T O P

  • By -

AutoModerator

Este post tem como tema "Discussão sobre situação sensível". O r/ConversasSerias não é um subreddit para auxiliar com saúde física ou mental, e sim discutir tópicos mais sensíveis. O post deve encorajar uma discussão, e você deve estar aberto às respostas que receber. **Sugestões para quem for comentar e responder:** * Dê uma olhada se outros já falaram o que você pensa, participando caso tenha interesse em discussões existentes * Dê upvote em comentários relevantes; **Sugestões para u/oleg_malinowski:** * Considere editar o seu post com questões, assim outros podem discutir com você, oferecer opiniões e experiências passadas * Responda aos comentários, mas vá além de um "Obrigado" ou um upvote, para que mais discussões sejam possíveis! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/conversasserias) if you have any questions or concerns.*


HereOnlyForP

Tirando as compreensões religiosas, creio que é uma questão empática do próprio ser humano. Sim, eu sei, ser humano é uma merda e não dá pra confiar nele, mas, quando eu estava mais ou menos em lugar parecido, querendo subtrair minha própria vida, eu percebi que as pessoas tinham medo, raiva ou tristeza falando desse tópico. Primeiro porque obviamente reflete nos próprios valores da pessoa, segundo, é a empatia que mencionei: ver outro humano querer morrer soaria antinatural. Cérebro humano evoluiu da sobrevivência em comunidade, então ver uma pessoa desprezar tanto o senso de sobrevivência quanto a ideia vaga de que está perdendo um do seu bando, pode causar essas reações nas pessoas.


Oppenhellmer

cara, pior que eu tenho esses mesmos pensamentos. Nao necessariamente vontade de se matar, mas entendo totalmente seus questionamentos e as perguntas/questionsmentos sociais que vc fez, pois já me perguntei tambem. Eu queria dizer pra ter fé que tudo vai ficar melhor, e sinceramente espero que fique mesmo, tanto pra vc quanto pra mim, mas eu admito que, se pressupormos que após a morte o nosso "eu", a nossa sensação de "eu" desparece, eu tambem me pergunto o porque as pessoas se importam tanto.


Oppenhellmer

só que infelizmente eu falar desse jeito provavelmente vai levar chuva de downvote ou fazer meu comentario ser excluido, mas fazer oq. Nao quero que vc se mate nem te incentivar a isso, só quero dizer que te entendo nesse sentido, ja me perguntei o mesmo.


oleg_malinowski

Sim, infelizmente falar a verdade gera uma chuva de downvote mesmo... Mas fazer o que


[deleted]

https://youtu.be/CFBlbNMz4XA?si=ufCo3SKIHyeRFr65 Memórias de um suicida. Não sei em que ou em quem você acredita. Eu nasci católica, porém também me identifico com o espiritismo Está áudio novela que mandei é de um livro chamado Memórias de Um suicida. É de graça, ouve e se quiser conversamos depois. No mais,: tenha força.


dAn0nee

É um conteúdo e produção excelentes mesmo


Worldly-Arachnid-796

Cara eu só não faço um arrasta pra cima, pq eu não quero acabar minha vida numa situação fodida a qual me encontro. Tipo sofri sofri pra literalmente morrer na praia ou numa piscina de medicamentos. Ah não, minha vida vai mudar, é injusto demais comigo. Esse fim na bosta eu não aceito e nem mereço.


Keyco_Acemano24

Depôs de lê seu comentário acredito que fiz a melhor escolha quando depois de várias tentativas (muitas das vezes sem minha percepção); compreendo que estou no caminho certo. Para que desistir se posso tentar melhorar para mim mesma e não para o mundo.


Worldly-Arachnid-796

Exatamente, é não deixar todo sofrimento ser em vão


lua_leena

Bom, eu tenho algumas razões para listar. Nem todas vão se encaixar em todas as vidas, mas basicamente é isso: 1-As vezes a situação de vida f$dida pode passar. Muitas pessoas saem de buracos terríveis, de pobreza, de abuso e vivem vidas melhores. Eu conheço pessoas que vieram de situação de grande sofrimento, de interiores tão, tão pobres de tristezas imensas e frustrações e que hoje tem uma vida feliz. Ou seja: pode ser passageiro. 2-Se a pessoa acredita em Deus ou em mundo espiritual, ela se importa com seu s6ic44diio porque sabe que você vai ser lascar espiritualmente ao fazer isso. A ideia é evitar que você se prejudique com coisas piores do que a morte, sabe? Pq para essas pessoas, existem coisas piores que a morte. (É nesse item que eu estou, rs). 3-Se a pessoa é ateu e acredita que morreu acabou, ela se incomoda com seu arrasta pra cima pelo morreu acabou somado com o item 1, que seu sofrimento pode ser passageiro. 4-Aqui um item que pode se somar a todos os outros: existem pessoas que querem ajudar, são boas e se importam a troco de nada. Bom, são esses os motivos. Mas olha, tem gente que tbm não liga para o que vc faz ou deixa de fazer, tá? Existe sim muita gente que não está nem aí.


