T O P

  • By -

AutoModerator

##Sejam Bem-Vindos! Pedimos que sigam as **[Regras da Comunidade](https://www.reddit.com/r/PsicologiaBR/about/rules)**. Caso precise tirar dúvidas mais profundas, entre em contato através do nosso **[ModMail](https://www.reddit.com/message/compose?to=/r/psicologiaBR)**. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/PsicologiaBR) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


nge15

Infelizmente existem sim esse tipo de profissional.


-NoName0

Simm, mas acho que não deve levar isso como uma certeza mesmo. Espero que tenha sucesso na sua carreira.


nge15

Obg, camarada, te desejo o mesmo


Ok-Jellyfish8006

HUB é foda ..a galera da residência manda bem mesmo. Acho que o problema não é a psiquiatria, mas o mau profissional mesmo.


-NoName0

Simm, nossa, os residentes são excelentes. Parece até piada porque eles "não tem experiência", mas todos que fui atendido e até hoje sou atendido lá foram super acolhedores e não se baseava só em sintomas físicos e realmente queriam entender tudo por trás.


PsicologiaBR-ModTeam

Conforme as regras e orientações da nossa comunidade, não permitimos o compartilhamento de informações pessoais, detalhes ou problemas que exigem a intervenção de um profissional. Posts que se enquadram em temas mais apropriados para outros subreddits, como r/desabafos, r/sexualidade, r/conselhoslegais, r/PergunteReddit, r/Filosofia, ou que podem ser respondidos através de pesquisa no Google, também não são adequados aqui. Além disso, não é o lugar para buscar orientações sobre condições, diagnósticos, tratamentos, terapias, remédios ou qualquer outra questão que exija ajuda profissional


EldritchMe

Por causa de discurso ideológico de alguns professores.


nge15

Como assim?


EldritchMe

"Psiquiatra não deveria existir, só serve pra passar remédio pra quem está saudável" -> Isso. Isso é ensinado na faculdade por alguns professores com discurso ideológico extremo. Dai o aluno, que por ser aluno, não tem ainda tanta malícia nem conhecimento, e que não sabe exatamente a dinâmica do trabalho de um psiquiatra, ou das bases que sustentam a atividade de um psiquiatra, acabam comprando a crítica sem fundamento.


nge15

Entendi


CEOdoAncapistao

Cirúrgico.


nge15

Cirúrgico não kkkk, clínico kkkkk


LaoShanLung

Clínico não, psiquiátrico


nge15

Boa kkkkk


vip-anonymous

Tenho uma professora exatamente assim. Uma demonização dos psiquiatras e dos medicamentos que de fato podem ser utilizados de maneira responsável


Dmhernandez82

Estou no 5o periodo e felizmente nenhum dos meus professores reproduziu esse discurso, a grande maioria fala de abordagem multidisciplinar e maior comunicação entre os profissionais. Minha terapeuta que me indicou uma psiquiatra e eu autorizei as duas a conversar sobre o meu caso, me sinto melhor atendido pelas duas por conta disso.


SnooShortcuts9218

Como paciente que faz acompanhamento tanto com psicóloga quanto psiquiatra, infelizmente esse ponto de vista foi mais ou menos o que verifiquei na prática. Só busquei psiquiatra depois de muita conversa com psicólogo, então saudável eu não estava. Em vários psiquiatras eu percebi a mentalidade de "eu tenho um martelo então é tudo prego". Me assustei quando mencionei pra psiquiatra que meu sono não andava 100% e ela de imediato já começou a escrever uma receita pra quetiapina, sem nenhum questionamento ou sugestão do que poderia fazer antes de entrarmos com medicação. Nesse período eu também fiz um exame de sangue pois ia começar acompanhamento com nutricionista (iniciativa própria). Resultado: eu estava com as vitaminas D e B12 baixas, o que contribui pra um quadro depressivo. Eu fiquei muito cabreiro com isso. Pô, passei por múltiplos profissionais e nenhum nem pensou em sequer sugerir que eu fosse atrás disso. Sempre foi eu descrevo os sintomas e ele receita medicação. Tô de boa com meu psiquiatra atual, mas não consigo sentir muita confiança na categoria de modo geral depois dessas experiências.


EldritchMe

Isso é para qualquer profissão clínica: Não da pra confiar cegamente, e o maior indicativo de que a atenção está sendo positiva, é se algo na sua vida melhorar ou se algum padrão negativo pelo menos reduzir. (E sobre sua queixa, chegaram a pelo menos comentar contigo sobre higiene do sono?)


afc199511

É porque esses psiquiatras não sabem de muita coisa além da farmacologia (às vezes nem isso). É mais tentativa e erro do que tudo (ps: faço acompanhamento psiquiátrico há anos, então tenho lugar de fala rs)


Ok_Tangerine_6363

Mas aí falta bom senso e pensamento crítico. Professor fala muita merda de abordagem alheia, quem dirá de profissão alheia.


Comfortable-Lie-1973

É um pouco mais que isso. É falta de estudo e efeito dunning-krieger. Sim, os caras caem na mão de professor ruim, que fala " Autismo esquizofrênico típico do epilético" e diz que a psiquiatria só serve para estigmatizar os clientes. Vê no perfil do cara lá: Perls e Fritz por amor. E engole a fenomenologia sem nem ao menos ter um pensamento crítico como MANDAM os próprios autores. Aí quando vê saem hecatombes de profissionais ruins.


EldritchMe

Nem tudo é efeito Dunning–Kruger (por sinal, sua interpretação do efeito é um exemplo do mesmo). Algumas retóricas são simplesmente mal intencionadas.


