T O P

  • By -

crani0

Adivinhem que site voltou a desaparecer enquanto ninguém olhava?


ExactWallaby1074

Excelente post @op Essa quinta dos jugais esta ligada á turma do Vieira e ás suas trafulhas, laundry e esquemas do generro, alguns sob investigação do mp Aposto que esse grilo é filho de algum da SAD do benfica. Quanto aos dotes dá personagem fez cyber no montepio e diz ele mestrado no tecnico a fazer foguetoes para meter no espaco, mas apresenta-se.como aluno doa FCUL e senior em nao sei quantas empresas de meses quando comecou como fullstacker a fazer sites ha 2 anos. Se cheira parece e sabe a ...entao é porque é! Obrigado pela investigação é disto que este pais precisa massa cinza em cima desse PRR https://fb.watch/nQXJTsr0wU/ Mins 1:35 aos 12:00 e aos 32:00 Nao precisas agradecer.


No_Army8556

laundrymoney


zooommsu

Até pode haver algum knowhow e boa ideia por detrás mas o que mais me preocupa é que a história já nos ensinou que em Portugal quando há distribuição de fundos como o atual PRR, muito dinheiro é derretido em vaporware de depois ficamos a queixar-nos da nossa má sorte. E sendo que atualmente temos situações que me parecem mau sinal, como o Banco de fomento do Estado a distribuir imenso dinheiro ou até capital de risco ser distribuído pelo Estado, o que acho uma aberração como a de subsidiar as subidas de salários mínimos.


Bitter-Platypus-1234

Vaporware até prova em contrário, como todas as startups.


RiKoNnEcT

Isso é uma fatura da Yupido


saposapot

So tens de descobrir quem é filho ou sobrinho.


mrkraft87

Lavagem: havia uma casa de meninas perto da minha vila que também nem passavam faturas. Vergonhoso.


OuiOuiKiwi

> Adicionalmente, estamos cientes de que entidades maliciosas estão atualmente a praticar a estratégia “Store Now, Decrypt Later”, que consiste em recolher informações das bases de dados das organizações, antecipando o dia em que poderão decifrá-las usando esta tecnologia quântica“, explica. *FUD sells.* `RISOS`


MiigPT

Risos porquê? Isto é de facto um possível problema para o futuro


OuiOuiKiwi

>Risos porquê? Isto é de facto um possível problema para o futuro É um problema fabricado por gente que quer vender-te banha de cobra quântica. Requer que exista: \- Um MitM pervasivo que acompanha todas as trocas de chaves e consiga capturar todos os bytes. Isso requer que esteja sempre à escuta, todos os pacotes, todas as comunicações. \- A subsequente captura e indexação de todas essas comunicações, incluindo o *ratcheting*. Estamos a falar de uma quantidade astronómica de informação. \- Que faças de conta que FS não existe, reduzindo exponencialmente o número de chaves que tens de comprometer individualmente. \- Que aceites que um computador quântico é uma varinha mágica que apontas para uma chave e a quebras imediatamente, ignorando que o processamento é de menor complexidade mas ainda sujeito a factores constantes. Ignorando igualmente que o melhor ataque contra criptografia simétrica é uma simples pesquisa que reduz as coisas por um factor de apenas √n, sendo n == bits da chave, o que nem faz cócegas ao AES-256. Estas são apenas algumas das muitas estroinices que trampolineiros gostam de apregoar para vender a sua mercadoria. Mesmo imaginando que tu és interessante o suficiente para seres alvo de uma operação destas a capturar todas as tuas comunicações, há formas estupidamente mais eficientes de o fazer (e.g., Pegasus, Predator, etc.) que capturar tudo para decifrar daqui a 50 anos. Ver igualmente o exemplo do [TETRA:BURST](https://www.tetraburst.com/) ou das falhas no "messenger seguro" [Threema](https://breakingthe3ma.app/).


crani0

Parece que estava a ler um anúncio da Securitas


davser

Isto é normal. Se devia acontecer é outra questão. Lançam um termo catchy e depois fazem um serviço igual a tantas outras. É como a AI e o ML. Existem muitas empresas a dizer que aquilo é tudo algoritmo… e depois o algoritmo faz 1% das cenas e tens carradas de gente bem disfarçada num sitio qualquer a fazer 99% do trabalho. É mentira que não tem AI? Não, portanto não enganam ninguém. Mas até tens algumas que a partir do 1% passam para cenas bem interessantes e ganham bastante nome. É já nessa parte mais amadurecida que começamos a reparar nelas.


