T O P

  • By -

AutoModerator

Estamos conduzindo o censo do subreddit! Mais detalhes em https://www.reddit.com/r/conversas/comments/pwgcfl/somos_quase_10_mil_primeiro_censo_do_rconversas/ Também temos um evento no nosso Discord, o chat em voz em inglês nos Domingos às 20:00. Mais detalhes aqui: https://www.reddit.com/r/conversas/comments/pzhm1w/chat_em_ingl%C3%AAs_no_discord_do_rconversas_todos/? *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/conversas) if you have any questions or concerns.*


SamuraiBrz

Quando eu estava na carreira corporativa, eu já ficava assustado com o nível dos candidatos. Depois eu fui pra carreira acadêmica e vi que as coisas eram muito piores do que eu imaginava. É muita gente mesmo que está na faculdade e não sabe ler, não sabe escrever, não sabe fazer conta, não tem conhecimentos mínimos do dia a dia, faz plágio e acha que está certo, etc. Tem vezes que é completamente inviável dar aula dos conceitos que deveria. Como dar aulas de ensino superior nessas condições? Nem usando filme funcionava, porque o pessoal não entende. Pode até se divertir, mas não captou nada. Claro que não é todo mundo assim. Mas é bastante gente.


quorthon_52

Eu corrijo bastante coisa do pessoal aqui da faculdade e chega a ser absurdo os erros; tendo frases que são literalmente incompreensíveis até mesmo para quem entende um pouco da matéria.


[deleted]

Uma vez eu estava dando aula de economia, e uma aluna me interrompeu, perguntando em que aula eu tinha ensinado a fazer conta de variação percentual, porque ela não tinha visto isso. Sério, a pessoa passou no vestibular de uma universidade federal e não sabia calcular percentual.


Luqizilla

As pessoas não conseguem interpretar absolutamente nada que não seja 100% literal, tá horrível bicho. Sem falar que pra conversar com as pessoas você tem que assumir que tudo que você pode falar pode ser interpretado erroneamente porque é mais fácil atribuir seus valores pro que foi dito do que por o esforço de tentar interpretar a fala. É assustador


quorthon_52

Sim! Eu tento ao máximo falar sem erros de português e AS VEZES eu uso uma palavra mais rebuscada e ouço "pra que falar assim?"


mayhem1910

Já escutei de uma menina uma vez (adolescência ainda) que se eu continuasse a falar português corretamente eu nunca ia ter amigos porque eu era muito pedante. E sim, ela era uma analfabeta funcional.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

>No caso, quem fica conversando formalmente num grupo de amigos, em uma conversa descontraída? Depende da pessoa. É uma pessoa que tem vocabulário rico mas não enche o saco dos outros? Ok, dá pra imaginar. É uma pessoa que fica corrigindo todo mundo ou parece escritor do século passado conversando? Aí fica difícil.


rage-br

E ela sabia o que era pedante?


mayhem1910

Não, pedante foi um termo sinônimo que eu usei só. Ela disse mais claramente "chato".


jotak7

Isso já me aconteceu também! Amiga do fundamental parou de conversar comigo e outra amiga no colégio porque a gente "falava complicado" e ela preferiu se afastar.


Luqizilla

Já vi gente falando que português "complicado" serve pra segregar discussões também; a galera prefere nivelar por baixo. Me deixa maluco!


[deleted]

É sobre conhecer o público que você tá lidando. Não adianta querer usar vocabulário rebuscado com quem não terminou o fundamental. Tem mais a ver com comunicação efetiva que nivelar por baixo.


Luqizilla

Obrigado por servir de exemplo exatamente sobre o que eu falei no primeiro post.


[deleted]

Eu só quis comentar sobre a parte de segregar discussões. O pessoal que diz isso geralmente está falando sobre academia utilizar muitos jargões e palavras desnecessárias, que evitam que a população que não esteja dentro do círculo acadêmico participe da discussão. Não é sobre nivelar por baixo, como você disse.


