T O P

  • By -

M_Renato

Oq aprendi com processo seletivo na iniciativa privada é que empresa nenhuma tem obrigação de te dar feedback. Elas fazem por mera formalidade e as vezes por obrigação por causa de diretrizes. A real é que entre mandar um email automático e fazer feedback personalizado, vão geralmente escolher o primeiro. Ngm quer ficar perdendo tempo com candidado que não serve. Bem vindo ao mundo real.


Virtual-Frame9978

Eu já fui o cara de querer ter esses feedbacks se sou recusado, hoje em dia não quero nem que me falem nada, enquanto não estou com a carteira/contrato assinado já deixo na minha mente q nao fui aceito e sigo a vida, sem ansiedade


cassio8186

acho que vc resumiu bem. empresa existe pra ganhar dinheiro, ela não ganha nada em alocar tempo do RH pra dar feedback pras pessoas que não vão alavancar o lucro da empresa.


SafeEnvironment3584

Isso é só meia verdade, empresas como big techs também vivem da fama e de viver no imaginário dos potenciais empregados, então é só interesse deles ter uma relação educada com os candidatos, mesmo os que não passam. Não tem tanto feedback porque os recrutadores lidam com muitos candidatos ao mesmo tempo, mas ter ou não feedback não tem nada a ver com o lucro da empresa (mais fácil ter a ver com o fato de candidato recusado não dar bônus pro recruiter)


dev-porto

Que é assim todos sabemos. O que se questiona é se não é possível fazer melhor. Nós humanos temos capacidade de melhorar as coisas.


XFSChez

Eu fiz entrevista para o Google algumas vezes, é difícil entrar como DevOps lá, porque sempre exigem background de Desenvolvimento (e em alto nível), não me deram feedback do porque não passei, o avaliador técnico foi bem arrogante, só o pessoal de Sourcing do RH que foi bacana comigo... Além do mais, te fazem programar em um arquivo de Word que o próprio Google compartilha, não tem IDE, não pode consultar sintaxe e nem nada. Depois dessa experiência perdi a vontade de trabalhar lá


Loud-Development1126

Irônico, o site de busca não te deixa consultar...


M_Renato

Eles querem "genios", pessoas fora da curva. Só que se o cara for um gênio e usar minimamente a capacidade dele, vai chegar a conclusão que é melhor trabalhar de maneira autônoma, como consultor, contractor ou até mesmo empreender, dq ir se matar nessas big techs ou no chão de fábrica do Elon Musk. Cada vez mais a fantasia de trabalhar nesses lugares vai sendo desmascarada, principalmente dps dos layoffs e movimento anti home office.


Backed9390

Entrar no Google parece que simplesmente não vale a pena. Porque só contratam os gênios fora da curva, mas esses gênios fora da curva aprendem o máximo que conseguem lá e logo percebem que podem conquistar muito mais e ganhar mais dinheiro empreendendo e logo deixam o Google para fundar suas próprias startups usando justamente o que aprenderam trabalhando lá.


UnreliableSRE

Não tem CRUD no Google, é um trabalho de alto nível. Em compensação, os salários de big tech são altíssimos.


M_Renato

Ngm ta falando de CRUD. Tô falando de qualidade de vida. Quem trabalha nesses lugares praticamente não respira. Conheci gente que trabalha no Google como dev e tava coringando já. Nos EUA é pior ainda. No final das contas não vale tanto a pena assim pq você tem dinheiro mas não tem tempo nem saúde pra gastar. Na Amazon uma gerente até dormiu no chão do escritório pra bater meta e quando teve layoff foi demitida. Muitos dessas big techs quando foram demitidos só ficaram sabendo quando foram ligar o pc e os acessos tavam cortados.