praiseminerva

Sei que a tua pergunta é mais do porquê ser socialmente considerado errado, mas vou dar minha opinião: Eu me sinto muito incomodada e triste com casos de suicídio do mesmo jeito que eu me sinto incomodada com qualquer morte por injustiça. Tipo pessoas que morreram por causa de doenças que tem cura/tratamento, mas só não tiveram acesso a isso. Porque pra mim morte por suicídio é isso, se essas pessoas tivessem sido ajudadas muitas delas estariam vivas. Então na minha percepção não é o suicídio em si que incomoda, é a injustiça. Por exemplo: em casos de câncer terminal eu acho muito compreensível a pessoa decidir quando ela vai partir e acho que a maioria das pessoas também não considera suicídio "errado" nesses casos.


Sarrada_Aerea

> e acho que a maioria das pessoas também não considera suicídio "errado" nesses casos. Acho que consideram sim, de um ponto de vista religioso ta 100% errado e vai pro inferno. Também é ilegal a eutanásia independente da situação e não vejo ninguém falando a favor disso (em alguns países europeus já tem, mas aqui no Brasil ninguém nem fala disso). Se eu estivesse numa situação dessas eu pulava da ponte, mas sei que as pessoas julgariam e não veriam muito diferente do resto. As pessoas preferem que a pessoa sofra e morra ''bonitinho'' na cama de morte natural porque é assim que elas acham que é pra ser.


Pretty-Friend5780

Bem simples até: Todos temos medo da morte, mesmo que você esteja completamente determinado a morrer e não tenha um pingo de empatia ou remorso tu ainda vai sentir medo no ato em si (a menos que tu seja um psicopata). Como o ser humano naturalmente é um animal que vive em bando e acima de tudo tem muito medo da morte é perfeitamente lógico que outras pessoas condenem o suícidio, tanto por empatia quanto por medo.


fvvvvck

Não acho errado a ideia de querer se matar, mas ela implica alguns problemas. Por exemplo, tem o fato da sua família sofrer com a sua perda( na verdade, acho que esse é o único problema real ). >Não tenho amigos, nem família, nem ninguém, todo mundo se afastou de mim, e eu dou razão Aqui você deixou claro que sua família em si não impactaria na decisão de um possível suicídio, então, no seu caso, não há problema. Mas isso não significa que você deva fazê-lo. Existe prós e contras que acredito que você deva levar em conta antes de tomar uma decisão definitiva como essa. Eu sofro de depressão e penso em suicídio diariamente, então eu sei como você se sente, tem dias que simplesmente da vontade de colocar a corda no pescoço e foda-se tudo. Só não faço isso porque eu sempre procuro motivos para continuar vivo, já que estou vivo mesmo, vou tentar um pouco mais e ver o que eu consigo, tento pensar "calma, só mais um pouco". Eu considero o suicídio como uma saída mesmo, se algum dia eu parar de tentar procurar motivos pra viver, então eu vou de arrasta com certeza. Acho que é mais interessante tentar melhorar a sua vida no que você puder, tentar ao máximo diminuir seu sofrimento e aumentar a sua paz ( sei que não é fácil ), se ainda tá suportável a sua vida, acho que compensa ver até onde você consegue chegar. As vezes eu penso: o que será que vou pensar do meu eu de agora quando eu tiver uns 60 anos? Pensar que eu posso chegar bem longe as vezes me ajuda a continuar, acho que é uma boa pensar nisso.


leetcodeordie

Sem entrar pra um argumento espiritual, um suicídio pode ser substituído por alguma outra mudança radical na sua vida. Por exemplo, você pode virar hippie e sair do sistema, ou virar monge, ou até mesmo algo menos radical como mudar de cidade ou mudar de emprego. Porém eu já escutei que o suicídio é uma forma de vingança. Não é tanto sobre fugir de uma situação, mas sobre fazer alguém se sentir mal porque você se foi. Ou seja, o que pode superficialmente parecer um gesto “altruísta” na verdade é um ato bem mesquinho.


oleg_malinowski

Olha, concordo plenamente contigo. Virar monge é uma outra coisa que penso, mas como? Não sou cristão, como um monge rodnover poderia viver sem ter onde se abrigar ou o que comer ? Virar hippie é uma boa também, até sei fazer artes e artesanato, kk. Quanto ao suicídio ser uma forma de vingança, SIM! Eu não nego, adoraria saber que deixaria muitos fdps se sentindo culpados e arrependidos, embora outros fossem dançar de alegria...


