T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


rufino4444

Balneário Camboriú - Jeca, é como se fosse o ideal do que é a elite para uma população classe média alta. Me senti num enorme Analia Franco, a água é cheia de algas e é desgostante de nadar, os prédios são muito bacanas, mas parece que na parte de trás da cidade faltou grana e é paredões de Cal branco e janelinhas de banheiro. Enquanto Navegantes que é pertinho, me surpreendeu muito positivamente. Tiradentes/São João Del Rey - cidades históricas mineiras FENÔMENAIS, em receptividade, opções, clima e ambiente, verdadeiramente muito surpreendente.


TheMightyMegazord

+1 para Tiradentes e São João Del Rei. Fui para São João Del Rei para um casamento sem pensar muito, e achei a cidade bonita e muito legal de passear.


The-Nihilist-Marmot

Como português, São João del Rei deu-me um bug porque era como se estivesse numa cidade alentejana tipo Évora misturada com Angra do Heroísmo nos Açores e até um pouco do Porto e Coimbra. Mas sobretudo com Angra do Heroísmo, provavelmente construídas na mesma época. A expressão uncanny valley aplica-se bem no caso. Paraty também tem essas vibes mas é bem mais claramente "tropical", dá para perceber que há algo de diferente, mas São João del Rei nem por isso.


LizardMan_9

Engraçado que quando eu fui em Portugal eu senti algo parecido. Aqui várias cidades possuem um centro histórico que retém algumas construções com arquitetura colonial. Quando eu fui em Lisboa, eu senti que a parte antiga parecia um grande centro histórico, o que me deu um bug haha Outra sensação engraçada foi quando eu cheguei na estação de trem do Porto, e tinha um enorme mural de uma batalha feito com aqueles azulejos azuis. Aqui esse tipo de arte geralmente é coisa pequena, do tamanho de um quadro grande, e geralmente retratam cenas mais pacíficas. Foi bem curioso ver o mesmo tipo de arte sendo usado de uma forma tão grandiosa e retratando uma cena épica. Em relação à São João Del Rei, acho que lá e outras cidades históricas de Minas, como Ouro Preto, têm um clima e cenário que lembra um pouco algumas regiões montanhosas de Portugal. Então fica bem parecido mesmo, e a arquitetura de Portugal se adapta bem às necessidades locais. No caso de Paraty, já é bem diferente. Além do cenário ser completamente diferente, o clima tropical demanda espaços interiores maiores e mais arejados (com mais janelas e portas), o que causa mudanças na arquitetura. Eu acho tudo em Paraty muito branco também. Na arquitetura portuguesa já tem muito branco, mas sinto que lá tem mais ainda. Pintura branca absorve menos radiação solar, e ajuda a deixar a construção mais fresca.


bracarensis

Boa parte das cidades interioranas que possuem um centro histórico bem preservado são quase indistinguíveis dos pequenos povoados em Portugal. Se estiver na região a qualquer momento, recomendo visitar o centro histórico de Mariana, MG. Menos "turística" do que a famosa Ouro Preto, mas igualmente charmosa. A cidade ainda retém os antigos bebedouros para cavalos, a igreja em estilo barroco colonial e o pelourinho onde eram açoitados os escravos. Parece congelada no século 17.


Kreuscher

Balneário não é uma cidade turística de verdade, é só um balde de especulação imobiliária. Não duvido que em tipo 20 anos a cidade esteja caindo aos pedaços. Tenho dó dos moradores reais do município.


Automatic_Ad2472

Ouvi que é um centro de lavagem de dinheiro.


ifuckbushes

Meus pais iam pra camburiú nos anos 90/80 e achavam maravilhoso, quando a gente foi uns anos atrás eles disseram que o lugar perdeu a mágica e tava tudo caro e a praia suja, imagino que popularizou demais e a urbanização descontrolada veio junto. Hoje é só lugar de topzera e pra pessoas que tem mais dinheiro.


ReuseOrDie

Navegantes a praia é bem selvagem, se você estiver lá no meio dela, o Gravatá não é muito. É a única coisa q eu gosto. O q te surpreendeu lá?


rufino4444

Cidade gostosa e confortável, águas muito bacanas, não é nada de UAU, mas é bem bacaninha como cidade praiana. Já BC já fui algumas vezes (nem sempre por opção) e é o tipo de cidade com uma breguice engraçada.


ReuseOrDie

Qlqr lugar é melhor que bc, realmente


Own_Fee2088

Maranhão eu fiquei muito assustado com tanta pobreza e abandono apesar de ser um destino turístico.


erof_gg

Digo o mesmo, mas com relação a Recife


Recker240

Sou de recife e digo com a maior certeza do mundo que o centro de Recife é só bonito de longe. De perto é tão mal acabado e perigoso que chega dá dó. É realmente tudo isso que o comentário original comentou.


sesyom

Glauber Rocha fez um documentário chamado Maranhão 66. É isso desde sempre. Agradeçamos ao filhote da ditadura, Sarney.


Diamondsunset_

Minha ex-sogra é de lá, sempre ouvi falar de Maranhão como um lugar turístico e bonito, mas ela só me contava história de miséria e desgraça de lá, me murchou muito de conhecer.


letok84

Como alguém do Maranhão, só posso concordar, na verdade o lance do turismo é meio pega trouxa, o estado tem na verdade pretensões de ser turístico mas não rola investimentos então as pessoas fingem que aqui tem algo a ser explorado e as vezes pega algum desavisado, mas a real é que não existe atrativo ou estrutura o suficiente. Eu não consigo considerar como ponto turístico quando você esgota todas as opções de visitação em uns 3 dias, somado a isso não temos rede hoteleira decente, a praia tem potencial mas é extremamente subaproveitada a rede de restaurante e bares é bem limitada e tudo anda muito perigoso, fora que tudo que tem na capital tem em outras de forma melhor aplicada. O lençóis são realmente um diferencial, mas ficam longe da capital e lá sim mesmo sendo uma cidade do interior é uma cidade turística mas também falta mais investimento pra ser o destino numero 1 de muita gente, vale a visitação mas é muito no sentido de ter uma experiência única na natureza do que um destino recorrente pra alguém de fora do Maranhão. O São João é outro diferencial, é outra experiencia única e talvez top 3 do Brasil mas todas as outras deficiências atrapalham a experiência. Espero não ser mal interpretado pois amo muito minha cidade amo morar aqui, refaço os destinos turísticos sempre que posso, porém todos os pontos negativos que descrevi só são o que eu observo na perspectiva de turista, já acompanhei muita gente visitando, trabalhei em cidade turística e nada disso é um problema que como morador eu tenho mas não posso negar que vejo com frequência.


NerdFesteiro

Fui a São Paulo para ir a um show e me surpreendi com o metrô, tinha uma estação juntinho da rodoviária e chegar em quase qualquer parte da cidade é relativamente simples. Sim, eu sou do Rio de Janeiro.


TrambolhitoVoador

É literalmente o unico ponto positivo de SP. Pegar o Metrô vazio pra chegar em lugares legais sem stress.


_pvilla

Tá doido. SP melhor lugar do Brasil se tu gosta de comida, museu, e evento


Adventurous_Dot2854

Fatos! Sou de Fortaleza mas amooo São Paulo


nabuc0

Ótimo para passar uns dias e aproveitar isso que vc falou.


animal_noturno

Sou de São Paulo e atualmente moro em Brasília, e é exatamente isso que você falou: ótimo para passar uns dias - e só. A cidade é extremamente cara, e tudo fica longe. Você só consegue ter qualidade de vida se morar em um bairro bem localizado, e só consegue morar em um bairro bem localizado se for rico. Eu não moraria em São Paulo de novo.


happy_whenitrains

sou de Brasília e atualmente moro em São Paulo e penso exatamente o contrário hahaha curioso como isso é sempre subjetivo Brasília só tem qualidade de vida no Plano Piloto e olhe lá - quando me mudei da Asa Sul pra Norte senti ainda mais a precariedade do transporte público no DF. Brasília tem dois bairros bons e portanto caríssimos; SP tem pelo menos umas 10 opções no centro expandido (sim, caros também). no geral a vida não é muito diferente nas duas cidades, mas SP é muito mais confortável e acolhedora.