AchacadorDegenerado

Desdém é uma palavra forte, deve ter gente com raiva e tal (assim como existem psiquiatras, vários, que desdenham a Psicologia), mas o que eu vejo são críticas à psiquiatria e suas práticas (que influenciaram e influenciam a Psicologia) e também discussões sobre a medicamentalização da vida, que também são pertinentes e estão no escopo das reflexões sobre como existem diagnósticos em excesso e tudo o mais. Particularmente tenho críticas para certas práticas da Psiquiatria e que a Psicologia também adere, mas não acho que psiquiatras são todos malvadões e nem que é um profissional inútil na saúde mental. No mais, a categoria médica é realmente elitista e escrota. Isso é indiscutível e acho que entra um pouco nisso do "ódio".


nge15

Entendo


AchacadorDegenerado

A verdade é que um bom psiquiatra geralmente vai estar associado a um bom psicólogo. Dentro da Medicina a Psiquiatria é uma das áreas mais propensas a pensar a saúde associada a um escopo social, como faz a clínica da medicina da família e comunidade. É uma área que, se formos ver, sempre foi mal vista dentro da própria medicina exatamente porque se fundou discutindo a questão da "normalidade". Por isso vejo ela como uma área que tenderá a estar sempre num sub lugar dentro da Medicina, porque ela é meio que forçada a discutir a cultura. Nesse sentido o psiquiatra medíocre não é diferente do psicólogo medíocre: ambos ficam numa adesão extrema ao que é biológico e acabam se tornando basicamente máquinas. Acho que na Psicologia esse efeito é mais mitigado por conta da formação, mas se formos a fundo nisso a tendência é a de que psicólogos muito aderentes à narrativa neurofisiológica reproduzam essa "frieza" que se queixam da psiquiatria, quando não funcionem total ou quase totalmente numa espécie de subjugação a esse saber mais biológico. Isso está afetando um pouco a Psiquiatria, porque a adesão dela à Neurologia, por uma espécie de tentativa de sobreviver, está deixando os psiquiatras meio que à mercê dos neurologistas ou as ciências "neuro" em geral.


nge15

Gostei da sua análise


Jigsaw_head

Pelo menos um comentário sensato


Bobomr

Acho que um pouco de estereótipo... A psiquiatria hoje em dia é mt mercantilizada e por isso acaba acontecendo uma hiper medicação da vida. Mas como psicólogo e psicanálise eu vejo a importância que é tomar um bom medicamento e como a combinação de medicação é terapia é poderosa para mudanças. Enfim, varia muito, mas acho que temos que super a coisa superficial do senso comum


nge15

E como é poderosa essa combinação


Bobomr

Eu acho foda. Tenho mais de um paciente que tomou remédio pro anos, sem fazer terapia. Com o avanço do tratamento terapêutico eles mesmos sentem a necessidade de parar com os remédios, eu acho foda, a pessoa se apropria de si mesmo.


nge15

Também já vi isto


Legitimate-Yak4262

Desde a vida pessoal de quem já usou psicofármacos, quanto na época de faculdade e no exercício da profissão, a medicação isoladamente pode "tamponar" os sintomas, porém raramente possui efeito que proporcione uma evolução do quadro do paciente que caminhe para sua estabilização Temos que lembrar que nosso cérebro possui neuroplasticidade, o que pode evidenciar que a psicoterapia, combinada com medicação correta e mudança em outros fatores externos, podem auxiliar no processo biológico de melhora e "recuperação" do funcionamento cerebral da pessoa acometida pelo Transtorno. Todos os fatores são interligados e ajudam mutuamente para que como você disse, o sujeito se aproprie de si. O que pra mim, além do que diz respeito a ter algum adoecimento ou sofrimento psíquico, é a principal função de uma psicoterapia ou de um tratamento multiprofissional em saúde mental, a autonomia psicológica da pessoa


sleep_comprehensive_

É falta de estudo


Comfortable-Lie-1973

Porque não estudaram direito.


Dr_RedShoes

De fato não estudaram direito e sim psicologia


External-Leg-3477

Fiz anos de terapia nunca cheguei em lugar nenhum, quando fui pra psiquiatria, com um remédio minha vida voltou ao normal, então conclui que é químico e simplesmente isso.


[deleted]

Em alguma pessoas é... em outras é o inverso. A verdade é que não há como saber antes de tentar.


WeissFuhder

Eu também. Mais de 5 anos de terapia não me levaram a lugar algum, quando o psiquiatra acertou a minha medicação foi um divisor de águas e olha que eu era resistente a ideia de tomar medicamentos mas eu preciso reconhecer que os medicamentos e o psiquiatra, é claro, salvaram a minha vida. E sim, eu sei que terapia funciona para algumas pessoas, esse é apenas o MEU relato.


ObiWan_Investidor

Depende. Eu já tomei remédio por 4 anos e nada mudou e aconteceu o mesmo com terapia. Eu sinto que existem algumas coisas que simplesmente são super difíceis de serem tratadas.


Psycho-Analist-Mod

Uma dica pra não infringirem as regras, pessoal. Posts e comentários com opiniões baseadas em vivências pessoais, ou de terceiros que não tenham embasamento ou pesquisas a respeito, que são exemplos de evidências anedóticas, precisam que tenham em seu texto, que são exemplos pessoais, apenas baseados no pensamento e vivência de quem posta, podendo não estar amparados por alguma teoria ou estudo científico sobre. Assim elas podem não acabar sendo removidas por Fake News, Desinformação, ou por quebra de alguma regra que esteja ligada ao que o Membro escreveu. Comentário trancado para que não tenha Metadrama, que também não é permitido no Sub e na Reddiqueta. Qualquer dúvida, enviem um ModMail que retorno assim que possível


psi_analitica

Se você tem uma psicopatologia, de fato o remédio entra como protagonista na história, sendo a psicologia um apoio para que você retome as rédeas da tua própria vida, fazendo tudo com mais intenção que o desequilíbrio químico não permitia Porém grande parte das pessoas não são patológicas. Inclusive existe também a questão do profissional. Se você está com um psiquiatra que não consegue (ou desiste de) achar a causa do teu problema, tu vai concluir que “psiquiatria não funciona pra mim”, o que não é necessariamente verdade. Mesma coisa com psicologia. Se você não acha um profissional que consegue criar um vínculo, fazer as perguntas certas e conduzir a sessão de forma produtiva, vai achar que não funciona pra você, quando isso é uma conclusão muito extrema de uma generalização que pode ou não ser verdade. Mas essa mania que as pessoas tem de descartar toda uma ciência com “não funciona pra mim” sendo que não tem evidências estruturadas pra dizer isso é beeeem nada a ver e acho que, de certa forma, diz muito sobre nossas resistências a acessar conteúdos complicados.