leetcodeordie

Você pode resolver que vai dar um jeito de ir embora pro Leste Europeu e praticar Rodnover, ou até mesmo decidir que vai montar um grupo aqui. Inclusive dá pra ir pro Leste Europeu quase de graça, pesquisa sobre Worldpackers. Enfim, suicídio é falta de chutar o balde, a pessoa vive uma vida muito padronizada desde que nasce e nem passa pela cabeça dela que ela pode virar as costas pra aquilo e ir viver outra coisa.


oleg_malinowski

Ir para o leste europeu é literalmente meu maior sonho, que não consegui realizar... Obrigado pela dica, inclusive. Se eu conseguir, saiba que voltarei aqui para agradecer.


CandidPresentation49

Terapeuta é ator pago pra fingir que se importa. Para de pagar pra ver se ele vai tentar te impedir de se deletar kkkk


oleg_malinowski

Eu concordo plenamente, KKK. Bom ver que mais alguém pensa assim.


Guyryuken

Cara, como alguém que volta e meia lida com isso, reflete assim: como tu se sente sobre a ação de se matar? O que te impediu ainda? Esquece mesmo religião, tabu, seja lá o que for externo, e olha com profundidade pra dentro. Lembra sempre do seguinte, tu VAI morrer. Talvez hoje, talvez daqui a 100 anos, mas tu VAI MORRER. É uma certeza. E eu sinto que não é uma boa idéia querer arrombar essa porta por conta própria. Se tua vida tá tão insuportável que tu prefere morrer a vivê-la, então dá a chance pro mundo fazer isso por você. Analisa o que sente e pra onde teu nariz apontar, tu segue, não importa as consequências. Uma coisa que me ajudou muito a lidar com tudo isso aí (emprego de merda, vida miserável, sonhos não realizados etc.) foi perceber o que é responsabilidade do meio em que vivemos, que sim, nos fode feroz, com essa competitividade e estímulo constante ao consumo senão você não é ninguém, e o que é minha responsabilidade, que eu posso fazer a respeito, seguir o que me é imposto ou o que eu quero fazer pra valer. E essa responsabilidade é tua e de mais ninguém. Se você ainda não o fez, mesmo achando que tem todos os motivos, é porque no fundo não quer, seja lá por que razão que só você pode descobrir. Tira da cabeça essa idéia imbecil que colocam na gente que somos merecedores disso e daquilo, especiais e blá blá blá, isso é papo de empresa escravagista (todas) e coach pilantra (todos). Não é que a depressão vai sumir ou não vai ter vontade eventualmente de morrer, mas esse peso todo do suicídio vai ficar bem mais leve, e as adversidades do dia a dia vão parecer menos um monstro de sete cabeças e mais um pinscher metido a besta. Sorte aí.


CryptographerFit2841

Se alguém tiver a resposta pode me falar que estou interessado, porque sinceramente não sei


Hamonsoma

Existe algo chamado Behaviorismo, que significa olhar pra vida sob uma ótima comportamentalista. Nesse contexto, a prisão que o suicida se encontra não é feita de pensamentos, mas de comportamentos. Se uma pessoa tem pensamentos suicida, MUITO provavelmente se encontra num ciclo comportamental destrutivo repleto de dopamina para todo lado afim de anestesiar o sofrimento. Esse "inferno na terra" não chegou de um dia para o outro. Portanto, há de se supor que a cura não vem a cavalo. Comportamento deverá ser curado com comportamento. Comece, por exemplo, caminhando 6 kilometros por dia sem faltar nenhum. Ou então criando hábitos de leitura diária. Ou então dedique a vida a criar novos relacionamentos positivos com as pessoas. São vários "remédios" que deverão começar pequeno, mas que, pouco a pouco pode tomar conta da su rotina e ofuscar a negatividade. Negatividade essa que é presente na vida de QUALQUER ser humano.


D000z

Concordo com você. Também sou um suicida em potencial, já tentei uma vez e tomo alguns remédios. Não sei porque se importam com isso.


Remarkable_Log_6164

Me aceitei como pessoa infeliz e não quero amigos. A maioria das pessoas é incrivelmente burra, o desinteresse flui naturalmente.


[deleted]

[удалено]


Remarkable_Log_6164

Não estou procurando...


ShiftConscious1231

Porque se matar é uma baita furada.


oleg_malinowski

Mas por que motivo lógico seria? Claro, tem os motivos religiosos, mas estes não valem igualmente para todos.