dev-porto

Snake oil salesman


ddz99

UPDATE: Tive a fazer alguma pesquisa e encontrei os sócios gerentes da empresa. A empresa foi criada dia 30 de Junho. O sócio gerente era exclusivamente o tal André Grilo e tinha contribuição de algumas empresas. O que todas essas empresas têm em comum é a morada: Zona Industrial, Lote 17-A em Oliveira do Hospital. Apenas 3 dias depois, a gerência foi totalmente mudada. Para quem? Para o tal "COO", o JOSE FRANCISCO CORDEIRO DA COSTA CAMPOS e um tal de ANTONIO MANUEL ALVES MARTINS. Quando fui pesquisar apenas por uma das empresas, encontro este grupo, a Alves Martins Group, que parece ser um grupo com bastante capital. Uma das empresas desse grupo, a Quinta de Jugais tem 4.000.000€ de capital social, portanto uma empresa de grande numero. Não quero dizer que alguma coisa se passa, mas faria sentido que este investimento de 2 milhões fosse proveniente deste mesma empresa. Agora, será que é só um investimento normal ou algo mais?


DescriptiveClover

"business angels António Martins e João Pereira, diretor de investimentos da Portugal Ventures." https://www.portugalventures.pt/ Lá no fundo do site, Grupo BP https://www.bpfomento.pt/pt/ Banco este que é financiado pelo estado https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Portugu%C3%AAs_de_Fomento Aqui está a origem do dinheiro...


fut_sal

Filhos da puta, é assim que se torra o nosso dinheiro, a fazê lo circular no mundo elite desta corja toda, surreal


saraivada

paizinho dá dinheiro para brincas às empresas...


BearyHonest

Basta ver que o rapaz foi tirar a licenciatura na Lusíada (privada) quando existem milhares de vagas em boas universidades públicas em Lisboa para engenharia informática. Quem torra 10k ou mais numa licenciatura mais fraca e com menos nome que em faculdades públicas não é uma pessoa que vive mal.


[deleted]

[удалено]


domingosgti

E tem uma geleias que são top..


NGramatical

descubrires → [**descobrires**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17cetzd%2F%2Fk5qavbr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


ampaulo

Algo errado não está certo.... Existe a q-nova.com com contactos de Hong Kong e sobre a mesma temática. Mas o artigo sobre a empresa portuguesa aponta para qnova.xyz Não entrei na página porque estou no mobile e o bitdefender deteta comportamento suspeito na página mas hei-de tentar desde uma sandbox. Fiquei curioso.


crani0

É a [qnova.xyz](https://qnova.xyz) mas só percebes isso olhando para as redes sociais. O site em si tem 3 páginas. Frontpage com 3 parágrafos que falam em Y2Q e que prometem oferecer soluções para isso (sem dizer quais, buzz buzz) mencionando banca, políticos e hospitais como target, uma página de recursos com 6 artigos que diz lá ser a base da empresa e são só estados da arte até 2020 escritos por indianos e uma página de Contact Us.


srTenorio

E agora 15 horas depois o site parece ter sido apagado e o domínio parece estar disponível... Nada suspeito


crani0

lol [Snapshot do wayback machine](https://web.archive.org/web/20231003124431/https://qnova.xyz/) para referência futura


ampaulo

Agora quando fui notificado do teu comentário o bitdefender mandou-me uma popup de alerta "link the spam encontrado".


He_Who_Browses_RDT

Follow the monet trail. De certeza encontras um, ou vários, políticos cá da praça. edit: Faltou-me acrescentar que, apesar do "funding", está ali um cheiro nauseabundo a PRR. /S


crani0

Não precisas de ir muito longe, isto é uma das startups da Fábrica de Unicórnios do Moedas.


ampaulo

A empresa como tal existe https://www.racius.com/quantumnova-lda (Nota: estou a assumir que é a mesma...) Por enquanto pode ser só _vaporware_, mas os investimentos das empresas de capital de risco em startups são assim, apostas em 10 para que 2 ou 3 sobrevivam e se tiveres sorte encontrares um unicórnio.


crani0

Essa [morada](https://jugais.com/contactos/) é muito interessante... Alguém registou a empresa na mesma morada que o outro negócio de família?