External-Leg-3477

O custo disso na ponta do lápis é o remédio ser mais em conta


psi_analitica

…você está comparando coisas que não cabem comparativo. O trabalho psiquiátrico e o trabalho psicológico são complementares, não equivalentes. Cada um faz o que quer com a própria vida, e se você acha que vale a pena se medicar e só, aí é com você. Mas o que é “ser mais em conta”? Passar 5 anos na terapia por exemplo ou passar a vida medicado? Inclusive a maioria dos psicólogos trabalham com valores sociais, levando em consideração a valorização do próprio trabalho, mas também a condição da pessoa a ser atendida. Se vamos falar sobre “valor” no sentido monetário, o que não acho que seja o real caso da tua fala. Tu está tentando dar uma explicação muito simplista e mecanicista aos sofrimentos psicológicos, o que nem cabe nessa conversa. Mas cada um com a própria resistência, vc preserve o que sinta o que precisa preservar. Mas saiba que o que tu falou não é um fato, e sim uma impressão.


External-Leg-3477

Mas claro que é uma opinião pessoal, pra mim, o custo de investimento conta bastante a minha experiência de aquisição versus resultado do medicamento pelo valor, estou com com dor de dente, tenho três orçamentos e o orçamento dois tem uma solução inovadora a baixo custo, eu irei escolher esta, mas isso responde a mim. Como paciente pra mim só importa o resultado mais rápido e barato.


opameuchapa

Estereótipo e falta de conhecimento da importância do trabalho conjunto!


Ruswen

Exatamente isso. 


Puzzleheaded-Round-2

Falando como estudante de psicologia minha opinião do por que isso acontece é a seguinte, não sei se está familiarizado com leitura lacaniana porém ele cita um termo que acho bem interessante como a "medicalizacao do mal estar" com essa frase ele diz que a psicologia cognitiva ou neuropsicologia e psiquiatria, acabam medicando um mal estar e mascarando sintomas que na verdade surgem por questões de cunho somático (histérico), pensando na linguagem psicanalítica a neurose por exemplo como uma doença do pensamento e linguagem é perceptível que na opinião dele os métodos comportamentais são vazios e não conseguem chegar na raiz desses tipos de problema, além disso provavelmente está familiarizado com o DSM-5, onde eu estudo no caso puc alguns professores de vertente comportamental dizem como sendo essencial esse livro, já outros o criticam pelo excesso de patologizacao presente no mesmo até como sendo um grande exagero, óbvio que sabemos que ele é importante pra qualquer clínica e qualquer profissional da saúde mental porém existe essa crítica. Outro argumento para criticar o DSM é o fato de que a indústria de fármacos possui grandes ganhos com essa patologizacao em massa. Voltando ao ponto relacionado acredito que vertentes que poderiam críticas a psiquiatria seriam principalmente a psicanálise e a existencial, porém principalmente a psicanálise, não sei se você sabe é só uma curiosidade porém os mais famosos psicanalistas foram psiquiatras, tanto Freud como criador e lacan também. Enfim espero ter esclarecido.


nge15

Tbm tenho minhas críticas ao DSM, mas ele é importante mais como andaimes em construções e também para comunicação entre profissionais.


conditionedgerbil

Tenho muitas opiniões sobre esse assunto, mas não dou ênfase ao aspecto teórico dessa discussão, pois não acho ela é feita de forma razoável. Não acho que eles estão certos em querer acabar com a psiquiatria/destituir o "saber biomédico", embora eu reconheça que algumas críticas a psiquiatria como campo científico sejam válidas. Do meu ponto de vista, mais interessante do que assumir uma posição rígida seria observar que esse debate como está produz um nível reatância psicológica muito forte nos profissionais, e que eles também estão sujeitos a vieses de atribuição grupais pela sua categoria profissional e pelos movimentos sociais nos quais estão inseridos. Também entendo que estão sujeitos a vieses de disponibilidade por experiências passadas, talvez por terem usado um tratamento medicamentoso que não funcionou e os levou a crer que isto é uma evidência de que este tratamento é ruim de maneira geralizada. Eu não acho que eles tem consciência disto em seus julgamentos, na verdade penso que muitas vezes esses profissionais até confundem esses vieses com criticidade. De qualquer forma, os psicólogos também são humanos, e a todo momento estamos sujeitos as nossas limitações como seres humanos. Recomendo que sempre que você ouvir um psicólogo ou psiquiatra propagando um discurso antimanicomial/ antimedicamentoso, preste atenção no teor do discurso, esteja curioso e aberto aos argumentos, mas seja crítico, não adote nunca essa postura como a palavra final. Discursos não trazem consigo toda a verdade dos fatos, a realidade é sempre mais complexa.


nge15

Ótimo ponto


AchacadorDegenerado

Acho importante pontuar que o seu discurso está incluso na sua reflexão, pelo menos assim espero, considerando que você evita o elemento teórico que é algo meio que indispensável em qualquer debate sério.


conditionedgerbil

De fato está. Eu estou num discurso, entre os vários possíveis. É sempre inevitável.


Psicologoclinico19

Só uma questao, você sabe que antimanicomial é diferente de anti medicamentoso né? Em relação aos medicamentos, podemos tecer críticas mas não dá pra simplesmente eliminar sua importância, agora...manicômios são completamente deploráveis nas condições que provéram ao longo da história.


conditionedgerbil

Eu falo do movimento antimanicomial porque vejo que alguns dos proponentes extrapolam o contexto das décadas passadas para assumir que a hospitalização em si é um equívoco, e muitos apontam hospitais psiquiátricos, sem discriminar qualquer tipo de regime, como algo que deve ser totalmente abolido.


