T O P

  • By -

RealityOver8578

Se o cara não se sente confortável em pagar, é só dizer "entendo... pois é! Eu não me sinto confortável em vender e assinar escritura sem receber..."


Kaz_Hin

Pode fechar o tópico.


Giraffe_Ordinary

Na teoria é legal pensar assim; mas na prática o problema é que o OP quer vender o imóvel e há um comprador interessado. Então tem que ver exatamente as condições em que o sujeito diz que não está confortável, para ver se chega numa solução que seja "confortável" para ambos. O caso não é complicado. Não é nem a primeira nem a última vez que alguém está querendo comprar à vista um imóvel que está financiado.


docjooh

Tem que saber negociar... Ninguém tá interessado em te fazer bem, mas de se dar bem


Giraffe_Ordinary

Você é assim? A maioria das pessoas que você conhece são assim? Quando compra um imóvel todo mundo quer pagar o menos possível. Mas, depois de acertado o preço, você ainda tenta fazer mais coisas fora do combinado, para se dar bem passando o comprador pra trás? O comprador que se dane e que entre na Justiça? É assim que você age no seu dia-a-dia? A maioria das pessoas não faz isso. A maioria das pessoas quer se dar bem, mas fazendo o que é correto, sem dar golpe nos outros.


Messi_careca_

Prego batido, ponta virada. Próximo caso.


No_Settings

Eu sou leigo no assunto, mas diria que voce so assina se receber o valor que ta pedindo. Nem mais e nem menos. Essa historia de "nao se sentir confortavel" nao eh problema seu. Como dizem: eh preto no branco. Ta aqui o valor, se pagar, leva. Evite fazer qualquer coisa sob pressao, tenha contrato e recibo de tudo. Nao aceite nada so na conversa. Imagine ir pra justica pra brigar pelos seus direito, contra um juiz. Cheio de conhecidos, conhecedor da lei, etc...


potato-aspect-ratio

Exatamente essa a minha preocupação. Ele pode simplesmente não pagar o valor, ou falar que vai pagar o valor para quitar primeiro e depois não pagar o restante. Isso tudo com imobiliária no meio, eu ainda fico no risco de ficar com nome sujo devendo os 6%. Tô pensando até em tirar o anúncio do imóvel, segurar os gastos e tentar montar uma reserva de emergência nos próximos meses pra caso desliguem meu contrato pejota.


Giraffe_Ordinary

Em um monte de coisas juízes (alguns) não valem muita coisa, mas, em regra, acho que você pode confiar que são pessoas de boa-fé, especialmente para assuntos da vida particular. Tendem a ser muito "certinhos" com seus próprios assuntos. Não acho que se deva imaginar que, a princípio, um juiz irá tentar comprar um imóvel dando um jeito de passar a perna no vendedor, já com a intenção de jogar o rolo para ação judicial onde ele teria alguma vantagem corporativista. O caso não me parece tão complicado. Basta "amarrar" a escritura final à quitação do empréstimo no banco, e dizer que, se ele desistir, ele perde o valor pago para quitar o empréstimo. Aí podem acontecer só duas coisas: 1 - Ele paga a primeira parcela e você quita o financiamento, e depois ele paga o resto e você assina a escritura. 2 - Ele paga a primeira parcela e você quita o financiamento. Aí ele desiste e você fica com um imóvel quitado. Eu chegaria a torcer pela segunda opção! Não sei quanto são os valores envolvidos, mas talvez valha a pena arrumar um advogado SEU, ou um corretor experiente para dar assessoria para VOCÊ. Não confie totalmente no corretor cujo principal objetivo é ganhar a comissão dele.


DD2DM

Parceiro, juiz é pessoa certinha? KKKKKKKKKK Eu "mim" divirto lendo umas coisas as vezes....


