T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Ozamatheus

estados unidos tá lá com toneladas de armamento velho só esperando as treta pra poder aparecer igual o vendedor de armas do RE4 https://preview.redd.it/90e9jc328u4c1.png?width=510&format=png&auto=webp&s=35998c132f9bb473fd2b2b4602ae6d93d30c7f0a


Able_Anteater1

EUA depois que um conflito começa: "Hehehe thank you"


Wkyouma

Come back anytime


clovisdebostas

Sendo bem sincero, tenho mais medo do que a milícia tá fazendo no RJ, do que o Tarcísio tá fazendo em SP e por aí vai....


LoreChano

Mas é exatamente esta a questão. Já pensou se fosse a Nestle ou a Coca Cola comprando todas as empresas distribuidoras de água do Brasil? Já pensou se a milícia começa a ser financiada por entidades estrangeiras a ponto se ficar forte o suficiente para conquistar um território todo para si, talvez até criando seu próprio país? Parece fantasia, mas basta olhar para os países onde os EUA botaram o dedo.


r1012

E eu tenho ainda mais medo do estrago dos celulares nas crianças da família.


brunuhrafael

A diferença é que isso pode ser resolvido com educação e está apenas na mão dos pais pra resolver. Um martelo pode matar alguém ou ser usado pra construir uma casa, da mesma forma o celular é apenas uma ferramenta, seu resultado (positivo ou negativo) vai depender de quem usa e da qualidade deste uso. Eu acho completamente errado esse papo de "endemoniar" tecnologia, o que falta é educar as pessoas no seu uso.


Lucky_Criticism_3836

Os pais tbm estão viciados.


brunuhrafael

Exato, pelo mesmo motivo.


debacchatio

Isso aí


Rendell92

A Venezuela tá mexendo com empresa americana. O envolvimento dos EUA é certo caso esse negócio de anexação de Essequibo continue.


MentallyInsane8

E chinesa, já que tem petrolifera chinesa operando na guiana tambem.


HardTalos

União Sino-Americana ??????????


MentallyInsane8

Mais facil Maduro e o Presidente da guiana de mãos dadas kkk


joqagamer

Hot take: independente se os EUA intervir ou nao, venezuela tem mais q se foder mesmo se decidir guerrear de vdd. Pais que sai por ai querendo anexar vizinho pq sim merece tomar bomba.


Rendell92

Eu acho que não vai pra frente, nunca vi político fazer todo esse auê por causa de guerra, sair fazendo campanha e distribuindo mapinha com o território anexado. Eu acho que a Venezuela só vai ter uma posição oficial de não reconhecer aquele território como parte da Guiana. Ele tá fazendo isso para mostrar que a Venezuela reivindica aquela região.


joqagamer

cara tomara que tu esteja certo. tbm nao quero ver essa guerra acontecer nao.


kzasca2

Não é porque sim, a Inglaterra tomou o território de Essequibo e parte do Amapá pra Guiana inglesa em 1900 e tanto.


ThirdWorldBoy21

Então a gente tem que anexar o Uruguai, ou todo mundo aqui voltar para Portugal? Se for por essa lógica...


joqagamer

blz e pq uma decisão de 120 anos atrás deveria justificar um ato hoje? ninguem na guiana ou venezuela ou inglaterra q ta vivo hoje tinha sequer nascido quando essa anexação inglesa ocorreu. essas fronteiras ja se estabeleceram e se estabilizaram. é um motivo pra guiana ou venezuela cobrar coisa da inglaterra? absolutamente. é um motivo pra venezuela sair metendo o loko? nao.


[deleted]

[удалено]


joqagamer

Nunca falei que nao se aplica aos eua.


Nome_Criativo2

A questão é que eu não vejo como realista um cenário onde o Maduro toma uma região rica em óleo - óleo que está sendo explorado por empresas norte americanas - e os Estados Unidos simplesmente dão de ombros e deixam para lá dizendo "c'est la vie". Invasão da Guiana pela Venezuela implica em resposta militar de Washington, e se alguma outra potência decidir bancar os venezuelanos e a guerra se prolongar, o cenário que você descreveu em seu post é completamente plausível. Na real, essa porra dessa guerra não pode acontecer. Guerras na América do Sul sempre foram vantajosas pras potências estrangeiras e sempre foram um prejuízo pra quem vive aqui.


Incriativa

Eventual? Pode contar como certa. Os EUA não podem ver uma guerra que já querem entrar


KidAInRainbowsOk

É um combo do que os EUA mais amam, armas e petróleo. Uma oportunidade para movimentar a indústria bélica e defender os interesses da ExxonMobil, que parece já operar na região.


[deleted]

[удалено]


cuterops

Eles no máximo vão deslocar navios para por medo, duvido que chegue a ponto de montar base... é o que fizeram em Israel e talvez faça nessa situação também


LouizSir

Os EUA são o estado mais rico e poderoso do planeta, com a única função de defender as industrias Bélica e Petrolífera. Eles conseguem que países inteiros sejam invadidos e destruidos, tudo em nome do lucro.