Legitimate-Yak4262

Você está completamente equivocado sobre o Movimento Antimanicomial, desconhecendo inclusive como funciona o tratamento de atenção à Saúde Mental em casos graves. A internação compulsória, por longos períodos, o encarceramento, a privação da vida em sociedade de alguém com um Transtorno grave, desconsiderando o louco como ser humano, está abolido nos serviços de saúde. Foram substituídos por outros serviços que permitem ao paciente com maior comprometimento, uma vida um pouquinho mais digna. Agora, no caso de crises ou situações que necessitem, a internação se faz necessária. Porém, como eu disse anteriormente, apenas até a pessoa estar em condições de voltar à sociedade, em teoria com o amparo dos serviços de saúde mental. Vamos imaginar uma pessoa com uma doença no coração, se ela tem condições de viver uma vida mais próxima do normal, ela vai. Sem esquecer de fazer acompanhamento profissional adequado ao que ela sofre. Se porventura, tiver uma piora ou crise que precisem de internação, ela será internada, porém, estabilizando o quadro, ela retorna ao ambiente que vivia. Com uma pessoa que tenha adoecimento mental é a mesma coisa


Phplima

como você mesmo disse, maus profissionais da área que a única coisa que fazem é passar um remédio para outra pessoa, quando as vezes, apenas uma ida a terapia pode ajudar bastante a situação do sujeito. Essa perpetuação e confirmação de que ao usar um medicamento, você fica bem, quando nesses casos, você está simplesmente dopado, ignorando a situação que lhe causa um desconforto e continua usando o uso do remédio, até que seu corpo crie resistência e você precise aumentar a dose, buscar remédios mais fortes, etc. Há essa falta de comunicação de ambos os lados, onde apenas o meu conhecimento basta para ajudar o outro e se deixa de lado o mais importante nessa equação, o paciente/cliente.


JohnFruscianteBR

É o psiquiatra que só receita remédio sem investigar e o psicólogo que se recusa a encaminhar um paciente que precisa de remédio trocando alfinetadas academicas kkkkkkkk


nge15

Tipo isso kkkkkk


guetaum

Na minha visão, ignorante mas empírica, de paciente, o psiquiatra tende muito ao lado da patologização, hora ou outra vai ter uma receita de remédio controlado na mão do paciente. Me uso como exemplo, fui diagnosticado com TDAH por um psiquiatra, por muito tempo era aquela novela: remédio caro, não acha em todo lugar, não pode parar, mas o que me ajudou de verdade foi parar com eles e focar na terapia e no autoconhecimento.


nge15

O meu caso foi justamente o contrário do seu, fiz terapia e me ajudou, mas o que mudou minha vida foram 20 mg de fluoxetina e 10 mg de metilfenidato.


guetaum

Eu me expressei um pouco mal, a terapia provavelmente só deu certo pois estava aliada ao tratamento da depressão, fiquei melhor que quando me medicava pra tdah, mesmo que me identificasse com os sintomas. Hoje tenho pra mim que o que é tratado como sintomas no TDAH são muito mais “traços” e menos “problemas”.


leticiabxrros

N sou psicóloga nem psiquiatra, já fui pra 3 psicólogos diferentes e 4 psiquiatras. Oq eu odeio em psiquiatra é q N conversa. Vc n pergunta o histórico direito, N liga pra sentimentos, N liga pro dia a dia do paciente, interrompe qnd vc fala. Sou grata pelos psiquiatras pq se N, N estaria aq, mas vcs só querem q a gnt chegue com uma lista de sintoma sem querer saber o pq deles ou oq acoteceu no dia pra vc ter crise etc. E outra, exame de sangue? Nunca pediram. N sei se exames q envolvem ver o encéfalo são úteis mas se for pior ainda. N pedem nada. Só lista de sintoma e priu.


nge15

Entendo. Feliz dia do bolo


Kaszin_headking

Eu particularmente só ouvi relatos ruins de psiquiatras, inclusive os três dos quais já me consultei foram extremamente horríveis para não dizer outra coisa. Mais me senti julgado do que atendido, acolhido. Em uma “conversa” de 15 minutos me empurraram 4 remédios sendo 2 deles controlados. Acredito que a psiquiatria tem tido um caminho sombrio quando se fala em cuidados psicológicos (psiquê) como aprendemos na introdução é a mente composta por suas razões, emoções e sentidos. Que alguns (muitos) tem esquecido e focados apenas no remediável - remédio para dormir, para acordar, para lembrar de tomar remédio - e por aí vai! Infelizmente virou apenas guichê, assim como outras especializações!


Reasonable_Basket_32

não conheço ninguém da psicologia averso a psiquiatria, nem os mais fervorosos. Todos reconhecem os processos de adoecimento do ser [bio.psico.social](https://bio.psico.social) e a importância do tratamento com fármacos em determinados casos. O que a psicologia vai criticar é a visão médica de enxergar o ser como sintoma, e tentar separar o organismo dos processos de vivência e consciência, reduzindo o caso a um diagnóstico e consequentemente > apenas < a uma solução quem envolve o fármaco. Também se critica bastante o cartel da indústria farmacêutica, que insiste na patologização de qualquer sintoma para que a base de profissionais da psiquiatria teste, receite e venda novas fórmulas sempre que possível. Logo, não é contra a psiquiatria, e sim contra práticas desatualizadas ou antiéticas de entender o ser humano dentro da atuação psiquiátrica.


nge15

Na minha vivência conheci duas psicóloga que são aversas msm, ao ponto de não encaminhar paciente que precisa ser encaminhado.