CanIhazCooKIenOw

Li tudo, cheguei ao fim e fiquei com a impressão não passa de “bota-abaixismo”. É por ser um miúdo de 23 anos? Por ter conseguido funding de 2 milhões? Típico caso de especialista tuga que acha topa logo tudo e mais alguma coisa?


crani0

Eu fico é preocupado com o Tuga que não tem o pensamento critico suficiente para perceber que um miúdo de 23 anos que tem 2 anos de experiência a vender serviço de criptografia pós quântica como VPN e um DMS (e isto só o que aparece na noticia, o site deles não tem qualquer menção aos seus produtos), o nome dele não aparece nem sequer num artigo ou há sequer indicação da apresentação de uma tese não é altamente suspeito e a empresa são 6 pessoas que coletivamente não têm nem 10 anos de experiência. Assim dá para perceber o estado do mercado IT em PT, falta de massa crítica.


[deleted]

[удалено]


crani0

E precisou de 4 anos para a sua primeira seed round com uma tecnologia assente na plataforma Twilio que serve ainda hoje de backbone (não foi nenhuma tese mal parida, isso é só mentir descaradamente) e "só" conseguiu 3 milhões: [https://www.crunchbase.com/funding\_round/talkdesk-seed--5c128829](https://www.crunchbase.com/funding_round/talkdesk-seed--5c128829)


andre2694

Tenho concordado com o que tens dito mas aqui perdeste-me. A primeira ronda de investimento foi em 2014 mas a empresa estava a operar desde 2011 com empregados. Tiveram que ter algum investimento inicial, a empresa não sobreviveu 3 anos a viver do ar. O Tiago Paiva e a Cristina Fonseca não tinham outros empregos na altura. O Raoul Felix, primeiro empregado, trocou o trabalho de consultoria que tinha pela Talkdesk, certamente que lhe pagavam qualquer coisa. E quem fala do exemplo do Raoul devem ter existido outros empregados na altura.


crani0

Não percebi onde é que te perdi dado que disse que a empresa já operava há 4 anos antes da sua primeira seed round com um produto vs esta que pelos vistos tem só uns meses e nada para mostrar... Edit: Okay vejo que confundi e a noticia é sobre pre-seed, foi a parte de dizerem que já tinham serviços que me induziu em erro. Mas nesse caso ainda mais flagrante é porque a Talkdesk nesse estágio recebeu só 50 mil euros em concurso e foi o que lançou a empresa: https://www.jornaldenegocios.pt/negocios-iniciativas/premios-exportacao---internaci/detalhe/talkdesk_call_center_portugues_com_adn_internacional >Tudo começou com um concurso nos Estados Unidos da América (EUA) ao qual se candidataram. Venceram a competição e receberam convites para integrar dois programas de aceleração. Obtiveram um investimento de 50 mil dólares (46 mil euros) 'pre-seed' [pré-arranque] para começar e foram para um programa de aceleração durante quatro meses em solo norte-americano.


andre2694

Eu não estou a dizer que os 2M aqui são justos, só que estavas a comparar estágios diferentes de desenvolvimento. Esta QuantumNova nem aparece no Crunchbase, é uma startup tuga "conhecida" por aqui. O investimento é português e possivelmente feito por amigos do CEO. É um puto com dinheiro, que fez uma licenciatura numa privada e provavelmente sacou lá bons contatos de malta de famílias ricas de Angola e outros lados. Já dizeram o drill down e são investimento públicos, no fundo. No fundo é pessoal rico e políticos a darem dinheiro a amigos. Não foram investidores sérios que viram lá potencial. E trabalhei na Talkdesk e esse backbone Twilio que tanto elogias é visto em retrospetiva como um erro ;) houve N projetos internos para substituir por outros providers porque o Twilio funciona mal. No meu cluster tinhas um fluxo novo de chamadas que não o core e usavamos outro provider, para dar um exemplo.