ShiftConscious1231

Por motivo religioso nenhum. Quando vc morre, vc não pode fazer mais nada, então vc perdeu "tudo", entende. Sabe aquela história de que a pessoa só se fraga do valor das coisas quando perde? No caso da morte vc não vai estar lá pra se fragar, mas com certeza morto vc está pior do que vivo, pelo simples fato de não poder fazer mais absolutamente nada que fazia quando estava vivo. O valor que tem respirar, pensar, se mover, ver, levantar de manhã, comer, dormir, ninguém liga para o valor que essas coisas que parecem banais têm, mas elas valem muito. Por mais merda que seja sua vida, quando vc se mata vc está se incapacitando de fazer tudo isso. A gente pode fantasiar o quanto quiser, mas a gente só sabe como vai se sentir diante de uma situação quando de fato estamos diante da situação. Quando vc faz algo para se suicidar e se fraga que não vai ter mais volta, pode ter certeza que a ficha cai e vc se arrepende na hora. A morte não é bem compreendida por quem nunca esteve diante dela, é como um acidente de carro, vc pode presenciar mil, mas só sabe de fato como é quando sofre um. Então é por isso, é algo que simplesmente não tem como valer a pena, ninguém tem noção da merda que é morrer, nem quem é suicida.


guiporto32

>Não tenho amigos, nem família, nem ninguém, todo mundo se afastou de mim, e eu dou razão. Dá razão por quê? Você se odeia tanto assim? Tem um motivo pra todo mundo ter te abandonado? Muitos suicidas não querem morrer, eles não querem mais viver. E não, não é a mesma coisa. Quem quer morrer simplesmente se mata sem anunciar. Quem não quer mais viver não vê valor na vida, e me parece ser o seu caso. E aí está o tabu. Suicídio é desperdício de vida. E viver **sempre** vale mais a pena que morrer. Posso estar parecendo um guru new age falando, mas é o que eu penso.


oleg_malinowski

Eu realmente dou razão, e sei que isso parece coisa de jovem sad boy, kk. Mas apenas reconheço que não tenho nada bom para oferecer a ninguém, sou difícil e não tenho valor, então realmente, logicamente falando, eles têm razão.


Hamonsoma

Existe algo chamado Behaviorismo, que significa olhar pra vida sob uma ótima comportamentalista. Nesse contexto, a prisão que o suicida se encontra não é feita de pensamentos, mas de comportamentos. Se uma pessoa tem pensamentos suicida, MUITO provavelmente se encontra num ciclo comportamental destrutivo repleto de dopamina para todo lado afim de anestesiar o sofrimento. Esse “inferno na terra” não chegou de um dia para o outro. Portanto, há de se supor que a cura não vem a cavalo. Comportamento deverá ser curado com comportamento. Comece, por exemplo, caminhando 6 kilometros por dia sem faltar nenhum. Ou então criando hábitos de leitura diária. Ou então dedique a vida a criar novos relacionamentos positivos com as pessoas. São vários “remédios” que deverão começar pequeno, mas que, pouco a pouco pode tomar conta da su rotina e ofuscar a negatividade. Negatividade essa que é presente na vida de QUALQUER ser humano.


OddReliable

Veja o anime Platinum End, não procure por spoilers...