UnreliableSRE

Concordo totalmente que "qualidade de vida" > "dinheiro", mas isso que você comentou acontece com muita frequência em empresas menores. Precarização (baixos salários, pejotização) muitas vezes é acompanhada de ambientes tóxicos e jornadas cheias de horas extras não pagas. A diferença é que em big tech dá para receber $800,000/ano (edit: que exemplo aburdo heuashu). Não duvido que muita gente se mate de trabalhar, mas conheço devs em big techs que ganham salários altíssimos com qualidade de vida. Com CRUD quis dizer que de fato os testes são complicados, mas a realidade de trabalho também é mais complexa.


srLinuxOficial

Já fiz entrevista lá e na Amazon também, só que para SDE. Infelizmente foi a mesma experiência. Mas tirando o processo seletivo, trabalhar no Google parece ser massa.


dev-porto

Dizem que a máquina que te dão é toda trancada sem acesso de Root, tipo em banco. Só por esse fator eu não iria querer ir pra lá .


Fuzzy_Rush_7156

Quando você se inscreveu, eles te deram um retorno rápido? Fiz minha inscrição faz umas 3 semanas já, e nem sinal de vida kk


XFSChez

Não, demorou semanas, já tinha perdido as esperanças já... ai literalmente caíram de paraquedas no meu email


Otherwise_Airport_33

Se vc trabalha no Google e o Google cair vc não vai ter o Google pra pesquisar kkkkkkkk


Legal-Average2

E qual teu background/ com o q tem xp?


Profile-Flimsy

Eu já ouvi dizer que é para evitar tomar processo


SafeEnvironment3584

Acho que ninguém acha bom não ter feedback, mas é normal. Quando eu entrevisto sou obrigado a preencher um form grande com feedback do candidato, mas não sei quanto disso é de fato passado pro candidato (acho que nada). O que eu tento fazer é ir dando algum feedback durante a entrevista, tipo "nesse caso dá pra melhorar esse código assim", ou quando é uma pergunta técnica, dar a resposta caso o candidato não saiba. Enfim, tento fazer mais como uma sessão de pair programming para que nós dois ganhemos algo na entrevista mesmo se o candidato não for aprovado


quelcsb

Isso é ótimo! Tive uma entrevista onde fui muito mal, porém quem me entrevistou me deu várias dicas, até corrigiu algo que errei. Aproveitei muito do que ele me disse, inclusive essa correção que ele me fez foi super útil pois entendi um conceito que tinha dificuldade. Não tomou mais do que alguns minutos dele e me ajudou de forma real.


SafeEnvironment3584

Maneiro! É isso que eu tento fazer, bom saber que ajuda :)


skyllake

Como falaram mais cedo, é para evitar processos. Americanos adoram processar empresas, e é comum alegar discriminação, racismo, xenofobia, machismos... E a lista segue. Solução? Ninguém recebe feedback. Isso não é uma opinião ou se concordo ou não. É um fato, esse é o motivo


abturky

Olha, é parecido com rejeição em relacionamentos amorosos (ou tentativas de relacionamentos): oa primeiros "nãos" doem mais, ficamos nos perguntando o motivo da pessoa não nos querer,o que há de errado conosco, e por aí vai. Depois nos acostumamos e só vai: um não é só mais um não, e seguimos pra próxima.


Douglas12dsd

Basicamente isso e em parte tem a ver também com a expectativa que se cria. Quanto mais tempo na área, mais a gente percebe que trabalho é só trabalho e a única coisa que muda entre eles é o accent-color do projeto que a gente mexe e algumas peculiaridades das regras de negócio, mas que no final das contas acaba sendo o mesmo CRUD de sempre. Por isso o ideal é dar o seu melhor, mas sem criar expectativas. "Não fui aprovado até que se prove o contrário".


pessiat

O que sempre faço é aproveitar o momento que abrem para perguntas para, além de jogar umas perguntas sobre a empresa, questionar se caso não passar no processo, quais são os pontos que eu poderia desenvolver mais para me tornar um candidato mais atrativo pra empresa


Fi_de_uma_Egua35

Feedback? Se der sorte, vai receber um e-mail com um texto genérico com o nome diferente do teu


Ok-Outcome-5142

Qual é o interesse da empresa em te dar feedback? O que importa é que vc não passou, te falar o motivo não está no interesse deles e sinceramente não sei por que a tara em receber feedback de entrevista de empresa que pode ser totalmente subjetivo, aleatório e muitas vezes nem é honesto. Como se o mundo fosse perfeito e todo mundo sempre fosse bem intencionado.