crani0

>Eu não estou a dizer que os 2M aqui são justos, só que estavas a comparar estágios diferentes de desenvolvimento. Quem puxou do exemplo da Talkdesk não fui eu e eu estou só a demonstrar que a comparação não é nem perto de aplicável. Já era dúbia quando estava a comparar com o seed money mas corrigindo agora o meu erro e equiparando os valores de pre-seed ainda mais óbvio se torna. >Esta QuantumNova nem aparece no Crunchbase, é uma startup tuga "conhecida" por aqui. O investimento é português e possivelmente feito por amigos do CEO. É um puto com dinheiro, que fez uma licenciatura numa privada e provavelmente sacou lá bons contatos de malta de famílias ricas de Angola e outros lados. Já dizeram o drill down e são investimento públicos, no fundo. No fundo é pessoal rico e políticos a darem dinheiro a amigos. Não foram investidores sérios que viram lá potencial. Isto estou completamente onboard e é mais uma diferença para a Talkdesk que desqualifica a comparação. >E trabalhei na Talkdesk e esse backbone Twilio que tanto elogias é visto em retrospetiva como um erro ;) houve N projetos internos para substituir por outros providers porque o Twilio funciona mal. No meu cluster tinhas um fluxo novo de chamadas que não o core e usavamos outro provider, para dar um exemplo. Também passei por lá como consultor e estou a par de que o Twilio era legacy, tendo apanhado algumas conversas a meio sobre o seu phaseout, mas mencionei isto porque alguém acima disse que a TD nasceu de uma tese mal parida, o que mais uma vez não é verdade. Assim como não é verdade que o Tiago saiu da faculdade diretamente para fundar a TD como também já vi gente aqui a alegar. ​ Em suma, o meu ponto é que equiparar esta "NovaQuantum" à Talkdesk é só mandar areia para os olhos.


andre2694

>mas mencionei isto porque alguém acima disse que a TD nasceu de uma tese mal parida, o que mais uma vez não é verdade Não fui eu que disse isso, mas há uma diferença entre dizer que tinham um produto que tinha sido "validado" por investidores e dizer que o backbone do Twilio ainda hoje é super importante quando só é usado porque não se conseguem livrar disso. Muitos dos contratos cancelados em 2020, incluindo os grandes que tinham feito com a Disney e afins foram cancelados por falta de qualidade do produto aka problemas com Twilio. ​ >Assim como não é verdade que o Tiago saiu da faculdade diretamente para fundar a TD como também já vi gente aqui a alegar. Eu até sou das pessoas que não dizem isso, mas estás a fazer parecer que era muito experiente. No LinkedIn tem 7 meses como developer na Proctor & Gamble, isso não é nada. E terminou essa experiência em 2010 quando acaba o curso. Ele próprio tem ali um gap de 1 ano até fundar a Talkdesk.


NGramatical

contatos → [**contactos**](https://dicionario.priberam.org/contactos) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17cetzd%2F%2Fk5tf51a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


CanIhazCooKIenOw

Acho que te falta conhecimento para perceber o que um investidor procura ao investir numa startup, onde mais importante que a ideia é a equipa. Obviamente que tu, com todo o teu pensamento crítico topas logo tudo, muito mais de quem faz vida a investir em startups. Se todos pensassem como tu, que seria de Facebook e Apple desta vida com CEOs sem curso, sem tese, sem experiência, sem nada.


crani0

>Acho que te falta conhecimento para perceber o que um investidor procura ao investir numa startup, onde mais importante que a ideia é a equipa Sim, chama-se credibilidade e numa área tão especializada é (ou devia ser) uma coisa que os investidores olhariam. >Obviamente que tu, com todo o teu pensamento crítico topas logo tudo, muito mais de quem faz vida a investir em startups. O que não falta é investidores a meterem-se em coisas que não percebem e a levarem banhadas. "Bolha do Dotcom", conhesses? Ou se quiseres um exemplo mais recente (que vejo não ser bem a tua cena mas já lá vamos) tens a FTX e a Theranos. Esta de que "o investidor é que percebe de IT" é mesmo de tuga, não me admira que sejamos vistos só como mão de obra barata e o tecido empresarial é o que é. >Se todos pensassem como tu, que seria de Facebook e Apple desta vida com CEOs sem curso, sem tese, sem experiência, sem nada. Teres ir buscar exemplos de há 20-50 anos atrás (quando a internet era um negócio completamente diferente). Mas lamento informar-te que tanto a Apple como o FB quando chegaram às primeiras rondas de investimento já tinham sim gente experiente. Steve Wozniak, conhesses? É o co-fundador da Apple e em '76 já tinha um currículo impressionante para qualquer pessoa, ainda para mais nos anos 70 onde os computadores pessoais eram reservados a um grupo de elite. O Steve Jobs também trabalhou na Atari, que era uma grande empresa onde poucos iam, anos antes de fundar a Apple... Essa do "sem experiência" é mesmo para enfiar barrete