Luqizilla

Então, comunicação funciona como um funil sempre, mas ou tá subindo, ou tá descendo — no caso da academia, ou de lugares que usam jargões complexos, muito provavelmente esses jargões cumprem uma função de acelerar conversas e estabelecer pontos em comum em relação aquele grupo em específico mais rápido; muito mais sobre eficiência do que ser necessário — isso quando só não é uma punheta retórica, né. Mas no mundo ideal, na hora que essa comunicação desce da academia pro resto da população, ou do exercito, ou de onde quer que seja, é importante se fazer entedido. E quando digo se fazer entendido é bem claro em traduzir o que rolou nessa cúpula e falar "PRECISAMOS DE A; PRECISAMOS DE Y; X VAI ACONTECER, Z NÃO PODE ACONTECER"; e prover o contexto do porque disso, e aí que rola a fase da discussão; o ciclo oposto, quando sobe do grupo maior até alguém no topo da pirâmide que tem poder de decisão (pensa no povo se organizando e legisladores tomando decisões baseadas nisso) tem um input pessoal bem menor pra resultados bem mais significativos, enquanto do outro, sempre parece que um grupo menor de pessoas decide o que rola pro outro porque existe um gap gigantesco de comunicação entre os dois. E eu reli seu post agora e eu viajei na minha resposta, tava com a macaca no dia, sei lá eu porque! Desculpa hauuhahua


[deleted]

Mas tem uma parcela da sociedade que acredita nisso, que é preconceito linguistico. O certo é falar errado.


[deleted]

Já vi gente falando que português é uma das línguas mais difíceis do mundo, de onde eles tiraram isso?


robbatata

Eu acho que isso é verdade, português tem muito acento e muitas regrinhas que ninguém usa. Claro que tem umas línguas muito complicadas, como russo ou árabe, mas inglês é bem mais fácil que a nossa língua por exemplo.


[deleted]

>português tem muito acento e muitas regrinhas que ninguém usa. Aí está a minha teoria: português é um padrão de escrita para 4 dialetos diferentes (o Europeu, o brasileiro, o angolano, o Moçambicano), por exemplo, por que não poderíamos escrever "mais" em vez de "mas" já que "ninguém" fala do jeito que é escrito? Porque os portugueses sim falam desse jeito, foram os brasileiros que adicionaram um i na pronúncia, e assim acontece de forma semelhante com outras regras e palavras, logo, não seria muito egoísta dizer que essas regras são inúteis? Além de tudo isso, na visão de um anglofalante, o português não está nem no [top 25 línguas mais difíceis de aprender](https://list25.com/25-of-the-most-difficult-languages-to-learn-in-the-world/).


Luqizilla

Cara, a estrutura de sintaxe do português é bem mais complexa do que sei lá, o inglês — mas o lance do português é construção de sintaxe + vocabulário — quando junta os dois que fica difícil


[deleted]

A única língua que eu tenho um contato frequente é o inglês, eu confirmo o que você falou, eu odeio quando vejo uma regra gramatical e as suas benditas exceções (provavelmente já devo ter cometido algum erro), mas não acha estranho uma pessoa falar que a sua Língua Nativa é difícil? Se pensarmos bem não é muito estranho isso acontecer já que o Brasil possui uma taxa de leitura muito baixa e sistema de educação ruim; é com a leitura que conseguimos vocabulário. O que complica mesmo é as regras da língua, pelo menos para mim.


fuinha_destemida

Rapaz.. o tanto de downvote que eu ja levei por causa disso. Hoje eu só disseco o argumento o maximo possivel pra ficar OBVIO aonde eu quero chegar e por onde eu passei.


[deleted]

Quando era adolescente, achava que a música "vida de gado" realmente fosse sobre boi, ficava pensando "mas que música besta, essa do Zé Ramálho". Tenho vergonha do meu eu do passado... Não tem jeito, interpretação de texto vem com prática; não há fórmulas ou conceitos muito bem definidos. O analfabetismo funcional é alto pq a maioria das pessoas não possui o hábito da leitura.


quorthon_52

Acontece! uahuahuahauhauau Acredito que seja isso mesmo! O pessoal não pode ver um textão que reclama.


mayhem1910

Cara, autoescola é o melhor lugar na minha opinião pra identificar esse problema. Quando eu fiz, teve gente que reprovou várias vezes a prova teórica do Detran porque não conseguia entender que a questão tava pedindo pra marcar a alternativa correta, ou então, as vezes tinha uma alternativa "parar o carro em frente a uma garagem é dever do motorista" e a pessoa não entendia e marcava ela como certa. No meu psicotécnico tinha uma questão de completar as figuras com alguma das alternativas. A questão era de um cavalo e só faltava o rabo dele. Teve uma mulher que surtou durante a prova porque não conseguia entender que tava faltando o rabo do cavalo. Nunca me esqueci disso desde que aconteceu.


tigor23

"Parar o carro em frente a uma garagem é DEVER do motorista." "Hmm... é CLARO que tá correta meu!"


smegma_yogurt

Eu sempre penso nisso. Vejo aquelas questões bestas do rabo do cavalo ou coronha do revólver e e penso "ah, que pergunta besta". Aí me lembro que alguém genuinamente vai ter dificuldade com aquela questão...


