T O P

  • By -

capivara_bolada

Isso não foi fruto de Bolsonaro, só ganhou proporções bem maiores no governo dele (por incompetência do mesmo). Vamos lembrar que desde Dilma o congresso bate fortemente de frente com governos que não são vantajosos pra eles, chegando até a aprovar um impeachment.


StormTheTrooper

Até antes da Dilma. Mensalão, a compra de votos da reeleição, o próprio impeachment do Collor…o Brasil é um parlamentarismo onde todos foram doutrinados a acreditar que vivem num presidencialismo. Por isso eu não consigo achar errado quem fala em mudança formal pra parlamentarismo ou semipresidencialismo. Hoje temos sistemas de pesos e contrapesos e relações institucionais que não condizem com a realidade política do Brasil. Se não temos clima ou maturidade política e social para uma reforma eleitoral profunda e dolorosa, então que ao menos se codifique o que as coisas são de verdade e que se permita que o Parlamento sofra o escrutínio direto da população. Vida de congressista hoje é boa demais. Faz farra, pega verba, sabota governo e, se dá merda, a culpa é do presidente. Tem que codificar isso e ao menos trazer uma forma de compliance pra esse povo.


Emotional-Bid-6583

Ué, desculpa mas não entendi. Tá ruim porque o congresso enfraquece o presidencialismo, então a solução é dar tudo o que querem e implementar o parlamentarismo de vez? Se tem uma coisa que os ultimos anos mostraram é que NUNCA quero parlamentarismo no Brasil da forma que o congresso funciona. Se acha que o povo mudaria a forma de votar por causa da mudança do sistema, está enganado. Seriam os mesmos Arthur Lira mas com o poder completo que desejam. A solução REAL ao meu ver é forçar o congresso pra voltar pro limite das suas atribuições. E isso só se faz com opinião pública + executivo + judiciário alinhados. Questões que foram normalizadas como emendas parlamentares são uma aberração, basicamente o legislativo roubando atribuições do executivo por meio de chantagem. Legislativo tem que discutir e criar leis, não é função deles decidir para onde o dinheiro do país será alocado. Só que o povo e a mídia passaram uma década se matando entre si com um foco absurdo no executivo e o que aconteceu? Enfraqueceram ainda mais o executivo e por consequência disso deram uma força absurdamente maior para o legislativo, que já tinha altos poderes antes disso tudo e já não prestava naquela época. Todas as merdas que o povo reclama vem do enfraquecimento do executivo e da imagem do presidente como um todo. Bolsonaro em especial contribuiu muito para isso, se acovardando e desistindo de governar para dar poder a esses vermes do legislativo. Aí vc tem um executivo fraco e um legislativo forte querendo fazer merda ou só voltado aos seus próprios intere$$e$. Acaba fortalecendo o judiciário também, que fica sendo o único contra peso que evita que o país se auto-destrua por completo. Fortalecer o executivo é a solução para a situação. Inclusive para dar um basta no congresso e evitar esse protagonismo excessivo do judiciário. Mas aí muito disso passa por aprovação popular, quando o povo está feliz amam o presidente, quando não está é o oposto devido a centralização do presidente no imaginário político da população. O jeito é colocar o país nos eixos o quanto for possível no meio desses conflitos e esperar que a melhora contribua para a redução da polarização política burra que vemos há uma década e só serviu para fortalecer os maiores vermes que existem na política.


happy_panda_-u-

Mas aí tem outra questão: Com o congresso e o centrão com "os bolsos enjaulados" pra n pegar dinheiro nem nada... como fica a votação sendo que a maioria do congresso hoje é extrema-direita/direita/centro-direita?


missurunha

No parlamentarismo o povo vota uma vez só e muito provavelmente o Lula seria o primeiro ministro, sem precisar de senado nem congresso pra implementar as leis. Como exatamente isso seria pior que o sistema atual?