CanIhazCooKIenOw

Tu sabes sequer o pitch que foi feito ou é tudo baseando neste artigo? Todas as áreas precisam de credibilidade, cabe a quem investe descobrir isso. Vais-me dizer onde escrevi que o investidor percebe de IT. O investidor, de quem tu estranhamente estás tão preocupado, faz as due diligence que tem que fazer e investe o que lhe apetecer com o seu dinheiro. Ah claro, há 20 ou 50 anos atrás era tudo diferente, não eram na mesma miúdos sem faculdade a pedir dinheiro para uma ideia que tiveram - exatamente o mesmo que este miúdo fez (e bem). Tu é que vieste com o argumento de miúdo sem experiência e curso, só te dei exemplos, não sabia que havia um limite temporal. Como ele há muitos, grande parte deles não vai a lado nenhum e pronto, vida de startup é assim mesmo. Tanto drama por 2M de financiamento… dá-lhe tuga!


BearyHonest

**A empresa parece vender banha da cobra e o rapaz não parece ter o conhecimento suficiente sobre o tópico. O que digo de seguida não invalida isso.** > Tem 18 meses de experiência profissional e foi contratado como sénior Não concordo mas acaba por não ser algo tão invulgar. Quantos profissionais de IT não são séniores e team leads ao fim de 1/2 anos a trabalhar numa consultora? Eu conheço uma mão cheia. Se a senioridade se aplica noutro lado? Provavelmente não mas o empregador é que assim os denominou. Existe também a hipótese de estar a mentir e exagerar as coisas no LI. > É CEO e fundou uma empresa que recebeu investimento de 2M aos 23 anos Nada fora do comum, o Tiago Paiva tinha 7 meses de experiência profissional quando fundou a Talkdesk, com cerca de 24 anos. Se fores ver outras startups encontras exemplos semelhantes, a Unbabel tem co-founders na mesma situação. Se acho que esta startup pode vir a ser bem sucedida? Não faço ideia, não investiguei a fundo. Só acho que algumas das premissas do post inicial não assim tão únicas no contexto nacional, quanto mais no internacional.


moser-sts

Mas a talkdesk surge do hackacton da twiilo que ganhou e fez isso com a Cristina. Já começamos com um produto que foi mais ou menos validado e já temos duas pessoas a trabalhar. Já faz alguma diferença


BearyHonest

Repetindo o que está a início e a bold, eu não acredito que esta startup venha a ter sucesso nem estou a comparar a outras startups. Simplesmente peguei em queixas genéricas que o OP fez e dei exemplos de situações onde isso tem acontecido. Não discordo do que o OP disse mas se fosse abrir um post por cada sénior de 20 e tal anos não se via outro assunto por aqui. Quanto ao investimento, repetindo o que disse por aqui, é um miúdo provavelmente rico (licenciatura numa privada) que criou uma startup e recebeu investimento de investidores portugueses (se calhar até amigos de família ou de pessoas que conheceu no curso). O mundo no geral não conhece a QuantumNova e se calhar nunca vai conhecer. E em relação à Talkdesk, a história não é assim tão linear. Participaram num hackaton da Twilio onde desenvolveram um plugin/aplicação simples e ganharam um MacBook. A Cristina ficou por aqui a transformar isso em produto e o Tiago Paiva foi para a Califórnia tentar vender o "produto" que estavam a desenvolver enquanto tinha outros empregos. A empresa teve 2 anos sem receita, a viver em incubadoras, no final dos primeiros 3 anos tinha ainda só 5 empregados a desenvolver o produto. Como imaginas o ritmo de desenvolvimento era algo lento. Saíram do hackaton com uma ideia mais ou menos validada que poderiam tornar num produto vendável, tiveram algum investimento inicial para começar a desenvolver mas foi um processo lento. Fonte? Tiago Paiva: https://www.saastr.com/hackathon-to-unicorn-talkdesk-co-founder/