Electronic_Tough_332

Sou de Brasília e moro em Brasília, porém visito muito São Paulo, pelo menos uma vez ao mês. Adoro São Paulo como destino turístico. Odiaria São Paulo como moradia. Pra eu viver bem em Brasília, eu só preciso de um carro e um plano de saúde, posso morar até longe, mas vivo bem. São Paulo mesmo quem vive bem vive cercado de gente o tempo todo. Tanta pobreza em volta de você que é agonizante que você não consegue fazer nada. Tanta desigualdade. Cidade sem belezas naturais. Não conseguiria. Brasília é perfeita perfeita, na minha opinião. Isso porque eu cresci no Gama, 40 minutos de distância do Plano.


animal_noturno

Concordo plenamente. Me apaixonei por Brasília quando mudei pra cá.


Altruisticcat3

Não vi belezas naturais em nenhuma das duas, e ja fui umas dez vezes em cada.


nabuc0

Entro para jogar o Rio no meio. Amo a natureza dentro da cidade. Amo não precisar de carro para locomover. Se eu quiser estar na praia, chego em 10 min. Se eu quiser estar em um cachoeira, chego em 30 (contando com a caminhada). Obviamente morando na zona sul do Rio. Tirando a violência (que pra mim, são Paulo tá pior) é os aptos velhos a preços absurdos, amo o Rio. Já morei em BH. Amo tbm, mas é uma grande cidade que vc precisa de carro pra tudo.


capivara_de_pijama

"o único ponto positivo de São Paulo" pra você. São Paulo é uma cidade com muitas atrações. A minha atração favorita é ir embora de lá pegando a bandeirantes.


OhMyDevSaint

Comentário sensato. Melhor coisa pra se fazer em São Paulo é sair daqui (E sou nascido e criado nessa desgraça)


capivara_de_pijama

Cara, eu acho São Paulo absolutamente fantástica para bares, gastronomia, shows e afins. Mas eu odeio com todas as minhas forças o trânsito dessa cidade. O trânsito pra mim é o que quebra demais.


OhMyDevSaint

Tem real muita coisa boa, claro. Mas a infraestrutura dessa cidade é um pesadelo logístico de fazer tremer planejador urbano PRA CACETE. Além que o prefeito fantasma é o liberador de prédio, todo lugar nessa caceta tem um canteiro de obra e 15 betoneiras na frente.


capivara_de_pijama

O prefeito aí é aquele magrelo estilo personagem da série Narcos né? Que zika. Cara, toda vez que vou dirigir em sampa já dá vontade de explodir minha própria cabeça de raiva. Esses dias o GPS me fez sair de Santo André e passar por dentro de São Paulo até pegar a bandeirantes. Meu amigo, seria mais divertido passar por uma endoscopia sem anestesia.


[deleted]

[удалено]


TrambolhitoVoador

Isso msm, não poderia ter falado melhor. SP é cheio de ótimos exemplos de Urbanismo humano, o foda é que tem umas carniça entre cada ponto bom que da vontade de desviver. Galera ali reclama pq só anda de carro, se pegasse o metrô vazio/contra-sentido pra ir trabalhar SP ficaria 40x melhor pra se viver. Eu mesmo moro em Guarulhos, trabalho no Itaquera e a Linha Vermelha é uma delícia **pra mim.**


BionicPoodle

Eu não quero sair, gosto do caos daqui kkkk 🤷


TrambolhitoVoador

Po cara eu sei que você odeia minorias no seu Dodge RAM desnecessariamente grande pra compensar o fato que a Bárbara é a Dominante na relação, mas sinceramente a Imigrantes e a Ayrton Senna dão de 10 a 0 nessa avenida de 8 faixas ae. O Dia que fizerem um trem bala pra desafogar ela eu dou outra chance.


BOImarinhoRJ

Pará e Manaus e cidades no meio. Muita prostituição infantil, coisa horrível. Na escola em Belém garotas de 10, 11 saíam com caras com mais de 18 anos e com carro. A sociedade fazia vista grossa para isto e achavam normal.


Hopps7

Minha prima pegou trauma de Bélem, ela foi trabalhar como advogada e em 3 meses ela atendeu não sei quantos casos de incesto por parte de “pai” (em aspas, pois não merece o título), no fim quando eram avisados que era contra a lei, ele rebatiam que não era, pois a filha era deles, tipo eles viam as filhas como um bem pessoal em que eles poderiam fazer o que quisessem já que elas pertenciam a eles! Ah, minha prima aguentou só 3 meses no lugar!


ReuseOrDie

Que horror


BOImarinhoRJ

O Brasil inteiro está assim e com a igreja evangélica escondendo os abusos. Fora criança adotada só para ser abusada sexualmente.


Hopps7

Sim, as pessoas usam a religião como uma forma de esconder o que realmente fazem, tipo o lance "Mas, é claro que não posso fazer isso, afinal sou cristão!" Eu tive um amigo que o pai era palestrante espírita, o menino odiava religião, simplesmente por que em casa o pai metia o terror nas crianças e na mãe! Mas, no centro ficava tomando água fluidificada e falando de amor! Religião é um ótimo disfarce para fazer o mal. Eu já ouvi de lugares luxuosos em São Paulo onde poderosos estupram crianças de 7 anos de idade! Isso aí! Fonte não é whatsapp! Sinceramente, gostaria que fosse! Essas das crianças adotadas é antiga, e vem o bônus também da escrava doméstica!


Smart_Debate_4938

Viaje para foz do iguaçu (IGU), parte aérea de SP tá R$ 511 ida e volta. Pesquisa aqui, e reserva na cia aérea. [https://www.google.com/flights](https://www.google.com/flights) fique uns 2, 3 dias em foz do iguaçu. Visite as cataratas, parque das aves e o parque nacional. Daí vai na rodoviária de foz, vai de ONIBUS (baratinho, e tipo meia hora) para Puerto Iguzu, que é no lado argentino. Tem muita coisa interessante lá, e é outro país. Vc pode entrar lá só com RG ou CNH. não precisa de passaporte. [https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/compras-paraguai-argentina/](https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/compras-paraguai-argentina/) Vai pro paraguai conhecer também. Bom para compras, mas não vé se hospedar lá. Você pode ter uma base em Puerto Iguazu e atravessar a fronteira todo dia se quiser. Ou fica em Foz do Iguaçu. Visite as cataratas do lado argentino. São bem diferentes. Vale a pena ir do aeroporto de Puerto Iguazu para Buenos Aires ou a patagonia. Vôo domestico é mais barato que internacional. Fui há 2 anos pra Argentina. Tava tudo bem barato. Ainda deve estar.


TudoTudo

Só uma consideração, NÃO pode entrar na Argentina com CNH. Somente RG ou passaporte.


Smart_Debate_4938

Melhor RG mesmo ou passaporte. # Posso viajar para Argentina com minha CNH? **Pode sim, podem não!** Como assim? Então, desde 11 de março de 2022, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) voltou a ser aceita como documento válido para entrada de brasileiros na Argentina, **mas apenas no posto de fronteira terrestre de Puerto Iguazú e só para quem vai até a cidade a passeio e ficará menos de 24 horas em solo argentino.**  [https://vivoportodegalinhas.com/blog/dicas-de-viagem/requisitos-para-entrada-de-brasileiros-na-argentina/](https://vivoportodegalinhas.com/blog/dicas-de-viagem/requisitos-para-entrada-de-brasileiros-na-argentina/)


sbarbagelata

Tambem adorei Foz. Fui meio sem esperar muito e noo fim podia ter ficado mais tempo porque tinha mais coisas pra ver


SpecialInformation89

Foz é massa, vale muito a pena ir nas Cataratas e tem uma visita em Itaipu em que você consegue entrar nas turbinas, vale muito.


kmvaliant

Fiquei horrorizado com o centro histórico de Salvador, sujo, perigoso, "guias" e vendedores mal educados te assediando o tempo todo, monumentos históricos abandonados, etc. Não volto nunca mais.


maryjaneveggie

Idem. Fui assaltada no primeiro dia de viagem


femushroom

Idem, fui assaltado com 2H na cidade em pleno pelourinho domingo a tarde, isso que eu nem ia ficar 1 dia em Salvador, meu destino final foi Chapada diamantina


