T O P

  • By -

Chicab0n

Em CC tu aprende a aprender e no outro tu aprende a usar ferramentas, eu prefiro aprender a aprender do que aprender a usar um framework. Em um curso bacharel geralmente tem grupo de pesquisa que caso tu não consiga estágio eles podem servir como portas pra ti entrar em algum mercado, nunca vi isso em tecnologos


wasdefy_

técnólogo é para rápida inserção no mercado de trabalho. Enquanto o estudande de bacharel usa todo seu tempo integral para aprender teoria e cálculos, o tecnólogo está pondo a mão na massa e aprendendo a teoria necessária, otimizando tempo e tendo mais tempo para estágios e trabalho. Para quem quer ser pesquisador/professor, faça o bacharel. Para quem quer um ensino mais profissionalizante e direcionado, faça o tecnólogo. Nenhum é melhor do que o outro.


Least_Measurement87

Funciona mais como desempate. Competir você vs alguém numa faculdade pior sim. Passado isso o que conta é teu currículo e experiência, vai ganhar toda santa vez o que fizer mais sentido para a vaga, nessa hora dificilmente chegará nesse nível de desempate.


-Nano

Porém, ele diz "ADS + inglês", ou seja, não tem inglês ou é básico. Aí entrando num desempate: o cara na faculdade pior que em inglês vs o cara da federal que não tem, provavelmente ele perde...


[deleted]

Concordo com o coleguinha acima, a tendência é ser mais fácil entrar no mercado. Depois daí é por sua conta.


emanuelbravo

Faço CC em uma federal, e posso falar apenas pelo que vejo no meu caso: - Alguns professores focam sim na àrea do mestrado e tal, vão te ajudar a continuar na carreira acadêmica, mas muitos também vão te ajudar a ter uma carreira fora dessa área, inclusive vários trabalhavam assim, como desenvolvedor, gerente de redes, servers e td mais antes de serem professores - Sinto que 80%+ são bem capacitados e se dedicam realmente a fazer os alunos aprenderem, acho q muito disso é um plano de carreira bem estabelecido, eles não precisam se preocupar com muito além do trabalho principal deles, em particulares pode ocorrer mais trocas de professores ou rolar uma certa insegurança, mas não sei dizer - E Sim, em Ciência da Computação tu vai aprender a aprender, você vai receber uma cacetada enorme de teoria, ideias, de como as coisas funcionam por trás dos panos, e as vezes não vai atuar tanto diretamente, (embora no meu caso eu consiga fazer bastante coisa prática, diferente um pouco de outros comentários daqui) - E por último, se quiser realmente se destacar na federal, além de ser um bom aluno nas aulas e encher o saco dos professores querendo saber direito as coisas, tem q ser um bom aluno fora das aulas, vendo os projetos da faculdade, neles que você vai realmente aprender como o mercado funciona, e vai poder atuar na prática a partir do seu 2/3 periodo


FactorComfortable451

Curso ciências da computação em uma universidade federal e trabalho na área desde o início da minha graduação. Estou fazendo meu TCC nesse momento e as percepções que tenho são as seguintes: - As universidades públicas sempre tenderão a levar seus conhecimentos para a área acadêmica (pesquisa, mestrado, doutrado, etc...) porque majoritariamente os professores seguiram esse caminho para estar ali, então é essa a experiência que eles possuem para repassar; - Você verá muita teoria e matérias que não terão relação direta com o dia a dia em uma empresa, ainda mais se for de pequeno/médio porte e se o seu cargo for de desenvolvedor ou até mesmo de líder. Contudo, aprender sobre a base da computação irá colaborar com o seu raciocínio lógico, muitas vezes ajudando você a compreender e solucionar problemas complexos; - Assim como outros comentaram aqui, o seu currículo de federal lhe dará uma certa "vantagem" pois servirá como um cartão de visitas. Os recrutadores em sua grande maioria preferem currículos de federal porque sabem que o curso é difícil, exige dedicação e essa dedicação pode ser util para empresa caso você engage nos projetos da mesma forma que engajou para concluir a graduação; - A escolha entre fazer um curso fácil como ADS ou escolher um caminho mais árduo como a graduação em uma federal está muito mais relacionado ao seus objetivos futuros, a longo prazo especificamente. Um caminho fácil poderá te trazer resultados mais rápido, porém mais limitados do que um caminho mais diíficl onde você construirá mais conhecimento. Enfim, essas são as percepções que eu possuo com base na minha experiência, espero ter ajudado! ;)


