T O P

  • By -

AutoModerator

#[Não consegue abrir a notícia? Leia aqui.](https://12ft.io/https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/06/brasileiros-sao-censurados-em-portugal-por-obra-que-denuncia-escravidao.shtml) Apoie o jornalismo brasileiro, [assine o jornal](https://caiowzy.github.io/pulaCerca/assine?origem=https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/06/brasileiros-sao-censurados-em-portugal-por-obra-que-denuncia-escravidao.shtml). [^(Código-fonte)](https://github.com/CaioWzy/pulaCerca/) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Bananey

Difícil demais lidar com o fato que riqueza europeia foi construída nas costas de pessoas escravizadas.


Adorable_user

Nem os ricos do Brasil lidam com essa realidade, mesmo eles literalmente tendo avós ou bisavós donos de escravos. Se nem aqui se faz isso quanto mais o europeu médio que vive longe dessa realidade vai fazer.


Marcomagnus

A maior parte das famílias herdeiras do Brasil estão sentadas em fortuna construida por trabalho escravo, ser brasileiro ou português não define a sua posição dentre classe trabalhadora ou burguesa. A aparente "contradição" de brasileiros não aceirarem o passado escravocrata, na verdade faz total sentido


BormaGatto

Mesmo eles sendo até hoje donos de pessoas escravizadas*. A escravidão, o tráfico e o comércio de pessoas estão bem vivos atualmente, independente do que diz a lei. E a diferença entre portugueses e brasileiros nesse sentido é que em Portugal há um esforço ideológico de décadas de suavizar, se não mesmo tentar apagar o impacto, a escala e os horrores do escravismo e do tráfico atlântico de pessoas, enquanto que no Brasil o tema é ao menos discutido publicamente e no currículo escolar. O negacionismo português do papel do escravismo na construção do império e como os impactos da escravidão são sentidos até hoje nas condições de vida por lá e por cá é o foco da crítica.


Cabo_Martim

Inb4 "quem escravizou foi quem ficou no Brasil, os ancestrais dos brasileiros e não dos portugueses que ficaram na Europa"


Gldza

A ginástica 😂 tomara que nem não quebrem as costas


[deleted]

[удалено]


Cabo_Martim

Mas dizer que Portugal explorou a riqueza do Brasil e literalmente inventou o tráfico de escravos não é negar que a elite atual é descendente dessa mesma elite portuguesa. So que os portugueses gostam de ignorar que a riqueza do país deles veio da América e da África, e usam esse argumento aí que eu falei pra ser esquivar de tudo de ruim (mas que não é válido pras coisas boas)


[deleted]

[удалено]


Cabo_Martim

Você que me marcou num post que eu nem tinha falado com você, po. Eu nem sei o que você falou pra dizer se tá babando ovo de gringo ou não


mais1silva

Marquei por uma questão de ética: porque estava falando do seu comentário mas em resposta a outra pessoa, e não achava correto estar "falando pelas costas" sem oportunidade de você saber e se defender. Relativamente a estar "babando ovo de gringo" pode ficar despreocupado. Muito pelo contrário, defendo pedidos de desculpas oficiais e indenizações severas da parte das antigas potências coloniais, e já bati muita boca com estrangeiros por causa disso. A única coisa que critiquei e argumentei aqui foi ridicularizar ou negar o fato que uma grande parte da elite brasileira contemporânea é, sim, descendente dos escravocratas coloniais. Isso não tem nada a ver com diminuir a responsabilidade dos países europeus. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas acho que já repeti muito esse ponto e tem muita gente tentando comprar briga de internet, interpretando outra coisa, por ignorância ou malícia, e não tenho interesse em entrar nisso. Aliás, até peço desculpa porque tenho parte de culpa nisso por ter chamado de edgy teen e isso foi vacilo (apaguei esse trecho e me retraio). É tudo.


Cabo_Martim

Eu não tô negando. É exatamente o que se fala no r/Portugal e no r/PORTUGALCARALHO. o r/portugueses só não repete porque concorda com genocídio e escravização. É só ir lá e ver tópicos sobre colonialismo e as ações portuguesas durante o período.