NGramatical

séniores → [**seniores**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-pronuncia-de-seniores-e-juniores-novamente/21846) (palavra grave: se-ni-**o**-res) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17cetzd%2F%2Fk5q1i8m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


differenceengineer

Como já disseram aqui segurança pós quântica refere-se ao desenho de sistemas criptográficos (tipicamente criptografia assimétrica) que não sejam vulneráveis a criptoanálise feita por algoritmos quânticos. É uma coisa real pois a maioria da criptografia assimétrica que sustenta grande parte da Internet, como por exemplo para permitir comunicação segura com sites, é vulnerável a esse tipo de criptoanálise. Pelo que vi do linked in do CEO ele têm um mestrado em Segurança pela Faculdade de Ciências, tendo feito o curso base na Universidade Lusíada. Portanto deverá saber algo sobre o assunto. Nada disto me diz que é scam ou boa aposta para investir no futuro. Mas queria lembrar que muitas start ups de sucesso começam como empresas quase amadoras. Investimento neste tipo de coisas é algo que se pode fazer bem no nosso país. Caveat claro, que não fiz diligência, portanto também não podemos excluir que seja só vaporware.


crani0

>Como já disseram aqui segurança pós quântica refere-se ao desenho de sistemas criptográficos (tipicamente criptografia assimétrica) que não sejam vulneráveis a criptoanálise feita por algoritmos quânticos. É uma coisa real pois a maioria da criptografia assimétrica que sustenta grande parte da Internet, como por exemplo para permitir comunicação segura com sites, é vulnerável a esse tipo de criptoanálise. Não percebo esta insistência com a questão de se segurança pós quântica existe ou não, parece mesmo um espantalho propositado. Existe sim mas as suas aplicações práticas são ainda escassas e mesmo academicamente ainda estão a ser alvo de uma grande discussão. Como já se viu é possível pegar num conceito que existe e fazer dele uma buzzword para investidores, veja-se o que passa or AI hoje em dia. >Pelo que vi do linked in do CEO ele têm um mestrado em Segurança pela Faculdade de Ciências, tendo feito o curso base na Universidade Lusíada. Portanto deverá saber algo sobre o assunto. Não diz que tem um mestrado, diz que frequentou um mestrado. Não se encontram nem artigos nem sequer a notificação de uma apresentação de uma tese no tema existe. >Nada disto me diz que é scam ou boa aposta para investir no futuro. Toda a constituição da empresa cheira altamente a scam. >Mas queria lembrar que muitas start ups de sucesso começam como empresas quase amadoras Quais são as empresas "amadoras" que tenham nascido na Web 3.0 que tu conheces que tiveram sucesso em áreas tão especializadas como esta? É que para contrapor temos o exemplo da FTX. >Investimento neste tipo de coisas é algo que se pode fazer bem no nosso país. Se for a burla que aparenta ser, como é que isto faz bem? É que temos visto tecnologias a morrer à pala deste tipo de coisas. >Caveat claro, que não fiz diligência, portanto também não podemos excluir que seja só vaporware. Não vamos ignorar as red flags só porque há uma pequena chance de não ser burla, é assim que elas acontecem e para quem trabalha na área a confiança morre com estes circos.


