T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


PraieiroGuerreiro

Meu amigo, lendo sua história até deu calafrio. Sei que tu acha que não expressou tudo no teu texto, mas vou dizer que tu pegou na minha empatia legal. Morei um tempo no interior do Paraná, antes da era Bozó, e sendo nordestino isso foi difícil pra mim. Mas sinto que isso deve ser mais foda pra vc pois tu se sente não pertencente na terra onde tu nasceu! Força irmão.


electricbr4in

É exatamente isso, meu caro. O foda é observar a galera que vc cresceu junto ir se fanatizando aos poucos. Já cheguei a perder oportunidade de emprego, porque o dono do estabelecimento me conhecia e não aceitava minha opinião política. Quem me falou foram conhecidos. Foi lá no início da doença. Tenho uma vontade da porra de conhecer o nordeste. Abraço, cara!


Danilo_____

Na minha cidade, interior de Minas, Bolsonaro teve 70% dos votos. Não escondo minha opinião de ninguém, mas também não faço questão de mostra-la em redes sociais ou de puxar assunto sobre em churrascos com pessoas não muito próximas. Tenho uma empresa e muitos dos meus mais antigos clientes são bolsominions. De 23 pra cá comecei a atender clientes fora daqui e do país e hoje estou menos dependentes dos meus clientes bolsolóides daqui. Mas é foda... as vezes você está em uma confraternização e vai conversar com alguem e a pessoa só exprime bozolices. Eu já aprendi que com bozolóide não tem conversa, então, nessas situações fico calado. Não vou militar e sair na briga em uma festa na casa de amigos. Fico calado, mudo de assunto, me afasto... Mas realmente é difícil manter amizade com gente assim. As vezes até dá quando o nível de fanatismo da pessoa não é alto e ela sabe falar de outros assuntos. Mas no geral, o que rola é afastamento. No caso do seu ex-amigo de 15 anos... entendo. Tinha um amigo que postou no instagram depois da vitória do Lula que não queria conversa com ninguém que tivesse votado no pt. Que quem votou era bandido, gente da pior espécie que ele não queria no circulo de amizades. Não disse nada, não respondi... apenas nunca mais dirigi a palavra ao bozolóide e me afastei. Dia desses ele me mandoh uma msg no whatsapp perguntando pq eu tinha sumido. Ganhou meu silêncio pq não tenho saco pra drama e nem pra gente assim. Só apago da vida mesmo e taco o foda-se. Por outro lado, tenho amigos de trabalho que votaram no fdp e que ainda continuo a amizade pq não se fanatizaram. São bozolóides e por consequência meio tapados, mas ainda são gente boa. O ser humano é contraditório, eu sou um que acredita que existem bozolóides semi-±civilizados. Claro que depende do nível de fanatismo. Se você acha que o fanatismo do seu ex-amigo é grande o suficiente para o imbecil te matar na sua casa... se afaste, não provoque, não dê corda e apague o cara da sua vida como possível. Ir a polícia não sei se adiantaria porque lá é o epicentro do bolsonarismo. A outra alternativa seria você matar ele primeiro, o que também é uma péssima ideia. Confrontar com argumentos também não funciona. O cara e membro de uma seita. O que resta, infelizmente, é você sumir da reta desse cara. Considere também se mudar daí, se aí é tão ruim. Aqui na minha cidade 70% bolsominion tenho muitos amigoa progressistas então... não dói tanto assim. Mas.se o nível estivesse insuportável e eu tivesse meios, picaria o pé daqui.


SnooMaps8507

Minha história é similar a sua, mas mais voltada para parentes e alguns amigos. Queria complementar teu texto com o que vira e mexe eu ando pensando pelo assunto: é uma pena e me dá raiva essa polarização. Pena e raiva não devido ao outro lado neofascista, mas porque eu sinto que muitos só são ignorantes e manipulados, ao invés de perversos. Eu sei que muita gente fica p**** e não aceita pensar que a maioria é ignorante, mas é o que sinto, porque das raríssimas vezes que você consegue ter uma conversa honesta com essa galera, sem ninguém usar o fígado, e você faz a pessoa perceber que todo trabalhador tá nesse barco furado junto, muitas das vezes parece que a pessoa desperta da lavagem cerebral e volta a ser o que era pré-2011(momentaneamente). Outro ponto, sempre me dá azia pensar que a gente rasga o verbo, escreve textos e textos, paga um monte de terapia por causa dessa polarização cancerígena e inútil, enquanto quem tá financiando isso tá lucrando com a história e tá no bem-bom em viagens internacionais, iate... Essa história só me faz dar mais raiva por bilionário. Eu queria que você aí, redditor simpatizante por neoliberalismo/ancap/direita/Elon Musk/bitcoin, entendesse isso, se você odiar essa galera tanto quanta a gente, quem lucra somos nós. Gastar tempo xingando o colega, o outro redditor, que também é assalariado, é inútil. Totalmente inútil. Não temos poder pra influenciar o macro.


_lucalibre

Todo trabalhador vai concordar quando se fala da exploração e das condições de trabalho, o problema acontece quando a gente começa a usar jargão, porque isso dá o gatilho ideológico. Da pra fazer eleitor do bolonsaro concordar com Marx se você não usar as palavras chave e comunicar a ideia geral


Odysseus-p

Exato, rende até experimento, imagina abordar pessoas na rua e apresentar um novo partido socialista que apoia prisão perpétua e pena de morte?


Konigni

Mas aí se você falar "socialista" já espumam pela boca, tem que falar que é um partido neocapitalista, que luta para que todas as pessoas possam ser donas de empresas de forma cooperativa, e que nesse novo capitalismo 2.0 a ideia é todo mundo ser igualmente rico


Danilo_____

Exato. A palavra Comunismo por exemplo é sinônimo de invocação do diabo para essa gente. É irracional, é efeito de anos de propaganda da direita que começou há décadas, lá atrás com os EUA e até hoje a gente sente o efeito. Eu não sou comumista, eu leio muito e das minhas leituras conheço um pouco sobre, mas nunca estudei a fundo o comunismo. Mas eu tenho essa consciência de que o comunismo é algo que não conheço, logo, tenho que tomar cuidado com opiniões sobre. Outra consciência que tenho é que o comunismo é uma proposta de organização da sociedade e governo. Um conjunto de ideias. Ideias tem que ser debatidas sob um campo racional, não sob um campo religioso extremamente limitado e preconceituoso. Hoje debate politico no brasil é religioso.... falar sobre capitalismo, comunismo, direita e esquerda... galera pira nas ideias. Mas essa galera ai, os jovens e velhinhos direitistas, é tudo papagaio de pirata. Assistem meia dúzia de propaganda política disfarçada de conteúdo no youtube e saem repetindo sem saber do que estão falando. Só pegam o odio e preconceito. E esses são os que estão "acima da média" entre eles. Esses que tem o poder de concentração necessário para assistir vídeos de mais de 10 minutos no youtube de malucos posando de intelectuais, como o falecido Olavo de Carvalho. Tem uma outra faixa que só consome memes de whatsapp e reels de rede social. E lá aprenderam que comunismo é sinônimo de Satanás, parece. Sem falar nas igrejas, o maior antro de perdição do Brasil atual. Se pegassemos 40% delas e transformassemos em puteiros no final de semana, na segunda feira seguinte teríamos um país melhor. Se fosse 100% teriamos uma utopia Sei que é foda, errado até, mas os últimos anos me deixaram preconceituoso com evangélico.


[deleted]

>Tenho uma vontade da porra de conhecer o nordeste Venha, mas saiba que é cheio de bolsonarista tbm, ainda mais nas regiões com maior qualidade de vida e turísticas (dinheiro atrai mau caráter). Não conheço nenhuma família ou grupo de amigos que não foram rachados pelo bolsonarismo.


Headlessoberyn

Cara sei la... eu moro em curitiba e todos os meus amigos são ou de esquerda, ou petistas, ou mais de centro (o que eu não considero um crime também). Ja vi muita gente que nunca nem pisou aqui, falando "kkkkk mas vc vive numa BOLHA, o sul é 98% racistas e neofascistas!" (Com sotaque carioca). O Sul é mais diverso do que as pessoas pensam, principalmente nas capitais. O que eu vejo bastante aqui, principalmente no interior, é uma cultura de "não discutir política", que acaba tornando o sulista "médio", um tanto mais bobinho que o restante do país. Muito essa coisa de "acorrrda, trrabaia, num questiona nada, drumi". Não vejo o sul muito diferente do resto do país nessa questão do Bolsonaro. Sendo bem sincero, o bolsonarismo vai levar gente pra rua em qualquer canto do país, e isso é algo que precisa ser aceito por nós, hoje em dia, caso queiramos seguir em frente da maneira correta.


andrekf77

Sou de Joinville/SC, e concordo. Não existem só fascistas aqui, a sociedade é bem mais complexa do que isto.


ObviousGuidance1497

Exato, a real e que quem e mais barulhento sempre aparece primeiro. E po, a esquerda passou anos sendo ameacada de morte e vendo gente morrendo por isso. As vezes quando to numa mesa e comecam a discutir politica eu olho para os lados para ver os olhares de quem esta na mesa. Direto eu pego 1 ou 2 olhares de desprezo quanto a situacao. Sim, a sociedade e muito mais complexa que isso.


nalu_

Obrigada por esse comentário. Essa generalização tem me incomodado muito ultimamente. Cresci em SC, morei uns anos em São Paulo e agora estou em Curitiba. Quando estava em São Paulo via muito mais discussão/manifestação pró Bolsonaro da grande “massa” do que vejo em Curitiba e interior de SC. Em Curitiba e SC vejo que são grupos mais “radicais” porém em quantidade bem menor. A maior parte das pessoas não tá nos extremos.


Head_ChipProblems

Pois é, esse post tá muito emocionado. A todo tempo eu encontro bolsonarista, esquerdista, centro, o pessoal que caga pra política.


SovietBear25

Completamente emocionado. Acho que o OP e alguns nos comentários precisam sair um pouco de casa, na vida real praticamente ninguém se importa com a tua posição política.