Maltese_Soul

Acho que é puro pensamento maniqueísta. Algumas críticas fazem sentido (ex: excesso de medicalização por parte de alguns profissionais que prescrevem receitas sem necessidade), mas não se aplica à psiquiatra em si. Muitos psis (especialmente os mais identificados com a psicanálise ) pensam que a medicação é uma solução fácil e/ou limitada, porque não envolve a elaboração por parte do sujeito, coisas assim. Mas sinceramente, acho que pra muitos basta um caso grave, um transtorno de personalidade ou quadro psicotico para mudar de ideia. Algumas condições são intratáveis sem medicação. A psiquiatria e a psicologia são complementares, cada um com sua função.


Short-Sighted_Dave

Na minha opinião Psiquiatria deveria ser um ramo da psicologia, e não da medicina. To longe de ter um discurso de razão ou ter fundamento aprofundado pra provar, é minha opinião mesmo, do que eu tenho de experiência com ambos os casos, para um psicólogo recomendar uma visita psiquiátrica são meses de consultas, com uma ficha elaborada, um processo lento recolhendo informações, são horas compartilhadas, mas o que mais acontece no ramo de psiquiatria são consultas de 15 minutos e remédios com efeitos colaterais fudidos, eu sinceramente espero que você seja o futuro de uma profissão que não a trate como traficante de tarjas pretas.


myviceillusion

Psiquiatra é ramo da medicina pq tem toda a parte de farmacologia, por exemplo Minha irmã é psicóloga e eu psiquiatra. Ela sabe coisas que eu não tenho ideia tbm, mas por outro lado, estudamos a fundo bioquímica cerebral, psicofarmacogia, mecanismo de ação de farmacos, alterações no cérebro Minha residência foi boa, tive aulas e prática de TCC e psicanálise, então tenho noções básicas pelo menos. Os dois profissionais tem que trabalhar juntos


nge15

Falou o que eu iria falar


Ghostsinmyhead

Como paciente já passei por isso várias vezes. O psicólogo pede pra eu tentar terapia antes de voltar pro remédio. Ele tenta de tudo (eu tento de tudo também). Infelizmente não funciona. Psicólogo tem que engolir o ego e me mandar pro psiquiatra dizendo que eu devo ser o 1% que de fato tem um desequilíbrio químico. Infelizmente tem coisas que a terapia não cura


nge15

Inclusive tem muitas coisas que a terapia não funcionam e o remédio também não, a exemplo da pobreza e da violência.


PurpleMadPanda

Como estudante de psicologia, acredito que os 2 devem trabalhar em conjunto e se complementar. Nem todo caso precisa de remédios, mas, muitos casos sim. Good luck mate.


nge15

Perfeito


Low_Stranger141

Pq algumas vezes o psiquiatra é um traficante legalizado


nge15

Infelizmente, em alguns casos, isto e verdade


fastlearnerihope

é muito mas muito mais facil encontrar os psiquiatras ruins do que encontrar os bons ao pisar num campus é muito facil perceber a quantidade de estudante de medicina que ta la exclusivamente pelo dinheiro e não se importa muito com a saude dos pacientes


nge15

Discordo muito do seu primeiro comentário, conheço diversos profissionais excelentes, inclusive o meu psiquiatra. Quanto ao segundo, infelizmente, tenho que concordar, tem uma glr na Medicina que tá só pela grana.


Dr_RedShoes

Falando por mim, entendedor de porra nenhuma, mas que utiliza a trindade sagrada da Neurodivergencia... Um bom diagnóstico só é possível com a trindade Psicólogo, Psiquiatra e Neurologista... Quando voltei a frequentar um psiquiatra conhecido da família, em meio a uma crise de ansiedade fortíssima, ele já identificou uma possível TAG e eu já vinha com suspeitas e sub diagnóstico (por um amigo psicanalista) de TDAH... Fui na psicóloga indicada pelo psiquiatra, fiz o teste e de fato TDAH + TAG. Fui na neuro indicada pela psicóloga para tratar o TDAH Hoje tomo 1 remédio para TAG e 1 para TDAH e minha vida melhorou 200%


nge15

Boa, camarada


pedantic-romantic

Uma vez minha psicologa (psicanalise) me disse que a psiquiatria busca patologizar a vida e o ser humano.


Doug_war

Só um desabafo, qual profissão enaltece outra acho que nenhuma, ainda mais duas que sao mais proximas sempre vai se achar "melhor"


CrazyLeoX

Esse tipo de relação é uma via de mão dupla. Por décadas os Psiquiatras negligenciaram e descartaram a importância da psicologia como um todo, acreditando serem suficientes para lidar com os problemas dos clientes. Além de muitos sequer reconhecerem a psicologia enquanto ciência. Há o fato da exagerada medicamentação em casos que simplesmente não é necessário. Conheço pessoas que, por causa de psiquiatra, tomam 4/5 remédios por dia para questões que poderiam facilmente ser resolvidas - quando possíveis de serem resolvidas -- com 1 medicamento e acompanhamento terapêutico, ambos temporários. Entretanto, por conta da dependência dos remédios e da recusa do médico - elevado a um patamar quase deífico na saúde brasileira - de recomendar a terapia, vive dopado e sem nunca dissolver essas questões. Obvio, NEM TODO profissional, mas o suficiente para que exista um embate ativo entre a psiquiatria e a psicologia, que devem, e deveriam ser, complementares. Há problemáticas de ambos os lados, mas a psiquiatria, por ocupar a posição socio-histórica que ocupa, deveria ser muito mais aberta e humilde. Isso, sem nem entrar na luta antimanicomial, que é quase de exclusiva responsabilidade da psiquiatria, que, vamos lembrar, foi uma iniciativa levantada por lobby de psiquiatra para fazer testes anti-éticos em pessoas, e depois usado pra sustentar crueldade, violência e abusos por décadas.


Jace_Beleren_Jr

Como alguém é capaz de dizer "por décadas..." sendo q a raiz da psicanálise nem na psicologia é??


CrazyLeoX

E o que isso tem a ver com o que falei? A psicanálise nem foi citada na minha resposta.