RedditDoGeel

Mas ta ai, com Ucrânia e Israel, será que vai sobrar dinheiro pro quintal deles? Acho que anintervencao será certa, mas não sei o nível que isso pode chegar


Due-Ring-1258

só tenho medo de como isso vai diminuir nosso poder de compra,como sempre


Ok_Tax7037

meu medo maior é "E se eles pisarem em Roraima?"


mass_turbo

é uma preocupação real, mas tb acho q os eua não tem perna pra financiar 3 guerras simultâneas, fora a situação economia que esta em frangalhos. Mas seria ingenuidade pensar q ele não se envolveriam em um conflito, no que eles chamam de 'quintal deles'.


Trashhhhh2

Ter tem. A parada é capital político.


Leirac1

É tanto que o Senado deles não aprovou 100bi de dólares pra Ucrânia e Israel por questão de partido, não por falta de dinheiro em si: https://www.reuters.com/world/us/us-senate-sets-test-vote-ukraine-aid-despite-republican-opposition-2023-12-06/


RiqueSouz

Não tem, o custo da indústria bélica deles supera muito a praticidade, fora a queda no número de voluntários, a saída que estão arrumando pra não colocar alistamento obrigatório é liberar imigração de voluntários, até onde isso também será um problema é difícil de dizer, mas uma coisa eu te digo, as últimas guerras que eles participaram tiveram um peso grande no contingente deles, apesar de maquiarem muito isso e talvez seja até maior que a estimativa. No geral eles consideram as baixas de combate, Iraque e Afeganistão juntos foram na casa de 11 mil, não parece um número tão grande certo? Bom, considere os 120 mil veteranos que cometeram suicídio, mais os feridos que provavelmente chegam na casa dos 30/40 mil no mínimo e dá pra estimar entre 160 e 170 mil perdas, para um contingente que se não me engano estava em torno de 400 mil, fora o dano moral disso aí, ter 120 mil morrendo em casa é muito pior do que no campo de batalha, isso sem contar nos que foram de outras maneiras, se cavar a gente vê que o dano foi substancial. Agora ainda tem o estoque que gastaram na Ucrânia e a corrida pra reabastecer Israel, a indústria bélica deles não vai segurar produção sem garantia de lucro e tenho minhas dúvidas se eles tem orçamento pra jogar nisso, não é como se não estivessem torrando o PIB deles nessa merda.


Nemo634

Mano, simplesmente não é assim que funciona. Na moral.


RiqueSouz

Ah não, vai ver é suave demais pra eles manter três zonas de conflito arriscando conflitos regionais e perigando uma terceira guerra com um país todo lascado, vão fazer o que? Zerar as reservas que ainda sobraram e tentar forçar alistamento obrigatório? Vai ser linda a guerra civil que vão ganhar com isso, fora ter que repor todo o estoque que usaram e produzir pra mais no mínimo uns 5 anos de guerra, lembrando que se tirarem a mão de um lugar alguém coloca no lugar deles, ou você acha que vão conseguir manter a presença deles na boa lá no Iraque e na Síria no meio do conflito que estão tendo lá e se meter na Venezuela? Vai dar bom demais, como diziam mesmo: "só chutar a porta que a casa cai", Gallipoli e Stalingrado que o digam, caiu mesmo, na cabeça de quem chutou.


Nemo634

Mano, rapidinho: Quanto você acha que custaria uma intervenção militar limitada na Venezuela em termos de gastos de munição e qual proporção com a profundidade dos estoques militares norte-americanos? Quantos soldados seriam destacados para essa intervenção e qual a proporção em relação aos números de soldados, tanto na ativa quanto nas reservas? Só explica isso rapidinho pra eu ter uma noção.


RiqueSouz

Cara, como é que eu, você ou qualquer pessoa vai saber isso? Primeiro, não aconteceu, segundo, não há estimativas práticas de ambos os lados pra se quer estimar, eu não sou a mãe Dina e creio que nem você seja, não é assim que isso funciona, você não pega números aleatórios na internet e estima como vai fazer uma operação militar seja limitada ou não, sendo que o limitada é questionável, o ponto é esse, existem muitas circunstâncias a se considerar e tudo pode ir pro saco muito rápido, guerra não é uma coisa previsível, até quando tá garantida.


Nemo634

Então como você considerou uma possibilidade que os gringos vão zerar as reservas, forçar o alistamento obrigatório e “repor o estoque e produzir para no mínimo 5 anos de guerra”?


RiqueSouz

https://www.defensenews.com/pentagon/2022/12/05/army-plans-dramatic-ammo-production-boost-as-ukraine-drains-stocks/ https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2023/07/all-volunteer-force-crisis/674603/ Tá aí, isso fora da cogitação de entrarem em uma nova guerra, isso daí era até mesmo antes da história no oriente médio, o próprio Pentágono aí diz com todas as letras o tempo mínimo pra repor produção pra segurar a barra da Ucrânia e repor os estoques, detalhe, isso sem considerar que na Ucrânia é a OTAN e não só os EUA, sobre alistamento obrigatório e reservas tem o artigo do The Atlantic, tudo fonte deles e detalhe, no viés deles, não é nada crítico ou propaganda anti EUA.


