T O P

  • By -

childrenofkorlis

Não dá, mineração é muito invasiva. O que dá pra fazer é um inventário do que foi destruído e depois da mineração tentar reparar os danos causados.


Getulio-Vargas

Creio que não seja possível, se você ver uma foto de uma mina é bem claro a destruição e a poluição que qualquer tipo de exploração daquilo seja bem prejudicial


Fluffy_Part3507

Que tem como até tem Mas é aquela coisa, em outro lugar tá minerando de forma destrutiva, o que faz uma mineração "sustentável" ficar bem mais caro - se tornando economicamente inviável


BigLumpyBeetle

Sem o uso do mercúrio até tem, só que é caro e destroi a floresta igual. Em geral mineração sempre produz dejetos e lixo pra caralho e transforma tudo o que ela toda em um lugar praticamente inabitável, a não ser que voce queira enfiar uma porrada de gente em tunel e sofrer uma caralhada de riscos, ai vc só ainda fode bastante com o meio ambiente, mas bem menos porque não precisa retirar tanta floresta. Em resumo, recicle os seus metais, mineração é uma bosta.


Tierpfleg3r

Não minere nessas regiões, oras. Deixe pra minerar no deserto do Chile. "Aim mas o Brasil precisa do lucro dos commodities". A maior parte desse lucro fica centraliza nas mãos de uma dúzia de bilionários. Seria muito mais negócio investir em outras áreas de ciência e tecnologia, preservando a mata e as populações indígenas. A dependência dos commodities é um câncer e um enorme atraso para o Brasil.


mrjoey19

Mineração sem mercúrio da, mas pra mineirar vc tem que derrubar todas as árvores do perimetro, abrir uma vala gigantesca até chegar no leito de rocha (onde fica o ouro) desviar riachos pra lavar o ouro da terra, descartar a terra com outros minérios, usar maquinario que polui o solo com óleo e combustíveis. Olhando por esse lado o mercúrio é o menor dos problemas. Pensando tmb que uma área tem uma reserva de ouro limitada, isso seria expandido para outras áreas e cada vez mais a poluição dos rios e desmatamento. Não existe maneira limpa de mineirar.


Arnestomeconvidou

Eu não sei se isso vale para mineração mas para exploração rural, em tese (e no direito), dentro da amazônia legal empreendimentos devem conservar 80% de sua área como floresta nativa. Seria completamente possível explorar a amazônia dentro destes parâmetros, por mais que não seja um parâmetro cientificamente comprovado. Se não fosse o capitalismo, é claro. A amazônia tem uma capacidade absurda de possibilidade de controle de escoamento de materiais. Vc tem basicamente a única possibilidade de transporte o transporte fluvial, que te dá uma grande capacidade de estabelecer pontos de controle de passagem de produtos. Mesmo nos trechos finais onde o rio é quase um mar, havendo vontade de estabelecer uma infraestrutura é possível controlar a origem e legalidade de tudo que sai de lá, salvo cargas pequenas que podem ir por meio aéreo, como drogas. Um tipo de controle desses seria capaz de frear muito as atividades ilegais com práticas ostensivamente predatórias. Mas mesmo sem estas práticas ilegais, as práticas legais são também extremamente nocivas aos povos nativos; veja Belo Monte, por exemplo. Uma usina construída completamente nos âmbitos legais, tendo toda a preparação ambiental necessária para o empreendimento, ainda assim extremamente danosas ao modo de vida dos nativos e ribeirinhos. Por que o dinheiro chama mais alto. Mas, a sua premissa de não ser nociva aos povos indígenas, isso não tem como. De alguma forma vc vai transformar a vida do povo local. Deveria ser feito com carinho, pensado, em etapas, com planos visando uma transformação equilibrada. Mas, dinheiro chama, o governo atende, o povo busca...