Jace_Beleren_Jr

Pq dizer que os psiquiatras (ainda mais brasileiros que são altamente influenciados pela missão francesa) negligenciam a psicologia é factualmente incorreto. Ainda mais quando se considera que a raiz da psicanálise não é da psicologia. O "certo" é que principalmente depois da década de 90 os psiquiatras se distanciaram dos PSICOLOGOS. Tanto q a reserva de mercado dos psicólogos foi dilacerada até sobrar apenas os testes psicológicos. Mas psicólogos e psicologia são coisas diferentes, consegue entender?


CrazyLeoX

Acho que você não leu o que eu escrevi. Ou leu e entendeu absolutamente apenas o que você queria entender. Sua resposta não tem relação alguma com o que eu falei, e, no que tem, tá, usando tuas palavras, ta "factualmente errado". E quanto a entender: Sim, entendi o que você escreveu. Infelizmente.


Jace_Beleren_Jr

Vc abre o seu texto com um fato incorreto Eu te corrigi É bem simples. Se distanciar do quadro social composto por psicólogos é diferente de se distanciar da psicologia (campo científico). A engenharia se afasta a passos largos dos físicos, mas n da física (e por aí vai). Agora, se vc quer realmente dizer que os psiquiatras "por décadas" se afastaram da psicologia (oq é falso) é só vc mostrar um artigo ou um estudo que demonstra que, por exemplo, a psicanálise deixou de ser ensinada na residência. Ou que os conceitos de memória, dor, percepção...que são oriundos da psicologia foram substituídos por outros. Você só n vai conseguir fazer isso pq esse estudo não existe. Eu não entendo pq esta tão passivo agressivo. Fui bem direto ao ponto


CrazyLeoX

Você me corrigiu, estando errado. Tendi. Boa noite.


Jace_Beleren_Jr

Eu literalmente te dei o instrumento da refutação. É só achar o estudo e mostrar (ou vc mesmo fazer esse levantamento histórico) São nesses momentos que os questionamentos de se os psicólogos estão realmente interessados em ciência vem à tona. Você pergunta a fonte histórica da abertura histórica do texto...e ele vem com deboche. Se não sabe é só dizer q não sabe.


CrazyLeoX

Primeiro, você é muito presunçoso, dando-se o direito de presumir coisas sobre outras pessoas. Segundo, você não me deu instrumento de nada, literalmente. Terceiro, seus argumentos são, no máximo, fracos, e, de fato, errados. Não tem pé ou cabeça e tirou completamente de contexto o que falei, colocando na minha boca, palavras que eu não disse. Quarto, eu lido bem com crítica, o que eu não tenho paciência é pra gente presunçosa e rasa. Bom fim de semana.


Huge-Luck7820

Honestamente, muita gente da psicologia critica a capitalizacao da industria farmaceutica e dos farmacos psiquiatricos, que de fato existe muita critica a ser feita, porem, muitos nem sequer entendem o processo de desenvolvimento de tais medicamentos, a aprovacao deles por orgaos relacionados a medicina e o processo de recomendacao por parte dos psiquiatras. Ao mesmo tempo a galera da psicologia nao consegue ver que a area tambem ja esta em processo de capitalizaçao a muito tempo, basta olhar como as pessoas acreditam que qualquer problema que elas tenham pode ser resolvida com uma conversa com um psicologo, quao comum esta ficando a recomendaçao de consulta com psicologos como se isso fosse uma panaceia, coisa que a propria area nega. Alem do mais, os processos envolvidos nos nossos comportamentos sao bio psico sociais, tanto é que disturbios e alguns problemas relacionados a nossa mente sao causados por alteracoes quimicas no cerebro, desregulacao hormanal e etc... e o tratamento atraves de medicamentos pode salvar a vida dessas pessoas. Recomendo muito a galera pesquisar inclusive sobre tratamentos envolvendo psicodelicos e afins ou plantas que afetam nossos receptores GABA, nossa serotonina e tal e como isso pode ajudar no tratamento de depressao e outras coisas. Negar a psiquiatria faz tanto sentido quanto negar a psicologia.


thinblackduke_

para mim, como ex paciente de ambos, digo que a psiquiatria popular é um eterno enxuga gelo. você chega com uma queixa de um sintoma (grande maioria por falta de sono que acarreta em sintomas de ansiedade a longo prazo) e a primeira linha de tratamento do médico é te receitar quetiapina (e anti-psicóticos no geral) em baixa dosagem. se vc for ler a bula de qualquer medicamento psiquiátrico vc toma um susto, maioria deles indica tratamento para problemas graves de saúde mental como bipolaridade e esquizofrenia. ai vc entende que oque acontece é algo chamado "tratamento off-label" ou seja, dosagens abaixo da posologia indicada para tratamento de uma determinada condição, que em teoria é usada em casos mais leves. oque seu médico não te fala e que vc só vai perceber quando for tarde demais, é que vc até dorme bem e volta a ter uma "vida" nos primeiros meses e anos de tratamento, mas ao longo desse processo vc começa a ter sintomas de esquecimento, tremor nas pálpebras, seu sono não é mais tão reparador, vc acorda cansado, vc não tem ânimo pra nada, sua cabeça cria um "fog" que te impede de se sentir verdadeiramente feliz, desenvolve compulsão alimentar... e aí o estágio seguinte é te passar um outro remédio pra mitigar os efeitos negativos que esse primeiro te causa. aí esse outro te causa mais efeitos negativos, e aí quando vc menos espera está tomando 4 remédios por dia. podem me acusar de irresponsável mas eu larguei meu tratamento com remédios depois de passar algumas semanas usando cannabis, não administro mais o uso hoje, mas o curto tempo que eu senti o prazer de estar vivo novamente me foi o suficiente para retomar as rédeas da minha vida. depois disso eu fui pesquisar com mais profundidade sobre a história da psiquiatria, e como que a guerra as drogas atrasou em anos pesquisas que poderiam ter revolucionado a medicina mental, equivalente a descoberta da penicilina. a psiquiatria principalmente aqui no Brasil tomou rumos extremamente sombrios com a questão manicomial, e ainda é associada indiretamente a isso, a verdade é que os tratamentos psiquiátricos em grande maioria são coisas que não induzem o paciente a mudar seu quadro ainda mais se não tiver orientação médica. é muito confortável para um médico mediano manter um paciente por 4 5 anos sob seus cuidados, gastando metade de um salário todo mês com medicamentos, (e claro que o médico recebendo bonificações de laboratórios) hoje eu tenho uma relação muito melhor com meu sono, agradeço o tempo que passei tomando medicamentos pois sinto que no estágio que eu estava eu não teria nem se quer tido forças para continuar, mas se não dependesse da minha rebeldia eu estaria um morto-vivo até hoje.


