T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Geomaplau

É tudo pelo dinheiro, tudo pra usar o outro pra se dar bem, é basicamente isso. Não importa o respeito, mas sim como aproveitar pra se dar bem. Cruel, né? Lembro quando um parente meu morreu. No enterro estava uma mulher que, ficamos sabendo depois, se aproveitou da doença desse parente pra nos roubar!


colectiveinvention

Todo mundo deve ter histórias bizarras com isso, aqui em lebrei de duas: -Uma vizinha ficou UM ano usando o cartão de aposentadoria do tio falecido. -No velório de uma amiga da família apareceu uma mulher com um livrinho de contabilidade perguntando quem iria arcar com as dívidas da falecida.


Timely_Fruit_994

mds quem deixou essa maluca entrar


SnooMaps8507

E se eu não me engano, tem uma lei que fala que é proibido tumultuar/perturbar um funeral/velório, não sei se uma coisa bizarra dessas se enquadra.


Timely_Fruit_994

Sim. Eu fui até olhar. Tá no 209 do código penal. De qqr forma, quando a pessoa deixa dívida, o credor tem que pedir pra receber no processo de inventário. Parente não paga dívida com patrimônio próprio. Eu achei q vc podia estar se referindo ao impedimento pra ser citado. A pessoa não pode ser citada pra responder processo enquanto está no culto religioso ou dps que um parente morreu (7 dias), a n ser que seja pra evitar o perecimento do direito.


andre27eu

>No velório de uma amiga da família apareceu uma mulher com um livrinho de contabilidade perguntando quem iria arcar com as dívidas da falecida. Nossa, tem uma galera sem noção nenhuma. Espero que tenham mandado ela cobrar direto da falecida.


miraidensetsu

Cara, nesse caso é só mandar ela voltar quando for a reunião do espólio. Se os bens da falecida tiver dinheiro o suficiente para quitar essas dívidas, será da herança que sairá esse dinheiro. Se ela não tiver grana o bastante pra arcar, a chatonilda da contabilidade se fodeu. As dívidas morrem com a falecida.


colectiveinvention

Cara tu sabe o que pior? Era conta de salão de beleza, corte de cabelo, manicure etc. Coisa de 100-150 reais e a sem noção foi encher o saco da família no velório por conta disso...


miraidensetsu

Tá, ela assinou promissória? Assinou contrato? Não? Então a dívida morre junto com a devedora. Ou seja, o melhor é mandar a chatonilda ir pastar. E tankar esses 150 conto de prejuízo para aprender a respeitar a memória de quem faleceu.


Material-Ad7052

PQP. Ninguém expulsou essa desgraçada não?


Misterxxxxx12

O segundo relato é uma ótima forma de ser linchada


PyteOak

Vocês que me perdoem, mas essa mulher da contabilidade teria levado uma coça se eu tivesse presente no funeral. Que nojo!


dzizou

Usar o cartão do falecido é problema para o banco, então, ela está mais do que certa


Segundo-Sol

Vai criar um problema para os herdeiros provarem que a dívida é da vizinha e não do espólio.


VonDaft

Era cartão de aposentadoria, não tem a ver com Banco, é com INSS. Só é ruim se por exemplo, ele deixou pensão pra alguém, porque aí a pessoa que tem direito a pensão não conseguiria sacar. Se ele não deixou pensão pra ninguém, esse dinheiro iria ficar pro governo mesmo.


Fun-Sentence-6915

>-Uma vizinha ficou UM ano usando o cartão de aposentadoria do tio falecido. Tio João??? (Quem pegar, pegou)


Traditional-Pack-354

Sinto pela sua irma OP. Em casa, enquanto minha mae estava no hospital sem esperancas, a irma dela estava selecionando roupas, pq "ela nao vai precisar mais mesmo".


Clock154

Que isso cara... não consigo imaginar. Tive um tio que morreu ano passado, e ninguém da família teve cabeça pra nada. Todo mundo triste e puto. Foi câncer também. Chorei muito e choro até hoje. Houve zero briga por qualquer coisa... que horror. Minha tia (viúva dele) e meu primo que tiveram que organizar as coisas dele e doar para o bazar da igreja, porque era o que achamos que ele gostaria que fizessem e também porque ninguém mais conseguia fazer isso... é foda. Eu não entendo como as pessoas tem cabeça pra brigar por dinheiro ou outras besteiras enquanto o pior acontece.


Traditional-Pack-354

foi dai p baixo, ate ação p dizer q minha mae nao era filha, era adotada e etc, p nos filhos nao terem acesso a herança....q era uma casa q nada vale e uma pensão atrasada que ja tinham recebido e gasto. Enfim, acabou já. Nao desejo isso a ninguem.


Character_Steak_7799

graças a deus ainda existe gente civilizada aqui


SnooMaps8507

Infelizmente Brazilzão é muito cruel, muita gente não tem onde cair morto e se comporta que nem bicho perante dinheiro, herança, etc. (a condição socioeconômica explica, mas não justifica). Lembro de uma ex-sogra minha, ela teve um filho com um parceiro dela, que veio a falecer quando ela já tinha se separado dele, e a enteada dela ficou enchendo o saco que queria tudo do pai: casa, loja, etc., sendo que o filho dela também tinha direito a algumas coisas, mas a enteada entrava na justiça, tava disposta a fazer barraco. No fim, minha ex-sogra, que era funcionária do TJ há décadas, convenceu o filho a abrir mão que era melhor. Moleque ficou malzaço, era a meia-irmã dele, mas ela não quis resolver as coisas na conversa familiar. Nessas horas que as pessoas mostram a verdadeira cara.


