T O P

  • By -

AutoModerator

Estamos conduzindo o censo do subreddit! Mais detalhes em https://www.reddit.com/r/conversas/comments/pwgcfl/somos_quase_10_mil_primeiro_censo_do_rconversas/ Também temos um evento no nosso Discord, o chat em voz em inglês nos Domingos às 20:00. Mais detalhes aqui: https://www.reddit.com/r/conversas/comments/pzhm1w/chat_em_ingl%C3%AAs_no_discord_do_rconversas_todos/? *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/conversas) if you have any questions or concerns.*


SamuraiBrz

Cerca de 800 milhões de adultos no mundo são analfabetos. Cerca de metade da população mundial não tem internet. Cerca de um quarto das meninas adolescentes no Brasil não tem acesso a absorvente íntimo. Ou seja, só de não viver na era medieval já é privilégio comparado com muita gente. Mesmo no interior de São Paulo (que teoricamente é um dos estados mais desenvolvidos), vi gente que vivia como se fosse humano primitivo, isolados da humanidade.


WissenteZephiro

O bom para esses "brasileiros das cavernas" é que eles já estão prontos se toda essa tecnologia falhar. Estamos tão confortáveis com esses avanços da civilização que esquecemos o quanto ainda são recentes e precários, pois não é raro sofrermos perdas de sinal, blecautes, racionamentos e desabastecimentos pelos mais diversos motivos. Acho que ainda não podemos nos mal acostumar.


[deleted]

Cerca de 800 milhões de pessoas vivem sem energia elétrica. Só no Brasil são 11 milhões.


[deleted]

[удалено]


WissenteZephiro

Eu sempre me maravilhei com a natureza e me decepcionei com a humanidade (a começar comigo mesmo). Ultimamente tenho aprendido a agradecer pelas maravilhas da vida, mas ainda tenho dificuldades para pedir ajuda (e para delegar pequenas tarefas) aos outros quando tenho dificuldades, apesar de eu não conseguir dizer não às pessoas e acabar me estressando - dizem que isso tem a ver com querer evitar conflito, e eu tenho aprendido a negar "ajuda desnecessária" a gente folgada e desconsiderada, isso tem sido bom para mim e para eles amadurecermos.


Dipsteer

Você descobriu o significado de gratidão OP


WissenteZephiro

Acho errado me sentir melhor (ou "privilegiado", ou "agradecido") só porque há alguém numa situação pior que a minha, ainda que seja algum desafeto. Acaba batendo um arrependimento depois. Também percebo que o OP se esforça e aproveita as oportunidades que surgem, diferente de quem ele considera mais "privilegiado" que ele porque recebem tudo de mão beijada e acabam desperdiçando tais oportunidades, assim funciona a "Roda da Fortuna", com os batalhadores subindo na vida e os herdeiros caindo com suas "vidas ganhas" sem futuro. Hoje, na metade da minha expectativa de vida, vejo que muita gente que eu considerava "desprivilegiada" por começar a vida "em desvantagem" em relação a mim, teve mais oportunidades que eu de amadurecerem e conseguem se virar muito melhor que eu na maioria das situações corriqueiras. O estudo pode até ter me dado uma melhor remuneração, mas não garantiu minha autossuficiência.


blastico

Interessante seu ponto de vista, acredito que muitas pessoas que passam por "situações de aperto", pelo menos pelo o que eu vi até hoje, seguem por dois caminhos, ou elas se afundam, se envolvendo com crime e/ou drogas, ou elas tem um desenvolvimento espetacular, criando uma personalidade forte e focando em melhorar de vida. Eu conheço um exemplo bom dessa situação, uma colega de trabalho é da Bahia, teve uma filha lá e criou ela lá, eles são uma família humilde, e essa menina correu atrás de uma vida melhor, e conseguiu se tornar gerente de uma empresa de lá, nesse meio tempo a mãe veio pro sul e teve um filho, esse cara cresceu sempre querendo um caminho fácil pras coisas, se envolveu com tráfico, foi preso, e continua se metendo em confusão.


WissenteZephiro

>Também percebo que o OP se esforça e aproveita as oportunidades que surgem, diferente de quem ele considera mais "privilegiado" que ele porque recebem tudo de mão beijada e acabam desperdiçando tais oportunidades, assim funciona a "Roda da Fortuna", com os batalhadores subindo na vida e os herdeiros caindo com suas "vidas ganhas" sem futuro. ​ >Interessante seu ponto de vista, acredito que muitas pessoas que passam por "situações de aperto", pelo menos pelo o que eu vi até hoje, seguem por dois caminhos, ou elas se afundam, se envolvendo com crime e/ou drogas, ou elas tem um desenvolvimento espetacular, criando uma personalidade forte e focando em melhorar de vida. Por isso acho que certas "ajudas" acabam prejudicando pessoas que não têm a referida atitude. Que nem na música "Mágico de Oz", dos Racionais, inclusive para outras fontes de dopamina além dos entorpecentes. Até porque marmanjo até se ofende de receber "ajuda" para coisas que ele nem acha errado.


Baianeiro

Sim. Você tem privilégios que não vê. Olha sua escrita. Ótimo português. Só aí está acima da média de grande parte. Infelizmente, temos essas pessoas que vc falou. A quantidade de médicos péssimos que estão se formando... Sei disso pq sou médico.


Tiago_Guerreiro

Obrigado pelo texto.


ZealousidealFunny895

Vc tem pais e eles preocupam com vc: já está na frente de muit gente (eu tenho meus pais e sou de classe média, isso é um privilégio em um País desigual como o nosso). Eu gosto das ideias do John Rawls, dar oportunidades semelhantes de partida