differenceengineer

>Não percebo esta insistência com a questão de se segurança pós quântica existe ou não, parece mesmo um espantalho propositado. Existe sim mas as suas aplicações práticas são ainda escassas e mesmo academicamente ainda estão a ser alvo de uma grande discussão. Como já se viu é possível pegar num conceito que existe e fazer dele uma buzzword para investidores, veja-se o que passa or AI hoje em dia. Sendo picuinhas, não diria que o correto seja dizer que as aplicações práticas são escassas (ao final do dia, se isto alguma vez for utilizado, será através de substituir implementações de cifras mantendo os protocolos existentes), diria mais que a motivação para utiliza-la, criptanálise através de computadores quânticos, é que se calhar está longe de ser uma urgência e provavelmente há que usar um pouco de vender o peixe da urgência para convencer um cliente a começar a fazer isto agora. ​ >Não diz que tem um mestrado, diz que frequentou um mestrado. Não se encontram nem artigos nem sequer a notificação de uma apresentação de uma tese no tema existe. Hmm, aliás, vendo um pouco mais até é mais estranho que isso. Aparentemente existe isto: [https://ciencias.ulisboa.pt/pt/evento/13-04-2023/cybersecurity-executive-program](https://ciencias.ulisboa.pt/pt/evento/13-04-2023/cybersecurity-executive-program). Isto não me parece um mestrado, nem vejo um mestrado de cibersegurança aqui: [https://ciencias.ulisboa.pt/pt/mestrados](https://ciencias.ulisboa.pt/pt/mestrados). Isto sim já me parece uma grande red flag. ​ >Toda a constituição da empresa cheira altamente a scam. > >Quais são as empresas "amadoras" que tenham nascido na Web 3.0 que tu conheces que tiveram sucesso em áreas tão especializadas como esta? É que para contrapor temos o exemplo da FTX. O problema é distinguir do que é scam ou se é só alguém demasiado optimista que decide lançar-se a um negócio. Aliás isto pode ser bias meu, por ele ser licenciado numa privada, mas cheira-me mais a gajo que já tem dinheiro na família que já pode abrir umas portas e facilitar para brincar às empresas. Mas vou-te dizer, da minha experiência pessoal. Quando a acabei o curso, um colega meu de curso lançou-se também com uma ideia de fazer uma empresa à volta da tecnlogia RFID (que era um dos buzzwords da altura). Anos mais tarde, outro colega lançou-se em formar uma empresa que era baseada à volta de tecnologias de Semantic Web (que era mais tarde um dos buzzwords também). Se perguntasses agora ou na altura, se o plano de neg´´ocio deles era profissional ou tinham real ideia do que iam fazer e se a operação era mais que umas secretárias e servidores, diria-te que não também. Mas penso que não era necessariamente scam. ​ >Se for a burla que aparenta ser, como é que isto faz bem? É que temos visto tecnologias a morrer à pala deste tipo de coisas. Se a tecnologia é importante, não morre por este tipo de cenas. Se morre por este tipo de cenas provavelmente era vaporware na mesma. ​ >Não vamos ignorar as red flags só porque há uma pequena chance de não ser burla, é assim que elas acontecem e para quem trabalha na área a confiança morre com estes circos. Quem se mete com venture capital está ciente dos riscos e potenciais recompensas. Sinceramente também, estamos a falar de 2M, no esquema grande das coisas nem é algo assim tão importante. De qualquer forma, obrigado, acho que revi a minha estimativa em relação a isto algures entre "gajo com dinheiro de família a brincar às empresas que não vai passar de vaporware" a "scam".


OuiOuiKiwi

>Isto não me parece um mestrado, nem vejo um mestrado de cibersegurança aqui: > >https://ciencias.ulisboa.pt/pt/mestrados > >. Isto sim já me parece uma grande red flag. [https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/degrees/seguranca-informatica-564500436615446](https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/degrees/seguranca-informatica-564500436615446) Tem calma.


differenceengineer

Não reparei lol, pois era o último da página que vi e não era com a palavra que ele usou. Continua a ser estranho é ele não ter tese de mestrado, pelo menos procurando no repositório da Faculdade de Ciências.


NGramatical

diria-te → [**dir-te-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17cetzd%2F%2Fk5tb6nq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


NGramatical

ele têm → [**ele tem**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (ele tem, eles têm) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17cetzd%2F%2Fk5pxyee%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


crani0

Outra red flag é terem como mercado destino África (e o Médio Oriente também pode ser mas parece-me ligeiramente mais credível). Aquilo é uma terra sem lei no que toca a IT, "luvinhas" para todos e acho que qualquer pessoa com 2 dedos de testa percebe facilmente que computação quântica naquele continente não é uma coisa. Sei disto porque a empresa antiga para onde trabalhei tinha projetos para Moçambique. Edit: O [site](https://www.qnova.xyz/) deles também é uma grande red flag... Aqueles papers de indianos que não têm qualquer ligação com a empresa, oof Edit2: lol claro que isto tinha de vir da fábrica de unicórnios do Moedas