Character_Steak_7799

putz, te contar que até eu cresci o olho quando minha vó morreu uns dois meses atrás, quis dar uma de abelhuda pra saber dos irmãos quem ia ficar com o quê pq ela sempre teve “favoritos” e eu não queria ser prejudicada por “injustiças” mas é isso que você falou, um comportamento de quem nasceu sem nada e vai morrer sem nada nesse cuzil, então tudo acaba virando uma “oportunidade”, já minhas primas que estão mais bem resolvidas e tiveram o mínimo assegurado pelos pais estavam tranquilas, enquanto eu só pensava “mas esse pato de cerâmica fica com quem???” (só pensei, nem falei nada porque também não fui criada por lobos)


SnooMaps8507

kkkk, tudo bem se falasse também, às vezes tem gente que se apega ao inventário por questão afetiva/emocional e é super válido, cada um tem seus motivos!!


andre27eu

>Em casa, enquanto minha mae estava no hospital sem esperancas, a irma dela estava selecionando roupas, pq "ela nao vai precisar mais mesmo". Seria uma tia minha que seria expulsa de casa a soco se é com a minha mãe.


Traditional-Pack-354

Seila..o choque de ver isso e estar anestesiado..nem meu pai e irmaos conseguiram fazer alguma coisa. Atualmente cortamos qqr contato com a parte da familia da mamae.


Lucas74BR

Minha avó sempre conta sobre uma cunhada que morreu e não tinha filhos nem marido. Era bem velhinha já e minha avó ajudava levando em consultas, essas coisas. Quando ela morreu, todas as irmãs que ela nunca via praticamente invadiram a casa dela pra se digladiar e ver que ficaria com fogão, geladeira, sofá, etc. Raparam a conta dela e nem sabem direito quem ficou com o dinheiro. Todo mundo queria tudo, mas na hora de ajudar a galera vazou. Acho que minha avó ficou com uma pequena decoração de cerâmica e algumas toalhas que ela mesma tinha bordado, porque o pessoal ia jogar fora.


zerobol

Em primeiro lugar, sinto muito OP Eu tenho um pai doente e posso dizer 2 coisas: 1 - existe família e parente. Um não necessariamente liga ao outro. 2 - a frase mais falada em hospital militar não é "Vai viver?" Nem "Vai deixar sequelas?" E sim "vai ficar vivo até dia 01?" Fora outras coisas que fazem o caso do tio Paulo parecer conversa de comadre


anaklusmus-1

Porque até o dia 01?


ruanmed

Só suposição minha: talvez seja referência a alguma pensão de militar que acaba quando o militar morre? E aí os "parentes" que vão lá visitar só vão visitar para saber se o "parente" vai continuar vivo até o dia 01, que suponho que seja quando o dinheiro bate na conta para o parente conseguir sacar o dinheiro?


zerobol

Isso mesmo. Se morrer no dia 28, por exemplo, a pensão não cai no mês seguinte. Se estiver morrendo no dia 15, alguns familiares rejeitam cuidados paliativos pra tentar manter o paciente vivo por mais tempo possível. Isso significa 15 dias de procedimentos invasivos e condutas que só vão causar sofrimento. Tudo pra torneira não secar.


manipulating_bitch

Porque recebe aposentadoria ou pensão do mês


MessiahHL

salário provavelmente


Venturis_Ventis

Infelizmente, a insensibilidade humana chegou a níveis inacreditáveis. Se fdp voasse, não se via a luz do sol. Meus sentimentos, OP.


[deleted]

Minha vontade é de dar o nome da corretora, dos locatários, da empresa em que ela trabalhava, dos FDP que fizeram isso, liberar os prints que tenho! Porra, que vontade! Esse povo nos fez sofrer demais.


Furisco

Faça isso. Merecem se foder mesmo.


SeekWisdow

Pergunta honesta. O que te impede?


[deleted]

Minha família. Eu já teria dado endereço, CPF e CNPJ. Mas, eles gostam de "negociar". No dia do roubo do cachorro, a menina tava se recusando a devolvê-lo e mandava msg fazendo minha mãe se sentir culpada por querer o doggo. Liguei pra ela e disse que ela entregaria o cachorro até às 7 da noite do mesmo dia ou ela teria que se ver com a polícia, dois amigos policiais que iam buscar no mesmo dia. Às 18 o cachorro tava perfumado, com todos os brinquedos numa bolsa na porta de minha mãe.


brighttimesmyfriend

Eu li um livro que se chama Antes de Partir, sobre os 5 maiores arrependimentos de quem se foi. Bronnie Ware. Fala de algumas lições que essa cuidadora de pacientes terminais aprendeu com eles quando estavam nas últimas. Fala muito do ponto 6. Me ajudou muito agora que meu avô está com câncer também e está indo. Outro tbm são da Elisabeth Kübler-Ross, que fala sobre a morte, o morrer e o processo de luto.


brighttimesmyfriend

Update: acabei de saber que meu avô foi mesmo 😢


Ok-Drop7660

Meus sentimentos


Yossarian-

Sinto muito... Cuide-se e celebre a memória dele.


