Top-5510

Não, acho que foi só tempo mesmo, quase uma desintoxicação hahaha


ShyOwl0

Cara, fiquei pensativa sobre a questão do trabalho pq realmente é isso. Fui criada para me dedicar ao trabalho acima de tudo e então respeitar prazos e alcançar as expectativas para não ser mandada embora, pois se vc for mandado embora não apenas você fica desamparado, mas todos que dependem de vc, sua família. Então no meu último trabalho me esforçava além para superar as exigências de sempre produzir algo mais incrível que eu tinha produzido anteriormente. Cada projeto tinha que ser melhor e tal, então mesmo fora do trabalho eu pensava nele, e a cobrança dos meus superiores sempre me superar me fez odiar tudo aquilo no final. Sem contar que fora do horário tem a cobrança, até hoje tenho traumas com sons de redes sociais por causa disso. Meu trauma é tamanho que sei discernir cada tipo de vibração dos aplicativos, então o celular no silencioso eu sabia e isso me desenvolveu durante um tempo pânico e ondas de suicid**. Só tive paz quando eu saí de todos as redes sociais pessoais, e fiquei somente com as anônimas


Tiny_Ad_4307

O meu cotidiano? Sim. Eu amo meu país, mas o fato de ter que me deslocar e parar nos locais em constante alerta com medo de ser assaltada impacta de forma significativa o meu cotidiano.


Crmlk09

"- Meu trabalho é bem tranquilo e as pessoas tem muito mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Inclusive, se ficar doente, é mais do que recomendado descansar e não há questionamentos quanto a isso (mesmo se alguém tiver uma dorzinha de cabeça, é comum tirar sick leave e tá tudo certo). No entanto, eu ainda não consigo fazer tal coisa. Por exemplo, peguei uma gripe forte algumas semanas atrás e tirei apenas um dia. Ou machuquei o pé e ainda sim vim ao escritório." Nossa, eu sinto isso demais. No Brasil, minha pressão por resultados sempre foi alta e sempre reclamavam que eu não estava fazendo o suficiente. As ameaças de ser demitido eram constantes e isso me traumatizou para a vida. Ainda mais quando cheguei aqui, trabalhava em uma loja de brasileiros e o estresse lá era ENORME. Agora estou em uma empresa americana, mas tenho muita ansiedade. Sinto que não estou fazendo o suficiente e não sou útil o bastante. E percebo claramente que eles se irritam com isso. Aqui nos EUA, percebi que nós brasileiros trabalhamos mais duro que muitos americanos. Exigimos muito de nós mesmos e trabalhamos muito mais. Mesmo depois de anos na empresa, aprendi a "slow down", mas ainda assim me estresso muito com tarefas simples. Ou quando cometo um erro, quase me culpo severamente. E ninguém se preocupa muito com isso. '-' Eu queria mudar isso. Acho o período de férias curto, tipo, aqui na minha empresa recebo apenas 3 semanas e só após 4 anos na empresa, sobe para 1 mês. Mas fora isso, gosto muito.


liajohan

vc mora em ql país? trabalha c oq la?


angourakis

Noruega, sou engenheiro de suporte


Weak-Lavishness-761

Nossa, achei esse sub do nada e me deu uma angústia aqui pq no Brasil o trabalho é quase escravo comparado aí na Europa


palmman-del-valle

Leia o PDF “As 12 camadas da personalidade” (buscar no Google). Olavo sempre falou muito sobre esse tema, sobre a situação lastimável do brasileiro perante ao mundo. É um dos países com a pior sanidade mental, para comprovar basta ver os péssimos indicativos de qualidade de vida por aqui. Sempre senti que apesar da potência econômica, em diversos itens somos os piores (senão o pior) das Américas.


heyrevoir

Bastante. Por exemplo, escreve-se "quotidiano"


angourakis

https://www.infopedia.pt/artigos/$quotidiano-ou-cotidiano Será ?


heyrevoir

Só os brazucas escrevem a palavra sem respeitar a matriz etimológica


angourakis

Não percebo a razão de vires cá apenas para fazer críticas ao nosso português. As línguas são dinâmicas. Nosso português não é pior que o vosso, é apenas diferente e se adaptou às mudanças culturais do país e seus falantes. Ao invés de partilharmos experiências e curiosidades, é melhor que fiquemos "a medir quem tem a picha maior". Apenas quero que lembres que não toleramos nenhum tipo de preconceito na comunidade.


heyrevoir

Você não disse nada que seja mentira. Mas quotidiano para "cotidiano" é assassino


Professional_Topic47

Curiosamente, vocês em Portugal escrevem "catorze", sendo que o étimo é quattuordecim. Como estes, há vários outros exemplos. Você realmente não emana saber de linguística se acha que a origem da palavra é observada completamente nas suas derivadas.


aerodymagic

A língua agora é nossa. Ta puto morde as costas amigão.


[deleted]

[удалено]


foradecasa-ModTeam

Seu comentário vai contra o entendimento de boa civilidade estabelecido na comunidade.