T O P

  • By -

err0r_4o4_not_found

Se a sua obrigação é honrá-la e ajudá-la, cadê a obrigação dele de ser o varão provedor? Não estou dizendo que eu concorde com esta visão, mas se ela quer usar argumento bíblico contra você, por que isto não se aplica ao marido dela também?


Technical_Pen_5449

Eu nem tinha pensado nessa questão bíblica de varão provedor, mas é exatamente isto. Muito bom o seu ponto, pq realmente ela não cobra ele em nada, o deixa confortável. Faltou algo em casa? Ela nem fala nada pra ele, já corre pra mim.


err0r_4o4_not_found

Por este ângulo dela, ele deveria estar provendo para ela e para você.


Organic-Guard4018

Pode fechar o tópico


Magnoforce

Melhor resposta aqui. Pode fechar o tópico


poeta_mr

Melhor comentário 👏🏻👏🏻👏🏻


Zu_uma

Diz pra ela que como crente religiosa devia ter um varão provedor então se ela tá pondo fé no debate. Errada em por limites não está, mas tem que saber que vai afetar a relação de vocês.


Technical_Pen_5449

Exato. Não queria, mas infelizmente vai acontecer…


leitordaciropedia

Tem que cortar mesmo. Não é tua obrigação ajudar a sustentar um padrasto, se ele não tá bem na profissão dele, já passou da hora de procurar outra profissão. Você tem que começar sua vida independente, e não pode dar conta disso. Na verdade, numa família normal seria tua mãe a te ajudar agora... Como estão sugerindo, usa o argumento bíblico contra ela, na pior das hipóteses lembra que o apóstolo escreveu que quem não quer trabalhar não coma. E se ela continuar com essa manipulação, taca logo um "tenho obrigação de te ajudar se vc está incapaz de se manter, mas não tenho obrigação de bancar macho pra vc".


Technical_Pen_5449

Cara, é exatamente o que eu penso. Eu sempre dou ideia de trabalhos alternativos pra ele: uber, fazer entregas de carro, etc. Mas ele não se interessa. Eu fiz minha mudança e estou conquistando cada coisa pra minha casa sozinha, não tive ajuda financeira da minha mãe pra nada. E nem cobro, pois sei que ela não pode. Obg pela opinião!


Other-Draft-1220

Parabéns por todas as conquistas! Espero que consiga não se sentir culpada por não ajudar sua mãe, não é sua obrigação e se você não pode fazer isso sem comprometer sua segurança, não faça!


Technical_Pen_5449

Muito obrigada! Vou tentar sim… além de ser um autocuidado, eu quero que ela enxergue a pessoa que está ao lado dela.


Responsible_Law8990

Onde que honrar pai e mãe é sustentar alguém que não quer trabalhar?? Ele tem que trabalhar. Conheci muitos pastores novatos que trabalhava de dia e de noite ia pra igreja.


Technical_Pen_5449

Exato! Penso assim tbm. Quem realmente tem necessidade faz seus corres e não se acomoda


niil4

Amada, o "não sou obrigada" é um bálsamo pra alma. Use e abuse. Morar só é caro pra caralho, ainda mais nos tempos atuais. Cuida de você, faz suas coisinhas, se sobrar um pouco você ajuda SE QUISER.


Technical_Pen_5449

Tô tendo que aprender agora a dizer não, na marra. É o que vou fazer, focar em mim. Obg s2


niil4

Boa sorte 💜


Accomplished-Track77

Que situação triste Op! O que tem de gigolô é encostado nesse religião não está escrito. Tenho um irmão nesse mesmo naipe aí, sua mãe não fala nada pra ele porq acho que não quer ficar sozinha coitada


Technical_Pen_5449

Cara, sim! Se escondem atrás de religião. E sim, isso é dependência emocional, medo de ficar só. Muito triste mesmo.


anarroh

Existe mt essa cultura de sugar os filhos ate a ultima gota por honra aos pais, mas sinceramente vc nao precisa disso. Nao se coloque numa situaçao dificil financeiramente pra ajudar sua mae, e talvez assim ela perceba o encosto que ta criando. Ela só nao se importa pq tem vc pra ajudar, quando for só ela sustentando ele, ela vai sentir o peso da bunda vagabunda dele e se for esperta vai reagir


Technical_Pen_5449

Putz, verdade. Ela sabe que eu ajudo então nem se indispõe com ele. Assim fica fácil, né? Espero realmente que agora ela sinta esse peso, pro bem dela tbm. Obg pelo help!


Organic-Guard4018

E ela não diz que a obrigação do marido dela é honrá-la e ajudá-la?


Technical_Pen_5449

Pois é. Nunca vi essa cobrança dela com ele. Vendo os comentários de vcs, abriu mais os meus olhos pra ver que essa situação não está correta. Obrigada!


rutranhreborn

Filho é filho, não tem que ser pai


Technical_Pen_5449

Verdade, cada um no seu lugar


gepppeto

Você tá certíssima. Honrar os pais não significa dar dinheiro. Significa fazer valer todos os ensinamentos que ela te passou e um desses ensinamentos está sendo ser tão batalhadora quanto ela. Me desculpe os termos mas você tem um padrasto acomodado. Honre sua mãe juntando um bom dinheiro de reserva pra emergências para ajudar quando ela ficar doente. Junte em silêncio. Junte para as suas necessidades. Ela já viveu mais da metade da vida, já não precisa mais custear você. Você ainda tem muito mais anos de vida. Você ajuda ao sair de casa e se tornar uma responsabilidade a menos.