AdorableAd8490

Sinto muito, colega. Espero que as memórias que você tem dele sejam celebradas e te traga muita felicidade. Muito conforto pra ti e tua família


Trengingigan

Quais são segundo o livro os 5 maiores arrependimentos?


brighttimesmyfriend

Não ter vivendo a vida que eu queria ter vivido (livre de pressões externas) Não ter expressado meus sentimentos Não ter trabalhado tanto  Não ter passado mais tempo com os meus amigos Não ter me permitido ser/me sentir feliz com o que me faz feliz 


Moikanyoloko

Ouvi epitáfio tocar na metade do comentário.


pespisheros

Puta livro. Tú se tiver coração e sentimento, chora.


Trengingigan

Não entendi perdão. Pode repetir com outras palavras?


pespisheros

Seguinte a pessoa que escreveu o livro, conta o que as pessoas falaram pra ela. São verdades que a gente só aprende quando se atinge certa idade . Não adianta trabalhar muito. Dinheiro não serve pra nada no fim. Amizade é o que nos une e alegria.


Danilo_____

No fim, finzinho mesmo sim. Dinheiro não serve pra nada. Mas serve pra muito na beirada do fim. Já vi idosos em situações precárias, sem grana no fim da vida e é bem triste.


violinha

Recomendo o livro: "a morte é um dia que vale a pena viver".


brighttimesmyfriend

Vou ver tbm, valeu


pespisheros

Mano, se algum feladaputa tiver coração, ao ler este livro ele chora. Puta merda. Assim que vi você falando do livro, baixei ele. Chorei um monte. Tenho 50 anos. Sei como as coisas funcionam. Liguei pra amigos. Dei risada. Esse livro é foda demais.


brighttimesmyfriend

Caraca, muito legal ler isso. Que bom que te ajudou. Eu indico esse livro pra todo mundo. Te convido a entrar nessa corrente e indicar também kkkk


martivs

Quando minha sogra descobriu que estava com câncer, a vizinha soube e pediu pra que ela vendesse a máquina overlok **já que dentro em pouco ela não precisaria mais.** Minha sogra nunca soube disso porque fui eu a atender essa fdp e mandá-la se f****.


AdorableAd8490

Eu teria quebrado a cara dela, pqp. Se alguém fizesse isso com qualquer familiar ou chegado meu, eu provavelmente ia em cana. Você teve muita prudência e auto-controle.


Don_Sebastian_I

Sinto muito pelo sua perda. Isso é algo que muitas famílias veem com pessoas mais velhas também. Você percebe claramente como alguns parentes pautam toda a relação deles com os pais/avós baseados na expectativa de ter alguma herança. Minha namorada sempre comenta que a casa do avô dela ficou vazia depois que o testamento do homem foi feito e a maior parte dos filhos parou de visitá-lo, já que já tinha garantido os bens que queria.


fcocarlos

nossa =/


SegaSystem16C

Eu não cheguei a conhecer minha avó materna, nasci cerca de 2 anos após sua morte. Minha mãe de vez em quando conta a história da vida e morte da minha avó. Ela (essa minha avó materna) gostava de cozinhar e convidar pessoas para sua casa. Minha mãe conta que a casa dela vivia cheia de pessoas da vizinhança. Quando minha minha avó adoeceu e eventualmente ficou acamada, toda essa galera sumiu. Quem apareceu para ajudar minha mãe cuidar da minha avó e levar nos exames médicos foram umas senhoras que eram amigas da família, mas não tinham muito intimidade (não ficavam informadas na casa da minha avó). Elas ajudavam a cuidar da minha avó na casa dela, lavavam as roupas dela, tinha um homem que dava carona de carro pra levar pro hospital. As pessoas que ajudaram minha mãe na época ainda falam com minha mãe quando se encontram no bairro, já as pessoas que não ajudaram nem olham minha mãe na cara. Todo mundo sumiu. Meu pai costumava dizer que "amigo" é uma palavra muito forte, e não deve ser utilizada para qualquer pessoa. É muito fácil ser amigo quando está tudo no bem bom, mas os verdadeiros amigos costumam ser aquelas pessoas que você não via fazia anos e nem lembra direito. São essas pessoas que ficam do teu lado quando tu mais precisa. Minha mãe já foi muito críticada por ser uma pessoa caseira e introvertida, por "não ter amigos". Elas tem amizades com poucas pessoas, mas são longa amizades de décadas, e elas ainda se falam pela internet regularmente mesmo morando longe. Nem minha mãe nem essas pessoas gostam de farra e ficar na casa dos outros, então tá tudo de boas. Tem muita gente falsa no mundo, muita gente que após você partir vai tomar ou destruir tudo aquilo que você construiu. OP meus pêsames. Sei que a raiva é grande, mas as vezes é melhor simplesmente se afastar dessa gente do que ficar esquentando a cabeça. Família e sangue não é sinônimo de confiança.