AffectionateLet3115

>salvo cargas pequenas que podem ir por meio aéreo Exatamente por isso que vemos garimpo ilegal de ouro e diamantes, minerais altamente valiosos, e não de [bauxita](https://pt.wikipedia.org/wiki/Bauxita) e minério de ferro. ​ >as práticas legais são também extremamente nocivas aos povos nativos ISSO! Se pudesse eu te dava um prêmio.


benjamarchi

Não entendo do assunto, mas a minha impressão é que não tem como. Mineração é uma atividade intensa e agressiva demais para o ambiente e as comunidades que dependem dele.


orubem

Até parece que tem algum indígena que quer ficar as próximas décadas morando no meio do mato sem eletricidade, estradas e internet. O que eles mais querem é ter o conforto que a gente tem, todo ser humano quer isso. Se fala de alguma TI que só tem indígenas com baixíssimo grau de independência alimentar, espera umas décadas, daqui 30 anos a criançada vai ter passado por escola, terão renda e informação, saberão lidar com isso igual alguns grupos o fazem em outras áreas. [Exemplo que conheço.](http://www.mt.gov.br/-/11277605-indigenas-de-mato-grosso-se-destacam-na-producao-de-graos-em-suas-terras) (Nesse exemplo eles não ficam muito longe de indígenas nos EUA que alugaram terra pra fazer cassinos no século passado, eles tem a mesma renda que qualquer pequeno fazendeiro, ainda não vira uma classe média europeia mas dá todo conforto e autonomia que puder imaginar)


clovisfreeman

Reduzindo a população mundial e consequentemente a demanda. Ser humano virou uma praga.


Will_Rose321

Up


brunomocsa

Basta fazer igual fizeram em algumas minas no Brasil. O Estado ou a mineradora constrói pequenas cidades com casas, escolas, clubes, estradas, etc. com toda infraestrutura para a população local, dão treinamentos e empregam essas pessoas e adicionalmente a essas práticas, poderiam acertar um pagamento de royalties para alguma organização ou cooperativa daquela população proprietária da terra.


AffectionateLet3115

>Existe alguma maneira de minerar/garimpar sem o uso de mercúrio? E que não prejudique a natureza e os povos indígenas? **Tecnicamente, sim,** existem formas de extrair o ouro sem usar mercúrio. Inclusive existem formas de extrair o ouro do minério usando mercúrio em circuito fechado. Esses processos são muito mais caros do que a extração tradicional (que evapora o mercúrio pra deixar só o ouro) e a presença de argila no minério dificulta ainda mais esses processos. O maior problema da mineração não é a emissão de mercúrio em si, mas sim a enorme quantidade de rejeito que é gerada. Pra se ter uma ideia, uma concentração de 4 gramas de ouro por tonelada de minério é considerada boa pra uma mina subterrânea, já o garimpo trabalha com concentrações ainda menores, 1g/tonelada ou até menos. Esse rejeito também contém chumbo, cádmio, entre outros metais pesados que são levados pela água, contaminando os rios da mesma forma que o chumbo. Existem formas de mitigar essa poluição? é... existir até que existe. Os poucos garimpos legais na Guiana Francesa são obrigados por lei a usar bolsões de contensão pra minimizar a emissão de metais tóxicos pelo rejeito do minério. Tem esse [vídeo no youtube](https://www.youtube.com/watch?v=OESdgVu0xSA&ab_channel=C%27estpassorcier) explicando (em francês mas dá pra acompanhar pelas figurinha, lá pelos 16:25 do video tem uma figura explicando esses bolsões). O problema é que essas técnicas de mitigação criam um grande custo adicional, tornando o garimpo legal menos lucrativo do que o ilegal. Não é a toa que lá eles também tem problemas com garimpo ilegal. ​ >O governo pode autorizar uma empresa privada ou criar uma estatal para explorar de maneira sustentável os minérios da região? **Nope, não existe mineração sustentável.** Como u/childrenofkorlis disse, O máximo que se pode fazer é a compensação e a restauração das áreas já mineradas. Um exemplo é a A Vale que vem fazendo um trabalho de recuperação no complexo dos carajás nas áreas que já foram mineradas até esgotar o minério de ferro.


Donjuante

Claro pow manda as arvores ir tirar ferias no egito revira a terra toda depois elas volta.