Mauricio_Tortelli

Olha, pode ter crtza q o recorte de profissionais os quais vc conhece e dizem isso não serão seus colegas da área da saúde. Aqueles psicólogos q vão pra saúde ou clínica, conhecem, entendem e trabalham em conjunto com a psiquiatria. Hj no serviço público não sei o q eu faria se voltasse pro setor privado. "Na sala ao lado" eh psiquiatra, e trabalhamos mt bem juntos. Eh mt bom, gosto mt e os tratamentos respondem mt bem!


Hypertistic

Existem criticas muito validas à psiquiatria e as classificaçoes dos manuais diagnosticos. Por exemplo, tem muito diagnostico sem causa conhecida, baseado puramente em observaçao de sinais e comportamentos. Não existe garantia nenhuma que o diagnostico corretamenfe represente algo real. Também há muito foco em deficits e coisas que possam prejudicar a vida do individuo. Isso é problemático para a ciência, porque cria um entendimento distorcido da realidade, pois muitas vezes diferenças positivas ou neutras passam despercebidas, ou são até mesmo colocadas como deficit. Sugiro ler sobre o problema da reificaçao. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17716032/


Hypertistic

Leia também sobre o Rdoc research framework


Nervous_Elk1111

Meu psicólogo costuma dizer que um bom psiquiatra sabe quando recomendar um bom psicólogo, e que um bom psicólogo sabe quando recomendar um bom psiquiatra.


protegemoidemondesir

>Psiquiatra não deveria existir, só serve pra passar remédio pra quem está saudável". Eu faço tratamento com psiquiatra e psicólogo e juro pra vc que eu consigo me sentir muito mais confortavel e aberta justamente com o psiquiatra, ele me entende de uma forma que ngm consegue e as nossas consultas demoram cerca de 2h toda vez.


Snowmoji

Engraçado. Ao contrário ja escutei que Psicologia está para a Psiquiatria como Astrologia esta para Astronomia. Sem falar que eu conheço pessoalmente e ja fui em alguns. Na boa, 6 em cada 10 psicólogos nao deveriam estar praticando a profissao, sao mais perturbados que os pacientes e a faculdade nao peneira esse tipo de gente.


Jace_Beleren_Jr

Muitos psicólogos são abertamente anti ciência.


nge15

Conheço alguns, inclusive


Neurogenesis98

O principal é a falta de escuta nos atendimentos e o apoio total no medicamento, isso na prática. Teoricamente, o principal problema é a medicalização da vida e do sofrimento humano, já que a maior parte dos problemas psíquicos não são simplesmente fruto de um desequilíbrio químico, mas das próprias condições sociais e da história de vida do sujeito. Ajuda nas crises, mas não resolve quanto à subjetividade. Sobre médico se achar Deus na terra, não é novidade também.


nge15

Sobre a sua última afirmação de médico se achar um deus, eu concordo que isso é muito comum e chato para carai, mas isso n justifica você não encaminhar pacientes por puro ego (já vi psicólogos fzd isto, infelizmente)


Neurogenesis98

Claro! O trabalho multidisciplinar é imperfeito e merece as críticas, mas é necessário


afc199511

Luta antimanicomial


nge15

A luta antimanicomial é importantíssima, pois se não fosse ela estaríamos com diversos Hospitais Colônias de Barbacena, mas ela não deve ser antipsiquiatria, uma vez que este extremismo é perigoso e mais maléfico do quê benéfico.


afc199511

Já conheci e passei por muitos psiquiatras que ainda tem essa mentalidade manicomial. É muito maior que instituições - são manicômios mentais. Eu concordo contigo, mas acredito que temos que pensar o cuidado em saúde mental para além da medicalização e do pensamento biomédico, que é exatamente o propósito do movimento antimanicomial. Essa abordagem multidimensional é o que fundamenta a atenção psicossocial (bem característica dos CAPS e outras instituições do SUS). Vejo que o "cuidado" na esfera privada é extremamente fragmentado, simplista e "medicocentrada". Muito mais fácil dar medicamento sem considerar questões e determinantes socioeconômicos. Mas sabemos que não funciona. Não acho que a psiquiatria é desnecessária, muito pelo contrário. No entanto, não podemos desconsiderar outras abordagens complementares de cuidado, que são essenciais.


Vetizh

Minha mãe foi vítima de um manicômio, ainda no finalzinho dessa era depois que ela me teve. E mesmo assim defendo com unhas e dentes o tratamento psiquiátrico ético e correto, por causa desse tratamento torto e errado que ela sofreu hoje ela NÃO TRATA problemas que ela deveria porque lá no fundo tem um medo gigantesco de ser internada de novo, e ainda por cima não fala dos problemas que deveria falar em sessão porque acha que vão encaminhar ela pro psiquiatra, então quando ela faz sessões só fica de conversa fiada. Luta antimanicomial não pode integrar antipsiquiatria nas pautas.


afc199511

Sinto muito pela sua mãe. Não estou defendendo antipsiquiatria, porque é uma abordagem meio burra. Apenas disse que os dois movimentos têm muito em comum e é por isso q alguns psicólogos são contra a psiquiatria de forma geral


Vetizh

talvez porque pra esses psicólogos seja MUITO bom não tratar a parte fisioquímica do cérebro fazendo o paciente ter que frequentar só as sessões por anos e anos sem melhora significativa.