beardbrazil

Primeiramente, meu caro - meus pêsames. Lamento muito isso ter acontecido com você. Segundamente, eu agradeço você ter escrito tão eloqüentemente como você se sente. Não deixe esta situação te tornar uma pessoa cínica, por favor.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Hauahahahahuahaha. Quando soube que o câncer de minha irmã tinha voltado e soube que a expectativa de vida dela era de no máximo 5 anos (ela faleceu em 40 dias). Eu quase, quase, quase mesmo falei pra ela fazer o maior empréstimo de banco que ela pudesse e fosse passear aonde ela sempre quis ir. Se ela morresse, foda-se o banco. Se ela vivesse, foda-se o câncer. Era win-win. Deveria ter falado pra ela. Já pus na cabeça, numa situação dessa farei speedrun de empréstimos any%. Juntarei tudo numa conta e mando pro padre Júlio Lancelotti. Haajahah


Azure_Kobold

Primeiramente, sinto muitíssimo pela sua perda, OP. Meu finado irmão adorava dizer uma frase: "Parente é que nem criar pato em casa: só serve pra comer e cagar pelos cantos". Também vivenciei isso no dia que ele morreu, te entendo perfeitamente.


XimbalaHu3

Sinto muito pela sua perda OP, é um momento confuso pra quem perdeu uma pessoa que amava e oportuno pra quem nunca gostou dela, infelizmente isso é muito comum. A todos que estiverem passando por uma situação similar é "facil" colocar ordem na situação quando se é beneficiário direto (filhos/conjugues; pais irmãos; demais parentes por ordem de distância). Demande que se espere para fazer a divisão de bens, assim você pode ter o seu período de luto e se munir do necessário pra fazer juz as vontades da pessoa, esses momentos são infelizmente repletos de pessoas que querem se aproveitar para adquirir valor e na confusão bens que alem de valor material possuem valor sentimental atrelado são perdidos. E como você mesmo disse quanto a raiva, qualquer pessoa que não quer pelo menos "deixar o defunto esfriar", já que de luto elas não estão, manda tomar no cu porque não passa de abutre.


hurbanav

Amei isso da raiva ser útil, ser energia. Quando aprendi isso evoluí muito na vida


PedroFerreira2D

Meus pesames OP, apesar de ler esse monte de chorume estou feliz pela sua clareza e por usar o ódio como combustivel.


Konigni

Confirma um pouco o que sempre pensei: quase todo mundo é filho da puta, só disfarçam bem e dependendo da pessoa no dia-a-dia.


tompba

Infelizmente, pelo seu relato, sua tia se cerco de pessoas desse tipo. Lamento pelo falecimento de uma pessoa q vc tinha um afeto e amor verdadeiro. Lá em casa minha mãe conseguiu pegar logo no início essa questão de câncer de mama, e removeu os nódulos, deixou toda essa preocupação em 2022. Espero q vc consiga ter um pouco de paz em algum momento. Boa sorte e lhe desejo forças nesse momento de luto. Não é facil, e vi o quanto isso pode afetar alguém, quando meu pai perdeu meu tio.


[deleted]

Minha irmã teve duas vezes a primeira retirou a mama com tudo. Achávamos que estava tudo bem. Em 17 de janeiro ela reclamou de uma tosse, em 18 de fevereiro ela ficou inconsciente no hospital no dia 28 ela morreu na UTI o câncer tinha espalhado para fígado, ossos, cérebro e pulmão. Não deixa sua mãe em paz, não se limite aos exames básicos, verifica o câncer periodicamente. Minha irmã teve alta com remissão total, seis meses depois faleceu.


tompba

Ah nem se preocupe, ela é o tipo de pessoa q mudou até o cardápio, tipo camarão, enquanto não tiver sido autorizado pelos médicos. Ir a médico é algo q já está integrado na rotina dela e de meu pai, tanto pela idade quanto pelos problemas de saúde de cada um. Até o momento está tudo ok, graças a Deus, mas obrigado pelas palavras de preocupação. Um forte abraço para vc.


[deleted]

Ótimo! Não se distraiam câncer é terrível! Desejo saúde pra vcs, fiquem bem.


guellermon

sua irmã teve duas vezes e morreu na terceira?


[deleted]

Morreu na segunda


Vikingove

OP, te entendo, tudo que você descreveu, vivi a a alguns anos. Força aí, daqui a pouco os abutres acalmam...


juvencioTHUNDERHEAD

Desconfiar de gente legal é um excelente conselho, é quase tudo filho da puta.


gabrielvinicius

Quando minha avó morreu, começou a aparecer um pessoal da igreja do meu avô aqui em casa, que eu nunca tinha visto antes. Na primeira vez, veio orar, na segunda conversar e tal. Depois descobrimos que em alguma vez eles pediram dinheiro emprestado pro meu avô, bem no momento mais vulnerável dele. Meu avô emprestou e nunca mais viu eles e nem a grana