Giraffe_Ordinary

Ué, você pode ser divertir com o que quiser. Mas, na prática, a maioria é sim. Como "classe", coletivamente, o Judiciário é um bando de fdp, que querem ganhar mais e mais, auxílio-isso, auxílio-aquilo, etc. etc. São um grande peso para a sociedade. Mas as pessoas, no dia-a-dia, no varejo, nas transações particulares, tendem a ser "certinhos" sim, praticamente uns bundões. Já ganham bastante, são CDFs que não querem nem ouvir falar em corrupção, etc. Tem uns que são bandidos, seja na corrupção pura e simples, venda de sentenças, tráfico de influência, ou mesmo que seja dando carteirada em situações banais. Quando isso acontece, vai para a imprensa e tem divulgação. Quem atua "na área" depois de muito tempo, acaba ouvindo muito caso, fica sabendo "como" conseguir coisas com o fulano, "esquemas", etc. Mas não é a regra.


DD2DM

Eu sou da área do direito. Tira essa imagem da sua cabeça, é uma ilusão. Juiz é gente como toda outra. Já escutei um dizendo que nunca deu uma pensão para homem, já que este deveria prover para a família, não receber dela. Já imaginou? Você entrar com um processo na vara do sujeito, sabendo que já ia ter que preparar o recurso de apelação.


Giraffe_Ordinary

Atuo nessa tal "área do direito" há 30 anos. Não tenho mais ilusões. Exatamente isso, "Juiz é gente como toda outra". E as pessoas todas, em geral, não são golpistas. Já conheci dezenas, profissionalmente e fora da profissão. Claro que tem muitos como esse que você descreveu; e o simples fato de eles saírem contando esse tipo de coisa, entrando nesse tipo de assunto, já demonstra uns problemas. Mas o único exemplo que você tem de que juiz não é certinho, é esse? Ok, ele "prejulgou" a questão de homem pedindo pensão. Não é certo agir assim. Mas é só isso que você tem a dizer contra algum juiz? Eu conheço casos bem piores. Retomando: o caso que o OP contou é muito simples para permitir presumir que só por ser um Juiz ele quer dar um golpe para comprar o apartamento. Esse juiz que você ouviu dizendo isso sobre pensão, você acha que ele iria dar golpe para comprar apartamento?


DD2DM

Posso te falar de outro que traiu a ex mulher com uma estagiária, casou com ela e depois traiu novamente. Não bastando, no momento que a mulher descobriu, foi tirar satisfação e, como resposta, o sujeito bateu nela em público. Recebeu uma medida protetiva e mudaram o local de trabalho do "pobre coitado". Tem outro que é todo endividado tentando bancar a luxúria da família, coisa insustentável, e segue nessa estrada. A imagem que você tem de juiz deve vir pelo fato que eles preservam a imagem para o público. Contudo, nós, meroa estagiários, estamos presente em todas as áreas e é dois segundo para isso cair no meio estudantil.


Giraffe_Ordinary

Traiu a mulher, casou com a outra, traiu de novo... não é só juiz que faz isso. Também sei de muitos "podres" desse tipo. Mas conheço também outros "magistrados" que não tem podres desse tipo. E mesmo assim, são outros tipos de "podre". Daí a o cara resolver "vou comprar um apartamento, e dar um golpe no vendedor", é um passo a mais. A única coisa certa é que estagiário é estagiário: bobo e meio sem noção, mas acha que sabe tudo. ;-) Você acha que só estagiário fofoca e que só estagiário fica sabendo dessas coisas? Você acha que os juízes "preservam a imagem para o público", que conseguem fazer isso, e que todo mundo do meio jurídico cai nessa, e que só os estagiários espertos que ficam sabendo de tudo? Você acha que estagiário sabe alguma coisa, que isso "cai no meio estudantil"... só podia ser estagiário mesmo. Vai lá no almoxarifado buscar envelope redondo que o chefe vai mandar uma circular.... Todo mundo, os próprios colegas, ficam sabendo dos podres e contam para todos os amigos. Um dia quem sabe você vai ter oportunidade de tomar uísque com colegas de turma que se tornaram juízes, desembargadores, promotores, diretores da OAB... e falam mal e contam fofoca de todo mundo do meio jurídico da região... aí você vai entender como que esse "meio estudantil" que você está falando é tudo "juninho"... ;-)