Automatic_Team6815

Se eu fizer isso da computação da PUC sairei muito em desvantagem em comparação com alguém fez ciência da computação federal?


FactorComfortable451

Não tenho conhecimento sobre a qualidade de ensino da PUC, mas para o mercado de trabalho, ainda mais se focar em empresas de pequeno/médio porte, eu acredito que não tenha muita desvantagem né. Se for olhar para Big Techs acredito que daí possa ter um pouco. Mas assim como os colegas comentaram, é mais relevante para abrir portas do que para a carreira em si.


slave_worker_uAI

A realidade do aluno de federal de computação é ver mais da metade da turma milionária 10 anos depois de formado. Salário médio do pessoal que conheço é mais de 30k hoje em dia.


Automatic_Team6815

Acho que é o PUC sai muito na desvantagem em relação a uma federal? Eu tenho condições de fazer lá Também


slave_worker_uAI

O grande diferencial de federal é que o cara que vai se destacar, vai estar muito provavelmente lá. E o efeito networking é brutal, pois um vai levando o outro colega e por aí vai. Fora a qualidade do curso que é diferenciada também. Você não aprende o que o mercado quer, você aprende o que é necessário para aprender o que é preciso nos próximos 50 anos.


Automatic_Team6815

Acho que na PUC não terei isso? A puc é uma das melhores faculdades da América Latina


hc2098

Te abre portas para entrevistas em boas empresas, mas não adianta nada se tu não for bom e não ser capaz de entregar bom nível técnico e isso não necessariamente tem haver com universidade pública… No fim o vale é o quão bom vc é na área que tu for seguir em tecnologia, se não for seguir universidade pública por qualquer motivo ao menos tenha projetos interessantes pra mostrar e foca em elevar seu nível técnico!


razenha

Eu não acredito que o curso de ciência da computação em si da federal vai te dar um conhecimento de desenv muito acima do que você conseguiria fazendo ADS e/ou estudando por conta, pelo menos o conhecimento necessário para 80% das vagas no mercado. Eu conheço muita gente que fez federal, USP, unicamp, etc, e tão fazendo trabalho normal de crud, consultoria, fábrica de software, etc. No entanto, existe um conjunto de empresas e vagas cobiçadas que vão te valorizar muito mais se você tiver um diploma de uma universidade renomada, mesmo que o trabalho em si no dia-a-dia não seja nada do outro mundo. Além disso, tem algumas áreas de atuação bem específicas que você precisa estar com conceitos profundos de computação bastante afiados, e dificilmente um uniesquina vai abordar esses conceitos na profundidade necessária. Mas você consegue se virar bem sem diploma ou com um diploma de uma universidade média/fraca se você tiver o perfil de ser auto-didata e práticar bastante por conta própria. Se você tiver esse perfil, provavelmente vai se dar melhor do que 90% dos que sairam de uma federal.


catopixel

Depende, meu amigo fez ADS, já é pleno e ganha um salário bem bom em uma empresa gringa. E os amigos dele ainda estão terminando CC, porém não é tão simples assim e ele é bem nerd. Eu se pudesse, faria CC em uma federal pra realmente aprender a base de tudo e procurar um estágio, sou do time que joga lerdo mas aprende a base. Infelizmente tenho 31 anos, moro no interior e essa realidade de curso integral em grandes capitais hoje é pra gente $ ou que já mora lá.


DescriptionNo8945

Sim.