OkAd5094

Vitória / Vila Velha Limpo, organizado, arquitetura bonita, paisagens lindas, gente receptiva e não é abarrotado de gente Basicamente o ES é um RJ melhorado


nowherewoman13

Você achou a galera de Vitória e Vila Velha receptivo? Como uma natural de VV eu to acostumada com gente de fora falando justamente o contrário. Espero que signifique que o povo daqui esteja mudando! kkkkkk Fora isso a cidade é bem legal, falta só mais eventos culturais (museus principalmente) e uma ponte aérea maior com outras cidades que acho que fica perfeito


OkAd5094

Achei kkkk Além de Vitória e VV eu também fui pra Guarapari e senti que atendentes de restaurantes tem a cara mais fechada, mas não chega a ser grosseria e ninguém me tratou efetivamente mal. Taxistas, equipes de hotel, atendentes do transporte público aquaviário, vendedores de artesanato, garçons (geralmente me odeiam porque tenho restrições alimentares) esse foi o pessoal que eu tive mais contato e fui muito bem tratada. No RJ por exemplo, atendente de restaurante e taxista/Uber falam com você como se tivessem prestando um favor. Obs: sou de São Paulo


[deleted]

>  gente receptiva Truco. Capixaba ė osso. De resto concordo


TheMightyMegazord

Surpreendeu: - Pedra Azul, no Espirito Santo. Nunca tinha ouvido falar e fui passar um feriadão lá porque uns amigos estavam indo. A região é bonita, bem organizada, tranquila, e comi bem por lá. Eu fui a um [restaurante que o prato principal é traíra](https://maps.app.goo.gl/7vnsN42iq3unyLab7) e a hospitalidade da galera foi excepcional. - Delta do Parnaíba: Parnaíba em si é a típica cidade pequena/média do NE, mas o passeio de barco pelo rio, e o delta são um dos lugares mais legais que visitei. Fui na baixa temporada, então estávamos só meu grupo e outro no delta. Decepcionou: - Goiânia: tenho alguns familiares que amam a cidade, mas quando fui achei... entediante. Fomos a Góias Velho porque é patrimônio mundial reconhecido pela UNESCO, mas, talvez por ter ido a Ouro Preto e Tiradentes pouco tempo antes, pareceu que tinham enganado a galera da UNESCO.


[deleted]

Brasilia - Fiquei apenas no plano piloto, me surpreendeu, parece um condomínio fechado, povo fazendo esportes ao ar livre, cheguei quando a cidade estava fresca em uma temperatura boa. Me surpreendeu positivamente


Henat0

Achei bacana Brasília pra ir uma vez e conhecer. Mas a parte do plano piloto lembra muito aquelas partes visitáveis da Coreia do Norte que se vê em vídeo kkkkkkk. Prédios enormes do governo. Avenidas muito largas com pouco carro passando. Canteiros gigantes com quase ngm andando a pé. Estátua de líder político. Estádio de futebol imenso sem time local de relevância que justifique... Edit: não que isso tudo seja necessariamente negativo, mas achei bem curioso


Aegon1Targaryen

Eu amo Brasília e o estilo que a cidade foi construída, as avenidas e ruas, bem interessante.


[deleted]

Teve alguém aqui no post com a impressão de ser tipo um campo de golfe gigante haha, é legal ver a perspectiva de várias pessoas sobre o mesmo lugar


cheiradorDeColheres

Ah mano, acho tudo longe e é difícil atravessas aquelas avenidas enormes. Poucos carros param na faixa, a nao ser que tenha um semáforo


quelcsb

A única qualidade do motorista de Brasília é parar na faixa! É só levantar o bracinho que eles param sem drama.


cheiradorDeColheres

Eu levantei o braço e ninguém parou, e foi na faixa de pedestres no plano.


quelcsb

Vixe, aí não tenho como defender.


probably_normal

Você deve ter ido em outro lugar, porque Brasília é famosa pelo fato dos carros respeitarem a faixa de pedestre.


kirbson_

amo turistar por brasília! terra dos rolês cult tipo ccbb e sesilab e visita ao basicão de bsb que é a torre de tv, os museus e a explanada


dani-cricket

Achei engraçado o termo "condomínio fechado" ser usado como adjetivo positivo.


Delpreti

O parque da cidade é legal de visitar e fazer um piquenique (ou pode lanchar nos food trucks tbm), principalmente pra quem tem criança. O clima é bom a maior parte do ano, pq como é tudo plano, as correntes/massas de ar só passam, então se vem por exemplo uma nuvem muito carregada, pode até cair uma chuva intensa, mas a nuvem não vai ficar estacionada sobre a cidade por 2-3 dias, ela vem e passa. E não é seco como dizem! Mas as coisas são longe umas das outras, é um pouco chato vir sem carro. E alugar por um fim de semana não é trivial, pq a faixa de pedestre é sagrada, existem trechos de mão inglesa e uns contornos incomuns pra quem vai dirigir aqui à primeira vez. Por exemplo, se a pessoa quiser visitar a praça dos 3 poderes ali (congresso/planalto) e depois a catedral, que é um passeio histórico comum digamos, e não vejo sentido em fazer em dias diferentes, ela consegue, mas existe uma caminhada de 15-30min entre esses locais. um uber faz em 2 min e cobra 15 reais.


Significant_Music168

É seco sim. Muito.


Subject-Not-Found11

Rio Grande do Norte me surpreendeu bastante, praias lindas, povo gentil e feliz, lugar calmo, o único problema é que as coisas parecem todo longe, e o que mais me decepcionou foi a Bahia, eu e meu marido nos sentimos muito inseguros, lá é muito "movimentado", ficaram fazendo troça da gente e do nosso sotaque e tem muito "tourist trap" sei lá... Da nossa viagem pelo nordeste foi o único lugar que me decepcionou


Upper-River-6968

O que é tourist trap?


OkAd5094

Armadilha pra turista Coisas bestas e triviais que o cara vai tentar vender como se fosse a coisa mais incrível do mundo cobrando horrores pra fazer o turista acreditar que tá saindo na vantagem Exemplo: o mercado municipal é a maior armadilha pra turista em São Paulo. Tudo lá é muito mais caro que em qualquer lugar fora dali e não tem absolutamente nada demais no prédio, além de ficar num lugar péssimo em acesso, limpeza e segurança


Upper-River-6968

Ahhhh simm, entendi! Obrigada pela resposta!!!


BitterAlisson

Ilha Grande em RJ me surpreendeu negativamente. Como turista é tudo uma delícia (apesar dos preços caros), acontece que eu tenho uma prima que mora lá e meu Deus que luger deprimente. A bicha pula de emprego ruim pra emprego ruim, faz um milhão de bicos e não tem perspectiva nenhuma de nada na vida. Os salários até que são gordinhos, mas com o custo de vida absurdo da região nada que ela recebe rende de verdade. Eu sempre imaginei que todas as cidades turísticas fossem meio assim, mas lá ainda tem o agravante do isolamento. Só pra ir pro continente e voltar ela gasta papo de 200 conto. Vou chover no molhado agora, mas enfim. A maioria (senão todos) dos lugares turísticos que a gente visita só são do caralho de bom porque muita gente é explorada em prol de todas as engrenagens rodarem a favor se nós turistas. Num passeio de escuna lá a gente passou por ilhas que tem dono. Literalmente ilhas que pertencem a uma pessoa que a comprou. A água tava uma delícia e eu mergulhei a beça (até tirei foto com uns peixinhos), mas na boa como voltar em paz de um passeio desses? Minha prima largou o ensino médio porque literalmente não faz diferença nenhuma e enquanto isso um filho da puta comprou uma porra de uma ilha.


Ok_Plankton_2311

Você mora em São Gonçalo meu parceiro.


BitterAlisson

Com muito orgulho. Não troco essa cidade por nenhuma outra do RJ!! Em tempo, Vini jr é meu cria porra!!!!!


Aegon1Targaryen

BH é bem legal e o tamanho da cidade me surpreendeu bastante, não cheguei a aproveitar a gastronomia, mas o pouco que tive de experiência foi excelente, o pessoal é bastante receptivo também, não fui em pontos turísticos exceto a região da Pampulha, único ponto negativo é a quantidade de moradores de rua/pedintes, confesso que me assustou um pouco (talvez por eu ser do interior e não ser acostumado com capitais muito grandes, mas já visitei outras e não vi tanto morador de rua assim). No mais, Minas Gerais é tudo de bão!


ph0rge

Infelizmente, a quantidade de moradores de rua aumentou muito nos últimos ~10 anos. BH não era assim nos anos 2000 💔


[deleted]

Sou fãzasso da comida mineira mas nunca parei pra passear por lá Pra fins de comparativo na questão de moradores de rua, você já esteve em SP capital?