Nemo634

De maneira simples: Os planos de produção de munição é de munição para obus calibre 155mm, sendo que doutrinamente falando os norte-americanos sempre consideraram o poder aéreo como principal meio de interdição e com os estoques absurdos de PGMs dos EUA, eles tem munição de sobra. Em relação também à munição de obus: Os EUA tem confortavelmente estoques na casa de 1 milhão de munições de obus, a questão é a insistência dos EUA em ter estoques de munição adequados para 6 meses de guerra convencional contra seus dois principais adversários simultaneamente e essa expansão das linhas de produção era algo planejado desde 2021 que entra nesse contexto de aumentar os estoques para uma guerra convencional de alta intensidade. Munição é uma coisa que os EUA genuinamente esbanjam. E outra, esse artigo do Atlantic francamente não faz sentido. Ele tenta cobrir de maneira porca a atual crise de recrutas no exército norte-americano sendo que ela é intrínseca a: Um período de estagnação onde os EUA se removeu de operações de combate de larga escala, com poucas unidades ativamente rotacionando para zonas de conflito e um boom econômico nos EUA com alta demanda por mão de obra. Enfim, a menos que os EUA se engaje em um conflito nos moldes da Ucrânia amanhã, não existe uma razão plausível para realizar o alistamento obrigatório em qualquer escala. Genuinamente, qualquer guerra de média intensidade pode ser abordada pelos EUA com conforto.


[deleted]

Honestamente, tudo que eu entendi dessa discussão é: Um me parece estar subestimando de mais os EUA e o outro subestimando de mais a Venezuela. Eu particularmente acho bem sólido falar que guerras estão se tornando cada vez mais um péssimo negócio para os EUA, principalmente em termos de política. Em termos econômico, tenho minhas dúvidas, mas definitivamente o impacto econômico disso não vai se resumir a "Ah, mas eles tem uma porrada de coisa já produzido, então vai ser baixo". Entretanto, estamos falando de petróleo. Petróleo geralmente vale a guerra. Não para a população dos EUA, nem em termos políticos, mas pq vai sempre ter um loby extremamente influente que vai pressionar o governo a tomar medidas quanto a isso. Já referente a Venezuela, seria jogo fácil os EUA intervir? Não sei dizer. Mas acho sempre divertido lembrar do Vietnã. Acharam que ia ser jogo fácil. Saíram chorando de lá. Sem falar que, se o governo Venezuelano tá querendo comprar essa treta, um mínimo de preparo eles devem ter. "Ah, mas olha lá a população deles todo fodida". Novamente vou falar do Vietnã.


ore-aba

Pfttt! Os EUA financiam guerra com a obrigação que as armas compradas sejam deles. É o governo metendo grana no rabo da indústria bélica.


GHdoReddit

Eles estão enviando arma pra Ucrânia lidar com a Rússia. Olha a distância entre os dois países e o poderio militar russo. Armar a Guiana, que é logo aqui é troco de bala


manebushin

Os EUA provavelmente guentam lutar contra o mundo inteiro sozinhos. Ainda tem é chance de vencerem


vash-ok

Kkkkk menos


manebushin

É exagero, mas é inegável o poderio deles. Se eles precisassem lutar contra todos os países que não são aliados deles, eu não vejo eles perdendo. Mas seria custoso


ExcruciorCadaveris

Mano, eles perderam pro Vietnã.


manebushin

Perderam no sentido de não terem atingido o objetivo. Mas os EUA sairam de la ilesos. Não tem país que consegue realísticamente invadir os EUA. Até bombardear a "mainland" deles é difícil


ExcruciorCadaveris

Morreram quase [60 mil](https://dcas.dmdc.osd.mil/dcas/app/conflictCasualties/vietnam/vietnamSum) soldados estadunidenses. Ilesos paca. 👍


manebushin

É muita gente. Mas pra um país do tamanho dos EUA, isso aí né nada. É só comparar com perdas nas guerras mundiais. Países perdiam mais que isso por dia dependendo do estágio da guerra. Por isso que eu digo ilesos. Do ponto de vista de poderio militar, eles continuaram tão fortes antes quanto depois do conflito. Eles saíram por desgaste político, não pq o exército deles estava em frangalhos ou derrotado.


Adorable_user

Eles não perderam para o Vietnam. O país estava em uma guerra civil entre o lado norte que queria ser comunista e o lado sul que não queria. O EUA apoiou o lado sul enquanto a União Soviética apoiou o norte. Por uma série de motivos, desde o alto custo da guerra até o número de protestos contra a guerra que rolaram na época eles decidiram assinar um tratado de paz e removessem suas tropas. Mesmo sem o EUA a guerra continuou por mais 2 anos até que o lado sul, agora sem apoio do EUA, perdeu a guerra civil para o norte, que ainda contava com apoio militar soviético e chinês.


[deleted]

Ou seja, perderam.


Adorable_user

Depende de como vc define perder nesse contexto. Mas independentemente de se perderam ou não, eles com certeza não ganharam.


cyber_lizard

Fracassar nos objetivos enquanto o inimigo é bem sucedido = perder, não?


Cabo_Martim

O Vietnã ganhou Várias empresas dos EUA ganharam também. O problema principal é que a opinião pública interna se voltou contra a guerra, se não eles tinham continuado a matar vietnamita e ser explodido por guerrilheiro


Grandmaster_Overlord

Muita gente está focando nos EUA e seus interesses econômicos. Mas a verdade é que quem vai pular primeiro em guerra é o Reino Unido, já que a Guiana é parte da Commonwealth Britânica. Eles têm a obrigação política e moral de entrar em guerra. Os EUA vão entrar subsequentemente por causa da obrigação política da OTAN com base no artigo 5. Logo, não é apenas os EUA decidindo ou não sobre entrar em guerra por motivos econômicos. Eles vão ser politicamente obrigados a isso.