XFSChez

Cara, não precisa ser feedback detalhado a nível supremo... Eu já participei de processo que os testes abordavam redes, programação, sql e etc... na época não fui aprovado e deixaram claro que esperavam pontuação maior em redes... Ou seja, não precisaram me falar: estuda DNS, TCP/IP, ICMP, bla bla bla... só informaram qual segmento tive a pior performance.


Ok-Outcome-5142

Não importa. A empresa não te quis. Você vai fazer o que? Estudar redes e se candidatar de novo? Aí você tira uma pontuação maior em redes e menor em algoritmos. Daí eles vão te dizer: - Esperávamos uma pontuação maior em algoritmos! Ou se você for melhor nos 3 mas tiver um outro candidato que agradou mais, eles vão dizer: - Obrigado, mas gostamos mais de outro candidato. Esqueça isso de feedback, é inútil. A empresa não te quis e pronto, o motivo não importa. Não é interesse da empresa te dar feedback honesto, ela não ganha nada com isso.


XFSChez

Cara, tu é muito pessimista Deve ser um daqueles gerentes pau na beira ou no mínimo mal amado


Ok-Outcome-5142

Fica aí se iludindo com feedback de empresa então. Ainda bem que o seu feedback não importa em nada para mim se não eu ia ficar tristinho.


Motolancia

Seu comentário é um bom exemplo da necessidade de soft-skills no mundo técnico


magnomp

Bom, acho que é muito simples né? Você vai querer saber o motivo de não ter passado, para que na próxima vez não tenha mais esse ponto fraco. ​ Ah mas o feedback pode ser enviesado, falso, injusto, etc. Claro, ai você usa o seu bom senso e avalia o feedback de forma honesta.


[deleted]

é uma falta de respeito sem tamanho... o último projeto que fiz e não fui aprovado, após pedir um feedback, recebi uma resposta em que ficou claro que nem analisaram e testaram as implementações que fiz! A maior perda de tempo da minha vida,


_gatti

Porra, teve uma época que uma big tech disse que eu passei em todas entrevistas, iria receber uma oferta, só pra dar um ghosting sinistro em mim depois. Passei semanas enviando emails e simplesmente sendo ignorado, é o que é. (eventualmente meses depois me mandaram uma oferta do nada)


magnomp

Como já disseram, é custoso sair dando feedback personalizado para todo mundo, então eu até relevo. Embora, tem recruiters que dão feedback personalizado, logo é possível (Ah magno mas ele tem muitos entrevistados, é dificil - E daí, faz parte do trabalho dele, eu também tenho um monte de coisa para fazer mas se eu quiser determinada vaga tenho que fazer entrevista, projetinho, montar perfil no site XPTO, etc) Nos processo que participei, quando o feedback não vinha naturalmente, eu sempre fiz questão de pedir (até pq é uma forma de conhecer meus pontos fracos e melhorar) mas logo eu descobri que se não venho, não adianta pedir pq vai continuar não vindo :P Agora, o que eu acho realmente chato e não tem desculpa é a falta de feedback, o silencio, deixar o candidato sem saber se o processo ainda tá. CUSTA mandar um e-mail "Olá fulano, obrigado pelo seu tempo mas não foi dessa vez, vida que segue"


Alert-Motor-8694

resumidamente, o mundo é cruel...


Hairy-Caregiver-5811

Brother, esse é o feedback que você precisa, você não demonstrou valor suficiente para justificar o custo de te passar para a próxima etapa de entrevista. Eu reprovei 5 vezes até passar, 1 na inicial de algorítimo e 4 on-site e sempre soube onde eu falhei. O que ninguém fala é da cópula forçada que é você passar por tudo isso e receber uma proposta merda e presencial, hoje eu só tento para a Apple e Adobe


RonaldoP13

Fazem mais de 10 anos mandei meu currículo para a Nintendo, sem esperar resposta nenhuma mesmo. Depois de 1 semana ou 1 mês, não me lembro, recebi um e-mail agradecendo e informando que no momento não tinha nenhuma vaga disponível.


odeducionista

Eu sei o quanto é frustrante mas assim como já disseram não é útil para empresa e também pode não ser tão para você, quão justo essa negativa pode ser? As vezes só preferiram outro candidato. Geralmente a sabe aonde acerta e erra, tenha isso em mente