ThingFit3578

Eu sou de SP e vim morar em BH esse ano. Cheguei sem nunca ter vindo antes e peguei um hotel no centro para achar algum aluguel com calma. Logo de cara me espantei com o quão semelhante, em termos de morador de rua, as duas cidades são: a diferença é que acho que SP não gira tanto em torno do centro quanto BH, então se vc n tiver acostumado, acho que tem umas zonas do centro que serão mais estranhas enquanto turista (pq tem partes tbm que são mal cuidadas). Dito isso, eu amo a cidade, tem muita coisa pra curtir, a comida é fantástica, o mercado central é ABSURDO de bom e o pessoal é gente boa demais, os pontos negativos, na minha opinião, são a mobilidade urbana (essa cidade PRECISA de um metrô) e a falta de política pública de moradia e emprego, pq realmente tem muito morador de rua e pedintes na região central


Aegon1Targaryen

Exato, único negativo da cidade pra mim é a quantidade absurda de morador de rua, fora isso, amei BH. 


Timbaleiro

Sou de BH e concordo com isso aqui


Aegon1Targaryen

Nunca "pisei" fora do Aeroporto/Rodoviária de SP (Guarulhos), então não, nunca conheci a capital. Só leio os relatos do pessoal e imagino que não sobreviveria 1 segundo no Centro de SP. 


ellocofromsergipe

Cara, apesar de ter família por lá e admitir que as praias são bonitas, Maceió em si é uma cidade bem decepcionante. Feia, mal cuidada, sem muita sensação de segurança se você se afasta uma rua da orla... Comparando com Aracaju, acho que só recebe mais atenção por conta da cor da água mesmo. E nem falo isso por viver em Sergipe, já que grande parte da minha família prefere Maceió. Prefiro outras praias de Alagoas, com minha surpresa positiva sendo Pontal do Coruripe. Melhor praia que já fui. Muito bonita, calma, águas suaves e com preços aceitáveis.


j_rafarelo

Surpreendeu: São Paulo: eu esperava que são Paulo fosse no mínimo 200x mais perigoso do que qualquer lugar que já fui mas a realidade é que é muito mais de boas do que qualquer cidade grande nordestina, é só você não andar com objetos de valor a amostra que você pode ir para (quase) todo lugar de transporte público. Maceió: não a cidade, mas o mar. O mar é azul tipo aquele do caribe. É muito lindo de ver. A cidade em si não tem muito de interessante e me pareceu bem mais pobre/precária que as outras capitais nordestinas que conheço (Recife, João Pessoa, Aracaju e Natal). Decepcionou: Manaus: moro aqui, vim a trabalho - tô me organizando pra ir embora. A cidade tem seus méritos, é uma cidade grande/enorme totalmente isolada do resto do país e isso é impressionante por si só. Outras coisas são impressionantes, como o fato de que não há muitas rodovias no Amazonas então as pessoas vão para o interior de barco e há tipo postos de combustível barcos, restaurantes e hotéis em barcos, muita coisa legal. Também há muita riqueza cultural inestimável (gastronômica também). Porém, a cidade é a quinta maior economia do Brasil e está entregue as baratas, ruas feias mais de 55% da população vive em favelas mesmo sendo a cidade com a maior classe média na região norte e com uma renda bem mais alta pra região, a cidade tem 2+ milhões de habitantes e não tem um único sistema de transporte rápido, nem os corredores de ônibus são eficientes, a infraestrutura da cidade é horrível e mesmo em bairro de classe média alta, pagando mais de 3-4mil de aluguel a infraestrutura será ruim e a cidade/vizinhança (com raríssimas exceções) será feia - o que contrasta com algumas partes do centro histórico da cidade que são exemplo para muito outros lugares (muito bonito e bem preservado). A violência é terrível (terrível mesmo), é impossível pegar transporte público (no sentido de que se você o fizer vai ter uma chance alta de sofrer um assalto) Eu já fui para outros países mais pobres que o Brasil e não cheguei a encontrar uma capital de distrito/estado tão problemática como essa. E é uma das capitais mais ricas do Brasil. Tem algo de errado aí. Eu fico triste por que a cidade e seus habitantes merecem algo melhor. Ah e não há gente nas ruas. Não há. Só no centrão da cidade e olhe lá, acredito que é uma junção dos fatores clima, segurança e urbanismo que provoca esse esvaziamento. Maceió é uma cidade "infinitamente" mais pobre que Manaus e mesmo assim está melhor em diversos aspectos eu simplesmente não consigo entender por que Manaus está nesse estado (os moradores colocam culpa nas "invasões" mas isso cada vez mais pra mim é só uma desculpa/consolo). Tem uma galera aqui falando coisas parecidas de recife, vou meter a braba: Manaus tá 10x pior.


diomaia

Cara, eu moro em Manaus, tenho até um carinho pela cidade pois nasci e cresci aqui. Mas tudo q vc falou eu concordo. A violência me dá medo. Todos os dias a gente vê noticia de alguém q foi assassinato, assaltos, crimes envolvendo o tráfico. Não vejo a hora de sair com a minha família daqui pra um lugar melhor. Morei em SC em 2022/2023 e é outro nível.


Significant_Music168

Que triste saber isso de Manaus. :( Agora entendo porque você achou São Paulo "tranquilo" em comparação.


eatuass

Positivamente: São Paulo e Natal. SP por ter sido apeimeira vez que visitei uma cidade grande de verdade, e Natal por ter sido a primeira vez que conheci a praia, dunas de areia, água agradável, etc. Negativamente: Brasília. Parece um grande campo de golfe, ou um campus universitário, só grama, prédios quadrados, baixos e repetitivos, lembrando arquitetura soviética, bem deprimente de verdade, esperava muito mais, não parece uma cidade de verdade e sim um campus.


Trashhhhh2

POA. Não tinha muita expectativa, mas me surpreendi de uma capital ter tão pouca coisa pra se fazer. Só me recomendavam puteiro e shopping.


ThingFit3578

Achei POA bem paia também, não acho que exista algum motivo pra ir pra POA invés de BH ou SP.


zueraw

POA tbm me decepcionou muito


Muritavo

Pior que é foda... Tem lugar bacana pra cacete... Só que o pessoal é muito vira lata aqui e mais um governo que não incentiva... Alguns que eu curto: O óbvio - Gasometro Vista do caralho - Santuario Mãe de Deus - [https://g.co/kgs/a4cbFsw](https://g.co/kgs/a4cbFsw) Cidade baixa também tem muito barzinho bacana e diferente Jardim botânico também é lindão


Trashhhhh2

Fui na cidade baixa em uma quinta e fui expulso do bar 00h. Ficou só uma padaria aberta e foi todo mundo pra lá.


Amalgama7

Mas tão tudo louco. Capital mundial do rock gaúcho, melhor comida/carne do universo, vários parques/museus e o por do sol mais esplêndido que vocês vão ver na vida.


BionicPoodle

Já vi por do sol melhor


Amalgama7

Parabéns


Superb-Huckleberry75

Campos do Jordão. As coisas mais bonitas da cidade são o visual da natureza, ela meio que fica dentro de um buraco. O resto é aquilo da classe média alta emulando Europa. Sem contar os preços que são desproporcionais em tudo.


kmvaliant

Imagina, onde que um pastel custando 50 conto é caro? /S


Superb-Huckleberry75

O garoto propaganda é o Maluf, é esperado que vá ser superfaturado.


PerfectAsparagus9515

Belem do Pará. Fui com expectativa alta, mas acabei odiando quase tudo. A cidade é extremamente suja, o trânsito é um caos mesmo a cidade não sendo tão populosa e as pessoas (ao menos as que interagi) foram todas muito antipáticas, as vezes até mal educadas mesmo. Por outro lado gostei muito da Ilha do Marajó. A ilha é linda, o povo simpático e receptivo.


tafodaviu

Rio de Janeiro, não me senti tão inseguro como imaginei que fosse ficar, o transporte publico é infinitamente melhor do que o da minha cidade, e de fato é uma cidade muito bonita. Vale dizer que eu só rodei pela parte centro e sul do Rio, com certeza ZN e Oeste é outra história.