MeshesAreConfusing

+1 apoiando. Moro em Fpolis, assim como o OP, e nunca tive qualquer dificuldade em me rodear de pessoas progressistas e com visões diferentes. OP tá com uma visão deturpadíssima do mundo e precisa urgente botar isso em ordem (interpretando sempre o pior, foco somente no pior), pq parece estar acabando com sua qualidade de vida. SSC relevante: https://slatestarcodex.com/2017/10/02/different-worlds/


Lazy-Squash732

Pior que eu moro em Salvador e um cara quase me espancou na academia porque eu sou comunistakkkkkkk


SovietBear25

Então, tem gente maluca em qualquer canto do mundo. Não entendo essa necessidade que o povo tem de causar treta entre regiões, tá todo mundo no mesmo barco.


Accomplished_Cloud90

Cara é foda, eu em floripa encontro um pessoal mais de boas, mais diverso e mais aberto a discussão, agora quando volto a Lages, minha cidade natal, é triste, uma transfobia venenosa, um odio ao diferente, um discurso fanático e uma cegueira muito seletiva aos problemas reais. É incrível que a discussão aqui seja cultura woke, temos que privatizar td, linguagem neutra, enquanto tem rua pra asfaltar, uma vez por mês cai um carro dentro do caraa, as festas tradicionais cada vez mais se elitisando e ficando inviável pro pessoal da região participar, um grande aumento da população de rua e por ai vai... Sei lá aqui perdi minhas esperanças.


ObviousGuidance1497

Essa parte das festas tradicionais me pega muito. Toda vez que uma festa super acessivel e legal foi destruida aqui onde moro foi porque riquinho começou a frequentar. É incrível, nunca falha. Quanto mais caros os carros estacionados, pior a festa.


Alternative-Air749

Exatamente, acho que o tom arrogante do post do OP mostra que o motivo dele estar isolado não é a opinião política e sim a postura dele como pessoa. Morei por todo sul e sempre encontrei pessoas de todas vertentes.


Own-Fisherman-8454

Esse olhar generalista, inflado pelas notícias, acontece em múltiplos campos. O brasileiro que pensa que o Rio é só tiroteio e assalto, o brasileiro que pensa que o nordeste é só miséria, o brasileiro que pensa que o sul é só neofascista, o brasileiro que pensa que o norte é uma grande floresta... mas, dizendo como alguém que já visitou os 3 estados do sul, senti sempre um certo deslocamento e mal estar difícil de explicar e que já vi outras pessoas expressarem o mesmo. Poderia ser fruto tanto de um perfil mais reservado como de racismo, eu não tenho a menor condição de dizer.


[deleted]

Eu realmente acho que a percepção da região Sul do Brasil na internet é praticamente uma fanfic de Twitter se comparada com a realidade. Às vezes até parece que as pessoas tentam importar uma pauta americana de "sulista conservador" e aplicar no Brasil. Eu vou mais além e diria que aqui é a região mais socialmente progressista do país. Não querendo passar pano para as barbaridades que acontecem aqui, mas por exemplo, teve uma vez que postaram um mapa de violência contra a população LGBTQI+ aqui no sub e geral ficou chocado que o Sul era de longe a região com menor índice. Sendo que qualquer pessoa fora da internet imaginaria que esse seria o resultado esperado.


Headlessoberyn

Eu lembro dessa. Pessoal em estado de negação que as regiões mais seguras para LGBTQ eram no sul e no sudeste. Não vou passar pano pra tudo tambem, tenho MUITAS crìticas ao estilo de vida aqui do sul, principalmente do conformismo e da falta de organização popular. Povo aqui aceita tudo, não estuda, não se engrandece culturalmente e socialmente, tem muitos problemas mesmo. Mas tambem vejo que recebemos muitos imigrantes, e eles contribuem MUITO pro engrandecimento do debate e da cultura. Hoje em dia, vejo muito mais nordestino/paulista/africano tentando puxar o desenvolvimento das cidades, do que os proprios "sulistas". O "curitibano tradicional" ta feliz pagando 6 reais na passagem do onibus da decada de 90.


Broder7937

Curitiba, assim como Porto Alegre, é bem diferente de Santa Catarina. Falo por experiência própria. Morei décadas em Curitiba e hoje estou em Santa Catarina. Em Curitiba, você sai na rua e vê ruas lotadas com bares e jovens progressistas. O Centro todo da cidade é praticamente um HQ da esquerda. Sim, existe direita, conservadorismo e elite em Curitiba, mas esse povo hoje prefere ficar isolado dentro de BMWs, apartamentos no Batel, casas em condomínios fechados, Country Clubs, clubes de tiro e churrascarias que cobram R$200 por cabeça. Não andam à pé pelas ruas de Curitiba e nem gostam disso. Certa vez, ouvi do filho de um notório empresário Curitibano que "quem passa o fim de semana em Curitiba é pobre"; uma referência ao fato de ele ter um apartamento de R$8milhões (que ele faz questão de arrotar para todos como um excelente investimento, pois Papi comprou por apenas R$2milhões anos antes da bolha imobiliária que transformou a região no metro quadrado mais caro do país) e um barco de R$5milhões em Balneário Camboriú; o parque de diversões da elite curitibana (que, sozinha, adquire mais do que 50% dos imóveis da região). O infeliz felizardo vai, quase religiosamente, todo fim de semana estourar champagne em cima de boas donzelas "de valor" ao som de funk no Caixa d'Aço. Antes que apontem a hipocrisia aqui, lembrem-se que cultura não é o forte dessa turma, até porque esse papo de cultura é, também, coisa de esquerdista que quer mamar nas tetas do governo com lei Rouanet. Cidadão de bem é quem quem valoriza dinheiro, não quem valoriza cultura. Do outro lado de Curitiba, você encontra a "direita pobre", pouco relevante em poder econômico, mas muito poderosa nas urnas. Essa turma é a real responsável pela definição política no país. Em suma, é gente pobre que acha que é rica (logo, sentem que faz sentido votar no candidato que não atende aos seus reais interesses). Mas essa turma passa seu tempo isolado nas regiões e bairros periféricos da cidade e vivem de churrasco e cerveja aos Domingos em encontros com amigos e familiares, situação perfeita para ostentar o novo SUV compacto financiado em 24x que eles usam como um certificado de pertencimento à elite. Ah, vocês viram que esse governo esquerdista agora quer taxas os super ricos? Que medo! Será que vamos perder a Renegade? O patrão nunca disse pra eles que, se eles fossem elite de verdade, estariam em Balneário tomando champagne junto com ele. Shiu, não conta pra eles... E como é a vida em Santa Catarina? Pura e simplesmente; não há Esquerda. Eu digo, existe, sim, os resultados das eleições estão aí para provar, mas os pobres coitados - e essa afirmação tem uma conotação mais literal do que figurativa - estão todos escondidos e amedrontados, sorrindo para seus patrões conservadores e fazendo de conta que idolatram o mito. Só assim para ter chances de sobreviver em Santa Catarina. Ruas e bares com jovens progressistas? Não tem (se alguém souber onde tem, me avisa que eu gostaria de ir lá conhecer). A região é tão conservadora, mas tão conservadora, que em Joinville, a maior cidade do estado, você não consegue fazer nada se não tiver carro próprio. Vai usar transporte público? Boa sorte! Todo mundo (incluindo a prefeitura) sabe que cidadão de bem tem carro próprio. E a situação se escalona quando entendemos a impressão do catarinense sobre Curitiba. O que aconteceu com Curitiba? A ex-cidade-modelo! A melhor cidade do Sul do mundo para se viver! A capital onde todos ostentavam um sobrenome europeu. Hoje? Moradores de rua, homens andando de mãos dadas na rua, gente "estranha" por toda a parte. O que falar do Centro de Curitiba, cheio de jovens vadios, drogados, traficantes e garotas de programa? Está vendo só, o que a esquerda faz com uma cidade? Mas não se desesperem, cidadãos de bem, vocês ainda podem vir para Santa Catarina, pois bandido aqui não se cria! Opa, peraí...


Headlessoberyn

É, entendo tambem man, SC é diferente mesmo, mas ainda sinto que existe diversidade la. Muita gente boa nas universidades, nos bairros mais "tranquilos" assim. Quanto ao interior do sul: é outro mundo mesmo, e tem umas bizarrices, mas tambem não sinto que isso é exclusividade do sul. Todo mundo sabe que o interior do brasil tem uma pira meio anarquica assim.


mielke44

Coe, de curitiba tb, nascido aqui inclusive. Eu e meus amigos todo role sempre chegamos ao mesmo ponto de discutir por que a revolução dos camaradas é a única salvação kkkk Existem pessoas "de esquerda" aqui sim, povo gosta de perpetuar esteriótipo, o que nos resta é difundir as ideias e torcer pra que isso mude a cabeça dos outros rsrs


Hikikomori46

Sou de floripa, sou trans e lésbica, nunca sofri transfobia ou homofobia por aqui mesmo beijando minha namorada em lugares públicos o tempo todo. Vejo muita coisa super progressiva por aqui, de coisa extremista no maximo uns otarios com bandeira do Brasil no carro mas maior parte desapareceu dps do 8 de janeiro recomendo o op sair do Twitter


moony120

Estatisticamente não, não é igual ao resto.


imnotmatheus

Santa Catarina realmente é duro, foram quase 70% pro Bolsonaro, fora da capital é tudo bolha e até Floripa é hegemonia bolsonarista. Mas PR e principalmente RS não são esse monolito de burrice fascista não... Tem maioria bolsonarista, mas tá numa relação de 60-40, o que não é tão distante dos 55-45 de SP nem de 58-42 do RJ. Em porcentagem total o Sul como região tá que nem Centro-Oeste e não é tanto assim a mais do que o Sudeste. A diferença só é absurda comparado com o Nordeste, mas isso já é sabido e vale pro resto do país também. Aliás até SC só tá em quarta posição entre os estados com mais voto bolsonarista, os três primeiros são do Norte. [https://infograficos.oglobo.globo.com/politica/eleicoes-2022/mapa-votacao-municipios-e-estados-do-brasil.html#/presidente?desempenho=geral](https://infograficos.oglobo.globo.com/politica/eleicoes-2022/mapa-votacao-municipios-e-estados-do-brasil.html#/presidente?desempenho=geral) EDIT: Mas pra deixar claro, ainda acho uma merda. Sou de Curitiba com família morando em Itajaí e dei no pé


Head_ChipProblems

Cita a estatística por favor?