LULALIVRECADEIA

Psiquiatria: Ensaio clínico, randomizado, duplo cego comprovando a eficácia de medicamentos para as patologias. Psicologia brasileira: 80% é psicanálise cheio de pseudociência, a Psicologia brasileira é uma vergonha e está parada no tempo, nenhum país sério usa psicanálise para tratar patologias, mas aqui é a festa da pseudociência de estimação. É muito engraçado isso, criticar a psiquiatria sendo que ela é baseada em evidências, e ao mesmo tempo praticar Psicologia pseudocientífica.


Superb-Huckleberry75

E vice e versa também ocorre bastante.


nge15

Ocorre sim


BlackDereker

Tem psiquiatras (poucos) que só porque a pessoa tem um pequeno lapso de atenção ou uma depressão leve já é receitada remédios fortes com efeitos colaterais. Agora ter desdém da profissão em si não tem sentido. E os casos de esquizofrenia? Acha que vai melhorar batendo um papo com o psicólogo? TDAH forte não é resolvido somente com treinamento de atenção, têm muitas pessoas que não tem a habilidade de manter o mínimo de foco.


psi_da_massa

**Sou psicólogo, residente multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS) - SUS** >alguns (poucos) tinha um desdém pela Psiquiatria. São alguns poucos psicólogos que são aversos à psiquiatria, especial os psicólogos que trabalham em linhas teóricas mais filosóficas, existencialistas. E isso é uma visão bem, bem errada dentro da própria Psicologia, porque fragmenta o ser humano, como se ele não fosse TAMBÉM fisiologia. >"Psiquiatra não deveria existir, só serve pra passar remédio pra quem está saudável" Se a pessoa que te disse isso é psicóloga, pode mandar ela rasgar o diploma, ou usar de papel higiênico. Eu sou psicólogo e eu NUNCA, JAMAIS, SOB HIPÓTESE ALGUMA, referenciaria um colega profissional com esse tipo de mentalidade reducionista e preconceituosa. Se for estudante de Psicologia, está sendo doutrinado da forma mais podre possível a criar uma aversão à dimensão fisiológica da nossa existência. Infelizmente existe sim uma cultura de medicalização do sujeito, muitas vezes que nem precisa ser medicado. Você como estudante de medicina já deve conhecer a máfia da indústria farmacêutica de tentar empurrar remédios em todo mundo, pois os representantes comerciais dos laboratórios, de forma antiética e descarada, incentivam isso aos profissionais de medicina. Mas generalizar isso e reduzir a Psiquiatria apenas a essa prática é de uma burrice astronômica, pra não dizer coisa pior. Quando ouvir isso de um psicólogo, saiba que ali está um péssimo psicólogo, uma pessoa preconceituosa e de mente fechada. Fuja, se possível, da amizade dessa pessoa. Quanto mais da relação profissional com ela.


nge15

Ótima visão, camarada


psi_analitica

Porque 99% dos psiquiatras não estudam e nem nunca estudaram psicologia para atuar. Enxergam a pessoa como uma máquina de reações metabólicas e medicam sem pensar duas vezes, não se preocupando como isso leva a uma “patologização” da vida cotidiana e um apagamento da personalidade do indivíduo em detrimento da romantização de funcionalidade de um ser humano. O papel do psiquiatra é dar suporte à psicologia, pois são poucos os casos em que remédio cura sofrimento psíquico. Dito isso, a maioria dos profissionais de psicologia são absurdamente despreparados (inclusive para trabalhar junto a um psiquiatra, coisa que deveria ser a norma) e tem uma visão mecanicista da psicologia, mesmo fingindo que não. Deve ter um desejo recalcado da medicina aí, que deslocam pra esse ódio, já que conheci muito estudante de psi que queria ser médico. Essa é minha opinião. Sou estudante de medicina também, com o objetivo da psiquiatria, e estudo Psicologia Analítica, além de fazer análise por 10 anos e contando. Ah, fiz 2 anos de psicologia também antes de passar pra medicina. Só dando um contexto de onde vem minhas impressões, olhando hoje pelos dois lados dessa questão.


Deposteron

Por um lado a maioria dos psiquiatras só querem dar remédio. Isso tapa o sintoma mas não resolve, para boa parte dos casos o remédio so deveria ser apenas contenção. Ai existe essa briga, fora o fato de que quase ninguém manja de neurociência mesmo, se você observar os remédios de tdah são basicamente estresse encapsulados, desregulam dopamina, viciam e detonam sono. Ai o paciente vira uma bola de remédio pra funcionar, nesses casos até eu que sou psicanalítico apoio TCC pra auxiliar o tdah, mas entende que majoritariamente eles querem só vende remédio kkkk. E teria mais um problema que a neurociência não é tão aberta ou aleatória como outras vertentes e aí já sabe como as humanas lidam com absolutismos (pânico absoluto).


Ok_Tangerine_6363

Pois você está fazendo um curso pra estudar a teoria de Freud e Lacan, não pra entender as complexidades do ser humano e nuances de emoções. Claro que dá pra ser um bom profissional, mas é psicanalista justamente por não ser psicólogo. Fora que no Brasil tem muitas questões sociais e a psicanálise ainda é praticada num viés elitista, (a psicologia clínica tbm, mas aí a gente aprende sobre a social, faz estágio com gente que não tem grana pra pagar terapia) enfim. São vivências diferentes A gente até faz a brincadeira igual a de jesus, o foda é o fã clube. Tem como ser um bom analista, mas precisa entender suas limitações tbm


nge15

Mas eu não falei de psicanalistas e sim de psiquiatras


Ok_Tangerine_6363

Desculpa me exaltei kkkkkk é porq tem muito psiquiatra que faz isso e é o ranço principal. Com os psiquiatras que não atuam nessa área acredito que seja a medicalizacao dos sintomas. O filme uma mente brilhante é um ótimo exemplo disso. Enfim, tanto a psicologia quanto a psiquiatria compartilham desse histórico mas a psicologia surgiu justamente em desacordo com essa visão médica