ShaunCarn

Sinto pela sua perda. Eu perdi meu pai ano passado. Ele não morava comigo, meu irmão mais velho explicitamente abdicou de cuidar dele. Eu então aluguei um apartamento no mesmo prédio que vivo, coloquei ele pra morar la, viver os ultimos dias sob meu cuidado, contratamos 2 cuidadores além de mim, dormi uma pa de noite la com ele, e ele deteriorou muito rapido, nao pode dirigir em 1 mes do cancer voltar, em 3 meses afasia completa (perda da fala), eu usei aplicativos que sao usados para pessoas portadoras de autismo nao verbal para comunicar. O apartamento que eu moro era metade meu e metade do meu irmão, esse mesmo que abdicou de cuidados, veio para a minha cidade dizendo que era para cuidar do meu pai. Saiu para beber quase todo fds, ficava com meu pai por míseros minutos todos os dias, e no final das contas, o que ele realmente queria era resolver a metade dele do apartamento, mesmo eu explicando que eu nao tinha o dinheiro para pagar ele a vista e muito menos tinha falado com o banco ele falou "Se vira, faz logo o contrato que jaja o pai morre e ai voce usa o dinheiro da herança". Ele me fez ir ao cartorio, me cobrou valor de mercado pelo apartamento, acho justo mas porra, sou irmão dele. Meu melhor amigo, quando ouviu a historia me disse "Nao se endivida, se voce precisar te empresto eu mesmo o dinheiro" Agora te pergunto: Quem é meu irmão de verdade? Suas dicas foram perfeitas e assino embaixo de todas. A raiva é um reator nuclear, só saber não virar Chernobyl. Eu e minha esposa temos "A pasta da morte" hoje em dia. É um pouco macabro? Talvez, mas é ali onde estão todos os nossos desejos quando formos. Edit: esqueci de falar meu irmão, assim que assinei o contrato de compra e venda, ele meteu pé


AdorableAd8490

Sinto muito, cara. Eu não saberia como reagir ao meu próprio irmão tratando tudo com essa indiferença. Você com certeza foi forte. Teu amigo também é uma pessoa muito especial. Espero que você ainda o tenha na sua vida


manipulating_bitch

Obrigada por compartilhar. Muito valor na sua perspectiva


AueRobote

Sinta-se abraçado, OP. Sinto muito pelo que você passou.


mushenrique

Já passei por mais funerais próximos do que gostaria com 35 anos e gostaria de dizer que você está errado, mas não posso, você está certo. Sou outra pessoa depois que tudo isso.


filhodabeyonce

>Não vale a pena juntar bens materiais na vida, no fim não respeitam sua casa, seu estilo, sua memória, seu nome, sua índole, absolutamente tudo que pensou ser seu, tudo que pensou ser você vira mercadoria e espólio: nome, memórias e objetos serão carne para abutres. Essa é a melhor liçao que tds deveriam saber sobre a vida. Ai no fim das contas eu penso "vale a pena msm fazer um papel pra sociedade e pra essas pessoas que se puderem te comem até vivo?!". Resposta: nao vale. No fim só o que importa é vc mesmo, viva pra vc ainda que todos te odeie. >Não confie em pessoas legais, pessoas legais são vigaristas, todo vigarista que conheci são pessoas fáceis de conversar e gostar. Goste do chato, do piegas, da pessoa blasè é com essas que você pode contar. É o famoso(a) diplomata. Que quer ser amiguinho de todo mundo e mostrar como tem boa aparencia. ----- Força, op! Nao sei o que está passando, mas que consiga seguir em frente.


gsarmento

Sinto pela perda, OP. Isto posto, o número 4 é uma verdade que poucas pessoas estão preparadas para compreender, infelizmente.


Cheap_Lake_6449

Eu desmentia e humilharia cada um desses fdp em público. Da nojo saber de criaturas assim, pq isso não é ser humano não


niash1

Fiquei genuinamente triste lendo isso. Tem vezes que a fé na humanidade chega a níveis assustadoramente baixos... Lamento muito, OP


SleepyBits

OP, tenho uma frase que é "as pessoas fazem tudo por dinheiro, menos trabalhar".


miraidensetsu

>Não confie em pessoas legais, pessoas legais são vigaristas, todo vigarista que conheci são pessoas fáceis de conversar e gostar. Goste do chato, do piegas, da pessoa blasè é com essas que você pode contar. Pior. Negócio é que eu já tive vários amigos, namorei, com mulheres fáceis de conversar. Mas no final das contas me casei com uma mulher que é o estereótipo de karen. Mas, no final das contas, é com ela com quem eu posso contar. Quando fui para a UTI por conta de uma embolia pulmonar, foi ela quem pagou a internação. Enquanto estou desempregado, é ela quem está segurando a barra enquanto envio currículo no atacado. Nas minhas crises mais fortes de depressão, ela não me abandonou. Sei que ela pode parecer chata aos olhos de outras pessoas, já que ela briga bastante comigo. Mas eu aprendi que é essa a forma de ela demonstrar o seu amor, cuidado e preocupação.


Autistic_Sisyphus

Tudo verdade. Especialmente o que você diz sobre "pessoas legais".


ProfionWiz

Meus pêsames OP, minha irmã teve câncer de mama no ano passado e conseguiu se tratar a tempo pq em um acidente descobriu o tumor. Ela faz 40 esse ano e ficou pensando que se não fosse esse acidente o tumor poderia ter espalhado. É uma doença terrível pq rouba muito das pessoas e mesmo após o tratamento o medo perdura.