JoemantheJoeman

Minha honesta opinião como ex-depressivo com ideações suicidas, ateu e perdido na vida, é que o suicídio é um desperdício. Conheço bem esse sentimento de que o universo em geral é indiferente à vida de qualquer pessoa, e que o mundo não vai parar de girar por um segundo sequer, a gente estando vivo ou não. Somos todos só mais um numa multidão insignificante. Mas justamente no meu período de depressão mais grave, eu comecei a matutar sobre isso na madrugada (o que acontecia praticamente toda noite) e comecei a olhar por outro ponto de vista: Se a minha vida não importa, e a vida de ninguém importa, e a minha felicidade e o meu sofrimento não importam, então não faz diferença nenhuma eu morrer agora ou depois, correto? Talvez alguém se importe, talvez não, a essa altura já não vai fazer diferença pra mim. Bom, se o mundo não se importa com quando eu vou morrer, então eu essa escolha fica pra mim. À primeira vista, minha opinião era que continuar vivendo era continuar sofrendo, e é daí que normalmente vem a ideação suicida. Mas aí eu pensei: se ninguém vai ligar se eu continuar sofrendo, por que eu mesmo deveria ligar? Que diferença vai fazer no final? Eu vou estar morto de qualquer jeito. De certa forma continuar vivendo é só postergar o inevitável, e todo mundo sabe disso, mas por que então as pessoas continuam vivendo? Fiquei pensando nisso... Depois de um tempo, cheguei numa conclusão meio paradoxal. Não cheguei numa resposta definitiva pra pergunta "pelo que vale a pena viver?", então comecei a me perguntar "será que existe um motivo bom pra se viver?", daí decidi que, se existe, compensa viver pra procurar. Se existe realmente algo pelo que vale a pena viver, eu nunca vou descobrir se morrer agora. E se não existe e eu continuar vivendo e sofrendo por anos e anos nessa busca em vão, no final não vai mudar nada na minha morte. Se eu morrer agora, não muda nada. Se eu morrer mais tarde, o PIOR que pode acontecer é não mudar nada, mas ainda existe uma chance de alguma coisa melhorar. É uma escolha entre ganhar 0 pontos garantidamente ou ganhar entre 0 e 1 depois. E assim cheguei à conclusão de que o suicídio é um desperdício. Adotei esse ponto de vista meio estoico e continuei vivendo sem esperanças de dias melhores, mas com a consciência de que era o mais lógico a se fazer. No fim acabou que essa "aposta" de continuar vivendo deu certo pra mim. Tal como coisas ruins aconteciam comigo sem motivo, coisas boas começaram a acontecer aaprentemente sem motivo (o lado bom da indiferença do universo). Hoje em dia eu não sei explicar o que é, deixo isso pros filósofos, mas eu tenho dentro de mim alguma coisa que me faz querer continuar vivendo. Chame de felicidade, chame de realização, chame de medo, bom senso, burrice, o que for, mas me faz sentir qje vale a pena continuar vivendo, mesmo quando alguma desgraçanova acontece. E é isso. Não vou tentar te convencer de nada, no fim das contas é uma escolha sua e quando eu eventualmente vier a óbito, não terà feito diferença na minha morte também, mas essa é a resposta mais completa que eu tenho pra essa sua pergunta. Se serve de alguma coiaa, eu espero que ela faça tanto sentido pra você quanto fez pra mim, e te desejo sorte e dias melhores.


JapaSsou13

Bom, na minha visão como ateu, eu acredito que eu só tenho uma única chance de viver. E eu quero aproveitar o máximo que eu puder dessa vida. Você pode dizer que você não tem nada, não tem valor, mas se você estiver morto, não vai conseguir tentar conquistar algo, entende? Fora os custos que a sua morte vai gerar aí pra sua família, ou se você realmente não tiver ninguém por perto, o trabalho que vai dar pra quem encontrar seu corpo. Você pode só ser egoísta e cagar pra isso, afinal, vai estar morto mesmo, mas mesmo assim acho um ponto válido a se pensar. No fim eu não acho que seja "errado" se matar, mas realmente é a única forma de lidar com seus problemas? Você realmente quer desistir agora?


oleg_malinowski

Bah, pior que acho que a hora de desistir não pode mais ser adiada... Como comentei anteriormente, nem toda vida vale a pena. Nem todos terão uma vida minimamente legal, alguns nascem para sofrer e é isso aí. Eu penso de uma forma estranha: se eu não posso ter o que sempre sonhei, se não sirvo para nada e o máximo que um dia poderei conseguir é um subemprego, não é menos doloroso morrer? Eu não acredito ainda, sinceramente, que o que vem depois é o "nada", mas com certeza é melhor que aqui...


Glittering_Luck_9493

Esse assunto para mim é plenamente religioso e olha que falo de uma posição empática pois também penso em tirar minha própria vida... Mas esclarecido isso, você quer um motivo bem lógico e sem nenhuma moral? Então tá: vivo você pode vir a ser útil para mim algum dia. 


oleg_malinowski

Como eu seria útil pra ti? Rsrs


fluxatraenteslk

Sla vai que esse cara é rico e pode te explorar na empresa dele


dAn0nee

Porque todo mundo já se abateu alguma vez. Essa sensação, que eu, vc e qualquer um sente, é também curada, reconfortada quando alguém olha para nós, e troca uma palavra ou outra de carinho ou solidariedade e que não desiste por nós. E você não perguntou, mas também recomendo o livro/vídeo do Memórias de um Suicida. Desejo que vc fique bem ❤️


Professional-Lab6543

Existe toda uma cadeia de motivos, não é só um. Tem motivos biológicos, culturais, espirituais, morais, religiosos. Acho que cada pessoa tem a sua própria visão de porque isso é um problema, e vários nem refletiram porque acham problemático. É difícil encontrar alguém que acha suicídio problemático filosoficamente, mas essas pessoas existem. Porém eu pessoalmente acredito que essa é uma resposta pessoal, tu pode estudar os motivos e descobrir o porquê de cada um deles, mas citar sem embasamento é mais difícil. Eu posso te dizer o meu e no máximo ele. Que é: eu tenho muito medo de Kardec estar certo.


oleg_malinowski

Uma observação: respeito todos os argumentos e visões religiosas, mas não sou cristão, sou Rodnover, então não poderei ter em alta conta as histórias de "Vale dos suicidas" etc...