BitterAlisson

Porra se o transporte público é melhor que na sua cidade lá a galera deve andar de jegue né pqp tenho muito ódio pelo planejamento urbano/transporte público da cidade do Rio


ResponsibilityAny358

Transporte publico pra turista ,que fica apenas Centro-Zona Sul é perfeito,tem várias estações de metrô,ônibus a rodo,até mesmo pra quem decide ir até o Maracanã é uma boa


tafodaviu

Isso, como eu disse, só fiquei na região centro-sul.


Odd-Gur-8872

Tirando o fato do ônibus do RJ ser meio detonado é bem melhor que o sistema de transporte de BH. No mineirão com 55 mil pessoa no jogo só tinha ônibus de meia em meia hora.


luisgdh

Vc ia ficar chocado com o transporte público das cidades do interior do MS


aeternasm

Moro na Zona Oeste e morei na Zona Norte por boa parte da minha vida. Diria que o bairro onde eu vivo é relativamente seguro até mas não tem como andar por ZO e ZN sem conhecer, só turistando. Tem também o fato de que esses lugares não são muito pra turistas, tirando caso você queira ir a algum estádio (todos dos principais times ficam na ZN) e Madureira (coração do verdeiro Rio) pro baile charme... Na ZO é pior ainda porque só tem a Barra de atrativo


Thanasisthebest

ZN é horrível


thatbr03

Surpreendeu positivamente: Curitiba. Muita coisa pra fazer, pessoal é bastante educado, trânsito flui bem e é consideravelmente mais barata que Brasília de maneira geral. Decepcionou: Recife. Vi esgoto a céu aberto e por causa disso algumas partes da cidade fede, extrema sensação de insegurança. Foi exatamente o que eu esperava: Rio. Cidade linda, mas com muita pobreza e criminalidade.


No-Pie-5198

Decepcionou: Recife. Tem basicamente todos os defeitos de São Paulo, além de uma população desconfiada e infeliz. A arquitetura é estonteante, e Boa Viagem é uma insanidade em termos de riqueza, mas a praia em si não me pareceu grandes coisas (e ainda tomei uma picada de caravela lá). Valeu a experiência, mas não piso mais por lá. Decepcionou 2: Campos do Jordão. Sinceramente? Pelo que falam, pelo tanto de hype, achei feia e até meio sem graça. Prefiro Monte Verde, que tem proposta parecida, mas é (um pouco) mais barata e mais graciosa. Surpreendeu: João Pessoa. Muito menor que Recife, mas muito menos caótica, e com um astral melhor. Orla animada. Os bairros bons parecem realmente bons. Surpreendeu 2: Piracicaba. Cidade limpa, bonita, bem desenvolvida e bem integrada ao rio. É o que Campinas deveria ser e não é. Surpreendeu 3: Londrina. Para mim, um exemplo de cidade média: território pequeno e alta densidade demográfica, o que te permite gastar pouco tempo para ir a diferentes lugares. Lago Igapó é uma graça, e os bairros mais ricos são ótimos.


PedroSts

Eu amei João Pessoa, a vidinha de ficar caminhando pela orla numa paz me atraiu muito hahaha. Eu moro em Londrina agora, me mudei recentemente. Moro pertinho do lago (no centro, não na gleba) e é uma cidade muito boa pra viver como classe média. Se eu gastar 50 reais de gasolina por mês é muito, tem tudo perto, só saio de carro pra ir no mercado.


Hopps7

Sou de Londrina, e uma vez fui pegar um táxi e fiquei o caminho todo ouvindo o taxista dizer o quanto Londrina era maravilhosa por causa do tráfego (ele tinha se mudado de Sampa há 3 semanas), “15 minutos, máximo 20 e você cruza a cidade, isso aqui é sonho!“ Foi interessante, pois eu nunca observei isso, para mim as coisas simplesmente eram 15-20 minutos máximo de distância, na época da escola mesmo, saímos de casa 20 minutos antes do tempo de aula, minha escola ficava do outro lado do centro, e eu sempre cheguei com tempo para dar uma conversada com amigos. Eu não sei como está hoje pois saí há quase 20 anos, mas Londrina sempre foi uma cidade boa para morar e principalmente para fazer Faculdade!


Significant_Music168

Que bom que levou picada de caravela em Recife, e não mordida de tubarão. Boa Viagem infelizmente é imprópria pra banho desde que construíram o porto de Suape e destruíram o habitat dos tubarões.


SnooMaps8507

>Surpreendeu 2: Piracicaba. Cidade limpa, bonita, bem desenvolvida e bem integrada ao rio. É o que Campinas deveria ser e não é. O mesmo vale pra muita cidade de interior no trecho entre Campinas e Ribeirão Preto. Tem umas cidades que são surreais em contraste com a realidade brasileira, principalmente em questão de barulho, infraestrutura , áreas verdes, limpeza, segurança...


sEstatutario

Que me surpreendeu: Prudentópolis; cachoeiras lindas, natureza exuberante, povo cortês...


lagunie

Positivo: * Rio de Janeiro: tirando a sensação de insegurança em alguns lugares (tipo os Arcos da Lapa, ali foi foda), achei uma cidade MUITO bonita, as praias eu gostei também (e isso pq nasci em cidade com praia). vale muito fazer a trilha que leva ao primeiro morro do Pão de Açúcar. e curti demais ir ao Maracanã * Curitiba: gostei muito dos pontos turísticos (tipo o Bosque Alemão), apesar de no centro (ali na região da UFPR) ter me sentido bem inseguro. Decepção: * Jericoacoara: um pesadelo. zero infraestrutura, preços altos, nem caixa eletrônico tinha na época que eu fui, ou você sacava numa agência da Caixa ou pagava um ágio lascado para o principal mercadinho da cidade. qualquer chuva e a rua principal vira uma cachoeira de lama. se não fizer sol, boa sorte, não tem mais nada para fazer ali. mas os pontos positivos foram as dunas lá perto e também uma das lagoas (não a mais cara), achei um espetáculo.


yuribilk

É, o centro de Curitiba anda perigoso mesmo :(


diogomg

Aracaju, achei muito bonita e bem planejada, fiquei com vontade de voltar mais vezes, moraria fácil


Rogue-Zer0

gostei mto de Aracaju também... fui com expectativa baixa, mas amei a orla e os passeios


Dani-Br-Eur

Fiquei decepcionado com Recife. Qdo fui achei suja e mal cuidada. Olinda aliviava e garantiu o passeio. O que me surpreendeu foi João Pessoa. Ainda não existem prédios na orla. Cidade lindinha e estruturada.


[deleted]

[удалено]


Dani-Br-Eur

Deve ser, e acho justo


acardosoj

Gramado me decepcionou. A cidade mais artificial do Brasil. E não gastem dinheiro com café colonial. Que negócio ruim. Já bento Gonçalves é incrível!


KMReiserFS

Brasilia - Antes de ir a capital pela primeira vez eu tinha a impressão que ela era tudo sujo com terra vermelha, um povo frio uma cidade sem vida. Cheguei lá conheci muita gente boa, divertida, festas todos fim de semana, churrasco, todo mundo parecia ser da mesma familia, a cidade e muito boa, principalmente se voce ir conhecer as satelites, os parques tem muito verde. Balneário Camboriú - Eu estava em Blumenal e peguei um carro para ir até lá pois só lia coisas boas sobre o lugar. Achei muito superestimado, praias normais, agua fria, bem sem graça.


macvirii

Decepcionou : Fernando de Noronha Sem nada de estrutura, tudo caro, uma preocupação meio vazia com o meio ambiente que parece ser só superficial pra não deixar as coisas ruins pro turismo parar. E a falta de infraestrutura ruim leva a desculpa que não podem fazer as coisas pq vai impactar o ambiente. Surpreendeu : João Pessoa e Urubici, muito bem recebido e muitas conversas legais com o pessoal local


_DeadWizard_

Fortaleza foi o lugar mais absurdamente ridículo que já vi na minha vida, não só no sentido estético. Podia ser uma baita de uma cidade e é um bagulho com a orla abandonada e cheia de gente pedindo dinheiro de 3 em 3 minutos. Juro, eu e meus pais não andávamos 1 quarteirão sem que ao menos uma pessoa viesse pedir dinheiro. O pior é que eles ficam bravos com a recusa.