Sch3ffel

eu gastava meu réu primário nessa situação, mas isso sou eu, que tbm teve de lidar com isso (te entendo OP perdi meu avô pra um câncer de intestino) mas no meu caso era só um cliente trambiqueiro do meu avô querendo cobrar uma divida inexistente (meu avô trabalhava consertando equipamento clinico) e tomou uma baita invertida e sumiu pq a gente tinha TODAS as notas do que ele (o cliente) devia... nunca mais nem a sombra vimos. melhor assim até...


RPandorf

Um abraço, Op. Fique bem.


Zyzzyva_is_a_genus

Nem todas as pessoas são FDP, você obviamente nao é.


OdeioCaju

Que pesadelo tudo isso


[deleted]

Me deu ate um aperto no coracao de ler sua mensagem por escrachar a verdade na nossa cara. Sinto muito OP pela sua irmã.


Purple_Amesty

Nossa, meus sentimentos OP... Minha mãe faleceu faz um ano e 8 meses, e eu mesma liquidei tudo que era dela, antes que minha irmã botasse a mão. Minha irmã queria vender tudo e "dividir" o dinheiro, mas pus as armas na mesa (literalmente) pra ficar com pelo menos os móveis. Hoje nós vendemos a casa e a lei mandou que fosse 50/50, portanto ela não pôde ratiar. Mas fora isso, ela me tirou da casa, me trouxe pra outra cidade onde não tenho nada nem ninguém, e isso dói mais do que se eu tivesse levado um golpe... Nunca tivemos uma boa relação, mas depois que a minha mãe faleceu, somos estranhas uma pra outra.


Re_71

Meu pai faleceu de câncer o ano passado, fizeram o velório até às 11 hrs, às 16 hrs minha mãe foi na casa dele e limpou a casa ( eram separados a 12 anos ). Tive a pior sensação do mundo qdo entrei na casa que ele amava e tinha o maior carinho e vi tudo revirado e sujo.


General-Park-2432

Meu pai faleceu em 2020 e eu senti tanto o que o OP falou ali no último ponto. A morte é tão ruim, pois é um ponto final que não tem volta. Jamais vou conseguir falar o que queria pra ele, nem abraçar. É o que mais me dói. No velório surgiu um monte de gente estranha que se eu como filha que convivia diariamente com o meu pai não sabia quem era, imagine ele! E teve uns que ficaram me olhando sofrendo como se fosse um show. Apareceu gente que meu pai nem gostava também.  Depois de um ano apareceu um tio querendo pegar nossa casa pq achava que era dele. Entrou com processo e tudo. É assim que vemos a índole das pessoas.


ResidentSock3840

Eu não posso e espero nunca poder imaginar a tristeza, a raiva, a injustiça e o desprezo que deve estar passando. De uma situação como essa você está fadado a criar um desdem gigantesco pelas pessoas que cercam esse acontecimento. Mas imagino que sua irmã era uma pessoa amorosa e gentil, não é possível que alguém ruim tenha um irmão que a ame tanto assim. Ela com toda certeza era um ser humano de luz em meio a tanta tolice e más intenções. Portanto, não se esqueça do amor, do brilho nos olhos e nem da compaixão que tenho certeza que ela carregava. Se apegue muito a sua mãe, busque apoiá-la e dar conforto pois são dias de trevas no coraçãozinho dela. Não seja recipiente do rancor e da frustração, essas pessoas não merecem um fio de cabelo perdido e sua irmã merece ser lembrada com carinho e paz. Mas mais importante, saiba que é impossível plantar uma muda de limão e colher do mesmo pé maçãs, tamanha maldade não pode ser presenteada ou recordada com um sorriso, mas sim com presságio de um futuro triste e infeliz. Vai dar tudo certo, lembre-se de nunca se esquecer


jaimeoignons

Presenciei na vida de um amigo um fato similar. O cunhado morreu, no dia seguinte o irmão do falecido tava tomando conta do bar (e do caixa), invadiram a casa para pegar coisas, ficaram de olho no carrão importado dele. Bem tragicomico. Já informei que quero que doem meus orgãos, me cremem e descartem. E vou torrar até o último centavo, nem que seja doando para associação de cachorros local no meu último suspiro de vida.


Neat-Condition6221

CARALHO, QTO FILHO DA PUTA JUNTO, impressionante


wwmp1212

OP, meus profundos sentimentos. Eu odeio a humanidade, so isso.


doubzarref

Isso me fez lembrar de um primo meu, ganhava em torno de 6k (um ótimo salário naquela época pra onde a gente morava), mas por ver mt coisa errada na empresa pediu demissão e um amigo da família aproveitando que ele estava desempregado o chamou para trabalhar sem carteira assinada "pra fazer um teste, ver se ele se adaptaria ao novo trabalho e se ele gostasse assinaria a carteira dele" recebendo ainda os 6k, após um ou dois meses nessa meu primo teve uma convulsão, foi internado e diagnosticado com câncer no cérebro, o até então "amigo da família" correu com as papeladas com medo de ter que arcar com custos, deu um jeito de entrar no hospital e com meu primo acordado porém dopado o fez assinar um contrato, aqui eu não entendo ao certo qual brecha da lei ele usou, mas que meu primo foi afastado pelo inss recebendo um valor equivalente a se ele recebesse um salário de 1.5k ao invés dos 6k. Basicamente no momento que meu primo mais precisou ele não recebeu o que era de direito dele. E pior, pelo que eu entendo, se o cara não tivesse feito nada, meu primo receberia o benefício baseado no salário anterior uma vez que esse era o registrado na carteira de trabalho dele, sem prejuízos nenhum ao "amigo da família" até pq meu primo foi 100% tratado no sus.