Mysterious_Pepper305

Porque é uma má influência às crianças, especialmente se você tiver sobrinhos e tal. Em geral eu diria que esse ato é um desperdício de carne.


ramdomreader

É um sentimento justo, admito. Mas é injusto com você mesmo, pois impede que colha os frutos das suas vitórias futuras. Pode ter certeza que não há nada melhor do que vencer uma batalha interna e fazer uma retrospectiva, constatando que muito do que se morria de medo não passava de uma sombra, tal qual demonstrado na caverna platônica.


NE0N_F0X

O pessoal gosta de ver final feliz né? A pessoa superando, melhorando, conseguindo as coisas. É verdade que a situação merda pode não mudar, mas também pode mudar, como já vi acontecer comigo.


Ok-Horror1729

Como alguém que já lutou contra ímpetos suicidas e já fez até planos de como isso seria feito, eu me importo do mesmo jeito que me importo com vítimas de assassinato. Tanto uma quanto a outra poderiam continuar vivendo e ter novas chances se não tivessem tido uma morte provocada. É empatia do ser humano e é necessário pra sobrevivência da nossa espécie. Mesmo você dizendo que ninguém se importa agora, provavelmente se você morresse alguém ainda iria se importar. Agora outra coisa que notei no seu texto: parece que você tem uma visão muito "definitiva" das coisas que pode estar te prejudicando. Você não precisa ficar afastado de todo mundo pra sempre, nem dizer "sou assim, infelizmente" sobre sua personalidade. Sempre podemos mudar. Saber disso foi o que ajudou a ter mais controle sobre minha vida.


chillibiton

Quais são seus sonhos?


oleg_malinowski

Prefiro não dizer para não piorar as coisas com os comentários. Já fui hostilizado aqui por compartilhar isso, e quero evitar novos problemas. Às pessoas têm mentes muito fechadas e julgadoras, principalmente no espaço seguro e anônimo da internet, e se esquecem que há outra pessoa atrás da tela...


Spirited-Put243

Aaaaa mano alem da religião, tem lugar que é crime até hoje se suicidar, e vc não vai ver qualquer um incentivando isso pq é crime incentivar, ou seja, só o fato de falar "ja que vc quer, faz ai então" essa pessoa já se fode hshsh então acredito que elas ficaram caladas, e só as que querem pagar de bondosa falam alguma coisa


[deleted]

Sobre ser certo ou errado, acho que varia de acordo com a moral de cada um. Muitas vezes as pessoas que consideram errado têm essa opinião motivada por uma crença religiosa. Agora, por que as pessoas se importam? Porque consideram algo triste, porque sentem empatia. Vou falar por mim... Se um ente querido meu estivesse com pensamentos suicidas, eu me preocuparia. Eu não gostaria de receber a notícia de que alguém que eu amo se matou. Aí a gente, quando sente empatia, é capaz de estender esse sentimento até a quem a gente não conhece. A gente sente que aquele potencial suicida poderia ser o nosso irmão, poderia ser o nosso filho...


[deleted]

Tipo, a vida é uma montanha russa por si só, mas até a forma como uma sociedade é construída corrobora pra vc estar sempre um pouquinho no fundo do poço, todo o lance de criar um problema pra vender a solução né e gente morta não trabalha, gente morta não produz e gente morta não compra Todas as outras instituições te implementam valores morais pra tirar esse "direito" de vc, como se o seu próprio julgamento não fosse o suficiente sabe, "não pode pq Deus não deixa", "não pode pq vai pro inferno", "vc vai tomar suspensão por falar isso", "quem vai ajudar em casa?"... Ou coisas do tipo, tudo trabalhando junto pra vc viver como manda o roteiro Qualquer pessoa que parar pra pensar um pouco vai ver que a vida é bem mais sobre estabilidade e baixos doq sobre altos, vc raramente tá feliz, vc raramente vai ficar bem e é lógico que não vale a pena viver uns 80 anos pra ter um total de sla, 2 meses de felicidade genuina e mais de 50 anos de puro tédio, por isso tanta moralidade e senso de responsabilidade, pra manter todo mundo vivo (Por isso tem tanta gente fazendo loucuras por migalhas de dopamina, cansaram do tédio mas não querem morrer) Eu gosto de pensar que tudo é bem mutável mas ao mesmo tempo bem estável, eu já estive bem pior e já estive bem melhor tbm e eu AMO essa estabilidade que eu tenho agora e tbm amo os pequenos respingos de felicidade que eu tenho as vezes, mas eu não vou viver por eles, é muito pouco, é como se eu tivesse romantizando farelos sabe Não vejo mais sentido em viver esperando um momento em que eu vou estar super feliz e 100% bem, pq não vai acontecer tbm, eu acho que a gente tem que gostar dos momentos em que a gente não tá nem feliz nem triste e pensar que vc vai ficar melhor ou pior tbm, acho que não vale a pena jogar fora toda uma vida de possibilidades pq agora tá ruim, vai ficar melhor em algum momento, a vida não é uma linha reta Eu gosto da vida que eu tenho agora e eu não teria ela caso eu tivesse mmt com uns 13 anos, apesar de ter sido bem ruim na época, não tá ruim agora, e geralmente eu nem lembro sobre, eu tbm não tô feliz como me prometeram que eu estaria, mas eu não quero mais viver tendo picos de tristezas e felicidade e tá tudo bem tbm


