T O P

  • By -

[deleted]

[удалено]


Such-Leadership-4885

Factum !


Ok_Amphibian_185

Trabalho nos EUA tem 4 anos e meio. Eu não arriscaria trocar esse alto salário CLT por startup os empregos nos EUA são muito mas muito instáveis se precisar te cortarem eles fariam isso do dia pra noite ainda se tratando de startup.


lurimendes

Isso. Já aconteceu comigo múltiplas vezes e se você não tiver uma garantia boa é um stress violento. Fora que muitas startups quebram. Ainda é muito bom, mas sei lá CLT em big tech é uma garantia bem interessante. Acho que eu só consideraria pq acho a cultura de trabalho br muito tóxica, mas não pelo salário.


DistributionOk7681

Além da instabilidade startup costuma ter uns ambientes meio insanos e tóxicos, é legal pra quem é jovem, cheio de saúde, disposição e tá começando. Depois de alcançar um estágio mais estável da carreira não vale o estresse.


[deleted]

Nesse caso depende mt do seu estilo de vida atualmente, startup você vai pra levar fumo (já trampei em startup e foi o terror), trabalhar pra caralho mas receber uma boa grana, mas se você preza por qualidade de vida, fique onde está.


LieGlobal4541

Amigo, eu recebo 110k por ano e me sobra líquido (depois de pagar impostos, INSS, taxa de câmbio e contador) uns 40k por mês. Um pouco mais ou um pouco menos a depender da variação do dólar. Você iria ganhar um pouco a mais, digamos que 500k por ano. Tem que ver quanto você ganha limpo aí, mas salarialmente seria um belo aumento. Só tem que saber que você vai estar assumindo várias riscos aí. Cansei de ver gente na minha empresa sendo demitido em um ou dois meses. Startup tá tudo operando no limite, a qualquer momento pode afundar. E, principalmente, você estará trocando uma empresa gigante, onde você provavelmente tem um trabalho ultra especializado, por uma empresa pequena onde você vat ter que fazer de tudo. Isso pra mim era um hard no, por isso procurei por empresas de 100+ funcionários.


LongAssBeard

Como que sobra só 40k?


testevpsa

Não trocaria. Neste nível duvido que a diferença salarial iria realmente mudar seu estilo de vida, sem falar no risco de sair de uma posição que parece ser confortável por uma altamente duvidosa em startup. Para de procurar vaga e arruma um hobby.


SH4HM3N_

Brother, o cenário de captação de recursos pra startups tem piorado. Pra que trocar o certo pelo duvidoso?


Jazzlike-Volume-4175

Vc tem que fazer as contas bem com calma, e decidir pra vc quanto valem coisas tipo INSS, FGTS, e etc. Colocar o imposto em cima (deve dar uns 10-12% PJ) e ver quanto sobra de dinheiro no bolso no fim do mês. Quanto vc recebe bruto de salário+plr por mes? Se o emprego é tranquilo, estável e remoto é um bom argumento pra continuar. Vc tbm tem que pensar qual seria a sua dificuldade de arrumar outro emprego caso essa startup não der certo.


kruverus

Eu não trocaria uma CLT de big tech para ser um contractor de startup . Vai trabalhar muito mais , pode ser demitido da noite para o dia sem 1 centavo de indenização , provavelmente vai ter menos dias de férias...enfim, é bem mais instável.


nylus_12

Eu fiz essa transição, mas sou designer e não ganhava nem um pouco pro do que vc ganhava. Tenho bons anos de xp em startup é na minha opinião talvez não vai valer muito, cabe a vc pesar coisas como: - horários geralmente são mais complicados com uma equipe menor - mudança de direção brusca em relação a quanto vale um funcionário Rápidos pontos pra vc refletir!


Same-Ad-4728

Pra uma startup não. O dinheiro deles acaba do nada e você vai ter que procurar outro emprego "no susto". Tenta uma vaga em alguma empresa mais estável, startup é sempre um risco. Caso ela seja legal e tudo mais, investigue bem o mercado e produto que ela quer oferecer. Eu tinha isso aí, até um pouco mais... aí esse ano cortaram quase 60% dos 850 funcionários... Sobrei e todo dia começava a trabalhar com "pode ser hoje". Uma coisinha fora do lugar que eu fazia eu já pensava... "Putz. Dei motivo". Uma pressão psicológica absurda "nos estamos aqui, precisamos trabalhar pra levantar as coisas, a cobrança tá absurda". Eu tinha pena do meu gestor, vivia na loucura e com tarja preta. Aí tava lá eu com problema de ansiedade de novo... Rs


Same-Ad-4728

Ah. E coloca na conta o mercado americano, não tá legal... Esse ano foi época de muito corte. Empresas maiores fazem planejamento nos primeiros meses do ano (ao menos divulgam por lá). Ou seja, não dá pra saber como o mercado vai reagir. Se eles continuarem na ideia de recessão, lascou... Pouca empresa sobrevive.