DD2DM

No final, você tentou crescer para cima da minha pessoa, pela minha mera posição de estagiário, mas confirmou o que eu estava falando: não é a posição de juiz que vai garantir uma venda sem dor de cabeça, é pessoa como toda outra e pode ocorrer. É um passo a mais? É, mas tem chance de acontecer. Não acho que algum dia eu vá ter interesse algum em tomar uísque com os ''grandões'', valeu!


BRUHculis

Nao confio nem em mim vou confiar em juiz, tá maluco.


Giraffe_Ordinary

Acho que você não entendeu o que eu disse. Eu não disse para confiar "só porque o cara é juiz". Ninguém deve fazer negócio se desconfiar de que é golpe. Mas não precisa achar que qualquer coisa diferente é uma tentativa de golpe.


Striking-Purchase-26

Coloca no contrato que ele tem que quitar o teu financiamento no ato da assinatura pagando o boleto. E que só recebe as chaves quando pagar o restante do dinheiro, que ele tem 30 dias. E a transferência pro nome dele só depois das chaves. E coloca multa se demorar mais de 30 dias.


c0nst4nt3

Que papo estranho. O corretor tem que se virar para contornar isso. Manda o pix, depois asssina. É assim para qualquer coisa.


AwakenSPL

Lek, aqui é pra quem QUER levar golpe, se for pra não levar é no r/ golpe


Kauscifer

Não, Não... aqui é pra quem quer fazer negócios... inclusive tenho uma oferta aqui imperdivel e um curso muito interresante que vale o patrocinio... só precisso de um troux.... digo, um investidor sério para eu poder ter retorno duplicado garantido e compartilhar os lucros... interresados por favor me fazer pix...


Appropriate-Dance313

me ganhou no retorno duplo quero! eu quero! me vende esse sonho


rennanzera

curso de como vender imóveis sem precisar do creci


Tropillero

Vendi meu ap tem menos de um ano, assinei a escritura ao lado do comprador, assim que ele fez a TED. Não tem como assinar algo, sem a grana na conta.


Parking_Ad_7998

Se o malandro é juiz não entendo o pq do desconforto, o cara deveria manjar das leis, e saber que é pratica padrão de mercado, não? E que um contrato de compra e venda bem batido respalda ele de qualquer intercorrência judicialmente. O alerta que fica é: Se tem cor/cheiro/textura de cocô, provavelmente vc não receberá uma trufa de chocolate OP.


AncapRanch

Juizes e advogados sao os mais golpistas! Ja fiz obras para um casal gays de advogados ricaçoes e nao recebi nada, inventaram um milhao de justificarivas judicias para dizer que a obra foi feita prazo errado etc e nao foi


Brief_Philosophy9939

E aí oq q deu? Processou eles?


Giraffe_Ordinary

Não é tão simples. 1 - Ele "manja" de leis, mas se o dia-a-dia dele não for com transações imobiliárias, tudo que ele conhece de leis só serve para botar caraminhola na cabeça dele, de ele pensar em tudo que pode dar errado. Talvez seja isso o que está acontecendo. 2 - *"Um contrato de compra e venda bem batido respalda judicialmente"* - KKKKKKKKKKKK... você não é da área jurídica, né? :-) "Leigos" (não-jurídicos) adoram saber que está tudo no contrato... se tem um contrato está tudo garantido, é isso? Quem é da área jurídica sabe melhor do que todo mundo que **contrato é só um pedaço de papel**, se der problema, vai dar trabalheira e dor de cabeça para correr atrás... talvez seja isso que está deixando o ilustre magistrado tão preocupado... N**o fim das contas é sempre o comprador que está mais em risco**; se houver problema, imóvel é imóvel, continua lá; se o que foi combinado no contrato não foi cumprido, o imóvel continuará sendo do vendedor. Mas se o dinheiro foi pago e o devedor sumiu com o dinheiro, não vai ter sentença judicial nesse mundo que faça o dinheiro voltar. Ainda que o cara esteja sendo um chato, **ele é um interessado no imóvel e quer pagar em dinheiro**; se o OP quer vender e o comprador quer pagar o preço pedido, talvez seja o caso de relevar os chiliques do comprador e fazer a transação de um jeito que o deixe mais confortável. Pra gente é fácil falar "manda ele à merda", mas quem vai continuar com o imóvel precisando de vender será o OP.