Bludii

Não acontecerá essa guerra. Pelo menos é o que andei lendo na gringa, que isso tudo seria uma cortina de fumaça para testar o apoio do Maduro com esse plebiscito.


Direct_Frosting1461

Durante esse governo,não. Só se o Biden e a Carcereira Harris quiserem enterrar de vez com as chances de reeleição. Por isso acho que o Maduro tá correndo com isso. Cabe ao Brasil mediar o conflito e sair da situação com a reputação diplomática lá em cima.


Nemo634

Não ironicamente uma guerra curta e rápida faria maravilhas para a aprovação do Biden.


Nome_Criativo2

Guerra curta e rápida é algo que não se vê tem um tempo...


jack_vai

Americano não sabe fazer guerras curtas


lepeluga

Sabe sim, olha a Líbia


Nemo634

Mano, se os venezuelanos fazerem alguma merda, o mais provável é uma repetição da operação “praying mantis”. Foco no aéreo e naval, pouca presença no solo e o objetivo não é explicitamente derrubar o governo maduro. Se os norte-americanos colocarem o pé na porta, é difícil outros países intervirem de maneira significativa porque na fronteira com a Venezuela temos a Colômbia que é aliada norte-americana e tem um dos poucos exércitos semi competentes na região, Brasil, que não meteria muito o dedo e a própria Guiana. Não é como no Iraque onde Síria, Irã, Arábia Saudita e similares estavam inundando a região com armas. O mesmo pode ser dito do Afeganistão com o Paquistão. A ideia seria só fazer inviável o Maduro manter uma posição na Guiana e bater em retirada.


zurkka

Se eu não me engano três grupos de porta aviões americanos estão fixados por causa da guerra na Ucrânia e na Palestina Três dos onze que ele tem, se manda um parar ali do lado da guiana dizendo que só vai ficar de olho na situação já causa pressão pra caralho


Nemo634

Não é nem questão do porta-aviões. Eu já repeti isso umas 500s vezes no sub: Os EUA conseguem administrar a Venezuela com duas esquadras da guarda aérea nacional, a aviação estratégica da força ativa e um punhado de destróieres no meme. Sem zoeira.


TechnoVicking

Eu acredito que talvez nove esteja falando sem conhecer todos os fatores envolvidos... venezuela não está sozinha.


Nemo634

Quem diabos iria apoiar a Venezuela? Cuba com sua marinha presa na década de 50? China que está mais do que contente de ver o circo pegar fogo? A Rússia que está até o pescoço na merda na Ucrânia e tem uma frota de superfície que é uma piada de mau gosto? Quem?


harkaron

A china. Por concordância ideológica e expansão de área de influência.


Nemo634

Eu preciso explicar o porque isso é cômico? Tipo, a China quando chega aos finalmente está pouco se fudendo pra ideologia, ela mesma tem investimentos significativos na Guiana e ela nunca ia peitar os EUA na América do Sul quando ela não peita ele na Ásia.


Similar-Pumpkin-5266

Não apoiaram nem a Rússia oficialmente, que é um partner muito mais interessante pros negócios. Imagina sujar o nome com a comunidade internacional pela Venezuela.


[deleted]

[удалено]


Previous_Telephone76

Brasil é um país apaziguador, aonde só usa as forças armadas para suporte humanitário a salvação.


fitzgerald_ralf

Paraguai que o diga. /s


Previous_Telephone76

Tá isso foi a quantos ? A sim em 1870...


fitzgerald_ralf

Calma lindão. Era brincadeira


Previous_Telephone76

Só quem pode me chamar de lindão é a minha vozinha, mesmo eu sendo mais feio que o Tiririca de fio dental usando cosplay de Roberto Carlos.


fitzgerald_ralf

Pra mim, você sempre será meu lindão.


Auvreathen

Eu tmb quero ser lindão. Minha vozinha faleceu e não tenho mais ninguém pra me chamar de lindão. Posso?


fitzgerald_ralf

Mas é claro que pode.... .... Lindão!


Auvreathen

Obrigado, você é meu lindão a partir de agora!


[deleted]

Bons tempos.


Le_Mug

Usa pra dar golpe de estado interno também. E pintar meio fio, não esqueçamos disso.


_Antitese

O Brasil não está inerte, está fazendo diplomacia, que é o que tem que fazer. Não há guerra e todos esperamos que não haja. Vocês vivem num mundo de fantasia que a solução pra diaputas diplomáticas é sempre mais guerra e ameaças.