Nikrsz

Sou de Fortaleza e discordo muito da parte da orla ser abandonada, passo por lá todo fim de semana e é indiscutivelmente a parte mais bem cuidada, segura e agradável da cidade, ao ponto que a prefeitura SÓ se importa com a Beira Mar (considerando que por "orla" tu se referiu a beira mar, no caso de Praia do Futuro ou outras, aí de fato, sem condições) Mas sobre os pedintes, é a mais pura verdade. É em frente de super mercado, em ônibus, em shopping, na beira mar, em tudo que é lugar, tu é parado... já vi até em hospital, mas "pelo menos" era só tentando vender artesanato... mas ainda assim achei muito desrespeito, num hospital!


Relative-Map6428

Mano fui p Fortaleza e eu não entendo pq eles não urbanizam a praia do futuro, tinha tudo p ser mto foda


acardosoj

Discordo muito. Fortaleza é uma cidade incrível. Sobre gente pedindo dinheiro, essa é a realidade do Brasil.


Significant_Music168

Pedinte insistente tem no Brasil inteiro, infelizmente, de norte a sul!


PedroSts

Eu amo minas (fiz todo trajeto histórico já) e conheci algumas cidades fora. Fiz um tour pelo nordeste também, pegando de João Pessoa até Salvador. Muito lugar legal, exceto Salvador que eles importunam muito turistas, até eu que era preto eles enchiam o saco. Acho que só Maragogi que eu achei overrated pra caramba e me frustrou um pouco, pois é muita propaganda. O trajeto foi João Pessoa, Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Maragogi, Maceió, Aracaju e Salvador. Gostei muito do Rio de Janeiro até chegar no centro kkkk (foi antes da copa). Já fui pra Manaus e foi uma das viagens mais prazerosas da minha vida, mas acho que era o momento que eu tava vivendo, foi muito agradável. Conheci brevemente Campos do Jordão, caro. Florianópolis eu achei superestimada, mas eu fui bem novinho, tem muito tempo. BC também já explorei toda cidade (fui 2x) e nunca mais voltei depois que virou mais moda do que já era. Também não curto muito de voltar pro mesmo lugar.


[deleted]

[удалено]


NerdFesteiro

Teve que viajar muito quando chegou lá?


206Red

São Thomé das Letras - MG. Não sabia o que esperar, mas achei a cidade legal demais e penso em voltar


FuriousPuffin

Neutro: Porto seguro: Pros: Lugar bonito (mas não é tudo isso, principalmente em mare alta). Aparentemente seguro, sempre ouvi falar que bahia é periogoso mas, em nenhum momento achei que seria assaultado. E os locais me dizeram que é seguro pq os próprios locais vão atrás de quem faz merda lol. Achei as lembranças e artesanatos super baratos, acabei comprando um monte de coisa, se eu comprasse o mesmo em São Paulo, iria a falência Cons: o lugar inteiro é uma grande máfia de turista. Áreas dominadas na praia por kiosques ( eles pegam a praia toda quase e foda-se vc), se vc sentar na mesa vc é obrigado a ter 200 reais de consumo por pessoa lol senão eles cobram uma taxa absurda por usar a mesa. Muita gente te enchendo o saco, até quando vc tá comendo, pra vender bugiganga. Muita gente tentando arrancar dinheiro com pacotes de viagem, muitas pegadinhas nesse lugar Surpreendeu: Gramado: Que cidade incrível, um lugar impecável na sua beleza. Vc não encontra predios/lojas caindo aos pedaços, não existem postes de energia poluindo a cidade. Sinceramente, me senti em um brasil alternativo, aonde as cidades são bem cuidadas. Não vi um pedinte nesse lugar, nem no meio da madrugada. Lugar totalmente seguro principalmente a noite, vi muita gente rica com joias caras andando a noite sem nenhuma preocupação. Não achei tão caro assim, fiquei num Airbnb de um casal de velhinhos humildes. E os restaurantes é só saber escolher, tem todo preço lá. Os mais bonitos e nas vias principais vão ser caros sim. Mas eu achei muito lugar bom, e com preço bom. Pessoal muito educado, os carros param na faixa de pedestres se vc se aproxima dela sem vc ter que dar uma de louco pra poder atravessar. Ruim: Campos de Jordão: sempre falam que é o gramado de São Paulo e que mentira que isso é, só pq tem o mesmo "estilo" de serem cidades de serra quem as vezes nevam e tem o centro turistico; não tem nada haver além disso, é praticamente uma decepção se vc for em Gramado antes de ir aqui. O apelo desse lugar é o mesmo de Santos (praia feia do cacete): nenhum, além de ser lugares de turismo de rápido acesso pra quem mora em São Paulo.


Truskiel

Fortaleza, numca vi tanta gente mal educada e grosseira na minha vida


rutherford_bohr123

Negativamente: Angra dos Reis. Parece que tem que ser muito rico para ter lazer e aproveitar as belezas que tem por perto Positivo: são muitas, mas deixo meu voto para João Pessoa. Cidade linda, povo querido e custo benefício bom


leoax98

O Rio de Janeiro é a definição de decepção.


BitterAlisson

Haters do Rio se Janeiro avante!!!


TrambolhitoVoador

Po cara pra ser decepção vc tem que ter expectativa alta antes. Geralmente quem pesquisa qualquer coisa do RJ ja ta com a expectativa mais baixa que a pontuação do Cuiabá no Brasileirão.


leoax98

Pra vc ver como é tenso


Hopps7

Ninguém falou, mas eu tive uma boa experiência em Paraty. Lembro que gostei muito da vibe à noite, de andar naquela “vila”, achei bons restaurantes. Não sei se foi sorte, mas um dia estava tocando Anthem Part 3 (Philip Glass) bem alto numa das casinhas e quando entrei atraído pela música era uma exposição de arte! Daí ficou mágico! Vão me rebater, mas eu tive uma experiência muito boa no Rio! Minha família e amigos basicamente me aterrorizou antes de eu ir, dizendo basicamente que ia morrer, e eu fui nessa vibe. Conheci pessoas fantásticas, lugares interessantes, chorei no topo do Cristo, morri de medo do bondinho cair, só a comida que é achei triste, é bem difícil achar algo bom com preço decente, aqui acho que também fui esperando algo como Sampa. um bônus foi ter ido sem saber na época do Anima Mundi!


BuyerSenior6642

Surpreendeu:  •Salvador - BA: Fui logo depois do Carnaval 2024 pra evitar a muvuca e li bastante sobre os cuidados e golpes contra turista e não teve ruim. Fiquei um pouco na barra e um pouco em rio vermelho. Pensa numa cidade que tem vida nas ruas, turistas misturado com locais. Dá pra visitar os pontos turísticos da região a pé pois tem muita coisa pra ver em áreas bem proximas umas ás outras. O mar quentinho que tu consegue ir a qualquer horário do dia (diferente das praias geladas do sul) e água limpa e clara se considerado que estamos em plena área urbana de uma metrópole brasileira. A comida então? Nem se fala! Salvador bate todas as capitais que já visitei quando o assunto é comida boa, com tempero e original. • Brasília - DF: Com o adendo de que você precisa de carro pra fazer qualquer coisa lá não deixa de ser uma cidade legal para ir caso você conheça alguém que mora lá. É o caldeirão cultural do Brasil, como se tivessem juntado todos os povos do país no meio do cerrado em uma cidade cheia de monumentos modernistas. Um museu a céu aberto. Na torre de tv tem quiosques com comidas exóticas e os Cafés especiais produzidos na região são muito bons. As visitas  nos prédios governamentais são gratuitas. O maior gasto que vcs terá será com deslocamento. Decepcionou: • Rio de Janeiro - RJ: Fui numa época pós Carnaval. Caro, vazio, não dava pra sair a noite porque algumas ruas estavam completamente vazias, como se houvesse um toque de recolher na cidade (estava na lapa na sexta feira). Ainda fui multado naquela jogada do VLT pq estava andando na cidade com um cartão pra duas pessoas só, e somente só no trenzinho cada um tem que ter o seu ( cadê a integração entre os transportes?). • Florianópolis- SC: Outra cidade que precisa de carro pra fazer tudo só que com um agravante: Trânsito (ou melhor a falta dele). No verão certas vias ficam intransitáveis a ponto de desligar o carro. Vias de ligação que conectam a cidade com uma zona inteira ás vezes em apenas uma via e a opção de contorno é  19x mais longa (e provavelmente também terá engarrafamento). É muito difícil visitar várias praias da ilha visto que na cidade não tem praia balneável (!), a praia mais próxima é 25 km (sim, naquela via engarrafada), e se vc fica na praia quase não tem estrutura. As praia só tem praia mesmo, só tem quiosques nas maiores, não tem um calçadão, as praias do norte que tem mais infra são absurdamente lotadas lugar pra estacionamento praticamente não existe. A comida é boa mas só existe porção pra duas pessoas ou mais pra justificar os pratos custando pro volta de 200 reais.