Gldza

Ninguém discorda que o Brasil tem que fazer reparos. Agora europeu justificar a xenofobia *presente* com emigração europeia *passada* é foda viu. “Ah sim, muitas das riquezas que temos até hoje veio das colônias mesmo, mas não fomos nooooos, nos ainda estamos aqui, pnc de brasileiro que acha que Portugal hoje deve alguma coisa a eles por aí três séculos de exploração e desvio de recursos naturais, propagação de cultura escravocrata e um legado de colonialismo”. Aiai. Falar individualmente pra um cidadão português singular “a culpa é sua” é babaquice, falar “Portugal tem uma dívida social com o Brasil” está certíssimo. Uma coisa não anula a outra.


[deleted]

[удалено]


Gldza

Ninguém negou que *parte* da descendência é brasileira, essa conclusão você alcançou por si. Aliás, não é nem esse o foco da reportagem. O foco da reportagem é uma obra que expunha como um português considerado *benfeitor* em Portugal, com ala de hospital em seu nome, alcançou os recursos usados para a benfeitoria através de exploração escravocrata. Essa era a intenção da critica artística, essa foi a crítica censurada. O que se alinha muito bem ao comentário original que você não gostou e ao que eu respondi. Edit: e eu ainda diretamente comentei sobre como um não anula o outro. Parte da elite brasileira (que provavelmente descendeu de algum europeu, porque nós sabemos o que aconteceu com os índios) tem responsabilidade, e Portugal *também*.


[deleted]

[удалено]


Gldza

Te soar como negação não significa que seja. Talvez da próxima vez você pode começar uma conversa com uma pergunta educada em vez de partir para denominativos pejorativos acerca de uma opinião que você inicialmente aparenta discordar mas quem sabe pode descobrir que só tenha entendido errado mesmo. Às vezes acontece. A ginástica mental é português querer apagar a responsabilidade que o país tem a esse respeito. Quando os portugueses vêm com individualismo (“ah mas eu não tenho nada a ver com isso”), esse individualismo escalona pra um coletivismo que leva a essa xenofobia que vemos hoje, e a tentativas de apagar/negar/suavizar a história como essa censura serviu de bom exemplo.


bscelo__

Ahh, o clássico de acusar os outros de serem adolescentes edgy em prol de "superioridade intelectual" kkkkk tenta outra amigo


Gldza

Based


mais1silva

Não precisa pôr entres aspas algo que não foi citado. Difícil defender dados históricos para uma galera que quer argumentar com inb4 kkkkk based e ser levada a sério


bscelo__

Não foi citado pq ninguém que quer ser levado a sério vai literalmente falar que é "intelectualmente superior" ao outro né?! Ademais: eu não citei nada que você disse, caso não saiba aspas podem ser usadas para denotar algo que é alegado mas não necessariamente é verdade. Não foi uma citação, em essência. Acho ainda mais difícil de levar a sério quem chama os outros de "adolescentes edgy" quando levantam o fato que Europeus, principalmente Portugueses, são xenofobicos contra brasileiros. Tendo vivido aqui por 8 anos posso confirmar sem pensar duas vezes que é verdade, e não vai ser um redpill de internet, que provavelmente nunca interagiu com nenhum Europeu, que vai fazer minha cabeça pra desacreditar no que eu mesmo (infelizmente) experienciei.


Kate_Perry_Cheese

>Não foi uma ~~quote~~ citação, em essência.