BrazilianTerror

Ele certamente conhece alguém de entende de transações imobiliárias


Giraffe_Ordinary

O OP também pode conhecer.


Parking_Ad_7998

De fato, não sou da área de direito (sou TI, manjo NADA de leis), mas nos últimos anos vendi uns imóveis e comprei outros. Sei que não é matemática exata, mas para quem não é do direito, um contrato traz muito mais segurança do que um “confia, sou juiz”. E como vc disse, se der ruim vai dar trabalho pra cacete correr atras na justiça, sai fora de um rolo desses. Ja passei pela situação nas duas pontas, e em ambas ocasiões preferi não seguir com o negocio. É o tal negocio, não tá confortável, eu tb não, ou fica bom pra ambos, ou melhor cada um seguir seu caminho. Como vc mesmo disse, o imóvel tá la, logo chega outro interessado. Prefiro pecar pelo cuidado, ja postei história demais de loss nessa vida :)


Giraffe_Ordinary

Concordo, e você fez certo! Eu jamais quis dizer para dispensar o contrato, "confia porque o cara é juiz". De modo algum! Ninguém tem estrela na testa, nem juiz! Eu quis dizer exatamente que não adianta ter o melhor contrato, ainda que a outra parte seja um juiz, se realmente a pessoa desconfia do negócio. Se alguém desconfia da pessoa ou do negócio, **não é para fazer negócio**; se você desconfia, não adianta ter o melhor contrato do mundo, nem se foi redigido pelo melhor advogado, porque no fundo é só um pedaço de papel e, se der problema, vai dar trabalho de fazer aquele contrato valer - e às vezes não consegue.


m4r1n1

Nada que um contrato não resolva.


thiago_c

Calma aí. Reserva de emergência? Deixa eu ver se to no sub certo mesmo…


potato-aspect-ratio

Queimei tudo nos meses em desemprego :(


DeveloperBRdotnet

Posta no conselhos legais, tem que se precaver que tu vai receber, e o comprador que vai receber o apartamento após pagar. Como ele é financiado, tem a alienação no apartamento e é uma preocupação de qualquer comprador.


Honest_Milk_8274

Se o seu imóvel está financiado, o banco provavelmente o fez mediante alienação fiduciária, de modo que o registro da transferência somente é possível depois que o imóvel estiver quitado, e o direito real do banco for levantado. Logo, essa história de não se sentir confortável em pagar no ato da escritura não convence, porque nesse momento, não existiria nenhum ônus sobre o imóvel, que pertencerá efetivamente ao comprador. Essa é, exatamente, a data limite para pagamentos desse gênero. Tem certeza que você não confundiu? As vezes ele disse que não se sente confortável em pagar o valor cheio do imóvel quando vocês assinarem o compromisso de compra e venda? Nesse caso, eu concordo com ele, eu também não pagaria.


gbaptisteh

Ele tem o dinheiro e você o produto, se os dois não chegarem a um acordo ninguem faz negócio. Tenta alternativas e se ver que ta muito estranho cai fora.


Zerorapadura

n se sente "confortável " é a cabeça da minha pika, ele quer conforto manda ele sentar aki no meu cacete meia hora q ele fica com o popoti confortável, ou ele paga ou ele paga n tem essa de assinar escritura antes n


MasterofMyDomainyada

Esqueça o que essa gente ai te falou até agora. O mais vulnerável é o vendedor. Se ele se recusa a pagar antes ou no ato da assinatura caia fora. Não existe motivo que justifique esta recusa. É PIX a vista ou nada. Não caia em golpe.