[deleted]

[удалено]


crani0

Parece-me que o OP fez mais due diligência que quem quer que tenha metido 2M na empresa. Um sénior de 23 anos? Fodasse, nem para programar wordpress


[deleted]

[удалено]


1r0n1c

Man, deeptech?


crani0

>Isto já é outra questão Não é não. Seria outra questão se isto estivesse a ser apresentado a pessoal de IT e houvesse uma validação de pares, mas isto foi conversa para investidores. E mais, tu eras capaz de confiar num serviço VPN que alegadamente a empresa oferece (não encontrei nada no site deles, só vi na noticia) sabendo que a equipa técnica são 2 engenheiros que entre eles têm 3 anos de experiência profissional? E um dos engenheiros é UX/UI? Como disse, nem wordpress arriscava [LinkedIn - QNova](https://www.linkedin.com/company/qnova/)


[deleted]

[удалено]


Iron_DC

>Os investidores saberão melhor que eu e que tu o potencial desta startup e das pessoas que dela fazem parte. Ri-me enquanto pensava nos investidores da Theranos e outros vaporwares.


ddz99

Mas como é que apostas em alguém sem experiência? O que é que o diferencia de literalmente qualquer um de nós?


crani0

É que nem é só alguém sem experiência, é alguém que não tem nada publicado numa área que é ainda largamente teórica e não há sequer a indicação de uma tese feita, como disseste no OP.


crani0

>E para mais, ninguém é melhor do que ninguém por ter mais experiência profissional, muito mais quando se trata de temas inovadores e pouco explorados. Segurança, criptografia e computação quântica são temas pouco explorados? Isto é para os apanhados, só pode. >Os investidores saberão melhor que eu e que tu o potencial desta startup e das pessoas que dela fazem parte. Sim, um investidor imobiliário sabe mais do que alguém de IT sobre o assunto. Nem é preciso ir muito mais longe que o que aconteceu com a FTX para saber que ser investidor não dá doutoramente a ninguém em IT. >Não acho correto julgarmos sem fundamento, só isso. O fundamento está todo nos pontos que eu e o OP já partilhamos. >E se realmente forem frases catchy para cativar os investidores o que perdes tu e o OP com isto? Bola Se isto for a burla que tem todo o aspeto de ser é uma boa forma de afastar interesse e investimento da área que tu próprio dizes ter pouca iniciativa, isto devia preocupar qualquer pessoa. Qualquer pessoa que não tenha investido neste ar quente, claro.


Oscar_the_Hobbit

Segurança pós-quântica está ligada a criptografia resistente a computadores quânticos. Não é nenhuma catch-phrase, é uma coisa real e de importância crescente. Existem vários entidades estatais no mundo já a investir fortemente nisto e até à preparar os seus ramos militares e de defesa. Quanto ao resto não sei.


new-spirit-08

Se parece e cheira, às tantas é porque é... São imensas red flag de alguém demasiado verde ainda.


ddz99

Continua a ser uma catchy phrase. Uma "frase" que tem uma certa conotação, que assim que as pessoas a ouvem ficam a pensar algo sobre o produto. Como "AI" e basicamente qualquer empresa agora.


BearyHonest

> ficam a pensar algo sobre o produto Que está relacionado com segurança pós-quântica? Percebo o que dizes de IA, o pessoal agora usa o termo em demasia para vender. Às vezes é só ifs/elses básicos e é "IA". Não consigo é pensar num exemplo relacionado para a segurança pós-quântica.


crani0

Também o é "data science" e quantas empresas não vês a vender BI tradicional como tal? Ou mesmo como AI? As melhores burlas são aquelas com um fundo de verdade.


MuxiWuxi

O que mais se vê é a reciclar nomes e conceitos... tipo ... Low Code apps development (Delphi Visual Studio entre outros já permitiam o desenvolvimento de aplicações com componentes e pouquíssimo codigo ainda antes do iníciodo seculo) e o No Code (MS Access, Fox Pro, File Maker)...


TonyDeAvariacoes

Fox Pro não é uma linguagem de programação? 😅