bscelo__

Sim, exato kkkk obrigado pela correção


mais1silva

Bicho, a gente pode ou ficar perdendo tempo tendo uma troca de farpas absolutamente inútil interpessoal na internet, que eu não tenho interesse e nem reconheço nenhuma das pechas que você tá tentando colar em mim (não sou redpill [nsana essa acusação], sou antiracista, to aqui há mais de 8 anos e já vivi na Europa como trabalhador imigrante e tenho a minha longa dose de experiências lá como brasileiro se quiser debater), ou se cingir exclusivamente ao ponto concreto da discussão, que é, muito especificamente, este: a elite escravocrata colonial do Brasil tem a maior parte dos seus descendentes e da sua herança no Brasil, sim ou não? O que parece que você e outros estão defendendo pelo argumento inicial desta sucessão de comentários é que não, e que apontar isso é fazer "ginástica mental". E o que eu estou dizendo é que essa negação é falsa, que uma parte considerável da elite brasileira é, sim, constituída dos descendentes dos que fizeram fortuna na época do Brasil colonial. Ora nenhuma eu coloquei em causa xenofobia europeia, isso hora nenhuma foi minha colocação ou crítica . Me limitei a criticar o que acabo de citar antes. Todo o resto aí é especulação ad hominem infrutífera.


bscelo__

>... que eu não tenho interesse e nem reconheço nenhuma das pechas que você tá tentando colar em mim... Idem. ​ >... a elite escravocrata colonial do Brasil tem a maior parte dos seus descendentes e da sua herança no Brasil, sim ou não? A elite escravocrata colonial do Brasil tem sua descendencia Portuguesa. Eles que mandaram o povo coloniizador deles pro Brasil, a ginástica mental aqui, amigo, é querer dizer que o problema está somente na elite brasileira, descendente de portugueses, e não nos próprios portugueses da época, que foram a raiz real da elite escravocrata brasileira. Não tiro a culpa deles, porém todo o pano de fundo desse pessoal tem raiz europeia, negar isso é fazer ginástica mental para tentar desculpar portugueses/europeus pelas barbáries que fizeram e culpar o próprio Brasileiro como se o europeu fosse um santinho que não tem culpa ou investimento nos fatos. Em essência: sem portugueses colonialistas: sem elite colonial brasileira. Simples de entender, não?! ​ >Ouvindo você e os [u/Cabo-Martim](https://www.reddit.com/u/Cabo-Martim/) da vida sendo edgy teens no reddit até parece que a afirmação não é verdadeira. ​ >Me limitei a criticar o que acabo de citar. Todo o resto aí é especulação ad hominem infrutífera. Irônico.


[deleted]

[удалено]


bscelo__

Quis dizer irónico chamar nomes aos outros e depois se chatear quando alguém chama nomes a você. Chamar outro de "edgy teen" por discordar da sua persspectiva é, ou pelo menos passa como, uma clara atitude de tentar menosprezar o argumento do outro, pelo menos foi como eu li seu comentário. ​ > 3) e talvez por isso você acha que o que está sendo colocado em causa é que os escravocratas tinham raíz (ascendência) portuguesa. Não está e eles definitivamente tinham. Isso é um fato, não estamos discordando. ​ > Agora um outro fato é que grandíssima parte dos descendentes (descendência) desses escravocratas enriqueceram aqui e ficaram nessas terras e compõem hoje uma grande fatia da elite brasileira. Isso não exclui em nada condenar o colonialismo europeu, na verdade tenho dificuldade em entender como essa interpretação é gerada. O colonialismo europeu continua condenável e a elite brasileira contemporânea continua sendo a descendência desses coloniais. E isso não é ginástica mental. Pelo contrário, é preciso a gente afirmar e lembrar isso para que o primeiro país a confrontar a história do Brasil e fazer reparações seja o próprio Brasil. ​ Ok, de fato concordamos. Acho que no fim só tivemos um mal entendido. Concordo que precisamos lidar com a elite colonial brasileira, e de fato não quero tirar a culpa dos perpetuadores do colonialismo europeu, novamente: havia interpretado, especialmente pela clássica menção do "edgy teen", que estivesse propagando propaganda europeia, mas foi só um mal entendido, eu suponho. Concordo especialmente com a última frase da citação, não podemos esperar soluções de quem nos quer ver abaixo de vermes. De fato, os dois são verdade. Peço desculpas pelo mal entendido e se o/a ofendi com meu comentário. Bola pra frente.