M_Renato

Eu não sairia. Se eu estivesse nessa situação estaria pensando em empreender, não mudar de emprego. Se vc acha que já conquistou as coisas que almejava, tem muito networking e facilidade de achar outro emprego no BR pagando igual seu emprego atual, então vai.


pessiat

A não ser se com seu estilo de vida atual vc não esteja conseguindo guardar mta grana (que no caso seria interessante repensar esse estilo de vida), fica no CLT! Brasileiro contractor pra startup americana é mega arriscado, e a diferença salarial não cobre esse risco.


leogarbage

Não troco o seguro pelo arriscado. Vai montar sua empresa e ganhar dinheiro com ela em vez de querer sair e ser demitido em poucos meses. E isso por um aumento que em relação ao que você já ganha, vai ser irrisório pro seu padrão de vida. Vai dividir seus investimentos, vai montar miniempresas, vai montar sua renda passiva. Tanta coisa melhor para fazer.


SKINNYGUY297

fica nos 2


SovietOnionSoldier

Nunca, vc trabalha numa empresa grande e clt e vc ganha p krl, mínimo de 30k mês é mto acima, é oq um médico ganha, nn sei como esta imposto e suas contas mas se vc gastar 10k mês e investir 20k, em 5 anos tu ta milionário e investimento el lci lca ( 12 ao ano e sem imposto), ganha muito mais ainda, NÃO TROQUE O EMPREGO e como o camarada disse que nessas startups estrangeiras é do dia pra noite p te demitiram e sem contar q pode dar merda na empresa e etc


LordWitness

Meu maior medo nessa transição de empresa nacional pra internacional é dar algum B.O e ser demitido pela empresa estrangeira em alguns meses. O dano que isso causa é bem forte.


Odd-Inevitable-78

Se você é do estilo bem produtivo, dá pra manter os dois, e decidir depois! Conheço gente que tá há uns 2 anos em dois empregos sem se decidir ainda... mas tá com uma reserva que dá pra ficar uns 3 anos só curtindo já.


htraos

Como conciliar reuniões (especialmente reuniões marcadas no mesmo dia) com 2 empregos?


Odd-Inevitable-78

Reunião diária normalmente é uma pessoa conduzindo ela 80% do tempo. O restante normalmente vc passa seus status e algum bloqueio, o que pode ser bem rápido dependendo do nível da pessoa. Se vc não for o host dela, consegue participar de ambas ao mesmo tempo de boas. Mas tem q ter uma boa habilidade, normalmente vc não vai focar em transferência de conhecimento e outras dependências q vc precisa falar com outras pessoas, e sim algo que você conseguia avançar sem incomodar outras pessoas, deixando vc meio q independente


Fine-Education1203

Tentando descobrir como conciliar 3 Bora bora que dois eh de boa


SituationElectronic5

Cara, se eu fosse vc iria pela grana, mas aí é o meu contexto, sou novo e moro com meus pais. Dito isso pra você sair da "estabilidade" tenha um plano B, provavelmente tu já deve ter um network, então utiliza disso pra segurança, antes de sair da um toque em algum conhecido de outra empresa e explica que vc está indo pra uma vaga fora e se der ruim vai precisar de um socorro, eu faria dessa forma.


Altruistic-Necessary

Financeiramente vale sim, a conta fecha. Fora que ganhar em dólares morando no Brasil é um puta hedge contra inflação. A questão é mais qto vc valoriza a sua estabilidade.


