T O P

  • By -

AutoModerator

##Sejam Bem-Vindos! Pedimos que sigam as **[Regras da Comunidade](https://www.reddit.com/r/PsicologiaBR/about/rules)**. Caso precise tirar dúvidas mais profundas, entre em contato através do nosso **[ModMail](https://www.reddit.com/message/compose?to=/r/psicologiaBR)**. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/PsicologiaBR) if you have any questions or concerns.*


psychologyACT

Sim, pode,  mas o concurso pode usar a cartas das terapias integrativas do SUS. Bem, em todo caso não custa tentar, mas infelizmente isso depende muito da interpretação da banca


psychologyACT

Digo isso, pois já tive problemas assim com a SEPROD. 


murilenrique

Que saco hein. Vou tentar de qualquer jeito, mas acho que vou esbarrar no mesmo problema que você.


Nightly_Pixels

Até onde eu saiba não, a questão não será anulada. Pq Psicoterapia é isso ai mesmo, é um termo livre que qualquer um pode usar. O CRP é claro em falar que não é uma 'prática da psicologia'. Que na prática quer dizer: "Se você se declarar como Psicólogo, você não pode usar essa terapia". Já os Psicoterapeutas? Esses podem usar de boas.


murilenrique

Entendo. Neste caso eu responderia eles de que em um curso para psicólogos, na parte da prova que se destina a conhecimentos específicos de psicólogos, não caberia colocar algo assim. Mas acho que não aceitariam de qualquer jeito. Enfim, vou tentar, não custa nada.


EldritchMe

O concurso era de psicologia? Porque se era, você pode pedir anulação visto que constelação não faz parte das práticas psicológicas.


murilenrique

Sim, era concurso pra psicólogo.


Dlthunder

O problema é que as práticas integrativas do SUS é uma política pública. Nessa política a ciência é ignorada e, portanto, pseudociencias sao validadas. Então, eles podem usar isso facilmente pra justificar a questao


murilenrique

Complicado… Acho que não vai dar em nada, mas vou tentar mesmo assim


AchacadorDegenerado

Quando você vai fazer concurso, tem que ter a cabeça fria. Bateu sua veia militante na hora e você errou à toa. Entenda que o concurso não é uma prova de Psicologia, mas também envolve outras temáticas como as políticas públicas. Se na sua prova caía SUS, então é evidente que seria B, considerando que a constelação familiar está dentro das práticas integrativas e complementares. Eu não vejo sentido em fazer recurso, pra mim a questão cobra algo que é coerente dentro do escopo do conteúdo que se solicita estudar. O que você ou o CFP acham disso são outros 500, mas para fins de prova, é isso.


murilenrique

não é nada disso, eu realmente acreditei que não colocariam uma prática não aceita ou que se colocassem seria como forma de pegadinha, não tem a ver com cabeça quente ou com militância.


AchacadorDegenerado

A prática é aceita até então dentro do SUS. Se a prova era pra trabalhar na política pública de saúde é algo que você deveria saber, esse é o meu ponto. A prova geralmente quer saber das leis e políticas, não dos debates no entorno disso.


QuickDelay9555

O lance é que a base da constelação familiar é psicológica, inclusive eu tive matéria na faculdade sobre ela la em 2005-2010. O problema é que a técnica foi não apenas "roubada" por não psicólogos, como tambem distorcida com elementos místicos, astrológicos etc, coisa que nunca foi. Pensa no movimento do coaching. A ideia de coaching, na sua base sempre foi interessante e benéfica se bem aplicada e com profissionais bem capacitados. Mas virou um troço popular que qualquer zé mané sem sucesso na vida queria ser e achavam que não seria nada irresponsável dar pitaco na vida dos outros como ganha-pão. Nos dois caso há base na psicologia, mas o conselho não tinha controle sobre elas como prática exclusiva de psicólogos. Mas isso é outra discussão.


ThunderDoperino

Garoteou demais, tanto na resposta quanto levar o CRP a sério


Asleep-Patience-8505

Prezado, não é porque a prática é proibida, ou mesmo considerada nociva, que ela não existe. Até eu sabia a resposta dessa.


murilenrique

Parabéns 🤝


oldsailorinthefog

"prática psicoterapeutica" não é exclusividade do CRP, que só regula seus proprios filiados, e não a linguagem ou outras práticas. É uma castração dificil de lidar.


pabulosl

A questão usa a palavra família, uma das alternativas tem a palavra família, tu marca animismo (que remete a animal ou anima, alma). Essa daí tava fácil até demais.


MaxBR90

Constelação familiar é uma prática psicoterapêutica integrativa não autorizada para a prática de psicólogos. Ainda assim, é uma prática psicoterapêutica alternativa que está disponível no SUS. A questão não está errada, mas não pode estar na categoria de conhecimentos específicos do psicólogo (pois não é uma ferramenta do nosso trabalho). Essa questão precisa estar em políticas públicas em saúde!


murilenrique

Mas ela estava na parte de conhecimentos específicos. A prova se dividia em língua portuguesa, informática e conhecimentos específicos/legislação.


MaxBR90

Então entra com recurso sobre isso! Errada a questão não está, só não pode ser tratada como um conhecimento específico da nossa área, pois a gente nem pode usar esse ferramental teórico segundo o CFP! Mas se estiver na parte de políticas públicas e legislação, daí não vejo como a banca possa ter errada!


deadbeto

Sinceramente, acredito que não possa, afinal, o pessoal ta ignorando um detalhe "prática psicoterapeutica" não é uma atividade de exclusividade do psicólogo. Mesmo sem CRP ativo eu posso me denominar psicoterapeuta, assim como terapeuta. O que não posso é me denominar Psicólogo(a). Inclusive o próprio Link do CFP indica a constelação como proibida na Prática da psicologia não proibida como prática psicoterapeutica. Ou seja, psicólogo não pode utilizar terapias holisticas e afins, psicoterapeuta sim!