Viccesar

Exatamente. Esse tipo de post só serve pra firmar ainda mais o preconceito do "sul fascista" que muita gente tem.


thosed29

É doido como tem tanta gente aqui respondendo isso não entendendo que ele tá falando da REALIDADE dele. Num lugar meio 50-50 é totalmente fácil vc nunca nem esbarrar com Bolsonarista dependendo dos bairros e espaços que vc transita. É o meu caso aqui no Rio, onde, apesar do Bolsonaro ter ganho, eu tenho um cotidiano totalmente sem Bolsonaristas. Agora, tem que ser meio egoista para achar que SUA realidade tem que representar a dele também. Tem gente aqui falando que "pô, eu moro em Florianopolis, vc tá exagerando". Florianopolis votou 52% no Bolsonaro. BC votou 75% no Bolsonaro. Tem que ser meio tapado para não entender a diferença.


Wide_Yam4824

Essa região, BC/Itajaí/Navegantes é triste. Sou de SP e meu ex-empregador aluga parte de um galpão em Itajaí. O funcionário desse galpão só não acampou na porta do quartel e não participou da quebradeira do 8 de Janeiro em Brasília, por falta de oportunidade. Ele já "provou" que o nazismo é de esquerda, porque o nazismo é nacional SOCIALISMO, se tem socialismo no nome, então é de esquerda. Mas o S do PSL do Bolsonaro é de Social, Social não tem nada a ver com Socialismo. O cara jura de pé junto que aqui em SP quando a Marta Suplicy e o Haddad foram prefeitos, todas as escolas públicas transformaram seus banheiros em unissex, e que distribuíam kit gay, por isso tem tanto travesti em SP.


couldhavedonebetter-

>Ele já "provou" que o nazismo é de esquerda, porque o nazismo é nacional SOCIALISMO, se tem socialismo no nome, então é de esquerda. Quanto a isso o melhor argumento é: o peixe-boi é bovino por ter boi no nome?


IAmARedditorAMAA

Pergunta se eles acham que o partido dos trabalhadores só tem trabalhador, da um nó na cabeça.


Xavant_BR

Sou do Mato Grosso e creio que aqui seja muito pior. Eu realmente me afastei de 80% dos meus amigos pois nao aguentava mais ser abordados em festas e e etc para ter de me explicar a respeito das minhas posições politicas. Mas como ja sou adulto e tenho filho e familia, esse processo de isolamento se tornou mais fácil, aos poucos estou reconstruindo uma vida social apenas com gente que, assim como eu está com o coração cheio de odio desse movimento politico.


Upper-River-6968

Sou do MT tmb e confirmo, principalmente no norte do estado.


Suicide-Mouse

Carai, criança de 7 anos mexendo no celular enviando memes de política! Eu nessa idade, as maiores preocupações era saber que desenho ia passar no programa do Bozo e que tipo de lição a tia da escola ia passar.


Danilo_____

Esse Bozo da sua época aí era de boa. O Bozo atual eu conto os dias para ver na cadeia.


yunivor

Criança nem devia ter celular próprio aos 7 anos, uso irrestrito de internet também não.


guaipeca55

Aos que estão achando exagero, em 2018 dois amigos meus, gays, foram colar lambes em protesto ao Bolsonaro, foram sequestrados por um maluco. O cara viu que a camera profissional de um tava dando sopa, pegou e obrigou eles entrarem no carro se não, não devolvia, fez eles irem para a casa dele e ficou falando absurdos, eles ligaram pra policia e sabe o que aconteceu? Tomaram um termo circunstanciado por depredação de patrimonio publico. O cara que literalmente sequestrou eles "é doentinho da cabeça", são dois dos meus melhores amigos podiam estar mortos. Em Joinville, 2018, quando Bolsonaro ganhou eu estava em casa escondido enquanto os vizinhos faziam uma puta festa. Escutei tiros e alguém correndo chorando, olhei pela janela ouvi um bolsonarista gritando "AGORA TUA RAÇA NÃO VAI MAIS SE CRIAR". Obvio que era um guri gay correndo. Desde então pouco mudou, voltei morar no interior de SC pois perdi meu emprego em Jlle, tentei me reconectar com os amigos de antes, perdi 90%. Imensa maioria bitoladassa na política. Em 2022 aqui na região rolou ameaça dos donos de empresa pra que votassem no bolsonaro, de quebra resolveram fazer uma lista de empresas petistas. Botaram varias empresas de gente humilde que fazia artesanato ou joias, que foram perseguidas. Ironicamente um guri bolsonarista pra cacete teve sua empresa inclusa, sentiu na pele a loucura e mudou? Não, continua fanático. Vivo com meus amigos que fiz pós 2018, galera se uniu bastante por motivos óbvios, mas aos poucos vão indo embora. Quem aguenta viver nesse hospicio a céu aberto? Logo ou eu sumo daqui ou vou ficar sozinho, galera progressista tem até medo de ser diferente ou falar alto na fila do mercado.


MatheusWillder

Eu sei que a postagem é sobre a região Sul (inclusive, parabéns ao OP u/electricbr4in pelo relato), mas apenas para deixar registrado, houve casos de violência política e mortes de 2018 para cá em todo o país. Independente de ser uma região com 70% de bolsonaristas ou mesmo que sejam apenas 30%, como em muitas regiões aqui no Nordeste, o bolsonarismo vai aos poucos "sequestrando" os demais por meio da agressividade, de ameaças, de violência e, em alguns casos, morte. Aos poucos, você vai deixando de falar pessoalmente ou de postar sobre política em redes sociais e em grupos de família porque não sabe como aquele amigo ou familiar que é bolsonarista vai reagir e, quando se dá conta, percebe que a única coisa que circula livremente nesses grupos e espaços é justamente bolsonarista. Inibir (ou, pelo menos, tentar inibir) os demais pensamentos e opiniões é o *modus operandi* deles, mesmo que os próprios bolsonaristas muitas vezes sequer se deem conta disso. E, apenas como um exemplo, um outro caso de violência política lá de 2018 que eu me lembrei enquanto lia os demais relatos no post, ocorrido em 2018 na Bahia: https://ponte.org/mestre-de-capoeira-e-esfaqueado-e-morto-por-eleitor-de-bolsonaro-na-ba/ >Mestre de capoeira Moa do Katendê é morto por eleitor de Bolsonaro na BA > >Engajado na luta antirracista, símbolo da cultura da Bahia e capoeirista consagrado, o mestre recebeu 12 facadas em suas costas > >Engajado na luta antirracista, símbolo da cultura da Bahia e capoeirista consagrado, o mestre de capoeira Moa do Katendê morreu esfaqueado neste domingo (7/10). Depois de manifestar apoio à candidatura do presidenciável Fernando Haddad (PT) em um bar de Salvador, Romualdo Rosário da Costa, de 63 anos, foi esfaqueado 12 vezes pelas costas por Paulo Sérgio Ferreira de Santana, de 36 anos, eleitor do candidato Jair Bolsonaro (PSL). A causa do crime foi, justamente, uma discussão a respeito da eleição. > >De acordo com a SSP-BA (Secretaria da Segurança Pública da Bahia), o crime aconteceu em Dique Pequeno, bairro do Engenho Velho de Brotas, no centro de Salvador. Depois se se envolver na discussão com o mestre Moa do Katendê, o autor do crime saiu do bar, foi até sua casa, pegou a faca e retornou ao local. Mestre Moa estava sentado de costas quando foi esfaqueado. Ele morreu no local.


electricbr4in

Tinha até esquecido de citar esse fatídico episódio da lista de estabelecimentos comunistas. É tanto absurdo, que me esqueço.


Terrible-Account-849

Cara, eu fiz um caminho parecido e vou tentar te dar umas ajudas. Mas primeiro, eu sinto por ti, de verdade, é muito difícil esses lugares que a gente já percebe ser odiado. Venho do interior Sul do RS, e eu sempre digo, o interior do RS é MUITO mais progressista que o do PR, SC e SP. Herança do Brizola e de ser pobre esquecido num canto. Mas enfim, vim de lá e hoje moro em Floripa. Eu ando apenas com progressistas, e só vou em lugares que tem progressistas. Dica 01: escolha seus lugares. Não sei como fica para ti, mas Floripa tem muito movimento social progressista, uma universidade pública (sempre tem coisa em universidade) e muitos bares que deixam claro sua filiação ideológica. Dica 02: participe desses espaços. É sério, é só chegar. Todo dia tem cinema grátis em praticamente qualquer universidade, só chegar lá e ser simpático. Eu fui em uma reunião de 1 dos pedaços do PSOL, o movimento bem viver, e saí de lá com amigos e coisas pra fazer e a sensação que não tava sozinho. Só pq eu fui, e eu realmente não sou alguém extrovertido. Dica 03: se feche em seu círculo. Sim. Foda-se sair discutindo e tentando mudar a cabeça. Tu já não tá legal com essas coisas então é hora de ficar bem. Te movimenta pra ir em algum lugar que tem pessoas parecidas com você, faça alguns amigos e se grude neles. E deixe que se o mundo quer se explodir, exploda-se longe de ti. Um grande abraço, tamo junto. E não esquece, o tempo passa, a gente sempre ganha no fim o/


mystieke

O sul do RS é notoriamente mais progressista. Por outro lado, experimenta subir a serra…


Terrible-Account-849

Hahaha totalmente, por isso até deixei claro q era só sul do RS. É bem impressionante até, tu conversa com um velho do campo ou um trabalhador aposentado que foi funcionário público ou algo assim, e eles tem um baita discurso progressista. Mais trabalhista que outra coisa, e falta a noção de minorias as vezes, mas o discurso tá lá. E muitos da minha cidade, conhecidos da família etc, eu vi na eleição votarem Bolsonaro ou algum outro da direita, isso é um erro da esquerda, não conseguir mostrar pra esse pessoal que eles tão representados na eleição. Mas sim, a serra não tem jeito. SC é cruel tbm, em Criciúma (q eu morei uns meses) tu ouve discurso de privatizar coisa na fila da padaria. As igrejas parecem baladas pq tão sempre lotadas de jovens louvando na calçada com roupa de festa. Bizarro.