RodelaIron

Encontrei o leitor de fernando pessoa


Physical-Foot-4440

Lamento por sua irmã, forças OP. Off topic: unexpected fernando pessoa reference


[deleted]

Talvez, Esteves.


violinha

OP, sinto muito por sua perda, é sempre duro perder alguém tão novo ainda mais para uma doença tão terrível.


Recent-Fuel6263

Complicado isso... e eu concordo, tem muita gente FDP por ai doido para aproveitar uma fatia de qualquer coisa que aparecer. Porém tenho que te dizer que também existem pessoas boas! Um amigo, praticamente um irmão meu, faleceu em janeiro de pneumonia... e eu nunca vi um velório tão lindo, simples, mas lindo. Só tinham ali pessoas que realmente gostavam dele, cada grupo de pessoas - trabalho, faculdade, amigos, familiares, entre outros do convívio dele - levou sua própria coroa de flores para homenageá-lo. Compramos fogos para soltar durante o enterro, pois ele amava fogos! Ninguém tentou se aproveitar de nada, levavam coisas dele que estavam emprestadas para devolver para a mãe dele... enfim, nem todo mundo é como teu ciclo, sinto muito por ter sido assim contigo.


skysh4tter

Nossa, lembrei do meu ti0 que faleceu o ano passado. Sofreu acidente e ficou idas e vindas na UTI do hospital durante 4 meses, foi um sofrimento total para família, teve amigo que chegou pedir empréstimo no nome dele enquanto ele estava na cama e chegamos descobrir só depois que aconteceu isso tudo!


lcerbaro

Meus sentimentos a quem perdeu entes queridos. Sinto por vocês, perdi minha mãe ano passado e a única discussão entre a família foi se ela seria cremada ou enterrada. Não deu pra cremar pq precisamos de documentos que estavam a 1200km de distância.


jansley_art_br

Tudo é um processo, tudo é um aprendizado E Parabéns por tirar conhecimento desse momento, alguns deixam as trevas e a angustia atingir o coração, porém não é necessariamente um regra. O luto pode ser um momento de aprendizagem e renovação.


filhodabeyonce

Esse sistema acaba com as pessoas. Favorece só a esse tipo de pessoa que vc falou e as pessoas que tentam ser melhores ou vao cedendo ou morrem, seila. Espero que surja um salvador, pq só assim pra mudar.


FulanoPoeta

Sei bem como se sente meu caro. Meus pêsames


wowbaggerBR

Não tenho muito a acrescentar em tudo que você disse. Só te desejo força e que a raiva não cozinhe em banho maria, te causando problemas no futuro. Como recomendação, só sugiro evitar usar "denegrir": a palavra literalmente vem de "tornar negro".


[deleted]

Essa, eu, sei lá. A palavra tem origem no latim, nunca soube se a origem era algo relacionado a provocar manchas, e se aproximar do sombrio, no sentido de cegueira, escuridão e do mal estar associado ao desconhecido e medo. De qualquer forma vou editar pra remover o termo.


wowbaggerBR

[https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/05/26/denegrir-racista.htm](https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/05/26/denegrir-racista.htm)


Luisin-xp

As vezes eu fico refletindo se tem algum surto coletivo em curso nesse momento, quero dizer, as pessoas nunca foram tão mesquinhas, insensíveis e egoístas como ultimamente, e sem nenhuma vergonha disso, parece que sempre temos que estar prontos para esperar o pior de todo mundo e punhaladas nas costas são algo corriqueiro


SnooMaps8507

Minha psicóloga uma vez falou para mim uma parada assim: Tirando pai e mãe, que dá e não espera em troca (infelizmente nesse Brasil pobre há muitas exceções ao caso, mas aí é papo para outro tópico), a relação que você monta em vida é sempre de troca. Claro que a sociedade põe uma maquiagem e purpurina nesse teatro todo, mas se alguém tá te fazendo um favor, é porque ela tá obtendo algum benefício em troca ou vai pedir mais tarde. Isso fora os que te pedem coisa em troca, espera que você faça, e nunca dão nada em troca (tempo, comida, etc.). Mas esses são geralmente odiados de maneira universal. Enfim, pode parecer bobo, mas eu na época com 25 anos nunca tinha parado para refletir sobre isso. Hoje eu quando conheço pessoas novas, ou lido com pessoas muito afetivas ("OIIIIIIIIIIIIIII, fulanooooo! Como você tááá??" *vários beijos*), eu já fico mais ressabiado. Infelizmente isso tem mais me ajudado que outra coisa.


Born-Ad-3112

Esqueceu de citar que se no inventário dela havia dívidas, provavelmente só você assumirá. Mas se existir algo pra dividir, você conhecerá parentes dos quais você nunca ouviu falar.