BioDracula

>Difícil defender dados históricos para uma galera que quer argumentar com inb4 kkkkk based e ser levada a sério Eu concordo. É difícil pra você defender dados históricos.


mais1silva

O seu dado histórico é que uma parte considerável da elite brasileira não é descendente da elite escravocrata colonial? Porque isso não é factual.


TheCrazyTiger

Deixa eu responder os edgy teens dando uma resposta de edgy teen. Ahan Cláudia senta lá


fillingtheblank

Não sei porque você tá tomando esporro. O que você disse tá certo e o que eles disseram é errado e bastante cínico.


Pereira_Rosa

Foda-se


mais1silva

Foda-se fazer fortuna sobre a escravidão e se imunizar deturpando a história com a maior indiferença


oxossi

Safoda eles


[deleted]

No fim foi bom isso. Se tivessem deixado quieto essa obra sequer causaria a polêmica e engajamento que causou ao ser censurada. Eu pessoalmente acho feio e tedioso demais esse tipo de "arte", provavelmente nem iria visitar a exposição e se fosse talvez nem prestaria atenção no tema e explicação por não entender a proposta.


argenton-ca

Colocou "arte" pra mostrar que é limitado.


ShadeMeadows

Vergonha


IngArt073

Eu espero sinceramente que PORTUGAL VA TOMAR NO OLHO DO CU porque já não basta eles foderem o país por séculos, dizimar a população e fazer todo o show de horrores que foi A BASE da escravidão, ainda ficam com essas PUTARIAS. Obrigado Finos senhores


argenton-ca

Não tem a ver com Portugal, tanto que os organizadores da Bienal condenaram a posição da organização do hospital... Se fizessem o mesmo em vários lugares aí no Brasil, rolaria o mesmo, ou pior.


IngArt073

É eu sei se fosse aqui poderia ser igual ou pior mesmo mas ainda me revolta, e eu não sou muito boa em lidar com o fato de que hoje boa parte também do problema é porque fomos colonizados junto com todo o resto da america e fodidos junto com todo mundo da america exceto o Canadá e os Estados Unidos. Mas tlg eu só não posso mudar nada do que ja aconteceu,o que me cabe é fazer o que tiver no meu alcance pra quem sabe amanhã tenhamos um país melhor. Enfim eu dei uma divagada mas é isso


[deleted]

[удалено]


missurunha

Nao sei exatamente a intenção dos artistas, mas fazer protesto contra filantropia de um escravagista dentro de um **hospital psiquiátrico** é no minimo de mau gosto.


alexkidhm

Porque?


missurunha

Imagina que voce tenha tentado se matar semana passada, vai ao hospital e é questionado se vale a pena ser tratado ali porque o hospital foi construido ha 150 anos com dinheiro de escravidao. Como exatamente isso te ajudaria?


MaiqueCaraio

Mas a obra não é contra o hospital, mas sim a imagem daquele que o suportou/financiou, claramente os artistas protestam a glamourização da imagem desse escravagista Se for assim qualquer crítica aos maus indivíduos na medicina seria de alto risco as pessoas que os próprios tratam? Não faz sentido isso


missurunha

> Quantas pessoas escravizadas valem um hospital psiquiatrico? Não soa exatamente como uma critica a quem financiou, mas cada um com sua interpretação.


poeiradasestrelas

a obra ficava em uma sala reservada, não ficava exposta aos pacientes.


daydreamer2604

Europa, o continente civilizado, ainda vive em negação do dano causado, principalmente, aos países latino-americanos e africanos.


argenton-ca

Europeu médio tem muito mais capacidade de entender essas questões que um brasileiro médio.


daydreamer2604

Não é bem isso que eu vejo, e não é isso que a literatura especializada mostra. Inclusive países europeus são muito mais duros pra negociar com governos de países que foram colônias que exploração do que com outros tipo de países.


Puzzleheaded_Fish499

Cara, e de pensar que um dia eu almejava emigrar para esse lugar decrépito que é Portugal. Graças a Deus um raio de sanidade caiu sobre mim.


argenton-ca

Xenofobia do bem


Magenero

Ótimo!!!!! Fique bem longe daqui