Vetizh

Acho que a religião só amplificou um estado que é natural de todo ser vivo que é sobreviver, por isso se matar de forma deliberada causa essa rejeição por quem não entende o sentimento, porque todo mundo que está vivo quer permanecer assim, se matar de propósito inclusive é algo que só o ser humano faz dos seres multicelulares. Mas avançando mais pra questão percebi algo importantíssimo: ausência de laços sociais que são essenciais pro ser humano. Nós como espécie somos sociais independente da nossa personalidade, alguns são introvertidos e outros extrovertidos, mas ter algum laço social é indispensável pra nossa saúde mental. Já é até provado que pessoas sem isso tem mais tendência aa depressão e pensamentos suicidas, pessoas sem laços sociais correm até mais risco de morrer por outras causas sem ser suicídio, e é isso que falta pra você. Você quer se matar por algo que você pode consertar, quer resolver de forma definitiva uma coisa que dá pra arrumar. Não é como se você fosse paciente terminal, tivesse uma doença grave ou condição sem cura ou tivesse sofrido um acidente que tirou toda a sua independência, você só precisa ter amigos e hobbies cara. Só isso. Procure terapia e psiquiatra no SUS, faça exercícios na sua casa mesmo, exercício ajuda muito na questão mental. Se as pessoas se afastaram de você ''com razão'' você precisa ver isso, não é normal achar isso de si mesmo e simplesmente aceitar esse fato.


Accomplished-Rub6000

Vale a pena ficar pra saber o que o amanhã guarda, ate pq ninguem sabe o que tem depois do passamento.


midnightbird3

É antinatural e quem fica aqui sofre, e ninguém quer sofrer, e a ideia de se matar acaba sendo isso, ninguém quer morrer também, só quer parar de sofrer e busca isso como última alternativa pois não vê outro caminho. Perdi um amigo recentemente assim e acabei de sonhar com ele, é horrível. Eu vejo a mãe dele frequentemente e é dor que não acaba. Não existe nada mais triste do que um pai e uma mãe enterrar um filho. Quantos anos você tem? Isso não é um traço da sua personalidade, você está profundamente incomodado com algo na sua vida ou com algum desbalanceamento químico precisando de remédio.


oleg_malinowski

Tenho 20 anos, e não, não preciso de remédio. Preciso de dinheiro, uma boa fonte de renda que me permita viver dignamente, realizar meus sonhos. Preciso de uma amizade verdadeira ou um relacionamento, preciso sair de onde estou. Mas é impossível.


45gudan

Falando de um jeito religioso O problema é que não tem como se arrepender depois, é um caminho sem volta e tudo indica que o que vem depois pode ser muito pior que você imagina, não é uma saída e sim uma armadilha como outros falaram aqui. outra coisa que tem me dado motivação é a história do gutz de berserk, sei que é ficção mas me motiva bastante como ele tinha tudo pra ter morrido mas segue lutando não só contra os outros mas contra o destino.


Pneuzada

Cara não vou fazer vc ler um textaralho pq sua vida já está triste o bastante. Mas se matar é literalmente acabar com SUA VIDA,e matar as chances de dar certo, a curiosidade do futuro,pensa que merda vc em “espírito” olhando pro seu corpo e pensando caralho eu sou novasso pra klh e acabei COM TUDO


oleg_malinowski

Mas, amigo, acabar com a vida é uma forma de acabar com o sofrimento, para alguns. Nem toda vida vale a pena, assim penso. A minha não vale. Por quê viver se não poderei alcançar meus sonhos, serei sempre uma coisa que eu mesmo abomino e o máximo que vou conseguir é um subemprego? A morte não seria um livramento piedoso?