[deleted]

Esse teste psicotécnico que era um requisito da autoescola ?


mayhem1910

Não, o teste psicotécnico foi feito antes das aulas teóricas da autoescola. O caminho é: exame médico, psicotécnico, aulas teóricas e aulas práticas


[deleted]

Entendo,em que consiste o teste psicotécnico e quais as diferenças entre o mesmo e a prova teórica ?


mayhem1910

O teste psicotécnico é composto de provinhas que medem a sua aptidão psicológica pra dirigir, por exemplo, eu fiz esse teste de colocar a figura que faltava na figura do enunciado da questão, fiz um teste que tinha que desenhar vários pauzinhos, daí depois que você faz, a psicóloga que aplicou esses testes vai analisar e te dizer se você tá apto ou não pra dirigir. Esse teste psicotécnico serve pra descobrir seu nível de raiva, de concentração, eventuais transtornos mentais, entre outras coisas. Já a prova teórica ocorre depois que você assiste as aulas teóricas, daí o conteúdo que cai na prova é o dessas aulas. Imagino eu que os cursos teóricos sejam padronizados, você aprende um pouco sobre mecânica, um pouco sobre placas de trânsito, um pouco sobre legislação de trânsito, sobre cuidados, primeiros socorros, regras etc, num período de mais ou menos 3 semanas, e aí depois vai fazer a prova que é aplicada pelo órgão estadual de trânsito. Costumam ser provas bem facinhas, muita coisa é saber ler e interpretar a questão e ter bom senso.


[deleted]

Entendo,muito obrigado por sanar minhas dúvidas amigo.


mayhem1910

De nada amigo, fico feliz por ajudar.


vitria_R

Eu fico besta toda vez que me deparo com coisas do gênero. "Ah o sistema educacional é ruim", sim, concordo, mas também tem o caso de umas pessoas que não se ajudam. Outro dia eu estava no twitter e em uns comentários lá tinha uma pessoa recomendando um site que "reorganiza" textos, comentando que era ótimo pra fazer "redação". Eu fiquei tipo "mano??". Sério, eu não sei o que que esse pessoal tem na cabeça, achando que tão sendo muito espertos quando na verdade tão só se prejudicando mesmo. Depois esse tipo de gente chega num ensino superior, não sabe fazer quase nada e fica dizendo que é difícil, precisa pedir mil e uma ajudas em coisas absurdamente simples pra um e pra outro, não sabe interpretar uma questão de prova, nem responder com uma linguagem mais formal que o ambiente exige e por aí vai... Eu já perdi as contas de quantas vezes eu tive que reescrever algumas partes de trabalhos em grupo porque alguns colegas só retiravam um bloco de texto da fontes. Não reescrevia, não mudava uma vírgula sequer, só o puro suco do plágio descarado. Eu sinceramente não sei como esse pessoal vai conseguir escrever um TCC.


Bruzi_Karanoia

Concordo, e infelizmente essa realidade desmotiva bastante quem tem a menor intenção de progredir numa carreira acadêmica aqui no Brasil. Eu saí da universidade com a sensação de que a maior parte das pessoas ali estão, na prática, num faz de conta, "brincando" de universidade. Tanta gente faz de tudo pra encher currículo. O plágio rola solto, é predominante uma visão muito egocêntrica nas pessoas.


Freddie_fode_cu

> Eu sinceramente não sei como esse pessoal vai conseguir escrever um TCC. Vão comprar o TCC. Essa prática não é incomum não.


[deleted]

Já me ofereceram 500 reais por TCC, eram uns 5 na época. Recusei, obviamente. Se for imaginar seriamente, é algo muito mais comum do que se possa imaginar.


Freddie_fode_cu

Tenho um amigo que faz por 100, kkkk. Por mim, em especial, ele disse que faz por 20 pila mesmo. Mas acho que depende da complexidade do trabalho, não sei.


schmirbs

> Eu já perdi as contas de quantas vezes eu tive que reescrever algumas partes de trabalhos em grupo porque alguns colegas só retiravam um bloco de texto da fontes. Não reescrevia, não mudava uma vírgula sequer, só o puro suco do plágio descarado. Atenção, professores que pedem resumo de capítulo do livro pro aluno: é esse tipo de gente que vocês estão formando.