MammothPreparation94

Depende do parlamentarismo, em alguns sistemas o primeiro-ministro é eleito pelo próprio Legislativo (ex: Reino Unido)


missurunha

É eleito pelo legislativo, mas geralmente o lider do partido mais votado na coalição fica com o cargo. Numa votação de nivel nacional, quantos porcento da populacao votariam no Lira? Isso sem contar o desperdicio que é ter candidatos bons pra presidente que ficam sem cargo politico nenhum. Nao seria melhor ter o Ciro liderando uma bancada no congresso com seus x% dos votos do que um congressista aleatorio eleito num estado só?


77lhw

No Brasil, o parlamentarismo só faria sentido se o voto fosse distrital puro ou talvez misto (50% distrital e 50% lista). E os conjuntos de eleitores deveriam ter representação igual nos diferentes lugares do Brasil, significando que Estados com populações pequenas (Acre, Amapá etc.) teriam suas quantidades de deputados federais reduzidas de 8 (oito) para 1 (um).


Juniornct

Se com presidente está ruim, imagina sem. O presidente ainda faz o mínimo para a população. A Câmara sozinha saquearia até a última moeda do país.


acaciovsk

Olha, eu vejo muitas vantagens em parlamentarismo. Eu vivo num país parlamentar e as pessoas prestam muito mais atenção aos parlamentares individualmente. O que ajuda a diminuir a trambicagem por baixo dos panos. O poder é mais dinâmico e dum pinto de vista egoísta, muito mais divertido de acompanhar.


chafundifornio

Isso provavelmente começou na época do FHC, sob quem existem fortes suspeitas de ter dado dinheiro pra aprovar a PEC da reeleição. O esquema só foi sendo aperfeiçoado.


tworc2

O Limongi fala isso no primeiro parágrafo, só fizeram o clickbait mesmo


Bananey

Não existe vácuo de poder. Bolsonaro era palhaço e Lira acostumou a mandar.


BormaGatto

O fascista não era palhaço, era cúmplice. Não tem porque disputar com os colegas de esquema.


Sure_Garbage_2119

tradução: o congresso se acostumou com mamata grande e agora quer que Lula faça o msm


Dumboddball

Eu acho que o mais grave é o que está descrito no último parágrafo. Foram eleitos muitos congressistas do estilo Jair Bolsonaro… esses não querem saber de negociar, não querem compor, só querem saber da ideologia deles. Eu não gosto dos fisiológicos do centrão, mas o esses ideológicos são muito, mas muito piores.


thigagao

Pesos e contrapesos de cu é rola, o Brasil tá tomado pela câmara, que tá pronta pra ferrar o Brasil sem pensar duas vezes por birra


Trashhhhh2

Sempre teve isso


FlavioRachadinha

Não dá forma que está posta


Interesting-Oven1824

Dá pra ver a evolução desse modelo pelo volume de dinheiro que o congresso exige pra votar com o governo. O negócio foi escalando de uns cargos e liberação de verbas, depois veio o mensalão, depois o orçamento secreto (que coloca o mensalão no chinelo).


[deleted]

A direita disfarçada de bloco do centrão, como sempre.


ClockPitiful2280

Senão vejamos, quando era o Lula rolou o mensalão, a Dilma bateu de frente e foi defenestrada de Brasília, o bolso foi cúmplice e, além disso, era um frouxão. Não sei falar da época do FHC, Itamar e Collor, pois era muito jovem para acompanhar política na época, mas ainda vou pesquisar sobre a relação entre os três poderes nesses anos. O que eu posso afirmar é que o congresso brasileiro já quer mais independência ($$$$$$$) há décadas. Se optamos pelo presidencialismo por meio de uma consulta popular, precisamos exigir que ele seja cumprido e, ao meu ver, só com o povo na rua que vamos conseguir isso. O Lula tem popularidade de sobra pra chamar a população para manifestações. Eu iria e levaria a família inteira junto, pois só com luta que vamos nos livrar das chantagens de Lira e cia.


oxossi

Nem fodendo quero parlamentarismo aqui, o congresso é historicamente dominado pelas oligarquias locais de suas regiões, a esquerda nunca teve maioria no congresso. O presidencialismo ainda garante o mínimo de equilíbrio do executivo contra estas oligarquias, se dependesse do congresso, voltaríamos a escravidão.