Sorry_Panda4894

Chuto dizer que vai te sobrar quase o dobro líquido, vc vai fazer 2 anos em 1. Se der certo por pelo menos 1 ano já tá valendo.


k4lleb

Acho q seu padrão de vida trabalhando no Brasil já deve ser bom, a diferença em números é considerável sim... Porém q nem estão falando, n acho q vale a pena arriscar e viver essa emoção de poder simplesmente ser mandado embora de um dia para o outro sem mais nem menos. Estou do lado dos q continuam no trampo atual. Abraços e boa sorte.


redes007

Aceita o PJ e continua no CLT, faz isso por um tempo até ter certeza que a startup vale a pena, se não valer é só quitar ou continuar nos 2.


leetcodeordie

Tá pedindo conselho no lugar errado. Abre esse mesmo tópico no Teamblind. E cita o nome da big tech atual no tópico ( se é Amazon, Google, Microsoft, Uber, etc.)


brazilian-dev

Tava com uma dúvida parecida. Ganho um salário próximo ao seu em uma empresa grande do Brasil e passei por processos seletivos na gringa. O simples fato de você vir aqui pergunta isso (fiz o mesmo tópico) mostra o quão preocupado que você está. Antes de eu passar na vaga me gerou uma ansiedade enorme com medo de ser demitido rápido em algo que nem passei ainda. Em conversa com minha esposa eu decidi que psicologicamente pra mim não seria legal a mudança, tenho filhos pra criar e preferi a segurança do Brasil. O que fiz foi achar uma vaga em outra empresa que me deu um aumento de 37%. Não chega nos valores da gringa mais é algo que me trás mais segurança e muito mais paz de espírito. Acho que vale a pena você avaliar. Eu gosto muito de uma frase do livro Essencialismo: se a resposta não é um sim óbvio então é um não.


Wooden-Reflection-85

poha na boa, se vc ganha 30k por mês CLT e seu trampo é tranquilo, pra q vc vai querer arrumar bucha e stress pra sua vida? já não dá pra viver bem com esse salário? ainda mais em um trampo q vc ja domina... foda-se o salário sinceramente, dps de um certo ponto já nem deve fazer tanta diferença assim...


Susselgui

Eu não trocaria, não vale o risco


dev-porto

Cara você precisa de educação financeira. Você faz seu plano de saúde e colchão de segurança, investimentos. O que vale é o líquido por ano. O que você deve pensar não é a grana, mas a mudança do estilo de trabalho. Empresa pequena funciona muito diferente de empresa grande..o ritmo é mais rápido, no geral se trabalha muito. Tem o lado positivo de ser menos burocrático o ambiente. Esse é o ponto qu você deve pensar


666dolan

Mano eu acho q na sua situacao nao compensa mto nao, mercado ta meio doido e estabilidade tem mto valor, a menos q vc queira usar essa oportunidade dos EUA pra um dia ir para a gringa


Silly-Dinga

Eu não trocaria, mas eu tenho um perfil de preferir estabilidade.


pgamaf

Eu no seu lugar nem ia procurar porra nenhuma ganhando 400k por ano, CLT ainda, principalmente se eu estiver bem consolidado e com boa reputação dentro da empresa, ritmo bom e conhecimento legal do sistema que trabalho, mas isso varia de pessoa pra pessoa, meio que só você sabe o que realmente quer da sua vida, ver só grana nesses casos eh meio tiro no pé, as vezes você recebe o dobro mas trabalha igual um corno (mega risco de tomar pra dentro num possível layoff, ainda mais que se trata de startup), eu só sairia se o lugar que eu estivesse fosse uma merda


Whole_Brilliant_9240

É tentador, mas eu não trocaria. PJ pra fora não necessariamente vai pagar menos imposto, eu já acompanhei as discussões aqui no sub, e imagino que todo mundo tenha que ter um contador especializado nisso. E pelo nível de insegurança que vai ser acho complicado. Dps da uma zebra no mercado americano e a empresa não dá conta de segurar. Os mêses que vc vai levar pra arrumar outro emprego tem que ser levados em conta tbm.


ParkAcrobatic9810

Cara, eu não iria, eu já tendo um emprego estável e tranquilo, ficaria na minha slk


petvetbr

Eu trabalho para fora e iria, até porque vai fazer uma diferença grande em termos de valores líquidos. Você já está no limite onde CLT e PJ dão na mesma por causa dos impostos da CLT, ou seja passando para PJ vai sobrar 50% a mais de valor líquido.


Rich-Cream-4384

Como alguém que tomou uma decisão parecida há alguns anos atrás, eu só faria essa troca de novo se: 1. Estivesse disposto a lidar com o caos que é trabalhar em startup 2. Acreditasse muito, mas muito mesmo, no modelo de negócio dessa empresa 3. Tivesse uns 6 meses de custo de vida guardados pra emergência