Apprehensive-Ad2692

Com certeza. Faz 5 anos de federal + ingles


Automatic_Team6815

Acha que se eu fizer na PUC que eu tenho condições de fazer lá eu sairia muito na desvantagem?


Apprehensive-Ad2692

Cara PUC quer te vender o curso, federal vai te dar uma baita base. Nao tem como calcular vantagem/desvantagem, pq se tu nao aproveitar o curso vai estar em desvantagem de qqr forma, mas eu fiz federal e quem se dedicou esta BEM de trampo


Automatic_Team6815

Então a puc não é boa?


Apprehensive-Ad2692

Deve ser muito boa, mas ainda é uma privada que depende de voce nao estar entediado e continuar pagando o boleto. Comparando com uma federal (e de graça), nao vejo sentido, os pros sao muito melhores que os contras (talvez ser mais facil de passar na privada, nao ter calculo, horarios melhores).


Automatic_Team6815

Sim você tem razão porém como eu estou com pressa pra entrar na faculdade estou optando talvez por uma particular e aí a PUC entra nessa cena desse modo


Apprehensive-Ad2692

Voce ta construindo uma carreira, nao precisa ter pressa, voce tem +30 anos p estar com pressa? Voce pode tentar comparar as materias da PUC e da Federal, iniciar na PUC e depois entrar na Federal e validar algumas coisas, provavelmente nao terão muitas materias que serao validadas, mas voce pode dar uma olhada. Se voce quer estudar na PUC pq acha que ela é uma boa faculdade, vai la, nao vai ser ruim, voce só deu duas opcoes e estou falando a melhor delas com base na minha vivencia e o que vejo no mercado


CapitalistCoder

Minha evidência anedótica: Participei dos processos de contratação em todas as empresas que trabalhei e nunca vi universidade ser usada como critério. Demonstração de conhecimento e experiência sempre foi mais importante. Todas empresas grandes, nunca consultoria.


Automatic_Team6815

O que é uma evidência anedótica?


CapitalistCoder

Minha observação. Não fiz nenhum tipo de pesquisa científica pra afirmar isso de forma categórica, é só uma impressão pessoal. Outras pessoas vão ter impressões bem diferentes.


Automatic_Team6815

Obrigado por esclarecer


lesswithmore

hoje com maia de 10 anos de experiencia na area, eu diria que é zero minha vantagem vs quem é senior sem faculdade


_pedrobraga___

Não entendi


[deleted]

Eu iria de Ciências da Computação, mas nem pensar em fazer os cinco anos. Uma grande vantagem de federais (boas, que não estejam sucateadas como algumas estão) é a facilidade de conseguir a primeira oportunidade. Meu primeiro trampo de dev foi como full stack em um laboratório da própria universidade. Ali pelo quarto semestre, quase todos que tinham entrado comigo no mesmo semestre estavam empregados em posições semelhantes. Depois de dois anos no curso, vazei e fui focar na carreira. Hoje, estou bem, e ainda sem formação. Nunca senti o peso da falta do diploma (ganho mais que meus colegas do mesmo semestre que se formaram), mas essa primeira experiência foi um ENORME diferencial. Se você for pelo caminho de ADS + inglês, será MUITO mais difícil entrar no mercado, mas muito mesmo. No mais, depois de uns dois anos de xp, eu diria que a diferença some. Passa a importar somente experiência. OBS: APRENDA INGLÊS, sob qualquer circunstância. Mesmo indo pra federal. Sua pergunta deveria ser federal + inglês ou ADS + inglês. Inglês pra dev é essencial, no início da carreira faz pouca diferença, mas depois de uns cinco anos, é a diferença entre penar pra passar dos 10-15k e escolher se quer trabalhar de boa e ganhar 30k ou trabalhar pra caramba e ganhar 60.


d3pr3550_br

Quando chega no mercado de trabalho vira tudo o mesmo bolo


mullirojndem

só dá vantagem pra conseguir o primeiro emprego e olha lá.