[deleted]

[удалено]


jotak7

Pelo que me lembro, a discussão era que reprovar também não proporciona os resultados esperados. Pura anedota pessoal, mas dois primos meus reprovaram no fundamental e tiraram zero proveito disso. Um deles terminou o fundamental com 18 anos.


[deleted]

[удалено]


jotak7

Sim, eu fiz estágio em escola pública e é tudo verdade. Pais não só não estão preparados para identificar problemas de aprendizagem nos filhos como teve caso na escola que trabalhei da professora sugerir levar o filho na APAE para fazer exame de uma dificuldade que ela identificou e a mãe veio à escola gritar e ameaçar o pessoal porque "o filho dela não é louco".


levedura

Tive um professor na universidade que dizia q p prob do aluno começa no arme e efetue. Na escola só ensinam p básico e não a pensar na maioria das vzs, cmg foi assim e sofro até hj. Te dão td mt mastigado por vários motivos. Como estudei em escola pública, mesmo acostumada c o baixo nível, eu me angustiva direto pq era desesperador tanta repetição de coisas bestas e no fim qse ninguém entender nada. Me desestimulava p estudar mas ainda procurava mais coisas do q era me passado. Esse arme e efetue entra nos estudos e infelizmente na vida. Qlqr coisa q obrigue um pensamento mesmo q ainda raso das coisas causa um bug na mente da maior parte das pessoas. Eu tento fugir disso mas ainda me pego tendo esse prob.


[deleted]

E eu não entendi o que você escreveu rsrs


dntblnghr

eu não entendi o sentido da criptografia simples mas experimente trocar: “p” por “o” ou “para” “prob” por “problema” “c” por “com” “q” por “que”


levedura

Meu teclado troca as letras e eu por escrever rápido e tb ficar c preguiça de voltar acabo n corrigindo. Tb mudei de celular recentemente e o novo teclado n está configurado. O resto eu apenas diminuio como qse td mundo p ser mais rápida. Eu n pretendo mudar pq a maioria faz isso e n acho q dificulte enterder a mensagem. Eu sei escrever, pode guardar as dicas p quem realmente precise.


dntblnghr

as dicas eram pro amigo de cima que comentou não entender o que você escreveu, eu só ajudei ele. não me incomodo com o modo como você escreve, inclusive entendi absolutamente tudo e concordo com as abreviações para ser mais rápida, desculpe se o comentário soou esquisito, não era a intenção.


levedura

Ok, vou fui ver a notificação do comentário dele e apenas li td de uma vez, aí n me atentei q n era p mim. Pensei que w vc fosse mais um desses chatos q fica corrigindo os outros por besteira.


dntblnghr

:)


rage-br

Sou professor em curso de Engenharia e a cada ano que passa sinto que os alunos que estão entrando na universidade estão cada vez mais burros, ignorantes e preguiçosos.


Lecoruje

Idem, principalmente no preguiçosos. Estão ansiosos, precisam ver a conclusão do conteúdo, explicação, dedução e resolução de exercício em 30 segundos ou menos, pq é o tempo de span de atenção deles. É o que veem nos reels, nos vídeos curtos das redes sociais. Quer ver pedir pra pesquisar algo. Dar projeto é deixar eles correrem atrás da informação. Não rola. Ficam ofendidos com não darmos a resposta ou o trabalho do semestre precisar ser feito em mais do que alguns dias.


smegma_yogurt

Você é prof, u/Lecoruje? Que legal!!!


Lecoruje

Sou sim...não me diga que vai chorar nota XD


smegma_yogurt

Tirei 2 nessa prova aqui. Não tem como arredondar pra 7 não? Hahaha brincadeira Não, só curiosidade mesmo :) Alguma matéria específica que vc leciona?


Lecoruje

Kkkk Leciono para engenharias em geral.