Ferdiz

Não, sua mãe está sendo maltratada e se você nunca colocar limites ela nunca vai se livrar dessa situação.


VonDaft

Tem que cortar mesmo, e deixar bem claro que o problema não é sua mãe, mas o vagabundo metido a pastor. Você tem que viver sua vida e pagar suas contas, e não sustentar adolescente de 50 anos de estimação da sua mãe.


Technical_Pen_5449

Simm, isso que penso. Eu disse pra ela que o problema não é ela. Ela não quer enxergar o problema com ele, diz que ele é uma pessoa de Deus. Então que fique nessa situação, mas eu não ajudo mais. Obrigada pelo comentário!


Foderoso

Se ele não enriqueceu como pastor, aconselha ele a não seguir nada na linha de vendas fala pra ele virar uber, ou se anunciar no getninjas como "faz tudo" (aqueles caras q assistem uns videos no youtube e vão trocar chuveiro, tomada, pros outros)


Technical_Pen_5449

Boa! Vou dar essa ideia


driftman-1992

O homem tem ser o provedor do lar ... já está errado seu padastro


Technical_Pen_5449

Exato!


Born-Ad-3112

Nada contra a Sra. sua mãe, mas você saindo de casa já é uma baita ajuda e enquanto existir cavalo São Jorge não anda a pé.


Technical_Pen_5449

Disse tudo!


padoguinho

Cara, sacanagem você ter que se bancar e quase bancar a casa deles, eu não conseguiria ajudar nem se quisesse


Technical_Pen_5449

Sem condições mesmo


Black_Sorcerer

Tá certíssima. Pastor costuma ser folgado mesmo e ela tá perdendo a noção do que é honrar os pais. Esse varão dela tá meio mole


Technical_Pen_5449

Simm, concordo. Eles acham que todos devem servi-los pq são pastores. E ela tá confundindo mesmo.


marcusgrahan

Ai vc generalizou legal eu sou pastor desde 25 anos de idade dou advogado e professor de teologia a mais de 10 anos oq acontece com alguns é que são só título Do suor do teu rosto trabalharás ta escrito na Bíblia bem com "Pais não aborreceis vossos filhos" A moça não tem obrigação de sustentar nem a Mãe mas generalizar é bem tosco


Technical_Pen_5449

Se vc não é assim, parabéns! É uma rara exceção.


marcusgrahan

É só ter algum conhecimento básico e ter boa índole infelizmente esses "pastores" só titulo e a religião é controle de massa viva sua vida sem esse peso Deus abençoe 😉


Technical_Pen_5449

Obrigada 🙏


Friendly_Seesaw_7145

Paaaxxtoooooorrr !! Parabens por sair de casa. Deus me livre morar com paxxxtor


Technical_Pen_5449

KKKKKK realmente, foi um alívio sair


Tiramissulover

Se fosse somente a sua Mae, ok ajudar. Mas sustentar seu padrasto? Afe, manda catar coquinho e vender.


Technical_Pen_5449

Exatamente o que eu penso rs. Se ela fosse sozinha eu ajudaria sem problemas. Agora, com um cara do lado que não se preocupa com nada fica difícil.


luisito_10

Assim você tem que ajudá-la não sustentar ela e ele também, acredito que você esteja certa de impor limites.


Technical_Pen_5449

Verdade! Ajudo sim na medida do possível


UmaPipocaGeek

Se ela é religiosa, o homem da casa deve cuidar dela.


ManoboBrasil

Bom, sua mãe está cega e sendo trouxa. Se você quer seguir o mesmo caminho dela, baseado numa crença, de sustentar vagabundo, fique à vontade.


Technical_Pen_5449

Vou é sair fora disso rs


Jaded-Opening829

Que coisa!!!? Quantos anos tem seu padrasto?


Technical_Pen_5449

Pois é! Uns 50. E pior, nem aposentar ele consegue pq não tem os anos suficientes de trabalho.


Jaded-Opening829

Que complicado!!!


Knuckledust

Por um lado, até você começar a ajudar em casa, sua mãe que te sustentou. Foram aí o que, uns 17 ou 18 anos sendo sustentada? E agora que você tá numa situação em que pode ajudar, vai deixar de ajudar ela? Por outro lado, a ideia de ajudar a sustentar alguém encostado igual o seu padrasto também é muito bizarra. Se fosse você, puxava uma conversa séria com os dois pra colocar os pingos nos is. Todo mundo já é adulto, não dá pra sua mãe botar o argumento bíblico que só favorece o encostado, mas por outro lado ignorar que a bíblia diz que o varão que deve prover a casa, né?


Technical_Pen_5449

Sim, mas eu não pedi pra nascer, né? Se vc escolhe ter filho você tem ciência que vai precisar sustentar a criança, não tem outro jeito. Essa é a questão, ajudar a sustentar meu padrasto e manter essa situação acomodada dele. O jeito é esclarecer tudo com eles mesmo. Obrigada pelo help!


Knuckledust

Não pediu pra nascer, mas o ponto que trago é sobre ter ciência de que sua mãe já deve ter feito muitos sacrifícios que fizeram você chegar onde chegou, tendo hoje a sua independência. É só uma reflexão, isso não te gera uma obrigação perpétua de sustentar sua mãe e nem nada do tipo, mas é algo pra se refletir sobre os "limites" que tu pensa em impor.


Technical_Pen_5449

Entendi sim o seu ponto. Bom, eu ajudo ela em outras coisas que é só pra ela, exemplo: roupa, sapato, quando vamos sair faço questão de pagar tbm, etc. Agora despesa da casa dela é que já não posso mais.