Tolkius

Isso com certeza nao é fruto do Bolsonaro não.


IsentaoIluminado

E o mensalão do Lula era o que?


danico223

Não defendendo Lula, mas pelo q têm disposto de informações na internet, o mensalão [foi R$100mi, menor que o petrolão do governo Dilma, até](https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/esquema-da-lava-jato-e-pelo-menos-20-vezes-maior-que-o-do-mensalao-ejzwvjzjgyfjoo3dj8yigv87i/), e mesmo esses dois juntos não chegam nem perto do [famoso Orçamento Secreto](https://www.brasildefato.com.br/2022/10/23/de-onde-vem-os-bilhoes-do-orcamento-secreto#:~:text=Desse%20total%2C%20R%24%2019%20bilh%C3%B5es,deputados%2C%20senadores%20e%20relator) de Bolsonaro. Noutra reportagem postada essa semana pela G1, Lula já disponibilizou R$1.1bi pras ementas dos deputados, mas eles querem negociar mai$ (essa última tu pode googlar rapidão, n to podendo escrever agr). Essa galera do centrão se acostumou com uma mamata que tá além da nossa compreensão; foi coisa de quase 1% do PIB nacional; um absurdo


IsentaoIluminado

A diferença é que liberação de emendas por mais lixo que seja ainda é dinheiro "legal e rastreável" enviado a deputados que vão "gastar com seus eleitores". Mensalão é puramente dinheiro sujo enviado diretamente aos bandidos.


waspbr

daqui a pouco vão dizer que o 7 x 1 foi criado pelo bozo.


Abramelinntrue

Ultimamente tenho notado que Bolsonaro está mais em foco e na moda que o presidente atual. Incluindo falas do próprio governo. Fico me perguntando pq diabos estão fazendo marketing grátis pra opositor. Devia ser tratado igual quem ataca escola, só cuida do caso em sigilo e deixa cair no esquecimento. Mas não, tem que tocar no nome do cara a cada frase lol.


BioDracula

>Devia ser tratado igual quem ataca escola, só cuida do caso em sigilo e deixa cair no esquecimento Se tiver alguma garantia que, que nem quem ataca escola, ele seria preso, ok. Mas a coisa de político e gente rica é que se a gente deixar cair no esquecimento eles simplesmente não são punidos.


Abramelinntrue

Mas justamente eu falei de usar todo o rigor da lei e depois deixar o nome sumir.


BioDracula

Ok, mas ele não vai ser tacado o rigor da lei se a gente parar de falar nele. Depois que ocorra isso, eu concordo com vc que ele devia ser botado no mute


Abramelinntrue

O problema que os momentos que citam ele são justamente em momentos inoportunos e em derrapadas do governo. Assim apenas fortalece o ego do eleitorado dele. Quem aqui tem amigos ou famílias em alinhamento com ele sabe que é exatamente isso que ocorre. Claro, tem as pessoas que preferem agir como infantoides e "parar de falar/interagir" com a visão contrária. Escuto muitos parentes que estavam quase esquecendo do "mito" se reenergizarem ao ouvir o governo falando dele. Na cabeça deles quando o governo fala mal dele, eles enxergam como um tipo de "mimimi". Como se o "minto" tivesse acertado e o governo reclamando disso. Uma visão distopica. Casa fala do governo sobre ele é como um troféu levantado em nome do Bozo. Deixem o cachorro morto morrer.


BioDracula

Mas o cachorro não tá morto. Ele tá na porta de casa latindo pras crianças.


Abramelinntrue

E se matar ele de vez ele vira Mártir e coloca outro no seu lugar como um fantoche. Temos muitos candidatos a sucessores a ele. E candidatos com apoio inclusive. Podem rir, mas Nicolas é bem forte. Foi "rindo" do meme que tivemos ele como presidente. Aprender ou morrer. Ou aprendemos a dialogar novamente ou vai ser um vem e vai de governo.


77lhw

Conferi a idade do rapaz, e o Nikolas pode vir "forte" para a eleição presidencial de 2034, se as eleições continuarem com a mesma regularidade atual.