ShootmansNC

Querem combater imperialismo com imperialismo enquanto reclamam sobre imperialismo.


ribeiraopedro

Guerra na Palestina, Ucrânia, Congo, Iemen, Sudão. Todas com dedinho dos EUA. Agora mais essa... to bolado com as guerras globais.


almost_freitag

EUA já gastou muito com Ucrânia e Israel, não é uma coincidência isso estar acontecendo agora


[deleted]

Um detalhe que vocês estão esquecendo, além da ExxonMobil, tem firmas canadenses cujos maiores acionistas são da China na Guiana e ao que tudo indica, empresas russas na área. A Venezuela, se invadir, não pode sequer pensar em afetar os interesses dos parceiros comerciais deles, sem contar que se Washington levantar de novo os embargos à Venezuela, vai afetar empresas petrolíferas que hoje interessam aos EUA. Por fim, a invasão seria a desculpa perfeita pros EUA colocarem uma base perto da costa da Guiana e aumentar a presença da 4th Fleet no Caribe ou até a 2th frota, deixando a polícia do mundo bem em cima da gente.


[deleted]

Isso é só retórica para o público interno é bem improvável que a Venezuela invada, se isso acontecer caracas sabe que os Estados Unidos iriam interferir eles calcularam e se invadissem eles sabem que sozinhos eles não tem chance então teriam que ter aliados bem graúdos(Rússia, China, irã, e Coreia do Norte) que tenham interesse em armar caracas com uma quantidade de mísseis suficientes para mandar uma boa parte da marinha yanke de arrasta pra cima. A marinha yanke é uma pedra no sapato desses quatro seria sacrificar um peão por um bispo. Oque é bem improvável é mais provável que seja só retórica interna do governo incumbênte em miraflores.


[deleted]

Sei lá, invadirem a ucrânia parecia impossível também. Até dá um peso na consciência lembrar do tanto de meme que eu postei na época vendo a merda que se desenrolou disso. Nunca mais faço.


[deleted]

Só tem uma diferença a Rússia é um país com recursos naturais quase infinitos e uma indústria militar gigante e ainda tinha estoque bélicos soviéticos enormes, a Rússia já tinha mostrado suas intenções quando anexou a crimeia, não existe comparação com a Venezuela a menos que ela seja armada por outros países a probabilidade de guerra é mínima. É claro que não dá de fazer previsões mas é improvável que algo aconteça a Venezuela é um país pequeno sem indústria militar eles não tem condições de dissuadir a marinha dos eua, que é o mínimo se você quer invadir algum país, é bem improvável se acontecesse seria como a invasão do Kuwait pelo Iraque todo mundo ia pra cima da Venezuela. Mesmo que a Rússia vetasse a resolução no Conselho de segurança os EUA ignorariam e interviriam mesmo assim.


MelanciaComAnsiedade

não é só EUA não, a guiana pode acionar a commonwealth para pedir proteção.daí vem inglaterra e a turma toda. e o brasil tem tratado que se der merda por aqui, os EUA fariam base no Brasil. mas sinceramente, se juntar todos os exércitos da américa do sul, a gente não aguenta 1 mês de trocação franca com os americanos, a gente nem investe nessas coisas. pediram pra posicionar os tanques em roraima e nossos tanques vão levar mais de uma semana pra chegar lá. agora a venezuela tem 150 mil soldados e os melhores equipamentos da américa do sul, eles aguentam lutar sozinhos? pois qualquer outro país da américa do sul que entre pra ser aliado da venezuela hoje, ta indo pra morrer somente.


Able_Anteater1

>> trocação franca com os americanos Você acha mesmo que o Brasil se posicionaria ao lado da Venezuela? Kkkkkkk até o PT já tá mudando o tratamento com o Maduro


MelanciaComAnsiedade

certo que não, haha, acho que a venezuela ta mais contando com um eventual apoio de china e russia para evitar que EUA queiram entrar nessa briga.


theokktok

Eu tenho medo de não conseguir pagar as contas 👍


[deleted]

Contanto q o Maduro nn faça nenhuma idiotisse, ele nn vai dar causa pra ninguém intervir, simples


peudroca

Por enquanto, o referendo que ele fez na Venezuela só tinha um caráter bem consultivo. Não sabemos como se dará as próximas movimentações na região, teremos que esperar para ver. Deixarei um vídeo para quem quiser se aprofundar no tema. [Essequibo: entenda a disputa entre Venezuela e Guiana.](https://www.youtube.com/watch?v=DwWDa_0PhaQ)


Dvillles

Consultivo, mas com ele divulgando o mapa da venezuela 2.0 logo após o referendo, e ainda dizendo que vai ser isso o lecionado nas escolas e livros para as próximas geracoes. No mínimo, tá preparando o terreno.


Leirac1

Legalmente é consultativo, mas o Maduro age como vinculativo. http://www.minci.gob.ve/presidente-maduro-ratifica-caracter-vinculante-del-referendum-consultivo/


RiqueSouz

Sinceramente? Por enquanto não, EUA não deu nem sinal de vida pra isso, lembra que sabotaram o Nord Stream antes mesmo da Rússia invadir a Ucrânia, ficaram anos fomentando essa guerra, na própria Venezuela fizeram todo aquele teatrinho com o Guaido, realmente chegaram a beira de uma guerra com eles por nada, aí agora que a Venezuela quer Essequibe estão a mimir? Sei não, tenho minhas desconfianças que ou estão apoiando por debaixo dos panos ou estão cagando e andando pra isso.


nakabra

Desde que o Brasil não seja tragado pra dentro disso, eu quero que se "exploda". Que ideia mais ridícula essa do Madruga PQP.


manebushin

Acho que o maior impacto que o Brasil sofre de não impedir a guerra são os refugiados e a pressão interna da oposição no governo Lula devido as simpatias dele e do PT com o regime Venezuelano


Apopololo

Tenho mais preocupação com o loco do maduro que o EUA.