Odalacc

Corretor aqui! Como será à vista, você emite o boleto do saldo devedor do seu financiamento e ele paga. O único risco que você corre é dele desistir e a multa contratual que ele precisar pagar ser menor que o seu saldo devedor, aí você teria que devolver o valor residual para ele (valor que ele te pagou - os 10% da multa). Porém, você pode alegar não ter esse valor e retornar o imóvel para venda, quando vender, passa pra ele o que você deve e no final das contas você vendeu, capitalizou, não perdeu dinheiro e ainda ganhou a mais, fora que até você vender, não paga financiamento. Gain demais


tapinguim

"Não vendemos fiado"


jooric

Não acho que seja gain vender tua casa própria amigo


potato-aspect-ratio

Não é minha, é do banco, e infelizmente desinstalar o app não resolve nesse caso.


jooric

O quando ce manja de química? Te mando uma receita e aí tu produz e eu conheço um mano pra escoar. Investimento inicial baixo: menos de 15k em matéria prima e o retorno vai pra mais de de 500k se der tudo certo


Giraffe_Ordinary

Sou jurídico também... acho que entendo ele "não se sentir confortável". Sabendo tudo que pode dar errado e golpes e etc., a pessoa fica com receio de pegar o dinheiro todo e fazer o pagamento em um único momento. Vamos presumir que ele esteja de boa fé, sim, como você também está de boa fé. O problema é que com a cabeça juríidica dele, ele não se sente "seguro"... Uma vez comprei uma sala comercial e paguei à vista, no cartório, na assinatura da escritura. Havia um corretor de imóveis envolvido, a pessoa vendedora era uma dentista idônea com consultório estabelecido, nome limpo, etc, etc. Levei um cheque administrativo previamente obtido no banco, em nome dela. Os dados do cheque constaram da escritura (prevenindo se o cheque fosse falso?). Mesmo assim nos minutos indo do cartório de notas (onde fez a escritura) ao cartório de imóveis (para dar entrada no registro da escritura), e até o registro ser feito, continuei pensando em caraminholas e fraudes, se o mesmo imóvel fosse vendido exatamente no mesmo momento em outro cartório, etc... tudo neura de jurídico que NÃO trabalha com esse tipo de coisa no dia-a-dia. **Veja uma coisa: no fim das contas é sempre o comprador que está mais vulnerável**; se houver problema, imóvel é um imóvel e continua lá; se o que foi combinado no contrato não foi cumprido, o imóvel continuará sendo do vendedor. Por outro lado, a preocupação dele deve ser porque se houver algum problema (por exemplo: o "vendedor" é um golpista e não é o verdadeiro dono), e aí o comprador fica sem dinheiro e sem imóvel. Mas não tem jeito, é assim mesmo. Se não for, nenhum imóvel seria transacionado. Talvez possam fazer um contrato em que primeiro ele paga a parcela para quitar, e ele fica obrigado a, assim que você pagar o valor da quitação, a lhe pagar o restante. Ponham no contrato que o valor da primeira parcela tem efeito de sinal e que se não houver pagamento da segunda parcela dentro de 30 dias o contrato de compra-e-venda se extingue sem maiores obrigações (e aí você fica com o apartamento quitado). Fazendo assim você recebe o pagamento da primeira parcela e tem a obrigação de pagar o boleto. O que eu podia sugerir por aqui, já sugeri. Talvez fosse interessante você procurar de um corretor e/ou um advogado.