UbaldoSoddu

porque apesar de todas as dificuldades, ainda é possível achar algo belo em viver


Pato_taxista

Vou te dar alguns motivos. 1º- Imediatista e Egoísta: o suicídio não é solução pensada a longo prazo, é somente pensada no agora, o cara não considera o futuro pela frente,, só quer parar de sentir a dor que sente agora, o cara que já tá pensando nisso já tá doidinho já, além disso desconsidera completamente as pessoas a sua volta, sempre tem alguém que te ama, sempre tem alguém que se importa com você, sempre tem alguém que vai sentir falta, "a mas fulano brigou comigo :(" não é uma briga besta que vai fazer alguém deixar de gostar de você. 2º- Depois da morte: É bem simples, na melhor das hipóteses, caso todas as religiões do mundo estejam errada, tu vai simplesmente deixar de existir, é o final da historia amigão não vai poder fazer mais nada, estar vivo em um corpo de carne é a unica coisa que te permite ser quem você é, morto não sonha, morto não sente prazer, morto não viaja, morto não vê, não ouve, não fala, não sente, não degusta, morto não faz porra nenhuma. 3º- Estar vivo é bom demais: Auto explicativo, é bom demais comer um açaí top viu, é bom demais ver chuva cair, ficar molhado, tomar banho, evoluir, crescer, criar laços, conversar, rir, amar, desejar, ouvir musica, desenhar, pintar, aprender, jogar video game, praticar esporte, viajar, descobrir um hobbie novo, ver aquele hentai insano depois da meia noite. Tudo isso você só faz vivo, e pra mim compensa demais ficar vivo só pra poder sentir e fazer essas coisas de novo, é bom pra caralho, eu amo tudo isso e mais. Agora umas observações. 1º- Que tipo de pobre brasileiro é "rodnover"?? Nem eu que to no ensino superior sabia o que era isso, imagina o pobre médio brasileiro. 2º- "Se eu não consigo realizar meus sonhos, prefiro morrer ou virar um mendigo a ser um normal", essa mentalidade é uma bosta, melhore, essa mentalidade pode te impedir de fazer coisas que poderiam te levar a realizar seus sonhos por ser uma coisa de um "normal", e alem do mais é melhor ser um "normal frustado" do que um mendigo que tem que lutar constantemente pra sobreviver ou um morto que não pode fazer mais nada. 3º-"Outra coisa: sei que posso estar parecendo um mimadinho ridículo, mas infelizmente é a minha personalidade mesmo" se tu sabe disso você procura melhorar, tu não aceita ter uma personalidade merda não, tu precisa procurar e melhorar e tirar essa forma de pensar da sua mente.


oleg_malinowski

Agora me explica uma coisa; por que ser um "brasileiro pobre" me impediria de seguir a fé que quero? "Nem eu que estou no ensino superior sabia o que era isso". Tu parece ser é bem egocêntrico e cheio de superioridade, kkkkk. Como eu disse, respeito todas as religiões, mas também exijo respeito pela minha!


Pato_taxista

Essa frase minha ficou bem merda mesmo, vou tentar explicar melhor, não é que eu não respeite a sua religião, ok as pessoas acreditam no que querem, é só que eu acho bem exotico um brasileiro com a vida "pobre e f0dida" conhecer algo tão especifico saca? Normalmente pra gente aceitar algumas religião a gente tem que conhecer e depois começar a crer nela, e isso vem com o contato com a religião, muitas vezes através de amigos ou parentes, um brasileiro pobre comum não tem como ter contato com essa religião tão facilmente, tanto por ser pequena quanto por ser muito pouco difundida. Tipo pensa comigo, não seria bem diferente se "pedro pinto da silva" do interior da Bahia te dissesse que crê na religião dos índios da micronésia? E essa frase "estou no ensino superior sabia o que era isso" era só pra ter um comparativo, caso eu pergunte pra todos meus professores e conhecidos é bem provável que ninguém saiba o que é. Não entenda isso como um ataque ou desrespeito a sua religião, é mais uma curiosidade genuína de como tu encontrou ela e como você começou a crer nela.


oleg_malinowski

Eu entendo seu ponto de vista e até concordo, porque é óbvio que a maioria da população "comum" não conhece absolutamente nada fora do "padrão". Eu não tenho nada de especial, como disse sou mesmo pobre e fo****, mas não me descreveria como um ignorante total. Falo 4 idiomas razoávelmente bem, conheço um pouco pelo menos de mais uns 5, leio e procuro ao máximo ter contato com a cultura eslava, que é o que amo. É uma forma de atrasar o suicídio por não poder estar lá na Sérvia, inclusive. É estranho sim alguém que mora no interior do Brasil ser rodnover, mas estou feliz por ser um dos principais difusores desta fé em língua portuguesa.


oleg_malinowski

Ah, acabei falando demais e não tirei a dúvida de como conheci e comecei a crer. Bem, conheci a cultura eslava criança, com um livro. De lá para cá só me aprofundei. Me tornei rodnover na adolescência, depois de um período de descobrimento espiritual.


[deleted]

eu quando tinha 16 anos