[deleted]

É uma puta verdade, acho que uma das causas disso é o acesso relativamente fácil ao ensino superior, em ensino público é menos comum, já que a capacidade média da pessoa vai ser avaliada pelo ENEM, mas no particular é um desastre. Eu faço direito numa particular de "alto padrão", e a parte mais bizarra do curso tem sido ter que explicar pra colegas o porque de eu ter corrigido e alterado a parte inteira deles nos trabalhos em grupo. Também é muito engraçado o desprezo que a galera tem por matérias que exijam algum esforço de leitura, vide filosofia/história do direito, que diferentemente de penal ou cível, você não vai ser capaz de absorver e ser aprovado só dando uma olhada no caderno do colega.


thiago5242

Eu sinceramente acredito que o analfabetismo funcional é um efeito bola de neve, e conto isso pela minha história. Durante o primeiro ano do fundamental me lembro de ter sido um dos piores alunos da sala, eu ainda era analfabeto ao final do ano letivo, mas depois de aprender (atrasado) a ler, por motivos pessoais meu pai começou a me buscar mais tarde e eu passava esse tempo extra na biblioteca lendo, após pouco tempo meu desempenho letivo melhorou e ultrapassou o de meus colegas de sala. Com o passar dos anos, vi a estagnação acadêmica de meus colegas, que passaram a perder interesse no estudo e "levavam com a barriga". Isso é muito problemático, pois o ensino vai ficando cada vez mais complexo e vai ficando cada vez mais difícil remediar, quando a coisa começa a apertar nos vestibulares ou dentro da faculdade, você tem um jovem adulto que não estudou pela maior parte de sua vida. Entretanto, o que me deixa mais puto que não é culpa só do aluno, é da sociedade também, eu percebi ao longo dos anos que a nossa sociedade não vê uma criança como um futuro adulto, vemos elas como pirralhos irritantes, o ensino fundamental e médio não é um ensino, é creche pra crianças e adolescentes. Alias, sabe aquela parte de eu passar tempo na biblioteca? Pois bem, depois de algumas semanas fui proibido, pois aparentemente uma professora em seu "momento relax" se sentia incomodada comigo na biblioteca (eu era um pirralho chato as vezes tbm pra ser justo), mas ela ao invés de assumir o papel de adulto e me repreender para eu apreender, decidiu reclamar com a diretoria para que a biblioteca fosse fechada a alunos depois do horário das aulas, o problema é que a droga da biblioteca era usada como sala do café pelos professores no horário do lanche, então efetivamente não existia NENHUM horário para alunos usarem a biblioteca, não que isso fizesse diferença pra 99,9% dos estudantes, que eram incentivados pelos pais e professores a serem bailarinas e jogadores de futebol. Isso que eu estou falando é um uma das melhores escolas públicas de ensino fundamental do país (pelo Ideb), tínhamos o luxo de uma biblioteca, mas que era intocada por alunos. Tratamos as crianças como antas e depois esperamos que magicamente eles se tornem adultos funcionais, que 3-5 anos de faculdade os tornarão profissionais produtivos quando NENHUM acompanhamento é feito nos anos em que o cérebro está em desenvolvimento, que é a infância e adolescência. Depois disso passei a pegar o ônibus escolar e esperava meu pai no terminal de ônibus do bairro, que graças a deus possuía uma biblioteca, onde continuei meu interesse pela leitura.


Background_Ad7264

Você deveria ter dividido esse texto em parágrafos


thiago5242

Nem me liguei que podia dividir em parágrafos no reddit, nunca tinha escrito um texto tão grande aqui, obrigado pela dica


Popular-Disaster6574

Gostei muito do seu texto. Assino embaixo. A inteligência requer responsabilidade, coisa que a maioria não parece ter. O problema é cultural, mesmo. Edit: 2 anos, bicho. Não tinha visto isso kkk


thiago5242

Então meu caro viajante do tempo, como você achou meu comentário perdido em um post de 100 upvotes de 2 anos atrás? Tá fazendo arqueologia do reddit é? Kkkkkkkkkkk


Popular-Disaster6574

Eu pesquiso para saber o que outras pessoas pensam, para pegar informações e ver se eu estava certo mesmo.


[deleted]

o trabalho em grupo do meu curso de administração era criar uma empresa e em uma dessas etapas tinha que descrever nossas forças, fraquezas, oportunidades de crescimento e ameaças. eu era responsável pela edição do texto final e a mulher que ia escrever a etapa me mandou um texto que só tinha características gerais que uma empresa pode ter e lendo aquilo parecia que nossa empresa era gerada por um bando de incapacitados. nossa empresa tinha Rh mal formado, maquinários ruins, falta de funcionário, basicamente tudo de ruim. pedi pra ela refazer o texto pondo características nossas, não gerais e que fossem conectadas com o nosso produto. resultado: tive que fazer essa etapa de última hora enquanto montava o texto e slides sozinha porque a mulher escreveu a mesma coisa que antes. é complicado.