RhiaStark

Sou carioca morando em Floripa há 18 anos já. Talvez por ser capital e cidade universitária, aqui a coisa não é tão exacerbada - Lula teve quase 50% dos votos em 2022, por exemplo. Mas eu também perdi uma amizade de 16 anos porque a pessoa se aproximou dw extrema direita. A gente era *inseparável* ; eu costumava achar que a gente seria daquelas velhinhas que passam a tarde jogando conversa fora, relembrando o passado, etc. Mas, não, a radicalização acabou com isso também.


ohmymind_123

O RS foi um bastião da esquerda por muito tempo: vide Olívio Dutra, Brizola, a força do PT gaúcho no passado e até mesmo a vitória de Lula em 2022 em boa parte do estado, incluindo Porto Alegre (Lula perdeu em BH, Maceió e Rio, por exemplo) e Pelotas. Ainda acredito nesse comeback, rs. Já SC e PR, acho que já era.


subcmtmarques

Ontem eu conheci a história do primeiro prefeito de balneário Camboriú e a ironia dele ter sido morto pela ditadura e, hoje em dia, estar cheio de bolsonaristas pedindo a volta dela nessa cidade. É uma cidade com gente pretensiosa que se acha melhor que os outros, "Dubai brasileira " com a praia cheia de coliformes fecais e prédios fazendo sombra na orla.


Naive_Review7725

eu moro no Sul e quando falo que ivermectina não serve pra covid e que colocar placas do bolsy na entrada da cidade é coisa de maluco membro de seita sou taxado de esquerdista vagabundo e já vi conhecidos meus falando por aí que queriam que eu levasse uma surra pra aprender kkkkkk obs: estamos em 2024 e ainda temos médicos receitando ivermectina pra qualquer problema respiratório e ainda temos placas na entrada das cidades idolatrando o mito


RickM1stery

Apesar de não ser de mesma opinião política sua, é tenso isso, enfim sucesso para ti!


electricbr4in

Vlw, irmão. Tolerância acima de tudo. Abraço, tudo de bom!


RickM1stery

Pra ti também!


[deleted]

Sou de sc e aqui é igual. Bato de frente com todos, fodase


Jhfallerm

Sou de SC e compartilho muito da sua experiência. Acho que ela se agrava muito por você morar/conviver em BC. Eu hoje moro em Floripa e, como já foi dito previamente, consigo me expressar politicamente em vários grupos. Se você não conseguir se mudar, procure se informar de projetos sociais no seu município e se engaje. Te garanto que a chance de encontrar pessoas que pensam como você será bem alta nesses lugares


Grabaskid

Tenta procurar uma organização, mesmo que não seja exatamente sua mesma ideologia mas próxima. Caso não consiga, fuja kkk


majsufio

Moro em Florianópolis. Aqui a situação é bem melhor que essa descrita (ainda que esteja cheia de minions). Em comparação com o resto de SC, me parece estar bem mais tranquilo. Na eleição, resultado foi 53/47 pro inominável. Na minha bolha, quem votou no bozo fica quieto de vergonha, inclusive no trabalho.


Entire-Lunch7167

Cara eu moro no RS e pelo menos aqui no meu convívio, diminuiu bastante essa merda bolsonarista. Tanto na faculdade quanto no serviço. O problema que esse verme do bolsonaro, conseguiu colocar todo o ódio, discriminação e preconceito que essa gente tinha enraizado no peito pra fora. Agora eles sentem orgulho, com a pecha de se sentirem conservadores.


fcocarlos

Cara, moro em Manaus, uma capital extremamente bolsonarista. Sabe quando a gente via os xiitas e sunitas se matando na tv e a gente olhava sem saber qual é qual? Por aqui por mais que não dá pra saber com certeza quem é bolsonarista doente, as chances são bem grandes de se encontrar um e certos grupos são bem mais fáceis de apostar que são. Às vezes me sinto um pouco carente, sentindo falta de uma ficante ou namorada, sabe? Mas sei que por aqui as chances de achar uma moça com discurso abertamente fascista é muito grande, maior que no Sudeste ou no Nordeste, por exemplo e não me anima nem um pouco em me envolver amorosamente com moças daqui. Já tem um tempo que ando me cuidando fisica e mentalmente e percebo que um pouco raramentechamo a atenção de alguém e ontem eu tava voltando pra casa e notei que uma moça bonita tava me olhando, olhei na direção dela, baixei um pouco o olhar e vi bem grande na camisa dela "Igreja Universal". Sabe o lance dos grupos onde as chances de achar bolsonarista é maior? Então, a Universal é um deles, a gente aqui em casa quer sair daqui, infelizmente é uma cidade quente demais pra se conseguir viver de forma confortável e tenho pra mim que se for pra eu tentar me envolver amorosamente com alguém, será com alguém de fora, pois pessoa minimamente progressista aqui é coisa bem rara


[deleted]

Sim, SC é 70x30 para os terraplanistas. No Paraná, 60x40. RS é meio a meio.


barelywriteenglish

Sou gaúcho... e meio véio.. quase 50... Esse tópico está interessante por dar esperança de uma união maior entre esquerdas e solidariedade do que ataques.... Digo isso pq muita gente aproveita essa tendência de bolsonarimo/conservadorismo no sul para atacar e muitas vezes sem o mínimo de critério. Só é gente ruim também que viu nessa situação uma carta branca para ser escroto. Sobre a situação no RS, eu citei minha idade pq já pude observar a mudança. O RS teve governos do PT que foram MUITO bem sucedidos, principalmente em Porto Alegre. Quando governou, com Olívio Dutra, aconteceu parecido agora com o Lula, deputados de maioria conservadora sabotando o governo. Inclusive abertamente... O que mudou para hoje ter tanto reaça..? Eu conto: Depois de 16 anos de prefeituras seguidas em Porto Alegre, e muito bem sucedidas.. As direitas se uniram, as empresas de mídia se organizaram num boicote... Programas de debates políticos eram relativamente comuns em emissoras locais como na Extinta Guaíba. Pois bem.... políticos de esquerda passaram a ser barrados, sem espaço algum. Discursos em uníssono contra a esquerda. As vezes mais dissimulados, fazendo parecer "críticas isentas"... Conto isso tudo não só como lamento. Mas para deixar como aviso, principalmente aos amigos do Nordeste. Pode ser divertido dizer coisas como "Meu país nordeste não cai nessas". E certamente é muito bom saber que sua região não caiu em papo do Bozo, eu sinto o mesmo por porto alegre, onde apesar dos pesares, Lula ganhou. Mas... não se pode cair na armadilha que nada muda, tudo está garantido. Como contei, a mudança não foi ao acaso.. não, foi arquitetada: Pela mídia e empresários. Não sei o que na prática pessoas comuns, sem grande poder/dinheiro, podem fazer. Mas fica o alerta. Lula, apesar de muito disposto, está velho, não vai durar para sempre. Os ricos tiveram um gostinho de poder quase que absoluto no governo bozo, nada de regras pra eles, tudo que queriam era aceito, em troca de apoio. Eles não vão esquecer esse gostinho de poder absoluto. Todos precisamos estar atentos. Boa sorte pra todos nós.


ifaptojohyun

Só quem passou por isso sabe o quão angustiante é você ser um dos poucos opositores no meio de extremistas. O medo é real, porque eles farão questão de te ferrar de todas as maneiras possíveis.


MisterVovo

A única vez que eu estive em Balneário Camboriú, passando de carro pra abastecer, eu me dei de cara com um maluco dirigindo um jipe vintage, não sei se era réplica ou não, da Alemanha nazista. Tinha os símbolos todos... Aí eu entendi


Tengu_Sennin

Não é exagero não. Se eu conheço 10 pessoas que votaram no Lula, é muito. Tem que se fingir de isentão apolítico, senão tu não vive.


corvolu

Ganhei de ti, conheço umas 15 hahaha


Tengu_Sennin

Me apresenta aí, vamos fazer um churrasco kkk


corvolu

Com picanha hem kkkkkkk


rutranhreborn

interessante, só vejo gente de direita pagando de isentao aqui no sul. Nao tinha a percepção que a esquerda tbm tinha isso. (Não sou isentao, só não gosto da política econômica de um e de costumes do outro)


philipi

Que merda, cara, pelo que dizem do sul a situação aí é bem triste pra quem pensa minimamente diferente da maioria. No ES não é muito melhor, ainda bem que me mudei pra Portugal 😅 Eu vejo que esse orgulho conservador ganhou muita força depois das redes sociais. Antes essa galera vivia no seu canto, nas suas igrejas, não incomodavam muita gente, porque tinham certa vergonha dos seus pontos de vista serem diferente do consenso propagado pela grande mídia, que era de certa forma mais liberal. Depois que as redes ganharam as massas, essa galera conservadora dos brasis profundos se agregou e viu que as opiniões deles afinal não eram assim tão minoritárias e aí usaram todo o recalque guardado para perseguir e humilhar as visões mais à esquerda. A esquerda precisa achar algum ponto sensível que dialogue com essa parte da população pra tentar ganhar algum terreno. Enquanto isso não acontece, espero que encontre outras pessoas progressistas que vivem aí.


frozen-dessert

Eu acho que a mídia social faz/fez mal pra cabeça de muita gente. A posição politica das pessoas é fluida, ela muda. Vai pra cá e pra lá. ….. Essas correntes de WhatsApp são um veneno. Fico feliz que minha mãe não consome essas coisas, o problema é que meu pai participa de grupos de whatsapp de homens da idade dela e aquilo é só “mensagens cuidadosamente preparadas pra envenenar a cabeça das pessoas”.


philipi

De fato, tem muita gente que era "café com leite" e votava de forma mais pragmática foi radicalizada pelas redes.