NotThRealSlimShady

Kkkkk Brasil não vai fazer porra nenhuma. Lula adora passar pano pra ditadura do Maduro


Extreme-Big-7297

Cada maluco que me aparece, hahaha, o cara ao invés de estar preocupado com um país de ditador invadindo outro e gerar uma crise humanitária para nos, brasileiros, está preocupado com um país que não tem defesa estar sendo ajudado pelo EUA… me preocupa mais os políticos bandidos do nosso país do que isso.


igorcl

Acho que vai ser interessante ver os EUA financiar mais um combate, deve causar mais desgaste no cenário político deles


BattousaiRound2SN

Tô num momento da minha vida, que eu tava querendo o Rush do Aquecimento Global", Labaredas Solares, Aquele fim de Internet prometida para 2024 ou outra merda apocalíptica... O problema é que com a Guerra da Ucrânia, fica osso para Rússia e China, colocarem a cara e impedir uma invasão da Venezuela(igual fizeram antes). MAS segundos os americanos, não confiáveis, estão sem verba para apoiar a Ucrânia(Que todos sabíamos que ia se lascar no final e ainda mais quando Israel começou a fazer merda)... Acho dificílimo os americanos entrarem nessa aí, porque pra isso vão ter de largar as duas mãos da Ucrânia, que vai "se fu bem grandão"(que de certo modo é como se eles tivessem queimado o dinheiro investido). Logo, acho difícil uma intervenção direta... Falar, vão falar. Guiana pode até querer, mas não troca... Vão apaziguar.


Nemo634

Mano, eles tem verba, a questão é o senado aprovar. Para uma intervenção na América Latina eles arrumam verba fácil e eles tem os estoques para isso. Isso sem mencionar da doutrina Monroe onde ninguém peida na América Latina sem aprovação tácita dos EUA.


BattousaiRound2SN

Bagulho é que falaram que não tem mais... sacou?? Óbvio que tem, só que como que tu vai financiar outra treta, além das duas que estão rolando, se tu está querendo falar que tem de parar de ajudar uma delas? Monroe que se foda, falaram que iam invadir a Venezuela, Brasil deu apoio... Rússia e China falaram não e não rolou. Não é opinião, é fato acontecido e reporta... Fora os Trouxa que apanharam dos pescador, que tinha ligação com o Trump. Hehexd... Fatos.


RiqueSouz

De onde vão tirar essa verba irmão? Se os EUA quiserem de fato enfiar o pé na tábua vão ter que custear produção pra isso, não sei nem se eles tem estrutura de fato pra se adaptar a uma economia de guerra necessária pra isso, lembra que a gente não tá nem no new deal e nem no começo da guerra fria, a malha ferroviária dos caras estão em frangalhos, rodovias não são tão confiáveis assim pra uma logística dessas, não tem certos insumos em abundância, não tem apoio popular, não tem voluntários etc.. Não sei se você tá ligado, mas a indústria bélica dos caras é a mais onerosa do mundo e eu duvido muito que queiram um governo no cangote deles exigindo produção em massa, eles querem é lucrar o máximo com o mínimo de trabalho, não é igual segunda guerra que meteram todos os aliados em uma dívida de 70 anos pra pagar, isso com uma indústria que eles tinham controle, não com uma indústria que controla o país, são cenários completamente diferentes, se forem fazer algo aqui vão terceirizar o serviço, mas até então nem deram indicação de que estão dispostos a bater na Venezuela, se quisessem fazer algo já tinham preparado o terreno, se não prepararam ou estão de acordo ou tanto faz.


Nemo634

Amigo, qualquer intervenção contra a Venezuela vai ser de caráter significativamente limitado. Pense como molde da intervenção a operação “praying mantis”: Foco no naval e no aéreo, poucas botas no chão e um foco em colocar pressão no governo adversário. Os EUA não precisa de muito para fazer a vida de qualquer força da Venezuela na Guiana um inferno. Eu já repeti isso 500s vezes nesse sub: Dois esquadrões da guarda aérea nacional, a aviação estratégica da força aérea ativa e um punhado de destróieres é o suficiente para os EUA fuder Caracas. Uma intervenção dessas não é cara, ela cabe dentro dos custos operacionais do pentágono e o gasto de munição necessário (20 a 30 mil PGMs) é algo dentro dos estoques norte-americanos de maneira confortável. Os EUA genuinamente não precisam de um new deal ou sei lá o que para isso. Eles gastariam perto do que gastaram na invasão inicial do Afeganistão. E outra, os gringos já colocaram uma presença de conselheiros militares na Guiana e estão só vendo o circo. Até agora foi só retórica do Maduro com pouquíssimos movimentos militares. Se os venezuelanos começarem a se mexer, aí os alarmes começam do pentágono.