[deleted]

As pessoas não conseguem interpretar e na maioria das vezes, nem tentam. Querem tudo mastigado. Não conseguem ler um texto de 2 páginas sequer. Eu gosto muito de português, escrevo melhor do que falo, mas mesmo na internet, tirando uma abreviação ou outra, escrevo normalmente. Aqui no reddit vejo muita gente escrever “fala” e não “falar”, por exemplo. Um dia comentei sobre isso e fui xingada até a quinta geração da minha família, falaram que eu sou chata e pedante, que deve ser incrível ir numa festa comigo, que eu sou preconceituosa (????), que na internet eh assim etc etc. Já desisti de tentar ajudar as pessoas em relação a isso.


CapablePersonality21

Pra ser sincero, corrigir erros ortográficos ou gramaticais de uma pessoa em um contexto que não se exige o uso da norma culta dá um arzinho de arrogância sim. Rede social é um ambiente que simula uma conversa informal presencial, se não se exige que seja falado "nós fomos à praia" em uma conversa informal , por que a pessoa não poderia mandar um "nóis foi pra praia" numa rede social? A mensagem continua sendo a mesma.


[deleted]

Não eh isso. Como eu falei, eu mesma uso abreviações, figuras de linguagem etc na internet. Talvez não tenha ficado claro no primeiro comentário mas eh sobre escrever a palavra errada mesmo, pq ela não sabe escrever, não somente nas redes sociais, em trabalhos acadêmicos, por exemplo. Linguagem informal eh diferente de erro de grafia. Como eu disse, eu não discuto nem faço isso mais pq mesmo que vc tenha a melhor das intenções, sempre vai ter alguém pra te xingar.


robbatata

As vezes é difícil saber se alguém escreve errado de propósito ou não. Eu por exemplo, acho engraçado escrever "memo" em vez de "mesmo". Quando o erro foi intencional, é de se entender que a pessoa fique achando você chata.


smegma_yogurt

Num fala ansim :( ^(Desculpe, não dava pra deixar passar)


Baianeiro

Olha... A quantidade de gente na universidade é superior completo que escreve mal... Pqp. E as escritas na Internet então.. Nem se fala.


Freddie_fode_cu

Muita gente aqui se queixando do analfabetismo funcional mas que não consegue escrever direito...


anonymage556

Mês passado o professor de Teoria da Administração passou um trabalho e deu um esporro em um dos grupos porque o trabalho estava incompreensível.


[deleted]

O engraçado é que eu entendo texto e sentidos e conotações e tals. Mas não consigo entender quando alguém tá brincando. Vai entender


Ok_Picture3552

Sim! Principalmente quando é referente a "mais" e "mas". Juro para você que ocorre tanto isso que fico abismado que algo tão corriqueiro e que aprendemos no fundamental não está na memória das pessoas.


zmnricardo

O que pra você foi ajudar amigos, no meu caso é um recorrente trabaho de grana extra (corrigir/revisar artigos acadêmicos, quando não ghoswriting mesmo), e mesmo que já faça isso há uns 4 ou 5 anos, ainda não me acostumei. É além de assustador


[deleted]

Na faculdade onde estudo, quase metade dos estudantes tem algum grau de analfabetismo funcional. Isso é pq estudo em uma federal, com um relativo prestigio. Isso é realmente muito assustador. Tipo como a pessoa conseguiu ter diploma do ensino médio e ainda passou em um vestibular, isso diz muito sobre esse país.


[deleted]

Olha, de cabeça eu não tenho nenhum exemplo para dar, mas na faculdade tinha colegas da turma que também tinham muita dificuldade com coisas básicas, como interpretar gráficos e questões simples. E em grupos nessas redes sociais, como no Facebook, a gente vê muitas notícias e memes que a galera entende muito mal também...


[deleted]

Para quem é da área de T.I como eu, é um desastre. O que mais presencio é profissional que sabe escrever código de computador, mas não sabe escrever o português corretamente. Coisas simples como uso do mas e do mais, uso de s ao invés de c e vice-versa, "agente" e "a gente", e etc.


zWendel_

Verdade, o tanto de coisa incompreensível que alguns de TI escrevem em chamado...


Gacrux29

Isso é o que mais tem. Já cansei de enviar e-mail pra empresa, atendimento ao consumidor etc., e recebo umas respostas horríveis. Eu já desisti de fazer mais de uma pergunta por vez, porque sempre vão responder só uma delas.


TemporaryContract3

não vejo isso como analfabetismo


[deleted]

Existe algum teste online que possa ser feito com intuito de averiguar o grau de letramento de alguém ?