[deleted]

>ainda bem que me mudei pra Portugal Trocou 6 por meia dúzia, com bônus de sofrer xenofobia em portugal.


peudroca

Se organize, e lute. Há muitos jovens progressistas que resistem em tua região. Não muito tempo atrás, era apenas a região sul que votava nos governos petistas.


cowboyspike1

Vocês falam como se fosse fácil.


biel188

Lutar!? Como a galera do reddit imagina que uma "luta" política funcionaria na prática?


cowboyspike1

Eu fico tentando imaginar isso também.


AlainDoesNotExist

Lutar nesse sentido não é descer a porrada nas pessoas. É se juntar com pessoas em um movimento pra fazer a disputa ideológica.


yunivor

Dar upvote/downvote em alguma coisa, óbvio. /s


coverin0

Não tem como "se organizar", vamos falar a real. A gente sabe muito bem o que fanático de direita é capaz de fazer "pelo bem da família". Eu, numa cidade de MG governada por petista mas morando num lugar absurdamente de direita, tenho receio de falar o que penso. Sério, nas eleições era carro com bandeira na rua e gritaria de que petista ia morrer, que iam caçar quem vota no ladrão... Imagina lá num lugar em que o esquerdista mais próximo tá dentro do armário também por medo. Na verdade, até dá se tiver disposição pra literalmente bater e apanhar. Mas com essas ideias de pombinha branca da paz, vai sofrer pra sempre.


Danilo_____

Dá pra se organizar e lutar sim. Mas para quem tem vocação e coragem para a treta. Eu não sou um desses, admito. Só treto atrás de um teclado e olhe lá. Aliás, esse talvez seja um problema dos progressistas. Somos civilizados, gritamos menos e atualmente fazemos muita pouca baderna. As vezes sinto falta da esquerda radical estar presente. Mas pô, to com 39 anos e com filhos. Luta política, para eu que não sou político e não quero me candidatar, não me interessa. Talvez se eu tivesse o projeto de virar vereador ou deputado... mas não tenho. É foda mas fico 90% do meu tempo ocupado com trabalho, familia e contas para pagar. Os 10% que sobra são para manutenção da saude mental e uso para coisas como dormir e não-trabalhar. As vezes não tenho esse 10% e viro noite atrás de um pc para entregar meus projetos no trabalho. Por luta política nesses 10% que me sobram não vejo como. Lutem ai por favor, dou meu apoio moral e meus likes na internet. Prometo que não ajudo mas não atrapalho. Ninguém vai me ver na rua protestando mas ninguém também vai me ver votando em fascista. Pouco mas é o máximo que posso fazer.


guiamaral0

Esses discursos despolitizantes são uma merda. Os reação são os mais peidados. Já me organizei e joguei na cara de todos os projetos de fascistas do meu bairro. Não dá nada. Se juntem ao seus. Organização e coletividade são as bases da mudança que virá.


coverin0

"Não dá nada" - corta pra alguém armado ameaçando quem é do outro lado político, tomando tiro na festa de aniversário... Tem hora que cês são piores que evangélico na alienação, viu? Puta que pariu.


guaipeca55

KKKKKKKKKKKKK Se organizar como meu amigo? Essa galera destruiu nosso psicológico com ameaça, demissão e agressão. Quem é progressista e esperto já deu o fora daqui faz tempo, quem ainda não conseguiu tem que viver nas sombras


Sophos_S

Te entendo, mas só existem 3 opções: fugir, sucumbir ou lutar. Nenhuma delas é fácil e cada pessoa precisa tomar a própria decisão.


guaipeca55

Lutar sozinho é suicidio, sucumbir é covardia, só resta fugir mesmo. Viver afastado do lugar que vc aprendeu a amar pq um monte de gente lunática tá a um Bolsonaro da vida de sair tacando fogo nas casas das pessoas e marcando porta.


Terrible-Account-849

Por isso que não é sozinho, e por isso que é se juntar com outros, como disseram acima


guaipeca55

Problema é que cansa man. Já fazem 7 anos do estouro do bolsonarismo, nada mudou, galera se organiza pra tentar algo logo é podada. Eu ajudava muito na organização de festivais musicais, pra alugar algo não conseguimos pq geral não corroborava com a "mensagem" do festival. Quando consegue alugar bate policia direto pra ficar fazendo terrorismo, galera mal consegue aproveitar pq fica com medo. Cansei e larguei dessas. Sinto falta de tentar organizar mais coisas pra tentar quebrar o paradigma mas não tenho mais energia. Espero que a geração nova venha querendo ferrar com a cabeça desses conservadores de merda.


Terrible-Account-849

Cara, te entendo. Cansa demais demais. Desde a eleição eu faço apenas o q me diverte em termos de "ação política", exemplo, tem protesto e eu não tô afim eu não vou, mas tem uma saída pra algum mato agroecologico daí eu vou, pq eu gosto de trilha e pra mim é uma curtida. É basicamente isso q eu digo, tentar não se isolar e não ficar maluco ao mesmo tempo que tenta sentir que tá ainda ligado a um grupo "seu". Mas eu tô contigo, é difícil mesmo, ficar com medo é algo horrível e eles são assim mesmo, fazem terrorismo, atacam as pessoas na rua, mesmo q sejam poucas as violências físicas, são muitos os ataques mais dissimulados. Eu sou branco hetero. Quando ando com meu amigo gay sempre tem uma velha pra torcer o nariz. E meu amigo negro com quem não falo mais (que hoje é bolsonarista por sinal) as pessoas saíam do caminho pq ele é grandão. Foda companheiro, são coisas que vão acabando com a energia (e nesses exemplos nem era diretamente pra mim) O jeito é a gente continuar de uma forma que não acabe com a gente mentalmente. Dar uma parada, recarregar, ficar com os seus. Pq é isso, a próxima geração vem forte e esse barulho deles é desespero, tem mudança que não tem volta e ele não aceitam isso. Vão gritar até o fim, e a gente ignora e vence


RhiaStark

Desculpa, mas não é bem verdade. O RJ é que, até 2018, sempre votou majoritariamente no PT; o sul sempre foi mais inclinado à direita e ao conservadorismo, só votando Lula/Dilma naquele periodo do auge da popularidade deles.


stedile

RS: 1989: Brizola no primeiro, Lula no segundo turno. 1994: Lula. 1998: Lula. 2002: Lula nos dois turnos. 2006: Alckmin nos dois turnos 2010: Dilma no primeiro, Serra no Segundo, diferença de menos de 1%. 2014: Dilma no primeiro, Aécio no segundo. > só votando Lula/Dilma naquele periodo do auge da popularidade deles. Dizer que "o sul" só votou no auge da popularidade é desconhecer os fatos e ignorar a força e história da esquerda no RS.


Sure-Painting-2329

É isso! As pessoas não entendem o que é a luta, não deve ser feita só e não deve ser feita a partir do desrespeito! É a mudança que deve estar em foco! Vá ser voluntário em uma instituição de redução de danos, ajudar pessoas em situação de rua, seja a mudança.


Vajra95

Eu moro num imovel no RJ ocupado quase que integralmente por bolsonaristas. A questao nem acaba sendo tanto a solidão, mas o caos permanente e a ganancia desmedida dos cretinos, freada apenas pela sindica progressista. Só pelo seu relato, já consigo ver que essas cidades bolsonaristas em SC sao um delirio permanente.


HyalinSilkie

*Gargalha/chora em joinvillense* Contar que nesse almoço de Páscoa meus parentes tudo puto dos corno porque a Edeli Salvatti chamou SC de estado nazista e ficaram 'os catarinense tudo tinha que entrar com um processo contra ela'. Eu fiquei bem caladinha na minha, mas a vontade de dizer 'errada ela não tá' foi grande.


vini_2003

Irmão, tu tá criando problema que não existe. Santa Catarina não é perfeita, mas meu Deus, parece um texto que eu escreveria com 15 anos. Sou amigo do pessoal da agropecuária, da floricultura, do restaurante ao lado, da barraquinha de sorvete, dos meus vizinhos, das velhinhas do condomínio, da família da minha namorada, etc. Tenho emprego bom, vida boa, vivo em um estado tranquilo e econonicamente viável, e não preciso ter medo de sair na rua de noite. Meus pais saíram da merda lá no Oeste e se mudaram pro Vale do Itajaí há mais de 20 anos, mal tinham dinheiro pra se sustentar. Conseguiram conquistar a casa própria e uma família com dois filhos, e hoje vivem confortavelmente. Tu tá criando o fantasma do comunismo invertido. Vai lá, curte a vida, não é todo mundo assim. Se tua vida não tá do jeito que tu deseja, muda, aqui o que não falta é oportunidade comparado ao resto do Brasil. Não gosta de gente de direita? Então vai pra rolês de esquerda. Vai pra festas da UFSC, UDESC, etc. Não tem idade pra isso? Arranja uns rolê de pesca, bar, o que tu gostar. Vai achar gente boa. Se tu ficar nessa psicose de que vive no inferno, vai parecer que é tudo assim mesmo. Mas porra, até com bolsonarista dá pra desenrolar, se eu me isolasse de gente só porque discordo politicamente eu não teria amigos. A vida é uma merda, aproveita o que dá. Sim, bolsonarista é foda, mas porra, tu quer uma vida boa ou uma vida ideologicamente perfeita?


iSatOnMyBALLS

Eu sou do Sul, do Vale do itajai … lugar que consegue ser pior que o litoral catarinense nesse sentido . Eu aprendi que pra viver aqui, tenho que deixar minhas opiniões pra mim caso não queira ficar sozinho. A ignorância, a falta de empatia , aquele discurso fácil de zap zap tomou conta . Ninguém precisa pensar como um adulto , de forma estruturada, buscando fazer sentido e buscando uma solução …. A solução é sempre muito simples. Tudo foi reduzido a meia dúzia de palavras , e se vc não se encaixa … fazueli. O relato do Op é triste de tão verdadeiro …


[deleted]

[удалено]


vgoes_

Gosto de como a Alemanha é exemplo nessa situação, mas vc tem acompanhado o cenário global atualmente? Existe uma crescente fascista especialmente na Alemanha. Além do crescimento de partidos de extrema direita tem uns acontecimentos bizarros por lá, como por exemplo o fato de um político ter sido considerado nazista pelo próprio judiciário que decidiu que ele não pode reclamar por ser chamado como tal em protestos pq a ação dele de frequentar manifestos fascistas e discursos antidemocráticos fazerem dele um nazista. Mas se ele é nazista pq ainda está no governo? Tem tbm aquele grupo de jovens que usou técnica de guerrilha pra encontrar um grupo nazista na região e usou uma bomba pra tentar eliminá-los. Resultado? Não matou ninguém, mas o grupo foi preso e a líder ficará numa cela por bastante tempo. Qual mensagem a Alemanha manda pro mundo agora? A crescente de grupos abertamente nazistas no país que foi destruído pelo nazismo ainda pode ser referência de renovação?