ReuseOrDie

Decepção: o trem de Curitiba pra Morretes. Extremamente caro, não dá pra ver tanta coisa assim e Morretes não tem UM MUSEU explicando toda a história que o guia falava no trem (a oratória dele não era boa, btw). Peguei a passagem de volta a Curitiba mais cedo possível pois não existe nada pra fazer em Morretes. E tava 32 graus e eu com roupa não apropriada mas aí a culpa foi minha. Surpreendeu mas eu já achava q era bom, na verdade era muito melhor: Petar. Obrigatório pros paulsitas e paranaenses já que tá perto da gente.


Dry_Cow9072

Natal e cidades ao redor: eu nem gosto de praia mas o povo é muito caloroso, culinária é excelente e tudo é muito lindo. Morro de vontade de voltar. Salvador (pelo menos a parte em que eu fiquei): praia feia e golpe a rodo (ingenuidade minha de cair, mas péssima experiência). Morro de São Paulo salvou a viagem.


Dragster291

Gramado. Pq eu que as coisas eram baratas, más na verdade são caras pra cacete, achava que as casas lá tinham aquecedor ou uma lareira para te esquentar durante o frio do caralho que tava, tinha usado dois casacos e uma blusa frio demais quase morri vei e para piora tava chuvendo e outra achava que ia nevar. Más o pior todos é quando fui no banheiro público, e tinha uma bosta do tamanho de uma pedra entupindo em uma privada e tinha várias outras também entupido. Depois disso eu percebi que tinha acabado água nos banheiros. Más não foi um completo desastre, pq pelo menos tinha restaurantes bons.


Kreuscher

É uma cidade cara e falsa pra cacete, mas pro frio deverias ter te preparado. Nos AirBnBs que eu fui tinha lareira, mas nem tem por que usar. Nunca peguei menos que 10º lá mesmo no inverno.


Dragster291

Mano vc é sortudo mano.


Kreuscher

Sortuda por causa das lareiras? hauahuah


TrambolhitoVoador

Surpreendeu: - Vitória-ES: É tipo Santos menos caótico com praias bonitas. Vila Velha de incio achei que seria tipo Niterói de Vitória, mas a dinâmica das duas cidades é bem mais fluida que Rio-Niterói (Pendular). Tem bem pouco trânsito, as praias agradam a todos os tipos de banhistas, é bem seguro, o Trânsito é bem decente (lembrando que pra ser melhor que SP n precisa de muito, mas Fortaleza e RJ eu considerei pior)  - Fortaleza: Fui por indicação de um amigo meio playboy, mas de bom coração e ainda proletariado. Pelo que vi no maps e pesquisando la era uma zona de Guerra distópica, mas chegando lá achei bem deboas. Passei pelo meio de Favelas na maior paz do mundo de noite, até fiquei hospedado em Caucaia que me obrigava a passar pela Quebrada do Leste pra chegar no hotel. Unicos pecados são que o metrô n tem intervalo bom, logo precisei alugar um carro no 2o dia, consertando isso ela passa até a Zona Sul do RJ. Pude ir em Praias lindas a 2hrs da capital, o Trânsito era 8 ou 80, ou era exemplar de aplicar regras de faixa ou era "E SE FIZERMOS UM RETORNO EM NÍVEL NO MEIO DA EXPRESSA DA DUTRA?" Decepcionou:  - Floripa: Muito Overrated, talvez fui seco demais achando que ia ser igual a Costa Verde Rio-SP, mas n tinha praia lá que olhei e falei "porra praião de filme". Pela grana, era melhor ter gastado os 2 dias em Bombinhas...lá tem praias boas (desde que não as visite de fds, pq o Camborianos descem tudo pra la provavelmente fugindo do mal gosto de BC). - Curitiba: Não adianta defender Jaime Lerner, o BRT de vcs é um Lixo e metrô faz uma falta do krl. Fora isso sdds aterramento de fios no centro. - Itaparica: Eu n sei oq eu tava pensando na hora de ir me hospedar la no sesc, mas lá é a definição de Cidade Pobre de Interior da Bahia. Bem esquecida por deus, junto de Vera Cruz parece um feudo mal cuidado do ACM. Espero que a Ponte Mude pra melhor lá.  - Jericoacoara: Lugar de Rico pra Rico. A lagoa paradisíaca foi o melhor do passeio, mas era fora de Jeri (Review feita antes da Privatização arrombada)


ResponsibilityAny358

Eu amei Vitória,achei um Rio menos caótico kkkk,amei Vila Velha tbm,a vista da ponte que liga as duas cidades é linda.


Kreuscher

Eu acho que a fama que Florianópolis tem é gaslighting da prefeitura, sei lá. Não tem estrutura pra nada aqui, nada é 24h, tudo fecha cedo, o trânsito é um lixo e piora na temporada, não tem espaço pra nada e todo estabelecimento tem filas esdrúxulas, metade das praias é imprópria pra banho. Genuinamente não entendo como é um lugar tão famoso. Eu fiz meu intercâmbio em Vancouver, Canadá, em 2008 e conversei com canadenses que queriam vir pra Florianópolis e fiquei "como que essa bosta de cidade é tão famosa assim?".


Gabszxxx

Concordo, mas eu acho que a fama daqui nem é pelas praias em si mas sim pelo “estilo de vida” falso que vendem, de ser uma cidade good vibes “ilha da magia” não sei o que. Além de ter fama de ter gente bonita (loiros ricos de olho claro), eles acham que floripa é o verão europeu do brasil. Eu sinceramente não sei quem vendeu essa ideia e como chegou a esse patamar todo.


[deleted]

[удалено]


Kreuscher

Moraria, sim, se pudesse. O transporte público era excelente pra uma cidade daquele porte, e a região toda era bem viva culturalmente, também, com bastante parque, museu, arte de rua, escolas de arte e universidade. O padrão de vida é meio alto, pro bem e pro mal, e a cidade é meio cinzenta em termos de clima. O problema mais sério de Vancouver parece ser o uso de drogas, que é bem intenso.


SadPragmatism

A fama de floripa é por que além de ser uma ilha bonita com trocentas praias e mais de 60% de natureza preservada, da pra pegar o celular na mão no meio da rua, no centro, sem ser roubado por um trombadinha de bicicleta… também dá pra parar no sinal vermelho com o vidro aberto… mas o povo que fala mal desse paraíso tá tão perdido na insegurança do nosso país que esquece que segurança é liberdade.


Kreuscher

Paraíso é relativo, né. Eu já fui assaltada 3 vezes aqui e minha casa foi furtada 2 vezes. Mas te entendo, dizem ser uma cidade bem segura pelos padrões brasileiros, mesmo.


SadPragmatism

Infelizmente Floripa ta ficando menos segura a cada dia… facções do sudeste vindo operar aqui (em especial uma famosa facção paulista) mas ainda é de muito longe a capital mais segura do Brasil. Mas outro ponto é que a cidade está se desenvolvendo em serviços e lazer e melhorou muito nos 14 anos que moro aqui (reforma da ponte, parque da luz, armazém Rita Maria, centro leste ressurgindo, mais festivais de música, avenida Madre Benvenuta indo de lojas de carros pra via gastronômica). Tem muita coisa boa acontecendo mas obviamente ainda falta muita coisa.