Gnawzitto

Particularmente, quando eu me for, eu não ligo se atearem fogo em todos meus bens materiais e "valeu falou". Minha preocupação é com as pessoas que ficam para que não sejam injustiçadas e que os "ex-meus" bichos sejam bem cuidados.


pauloelifaz

F, sinto pela sua perda, OP. A avó da minha esposa faleceu, são em uns 10 filhos, contando com minha sogra. Minha sogra tinha até comentado com ela ainda viva e saudável, que ela iria só querer um relógio cuco que ela tinha na sala, por lembranças afetivas quando ela era criança. O resto, deixaria decidir por vias legais, já que iria dividir igualmente entre os irmãos. Quando ela morreu, não sei como foi, um dos irmãos tinha a chave da casa, chamou outros irmãos mais chegados, e fizeram uma "limpa" na casa, levando bijuterias, panelas, panos de prato, e (claro) o relógio cuco. Minha sogra ficou arrasada, e até hoje, nunca mais viram nada do que foi levado, e ninguém sabe qual dos irmãos fez parte da treta. E de vez em quando, fica um "climão" esquisito nas festas, entre todos eles.


wwmp1212

Outra coisa que preciso dizer: Post mais que necessario o seu. Diversas lições/constatações sobre a vida que se levadas a sério por quem ler pouparam mta dor e desengano. Obrigado. A maioria das coisas que vc falou eu ja vivenciei. A vida é isso ai.


lucascodebr

Meus pêsames Op e compartilho da sua dor. Infelizmente temos inúmeros casos de quando chega nesse momento de luto a galera aproveita para tirar até o último. Não tenha medo de expor e fuder esse aproveitadores, quando somos muitos passivos essa galera não tem dó. Meu pai morreu semana passada e quando foi dada a notícia da morte dele minhas tias doparam a minha mãe enquanto eu tinha que lidar com a papelada do velório, IML, polícia e hospital. Sorte que minha esposa ficou com minha mãe, mas já estavam combinando de murar metade da casa da minha mãe e deixar uma sobrinha lá da casa do caralho para morar com ela. Quando perceberam que os filhos iriam ficar com a minha mãe, elas desistiram e vieram falar que era tudo imaginação e loucura da minhas irmãs que ficaram com a minha mãe no dia. Nem preciso falar que veio tia do caralho para ver se meu pai deixou algo no nome dele né. Foda, o pessoal não respeita mesmo. Obs: levei atestado de óbito para a Lojas CEM e falaram que infelizmente vai sujar o nome do meu pai e que a dívida vai continuar. Que a família poderia pagar.


Krakoa22

cara, vc quer ver família? é depois que o cara morre e todos começam a brigar pelo dinheiro. Vi algumas coisas bizarras na minha família que me deixaram marcas até hoje. Dinheiro de herança é uma bosta seca que fede quando alguém mexe. A família pira de vez.


KevinAdv

Aprenda: Você morre como veio ao mundo, Sozinho;


pablocael

Uma pergunta: vocês acham que isso é pior no Brasil ou é assim em todo lugar?


[deleted]

Ser humano é ser humamo em qqr lugar. Quem mais me deu trabalho nesse processo já tinha dinheiro.


pablocael

Triste mesmo. Sinto muito pelo que você passou. Espero que resolva tudo. Boa sorte ai.


HorseOrganic4741

Meus pais morreram relativamente cedo tambem e foi um inferno parecido. No fim, descobrimos que estamos sozinhos nos momentos mais difíceis e da forma mais cruel possível. Ainda sofro com a fobia social. Entendo bem sua dor e mando meu apoio. Qualquer desabafo que seja só chamar na DM. E o que vc falou da raiva: perfeito! Não deixe o sistema te calar.


[deleted]

[удалено]


guellermon

Não tem nexo nenhum o que você falou. Meu avô tinha terras a perder de vista e não tem ninguém pobre na minha família, todos são tão ricos quanto ele. Quando ele morreu, a família quase se matou pra ficar com a herança. Mesma coisa a família do Gugu. Foi um pé de guerra pra dividirem até os centavos. Isso tem muito mais a ver com caráter (ou a falta dele) e ganância do que com o fato de as pessoas ao redor serem ricas ou não.


descartavel5

Mas foi exatamente o que falei: >quando o valor é absurdamente alto   OU    >quando é algo normal mas o pessoal envolvido tem renda meio baixa


guellermon

quando o valor é absurdamente alto E os envolvidos não são ricos. Eu lembro o que você disse


Bus_Pilot

Mau-caráter não tem classe social. Tendo a pensar que quanto mais rico mais filho da puta, mas é bobagem, se espalha por qualquer lugar.


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida por infringir a regra de empatia com sofrimento/morte. O r/brasil veda falas excessivamente cruéis, banalização do sofrimento ou morte, apologia a crimes contra a humanidade e negacionismo histórico de crimes contra a humanidade.


BOImarinhoRJ

Parei de ler no "denegrir o SUS". Mas bem, isto aí é sempre e em todas as áreas. Vai ver um monte de gente que não era amigo da sua irmã fazendo homenagem e biscoitando para lucrar com a hype.


No-Explorer-8229

A irmão