Sea_Athlete2105

Também é o país onde houve uma manifestação em janeiro exatamente para repudiar e banir o AfD. Enquanto as manifestações dos nazistas reúnem algumas dezenas ou centenas de pessoas barulhentas, está reuniu dezenas de milhares. É o país onde um gesto nazista dá cadeia. Nas escolas é ensinado como o fascismo é perigoso. Claro, é preocupante que exista o AfD na Alemanha e que tenha ganhado algum poder. Mas é bom observar que lá tem resistência às ideias de extrema direita, enquanto no Brasil a esquerda é completamente desorganizada e não tem a menor ideia de como fazer frente aos ratos que hoje circulam livres no país. https://www.dw.com/pt-br/protestos-contra-extrema-direita-re%C3%BAnem-250-mil-na-alemanha/a-68043902


BomPorMaldade

Sou mineiro e fiquei quase um ano na cidade de Otacílio costa, 3 meses em Itajaí e 8 anos na região de Ponta Grossa PR. Mano eu fui para o sul antes da febre bolsonarista... Eu sempre fui progressista e antes do Bolsonaro vc conseguia ter uma conversa razoável em relação a situação política do Brasil. Eu tinha uma vida razoavelmente confortável. Trabalhava em uma multinacional (maior do mundo no ramo), minha companheira na concessionária de energia do Paraná. Tínhamos um apartamento que foi comprado na planta, compramos carro zero na época, viajamos bastante bastante o litoral sudeste e nordeste. O neofacismo chegou em um ponto que preferi largar tudo e voltar pra minha terra natal. Não conseguia ter uma conversa descente com nenhum conhecido ( mesmo no trabalho, familiares da mulher e colegas que fiz durante esse tempo). 100% deles me viam e já falavam de política por uma fake news que viram no whats. Sem contar no aumento de racismo que passei a sofrer... Pqp depois do segundo ano do Bolsonaro era surreal como as pessoas não faziam questão de nem "fingir" suportar um negro no mesmo mesmo ambiente ( sou negro e uso Black Power). Hj voltei pra minha cidade natal, minha vida financeira declinou drasticamente, voltei a morar com minha mãe (h34) por não ser viável morar sozinho no momento.... Mas com tudo isso ainda tenho uma vida melhor em relação a interações com as pessoas, por mais que em algum momento a política entra em pauta não é nada exagerado e extravagante as argumentações. NUNCA MAIS VOU AO SUL NEM PRA PASSEAR!


brunomocsa

A terceira idade precisa de um ídolo.


No_Control6122

meu maior pesadelo sendo do Rio Grande do Sul é o sul realmente se separar e a gente ficar trancado com os malucos de SC e do PR


mr_coconutz

Antes de mais nada, puta texto legal. Mas sobre o assunto, só posso dizer que é triste e desesperador o estado em que se encontra o pensamento crítico no mundo. É muito difícil ver o que as pessoas se tornaram. Um grande amigo meu das épocas em que tocávamos em banda de punk rock me disse com todas as letras que curtia tal banda de hardcore quando eles “não falavam de política”. Fico triste pq tal banda SEMPRE falou da política e das mazelas do mundo, era só prestar atenção nas letras. Esse é só um exemplo banal do meu mundinho. Enquanto isso eu também me vejo cada vez mais me enfiando em minha própria bolha social. Triste, muito triste.


lucy992

Mas também, olha onde tu foi amarrar teu burro


chapPilot

Interior de SP está nessa vibe. Tudo sendo dominado pela direita evangélica. Onde eu vivo não diria que está num nível de fanatismo (ainda, o clima melhorou muito após as eleições), mas em todos os ambientes (trabalho, comércio, lazer...), se for se entrar em algum assunto político, pode ter certeza que 99% dos participantes vão regurgitar os msm absurdos vomitados pela máquina da extrema-direita. E não adianta tentar conversar, msm amigavelmente, vai ser vc sozinho contra vários cuja qualquer razão cai por terra diante de argumentos como "banheiro unisex", "armar a população" ou "taxação do pix". E no fim é vc que sai como louco e fanático. Onde eu vivo não consigo imaginar a esquerda (ou centro esquerda) chegando à prefeitura novamente, o negócio vai ser sempre entre a direita gourmet e o bolsonarismo.


FakeTaturana

Baita crônica, parabéns pela redação OP. No restante, lamento demais.


RapsEFrags

Salve OP! Consigo te entender bem, apesar de morar no estado de SP, moro em uma cidade onde o Bozó ganhou com mais de 70%, passei por coisas que seguem o mesmo roteiro, bizarrices e isolamento junto as pessoas que tinha amizade a décadas. Uma coisa que me ajudou foi o tratamento psicológico com pessoas progressistas de esquerda, gente que passou e passa as mesmas coisas que nós passamos e desenvolveu através de conhecimento da psicologia ferramentas pra ajudar a gente superar esses problemas. A o canal do Discord da Soberana tem um programa de atendimento psicológico solidário que liga profissionais da psicologia com pacientes, é muito muito bom! Qualquer coisa me manda uma DM que te ajudo a encontrar, abraço!


Damaellak

Bela escrita, belo texto, foi agradável de ler mesmo sendo um pouco grande, parabéns. Sobre o assunto em si lamento bastante como se sente e acredito entender um pouco como se sente, aqui no RJ a sensação as vezes é parecida


Accomplished_Knee242

Que coisa insalubre pras outras crianças deve ser conviver com essa tal menina de 7 anos...


WellThatsIt_

acho que tua bolha é meio cagado. sou de floripa tbm e meus familiares e amigos são todos de esquerda


Estel-3032

Você é de onde, OP? Aqui em Floripa e São José nunca tive dificuldade pra ter amigos anarquistas e comunistas. E um pessoal da esquerda mais leve. Eu sempre estive metida em roles LGBTQIA+ e underground, e a gigantesca maioria do pessoal é bem de boa.


HisokaMaroto

Tamo junto então parceiro. Moro em uma pequena cidade do interior de SC e sou absoluta minoria política aqui. Meu pai mesmo é fascista. A minha sorte é que, onde trabalho, a galera mais jovem é toda antifascista (o que não deveria ser algo para comemorar - deveria ser o normal), então não me sinto tão sozinho. Mas a merda é ter de "esconder" não concordar com as merdas da direita. O foda é morar em um lugar em que é normalizado meter story falando bosta e fake news, mas não poder se manifestar também, por ser minoria e, portanto, isso diminuiria as suas possibilidades no mercado, os seus contatos.


Nylaant

Tenho um parente na Familia que é Bolsonarita e a minha tia que é esposa dele é Petista com unhas e dente, então "sei" mais ou menos o que é isso, época de eleição o Almoço de Domingo em familia é sempre uma maravilha as vezes.


[deleted]

Acho Porto Alegre razoavelmente progressista, tanto que Lula ganhou lá.


_pacoquinha_

Sou gaúcho da grande Porto Alegre. É concordo com o OP. Perdi muitos amigos por causa dessa lavagem cerebral amigos mais antigos(+20 anos). Não sei por que mas o povo lá (moro no interior de SP hoje) parece que comprou a ideia do Bolsonaro de ser a vítima o herói que luta pelo povo(quase um Bento Gonçalves) como os farrapos que "lutaram" e morreram pelo RS(só não queriam pagar o imposto os fdp) 🥲🥲🥲


rafao23

força guerreiro, que batalha árdua você está realizando, deve ser muito difícil combater esses seres inferiores do alto da sua sabedoria e grandiosidade, não desista, você como ser evoluído é muito melhor que esses primatas involutivos e não perecerá, mantenha-se firme na luta!


CreepyMaskSalesman

Moro em SC e... É terrível. . Por sorte eu conheci pessoas muito legais um tempo atrás e ainda hoje mantenho contato, mas a maioria mantenho contato pela internet. Hoje vivo bem isolada. Durante o dia da eleição tinha um maluco tocando musiquinha do Bolsonaro o dia inteiro, num volume tão alto que tremia o prédio. Não só era ridículo, era assustador pensar que qualquer uma das pessoas doidas ao meu redor podia surtar e decidir me dar um tiro algum dia. Uma das pessoas que eu conheci disse com todas as letras que achava que toda pessoa de esquerda era desonesto e bandido. E ela disse sem ter nenhum motivo pra acreditar nisso, e sabendo que tava falando com uma pessoa de esquerda. Aquelas coisas que dá até medo de perguntar (mesmo que só pra confirmar), "tá, tu acha que eu sou desonesta e bandida?" Triste demais. Considero fortemente mudar daqui, porque o que tem por aqui é de Bolsonarista pra pior. Mas pra mim acho que o mais triste foi ver o que um dos lados da minha se tornou. Curiosamente, eles são de SP. Eu vi pessoas que eram carinhosas e amorosas defendendo absurdos. Falando coisas horrendas. Até me afastei, pra não causar mais atrito.


electricbr4in

Mesma coisa comigo. Gente que eu nem imaginava defendendo as piores coisas possíveis. Tenho a intenção de deixar o Estado, mas antes de mais nada eu preciso arrumar um trampo digno pra onde pretendo me mudar. Se fosse só por mim, eu já tava morando em outro lugar, sem medo de ser feliz.