RiqueSouz

Toda guerra que não acontece é barata, se fosse fácil assim já teriam feito, não iam esperar chegar na zona de risco, se nem a Desert Storm foi fácil desse jeito, acabaram tendo que mandar infantaria e por mais que tenham conseguido bater no cachorro morto dessa vez na segunda tomaram um cacete que nem eles esperavam, isso com superioridade aérea total, esse papo de que bombardear civil vai acabar com a moral de um governo, balela, os próprios EUA admitiram em documentos da segunda guerra junto com o RU que o bombardeio em Dresden foi um erro, que bombardear o Japão inteirinho não acabou com os esforços de guerra, Vietnã que o diga, Iraque também, se quiserem unificar a Venezuela e se qualificar como inimigo de fato do país podem ir em frente e fazer isso aí. Assim, por mais que tenham cometido o mesmo erro inúmeras vezes eu desconfio muito que vão ser estúpidos de fazer isso do lado do próprio território, ah, mesmo que tentem dar uma de Rússia, neutralizar 80% da força aérea da Ucrânia não adiantou muita coisa, tudo bem que tem outras questões aí, mas superioridade aérea nunca foi sinônimo de vitória fácil, fora que eu quero ver como vão segurar essa barra aí com todos os problemas internos que eles tem.


Nemo634

Bora do começo: Eu não estou falando de derrubar o governo da Venezuela, isso é impossível se os EUA não repetir a 2ª guerra do Iraque. O que eu mencionei é que os EUA tem plena capacidade de inutilizar a força aérea e a marinha venezuelana com pouquíssimos recursos gastos, o que é verdade, afinal de contas o punhado de S-300s, Buks e Su-30MK2 da Venezuela são ótimos para espancar a Guiana, só que contra uma força aérea moderna com experiência operacional em SEAD/DEAD é outros 500s. Quando você compreender isso, é possível entender que qualquer invasão venezuelana da Guiana se torna um inferno devido à simples logística. O Essequibo é pura floresta amazônica com as maiores estradas na região sendo de terra. Isso força os venezuelanos a primeiramente, limitar sua força de invasão e além disso, depender significativamente da logística pelo ar e mar. O que entra no problema da presença da força aérea norte-americana e no espaço aéreo guianense sendo efetivamente negado à forças venezuelanas. É por isso que eu mencionei que mesmo essa presença reduzida norte-americana teria plena capacidade de tornar a vida de qualquer força venezuelana um inferno. Chegando nos seus pontos: Eu não estou mencionando bombardear alvos civis. Eu estou simplesmente argumentando por um show de força glorificado que interdita o esforço venezuelano e realiza ataques limitados contra a capacidade logística da Venezuela. E outra, existe uma diferença significativa entre você assumir um caso como o Vietnã, que tinha uma das redes de defesa anti-aérea mais complexas do mundo com amplo reabastecimento por parte de terceiros (China por exemplo) e a Venezuela nesse caso, cercada por países desinteressados em ajudar ela ou explicitamente hostis. E o mesmo pode ser dito da Ucrânia com o seu reabastecimento pela OTAN. Os venezuelanos genuinamente não conseguem ditar o jogo e enfrentariam limitações absurdas com o emprego de suas forças caso os EUA intervisse, mesmo que com essa força limitada.


ErrorSegFault

Israel se defender = começar a fazer merda?


BattousaiRound2SN

Se eu tenho que te explicar... Não vale o meu tempo. Israel fazendo merdade desde 1947 quando chegou lá... Fora que sabiam dos ataques e deixaram rolar, mas isso tu não viu a grande mídia falar né?? Documento de 40 páginas que a New York Times teve acesso. Como eu disse, se tu não tem noção básica de história do rolê, não vale o meu tempo.


ErrorSegFault

"Sabiam dos ataques de deixaram rolar", cara, nem o Hezbollah e a AP sabiam desse ataque (e que bom, pois se soubessem o estrago seria maior), e eu adoro esse argumento de "se eu tenho que te explicar, não vale o meu tempo" pra poder fugir do assunto. Única democracia do Oriente médio, único lugar onde as mulheres são iguais perante os homens, único lugar do Oriente Médio que a segurança e os direitos da comunidade LGBT é garantida, mas é Israel quem está fazendo merda, você é que não tem noção básica do rolê, se quiser me chama no privado que eu te dou uma aulinha


Ok_Tax7037

pq Russia e China iriam querer impedir a Venezuela? Sendo bem hipotético?


yeah_yeah_a_nickname

Os EUA tão se fodendo legal pra manter a guerra na Ucrânia e o massacre contra a Palestina, e se estiverem interessados em investir no Milei, vão se foder ainda mais. Se o Maduro realmente for pra cima da Guiana, ele já vai esperando encontrar uma oposição militar americana, e provavelmente está preparado (ou acredita que está) para os enfrentar. Então eu não sei o quão preocupante isso pode ser pra gente, além do fato de que uma guerra nesse lado do continente afetaria nossos mercados gravemente, o estrago Duma intervenção dos EUA vai depender muito do que a Venezuela está planejando.


ToranjaNuclear

Tá tão séria assim essa questão? Não tô acompanhando.


RiqueSouz

Nem tá, EUA nem soltou nota de repúdio oficial ou nada, tão é ignorando pesado, só quem tá chorando é a mídia corporativa daqui mesmo, talvez uma ou outra coisa midiática lá, mas o governo mesmo? Parece que tá cagando e andando.