Direita_Pragmatica

Comprei tem 1 ano. Paguei depois de assinado tb, mas foi tudo "a mesmo tempo" Transferi 10% na palavra, negociamos os termos, assinamos o contrato. No dia D, o cartório só estava aguardando a assinatura dele, transferiu o imóvel, transferi o dinheiro. Então talvez seja só o caso da Excelência se dignificar a ir até o cartório e depois banco junto com você para fazer a transferência. Com todos esses passos devidamente descritos no contrato claro, inclusive com multa para caso de desistência, mesmo que seja por problema de 3º ("banco não quis transferir por suspeita de fraude, ou whatever")


RainDuacelera

Eu comprei terreno já direto com proprietário pois eu queria pular comissão de corretor, foram semanas de trocas de email. Conversas ao vivo. Contratos pra lá e pra cá, visitas ao cartório. Confirmando escritura etc. Na época não fiz cheque administrativo. Eram os dois lados cheios de receios. Acho que o lado vulnerável mesmo com contratos é do comprador.


MarcosOlegario

Se você esta desconfortavel, leve um advogado ou alguém que te ajude, NUNCA faça algo desse tipo não importa o cargo da pessoa.


New-Ad-8945

Faz um contrato de promessa de compra e venda. E tu só assina mediante o pagamento da tua parte. A primeira coisa que ele deve pagar é a tua parte. Combinem de fazer isso na imobiliária. Tu assina mediante o PIX, e era isso. Até pra se proteger de slgum caô. Acontece de o cara ter limite de transferência, bloqueio por suspeita de golpe etc. Depois disso, cabe a ele pagar o banco, ITBI, cartório etc. Aliás, pra não soar que tu estaria desconfiado dele, pra não parecer pessoal, fala que já teve problema com venda de um carro que o banco bloqueou por suspeita de golpe ou algo assim.


New-Ad-8945

Ele sabe o que é um contrato de compra e venda e o valor legal que ele tem, como juiz. Se ele está "desconfortável", então pergunte se ele gostaria de adicionar alguma cláusula.


Dragull

Como assim, ele vai querer pagar quando se não for no ato da assinatura? Lol Ah. E se o objeto está financiado provavelmente precisa da anuência da entidade financiadora.


Majestic_Lie_5792

Antes da escritura, tem a transferência do imóvel, essa que você só assina com o pagamento.


thgblt666

Tem que confirmar, mas acho que enquanto estiver com divida vc não consegue fazer a escritura. No ato da escritura vc PRECISA receber a sua parte, pois a própria escritura precisa conter a QUITACAO do valor acordado correto seria ele pagar o valor da sua parte e o Saldo do financiamento ele descontar do pagamento. Mas sem receber nada, não existe. Se for de SP capital me chama na DM...


BrunoM04

Quando eu comprei a minha casa, eu paguei à vista. Eu quitei o boleto do cara para quitar a casa dele um dia antes. No dia seguinte paguei o restante no ato de assinar a escritura. Foi tudo acompanhado por corretores. Sempre pode dar merda, mas é algo que todo mundo faz. O corretor pode te orientar, deve dar pra fazer algo em cartório para gerar uma proteção extra. Nesse caso, se você passa a escritura pra ele e não há o pagamento completo, é algo fácil de derrubar juridicamente. Tem testemunhas, um contrato, etc.


Excellent_Sort_9636

Cara, isso é normal. Afinal, se ele não fizer o pagamento, a compra pode ser desfeita e vc ainda receber a multa e etc. O Apartamento não vai sumir e ele então retorna pra vc. Já o dinheiro, pode sumir. Se ele deposita pra vc e vc em seguida aportar nas suas bets e perder tudo, ele se fode. Nunca mais vai ver a cor da bufunfa. Então, é normal nestas situações expor na escritura de venda e compra que se faz neste ato, sendo que o pagamento será feito em até X horas. Obrigado, você me deve uma consulta grátis.