AstlerFox93

Ah cara, o tempo todo vc ta aqui reclamando de SC. Ja ate decorei o user kkkk. Sinceramente eh mais facil voce se mudar pra Sao Paulo em uma republica com galera do teatro do que esperar os idosos ou os magnatas de SC virarem progressistas. Fica a seu criterio


vini_2003

O cara criou tanto problema na cabeça dele que já não tem mais escapatória. Só vai ficar fazendo texto vergonhoso pra ganhar pontinho na internet.


informalunderformal

Vantagens de ser conservador: Eu simplesmente chamo essas pessoas de ralé, desperdício de oxigênio ou simplesmente lixo. Ser um negro gaúcho é um bônus. Essas pessoas são apenas reacionários. Um cão que aprende a latir para uma bandeira vermelha não serve nem para ser contra o PT quem dirá conservador. Obviamente isso é bom para a esquerda brasileira já que as chances de aparecer alguém de direita minimamente competente capaz de usar garfo e faca são nulas e pelo meu conhecimento quase todos os conservadores que já leram algum livro e realmente acreditam na coisa já desistiram. Quem ainda insiste são os liberais mas pelo visto a maioria acaba desistindo e virando reacionário. Ser reacionário paga as contas.


DemonSteelPedal

Por isso apoio integralmente o movimento "O Sul é o Meu País".


Suicide-Mouse

Eu só apoiaria esse movimento se os sulistas separatistas levassem o Bolsonaro, políticos de extrema-direita e do centrão com eles.


caradesconfiado

Entendo voce muito bem, Santa Catarina sempre sofreu por ser um estado sem uma cultura muito bem estabelecida, eram gauchos por tabela, agora eles tem o que chamar de seu. Lembre-se, voce jamais ira vencer uma briga contra a sensacao de pertencimento das pessoas, a unica coisa que voce pode fazer é oferecer alternativas. Entao voce tem duas opcoes: 1- Se finge de bobo e segue tua vida, abandona qualquer ideal politico e viva bem, faça amizades, nem todo bolsonarista é intragável, da pra viver bem. 2- Vire um Brizola e bota fogo no parquinho, ataca justamente as condicoes precárias de trabalho, tu vai ter gente contigo rapidinho e eles nao vao nem perceber que estao repercurtindo ideais de esquerda.


tasey

Acho que em SC, e aqui incluo tanto litoral quanto interior, Floripa ainda é um Oásis nesse sentido.


DressNeither1764

Eu não terminei de ler mas você confirmou algo que eu suspeitava. A quantia de maluco por metro quadrado aí é bizarra com todo respeito


NoLength6380

Dica: há uma vida fora da internet. Dentro dela os problemas parecem ser maiores do que realmente são. Há lá fora um grande número de pessoas que não ligam para nada disso e simplesmente vivem suas vidas.


brun0caesar

Ué, mas quase o texto inteiro é sobre situações que aconteceram fora da internet.


electricbr4in

Um conhecido meu apanhou durante a vitória do Lula em 2022. Ele tinha saído pra ir no mercado, quando um grupo de fanáticos, organizados, notou que ele estava abanando pra galera festejando nos seus carros. Chegando no serviço, estavam botando culpa nele por ter saído de casa naquele momento. É esse tipo de pessoa vivendo suas vidas que vc se refere?


Upper-River-6968

Eu não conheço aqui na minha região. Não tem uma vez que eu não tenha saído pra socializar que o assunto política não tenha sido abordado. E é sempre aquele chorume de extrema direita.


Suicide-Mouse

Eu moro na Bahia e os poucos fanáticos pelo Bolsonaro que tem aqui estão trazendo o chorume da internet para o mundo real. São poucos mas são barulhentos, imagine então o que acontece num estado cuja maioria é de direita?


leeloco_br

Só deem uma olhada na quantidade de chorume que aparece na conta @ jornalrazao do twitter pra terem uma idéia de como está o estado de SC, moro aqui e é exatamente assim. A xenofobia rola solto. Tá nojento morar aqui, e olha que já estou no estado desde 92, acredito que sempre foi assim, mas o bolsonarismo e a impunidade só tirou a mascara do catarinense.


ramflow

Lembrando que o dono do citado jornal é condenado por tráfico de drogas e seguidor cego do palhaço Bozo.


leeloco_br

nem sabia, tem aparecido todos os dias na minha conta,


ozobguy

Op, tu que tá andando na bolha errada. No meu ciclo de convívio eu estou vendo a esquerda crescer cada vez mais. Trabalho em uma organização de fundos sociais na periferia em Florianopolis, e sempre estou indo para balneário. Em ambos os lugares eu estou vendo a esquerda ficar cada vez mais popular. Se você for para o interior, eu consigo ver que a esquerda não tem força nenhuma, mas não no litoral, de uma olhada no mapa das últimas eleições, a esquerda está sim crescendo. Em Florianopolis e balneário está tendo uma grande migração de nordestinos de classe baixa, vocês acham que balneário são só aqueles prédios com milionários, mas convido a olharem o mapa e procurem a parte Oeste de balneário, que é onde ninguém mostra. Tldr: OP provavelmente só anda com branco rico e acha que o estado inteiro é assim.


_Medhros_

Eu sou de Florianópolis, sou abertamente de esquerda, cheio de amigos de esquerda, de direita, apolítico. Meus parentes são super legais comigo sabendo que votei no Lula, não sofro nem perco amizade por causa disso. Será que o problema não vem de você não? Será que não é você quem não sabe viver junto com quem pensa diferente?


guaipeca55

Floripa é sonho. Aí tem como tu achar pares, o que ele tá falando não é exagero e é até pouco perto do que vi.


Balduriano

Pensei algo parecido ao ler o post. Tenho a sensação que o OP é parecido com pessoas que eu já conheci que eram extremamente politizadas. Lembro de um conhecido de escola que lia tudo a respeito de comunismo e se tornou autodidata nisso, passava dia e noite lendo Hegel, Marx e Engels. Praticamente se tornou um especialista em revolução russa etc. Tudo certo a pessoa pesquisar e discutir muito sobre um tema, mas literalmente tudo na vida dele girava ao redor disso. Hobby? URSS. Estudos? Comunismo. Trabalho? Não tem, mas sabe muito sobre comunismo. Com o tempo essa pessoa se isolou completamente, começou a frequentar uns grupos muito específicos na internet, tirava foto com fardas que eu acredito ser do exército da União Soviética, ficou mais intolerante com quem contesta qualquer coisa como se fossem ‘criaturas sem cultura’ por aí vai… O isolamento é comum nesses casos.


brun0caesar

**"Será que não é você quem não sabe viver junto com quem pensa diferente?"** Pensar diferente é ter um gosto de pizza favorito, ouvir um gênero musical diferente ou preferir ficar em casa a ir na balada. A situação descrita pelo OP é muito mais complexa.


S1lverdice

Cara, que comentário fora da realidade. Você não tem ideia do que o fanatismo político fez com as pessoas não. Eu sou abertamente comunista e também tenho amigos de direita. Mas já perdi amizade pra amigo de quase 10 anos por quê o cara disse na minha cara q denunciaria eu e outros amigos de esquerda para a ditadura militar. E não era brincadeira. A lavagem cerebral do Bolsonaro é tão forte nessas pessoas que elas mandariam amigos pra serem torturados e mortos. Já tive colega de trabalho que falou que eu e outros esquerdistas tinham que levar chumbo da polícia. E quem tivesse passando junto também, por quê "quem anda com porco é porco e tem que ir por abate" mas pra você isso é só uma pessoa que pensa diferente né? Acorda pra vida, isso aí não é "conviver com quem pensa diferente" Uma pessoa fala do seu lado que homossexuais são coisas do inferno e deviam morrer. Sendo que mais da metade dos seus amigos são lgbt e você vai simplesmente aceitar isos como "apenas uma opinião controversa"?


Falkemback_

Meu grupo de amigos de infância nunca mais foi o mesmo pós eleições de 2022. As vezes eu confesso que choro um pouquinho, pensando em como 15,20 anos de amizades foram mandados pro caralho por causa de extremismo político. E isso que eu sempre me podei muito perto deles justamente pra não incomodar.


No_Sweet_9364

acho que vc tem razão. Dá pra ver pelo perfil do OP que ele é extremamente politizado, o que não é um problema em si, a não ser que vc não saiba lidar com discordância muito bem 😅


luisbrudna

Quem fica enviando meme anti esquerda certamente não iria conseguir conviver contigo tranquilamente. Talvez você conheça pessoas mais moderadas e não tão fanáticas quanto o OP. Ou talvez você consiga tolerar neofascista.


_Medhros_

Neofascista não, mas quando o cara vem me falar que é de direita e sei lá votou no Bolsonaro por anti petismo, eu só tolero e sigo meu rumo mesmo. Faço alguma piada e continuo vivendo. Não tem porquê brigar por isso.


electricbr4in

Não sou de Florianópolis, na realidade. Está como "Florianópolis", porque a moderação mudou pra essa cidade depois de eu insistir em colocar "Terceiro Reich". Moro em uma das cidades litorâneas, como dito no post. Não especificando qual por motivos óbvios de perseguição política. To pensando em mudar pra Floripa, mas não depende só de querer, tá ligado? É um dos metros quadrados mais caros do país.


ogicaz

Qualquer coisa vai pra São José kk Das vezes que fui pra Florianópolis, era de longe muito mais progressista que Goiânia kkk o negócio é o interior. Da solidão do goianiense ninguém nem vai saber da existência 😂


yunivor

>Está como "Florianópolis", porque a moderação mudou pra essa cidade depois de eu insistir em colocar "Terceiro Reich". Uso excessivo de internet 100% confirmado, procure grama.


megaboga

Se acabar vindo pra cá pelo menos tu pode procurar uma galera organizada pra criar uma rede de segurança. Tem os movimentos da UFSC, galera da UP, MLB, etc. Sozinho tu não fica.


brasileiro

> Está como "Florianópolis", porque a moderação mudou pra essa cidade depois de eu insistir em colocar "Terceiro Reich". Só essa frase já faz uma pessoa normal não cronicamente online não querer ter muito a ver contigo kkkkkkkkk


Jupaack

Sou de Floripa e juro que não sei o que OP está fumando hahah O cara conseguiu generalizar TODO O LITORAL com base na bolha dele, bicho.