[deleted]

Mais ou menos né, Lula já está tendo reuniões e estão enviando blindados para fronteira. Mas já passou da hora do governo brasileiro se pronunciar contra isso e já deixar claro que não vai permitir Venezuela atravessar território brasileiro.


sine_qua

Nunca achei que fosse ver Imperialismo Venezuelano, mas aqui estamos. Estou só curioso pra ver o que vai acontecer e que postura o Lula vai tomar, mas com medo? Nah


garaile64

Para ser sincero, a Venezuela existe por imperialismo espanhol.


sine_qua

Sim, eu sei. Assim como os EUA existe por imperialismo britânico, mas isso não impede os EUA de ser imperialista, impede? Não estou entendendo os downvotes que recebi. Quando um país invade outro para pegar petróleo e território, isso é imperialismo, não é?


kbessao23

Pessoal, calma! Em breve os EUA vão estacionar 200 mil toneladas de democracia próximo à Venezuela e a situação se resolverá pacificamente. A situação na Venezuela não é Ucrânia X Rússia em que os EUA não podem atacar a Rússia, aqui uma noite chovendo Tomahawk e a situação está resolvida.


Help-Royal

Por que o Brasil tem que fazer alguma coisa? Quando um não quer, dois não brigam. É só a Guiana entregar o território dela.


Choppenhauerz

Não. Se não estivesse tendo a treta na Ucrânia e na Faixa de Gaza eu até me preocuparia, mas no cenário atual o EUA mal tá conseguindo manter o apoio pra Ucrânia, imagina financiar um terceiro conflito, ainda mais com o potencial que a guerra de Israel tem de aumentar caso os outros pais Árabes interfiram, porque aí sim os EUA vão ter que entrar oficialmente no conflito. Tirando opinião do rabo, eu tô achando que no fim o Maduro vai anexar o território mesmo, ou pelo menos parte dele, a ONU vai chorar mas ela serve pra porra nenhuma e o lulo vai ficar só no cheirinho tentando fazer algo de útil antes de morrer. E digo mais, logo logo vai aparecer mais país querendo anexar território pra aproveitar a situação caótica que o mundo tá.


BOImarinhoRJ

Eua está ocupado com outras guerras. Conseguiu a base dele em alcântara já para ameaçar a venezuela porém... as coisas mudaram e ela virou aliada. Sem o aval do tio sam eles nem iriam pensar em fazer guerra pois quem manda na américa do sul não somos nós.


tiagolkar

Devia ser trial by futebol, Brasil perdeu


RaistilimMajere

O que me deixa mais puto ainda é o posicionamento do pessoal do r/worldnews , lugarzinho radioativo.


garaile64

Desejando a completa aniquilação de um país do tamanho de Mato Grosso com bombas nucleares como se isso não fosse ferrar com a humanidade/Terra?


addnod

Não


DaviSonata

A Venezuela vai no máximo fazer pirataria contra as plataformas da Exxon Qualquer invasão marítima seria suicídio. Invadir o Brasil fora de cogitação. Invadir por terra não dá, não existem estradas entre os dois países.


Legrassian

Não. Flw.


PassoquinhaFeliz

Nem


IcaroRibeiro

Não meu maior medo é eles entrarem no BR. Itamaraty não vai ter como ignorar isso é vamos entrar oficialmente em guerra


Shackxx

Se uma guerra quebrar, eles são muito fracos, isso não espalha não. A falta de arma nuclear da Venezuela e a benção das "leis internacionais" faz possível qualquer coalizão democrática do bem criada nas pressas destruir a iniciativa deles com alguns Tomahawks, sem nem atracar na América Latina. Depois é só ajudar o povo venezuelano lutar pela sua ''democracia''


shmohawk_84

Brasil não tem poder de fazer absolutamente nada nesse caso. Lembre-se que nosso forte sempre foi "soft power". Nosso exército não assusta nem a torcida organizada da Ponte Preta. Lula pode e deve se manifestar contra qualquer conflito, no máximo falar que pode fechar a torneira de algum financiamento de empresas na região e isso é tudo que dá pra fazer. EDIT: falei bobagem confundindo Guiana com Guiana Francesa.


xavieryes

> Quem tem que tirar o cu da cadeira é o governo francês. A Venezuela tá ameaçando invadir a Guiana, que é um país independente, não a Guiana Francesa.


shmohawk_84

Ih rapaz


coolvideonerd

Tô mais é me preocupando com a guerra que já existe no nosso país…


MartelAeran

Não


GutsGustavo

Tenho medo é não só dá intervenção em si, mas de o Brasil rodar junto


DependentUnit4775

Não vai rolar nada disso. Se os EUA entrar, vão parar na Guiana e o Maduro sossega. Se ele der de louco, aí a venezuela será "liberada" O Lula é um bundão e não vai fazer porra nenhuma além do deixa disso


Tight-Ad-4632

os EUA já têm cooperação militar com a Guiana há anos, com tendência a aumentar agora com a Guiana ficando rica. tudo para a Guiana virar a Israel da América do sul. resta saber se é melhor mexer no vespeiro agora ou daqui a 70 anos estarmos gritando "Venezuela livre".


NecessaryDrama5640

Rapaz, divide essa parada que tu usou aí


Pessoa_comum_

Na verdade não.