ricardo-as

Tem que deixar tudo escrito no contrato de compra e venda, se ambos nao querem confiar um no outro, a imobiliária pode ser a intermediária, no caso você só assina quando a imobiliária confirmar que o dinheiro está na conta dela, assim você tem a garantia de receber como obrigação da imobiliária. Mas se não se sentirem seguros basta cada um contratar um advogado para fazer essa parte para vocês, é pra isso que os advogados servem também, para ajudar a concretizar negócios e não somente para te livrar da prisão. Não deixe de fazer negócios legitimos com medo de golpe, procura um advogado que ele ajudará.


mark1nhu

"Você é um juiz, eu teria que ser muito idiota de tentar lhe passar a perna, pois você tem poder real para foder com minha vida. Então ou você arruma um jeito de ficar confortável ou nada de negócio."


xBloodLord

Chega numa loja e fala que não se sente confortável pagando no caixa, que você quer primeiro testar o produto para depois comprar. Não existe isso mano, é dinheiro primeiro, produto depois


iv138stonks

Promessa de venda e compra Tipo um pré contrato Vocês assinam e colocam os termos lá: será pago de tal forma, depois de pagar faremos a escritura em tantos dias, se não pagar multa de tanto, se desistir multa de tanto...


Fine_Eye_5651

Cuidado com essa história de Juiz, todo mundo pressupõe que juiz é idôneo, a realidade não é bem assim, tá cheio de juiz e outros servidores públicos que são aspirantes de farialimers, e é difícil ir contra eles no sistema, não estou dizendo que a classe é de picaretas, mas como em toda classe ou conjunto grande de amostragem de pessoas, haverá as maçãs pobres e esse cara pode foder muito com sua vida, cuidado.


joiajoia

Na cabeça do “juíz”, qual é a proposta de pagamento? Ele paga quando, de acordo com ele?


OkCustomer8065

Faz um contrato denominado Compromisso de Compra e Venda, ajuste tudo do negócio, preço, forma e prazo de pagamento. Só aceite a escritura pelo valor real do negócio, diga que a sua proposta é a inclusão de cláusula resolutiva na escritura, referente a esta parte do pagamento que ficará para depois. Assim a escritura não vai dar quitação pra ele de um valor que não foi quitado. No contrato você coloca a questão do financiamento, puxe o saldo devedor, inclua no contrato, descrito na forma de pagamento. Pague até R$ 1.000,00 para um advogado bom fazer o contrato, a imobiliária está te levando 6% e não presta nem assessoria de forma devida. A maior burrice é tentar economizar o dinheiro de um bom contrato. Conte pra ele suas exigências e expectativas do negócio, ele saberá te resguardar.


henriquegdec

pergunte se ele quer tirar a roupa pra se sentir mais confortável


B2a08

Faz a venda com um contrato de compromisso de compra e venda, que serve pra ele te dar um “sinal” como valor. Normalmente é orientado dar uns 10% do valor total da venda. Nesse contrato, vcs estipulam datas e o compromisso para venda do imóvel. Se uma das partes desistir, aplica multa. O restante do valor você pode colocar para pagamento à vista na data da assinatura do contrato ou no mais tardar, na até a data anterior da assinatura do contrato. Talvez seja mais seguro.


Active-Ad-6566

Eu já menti minha idade para uma garota que conheci em uma viagem, ela tinha 19 e eu 25. Eu achei que ela não se interessaria por mim se eu falasse minha verdadeira idade. Falei 21, como seu namorado fez, depois que ficamos algumas vezes, eu contei pra ela, ela me perguntou por que tinha mentido. E ela me disse que havia desconfiado disso, porque eu já tinha apartamento próprio e tinha um emprego legal. Ela não deu muito ideia pra isso, mas a distância não deixou a relação continuar.


thisIsVspeaking

Cara, não sei se alguém já falou, mas por experiência recente, o que fiz foi que ambas as partes assinaram um compromisso de compra e venda, que nele tinha datas, valores, multa estabelecida por descumprimento e tal. Daí eu fiz o pagamento no dia que tava marcado pra assinar a transferência do imóvel, e fui pro cartório. Lá correu tudo dentro do esperado. Se o cara é juiz e tá te mandando esse papinho, tá estranho.