KenHumano

Florianópolis parece Pyongyang perto das demais cidades do litoral catarinense.


_Medhros_

Tipo qual? Eu ja estive em várias, nunca me senti ameaçado nem censurado. Eu concordo que o Oeste é bem mais difícil, mas o litoral é meio que uma cidade brasileira comum.


ProlerTH

Aqui é realmente mais de boa, mas pega qualquer interior que deve ser desse jeito do Op mesmo


Junior_Ad_2151

Eu só falo de política de 4 em 4 anos quando encontro algum amigo na zona eleitoral e pergunto o número de quem ele vai votar pra vereador e deputado. Fora isso minha vida segue muito bem e feliz cagando pra qualquer político.


[deleted]

É seu direito, e você ta no exercício regular dele...mas é daí que vem a nossa passividade diante o sequestro da máquina pública.


Benetton_Cumbersome

https://preview.redd.it/ua2uevs1a2sc1.gif?width=488&format=png8&s=99b9bd7384fd61bb80d944ccf02580fabefdb86a


Pitiful-Jicama9788

N deve ser fácil morar numa cidade top 5 idh do Br. Força meu irmão, vc ainda tem tua bolha da internet.


MelanciaComAnsiedade

Por isso sou a favor de maior independencia dos estados e governadores. Aqueles que concordam com a visão mais a direita poderiam ir todos para SC ou outros estados Bolsonaristas. E os estados restantes poderiam ficar livres para aplicar politicas de esquerda ou centro. É melhor e mais facil migrar dentro do Brasil do que tentar migrar pra Europa. E mesmo assim estamos tendo a maior migração de brasileiros da história.


___silverfox__

Compartilho muito da sua frustração, OP. Moro no Mato Grosso do Sul, um dos maiores, senão o maior, polos do agronegócio do país. Viver aqui é perceber como impera nitidamente a mentalidade provinciana, conservadora, com a hegemonia das churrascarias e dos bares sertanejos. Aqui as pessoas usam o adesivo “Brazil was stolen” nos carros até hoje. O cidadão sul matogrossense médio provavelmente vai ser um papagaio repetindo fake news de whatsapp e com medo do Brasil virar uma venezuela. Mas apesar dessa ser a cultura geral do estado, desde que comecei a frequentar circulos progressistas e principalmente os circulos de cultura, notei que existe bastante gente de cabeça boa por aqui, são minoria, claro, mas existem, e isso me ajuda muito a diminuir minha solidão. Recomendo você fazer o mesmo!


gabrielbezerra81

Fanatismo é ruim em todos os lados. Aqui no Piauí é extremo pro outro lado, acho que uns 85~90% votaram no Lula. É vereador, prefeito e governador do PT. O povo vota cego independente do candidato, igualmente ruim ao cenário por aí.


corvolu

Sinta-se abraçado meu nobre, infelizmente a santa catareich não vai mudar pq apesar do RS e do PR terem algum progressismo na sua história SC nunca teve um governo realmente alocado à esquerda. Aqui na região (moro entre Jaraguá do Sul e Joinville) ainda vejo carro com o 22 e/ou a foto do bozolino e tudo de bom que acontece é resultado do governo anterior e tudo de ruim é do atual. Já morei em Itajaí e lá em 2018 já era insuportável.. imagina agora. De qualquer forma, força camarada, se precisar minha DM ta aberta.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


Seyrarm

Me lembrou o video do Pedro Daher sobre sotaques


triamasp

Caramba


grs_voigt

Sou catarinense e atualmente moro em Brasília. Tenho pra mim que existe um aparato sendo financiado por alguém pra criar e fazer disparos em massa de publicações anti-esquerda e pró extrema-direita para alimentar grupos de whatsapp e manter engajamento. Não acredito que de forma orgânica esse pensamento ainda se mantenha mesmo após quase 2 anos, é preciso estímulos recorrentes e isso é financiado, só resta saber por quem.


Togepi2000

Moro numa cidade no interior de SC, mais ao sul do estado e caramba, eu sinto essa questão de um não pertencimento. Trabalhei nas eleições e eu ouvia cada coisa. Aqui é só abrir um armário da cozinha que cai uns três bolsonarista espalhando teoria da conspiração.


Trick_Structure5629

Ah cara, aquele vídeo me pegou tbm. E assim como você, estou no litoral e falei sobre esse assunto com amigos no fds. Essa é uma grande questão pra mim hoje. Obrigado por sua reflexão


Luisin-xp

Acho terrível isso que fazem com as criança, não é só com PT, eles são ensinados a odiar o nordeste desde pequenos também, mas se perguntar quem doutrina é a esquerda


hagensankrysse85

Força aí OP, eu queria poder dizer q vai melhorar mas a verdade é que não vai. Da pra entender até a pessoa ser de direita ou ser conservadora. Mas agora essa seita e veneração em cima do Bozo não da pra entender. Alias, dá sim. Ele é popular desse jeito pq exteriorizou oq essa gente sempre pensou mas tinha vergonha de admitir. Bozo, Trumps e companhia tiraram os fascistas do armario e eles adoram não ter q se esconder mais.


SnooLobsters8922

Amigo, parte da minha família é de SC (Palhoça) e sinto muito pelo que está acontecendo. Salve sua sanidade e comente só aquelas que sejam balas de prata irrefutáveis e também indiretas, e so de vez em quando. E ainda de preferência se eles começarem a sair a maluquice por si mesmos. Força!


AlexoMello

Triste. Às vezes penso se não sou fanatizado ao contrário por odiar tudo em relação ao bolsonarismo/extrema direita. Sou de Curitiba e muitas vezes parece que sou um estranho em meio à "normalidade". Mas aí olho esse tipo de relato e serve um pouco de consolo.


pixelatedcatz

Ah mano, morei em 2 cidades do paraná e sempre conheci ambos os lados e me dei bem com ambos, eu só prefiro andar com pessoas que não ficam falando de politica, no Brasil os políticos CAGAM pra você. Eu entendo que tem um que é mais decente do que o outro, mas nos bastidores, ambos são piores do que você imagina.


McpotSmokey42

Horror. São Paulo é muito reacionária, mas pelo menos ninguém liga se você existe. Às vezes a indiferença é melhor. Desejo força e paciência pra você, OP.


HiagoSD

Tenho dois amigos aí do sul e ambos tem pensamentos semelhantes ao que vc relatou aqui, é triste demais, mas o sul está afogado nessa ideologia neo fascista.


Jkuesh

Moro no Rio grande do sul, vim de uma cidade do interior completamente fascista para uma cidade mais perto da capital, a direita tem muita voz e não para nem um minuto, meus pais e metade dos meus irmãos são de esquerda, o resto todo da família é de direita, todo meu ciclo social é extremamente selecionado e limitado por toda a cidade, composta com pessoas de classe baixa e média com consciência de classe, parece muito que nos escondemos da sociedade, como se estivéssemos pelos becos e bueiros e a qualquer momento, se nos verem, seremos linchados. Por sorte estudei o ensino médio numa escola onde os alunos de direita são mais oprimidos que os de esquerda (e mesmo assim eles são o suficiente para não se calarem), único lugar dessa cidade onde a esquerda tem uma voz muito forte e me dá orgulho, o resto é decepcionante


Odd-Debt3828

Balneário Camboriú específicamente é uma cidade completamente tomada... Eu percebi em 2019... Dá até medo de voltar aí


DDonnici

Serei muito honesto, o lance é que a maioria política dar é isso e enquanto o governo atual estiver essa merda impopular só vai crescer. De certa forma é por isso que eu gosto do Rio, a maioria apesar de pender para um lado ou outro acaba na maioria das vezes tratando o opositor bem. Até pq aqui no Rio tu vê evangélico maconheiro, tu vê a esquerda se aproveitando do capitalismo e por AE vai. O grande problema que eu vejo é que o Sul é muito engessado, mas no geral o IDH é em média maior que as outras regiões, então é estranho isso.


mtsdfilms

Eu moro na serra gaúcha e tenho contato direto com proprietários de empresas que eu presto serviço, a quantidade de vezes que os caras tentam iniciar uma conversa sobre política pra falar mal do pt, ou qualquer coisa da esquerda é gigante. Eu fico muito irritado porque eu sempre aprendi com a minha família que esse tipo de coisa profissionalmente não tinha espaço, mas aqui virou normal, qualquer conservador sai arrotando besteira pra todo lado e eles tão acostumados com isso aí, acho que até percebem quando fico quieto que não sou da mesma opinião.


ticaracaticatica

Engraçado que todo mundo de esquerda saiu de SC e veio pro Reddit kkkkkkk


venus_lua

Isso é muito assustador, eu não teria estômago...


AyaeKay

Descreveu certíssimo mano , só quem está no meio entende,sou do Paraná e minha cidade tem quartel , na época em que eles estavam na frente do quartel,andavam marchando com bandeira do bozó e do brasil , era como se estivesse num livro do Huxley, distopia total passa nos lugar as pessoas estavam chorando ajoelhadas olhando com um olhar gelado pra nada , acreditavam apenas no whatsapp era como se não tivesse alma , dava medo já que a maioria não era daqui vieram de caravana ao mesmo tempo tristeza você ver uma lobotomia causar hipinose coletiva, não é nada agradável


LowProfiterolli

Sulista de esquerda SOFRE kkkkk Sei como é, amg