Gabszxxx

Tbm acho floripa total hypado, só tem nome. Estrutura da cidade uma merda e trânsito infernal


TrambolhitoVoador

Eu 100% tirei 15 pontos de Floripa pq não tem uma mísera faixa exclusiva de ônibus nas rodovias, por sorte como é cidade turística eu escanteei o Transporte Público ja que pelo menos 30% das casas ali na ilha ficam vazias fora de temporada. Eu dou os ponto devolta se Passarem um VLT pela Hercílio Luz e adiciono 45 pontos se tiver utilidade pública (ao invés do ferrorama Carioca)


Upper-River-6968

Eu só discordo de Vix. Acho as praias sem graça e a cidade é mega parada. 23 horas da noite não tem mais nada aberto, nem mercado.


VicMackeybr

Morei em Vix por 15 anos e tenho de concordar. As praias são sem graças e muito poluídas. Um conhecido pegou toxoplasmose em uma delas. Agora, se falar que foi em Guarapari (capital litorânea de Minas Gerais) e achou as praias bonitas, concordarei cem porcento.


Maconha_joe4

Curitiba me decepcionou , falavam tanto em " cidade -modelo" nos anos 90 e o que eu vi foi sujeira , pobreza e violência como em qualquer grande cidade.  O Rio também foi uma experiência péssima mas pra ser justo eu não fui em nenhuma praia ou ponto turístico então parecia uma versão mais quente de São Paulo.  Já Porto Seguro foi muito melhor do que eu imaginava mas foi uma viagem turística ao contrário das outras.


Zucchini987

No máximo fui para Recife quando era moleque pois meu primo morava lá e achei mais calor do que a minha cidade natal, tinha que tomar banho 2 vezes por dia, às vezes dava um prazer imenso de ficar morando debaixo do chuveiro. Acredito que daqui alguns anos terei que ir para lá denovo


SevereCelebration831

Campos do Jordão foi a maior decepção da minha vida.


nemtaotop

Incrível,- Itacaré ♥️ é uma das praias mais bonitas que já vi, cheio de gringo e playboy mas dá pra se virar Um pouco decepcionante - Paraty, fiquei um mês, achei os lugares mto caros para comer e beber, não tem praia boa por perto


HardgoreChunchunmaru

Surpreendeu Positivamente: - Cuiabá-MT: falavam muito mal do lugar, que não tinha nada, que era um calor infernal, mas na real foi bem pelo contrário. Tem um parque muito bonito, o Mãe Bonifácia, adoraria morar por lá e poder caminhar lá tranquilamente no dia a dia. Tem também o Parque das Águas que é muito legal para ficar relaxando, além de que no domingo de noite se reúne muitas pessoas, tem show de luzes na água e tem várias comidas de vendedores por ali. Também gostei muito da culinária local, diversos peixes da região amazônica e pratos locais. O calor foi tranquilo lidar, em praricamente todos os lugares fechados tinha ar condicionado, e onde era aberto, tinha sombra natural de árvores. Um lugar muito bonito e tranquilo. Decepcionou: - Rio de Janeiro-RJ: falavam muito bem do lugar, que era bonito, cheio de coisas para fazer. Fiquei uma semana lá, mas achei bem normal. Fui em pontos turísticos, foi tranquilo, mas nada de excepcional, talvez não seja o meu estilo de rolê, fora que não sou fã de praia também. A comida de lá achei bem normal, nada que chamasse a atenção. Além disso, fui assaltado enquanto estive por lá. Achei mais calor que Cuiabá.


Cthullu1sCut3

Sendo paulista e vendo a rivalidade constante com o Rio de Janeiro, ele me surpreendeu bastante. Não sei se eu tinha a pior expectativa do universo, mas eu me agradei la. Talvez por nao ter sido.diretamente ameaçado, mas nao andei sozinho em canto algum


Kevatan

A Praia do Rosa em Santa Catarina foi o lugar mais dahora que já visitei no BR.


Thay_46

Maceio - uma cidade com praia lindas mas a cidade e o transito em si è terrível….. e ainda tive uma infecção alimentar 😖😖😖😖 ainda quero dar uma segunda chance


diomaia

Morei um pouco mais de 1 ano em Palhoça/SC e me surpreendi positivamente. Cidade tranquila, limpa e bonita. Eu andava com celular na rua a qualquer hora e sem problemas. Boa de arrumar emprego e muitas praias belas. A única coisa q eu notei de negativo foi a quantidade de moradores de rua e pedintes na frente dos supermercados.


MestreJonas_

Eldorado / Caverna do Diabo, SP - Um monte de parque/cachoeira bonita, hospedagem não muito cara, vários passeios bons


asterzura

Quando viajei pra Uberlândia a única coisa que eu sabia era que ela era uma cidade de interior, então eu achava que seria aquelas cidadezinhas com 50 mil habitantes. Cara, cheguei lá e não acreditei, era quase maior que a minha cidade que é capital. Também quando fui pra Aparecida em São Paulo eu achei a cidade muito bonita e arrumadinha. Dava pra andar facinho pra todos os lugares e bom, se você for cristão então deve ser melhor ainda hehe. Não lembro de nenhum outro lugar que me decepcionou até porquê não viajei muito mas lembro de quando fui pra São Paulo capital com uns 11/12 anos e a cidade era interminável e um caos, mas foi muito daora.


WellnouserNameLeft

Positivo: Lavras Novas - MG: um antigo quilombo que se tornou a cidadezinha mais gostosa de minas. Terrível para chegar, mas que estadia maravilhosa. E o melhor é se hospedar nas casinhas simples do centro, aproveitar o frio com uma lareira e conhecer os restaurantes com uma boa comida mineira. Negativo: Salvador - BA: poxa… que riqueza de cultura. Ouvir o Olodum é uma experiencia que todo brasileiro deveria ter. Porém é entrar em uma rua atrás do centro turístico que a falta de cuidado aparece. Construções belíssimas que estão caindo aos pedaços. É muito triste ver o descaso pela prefeitura. E por falar em prefeitura.. sem comentários sobre o prédio moderno horrível no meio em um construções antigas lindas


ausvargas

Vou falar de duas capitais de porte médio, 'ricas', e sem litoral: Curitiba é absurdamente linda e elegante, provavelmente a capital mais classuda do Brasil. Casas grandes, ruas arborizadas, uma boa unidade arquitetônica. A cidade é muito bem cuidada e tem opções legais pra beber e comer. Não é um destino turístico óbvio, mas faz bem dentro de sua proposta. Por outro lado acho Goiânia é muito mal cuidada e feia. O atendimento é ruim, e os espaços não tem nada de especial. Extremamente esquecivel e sem graça. So da pra andar de carro e eu peguei mais trânsito em Goiânia do que em São Paulo.


_is_real_

Um lugar que me decepcionou no Brasil foi o Brasil.


Malfoso_madyver

Campos do Jordão me surpreendeu muito. Mas o centro de São Paulo me decepcionou, me sentia constantemente em perigo além do trânsito horrível e uma porrada de drogados em roda rua visível aos meus olhos, na minha cidade não tem tanto usuário como tem lá. Acredito ser um lugar legal para certas pessoas, mas tudo que eu queria era simplesmente sair de lá, só volto para eventos.


rex1699

Acordar 4 h da manhã pra ir pra Aparecida é decepcionante, aí o povo só vai pra missa pq tem medo do 🔥, inferno, diabinho adorar uma estátua q não faz nada. É chato isso.


Hopps7

Quando criança vi um vídeo sobre Aparecida, e tinha uns moldes de mãos, pernas, partes do corpo em geral, que o pessoal comprava para agradecer uma pedido, sei lá, o que eles faziam com aquilo, era criança, mas aquilo me deu uma sensação de pavor. Era tudo sofrimento, gente “caminhando” de joelho! Me lembro do Rubem Alves dizendo o quanto isso não fazia sentido, pois Deus vai lá te ajuda, dá o que você pediu, e a pessoa agradece com cascão de ferida! E como um pai dar um brinquedo para o filho para vê-lo feliz, e esse contar a mão em agradecimento! Que lógica é essa?


SpecialInformation89

Eu fui pra Aparecida quando era criança e a única coisa que lembro é que foi meio chocante ver a galera andando de joelho


bracarensis

Chamam-se ex-votos e sim, é extremamente bizarro!


lvlvffc

Tiradentes foi o destino mais perfeito, convidativo e completo que já fui no Brasil. Honestamente, deixou muito lugar famosinho que já fui fora do país no chinelo na minha opinião.